Textos sobre Escolhas
A vida do outro, as vezes não é fácil.
Não é como você pensa ou como você acha que era.
Pois cada um luta de um jeito.
Cada um tenta de um modo.
Cada um faz seu mundo do seu jeito.
Cada um tem uma visão de mundo.
Aquilo que ele trás da infância, até a vida adulta, é o que faz ele ter suas escolhas.
E suas escolhas, são suas e de mais ninguém.
Felicidade é só uma escolha
Aquilo que dizemos e o modo como dizemos, cada palavra e cada gesto ou comunica, ou desintegra. E é bem necessário pararmos para analisar como estamos ecoando no cosmos. Se nossas palavras e gestos são de generosidade, misericórdia, alegria e ânimo, isso ressoará e se expandirá como aquelas ondas circulares que vemos quando jogamos uma pedra na água. Estaremos nos comunicando, e podemos aqui definir a comunicação como amor. O amor é pura comunicação!
Mas se nossas palavras e gestos forem negativos, pesados, cheios de rancor, a onda também acontece e infelizmente também se expande. Porém, isso não pode ser chamado de comunicação, pois é o seu avesso. Gera divisão, destruição, choro e sofrimento que se repete e se prolonga em cada nova onda. É a "palavração" e gesticulação do mau. Também reverbera pelos ares e causa um dano pavoroso. Mas jamais pode ser chamado de comunicação; é o que há de mais distante dela; é a sua negação.
Ser feliz é o anseio mais profundo de todo homem e de toda mulher em qualquer idade de sua existência. Só que essa felicidade não é uma realidade a ser procurada, encontrada; é uma realidade que se constrói. Cada pessoa irá contribuir a favor dessa construção ou contra. É sempre uma escolha e escolha feita todos os dias, frente a cada um que encontramos em casa, no trabalho, nas ruas, e em todo e qualquer lugar em que estejamos.
Todos queremos um lar aconchegante, um ambiente de trabalho harmonioso, amizades duradouras, amores para a vida inteira, e histórias reais com o viveram felizes para sempre; mas é mesmo necessário cada um fazer a sua parte no enredo. A felicidade é uma construção que tem por argamassa as palavras e por tijolos e vigas, os gestos. E nesses tijolos e vigas, todas as expressões corporais e faciais; e todos os olhares. E nessa argamassa, toda entonação, pausas e intensidades que acompanham as palavras.
Podemos escolher nossos gestos. Podemos escolher nossas palavras. Podemos nos aplicar ao que fazemos com amor e dedicação. Podemos olhar para as pessoas com empatia. Podemos ser melhores do que temos sido. Podemos fazer as coisas de uma forma melhor do que temos feito. É só fazer uma revisão sincera de nós mesmos para constatar que isso é verdade sim. E se assim é, também é verdade que se podemos, isso é uma escolha.
Está em nosso poder ecoar o bem e a felicidade. É claro que esse é o desejo! Todavia, para que os desejos se tornem realidade são necessárias atitudes, boa vontade. Vontade: aquela disposição de espírito para o agir; aquela energia que nos firma nas decisões, aquele empenho em se conquistar aquilo em que acreditamos... Está em nosso poder. A escolha é nossa! O material de trabalho para essa construção, para esse empreendimento, já o temos. O convite agora é: Mãos à obra!
Cada escolha que você fizer, trará consigo um resultado, então se esforce para fazer aquilo que Deus espera que você faça.
Não importa o quão difícil possa vir a ser obedecer a Deus, mas tenha certeza de uma coisa, você colherá os bons frutos por ter colocado a Vontade do Senhor acima da sua.
Ana Chahin
Einstein disse que o tempo é relativo, e é.
O tempo demora pra passar quando nos vemos em situações ruins como por exemplo fazer uma tarefa que não gostamos.
Passa rápido quando estamos nos sentindo bem e principalmente quando nos divertimos ou estamos com alguém agradável. O que não levamos em conta é o desperdício do tempo, uma vez que queremos estar satisfeitos com o ponteiro. Partindo da premissa que queremos estar bem o tempo todo, os dias também passarão rápido. Parece horrível falando assim? Acordar um dia e ver que passou muito rápido. Pior que passar rápido os seus dias é perceber que acordou e não aproveitou as oportunidades que te foram oferecidas. Mas pare um pouquinho antes de sair fazendo tudo o que dá na telha. Os dias ruins são necessários para nos mostrar a qualidade dos bons. Se não te satisfaz com os pequenos bons momentos, não saberá dar valor aos maiores e jogará tudo fora por teimosia ou imperícia. Chega de reclamar das coisas que te acontecem, se não fossem por elas, boas ou ruins, não seria o que é hoje. O tempo é precioso e acordar percebendo que poderia ter sido diferente não vai mudar o que já passou. Até pq o relógio não é culpado por tuas escolhas, você é.
