Textos sobre a Morte
Ninguém vai chorar por você,
mas pela falta que você fará,
a companhia e a presença,
o tempo compartilhado,
os espaços preenchidos,
seu ouvido disponível,
sua voz consoladora.
A morte destrói o corpo,
não o amor que ficou,
embora em dor e saudade.
Lembrança é quase pessoa,
vagando por toda a casa,
perfume de coisas órfãs,
gemendo em cada lugar.
Você pode ter a fé que quiser em espíritos, em vida após a morte, no paraíso e no inferno, mas se tratando desse mundo, não seja idiota. Porque você pode me dizer que deposita sua fé em Deus para passar pelo dia, mas quando chega a hora de atravessar a rua, eu sei que você olha para os dois lados.
Luto deve ser algo que todos temos em comum, mas parece diferente em todos. Não é só pela morte que temos que sofrer. É pela vida. Pelas perdas. Pelas mudanças. E quando imaginamos porque algumas vezes é tão ruim, porque dói tanto... temos que nos lembrar que pode mudar instantaneamente. Quando dói tanto que não se pode respirar, é assim que você sobrevive. Lembrando-se que um dia, de alguma forma, impossivelmente, não se sentirá mais assim. Não vai doer tanto. O luto vem em seu próprio tempo para todos. À sua própria maneira. O melhor que podemos fazer, o melhor que qualquer um pode fazer, é tentar ser honesto. A parte ruim, a pior parte do luto, é que não se pode controlá-lo. O melhor que podemos fazer é tentar nos permitir senti-lo, quando ele vem. E deixar pra lá quando podemos. A pior parte é que no momento em que você acha que superou, começa tudo de novo. E sempre, toda vez, ele tira o seu fôlego. Há cinco estágios de luto. São diferentes em todos nós, mas sempre há cinco. Negação. Raiva. Barganha. Depressão. Aceitação.
“A morte realmente nos surpreende. Nos pega despercebidos. Uma hora você está com a pessoa, brincando, conversando, pintando as unhas e segundos, minutos ou horas depois você está se lamentando em cima do caixão. Flores, algodões dentro do nariz e o corpo pressionado em um pedaço de madeira, pra meses depois aquilo tudo virar pó. Apenas pó enterrado no pó. Engraçado… Algumas pessoas nunca vão deixar de fazer falta. Os anos passam, você nem sente mais como no começo, mas de alguma forma a falta daquela pessoa nunca passa. E seria uma pena se passasse, não restariam lembranças, nem risos e nem choros. Um dia você está chorando por uma pessoa que, talvez, nem sabe teu nome inteiro, e no outro a vida lhe apresenta um real motivo para chorar. Uma pessoa para realmente sentir falta. Uma pessoa que realmente se importou, que chorou e se doou. Que deu o sangue por você, e que se privou das horas de sono para te fazer companhia enquanto chorava dentro de um berço. Que queimou a mão algumas vezes derramando o leite para ver se estava na temperatura ideal pra você. Te ninou, segurou seus braços enquanto aprendia a andar, escovou seus dentes e depois arrancou seu primeiro dentinho de leite, penteou teus cabelos, e depois quando grande mandava você aumentar a saia ou descer a blusa. Esse tipo de pessoa que deixa falta, deixa marcas… Uma pessoa, mesmo distante consegue te fazer sorrir. Uma pessoa que nem a morte é capaz de separar. É tão clichê, mas é assim: ela sempre fica no seu coração; e depois ela vira aquela estrela que mais brilha no céu. É… como disse, a morte nos surpreende. Mas eu sei, Deus tem um plano pra tudo e não existe morte para aqueles que estão no Senhor, só um longo sono… Então, bons sonhos Vó.”
Humildade é como coragem, só se mede coragem diante da morte ou de algo parecido. A mesma coisa com a humildade. Só se mede a humildade quando você tem razões objetvas para não ter humildade. Assim como a coragem não brota entre covardes, a humildade é uma agonia apenas para quem tem razões de ser orgulhoso
“A morte não é tudo. Não é o final. Eu apenas passei para a sala seguinte. Nada aconteceu. Tudo permanece exatamente como foi. Eu sou eu, você é você, e a antiga vida que vivemos tão maravilhosamente juntos permanece intocada, imutável. O que quer que tenhamos sido um para o outro, ainda somos. Chame-me pelo antigo apelido familiar. Fale de mim da maneira que sempre fez. Não mude o tom. Não use nenhum ar solene ou de dor. Ria como sempre fizemos das piadas que desfrutamos juntos. Brinque, sorria, pense em mim, reze por mim. Deixe que o meu nome seja uma palavra comum em casa, como foi. Faça com que seja falado sem esforço, sem fantasma ou sombra. A vida continua a ter o significado que sempre teve. Existe uma continuidade absoluta e inquebrável. O que é esta morte senão um acidente desprezível? Porque ficarei esquecido se estiver fora do alcance da visão? Estou simplesmente à sua espera, como num intervalo, bem próximo, na outra esquina. Está tudo bem!”
