Textos sobre Humanidade
Humanidade subtraída
A mídia conseguiu tirar a paz
No coração das pessoas
Ainda distorce e manipula, e
Nos privou das coisas boas
Éramos todos humanos
A evolução nos desligou
A religião separando, a política dividindo
E o dinheiro, é que nos classificou
A dor é cruel igual pra todos
É preciso fazer algo que não se faz
Inventar algo que não tem
Todos precisamos. Invente paz!
Se !!! Mas..
Se Deus não tivesse um plano de salvação para a humanidade,
se ele não tivesse antes da fundação do mundo estabelecido a sua vitória sobre a futura organização que viria denegrir a integridade e a inocência da sua criação.
Se não existisse um Salvador pra remir a falha do ser que foi criado mas se virou contra o Criador,
Se não tivesse acontecido a cena da cruz pra dar a vitória sobre o pecado e sobre o inferno, como seria a vida na terra???
Nasceriamos sem esperança, viveríamos algum tempo já sabendo da sentença, teríamos em mente que ao morrer, teríamos uma eternidade escura e horrenda.
Teríamos medo de crescer, pois com o crescimento viria a idade adulta, e isso traria a cada vez mais a ideia de que iríamos nos encontrar com a escuridão da eternidade.
Sem nenhum sentido pra viver, e sem nenhuma perspectiva, e pela falta de entender o motivo de ser alguém e estar aqui, muitos tirariam a própria vida, ou tirariam a vida de muitos, pois a desilusão seria a palavra de ordem no sentimento da humanidade.
Mas ...
Mas Deus, com toda sua Sabedoria e Poder, criou a solução antes do problema,
Mas Ele, que criou, não deixaria sua criação perdida, pois tudo o que ele faz é perfeito, e sendo feitos pelas suas mãos, somos aperfeiçoados naquilo que ele mesmo nos deu, a esperança...
Mas Ele, nos deixou uma dádiva, uma situação na qual podemos reverter o nosso quadro de incapacidade em relação ao ato de falha humana, que se usarmos , somos alcançados e inseridos no centro do seu plano, que é salvar o perdido e errante pecador.
Mas Seu Filho, não se fazendo por merecedor da sua herança, abriu mão da sua Glória por um tempo, e cumpriu em si mesmo todo o propósito do Criador em restabelecer a comunhão com a criatura...
Mas Ele mesmo, com seu poder e conhecimento, criou a solução mesmo antes do problema acontecer.
Estamos em uma fase da humanidade, que o que tem prevalecido em muitas mentes imaturas e sem conhecimento, é o achismo delas sobre assuntos do que não se discerne com a razão, e muito menos com a ciência, e sim, com a fé no sobrenatural de Deus, no que não se vê, mais que se acredita, crendo com a fé.
(DVS)
O Começo
O naufrágio da humanidade está assentado no egoísmo. Se descobre a cura do câncer, retrocedem na classe humana. Somos ignorantes enjaulados em um mundo coletivo. Enquanto não se pensar em falar a língua universal. E apenas buscando realizar nossos interesses pessoais, não será as doênças, nem a violência urbana o mal maior. A falta de humanidade é o verdadeiro apocalipse.
Dentro da minha humanidade ingrata, sinto que o "peixe" que tenho recebido nada me acrescenta. Penso que com a "vara", eu teria crescimento, conhecimento , oportunidades, experiências, fracassos e resiliência, conquistas que só eu saberia o valor. Nada disso o "peixe" dado me oferece.
Desculpe a ingratidão, mas sou daquelas que precisa "pescar", aí sim o "peixe" tem sabor.
TEMPOS DIFÍCEIS E ESTRANHOS ...
A humanidade vivencia tempos difíceis e estranhos, a maior provação coletiva desde a segunda guerra mundial, superando em muito as epidemias do passado, as crises econômicas e até mesmo a grande depressão financeira de 1929 nos E.U.A. Vivenciamos tempos que nos remetem a FÉ, a reflexão e a solidariedade. Um momento que nos mostra quão pequenos e frágeis somos diante de um simples vírus (COVID-19) e ao mesmo tempo quão grandes e fortes nos tornaremos se nos UNIRMOS em prol do amor ao próximo, da compaixão e do bem comum!
