Textos sobre Caráter

Cerca de 670 textos sobre Caráter

⁠Não sou professor de português, mas essa eu preciso compartilhar: o plural de "caráter" é "caracteres".

Exemplo:

Este indivíduo tem caráter duvidoso.
Estes indivíduos têm caracteres duvidosos.

Diogo pode ser um bom-caráter, mas os dois irmãos dele são dois maus-caracteres.

Inserida por incognitasigma

MAU CARÁTER

Demétrio Sena, Magé - RJ.

O caráter é bom ou mau em pessoas de todas as classes, etnias, estados físicos ou mentais de saúde. Isso, por si só, deve bastar para nossa capacidade afetiva em relação ao semelhante, ainda que o semelhante seja bem diferente ou diverso do alvo inevitável de nossas expectativas ou preferências pessoais.
A pessoa é admirável com ou sem braços, pernas e olhos; com ou sem cabelos, massa corpórea, escassez de massa cefálica. Com ou sem estrutura emocional, cultura, paciência, dinheiro e noção. Tanto a cores, quanto em preto e branco e até incolor, se tiver bom caráter.
Não há como amar, admirar ou admitir a pessoa de mau caráter. Quem é sonso, traiçoeiro, preconceituoso e se julga superior por diferenças de pensamento, instrução, credo, meio social, sexualidade ou demais itens que não interfiram na índole humana é a mais profunda expressão desse lamentável contexto.

Inserida por demetriosena

QUESTÃO DE CARÁTER

Demétrio Sena, Magé – RJ.

Alguns desejos perniciosos não atendem à demanda humana de caráter. Nestes casos, o que determina o caráter é o que a pessoa faz do que sente. Em outras palavras, é a escolha entre ser a própria vítima ou fazer vítimas dos próprios desejos.

Inserida por demetriosena

TRATADOS DE AMOR, CARÁTER, GRAÇA E LEI

...

SOBRE CONVERSÃO NÃO RELIGIOSA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Ninguém se torna uma pessoa melhor quando se converte a uma crença, fé ou religião. Nem é pessoa pior enquanto não se converte. Nossa essência nos segue aonde vamos e o caráter de muitos é que se arquiva por temor do possível Deus, do inferno, e pelo interesse no céu que acende as mais acirradas ambições humanas. Os eventuais e sinceros arrependimentos, dramas de consciência e mudanças de comportamento ocorrem não pela conversão religiosa. Isso mora na índole dessas pessoas que se corrigiriam dentro ou fora de um grupo, mas por questões culturais nos habituamos a vincular um evento ao outro, seguindo as orientações massificadas ao nosso redor, desde o berço.
O arquivo do caráter mediante a fôrma (fôrma, mesmo) da conversão pode ou não ser mantido, a depender do quanto as propagandas dos dois extremos do além continuem convincentes para o indivíduo. Esse temor do possível Deus e do inferno; essa perspectiva ou ambição das ruas de ouro e cristal, dos muros de puro jaspe, as mansões celestiais e a glamorosa aposentadoria espiritual tende a ser bom para a sociedade só enquanto há medo e o suposto convertido cujo mau caráter se arquivou não se julga intimo, "assim com Deus" e, portanto, merecedor da impunidade pela hipocrisia de fazer o contrário do que prega, geralmente visando vantagens pessoais.
Tudo estritamente nos moldes da velha hipocrisia política e social neste plano, gerada pela pressa de conquistar aqui mesmo as vantagens e o poder que, segundo as falácias denominacionais, hão de se perpetuar no tal de céu. Acredito no ser humano e na sua capacidade pessoal, intransferível, de resgatar o melhor de si, quando esse melhor é viável, mediante o despertar da consciência e do amor, sem nenhuma interferência sobrenatural. Esse mérito já é do ser humano que se permite mudar na vida presente. Também acredito no mau caráter que não muda. Só se adéqua e se mascara enquanto, quando e onde lhe convém.

ACIMA DA LEI

Demétrio Sena, Magé - RJ.

