Textos sobre cuidar do outro

Cerca de 111 textos sobre cuidar do outro

Alguns amores duram “para sempre”, outros se renovam, alguns se perdem por falta de cuidados. Muitos amores acabam e quando chegam ao fim, dói. Dói igual; para quem deixou de amar e para quem deixou de ser amado, enfim...
O amor vem sempre carregado de felicidades, desejos, momentos de ternura, mas também possibilitando sentimentos opostos, como mágoas, repulsas, frustrações. Quando amamos sentimos um poder, uma força tão grande que não passa pela nossa cabeça dizer ser aquela emoção realmente, no princípio sempre assim será, só que chega um momento, não todos, mas alguns. E o que você tinha sentido desde o início acaba. O amor se vai... Quer saber? O ser humano nasce com uma capacidade imensa, inesgotável de amar e não é a toa que amamos incondicionalmente, intensamente; pais, filhos, irmãos, amigos.
Amamos mais do que um homem e uma mulher durante uma vida toda, você ama mais de uma pessoa ao longo da vida, por isso, se o seu amor foi embora e você acha que ficou um vazio, acredite. Isso é passageiro, é apenas uma pausa para o começo de uma nova história de amor, um romance que vem por aí. Nesse período de solidão e de angústias, o mais importante é sempre refletir e recordar tudo o que você e o seu “ex- amor” viveram juntos, por mais difícil que seja, pense nas coisas boas que tiveram, é exatamente isso que lhe trará a vontade de amar novamente.
Esse sentimento é o mais lindo e puro que existe! Quanto mais se dar, mais se têm. Embora os poetas escrevam sobre as desilusões, nunca caia nessa, ninguém morre de amor, é exatamente o contrário; nós vivemos de amor, se não fosse o amor não estaríamos aqui, temos como objetivo da vida ser feliz e insistir sempre nesta busca, com muita vontade, praticamente com sede de amar.
Então... Paciência! Você já ouviu dizer que a esperança é a ultima que morre? Pois bem, quando sentir-se muito só, relaxe, aproveite para refletir e tenha certeza que amor nunca irá te faltar.

Inserida por EduardoBarcelos

Tem dias em que dizemos "cuide-se" querendo apenas poder cuidar. Em outros dias aprendemos a sermos fortes por 24 horas, mas depois não mais. Tem dias que da vontade de voltar no tempo e em outros a viver o presente para sempre. Tem dias que nossa única preocupação é o que comer, em outros que decidirão se ela(e) realmente é o amor da minha vida. Tem dias que você aprende que há pessoas que se importam, outras que se preocupam e outras que fazem os dois sem demonstrar. Em outro dia há um obstáculo gigante, mas você descobre que se a sua vontade de vencer for maior, ele torna-se pequeno. E é assim, dia após dia que a vida vai se desenhando. Hoje pode não ser o seu melhor dia, mas amanhã poderá. O hoje pode não estar te fazendo sorrir, mas o amanhã pode. Nunca desista, nunca pare, nunca retorne, pois o amanhã pode ser a sua melhor história.

Inserida por iiiiiii

Sentimento

É assim desde o começo
com o outro à minha frente;
ao cuidar eu sempre esqueço
qual dos dois é o padecente
e louvor eu não mereço
por ser assim diferente.

Esse sentir ultrapassa
limites em meu presente;
a cada dia que passa
no plano mais consciente
a diferença é escassa.
Serei eu o paciente?

Inserida por alvaroacioli

⁠Amar o próximo como a ti mesmo!,
significa oferecer aos outros o mesmo cuidado e consideração que você dedica a si mesmo.
A intolerância é como uma grande tempestade, Que ofusca a nossa linda diversidade.
A quem diz que a própria religião é a certa, independente de ser católica, evangélico ou umbandista, imagine que agora até política!, E motivo de desavença, mas eu lhe peço licença, para falar de uma tal de indiferença de um povo que não é Deus mas já lhe dá sua sentença.
Um povo com a mente miúda, que não respeita fé, religião e muito menos tradição.
Católicos, evangélicos e muitos mais, Cada fé é uma jornada, em busca de paz.
Umbandistas, candomblecistas, todas as religiões lá estão, No mosaico da crença, cada um tem seu refrão.

Inserida por agapepereira

⁠Cuide com o que fala...

A vida do outro é sempre mais interessante falar e comentar, mesmo que nada seja verdade ou comprovado, mas é quase uma necessidade dar a sua opinião ou versão de alguma coisa que nem lhe pertence. Cuide da sua vida, olhe para sua própria existência e pode descobrir que a sua está muitas vezes pior do que a de quem está falando. Enquanto fala de outro, outros também falam de você. Pense nisso antes de abrir a boca para falar de alguém.