A humanidade conseguiu produzir um rio de vaidades, que segue um curso muito perigoso. Alguns braços desse rio são: egoísmo, luxúria, ódio, inveja, soberba, delírios em coisas vãs, dentre outras coisas mais. Deus é aquEle que, a quase todo custo, tenta desviar o curso desse rio - levando-o à trilha da salvação -, que sabe que desembocará no mais profundo e irreversível abismo. Se a humanidade aprendesse a cuidar e cultivar seu espírito, como o bom Jardineiro sabe cuidar de seu jardim ou como um Economista sabe administrar seu precioso dinheiro, "a porta que conduz a salvação" [da Alma] estaria mais LARGA!!!
✝️
Da Antítese etimológica
Se nos atermos à etimologia da expressão Humanidade, e se colocarmos uma pitada, nela, de Filosofia Bíblica, fazendo um vínculo, perceberemos algo de muito valor.
Pois há uma ambivalência em cada indivíduo, que é um arcabouço de equilíbrio existencial.
Primeiro vamos investigar a origem da expressão Humanidade. É dito que vem da expressão latina, Húmus. Significando: chão, Terra, Solo. A Escritura antiga diz que, a Humanidade, fora tomada do pó da Terra, e, para a Terra, retornará. Então a Humanidade, originalmente, veio e é de baixo. Todavia, embora da Terra, há dentro de casa indivíduo, Humano, algo de nobre, que o permite se elevar às alturas. Pois está escrito também que, os homens, devem "buscar as coisas que são do ALTO". Isto é, buscar as coisas elevadas, excelsas, sublimes. Ir às alturas e tocar às coisas Divinas. Aliás não é sem razão que a expressão HOMEM, em grego, "Antropos", significa literalmente: OLHANDO PARA O ALTO. Então é isto: embora o homem seja do baixíssimo pó da Terra, pode erguer seu lado nobre até às alturas das nuvens, do Céu. E esta é a maravilhosa antítese de sua misteriosa e magnífica essência.
Às 13:14 h in 08.08.2023
Infelizmente, porém antes tarde que nunca, ainda que à guisa de força, a humanidade, aos poucos, está começando a entender, da pior forma, que a avaliação de valores por raça, condição financeira, beleza, cor, status social, formação acadêmica etc, são predicativos sem quase nenhum valor, ou radicalmente falando, sem nenhum valor mesmo, diante de catástrofes iminentes. Pois impotente é tudo isso, diante de circunstâncias que estão acima de sua própria capacidade. Aliás o que são mesmo esses padrões, diante de uma sociedade cujo valor essencial é dúbio e fraco? Quando não, na maioria das vezes, espúrio?
É mesmo com brilhantismo que C.S Lewis se expressou, com sua beleza peculiar Filosófico-Poética, da seguinte maneira, quando disse que "O sofrimento é o megafone de Deus, para um mundo ensurdecido"; e que, quando a humanidade se recusa a ouvir Sua voz, "então Ele gira o botão do amplificador (intensificando o sofrimento, aumentando o volume). Aí então ouvimos o ribombar de Sua voz". E muito antes dele, o habilidoso Sêneca, ao perguntar e responder o que seria o homem, na sua Consolação à Márcia, dizendo que é ..."um vaso que pode quebrar-se ao menor abalo, e ao menor movimento"...
Enquanto o Homem ( a humanidade) não entender esse princípio Universal de forma total, ao que parece, o botão desse amplificador Divino, continuará girando...
