Textos sobre a Humilhação

Cerca de 81 textos sobre a Humilhação

⁠CIMENTO, TECIDO E CALÇADA

Jogado ao chão sem mera importância; afogado em si pela água; incomodado por ferramentas humanas; lançado de qualquer forma como filho do nada. A parede segue rebocada, enquanto o cimento constrói sua casa.

Furado em todas as partes; ligados a força bruta; arrochados injustamente; jogados ao corpo, e ainda assim são humilhados. O tecido segue vestindo, mesmo sendo sempre usado.

Pisado diariamente; sujado pelos outros; queimando-se no sol, molhado sem querer banho; sofrido é o tratamento do piso, rejuntado sem cimento, fortalecendo o caminho de todos, em pleno sofrimento. O paralelepípedo preenchia, enquanto a calçada era formada.

Quando a gente ofende alguém, quando é cruel e maldoso não fica feio para o ofendido, fica feio para o ofensor.
Eu não me preocupo com o que falam sobre mim por aí.
Geralmente coisas ruins vem de quem não me conhece, vem de pessoas inferiories, com vidas desinteressantes e que não têm nada melhor para fazer que ofender e tentar humilhar em uma busca desesperada por atenção.
Não dou atenção para esse tipo de gente, não mais.

Mesmo com todos esses problemas no momento,mesmo com sensações de fracasso,frustração,tristeza,humilhação,simplicidade,desanimo, lembre-se das coisas que você conquistou até aqui, da força que teve sua vida inteira ,lembre-se dessa coisa misteriosa que lhe dá motivos para tentar,seguir adiante com tudo que tem, use essa força e jamais se esqueça de quem se tornou ao longo dessas frustrações e tristeza e tenha orgulho de si! Bata no peito e diga eu que consegui isso sozinha, eu que tentei, eu que sobrevivi, eu que estou aqui.

Honre a ti mesmo!

Inserida por rachellvidal

EXPECTATIVA
Viver além da medida nem sempre é bom.
Rápido tudo deveria acontecer e nem sempre consegue. Mente humana deseja tudo muito frenético é da minha natureza. Os neurônios passam estímulos acelerados, tudo é urgente. O inconsciente espera a qualquer modo concretizar e realizar. A vontade alheia não há como determinar, se perde o controle não há como dominar

Viver além da medida nem sempre é bom.
Projeto nos outros desejos ansiosos. Plenamente como satisfazer tantos anseios.
Relacionamentos acredito que enganam. Reagindo com revolta por sentir traição.
Buraco fundo que não é preenchido. Manipular para transcorrer na conformidade esperada não existe.

Viver além da medida não é bom.
Mudar se faz necessário para viver racionalmente. Tranquilidade falta, se vive na angustia do desespero. Aceitar e aprender a controlar é essencial para um bom senso. Libertar a alma do sofrimento e deixar de ser seu prisioneiro.
Viver além da medida é ruim. Gera frustração além das expectativas.
Cassia Guimarães

Inserida por cassia_guimaraes

No momento em que me debrucei a fazer este poema, havia acabado de chegar de uma aula de Sociologia. Me encontrava pensativo ao analisar a divisão de camadas estabelecidas pelo Sistema de Castas Indiano, assim como as camadas estabelecidas desde a queda do Sistema Feudal até chegarmos ao modelo Capitalista atual. A grande e principal semelhança existente entre todos esses sistemas resulta na produção de desigualdades sociais.

HUMILHAÇÃO

É nascer pobre sem querer, e continuar a viver!
Obrigado a fazer o que não se quer,
Nas mãos da classe dominante como uma sentença!
Subordinados por serem pobres.

Humilhados por toda a vida pela classe nobre.
O preconceito acabou mulher negra? Não, morena!
Sempre sem liberdade, obrigados a fazer,
Capitalismo do ter para manter.

O que fazer? Ter para ser?
Querer ou não querer?
Permanecer ou não permanecer?

O que fazer se não tiver e querer ser?
Viver sem querer? Ou continuar vivendo por viver?
Defino a vida em querer, ser, ter, sobreviver e permanecer.

Inserida por LazaroMCarvalho

Nazismo Incréu

Habitamos numa nuvem de maldade
Onde não há cor, apenas negridão
Há gritos de pavor
Há tristeza e dor.

Somos rondados pelo medo
Fomos marcados
Seremos exterminados.