Quando apontar o dedo para alguém, repare nos outros, eles estarão voltados para você mesmo, aquilo de faz ou diz, mais cedo ou mais tarde voltará para quem o fez ou proferiu em palavras e pensamentos.

Sabe levar sua vida mesmo? Será que nisto tudo acha que cuidar e falar mal de alguém vai te trazer alguma coisa boa. Pense, raciocine e tenha a capacidade de deixar que cada um cuide daquilo que lhe diz respeito.

Se cada um cuidasse da sua vida, muitos problemas e sofrimentos seriam evitados.

Inserida por marcelo-martins

Podemos buscar diferentes caminhos para a felicidade, e um deles é cuidar para que os outros sigam o mesmo caminho, pois desta forma seremos naturalmente felizes à medida em que contribuímos para a felicidade do próximo. Algumas pessoas encontram barreiras para acreditar na felicidade, ou até mesmo a negam sem experimentá-la, talvez isso ocorra porque há quem se preocupe em querer controlar o tempo e olham para o passado diferente do que realmente foi, concebem o presente no pessimismo de seus conflitos internos, e mesmo assim querem que o futuro seja melhor sem se esforçar para construí-lo. Aquilo que pensamos ou entendemos sempre tem que ser dito com muito zelo às palavras para que não nos tornemos reféns de nossas intenções, pois é comum deixarmos de viver certas doçuras por acreditar que o melhor seja igual, de todas as formas, para todos. As diferentes leituras da razão, que nos levam a pensar e agir, devem ser compreendidas e toleradas como resultados do que somos e do que queremos, porém podem ser questionadas, uma vez que cada um, à sua maneira traz para dentro de si os às chaves do céu ou as portas do inferno. Pelo menos tentar construir atitudes que nos permitam alcançar êxitos já é parte do caminho, as glórias virão à tempo dos merecimentos mesmo que alguns infortúnios apareçam, o importante é não mergulhar na miséria espiritual que nos afunda e nos empurra para torturantes amarguras que escravizam. Se tivermos bom senso para sairmos de algumas escuridões, certamente a maturidade nos concederá boas experiências, pois raramente elas falham, às vezes nossos pensamentos e opiniões, sem certezas, falham porque sempre esperam o que as equivocadas percepções não podem oferecer, e desta forma nossas expectativas se confundem entre a indiferença e a servidão, fazendo com ao longo da vida nossos caminhos não nos levem às derrotas nem às vitórias, pois tem gente que nunca nunca muda, nunca segue, nunca se olha e escolhe ficar no mesmo lugar.

John Pablo de La Mancha

Inserida por JohnPablo23

⁠Ultimamente o que eu mais observo, são pessoas com relatos que cuidaram do outro uma vida toda, e esqueceram de si.
E muitas vezes esse "outro" não valorizou o cuidado e amor entregues.
Não passe a vida preocupado (a) em agradar apenas o outro (marido, esposa, filhos, familiares, amigos..) Cuide de você! Agrade-se! Se ame! A vida passa rápido! Você é seu bem maior.

Inserida por NaraNubia

⁠⁠É exatamente ai !!
É exatamente ai que vou, no cuidado , no carinho, no respeito ao outro, e se por algum acaso encontrar o inverso pelo caminho, vou tentando desviar e inverter o mal em bem, fazendo do tempo um aliado. !!
Insisto em continuar destilando tudo aquilo que acredito, sem a preocupação de ser , ou não ser aceita ou compreendida , porque não importa o que me oferecem, mais o que eu tenho para oferecer, e como vou conseguir visualizar cada fato, situação.
Cada um oferece o que tem, o que é.
E disso ....... Não fugimos. !!
Simone Vercosa .!! .

Inserida por vercosa

Aos Homens, cuidem para que não percam, Pois só percebem a lindeza de alma quando ela está em outros braços.
E então será tarde demais.
Ela é a chefe, a dona do pedaço, a que causa harmonia.
Poupe a ela de toda mágoa e tristeza.
E ela lhe protegerá quando você estiver sem forças.
Sexo frágil?! Não não é sexo frágil.
É a forma do homem tratar que precisa ser diferente e especial.
Pois ela é sua namorada, esposa, amiga, companheira, mãe, psicóloga, ouvinte, ajudadora, e ótima administradora.
Honre a sua companheira, pois alguém pode se esforçar e fazer o que você não fez por ela.