A água quando em sua força plena destrói tudo por onde passa. Com sua emoção controlada e fraqueza constante vence os obstáculos. Com força descontrolada, não escolhe caminhos e assim nada constrói, pois está dispersa. Com força controlada, escolhe um caminho e seu foco apesar da mancidão realiza grandes feitos, pois concentra no que é realmente importante.
A força equilibrada ou fraqueza com intensidade e a escolha levam onde quer chegar deixando de lado o que se contrapõe.
"Quer quer dá um jeito,
e que não quer arruma uma desculpa"
Lembro do meu direito de escolher,
Penso na responsabilidade do que planto a cada momento,
E sinto o meu coração impulsionar ou acuar entre tantos pensamentos.
Esse meu direito inclui o "jeito" e também a "desculpa"
Esse direito é meu
E de todos
Ele se repete a todo momento.
Nesse momento eu não sei de onde vem a atual (des)culpa,
Nem quando começou,
Seco as lágrimas,
Ponho um casaco e saio por aí.
Sento no meio fio
pra conversar com as estrelas,
Conto pra elas que
Estou meio soterrada em
Desculpas que uso o tempo todo
E ocupam meu tempo.
Já sei o que não quero.
E esse é mais um passo.
Do sorriso não desisto.
E com fé continuo tentando "dar um jeito"
E escolho florescer sem mais desculpas!
Sim, eu enxergo coisas belas em simplicidades, eu vejo o melhor nas pessoas, eu prefiro olhar o lado bom da vida, é que na minha essência habita o amor de Deus. As situações e as circunstâncias não são capazes de mudar a minha essência. Eu aprendi com Deus, antes de projetar o meu olhar sobre as coisas, eu enxergo Deus e isso modifica a minha maneira de enxergar.
Com Deus temos a liberdade para projetar a luz que recebemos e eu sempre a projeto sem demora, o mundo anda carente disso, o mundo anda carente de pessoas que semeiem o amor que Deus nos ensinou a plantar e regar...
Cheguei no limite da razão, atravessei uma tempestade de emoção, fiz-me forte...descobri-me frágil. Nos extremos do que podemos chegar entre dor e alegria reside a escolha: levantar-se ou ficar a mercê da piedade, largar-se caído...na vida. E nesse vendaval de sentimentos você mostrou-me outra vez: ANJOS não morrem, perdas não significam separação de ALMAS.
Flávia Abib
Até que ponto a culpa é sempre da outra pessoa?
Até que ponto ouvimos apenas o que queremos ouvir?
Quando um caminho nos leva a um lugar diferente, muitas vezes por medo (ou por padrões), criamos algo em comum com os outros caminhos para diminuir nossa culpa em deixá-los e voltamos para a rotatória. Lá ficamos correndo naquela roda como hamsters. Isso talvez porque nos fizeram acreditar que viver nessas "gaiolas padronais" seja o certo para uma vida feliz e assim...acreditamos que temos liberdade por todos os dias nos darem água, comida, um lugar para ficar e correr. Na verdade da verdade, acredito que somos um reflexo da nossa alma e se ela for rasa (por mais que você tente esconder), em alguma hora mais cedo ou mais tarde irão perceber.
Assuma seus erros, fragilidades, quebre a arrogância, não coloque as suas responsabilidades em cima de Deus e entenda que o mundo não gira apenas em torno de você e de suas dores.
Existem outras dores, existem outros mundos, aprenda a respeitar, entender, reconhecer e seja feliz.
Afinal, se você só viver no raso, nunca conhecerá o fundo do mar!
A escolha é sua.
Ela é SEMPRE SUA!!!
Talvez você não tenha dúvidas, apenas certezas óbvias; nesse estágio você é a própria dúvida, não é mais pessoa; robotizado, vive dentro de um mundo irreal. Não se permite estar errado, aí seu maior erro. Nem me atrevo a pedir para que pense nisso, pois você já não pensa, só tem certezas.