O amor é o principio da justiça espontânea; não institucionalizada nem gerida pelo peso da culpa. Quando falha o princípio do amor, exatamente por ele não se forçar, a ética substitui o que deveria ser intuitivo, brotar livre do íntimo, pelo que vem da racionalidade; a consciência e a civilização. Isso é a ética; é o poder de nos incomodarmos com a ideia de sermos injustos, inconvenientes, maus, desonestos, abusivos, deseducados e desiguais para o semelhante.
Pela ótica da ética, nenhum ser humano é inferior ao outro. A nós. Ninguém tem o direito de oprimir, segregar, constranger, ostentar superioridade, julgar, subjugar e suprimir os arbítrios de foro intima. Não se há de admitir uma hierarquia humana entre semelhantes, nem a exacerbação das hierarquias trabalhistas, classistas, religiosas e de outras naturezas sociais.
Da falha do amor e a não incidência da ética, veio a lei como recurso derradeiro de organização social. Ela se vale de ameaças institucionais que deveriam se cumprir, por agentes instituídos via poder público. Em suma, só existe a lei porque a graça, provisão do amor, foi rejeitada e a consciência humana não foi suficiente para suprir o vácuo do amor, pela ética. E o mais assustador é que nem a instituição do medo, pela ideia de aplicação da lei, mostrou eficiência para conter os atos perniciosos da sociedade.
Nem a lei. Nem a tirania. Nem o terrorismo das religiões, pela figura lendária do diabo e as ameaças do inferno. Nada poderá conter o ser humano, porque o diabo é piada para nosso poder destruidor... os efeitos de nossas maldades. O inferno criado para outro plano é sofisma, face ao inferno que já instituímos na terra, com nosso desamor.
O amor está sobre todos os atributos capazes de salvar o mundo. Entretanto, ele nunca obriga. Deixa que a própria natureza humana encontre seu caminho. Serão necessárias muitas outras gerações, à base de muito sofrimento, não por lei, mas por consequências naturais, para que a humanidade, já cansada, reate com o amor e construa o próprio paraíso, que não será em outro plano. Esconde-se aqui mesmo, sob nossos pés enlameados.
Diz o livro de cabeceira dos cristãos, que pelo visto, cujo conteúdo ainda não foi absorvido, que só o espírito santo pode quebrantar e convencer o coração humano. É concebível para mim, pela minha profunda concepção além dos livros e das liturgias, de que o espírito santo é simplesmente a fachada ou o nome fantasia do amor.

SOB A REGÊNCIA DO AMOR

Demétrio Sena, Magé – RJ.

A Bíblia, que não é o meu livro de crença e regra, diz que Deus é amor. Minha visão do possível Deus tem suas reservas, mas do amor, este não. Nenhuma reserva, porque vejo nesta virtude a solução para os grandes problemas da humanidade. O amor extinguiria todos os sentimentos que geram guerra, fome, abandono, medo, raiva, opressão e desigualdade social. Sem todos esses resultados da falta de amor, nenhum país tentaria subjugar o outro; todos os países seriam bem governados, e seus povos, felizes.
Amor gera solidariedade, união, respeito, aceitação e acolhimento. Pessoas governam. E quando pessoas que governam se reconhecem pessoas, seres humanos iguais a todos os outros, a sociedade progride sem tragédias. Amor é sinônimo de sucesso coletivo; crescimento social; pessoa, família e nação bem sucedidas. É também o caminho, a verdade, a vida, e ninguém vai a lugar nenhum se não for por ele, o legítimo salvador da humanidade. Talvez não seja O Criador Direto e Mantenedor de tudo; que ninguém sabe quem foi, senão pelo sentimento intuitivo, inexplicável da fé... mas com certeza, é o legado insubstituível do poder de gerir o mundo, se o mantivermos em nós.
Pela minha ótica; pálida, insuficiente ótica, Deus não é amor; Deus é o amor, no sentido de o amor é Deus... em suma, não me refiro à Pessoa de Deus, mas ao substantivo abstrato que traz em si os atributos do que se convencionou como O Criador. Se na máxima ‘Deus é amor’ um é sujeito e, outro, predicado, eu diria que o amor é o sujeito; Deus, o predicado do amor. Ou se um é substantivo, e adjetivo o outro, afirmo que o Amor, agora também com ‘A’ maiúsculo, é o substantivo próprio. Deus é a qualidade do Amor.

Inserida por demetriosena

⁠Concordo que, na teoria, roupa não define caráter, mas enquanto a realidade ao meu redor faz essa associação, serei a favor da descrição e prevenção.

Concordo que, na teoria, o corpo é da mulher, mas enquanto a realidade ao meu redor despreza esse fato, serei a favor da prevenção e descrição.

Tenho sido chamado de machista pela patrulha ideológica dos politicamente corretos, mas pouco me importa como sou rotulado. O que realmente importa é que, depois do leite derramado, nenhuma ideologia, lei ou autoridade poderá trazer de volta nossos entes queridos.

Teoria é teoria, realidade é realidade.

Continuarei aconselhando minha filha baseado na realidade, na vida como ela é...