Inserida por Letrasefrases

⁠Isso é fato !!
Como o cuidado nos gestos e palavras, o carinho, a delicadeza do outronos aproxima.
Alinhava sentimentos, traz harmônia e bem estar as relações.
Como um simples toque acaricia a alma e suaviza o coração.
Todas estas delicadezas, acompanham a leveza , a paz, e são laços que vão se formando com suavidade através do tempo.
A meiguice do olhar , conforta, aproxima, ensina, e mostra com exatidão o carinho retido dentro do coração, da alma.
Quando gostamos das pessoas, queremos por perto, trazemos para perto de nós, isso é FATO.
Queremos o toque, o olhar, o chega mais perto.
Chega mais perto. !!
Um simples sorriso, chega como "Halls" dentro dos nossos corações, aliviando , refrescando a alma, e fazendo o nosso coração cantar, pular de emoção e entusiasmo.
E neste mais profundo suspiro de satisfação e alegria, dizemos:
Estou feliz em te ver, e ter vocē por perto.
E vocē percebe que a sua presença é fonte de paz , força, energia, fonte de luz e de carinho.
Isso é fato, nada como estarmos por perto de quem gostamos, amamos, destilando ao outro as melhores energias.
O virtual , passa a ser insuficiente, insignificante quando se quer bem, quando se gosta de verdade.
A convivência diária, traz o sabor da compreensão, cumplicidade, admiração e respeito, alinhavando estes sentimentos e dando charme, elegância , um colorido especial a cada momento vivido .
A beleza destas relações , brilham os olhos de quem se aproxima, irradiando encanto a qualquer alma.
Simone Vercosa .

Inserida por vercosa

⁠Eu vou !!
Eu vou no amor, no cuidado ao outro, na conversa franca e aberta, vou no simples.
Vou no ouvir, no compreender, no falar com clareza, eu vou na paz.
É ai que vou, onde tudo faz meu coração calmo e tranquilo, onde encontro a leveza.
Onde dou gargalhadas , onde me alegro, onde a vida se faz simples.
Onde o outro se faz pequeno.
Eu dou as mãos para o tempo, para a calma , para a serenidade de enxergar o que deve ser visto e sentido.
Eu dou espaço ao tempo.
Abro todas as portas e janelas, para que clareie a minha visão , o cotidiano, sem medo do que tiver que enxergar. !!
Eu vou na essência de tudo.
Tudo que traz a paz, o conforto, a verdade e autênticidade de um ser.
É exatamente ai que vou, porque é exatamente ai que tudo faz morada , que tudo se instala e transforma, e que esta as mãos de Deus, imperando e cuidando e mostrando a durabilidade de tudo que há de mais nobre .
Desvenvilho do que não é puro.
De tudo que não caminha na fé, no respeito e no cuidado , no amor.
São nestes lugares que consigo aninhar, fazer morada, e que contribui para o meu bem , alegria, evolução , conforto e paz e felicidade !!
É exatamente ai que vou ficar. !!
Simone Vercosa.

Inserida por vercosa

⁠"A percepção de que somos
partes de um Todo,
ajuda-nos buscar cuidar
uns dos outros"

[...]

No mar humano,
na ordem dos bilhões,
vê-se gente entristecida
e famintos nos sertões

Marcha diária rumo ao labor;
quantos corações a sentir dor
passam despercebidos?

Engarrafamentos de decisões,
raros pensam nos bilhões,
nos entes esquecidos

Capacidade de se doar,
de fazer deste um mundo melhor;
resgatar almas das garras da injustiça,
que age a todo instante sem dó

Vide o calabouço depressivo,
onde muitos não percebem
o quão estão sendo enganados

Séries e programas sanguinários,
pele e coração desgastados,
e o mundo em opiniões bipolarizado

[...]

Mas há esperança em cada alvorecer...

[...]

Quem se importa
com o equilíbrio emocional
e a determinação alheia?

Sementinhas universais!
Sejais o sal da terra,
fertilizando sonhos!