A que ponto chega o ser humano, idiotizado por ele mesmo. As suas escolhas são o que você é hoje. Nada além disso.
Não chame de "ironia do destino" as decisões e atitudes que você toma por livre e espontânea vontade.
O destino não é uma pessoa para levar a culpa por suas equivocadas escolhas.
Gente que não assume suas responsabilidades e tudo culpa os outros, é do tipo de pessoa que te esbofeteia a cara e depois diz que sua cara é quem agrediu a mão dela.
Eu escolhi
Escolhi estar errado
Sempre avesso do que penso
Preferí estar ao seu lado
Analisei com perfeição
Seus defeitos
Com o coração paguei o preço
Mas tudo bem se é o que faço
Promessas cumpridas em não cumprir
Amor se engana, vamos admitir
Destruição
É o caminho que me leva a renovação
Desde quando o mundo se faz
Sem que haja a explosão
Eu escolhi
Escolhi fazer o que nunca fiz
Quem sabe descubro que não faço bem
Assim tentei
Errei, acertei
Ocupei o espaço
E cresci
Uma vez alguém te fez sentir a pior pessoa do mundo,
e quando você tentou fazer o mesmo,
descobriu que não conseguia.
Seria tão fácil devolver a altura,
mas há circunstâncias que
simplesmente não vale a pena brigar com a nossa essência
para reproduzir o que para outros é natural.
Algumas pessoas revidam. Outras, como você, escolheu dar o que tinha.
E você escolheu dar amor, pois era o que havia em você.
E o que faltava nela.
Você é responsável pelas pontes construidas ao longo de sua estrada. Os atalhos que você toma para evitar o percurso mais longo pode lhe levar a lugares inseguros e caminhos sem saída.
Antes de decidir reflita nas suas atitudes, as dificuldades são muitas e talvez você não tenha controle sobre isso, mas a escolha, essa será sempre sua...
Não tem problema algum em dizer que não sei, não quero, não vou ou não posso.
Preciso te lembrar que somos feitos de carne, ossos e emoções? Demora para termos maturidade e resiliência, mas isso não significa que até se chegar lá tu tenhas que sofrer pelos sins que sentiu "ser obrigatório" a dar.
Quem gosta de ti, vai continuar gostando mesmo assim. Amizades verdadeiras não mudam por consequência de escolhas, só as seleciona.
O sorriso do outro não pode te custar as lágrimas!!!
Claudia Homem
Se posso escolher entre rir ou chorar
Mesmo naqueles difíceis momentos
Em que é difícil optar
Respiro fundo, reflito sobre meu mundo
Procuro entender o porquê daquilo tudo
Se mesmo assim não conseguir esconder
E uma lágrima escapar de meu ser
Respeito o momento
Decido esperar, não por todo tempo
Apenas o suficiente para aliviar
Logo em seguida visto-me de menina
Aquela que ainda guarda em si o poder
De fazer rima
E ainda consegue ver o lado bom da vida
Aí o sorriso vem e aos poucos tudo fica bem.
Para Pensar
Machismo e Feminismo. A guerra dos rótulos
Um Homem e uma Mulher, uma simbiose perfeita, mistura de dons, de fé, de talentos, que se unem em amor para dar continuidade ao bem maior, a construção sólida de uma família.
Lembrando que definimos animais como machos e fêmeas.
Quem tem um "Macho " em casa está sujeita ao machismo e toda irracionalidade que esse rótulo traz, da mesma forma que quem tem uma
" Fêmea " esta sujeito ao feminismo, e aí... virou guerra.
E guerra só traz desequilíbrio, dor, cicatrizes e desgraça. Meninos inocentes cresceram
" bestas feras" em nome do machismo.
E nossas meninas estão crescendo aprendendo que devem repudiar os homens, sem conhecer o que foram movimentos femininos de conteúdo que mudaram diretrizes, como movimento sufragista por exemplo, de mulheres que lutaram e até morreram pelo direito ao voto e participação na política.
Em 1893, a Nova Zelândia se tornou o primeiro país a garantir o sufrágio feminino, graças ao movimento liderado por Kate Sheppard. Um detalhe a se observar :
- apoiadas por homens que apoiavam o sufrágio feminino - direito ao voto, eram sim uma minoria, no entanto uma minoria que fez diferença.
Homens e mulheres esclarecidos e seguros de quem são e do que podem, não competem entre sí, se ajudam mutuamente e buscam direitos iguais para todos.