Às 08h40 in 08.10.2023
“Talvez a Humanidade ainda não amadureceu, conforme o nível de maturação determinado pelo Destino, o suficiente, para entender o que realmente é a Vida! Ou no que ela se constitui. Semelhante a uma criança que engatinha, cujo objetivo é aprender a andar e, por conseguinte, correr, assim também a humanidade caminha: em pequenos passos de engatinhamentos. Naturalmente a Humanidade como um todo, e não poderia ser diferente, é constituída pelas partes individuais. E quão distantes da VERDADE cada um de nós nos encontramos!!! Talvez a idade da Humanidade seja mesmo a idade de um infante que ainda nem aprendeu a andar, por isso tanta ignorância, desacertos, estupidez em cada atitude, ambição, projeto etc...
Damos como coisa importante, para o que - se pararmos bem para refletirmos -, não tem tanta importância assim; se comparado ao plano Cósmico. A verdade é que ainda nada sabemos da Vida e cada atitude consciente e/ou inconsciente, é um aprendizado que contra ou a favor de cada vontade, força a Humanidade a buscar e conhecer mais e melhor sobre o Grande Mistério da verdade Universal. O Enigmático e ambicioso Segredo do Mundo. A origem da Vida. O propósito da existência Humana. A missão de cada um. O porquê é necessário cada tragédia no Mundo e assim por diante.
A Humanidade ainda é uma Criança em fase de nutrição.
Às 17h01 in 18.04.2024”
Na história da humanidade,
o desenvolvimento tecnológico precede a sabedoria.
O resultado disso é sempre desastroso.
Quando a humanidade alcançar a singularidade,
teremos seres ultra inteligentes
e tão errantes quanto agora.
Isso não pode ser chamado de evolução.
Isso é involução à enésima potência.
A geração triste das fotos felizes!
Somos o que restou da humanidade.
Que tem sempre à mão intensas emoções (ou pseudo-emoções), mas que ainda assim, perdeu as únicas qualidades admiráveis - o estoicismo, a autocrítica e um agudo senso de ironia - De quebra, ganhamos no lugar, qualidades desprezíveis!
Trocamos profundidade por superficialidade, pensando que, levaremos alguma vantagem nessa execrável negociação!
O inteligente está ao mesmo nível do tolo, diante de Deus, quando se trata de humanidade. Pois os mesmos erros que o inteligente pode cometer; O tolo comete. E os mesmos erros do tolo que comete; O inteligente pode cometer.
O que os diferencia, não melhora, é a repetição dos erros e acertos e sua intensidade de como é realizada e concluída.
Ser um espírito.
Desprender-se de tudo que está na terra, da humanidade e do palpável.
Voar por aí, virar o ar no céu e a água na terra.
Atravessar todo o possível e qualquer obstáculo.
Um animal, aquele que voa no ar e nada no mar.
Um espectro.
Se fosse escolher a terra, seria o verde.
Analise
0bservo, como a humanidade anda deprimida. Dizem uns mais inteligentes que é o efeito estufa, outros a radiação de equipamentos eletrônicos, outros que é normal, alguns acreditam em tudo isso outros em nada disso. Mas o fato é que andamos meio dowm, ou seja pra baixo, temerosos, pensativos, caminhando e não só conversando sozinho como até rindo sem saber do que. Mas afinal oque está acontecendo? Será normal? Será? Podem até ter explicação a algumas dessas perguntas, porém já não tiramos um tempo pra nós mesmos, pensamos só nos outros, corrigimos todo mundo mas nos deixamos de lado. Conheço gente que vive amargurada a mais de dez anos por não entender porque o o marido agora ex, foi embora. Mães que apesar da dor, não deixam nem suas almas nem a de seus filhos mortos descansarem...E você pode até dizer ``Você fala assim porque não é contigo´´. Mas uma coisa eu digo dor, é dor e nunca ninguém vai achar isso bom, seja ela de qual natureza for. A vida não para; já percebeu? E o que aconteceu passou, ficou lá atraz, a unica pessoa que ainda insiste em carregar o velho fardo é a pessoa que não quer se disprender. E isso as machucam e transformam em seres humanos mortos vivos. Não consigo gostar de ditados populares mas há um em que sempre obsevo, onde le diz ``A dor é inevitavel mas o sofrimento é opcional´´. Nada é facil, e nunca vai ser; mas estamos deixando nos envolver nos problemas dos outros, vendo informação ruim na tv ou rádio, e isso sem que possamos resolver e ai é preciso repensar nossa história de vida, pois cada um tem o seu tempo e o seu estigma. Seria bom que cada ser mudasse um pouco o seu modo para melhor usando o lado construtivo vendo que somos todos iguais e que o outro ser é complemento para conviver e não propriedade particular. Quando as almas se encontram tem um próposito que é a edificação e nunca a destruição. A coisa está de um jeito que o ser humano agora é predador dele mesmo e isso só leva a destruição. Já se vai longe a hora olhar para dentro de sí e auto-afirmar-se todos os dias ``somos obra divina´´ onde a ideia do criador é crescer e multiplicar. Que a Paz esteja dentro de sua mente, ou quem sabe dentro de seu Coração.