Chorar virou rotina
Nascer virou maldição
Viver virou sofre
Morte virou sorte.

Corpos por todo lado
Sangue, dor, assassinato.
Para a compaixão
Não há perdão.

O peso da lágrima é insuportável
O sofrimento é inenarrável
Por um lado uma maldade ilimitável
Por outro, um amor interminável.

Quem vence nesta guerra?
Vidas cretinas aqui na Terra.
Humilhados, destroçados e massacrados.
Mas no final, exaltados!

(Baseado no filme "A Lista de Schindler")

Inserida por nathalianrocha

Serviço público está cada vez pior, não só pela precariedade, mas também pelas pessoas que trabalham nele. Que cada vez mais tratam a população com DESDÉM, literalmente, ao pé da letra e com todos os significados. Na saúde, transporte, educação, segurança, etc.
A pessoa humilde chega lá, na única porta, ou melhor seria dizer, na brecha que lhe é aberta e é tratada com tanta estupidez, e ainda tem que engolir a seco, pois qualquer cara feia lhe rende uma retaliação, sendo jogada sempre no último lugar da fila...
Mas, fazer o quê? A gente só tem isso...

Inserida por SaraMachado2016

Um estraga-prazeres

Fazia o melhor que podia, mas ele continuava autoritário, deixava pra lá um monte de suas esquisitices, soltava a imaginação e imaginava em pouco tempo o encaixe perfeito das nossas relações.
Pra ser honesta, eu não sei nada de relacionamentos, mas parte do que sinto e das minhas inseguranças foram plantadas por você, eu era avaliada o tempo todo, eu precisava aprender a me comportar de tal modo senão perdia o “príncipe”.
Tinha certeza que dava conta de agir conforme a música, mesmo eu não entendendo muito porque isso havia de funcionar. Com o tempo percebi que nós não éramos chegados e tudo começava a ficar um pouco cansativo, era tudo muito chato e eu estava sem paciência.
Identifiquei a minha parte dos problemas eu estava de pavio curto com tudo aquilo, eu sei que magoei, sei que amo você, sei que reclamo muito, sei que não sei lidar bem com as divergências do dia a dia, mas a maneira como você está agindo me faz perder o controle de mim mesma.
Os dias voavam e o desgosto aumentava, era uma situação desconfortável, eu me transformei na chata reclamona, eu achava que merecia tudo que você me dizia, tudo que você deixava de sentir por mim, era eu que não correspondia a altura.
Não me relaciono com ninguém desde que rompi com ele, nem beijos, nem carícias, a vontade existe, mas não encontro alguém que não se pareça com ele, qualquer lembrança que me faça lembrar dele é descartada.
Aconteceu tanta coisa, foi difícil ler as entrelinhas que não era culpa de ninguém, eu precisava ser realista, perspicaz, meditativa, ficava triste de repente, não tinha mais novidades para contar, não conseguia oferecer ajuda já que me sentia crucificada.
Via um monte de clones felizes, isso me deixava com inveja, não nego ou com raiva, ou com frustração, não sou babá de adulto mimado, parei de demonstrar qualquer sentimento.
Em busca de um relacionamento saudável e sério excluí você da minha vida, mesmo que eu precisasse te encontrar todos os dias, mesmo que você estivesse deslumbrante com o seu olhar sedutor, mesmo que a minha argumentação válida e bem embasada no cérebro contrariasse o coração.
Você tinha que agir como se quisesse atirar em alguém? Você tinha que estragar os momentos maravilhosos? Eu amo o mundo, as pessoas, os bichos, o trabalho, amo a liberdade do pensamento confortável, odeio ressentimentos ou arrependimentos inexperientes.
Eu sinalizava confiança, o amor passou depressa, não deixou rastros, saiu de linha, fracassou, cruzei os braços e tornei-me séria demais, contagiantemente, quase perfeita, linda... para os outros...
Precisei reenergizar, parar de querer ser verdadeira o tempo todo, precisava de um pouco de espaço, precisava sentir o calor de um afeto mútuo que me desse alegria instantânea.
Peguei o carro para dar uma volta, elogiei você aos amigos que encontrei, sempre te achei legal, maduro, gente boa, mas eles me diziam que te achavam rude e grosseiro. De repente percebi que precisava de equilíbrio, eu me sentia humilhada, precisava de cor na minha vida, nas minhas unhas, na minha roupa.
Entendi que eu não pertencia mais à você, entendi que não poderia mais perder tempo, entendi que as coisas deveriam ficar no passado, entendi que não deveria me arrepender, pois a vida é profunda demais para arrependimentos, somos do jeito que somos e sempre há alguém que nos encaixe.

