Textos sobre a Rejeição
Se você não consegue lidar com os limites dos outros, é porque você não consegue lidar com os seus limites. A rejeição é um processo de ver-se.
Toda vez que eu quero buscar no outro o que me falta, eu o torno um objeto. Eu posso até admirar no outro o que eu não tenho em mim, mas eu não tenho o direito de fazer do outro uma representação daquilo que me falta. Isso não é amor, isso é coisa de criança.
O anonimato é um perigo para nós. É sempre bom que estejamos com pessoas que saibam quem somos nós e que decisões nós tomamos na vida. É sempre bom estarmos em um lugar que nos proteja.
Amar alguém é viver o exercício constante, de não querer fazer do outro o que a gente gostaria que ele fosse. A experiência de amar e ser amado é acima de tudo a experiência do respeito.
Como está a nossa capacidade de amar? Uma coisa é amar por necessidade e outra é amar por valor. Amar por necessidade é querer sempre que o outro seja o que você quer. Amar por valor é amar o outro como ele é, quando ele não tem mais nada a oferecer, quando ele é um inútil e por isso você o ama tanto. Na hora em que forem embora as suas utilidades, você saberá o quanto é amado!
Tudo vai ser perdido, só espero que você não se perca. Enquanto você não se perder de si mesmo você será amado, pois o que você é significa muito mais do que você faz!
O convite da vida cristã é esse: que você possa ser mais do que você faz!
Joguei sobre você tantos medos, tanta coisa travada, tanto medo de rejeição, tanta dor. Difícil explicar. Muitas coisas duras por dentro. Farpas. Uma pressa, uma urgência. E uma compulsão horrível de quebrar imediatamente qualquer relação bonita que mal comece a acontecer. Destruir antes que cresça.
Eu escolho te amar
em silêncio,
porque em silêncio
eu não encontro rejeição.
Eu escolho te amar
em solidão,
porque em solidão,
mais ninguém te tem senão eu.
Eu escolho te adorar
à distância,
porque a distância,
me protegerá da dor.
Eu escolho te beijar
no vento,
porque o vento
é mais gentil do que os meus lábios.
Eu escolho te abraçar
nos meus sonhos,
porque nos meus sonhos,
tu não tens fim.
Amor não correspondido
Me apaixonei por alguém que não me ama
Me entreguei para alguém que não me quer
Mas mesmo sabendo disso, continuei
Mesmo sofrendo, continuei
Pois tuas migalhas eram mais do que o suficiente para me fazer feliz
Mesmo sabendo que teus sentimentos eram falsos, os guardava como se fossem verdadeiros
E nessa ilusão permaneci
Tive esperança que em ti, algo conseguiria despertar
Que se continuasse entregando o meu amor, um dia me amarias
Perdão... fiz planos demais é nas minhas expectativas me perdi
Agora só me restam lembranças de que por alguns momentos fui feliz.
Aceito sua rejeição, sua falta de vontade, suas idiotices, sua forma de me tratar, seu abraço, seu sorriso. Aceito de coração suas palavras, teu olhar, suas lágrimas. Aceito seu sentimento de amor que nunca foi amor de verdade, aceito teu colo, teu ombro amigo. Aceito suas considerações, aceito suas desculpas, seus erros e acertos, suas criticas e aceito a falta que você me faz, aceito tentar te esquecer, aceito você nunca me querer. Por fim, aceito você!
Às vezes temos que “passar por cima” de nossa raiva, nosso ciúme ou nossos sentimentos de rejeição e seguir adiante. Somos tentados a ficar presos a nossas emoções negativas como se lá fosse nosso lugar. Então nos tornamos “o ofendido”, “o esquecido” ou “o rejeitado”. Sim, podemos nos vincular a essas identidades negativas e até mesmo ter um prazer mórbido com isso. Talvez seja uma boa ideia dar uma olhada nesses sentimentos obscuros e tentar descobrir de onde vêm. Mas então chega o momento de passar por eles, deixá-los para trás e seguir adiante em nossa viagem.
