Textos sobre Humanidade
Que bom seria se a sabedoria da Humanidade fosse cumulativa. Mas cada geração precisa conhecer o horror da guerra com os próprios olhos, sentir o dor do látego com a própria pele, descobrir o valor da Liberdade à custa das próprias perdas. Deveríamos aprender as coisas ruins nos livros e as boas, estas sim, vivendo-as intensamente. Porém, por mais lições que nos traga a História, em larga medida não somos mais do que aprendizes daquilo que já deveríamos saber.
A idiossincrasia mais assertiva da humanidade é quando alguém compreende holísticamente dos tais "ninguéns". Ninguém conhece ninguém na sua totalidade. Ninguém é melhor que ninguém. Ninguém é sábio de tudo. Ninguém é dono da razão e emoção. Contudo, essa compreensão nos leva a lidar com a diversidade, nos leva ao encontro do equilíbrio, nos leva ao espaço de um mundo colorido.
Se a Humanidade nasceu na África, esteja onde estivermos dentro e fora do continente e acima de quem formos nos degraus e réguas sociais, somos frutos e sementes das mesmas árvores em atemporais desenvolvimentos e movimentos constantes no mundo. Independente de nos acolhermos ou nos rejeitarmos como irmãos...
A Humanidade ainda vai evoluir para um estágio de consciência segundo o qual é uma questão de saúde mental abolir a dependência das telinhas. O celular voltará a ser apenas um telefone. As redes sociais, e-mails e tudo o mais ficarão em casa, restritos ao desktop. Uma ou duas vezes por dia, as pessoas se sentarão ao desktop e responderão as mensagens mais importantes. Poderão usar a IA para filtrar o que realmente precisam ver ou saber. E terão suas vidas de volta. Vidas que hoje literalmente são sequestradas pelas telinhas.
A consciência tranquila e em Paz me permitem estar bem diante de Deus e da humanidade. Ainda assim tendo cautela com todos os meus atos e temor a Deus; me deparei com seres que não tinham consciência tranquila, paz, cautela e temor a Deus que tudo vê! Percebi que eles acreditam que sairão impunes. Quanto a mim, agradeço a Deus por não ser como eles que não se retratam e nem reparam os inúmeros prejuízos causados! Deus me fará JUSTIÇA!
"A sabedoria coletiva é o tesouro mais valioso da humanidade, pois é a soma das experiências, conhecimentos e ensinamentos de gerações passadas e presentes, que nos guia na busca por uma vida mais plena e significativa, permitindo-nos transcender as limitações do nosso próprio ponto de vista e expandir nossa compreensão do mundo."
A humanidade é como um jardineiro que, ao cultivar o seu jardim, destruiu grande parte da vegetação e da matéria-prima da natureza. Ao longo dos anos, evoluiu e aprendeu muito, mas também causou muitos danos irreparáveis. Agora, muitas coisas foram destruídas e extintas, e nós mesmos somos responsáveis por isso. À medida que continuamos a evoluir, nossas ações afetam diretamente o meio ambiente, como se estivéssemos tirando o ar que respiramos.
"Um dos piores erros cometidos pela maioria da humanidade é pensar que não é digno de se comunicar diretamente com o divino. Se você acredita que não pode falar com Deus sem a necessidade de um intermediário, não pode ter um relacionamento significativo consigo mesmo. Afinal, o ser humano é apenas uma extensão de Deus e a conexão com o divino é fundamental para o crescimento espiritual e autoconhecimento."
O Universo estaria extinto, seria o fim da humanidade, o cadafalso, se o Mundo não tivesse a criação da Mulher. Deus, Sempre Perfeito, assim determinou e não há Ciência, por mais desenvolvida que seja, que recrie a maternidade capaz de repovoar a Terra. Sejamos, pois, gratos pela vida e pela existência da Humanidade, a todas as Mulheres, Cuidadoras, Professoras, Artistas, Doutoras, Poetas, Cientistas,... enfim, Mães, Mulheres e Filhas. Feliz Dia Internacional da Mulher. Feliz 08 Mar!
"Quanto progresso a humanidade já obteve em momentos de fascínio e descanso? Instantes em que permitimos ao nosso cérebro repousar de seus problemas e fluir nas águas da imaginação, aqueles mares em que as infinitas possibilidades do engenho humano nos brindam com as chaves da felicidade e também de muitos dos nossos mais percucientes mistérios."
Quanto custa abandonar suas convicções? Talvez seja o custo da própria humanidade. Os especialistas afirmam sobre o ápice da evolução da sociedade. Sim, não é mais preciso polícia em Estádio de futebol ou na porta do banco. Todos se comportam como tal. As leis garantem todos os direitos. Afinal ninguém quer um inocente preso. Mas e quanto aos deveres do cidadão? Uns vão trabalhar para custear a mordomia aos patrícios e o circo à plebe já que a picanha está garantida. Porque cada um não exerce o seu papel no "nosso belo quadro social"? O conceito do certo e do errado mudou? Será que Deus errou em sua obra? Falar o que pensa ou no que acredita se tornou crime? Não se esqueçam da diferença entre a liberdade e a libertinagem. Tempos sombrios se avizinham.