Mentalidade!
Somos imitativos, e prescrevo a essa humanidade urgentemente que refaçam seus norteamentos com sutil pressa. Estamos sendo e criando seres de pensamentos oblíquos onde a noção fica em ultimo lugar, dando espaço ao que de pior aprendemos teleguiados por um algoz que desvencilha toda uma base de correto e sano.
Estamos nos distanciando de um algo pleno onde existem pessoas zumbizadas onde se quer imaginam caminhar para um poço sem fundo. Lotam igrejas, templos e sinagogas e repetem mantras e orações pra se darem bem, contentando-se em afirmações intimistas como: `` Hoje sou pior, mas estou aprendendo como ser melhor amanhã ´´.
Princípios como moral e bons costumes fazem parte apenas de contos relatados pelos nossos ancestrais, mas e o parecer de uma prestação de contas pessoais onde julgo primordial, aquele perseverar pessoal sem que venha esperar um acerto divino pois o mais relevante é ser o mais correto na medida de cada consciência. Porém a velha pergunta; será que temos esse barramento?
O fato é que estamos num replay desenfreado, copiado e imitativo por um rebanho de gente que cobra algo que nem os mesmos praticam. Será que se iniciou nos seres o tempo da desordem mental onde a aparência e a ostentação são antes de tudo o patamar de consciência banalizada por um sentimento chamado egoísmo? Não sei se até isto tem relevância para todos pois afinal oque se pensa é não esquentar e ficar como se diz por aí tranquilo e favorável ainda que isso nos custe a vida.
Viver no passado não é uma utopia...
Viver no passado, é característica da humanidade, pois tudo que fazemos, e sempre o fazemos, cai em um nano segundo no passado.
Em que tempo você supõe que vive?
Eu lhe digo.
Cada gesto, cada atitude seja em palavras ou ações, fatidicamente executada já se foi em segundos transformado em passado.
Paradoxal ilusão de viver.
A Humanidade NÃO irá se destruir por causa de vírus, por causa de bactérias, por causa de maus tratos, por causa da falta das devoções ou por causa da religiosidade.
A humanidade poderá sim, se auto destruir, porque apequenou-se pela falta de políticos justos e suas políticas pluralistas de compartilhamento.
Estão em falta e escassos estes mestres que sentem a dor do outro como se fora sua.
Acordemos por Amor.
A Humanidade deprime, titubeia e cai gritando "eu tenho fé", qual realmente tem Fé?.
E adesiva pertences com logo "fé" porém continuam servindo ao que mais adora, os vícios.
...e não os deixa, amam essas prisões!
Ao que disse um filósofo contemporâneo do passado, " a maldade de uma vez, e bondade, benevolência a conta-gotas, aos poucos !"
A humanidade sempre permaneceu entre beijos, e tapas.
Permanecendo de joelhos curvados em orações e meditação à séculos.
E o resultado sempre foi o mesmo.
Iludidos andamos envoltos em pestes, epidemias, catástrofes, perdas, choros e lamentações.
E pra compensar todo esse infortúnio, sobra apenas a ilusória esperança.Esta por sua vez ovacionada e incentivada, por uma espécie de loucura patológica de alguém que se encontra assentado em tronos luxuosos
e patamares confortáveis.
Mas, que insistem em iludir as massas.