Bem verdade, somos mais que um;
Encontramos num abraço confortante,
a somatória de energia vibrante,
herança do bem comum

Empatia é o dom milenar
que ganha espaço no terceiro milênio;
amadurece o desempenho
de amar e de perdoar

De mãos dadas,
os versos passarão a existir
com mais frequência
dando mais sabor à existência,
à convivência e à resiliência

Mudanças estão por vir
nos espaços celestiais,
os seres semi-deuses
aqui, farão coisas magistrais

As togas pretas agirão
com mais Justiça,
e os eleitos olharão
com bondade o seu povo

Não é o mínimo que se espera,
com a prática do exercício empático;
Somos, neste agir missionário,
uma espécie de mini confessionário

O tempo compartilhado
tem muito mais valor
na ordem dos astros

Quando leciona,
aprende a lição;
Quando socorre,
fica em silêncio,
em oração;
Quando reduz os passos,
estende a mão
e saúda a vitória do irmão

Tá no amor correspondido,
Tá no pai que escuta a filha,
Tá no bote socorrista
enviado para a ilha

Sem imposição,
a empatia contribui
àqueles que percorrem
o mesmo lapso temporal
da estrada chamada vida

[...]

"A arte da empatia
é a lente da evolução"

Inserida por renato_braga_1

Infiel ao soneto

Eu vou cuidando de mim,
De um jeito ou de outro
As coisas sempre têm seu fim.
Nonsense, passageiro ou verdadeiro.

Ó Cronos, só eu por eu até os confins.
Da minha existência és timoneiro
E eu mera tripulante enfim.

Que resguarda as perguntas
Nesse mar sem respostas.
À deriva, às escuras sem norte
Sem rumo e jogada à sorte.

Só sei que nesse trajeto de luta
Vez ou outra me recordo, latente,
A boa gente que meu ser recruta.

Inserida por VitoriaMayaraCima

Vamos entrando pela semana
alinhando os passos, abraçando olhares, cuidando uns dos outros, bordando laços de amizade.
Optando pela pela graça de saber ser leal, autêntico, amigo.
Agindo com bondade, levando em nossos gestos e atitudes a leveza de um carinho, a humildade que aprendemos amando a Deus.
Afinal pela fé somos união, força e esperança em dias melhores.
----Lanna Borges.

Inserida por lanna_borges

⁠Devemos encontrar uma maneira de cuidar uns dos outros, como se fossemos uma só tribo.Viva pra você, não para os outros. Não ouça tudo que te falam, ouça apenas o que você quer ouvir.
Esqueça as críticas se elas não te ajudam a crescer!
Esqueça das pessoas que você sabe que querem o teu mal, ou quando você menos espera vão te apunhalar pelas costas.
Não mude por NINGUÉM, seja sempre você!O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

Priscila Romão

Inserida por davidaarao

⁠Aprendi a me cuidar quando parei de esperar que os outros me cuidem ... depende de mim ser feliz , depende de mim ficar bem.. só de mim ..minha vida é um trem.. quem quiser me seguir que adentre a porta.. mas se não quiser , o trem vai continuar .. porque aqui é assim eu que sou a maquinista !!!

Inserida por bebelia2000

Amar é cuidar um do outro mesmo quando estamos zangados,
e assim conto este conto em que qualquer semelhança com fatos reais
não é mera coincidencia, é realidade real e verdadeira, que começou há 62 anos...
Ósculos e amplexos,
Marcial

RESGATE DE VIDAS PASSADAS
Marcial Salaverry

Em nossa vida, sempre teremos algum resgate por algo antes vivido... Algo vindo de outras passagens que certas almas tiveram... Aquela nossa outra parte que tanta falta nos faz. Aquela outra nossa parte que buscamos desde que nos entendemos por gente. O principe/princesa encantado/a. E juntos finalmente poderemos nos entregar ao cumprimento de nossa missão, que sempre será o bem comum, o amor universal, o encontro de nossa verdadeira essência que nada mais é do que o AMOR que certamente nos levará ao Nirvana... o juntos para sempre.

Relato a seguir um resgate que se realiza a mais de sessenta anos, dentro da mais completa harmonia.
Neyde e Marcial eram duas pessoas que jamais poderiam sequer se encontrar, pois levavam existências completamente antagônicas. Ela, vivia voltada para a família, pertencendo ao que se chamava na época “meninas de família”, ou seja casa, escola, eventualmente algum bailinho com a turminha de amigos e amigas, e aqueles namoricos de portão, sempre sob estreita vigilância de alguém. Ele, ao contrário, adorava a vida noturna, frequentador assíduo das “gafieiras” da época, e sempre procurava a companhia das chamadas “meninas fáceis”. Vivia apenas pensando nos prazeres da vida. Um encontro entre eles, seria como o encontro entre o Sol e a Lua (ou a Sol, e o Lua...).