Inserida por I004145959

⁠A definição do Caráter de uma pessoa está em sua Índole e nos traços Éticos e Morais... Principalmente pelas suas Atitudes dentro dos
parâmetros da honestidade e do respeito ao próximo... E ser sempre Justo numa decisão de definir o que eh Correto na Vida...
:.E assim eh.:
Ir.'. Marcos Dantas

Inserida por aguiadantas

As supostas imperfeições físicas não são nada diante de um caráter forjado no amor e respeito ao próximo.
Viva o que te faz feliz independente da opinião alheia.
Quer ver a beleza real contida em cada ser humano?
Olhe para dentro, investigue os olhares, pois pouco importa o que sai das bocas quando escutamos com o coração.

Inserida por maryann

⁠Com o tempo, valores preciosos que moldam o caráter de uma pessoa caíram no esquecimento.
Valores como o amor
Respeito e confiança
A educação era a luz da sabedoria
Valores que apontavam para a liberdade com limites e regras a serem observadas
E essa felicidade era tão simples quanto um sorriso
Que a queda não foi uma desistência, mas um avanço
Esse choro lubrificou os canais lacrimais
Que as lágrimas precedem um sorriso
Os valores de homens e mulheres maduros foram deixados para trás, esquecidos, empoeirados pelo descaso e ignorância das pessoas imorais de hoje sem respeito, entregues a decepções fúteis sem amor próprio, caídas, complacentes
No desrespeito e na imoralidade de uma pessoa agora perdida que abandonou os valores dos bons tempos passados...

A beleza esquecida

Inserida por marcio_henrique_melo

⁠"A boa formação do caráter pressupõe que a vontade transite do mundo das imagens para o mundo das idéias, ou seja, transcenda à imaginação e alcance a razão formal de ser das coisas.

Ou isso ou a derrota para emoções que usurpam o lugar da inteligência e desfiguram a personalidade".

Inserida por CarlaGP

⁠"O genuíno idiota só consegue ter certezas coletivas.

As suas verdades são de caráter numérico, razão pela qual sente-se psicologicamente confortável apenas no rebanho a que adere.

O idiota sempre eleva a opinião da maioria ao plano das verdades intocáveis, daí ser pessoa incapaz de real diálogo e grandemente intolerante para com as objeções ou o convívio com os desiguais. Ele conduz qualquer discussão a uma infernal mistura de premissas e assuntos diversos, que reunidos compõem uma massa amorfa e avassaladora à qual é impossível responder detidamente.

O idiota é o homem-massa que idolatra a si mesmo ao querer pasteurizar tudo e todos à sua imagem e semelhança.

Qualquer certeza — por fundamentada que seja — proclamada por alguém de fora de seu grupo é tida pelo idiota como pretensão desmedida, a ser escarnecida de todas as formas.

O espírito de grupo do idiota é a prova material de sua incapacidade de elevar-se ao nível das certezas teoréticas, fruto de reflexões continuadas e paciente estudo. Seu ódio à excelência costuma esconder-se por trás das bandeiras "democráticas" com que tem a sensação vertiginosa do heroísmo e da superioridade moral e intelectual sobre os adversários.

Opinar contrariamente às evidências é prática comum do idiota, razão pela qual o melhor que uma pessoa de bom senso deve fazer é não prosseguir jamais na discussão com ele.

Seria idiotice imperdoável.

O idiota é a prova cabal do mistério que há entre o céu e a terra".

Inserida por CarlaGP

⁠A honra de uma pessoa, está no seu caráter irrepreensível, e que ao longo do tempo foi forjado pelos valores da santidade, da fidelidade e do seu amor por Deus. E que quando, manifesto através das suas atitudes de ⁠bondade, consolidam para sempre a vontade e o propósito de Deus nesse mundo.

Dedicado especialmente para o meu amigo Elemar da Silveira

Inserida por leonardomenin

As atitudes de uma pessoa dizem mais a respeito dela do que qualquer coisa que esta venha à dizer..... Palavras são só palavras, mas ter determinação de cumprir algo, terminar algo ou HONRAR algo é demonstração PURA de caráter.... uma pessoa com caráter e HONRA não precisa de contratos, não precisa de garantias, na verdade não precisa nem falar, pois ela já tem a confiança dos outros apenas pelas suas atitudes.

Inserida por rlnoronha

É dando tiro na escuridão que muitas vezes acertamos as mais improváveis e temidas feras que atribulam incensadamente a pureza da nossa racionalidade, e que são desprovida de nenhuma fé, desprovida da inexistência de qualquer tipo de caráter e devido a isso, de uma perversidade cruelmente assustadora.