Inserida por Arcise

Por qual motivo alguém tende a rebaixar o seu amigo na frente de outras pessoas? para mostrar superioridade? mostrar para aquelas pessoas que é alguém legal o bastante para se juntar a aquele grupo? aumentar um pouco a sua baixa auto-estima nem que seja por alguns minutos?

isso só mostra o quanto você é uma pessoa ruim que ninguém iria querer ser amigo, contar segredos, algo do tipo kkkkk...é engraçado porque, parando para pensar...a culpa não é sua.

Inserida por helano_sousa

Ás vezes é preciso que façamos ouvidos de mercador e parar de se incomodar com a agonia alheia…

Já fui humilhado muitas vezes,reagia,mas agora,a partir de agora,quero pensar melhor antes de fazer uma merda…

Mesmo assim,não levo desaforo pra casa…eu vomito todo a humilhação pra fora! —

Inserida por andimfunit

⁠Barreira

Pensamentos, falação, gritos.
Quando vai acabar? Para tentar evitar isso criei uma barreira
Uma barreira, um pequeno universo dentro de minha mente para me distrair
Acredite ou não está funcionando sabe?
Por que eles falam tão alto? Meus ouvidos e minha cabeça doem.
Por que não podem falar mais baixo? Por que eles não controlam?
Se eu consigo controlar, eles também conseguem.
Acho que me bloqueei tanto de meus sentimentos que não sei como expressa-los
Não sei minha cor preferida
Não sei minha comida preferida
Não sei oque mais gosto de fazer
Não me conheço
Eu sou uma estranha para mim mesmo
Eu me odeio por isso
Não tô ligando para nada
Para nada
Tudo para mim e "tanto faz"
Não sou uma boa irmã
Sou uma péssima irmã
Não quero isso
Quero agradar todo mundo
Não sou oque meu pai queria que fosse
Não sou oque mim mãe queria que fosse
Mas esses pensamentos nem me afetam
Por causa da maldita barreira
Aquela barreira que me bloqueou de tudo
Mas por um lado me fez bem
Agora não me machuco
Mas mesmo não me machucando, não estou bem.
Não estou feliz, não estou triste
Apenas picos de energia aleatórios no meio do dia
Apenas estou aqui
Existindo
Picos de energia que aparecem em qualquer momento
Mas não estou bem
Queria estar
Mas não quero me machucar

Inserida por ManuelaDias

Os homens nunca vão saber como é o sentimento de uma mulher que se sente humilhada por ser mulher.
Bem como os brancos nunca vão saber como é o sentimento do negro que se sente humilhado por ser negro.
Bem como os héteros nunca vão saber como é o sentimento do gay que se sente humilhado por ser gay.
A prepotência é a mãe de toda humilhação. E o pai é a soberba.

Inserida por verinha_sfalsin

Já tentei conversar, acreditando que a conversa seria a solução de nossos problemas. Mas a solução sempre foi temporária. Estou descobrindo que suas mudanças são apenas temporárias, de acordo com seu humor e conveniências.
E sem dúvida, dependendo de onde estivermos.
Se bem que ultimamente, mesmo quando não estamos a sós, você me ignora. Mas é melhor do que antes, quando teu prazer era me humilhar perante todos.

Inserida por DENISEMP

Como você quer que meu filho te respeite, se você traiu, feriu, mentiu, humilhou?
Sinto muito, mas você não é um espelho para ele. Você plantou e agora não quer colher.
Eu te perdoei, mas, para ele te perdoar, pode ser que seja necessário mais tempo. E nesse tempo, que você mostre que mudou.