Contudo, o Destino caprichosamente os colocou frente a frente em um salão de baile, quando ela tinha brigado com o namorado (estando “livre” portanto...), e ele, por um incrível jogo de coincidências fortuitas, não estava com sua quase noiva da época, e fora a um Baile de Formatura, quase que forçado por um amigo, e muito contra sua vontade, pois queria dar uma voltinha para matar a saudade das meninas de sua gafieira favorita.

Ao vê-la descendo as escadarias do salão, sentiu como que um arrepio premonitório, e comentou com seu amigo Zé Maria: “Com essa, eu casava amanhã”, provocando uma sonora gargalhada do amigo, que acrescentou ser mais fácil uma galinha criar dentes do que ele casar-se, boêmio convicto que era. Bem, alguma galinha deve ter surpreendido algum dentista...

O amor surgiu entre ambos naquele salão, como algo estranho para ambos, que não sabiam explicar o porque do inusitado da situação. Logo começaram a namorar. Contrariando todos seus hábitos, Marcial ia visitá-la quase todos os dias, submetendo-se ao “namoro vigiado” da época. Nem mesmo ele conseguia explicar o porque dessa mudança. O porque desse sentimento tão forte que lhe dominava completamente o espírito. Ninguém em sua família acreditava na seriedade de seus propósitos, acreditando que ele apenas queria mais um troféu de caça. Apenas Dna Elena, sua mãe, que inclusive disse textualmente: “O caso de vocês vem de muitas vidas. E vocês vão ficar juntos para sempre, amando-se para resgatar tudo o que trazem dessas vidas.”

Em pouco tempo, Marcial mudou completamente de vida, e depois de outra estranha coincidência, provocada por uma briga com sua irmã, decidiu sair de casa, e apressar o casamento. Mais uma vez, a família duvidou, e apenas sua mãe afirmou que eles teriam longa vida juntos e fariam muitas viagens. Assim foi, e assim aconteceu Neyde e Marcial permanecem juntos já há mais de sessenta anos, apesar de terem personalidades praticamente incompatíveis. Do que um gosta, o outro abomina. Mas aceitam-se, respeitam-se e o amor entre ambos é “imexível”. E é em nome desse amor e de como sempre souberam aparar as arestas que foram surgindo que atravessaram os anos numa vida cheia de alegrias. Claro que problemas surgiram, que brigas aconteceram, mas o amor sempre prevaleceu.

Agora pergunta-se o que pode ter feito surgir esse sentimento tão forte, unindo duas pessoas tão diferentes. E a melhor resposta foi a premonição de Dna. Elena, sobre o resgate de vidas passadas. Esse é um autentico amor vindo de um ou de muitos lugares no passado, pois segundo palavras de Dna. Elena, eles tiveram muitos encontros mal resolvidos, e teriam esta oportunidade para por a escrita em dia, tendo nesta passagem a oportunidade para o resgate de muitas outras vidas.

Esta é a história real de duas pessoas que se uniram em nome de um passado distante, e que certamente dará à elas a oportunidade de encontrar seu outro Eu.
E para bem falar desse resgate, completando hoje, dia 19 de Setembro, "apenas" 62 anos de casado, quero desejar a todos que o dia de hoje seja UM LINDO DIA, como está sendo para nós, Neyde e Marcial...

Marcial Salaverry

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠Entenda, vc precisa cuidar de você!
Você precisa desse coração bondoso que coloca na mão dos outros.
Pare de agradar todo mundo e depois esperar reconhecimento, a maioria das pessoas só querem o "venha à nós!" Se afaste de gente assim. Vc não é menor que ninguém, vc tem o seu valor. Busque-o aí dentro e quando o encontrar vai ver o tanto de tempo que vc perdeu querendo agradar àqueles que não enxergavam a sua cotação!

Inserida por andrea_dayse_ferreira

⁠⁠Pessoas que se acham normal, são um bando de hipócritas que só sabe cuidar da vida dos outros sem olhar para si mesmos.
A prova que o normal não existe é simplesmente o fato de um Deus divino nascer numa gruta em Belém, num estábulo cheio de animais.
Você acha normal? Você acha que um Deus precisaria nascer como humano só pra pagar nossos pecados?
Então antes de chamar alguém de estranho e anormal, olha para si mesmos e larga de ser hipócritas.

Inserida por CarlaRodrigues01

⁠Deus cuida de nós para que possamos cuidar dos outros. É um ciclo em que somos abençoados para sermos bênção. À medida que nos entregamos ao amor divino, encontramos um propósito maior em nossas vidas. Cuidar de quem necessitada não é apenas um ato de generosidade, mas uma vocação inspirada por Deus...

- Edna Andrade

Inserida por EdnadeAndrade