Eu não devo ter medo. Medo é o assassino da mente. Medo é a pequena morte que leva à aniquilação total. Eu enfrentarei meu medo. Permitirei que passe por cima e me atravesse. E, quando tiver passado, voltarei o olho interior para ver seu rastro. Onde o medo não estiver mais, nada haverá. Somente eu permanecerei.
Ainda sabendo que a morte vem de Deus, quando nós não a provocarmos, não podemos, por enquanto, na Terra receber a morte com alegria porque ninguém recebe um adeus com felicidade, mas podemos receber a separação com fé em Deus, entendendo que um dia nos reencontraremos todos numa vida maior e essa esperança deve aquecer-nos o coração.
A morte não costuma agendar a sua chegada. Quando ela vem. Não pede licença. E, nem espera despedir dos entes queridos. Pagar as contas. Não espera ter que enviar e-mail para alguém, nem postar qualquer coisa no status do Facebook, nem mesmo telefonar para alguém e dizer “adeus”. Ela chega. Sem explicação. Então, aproveite que ainda há tempo. Lembre-se das pessoas queridas. Talvez, amanhã. Não. Nunca mais haverá oportunidade de fazê-lo. Talvez, parta você. Talvez, eu. Ou, talvez, quem devesse ser lembrado. Boa sorte!
Toda a gente forceja por criar uma atmosfera que a arranque à vida e à morte. O sonho e a dor revestem-se de pedra, a vida consciente é grotesca, a outra está assolapada. Remoem hoje, amanhã, sempre, as mesmas palavras vulgares, para não pronunciarem as palavras definitivas. E, como a existência é monótona, o tempo chega para tudo, o tempo dura séculos.
Na vida, apenas uma coisa é certa, além da morte e dos impostos. Não importa o quanto você tente, não importa se são boas suas intenções, você cometerá erros. Você irá machucar pessoas. E se machucar. E se algum dia você quiser se recuperar... Há apenas uma coisa que pode ser dita... Esquecer e perdoar. É isso que dizem por aí. É um bom conselho, mas não muito prático. Quando alguém nos machuca, queremos machucá-los de volta. Quando alguém erra conosco, queremos estar certos. Sem perdão, antigos placares nunca empatam, velhas feridas nunca fecham. E o máximo que podemos esperar é que um dia tenhamos a sorte de esquecer.
A Capoeira é algo muito mágico
A Capoeira é algo muito mágico que nem sei como explicar
Desde criança que pratico mesmo contra a vontade dos meus pais
E o tempo foi passando mas agora já é
Sou Capoeira até morrer
Muitas pessoas viviam pensando que estava ficando louco por conta desse meu caso de amor com a Capoeira
Mas quem nunca amou que atire a primeira pedra rsrs
A Capoeira virou minha vida e me faz feliz, estou to falando serio
Eu me encanto com o som dos Berimbau, pandeiro e do Atabaque que me da sempre vontade de chorar
ao escutar-los sinto a magia e me transformo
Eu quando entro na roda é como a minha vida
Dou rolé na solidão, me esquivo da saudade
Dou AU de felicidade por estar vivo e sentindo a atmosfera da capoeira
E para voces que sempre acharam que eu fosse louco acertaram rsrsrsrs
EU SOU LOUCO POR ESSA ARTE QUE TANTO ME ENCANTA
Eu SOU MOVIDO PELA CAPOEIRA
Eu sou um Capoeira
A Capoeira sou eu
Essa arte de todas as raças, todas as cores, de decepçoes, de valores, de conquistas e de muitos amores me encanta.
Grande guerreiro eu sou.
Sou Capoeira no sangue, na pele, na vida e na cor.
Mesmo apos a minha partida seguirei imortal desde que nesse mundo continuem soando os atabaques e os sons do berimbau.
Sou grato pela vida e pelos meus aprendizados, sou grato por ser, estar e existir.
Iê viva meu Deus Camara!
Iê vida eterna aos meus Mestres, minha Familia, meu amigos e aos verdadeiros Capoeira.
Iê Salve a Capoeira
Liberdade
Falando de minha experiencia
Quero lhes contar
Das minhas Vivencias em Salvador
Com Mestres como Joao Pequeno e Waldemar
Falar da Liberdade que é um Bairro que existe la
Um celeiro de Bambas
Onde A Capoeira fez historia
La nasci me criei, aprendi e comecei a ensinar
Desde la realizei os meus primeiros sonhos
Que era o mundo rodar
Agradeco a Deus e aos meus pais guerreiros
Pelo apoio e saber me educar
Agradeço ao Meu Mestre Alfredo
Por a Capoeira me ensinar
Agradeço a Bimba e Pastinha
Pela a nossa Capoeira lutar
E agradeço a todos os antigos por manter a tradição e a Capoeira nao abandonar
Liberdade Liberdade
Capoeira de tradicao
E Capoeira de verdade
LIBERDADE LIBERDADE
CPOEIRA DE TRADICAO E CAPOEIRA DE VERDADE
"A Capoeira é uma arte completamente mágica!