Se não estivermos dispostos a superar o medo da rejeição, sempre nos sentiremos sós. [...] Por não querermos assumir os riscos da intimidade, tentamos preencher o vazio criado pela falta dela em nossas vidas. Daí nascem os vícios. Se não alimentarmos de forma saudável o poço sem fundo criado pela ausência de intimidade, acabamos alimentando-o de formas autodestrutivas.
Alguns tentam preencher o vazio com álcool; uns com compras; outros com drogas. Muitos irão preenchê-lo com uma série interminável de relacionamentos fúteis e de curta duração, e um número cada vez maior de pessoas tenta preencher o vazio com experiências sexuais. O resultado é um vazio cada vez maior. Todos esses vícios são apenas tentativas pouco saudáveis de preencher o vazio criado pela falta da intimidade verdadeira.
Os vícios são, portanto, alguns dos mais poderosos enganos que podemos vivenciar. Os vícios nos desconectam da realidade. Então, por que nos atraem com tanta força? Por uma razão incrivelmente simples: eles mudam o modo como pensamos sobre nós mesmos. Enquanto a intimidade nos leva à partilha com os outros, os vícios nos empurram cada vez mais em direção à solidão de nossos mundos imaginários. Eles mantém viva a ilusão de que somos o centro do universo.
A intimidade genuína nos liberta da solidão, mas, quando fugimos da intimidade, muitas vezes acabamos escravizados pelos vícios
Do livro "Os Sete Níveis da Intimidade"
Talvez rejeição não seja a palavra mais apropriada, o caracol não rejeita o dedo que lhe toca, encolhe-se. Será a maneira que ele tem de rejeitar? Será. No entanto, você, à vista desarmada, não tem nada de caracol, às vezes penso que nos parecemos muito. Quem, você e eu? Não, eu e o caracol...
(O homem duplicado)
REJEIÇÃO
A rejeição é uma dor imensa, invade o corpo, a alma, a vida e vai delimitando passos e definindo rumos. Se não houver uma reação positiva, esta experiência dolorosa toma conta do futuro, de todos os planos.
Estudos revelam que a dor é literal, sensorialmente dolorosa, como uma queimadura por exemplo. O que permite falar que a rejeição arde, dói e incomoda!. Além disso, outras pesquisas relatam que curar se de uma rejeição é como se livrar de um vício. E sejamos justos, se fosse fácil escapar, não se chamava vício. E a ajuda para superar esta fase? Boa pergunta.
Imagine que existem centenas de clínicas para reabilitação de dependentes químicos, mas nenhuma para a reabilitação de quem levou um fora.
As pessoas só fazem com a gente o que deixamos que façam. Não gosto de regras, mas esta frase anterior é um paradigma em minha vida. É claro que não podemos decidir as ações alheias. Estar conosco é uma escolha que cabe a cada um que cruza nosso caminho e é, de forma tácita ou não, convidado a permanecer nele. Uma vez que este alguém decidiu trilhar outra estrada sem você, e não antes de você persistir até a linha onde termina a tentativa e começa a humilhação, se faz necessário entender e aceitar que a história ganhou um ponto final involuntário. Mas a sua história pessoal continua, e como enfrentar a situação é que vai fazer toda a diferença.
Todo mundo tem o direito de escolher, assim como você, mas não é a escolha do outro que define quem você é. "Ele não me quis, sou um lixo" se fossemos determinar nossa existência pelos outros, estaríamos fadados a uma falácia afetiva sem fim. A auto-estima não pode ser abalada por uma rejeição, obviamente, ela é o calcanhar de Áquiles dos apaixonados. Assim, merece nossa atenção especial quando nos sentimos rejeitados.
Não há receita pronta e generalizada para as dores de amores, e nem é a pretensão deste singelo Blog indica-lá. Me basta alertar que é necessário socorrer seu ego após uma ruptura amorosa indesejada. Sabe aquela afirmação "sou mais eu", exatamente esta deve entoar no seu consciente, acreditando no seu próprio valor e lembrando que todo mundo, todo mundo mesmo, já levou o pé na região glútea pelo menos uma vez na vida.
