Textos sobre cuidar do outro
"CUIDADO! NÃO SE DEDICA A UM TRABALHO QUE EM CASO DE DESEMPREGO, não possa migrar para outro (tenha um plano B), isto ocorre com gerente de BANCO, MOTORISTA etc. Muitas vezes aquilo que você faz, não encontra mais comprador e você fica na rua da amargura. Aproveite o seu tempo e namore outra profissão (se prepare) pra não sofrer HUMILHAÇÃO"
A falta de carinho, os nossos cuidados um pelo outro, nossa cumplicidade, foram diminuindo... Pensei em deixar pra consertar depois, mas acabou virando corriqueiro. Nossas brigas aumentaram consideravelmente, algumas por motivos fúteis que demonstravam falta de paciência entre nós, e que resultaram em dias sem se falar. Coisa que nunca fizemos, sempre gostei de resolver nossos problemas no mesmo dia para evitar desgaste, deitar e tentar dormir sabendo que estávamos brigados me enlouquecia, odeio do fundo do meu coração quando isso acontece, e foi acontecendo mais e mais vezes. Coração esse que nos últimos dias ficou em pedaços, só por cogitar em lhe perder. Apesar disso tudo está acontecendo, eu ainda te amo. Digo com convicção que você é a pessoa que eu mais amo em minha vida, que quero envelhecer ao seu lado e que faria qualquer coisa pra te ver feliz. Mas estou entre a cruz e a espada, não sei se sofro mais lhe dando o tempo que você pediu ou continuo em sua casa com poucas palavras, me sentindo ignorado e inconveniente. Meu ano não tem sido fácil, perdi meu melhor amigo, o meu pai. E agora sinto que estou perdendo minha melhor amiga e amante, você. Não tens ideia de como estou sofrendo por dentro. Todas as boas lembranças e planos futuros que tínhamos indo por água abaixo, nossa viagem, nossa casa e nossa família. Eu rezo todo dia pedindo forças para ele me ajudar a levantar desse baque que estou levando e tirar essa dor que não sei como chamar, parece com falta de ar misturada com uma dor no peito e aquele frio na barriga de quando estamos numa montanha russa. Estou sem chão, sem saber o que fazer (ou sabendo mas sem coragem). Se eu só quisesse pensar em mim, o correto a se fazer seria deixar você partir e seguir minha vida, sozinho, como sempre antes de namorar com você, ou continuar até acabar meu amor, por se sentir tão desprezado.
O amor aprisiona e sega mesmo com olhos abertos, faz com que passamos a cuidar mais do outro por livre vontade ou por obrigação. Mas quando o amor acaba, libertamos em meio as feridas que ao chegar no fim restam as cicatrizes, neste momento passamos a cuidar de nós mesmo e a enxergar as tolices sem razão.
Hoje é o dia para ser feliz. Hoje. Você não tem outro dia para ser feliz, alegre e estar contente. Se você não sabe viver hoje, perdeu o dia. Não obscureça o seu espírito com temores e cuidados pelo dia de amanhã. Não oprima o seu coração com toda essa tristeza de ontem! Viva hoje! Pode pensar tranquilamente nas boas coisas de ontem. Sonhe com eventos bonitos, que talvez aconteçam amanhã. Mas não se torture com o ontem nem com o amanhã. O ontem já passou. O amanhã está ainda no porvir. Hoje é o único dia que você tem à mão. Faça dele o seu melhor dia!
Não adianta ter tinder, grindr, badoo, lovoo, blued... Nem tantos outros. Não adianta ter satélite rastreador e nem um programa com afinada capacidade de busca. Enquanto não aprendermos a manter os próximos ao nosso lado a procura nunca vai acabar! É mais fácil preservar o amor que já possui do quem mendigá-lo onde não tem.
Aceite-se do jeitinho que você é. Nenhum outro ser será igual à você, nem mesmo um irmão gêmeo. Se ame com todas as suas imperfeições. O que puder mudar, mude, o que não puder, cuide. Busque seus sonhos como um girassol busca o sol. Aprenda com seus erros. Caminhe. Ore. Apaixone-se. Viva, não apenas sobreviva. Só aprendemos que o essencial é o pouco quando já é tarde demais...
A maioria das pessoas falam e fazem coisas sem consciência de como podem está atingindo os outros, mesmo que sejam coisas inúteis. Não por ser egocêntrico, mas por entender que vivemos em mundo onde é mais plausível cuidar de si mesmo. É a realidade de uma sociedade que impõe essa forma de sobrevivência.
Para o perfil de discreto, é fundamental ser humilde, respeitoso com os outros, ter autocontrole e saber o momento certo de interagir. Será notado gerando respeito e confiança, desde que haja equilíbrio. Em excesso, a virtude pode se tornar defeito, com o rótulo de frio, calculista e sem transparência. Portanto, o meio-termo é sempre preferível aos extremos.
Na maioria das vezes, conseguiu ter mais empatia pelos outros do que por você... Em tempo de pandemia, cuidar de si mesmo e de quem cuida de você é mais importante, não é egoísmo. Cuide da sua forma física, emocional e mental, cuide da sua saúde e da sua vida espiritual ou você não vai conseguir cuidar de ninguém!
Acho hipocrisia assistir BBB (e similares). Falamos o tempo todo para as pessoas cuidarem da própria vida, criticamos vizinhos fofoqueiros e quando criam um programa para ESPIAR a vida/casa/intimidade de outros nos deparamos com uma massa viciada. Assistem de camarote a vida alheia como entretenimento e aos poucos deixam de enxergar o outro como ser humano!!!