Textos sobre Escolhas
As escolhas mais difíceis da vida, são as que te forçam a questionar o seu próprio código moral, minha escolha me trouxe aqui, no caminho daqueles que uma vez chamei de irmãos, podem me chamar de traidor, rebelde ou renegado, no final não importa como serei lembrado na história, me importa apenas que segui minha própria crença.
De todas as escolhas que faço em minha vida, a melhor delas será confiar em Deus, porque eu não vejo o meu amanhã, mas o Senhor vê. Entrego a Ele o controle de tudo e confio em seus planos, pois são perfeitos, em sua palavra, pois é fiel, e em seu amor, que é infinito. Sei que Ele sempre fará acontecer o melhor em minha vida.
Não tenho encontrado as palavras certas. Assim como também não tenho feito as escolhas certas nos últimos meses. E nesse fim de maio, nada está certo. Por algum tempo desisti de escrever, por outro tempo desisti de escolher. Mas sentimentos inexprimíveis continuaram subsistindo e o tempo continuou passando, por mais que eu tenha optado por ficar parada. É, a dor não espera eu achar a descrição perfeita pra ela, talvez por não fazer questão nenhuma de ser perfeita também. E a vida não abrange meus lutos, talvez por não abranger mesmo descanso nenhum até que a morte seja minha. E nesse fim de tudo, nada está claro. Por algum tempo eu quis ter as palavras certas, mas hoje eu só quero qualquer coisa, que não seja essa necessidade perturbante de escrever sobre tristezas que eu não traduzo.
Não é possível formar professores sem fazer escolhas ideológicas. Conforme o modelo de sociedade e de ser humano que defendemos, não atribuiremos as mesmas finalidades à escola e, portanto não definiremos da mesma maneira o papel dos professores. Eventualmente, podemos formar químicos, contadores ou técnicos em informática abstraindo as finalidades das empresas que os contratarão. Podemos dizer, um pouco cinicamente, que um bom químico vai continuar sendo um bom químico tanto no caso de fabricar medicamentos ou drogas. Que um bom contador vai saber lavar dinheiro ou aumentar o capital de uma organização comunitária. Que um bom técnico em informática poderá servir tão eficazmente à máfia quanto à justiça. As finalidades do sistema educacional e as competências dos professores não podem ser dissociadas tão facilmente. Não privilegiamos a mesma figura do professor se desejamos uma escola que desenvolva a AUTONOMIA ou o conformismo, a ABERTURA DO MUNDO ou o nacionalismo, A TOLERÂNCIA ou o desprezo por outras culturas, o GOSTO PELO RISCO INTELECTUAL ou a busca de certezas, o ESPÍRITO DE PESQUISA ou o dogmatismo, o SENSO DE COOPERAÇÃO ou a competição, a SOLIDARIEDADE ou o individualismo.
Traição. Não tem justificativas. Todos temos escolha. E são essas escolhas que vão dizer o que vamos carregar pro resto da vida. Não se trata de trair um irmão, um amigo, o namorado. O que sobra desse ato, é que nenhum traidor é confiável. E esse é um preço muito alto a se pagar por uma aventura.
Eu sou mulher e decidi viver de escolhas, não de chances, optei por ser motivada e não manipulada, ser útil e não usada, me sobressair, não competir. Eu escolhi amor próprio e não autopiedade. Eu escolhi ouvir minha própria voz, não a opinião dos outros. Eu descobri que ser mulher é ser livre, é ser líder, senhora do meu destino.
Os amigos são afastados pelos caminhos e escolhas, mudanças e atitudes. Vejo ao meu redor a distância que me separa de meus amores, isso me corrói a alma, de pouco em pouco morro de saudade. Nossas promessas permanecerão intactas? Seria minha maior dúvida, neste exato instante. O medo de um "não" me diz aos ouvidos para não procurar respostas, porém sei bem que para tê-las, preciso criá-las. O prolongamento de minhas antigas e confiáveis amizades depende de meu ser, de minha vontade de continuar sempre junto, do meu verdadeiro amor por eles. Nada como um pouco de tentativas para que de meu coração não saiam, e vice-versa. Se forem tão verdadeiras como me parecem ser, sempre serão, será, seremos.