Deus criou a humanidade a sua imagem e semelhança, então todos somos iguais. Diferentes? Apenas os ideais. Foram maltratados, escravizados e prisioneiros, e a culpa é da gente, nós que criamos esse chiqueiro. Pinturas que retratam a realidade, mas cês ignoram. Músicas que falam a verdade, mas cês não dão bola. Inocentes morrem a toda hora, e novamente vocês ignoram. Mas quando é os de gravatas, declaram luto na hora. Pessoas imploram por igualdade, Hipocrisia. Enquanto vai ao protesto, faz piada com a cor de pele da vizinha. Se você quer igualdade, mano, trate os outros como igual, que saber da verdade? Olhe ao seu redor e veja o que se passa na sociedade.
Estamos chegando a um ponto em que a humanidade terá que escolher o que deseja para o seu futuro. Queremos coisas que nunca tivemos e construímos soluções que se tornam fontes de problemas. Utilizamos água limpa, pronta para consumo, para refrigerar servidores, destruímos florestas para ter hambúrgueres mais baratos no freezer do mercado, envenenamos o solo para produzir ultraprocessados, enquanto sacrificamos o ar puro para o turismo em massa. Os desastres que estão acontecendo no mundo, é apenas um reflexo do que estamos priorizando como sociedade.
A ciência existe para ajudar a humanidade a solucionar problemas, ela não da ordens; político existe para servir a população e não ser servido por ela; juízes existem para julgar e manter a integridade de Leis e não aproveitar-se de suas falhas; Já AS FORÇAS ARMADAS, para o caso dos grupos citados acreditarem ser uma trindade "DIVINA"; acima de todos está O CRIADOR!
A tal da inteligência superior que a humanidade alardeia possuir é extremamente contestável. De alguma forma, conseguimos atingir um nível de desenvolvimento tecnológico que, pouco tempo atrás, só era possível no cinema. A cada dia nos deparamos com a última novidade eletrônica, a mais nova cura do câncer, a galáxia mais distante do universo e por aí vai... Em nome desse desenvolvimento, continuamos exaurindo nosso planetinha, essa raridade (dentro do pedacinho de universo que conhecemos) que, cada vez mais rápido, segue o roteiro para ser rebaixado a "inabitável".
Há de chegar o dia em que, numa grande convenção, onde os destinos da humanidade estiverem em jogo , e o dinheiro e o mercado triunfarem sobre todas as 'razões', algum dos presentes chegará à brilhante conclusão, economicamente, correta de que a solução será "Amar ao próximo como a si mesmo". Ante a perplexidade de todos, ouvir-se-á o comentário: "mas, isso já foi dito por alguém !"
" O homem nega a sua humanidade quando exerce poder sobre o outro, que é o causador da desgraça dele mesmo, transmitida através de toda a sua história e contexto,pois inventou deus ser todo poderoso e, assim, autoridades se diziam ser divinos (exemplo: os reis feudais diziam-se ser vassalos de deus, criando hierarquia, pois consideravam vassalos todos os outros humanos, e as religiões oprimiam o pensamento individual com princípios como a obediência, por isso fora considerada como a idade das trevas), e com esse contexto fez do homem o lobo do homem). Hoje a escravidão é menor, mas as instituições que governam segundo a vontade dos ricos e poderosos, são genes deste contexto passados de época para época, e dão para maioria da raça humana apenas o pão e o circo (trabalhos exploradores, e entretenimento fútil, respectivamente). Não existe a justiça da igualdade, mas todos nós somos iguais (estruturalmente), apenas somos escravos de nosso passado. Nunca houve uma revolução evolutiva da condição humana, apenas trocas de interesse e falta daquilo que nobremente chamamos humanitarismo.
O Cristão entende que Deus concedeu a humanidade o direito de escolha, isso se chama liberdade. Porém, o cristão também reconhece que Deus conscientizou o homem por meio de sua palavra acerca do certo e errado, isso se chama responsabilidade. Viver a liberdade sem responsabilidade, ah! Isso é pura libertinagem.
E todo dia eu acredito .... num mundo melhor ... acredito que a humanidade ainda tem jeito ...acredito na fé no poder do amor...acredito no sorriso sincero ...acredito que o coração sangra sim, mais se recupera .. acredito que o tempo cura tudo ...acredito que dias melhores virão... sim eu ainda acredito ...
Cheguei à conclusão de que a humanidade, em sua maioria, é ignorante, pelos governos que escolhem, pelas coisas a que se submetem, por seus atos mais simples do cotidiano, por suas opções desvairadas, pela futilidade de suas motivações, pela preguiça da reflexão. O atalho sempre desejado e a busca para facilitar todas as coisas embruteceu o ser humano, o acomodou na poltrona da pobreza e revelou a miséria do seu espírito.