Inserida por DENISEMP

⁠Por favor mostre que você melhorou a estima.
você é jovem, bonita, inteligente tem que ser motivação para as outras pessoas.
Você sabia que tem muitos homens que adoram mulheres com baixa auto estima, mulheres sem cultura, sabe por que? Para pisar nelas, humilhar e depois jogar fora, assim como faz com laranja, chupa e depois quando está só o bagaço joga fora.
Homens ama e respeita mulher poderosa, culta e auto estima lá nas alturas.
Fica aqui minha dica

Inserida por silva_bj

Aqueles que são torturados e humilhados, mas ficam calados🤐 E aqueles que vê a maldade, a escravidão e a perseguição, mas vendam os olhos😎 São piores que os mortos😔 Porque aqueles que estão enterrados, não sentirão mais, na carne, a continuidade da sua dor, da sua tristeza e da sua solidão: sem fim.
Fale: não se cale. A liberdade é uma dádiva concedida pelo CRIADOR, e aqueles que tem fé e acreditam nesse poder, serão sempre felizes e estarão sempre confiantes, em cada amanhecer.

Inserida por PeregrinoCorrea

Um outro olhar

De que adianta tantos julgamentos, tantas acusações, tantas pedradas, tantas humilhações. As pessoas hoje, já não sabem mais amar, acolher, cuidar, proteger. A realidade de nossos dias são pessoas hipócritas, orgulhosas, que apenas pensa em seu sucesso pessoal, e esquecem que somos humanos, que estamos sujeitos as adversidades da vida.

Que hoje podemos estar no maior topo da montanha, como também podemos estar ainda subindo os primeiros degraus da caminhada.

Se pararmos para pensar, observamos que as pessoas, não procuram mais as coisas simples, não procuram mais o zelo, o amor para com o próximo. Contrário, nos nossos dias, são pessoas correndo contra o tempo, desesperadas, de um lado ao outro, em busca de coisas matérias, coisas passageiras, coisas que vem e se vão facilmente.

E de que adianta tudo isso?

Será que menosprezar aqueles que estão arruinados nas drogas, mendigando, sofrendo, irá ajudar você em sua vida vazia?

Será que você humilhar, julgar, caluniar, atirar pedras, é demonstrar o amor que existe em ti?

Abram os olhos, vejam e vivam em um outro olhar. Não seja igual as bilhões de pessoas que há nesse mundo. Sejam diferentes, sejam prudentes, ame e se deixe ser amado. Viva em outro olhar, e você verá o que o amor pode transformar.

Inserida por JarieneLeilane

Sina

Cuspiram na minha cara
Rindo alto
Porque uma preta
Nesse país
Não vale nada!

Por que eu não reagi?
Eu não sabia que era gente
Meu senhor
Eu não sabia

Eu era temente à Deus
Mas mesmo na igreja
Sempre fui humilhada
Uma preta nessa terra
Onde Jesus foi pintado
Branco, de olhos azuis
Como pode deixar de lado sua cruz?

Inserida por pensador

⁠O húmus é uma matéria em decomposição que serve de alimento para os elementos do meio biótico e que encontra-se na terra. Da raiz húmus origina a palavra humildade que é a capacidade de fazermos outra pessoa crescer, evidenciando seus potenciais.
É a virtude que consiste em conhecermos nossas próprias limitações e fraquezas e que nos dá o sentimento exato do nosso bom senso ao nos avaliarmos perante as outras pessoas.

Já dizia Osho: seja humilde e ninguém poderá humilhá-lo.

Humilhar também tem origem em húmus, que sugere a intenção de rebaixar alguém, colocá-la ao chão.

Sendo assim, quando a pessoa tem consciência de seus potenciais e suas limitações, não será outro que a rebaixará.

Se alguém diz, você é baixinho e você realmente é baixo, por qual motivo se importará? Essa é a realidade. E se você não for baixo, não tem porquê se importar também, pois essa não é a realidade... 😉

A palavra humano também tem origem em húmus...

Inserida por mirianrebeca13

⁠#DESVALIDO

Os pés sujos...
A alma triste...
Se há esperança...
Onde está?

No gole da cachaça...
Na bagana fumada...
Nos tempos de criança...
Na alma cansada...

As roupas são um trapo...
Encardidas, mal cheirosas...
Na pele enrugada...
A face da desesperança...

Será que é amado?
Ou somente suportado?
Por alguém tão igual...
Por alguém desigual...

Deixa acontecer...
Ponto final...

O vento traz as palavras...
Tamanha humilhação...
Brilho nos olhos perdidos...
Alguém lhe tem consideração?

Não é ninguém...
Para morrer basta estar vivo...
Para alguém...
Talvez faça falta...
Mas nessa noite malfadada...
Acalenta suas esperanças...
Na marvada cana...

Sandro Paschoal Nogueira

Caminhos de um poeta