Inserida por Maxwouters

Todos querem coloca o dedo na nossa cara e dizer que o que nós somos é pecado, nos julgam, descriminam, nos ofendem será que isso também não é pecado? Porque não temos o direito de ser feliz, ser quem realmente somos. Temos que viver "Obrigados" a seguir um padrão de uma sociedade medieval, pessoas que estimulam o ódio, o sofrimento, a dor, e nos julgam por quer amamos? A Bíblia fala que é pecado ser homossexual, mas também fala sobre o ódio, ninguém segui a Bíblia, ( Amarás o teu próximo como a ti mesmo ~Marcos 12:31 ) mas só lembram dá palavra quando é para julgar. Ninguém sabe o que nós passamos, o que a gente sente, ninguém pede para nascer homossexual ou se tornar homossexual, e eu não tenho vergonha de ser homossexual, me orgulho do que eu sou. Eu acredito em Deus, eu o amo, sei de toda sua palavra, quero seguir todos os seu ensinamentos, mas não vou ser o que não sou, isso é caráter e não hipocrisia, a sociedade precisa respeitar. Não vou pedir para aceitarem o que sou, porque você aceitando ou não eu sou o que sou e não vou mudar!!

Inserida por igormonteiro017

Mulher inteligente não compartilha tua energia com qualquer um, ela se valoriza, na escassez de homens íntegros dar preferência a manter-se solteira. Essa teoria que toda patricinha agora um vagabundo não possui alicerce, citado unicamente por gente inocente e imatura. A mulher almeja um companheiro leal com estabilidade, responsabilidade, dote e caráter.

Inserida por cardosojus

A liberdade vêm vestida de uma falsa ideia de que tudo pode. Mas descuidos são nocivos e ligeirezas arranham seu caráter e sua essência. Tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convém. Então, cuide bem de você, do que você sente, do que você faz, do que você vê e acrescenta. Cuide dos seus, avalie a sua importância e tome conta de si.

Inserida por HelyaneDianno

Uma das coisas que me deixa triste na sociedade é esse paradoxo que existe no meio feminino de que homem nenhum presta, de que todo homem trai e mente... Isso inclusive faz com que muitos se tornem assim pelo fato de ja serem considerados assim. Mas eu vou me manter ná minha convicção de que meu carater é o que tenho de melhor, e se não sou reconhecido por isso, tudo bem, eu sei mais de mim do que qualquer outra pessoa.

Inserida por FredsonCM

A versão perfeita sobre a minha pessoa jogaram fora. Não sigo modas, tenho meu próprio estilo. Não sou vaidosa, minhas sobrancelhas estão por fazer e raramente as unhas estão esmaltadas. Tenho marcas de expressões, nessas alturas do campionato seria estranho se não as tivesse já q não faço nada para que isso não aconteça. Já tentei, mas não consigo frequentar academias porque é um ciclo metódico, e eu odeio a mesmice. Não gosto de mimimi e tenho pavor de pessoas que se vitimizam. Sou sonhadora, mas mantenho meus pés no chão. Não me iludo com palavras bonitas e corpinhos malhados porque ambos tem prazo de validade. Gosto de gente da minha gente, àquelas sem frescuras que riem por qualquer motivo aparente, que se doam e principalmente aquelas que quando falam comigo, falam olhando nos meus olhos, um simples gesto que me traz confiança! Tenho muitos amigos, mas pessoas que confio, conto com os dedo de 1/2 mão! ...e se você não gosta da minha pessoa ou das coisas que faço, pode ter certeza que nada vou fazer para que isso mude, entenda, não posso me travestir somente para te agradar!

Inserida por leila_jacomo

⁠Em termos gerais, o caráter se forma em resultado do conflito entre a natureza e a cultura, entre as necessidades instintivas da criança e as exigências da cultura, agindo através dos pais. (...) Este processo de adaptação de uma criança ao sistema viola seu espírito. Ela desenvolve um caráter neurótico e torna-se temerosa da vida.

Alexander Lowen
Medo da vida: Caminhos da realização pessoal pela vitória sobre o medo. São Paulo: Summus, 2022.
...Mais
Inserida por MarcioAAC

⁠Você nasce de um ato de coragem, alguém decidiu enfrentar o que fosse necessário para dar a você o maior premio que alguém pode receber, a vida. Não seja, agora, um covarde, um ser que vive pelas sombras e se alimenta da inveja, que sorri com dentes amarelos e se veste de desculpas e com olhares sem brilho...Mesmo na sua mediocridade, fuja da covardia, assuma sua condição e mantenha uma posição. Mesmo aquele que escolhe ser o que é, sabedor do vazio que sente, dentro de si, não pode permitir ser um covarde. A terra precisa de esterco para florescer, até para você existe lugar nesse mundo.

Inserida por fcpv1809