A Capoeira é para todos, mas nem todos estão preparados para ser um Capoeirista,
A Capoeira é simples, a Capoeira é misteriosa, a Capoeira é alma, a Capoeira é amor.
Capoeira é o ar que eu respiro, é minha aurora, é o meu dia, é a minha noite, os meus sonhos e é o meu sono.
Capoeira sou eu, Capoeira são eles, Capoeira é você.
"PARE um pouco procure descansar e refletir o porque que sempre esta dando com a cabeça contra os muros e obstáculos, seja grato pois pelos caminhos que passaste deixastes muitos rastros e pessoas que te ajudaram nessa sua jornada. Como por exemplos os seus Pais, familiares, Professores, amigos e ate mesmo aquele estranho que conheceste e que nem se lembras o nome, pois e aquele mesmo que te encontrou perdido(a) no meio do nada.
Ja descansou, agradeceu e refletiu?
Agora siga DEVAGAR
Para que tanta pressa, se para o lugar aonde queres chegar precisas de tempo? No caminho terão muitos obstáculos que terás que superar, assim é a vida. Cuide do seu bem estar, da sua familia, dos seus amigos, da humanidade e da sua saúde pois teras uma longa jornada pela frente e vas depender de tudo e todos, agora abra os olhos para os sinais de alerta que viram por diante, seja prudente.
Uma Parte de min
Por Edval Santos
Em todos os desafios, corremos algum tipo de risco e com esse risco existe a possibilidade de que sejamos derrotados ou não.
Devemos estar sempre preparados para as surpresas e as maldades vindas atraves de nos proprios seres humanos.
Estamos todos navegando num mesmo barco e lutando contra a mesma maré. Devemos abraçar-nos e declarar-nos sem medo.
"Uma Parte de min é Respeito, Perdão, Carinho, Humildade, Lealdade, Confiança, Amizade, Personalidade, Segurança, Compreensão, Paixão, Fidelidade, Entusiasmo, Atração, Sintonia, Cumplicidade, Sinceridade, Caráter, Ciúmes, Companheirismo, Alegria, Bom Humor, Tolerância, Diversão e a outra é simplesmente AMOR."
Você cultiva o que voce planta.
“Plante e cultive para que um dia voce tambem possa colher.”
EU PENSEI "I THOUGHT"
Eu pensei que eu fosse um bom pai, irmão, amigo, parceiro, professor e companheiro. Como pude me deixar enganar por tanto tempo? Porque as pessoas sempre querem mais? Como diz o velho ditado, voce dar uma mão e já querem todo o braço. Sou um bom artista isso sim, sou engraçado, dou os meus pulinhos, o publico gosta e ainda me aplaudem, as vezes até de pé, só que já não sou mais aquele garoto novo. Sou um bom filho porque minha mãe me diz até hoje, maisserá que sou mesmo? Que coisa hein! Na verdade é que eu sou muito perfecionista. Sou guerreiro, sou batalhador, sou otimista, sou muito sincero e tudo isso incomoda a muitos. Que faço? Esta aberta essa discurssão, aproveitem, preciso e quero continuar crescendo. Não sou um sonhador e sim um missioneiro. Se errei me desculpem, pois sou HUMANO.
Isso é so um começo de uma longa jornada, muitos obstaculos haveram, muitos sofreram, muitos cairam e muitos sairam vitoriosos, esse é o circulo da VIDA.
Eu Edval Santos,
Um eterno aprendiz.
"Não existem perguntas bobas, existem sim pessoas tolas que não fazem perguntas.
Nunca cometa esse erro, faça perguntas sempre que tenha duvidas, mesmo quando você achar que é uma pergunta que não faz sentido, porque na realidade todas as perguntas fazem sentido, pois se nós perguntamos é porque temos duvidas e ou precisamos saber.
E como dizia um dos grandes Mestres que eu tive quando era ainda bem novo, "burro não é aquele que não sabe, mas sim aquele que não quer saber”…
E eu concordo plenamente com essa frase, pois quando alguém faz uma pergunta é porque tem vontade de saber a resposta, e eu confesso a você que prefiro mil vezes as pessoas que fazem perguntas do que aqueles que ficam sempre calados.
Quando que eu posso chegar ao sol
"Quando que eu posso chegar ao sol?
Mantenha suas cabeças erguidas.
Traga sua própria luz do sol.
Eu sou um girassol dourado que se faz brilhar por todos os lados.
Transformando esse mundo mais lindo, belissimo e destacado.
Para min a Capoeira é assim... Cada jogo, cada toque e cada canção é para min como se fosse uma explosão de pura beleza.
Quando que eu posso chegar ao sol?
Te respondo, vivendo a vida como se fosse um girassol dourado brilhando por todos os lados em harmonia com brincadeiras, ritmos e belas canções.
Ie viva a Liberdade Camara!
Ie viva o criador,
Ie viva Deus do ceu,
Ie viva o meu Mestre,
O Mestre que me ensinou
A malicia e a malandragem
Desse jogo de valor
Jogo da Capoeira
Arte de muita paz, respeito e amor…….