A gente escolhe tudo por afinidade, comida, roupa, carro... mas paixão já é bem mais complicado. Difícil dizer com precisão o motivo pelo qual nos apaixonamos por esta ou por aquela pessoa. Portanto, não escolhemos de forma racional, a rejeição ocorre da mesma forma. Não houve uma escolha baseada em argumentos sólidos, mas um que sem fórmula que esfriou, as vezes nem chegou a esquentar, a relação.
Viva, solte-se, acredite que vai acontecer de novo, seja paixão, amor, atração. Um não te quis e foi embora. Outro esta procurando por você.
A vida gira, e nada é igual ao segundo passado. Perfeito, a palavra chave: PASSADO; passou, começa a viver o hoje se dando mais valor e amanhã, talvez, apareça alguém bem mais interessante.
Dance, cante, grite, escreva, leia, crie um blog, faça novos amigos, de um trato no visual, experimente novas comidas. Mas em nenhuma hipótese sinta se menos ou deixe de cuidar de você. Em algum ponto da estrada você vai olhar para trás e enxergar que tudo passou, por que isso posso afirmar, tudo passa!
Eu sou mais eu!!!!
O que dói mais?
Ser rejeitado ou ignorado
Acredito que a Rejeição é algo extremamente doloroso
É como se não importasse o quê você é ou nada do quê você fizer, seja o suficiente
Não há nada a ser feito, pra quê a pessoa fique com você
Nada que faça ela te Querer de volta
Nada que faça ela te Amar de novo
É como se você fosse o cocô do cavalo do bandido, algo desprezível
Pensar sobre isso é penoso, e escrever torna isso Pior ainda
Essa sensação de não ser boa o suficiente
Esse sentimento de Inferioridade, que me persegue ano após ano
Ser rejeitada não deixa dúvida nenhuma, de quê você não é mais necessária na vida de alguém
Soa tão Cruel, mas, é a verdade, do jeito que ela é
E ser Ignorada, pode ser um jogo psicológico
Que a pessoa tá fazendo com você, ou uma das maneiras que essa pessoa encontrou de te magoar, te machucar
De te testar, até onde a sua Lucidez pode ir
Qual é o nível que sua Sanidade pode aguentar
Até onde você pode ir, antes de enlouquecer totalmente
Eu me pergunto, se antes de entrar em Colapso, a pessoa sabe que está se perdendo no Caos
- 02 de Agosto de 2021
Rejeição!
És a essência da minha paixão..
Me rejeitou uma vez... e não teve meu perdão..
Sorriu com ingratidão... não me deu satisfação
Me jogou no mundo como um algo em vão...
Matéria-prima da minha fusão
Alma fria e uma mente com muita razão!
Querida rejeição... não contaminou meu coração!
Mas me encheu de motivação...
Rejeição... que desistiu de mim no dia da minha concepção...
E me jogou no mundo por alguma razão!
Sombras da rejeição...
Medo...
Que medo é esse que,
encontrando o coração aberto,
adentrou e ali construiu o seu reinado?
Que medo é esse que,
temendo o exílio,
formou logo o seu exército?
Medos, medos, medos...
Nada mais que projeções
do medo amedrontado:
medo da rejeição
Amor...
Que sentimento é esse que,
encontrando o coração aberto,
adentrou e se fez servo?
Que sentimento é esse que,
entendendo a fragilidade do medo,
muito amou e aceitou e,
do coração, o medo exilou?
Medos, medos, medos...
Vidas despejadas
nos ralos do tempo
E nós, indiferentes,
não vemos que os medos
são sombras da rejeição,
facilmente, dissipadas
pelo Amor e a Aceitação
Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta:
olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal,
a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos.
Provérbios 6:16-19
Ele te deixou?