As vezes é muito tarde para mudar as nossas escolhas, pessoas que saem feridas normalmente não esquecem suas cicatrizes, saber desistir também faz parte da vida adulta e não existem motivos para se envergonhar. Com exceção da morte, há sempre outra chance, uma outra amizade, um outro amor, a nossa curta vida é um constante recomeço.
Escolhas, escolhas... dificilmente conseguimos fazê-las com alguma certeza de que não é a escolha errada! Sinto que algo tem mudado, dia após dia, tenho sido preparada para as milhões de mudanças que tem acontecido. Mudanças totalmente significativas pro meu futuro, chances de plantar para futuramente colher. Eu tenho errado! E me perdí porque não queria mesmo me encontrar, não queria mais tomar decisões e nem ver o que realmente andava acontecendo. Esvaziei meu coração, porque foi a única forma que encontrei de me defender, do amor bandido, amor ingrato, amor que dói ... eu não preciso mais desse amor. Eu deixei, que as pessoas que eu amo fossem embora, e tenho sofrido dia após dia com vossas ausências, mas tenho confiado plenamente na justiça que me alumia. Eu sonhei, e fui debochada pelos meus sonhos e vejo todos esses sonhos aqui, do meu lado, me dizendo que DEPENDE APENAS DE MIM! Ainda não escolhí o caminho que vou seguir, e não quero me firmar nessa escolha, quero seguir pelas curvas, passar nas lombadas, olhar pra frente! Tenho medo sim, mas tenho fé... fé que nada acontece por acaso, que o distanciamento é inevitável, que a vida é feita de fases, e que o mundo tem conspirado ao meu favor. Tenho acreditado piamente todos os dias, que mesmo que AS COISAS NÃO ESTEJAM COMO EU QUERO, ELAS ESTÃO COMO DEVERIAM ESTAR. Decidi me manter decidida, decidi fazer tudo o que eu preciso HOJE porque amanhã pode ser tarde demais. Fiz a escolha de demonstrar a quem amo o que eu sinto, sem medo! Escolhí dizer NÃO quando eu quero dizer não... poxa, eu tenho esse direito! Decidí ser JUSTA e não EMOTIVA... decidi ser EMOTIVA e não ARROGANTE... decidi ser ARROGANTE e não HUMILHADA... decidi levantar a minha cabeça e usei tudo de ruim que me aconteceu como impulso para transformar em coisas boas... reescreví os meus erros para transformá-los em acertos e me perdoei, por ter errado de novo! Levando fé que todo começo tem um fim e que todo fim existe pra recomeçar... TUDO DE NOVO! Eu mudei, e consequentemente, o meu mundo inteiro mudou junto comigo!
A vida é feita de escolhas e estas dependem de como queremos atuar. Não existem fatalidades, nada nesta vida acontece por acaso e nós e somente nós somos responsáveis pelas consequências dos nossos atos. Cada ação provoca uma reação, portanto se a ação é boa a reação também será, porém se a ação for má a reação cedo ou tarde virá na mesma proporção. Há pessoas que se acham imunes. Que driblam as leis, a justiça, e pensam que enganam as pessoas por toda vida. Puro engano, tudo nessa vida tem um tempo, e o tempo de colhermos nossos frutos chegarão. Muitos se aproveitam de cargos, títulos, dinheiro e poder e enganam, machucam, violam, disfarçam, omitem, desculpam e encontram jeitinhos de manipular com a mentira e a desfaçatez. No entanto quando a verdade chega, ela chega soberana, altiva, segura, firme e inviolável e todo engodo estudado, combinado, mascarado cai por terra, tal como um castelo construído na areia. Acredito na verdade e sei que ela virá na hora certa.
Seria muito mais fácil desistir dos resultados se todas as escolhas dessem certo. E por que não deveriam? Na realidade única não existem ações erradas, apenas novas ações. Mas a personalidade do ego gosta de ver as coisas interligadas. Chegar em segundo lugar hoje é melhor do que chegar em terceiro ontem, e amanhã quero ser o primeiro. Esse tipo de pensamento linear reflete uma concepção grosseira do progresso.