Na verdade nossas meninas devem repudiar os "machos", não os homens.
Eu convivo e convivi com homens dignos, de um extremo respeito pela fragilidade sentimental feminina, companheiros, que admiram nossa força e capacidade de
" tirar leite de pedra " como dizia a vovó. Homens que ouvem e protegem e sabem ser protegidos por suas filhas, esposas e caminham lado a lado, para o progresso financeiro e amadurecimento familiar.
O nosso bem mais precioso é a nossa família e temos que tomar cuidado com os rótulos.
Somos femininas, lutamos pelo respeito, pela igualdade de direitos e sim devemos ensinar nossas filhas a se valorizarem, mas também a se dar o respeito, a aprender que podemos tudo, mas nem tudo nos convém, devemos ensiná-las (os) a escolher com quem namorar; se casar; em quem votar; ter amizade para que possa ser com e em
"homens e mulheres de qualidade", esclarecidos e respeitavéis, não com "machos ou fêmeas " excêntricos e fúteis, encontrados aos montes nas baladas, academias e redes sociais.
Nada contra a diversão, o cuidado com o corpo e o interagir, afinal vivemos em um mundo moderno, contanto que não seja só isso.
Verdades não se sustentam em aparências, verdades se sustentam em ambiente famíliar estruturado, em bons conselhos trocados entre mães e filhos, pais e filhas.
Isso é ser Homem e Mulher, isso é ser família.
Mais um Natal se aproxima e com ele o desejo de dias melhores nos quais possamos doar o nosso amor com vontade para aqueles que amamos e dos quais tivemos que nos afastar devido às condições atuais.
O Natal está chegando e percebemos que nada será como outrora. O Natal será diferente, não haverá a reunião familiar, os abraços nos avós, os sorrisos das crianças e os seus beijos estalados. O vínculo compartilhado esse ano será apenas a energia positiva: a da fé que nos dá esperança para esperar pelos dias oportunos para estarmos juntos daqueles que amamos, para abraçá-los e sentir a mágica do abraço. A conexão muitas vezes será virtual, mas a presença do amor é física, nada faz com que isso mude. A distância no caso da pandemia é o maior gesto de amor que podemos distribuir nesse momento...
Mas a pandemia serviu para nos abrir os olhos e reafirmar a importância do estreitamento dos laços todos os dias do ano, não somente no final dele, no Natal, porque a magia dele deve permanecer em nosso coração e em nossos atos todos os dias, pois não podemos adiar o amor para uma data, devemos ser esse amor em cada dia oportuno, e todo dia que abrimos os olhos é um desses dias.
Nesse Natal tudo será diferente, espero que principalmente o nosso coração esteja diferente e o nosso modo de enxergar a vida porque com a ausência passamos a valorizar a presença e a dar mais importância às pessoas do que a todo o resto, todo o resto pode esperar, mas aqueles que nos acolheram em seus corações não, familiares e amigos valem muito mais, valem o nosso tempo e merecem o nosso amor em cada segundo, porque nunca sabemos quando será o último, nem para nós e nem para eles. Por isso, que doemos amor enquanto Deus nos concede essa oportunidade, a vida é breve, mas o amor que damos e que recebemos sempre será eterno, essa é a mágica, o amor se eterniza e nos eterniza no coração dos que amamos...
Quando você está no piloto automático, você está permitindo que seu Ego, seu ambiente, outras pessoas e situações, interfiram nas suas escolhas e na sua vida.
Fazer escolhas conscientes deixa você no comando da sua vida!
Então seu livre-arbítrio começa a fazer sentido e você pode escolher ser uma pessoa LIVRE, BEM-SUCEDIDA e FELIZ!
Viver sem arrependimentos
As pessoas são diferentes
Não podemos nos comparar
Cada um tem seu jeito
De como a vida encarar
Alguns são mais impulsivos
Não tem medo dos desafios
Estão prontos e decididos
Do que querem sem anseios
Outros são mais indecisos
Cheios de dúvidas do que fazer
Preferem estar na zona segura
Do que se aventurar sem saber
Na vida não existem manuais
Só se aprende a viver vivendo
Independente de quem seja
Todos, por ela, passam aprendendo
Cada um valoriza o que quer dela
Sucesso, carreira, reconhecimento...
Amor, família, felicidade...
Siga seu caminho sem arrependimento