Ele te deixou e achas que não vais conseguir viver sem ele? Que ele foi a coisa mais importante que aconteceu em tua vida? Estás errada, pois se assim fosse não teria te largado. O ser mais importante da tua vida ainda vai aparecer e para isso precisas existir e de maneira diferente, tua velha pessoa tem que morrer, precisas estar sempre forte e com o semblante alegre para que uma outra pessoa te enxergue vencedora e não derrotada.
Quem quer viver com uma derrotada? A derrota nos tira o brilho, a ternura e a beleza. Vais viver sem ele e muito melhor quando não levares nenhum erro que cometeste nessa relação para a outra. Tens que fazer-te nova e conseguirás também viver sem ele, pois vais estar com outro e começarás a viver para esse amando-o e respeitando-o, assim tua vida será cheia de alegrias. Pense, foste muito mais importante do que aquele que te deixou, pois deste a ele a liberdade de escolha e nunca o fizeste teu prisioneiro. Viva! Ame-se! Elias Torres
Enxergo melhor na escuridão
Nas trevas da formosa afeição
Suor de vontade e descontrole
Sachê biológico, me poupe
Empático, renegado, relegado
Empréstimo pego com o diabo
Empírico, oneroso, mal-amado
Empanado, pelo sol injuriado
Em mim, há você, o pecado
Pecado desvairado, desatino guardado
Explosivo no órgão louvado
Bem, amar sozinho é se destruir a cada momento
Esperar que alguém mude
É se condenar
Decidir ficar, sem ter motivos
É pedir para sofrer
Não saber quando desistir
É se perder
Insistir no que passou
É apenas angústia
Por isso, não fique sem motivos
Saiba quando desistir para seguir em frente
Jamais faça as mesmas escolhas
E espere resultados diferentes
A vida há de ser boa
Você encontrará um novo amor
Se permita amar novamente
Olhe pra novas pessoas
Aprenda coisas novas
Viva a cada instante
E não se culpe por ter amado sozinho
Uma pena para aquele que não te quis
Você merece o melhor
Então por favor, apenas desista desse amor.
A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.
Até que ponto vai a rejeição de um amor? Até que ponto vai o rejeitado? Até que ponto vai alguém com os sentimentos feridos? Alguém com uma alma morta? Alguém vazio? Alguém sem chão? Alguém solitário? Á procura de sua alma? Até quando alguém assim aguenta? Eu não sei... Mas creio que já cheguei ao meu limite.
Se você foi rejeitado muitas vezes em sua vida, então uma rejeição a mais não vai fazer muita diferença. Se você for rejeitado, não conclua automaticamente que a culpa é sua. A outra pessoa pode ter diversos motivos para não fazer o que você quer que ela faça: nenhum deles pode ter algo a ver com você. Talvez a pessoa esteja ocupada ou não se sentindo bem ou sem o menor interesse em passar um tempo com você. Rejeições são parte da vida cotidiana. Não deixe que elas o incomodem. Continue tentando alcançar outros. Continue tentando alcançar outros. Quando você começar a receber respostas positivas, então você estará no caminho certo. É tudo uma questão de números. Conte as respostas positivas e esqueça as rejeições.
A rejeição é dolorida. E na ânsia de ser amado, procuramos desesperadamente que nos aceitem. Mas, quando rejeitados muitas vezes, depois de algum tempo, não sentimos mais dor. Quando trabalhamos nosso amor próprio, percebemos que não precisamos que ninguém nos aceite como somos. Amar-se, é não se sujeitar ao que o outro tem a oferecer. Amar-se, é estar feliz na própria companhia.
- Relacionados
- Alguém que nos rejeita
- Frases de Rejeição
- Dor de Rejeição
- Rejeição Amorosa
- Rejeição
- Textos sobre Deus
- Textos de Fernanda Young
- 11 meses de namoro: mensagens e textos
- 5 meses de namoro: mensagens e textos
- 11 frases e textos de Caio Fernando Abreu que vão te fazer pensar na vida
- As 40 frases e textos mais lindos e tocantes de Fabrício Carpinejar