Há momentos na vida que precisamos fazer escolhas,você fez a sua.Embora eu suponha que você tenha errado em não me querer do seu lado,quer dizer,eu não me arrependo de nada até pq eu só dei o meu melhor e quem saiu perdendo nesta história não fui eu.Sabe pq?Pq não fui eu que perdi a chance de ficar com alguem que passaria por cima de tudo e de todos pra me ver feliz.A unica coisa que me conforta é saber que nessa história quem saiu ganhando fui eu,pq aliás,você não me merece!
O mundo é cheio de escolhas, opções, caminhos, atalhos e outros nomes que dão para abster o real sentido daquilo que decidimos, quando tomamos decisões nem sempre existem outras possibilidades nas quais analisamos, apenas fazemos. O que é engraçado, que só depois elas surgem como fantasmas, nos trazendo instabilidade e dúvidas sobre o que julgamos anteriormente como certo ou errado.
Tenho aprendido que, não importa o caminho que eu siga ou as escolhas que eu fizer, algumas pessoas simplesmente nunca irão gostar de mim. E para essas pessoas, por mais engraçada que seja uma piada que eu conte, elas nunca irão sorrir. É questão de empatia. Não significa que eu seja bom e elas sejam ruins. É uma matemática simples e natural. Por isso, manter-se firme na sua opinião é fundamental para preservar a sua essência. Até porque, você nunca vai agradar a todo mundo, muito menos quem só espera você se manifestar para bater de frente. Apenas leve o amor no coração e seja leve. Lembre-se que o sentimento de ódio une as pessoas. Mas, o amor une somente pessoas especiais.
Nossas escolhas podem mudar uma história. Nossas palavras podem salvar nosso dia. Um pequeno gesto, se torna grandioso quando é feito com amor. Uma simples escolha transforma um caminho, e uma palavra amiga, se torna nosso porto seguro. Outro mês, outras escolhas, outras palavras, outra chance de viver. Bem-vindo novembro.
Sucesso é a combinação de sorte com escolhas bem feitas, felicidade é a combinação de um sorriso com um beijo, realização é a combinação de um caminho árduo ao encontro de um sonho, saudade é a combinação de boas lembranças com o tempo, e amor é a combinação entre eu e o teu sorriso, entre eu e os teus lábios, entre eu e os teus olhos, entre eu e o teu cheiro, entre eu e tudo que compõe você.
Na matemática da vida somos a somatória de nossas escolhas, multiplique as boas e subtraia as ruins, divida o que sobrou com as pessoas que te amam, aproveite enquanto a equação da vida está em curso, infelizmente não somos uma dizima periódica e no final de tudo nenhum número será adicionado, aproveite enquanto o problema está em curso, utilizando essa fórmula simples garanto que alcançará o resultado esperado.
Fiz minhas escolhas, onde optei o melhor pra mim e infelizmente tive que deixar muitas pessoas pra traz, a vida me trouxe uma crise de mudanças radicais. Mudei meu modo de pensar, agir e até de falar. Pelo simples fato de me amar, eu aprendi a viver. Aprendi a deixar de lado, a não bater de frente com a vida. Optei por Paz, eu optei por amor próprio.
Não acredito em escolhas erradas. Não creio que alguém opte por algo que saiba que não vai dar certo. No momento da escolha, com certeza aquela possibilidade é a que parecia mais atraente. Mas como estamos sempre em mudança, as vezes, um tempo depois, aquela opção escolhida a princípio, não se mostra a mais acertada... E é isso que nos faz pensar a respeito de como mudam as nossas escalas de valores ao longo do tempo , é ai que devemos mudar a rota do nosso destino, escolhendo sempre o que é melhor pra gente
Não sei se acredito em destino, mas, seria contradição dizer que pagaremos pelas escolhas que fazemos, uma vez que as coisas só acontecem quando têm que acontecer. Por hora, sei que para realizar meus sonhos custará muito, mas não me refiro a dinheiro e sim a sacrifício pessoal. Não preciso me preocupar com os caminhos, só preciso saber aonde quero chegar.