Textos de reflexão sobre o sentido da vida
Que em 2019, o sentido da vida seja a esperança,
Não da espera, mas da luta que preceda
A mudança...
Que em 2019, o valor das coisas esteja
Em sua importância, pois de nada vale
Tesouros que não nos preenchem...
Que em 2019, as pessoas se portem com decência,
agindo com humanidade,
Pois o caráter nada mais é do que a beleza de dentro...
Que em 2019, o brilho não esteja apenas nos fogos,
Mas nos olhos daqueles que acreditam que cada dia
é apenas mais um em que podemos semear a mudança...
O sentido da vida está na caminhada
Está na incansável busca do ser, o quê
Do ser além para quem pertencer
Está no buscar viver ou sobreviver
Buscar compreender, buscar crescer
Buscar esperar, buscar confiar
Buscar parar, buscar avançar
Buscar conhecer, buscar vencer
Está no buscar, buscar, buscar
E quando não houver mais nada a
que se possa buscar, perdeu-se
a esperança e morreu o ser eu que
buscava enquanto havia esperança.
Qual é o sentido da vida, se não enfrentarmos obstáculos para saber qual caminho é o certo, ou qual escolha tomar?
Como saber se algo vale a pena se não soubermos o quanto não valeria?
Como acertar sem errar, aprender sem falhar? Como encontrar algo se não insistir em procurar direito?
Não dá pra fugir do que já foi feito, mas podemos nos questionar sobre como fazer diferente da próxima vez. Nada nessa vida é em vão, tudo vem com um aprendizado, seja lá ele qual for, alguns você pode não perceber de imediato, mas vai saber exatamente o porquê de ter acontecido. Hoje meu coração bate mais forte e mais decido, a felicidade sempre será o meu caminho.
Amo o amor não no sentido de amar pessoas apenas, mas no sentido da vida, pois, o amor não depende de pessoas e sim da atitude de amar.
Amar à DEUS acima de tudo;
Amar à mim mesmo e ao meu próximo;
Amar as coisas boa da vida que eu desejo
Amar tudo que se faz com amor
Amar que eu recebo com amor.
O que dizer do amor? Se não o que devo amar.
Eu pensei que o sentido da vida era buscar coisas materiais, ter uma bela casa, um belo carro, belas mulheres, muito dinheiro, ter cargos.Quando percebi que nada puder ter, pude pensar e foi pensando que percebi que a vida me deu o que ela poderia ter me dado , a vida, o ar e tudo que ela já me deu.
Foi ai que percebi que ela me pedia para devolver a vida para quem precisa de vida.
Fui religioso, estudei teologia, fui crente, fui evangélico, fui pastor .Onde errei? Eu fui.Agora aprendi que não sou e posso me doar. Aprendi que a vida não é minha.Eu quero aprender a viver a vida, me doando.
Sentido da vida
Sentido da vida é amar sem o amor não há vida e sem vida não há o que amar.
Sentido da vida é ser feliz, qual seria o sentido vivermos tristes?
Eu andava triste por alguns dias, eu não entendia qual era o sentido de tudo que estava acontecendo comigo, definitivamente não sabia o que fazer até ouvir essas duas frases de uma amiga e saber de toda história de uma mulher.
Infelizmente na cidade a qual eu moro, ocorre de dar enchente em certas regiões no período de intensa chuva, na área em que morava anteriormente, na rua abaixo a qual eu morava dava enchente. Por sorte nunca chegava a entrar água dentro de casa. Essa mulher da história mora por lá, e em sua casa também nunca entrou água. Entretanto ela vive com seu irmão, os dois não são muito do dinheiro, mas são de uma humildade tremenda, são pessoas ricas de sabedoria. E estava na época das chuvas fortes na cidade. Seu irmão viajou dias antes, e não havia data prevista para retornar. Quando começou a cair uma tempestade, uma das mais fortes que a cidade vivenciara nos últimos anos. Nesse dia eu estava em casa, talvez dormindo, ouvindo música, comendo, não sei bem ao certo, mas estava dentro de casa somente olhando a água torrencialmente caindo. Alguns dias depois estava no colégio conversando com minha amiga em relação a essa chuva:
- Você viu quantas casas destelhadas, quantas pessoas perderam tudo por conta da chuva?
- Eu estava vendo, mas sabe de uma coisa? Aprendi muito com esses dias – olhei perplexo.
O que ela havia aprendido? Aprendeu que quando chove muito pode-se haver enchente? Aprendeu que as casas devem serem mais resistentes para não entrar água?
Perguntei por fim:
- O que você aprendeu?
- Duas frases.
Olhei surpreso.
- Frases?
- Duas – ela sorri.
- Sim idiota! Quais frases?
- A primeira é 1º Sentido da vida é amar sem o amor não há vida e sem vida não há o que amar e a segunda 2º Sentido da vida é ser feliz, qual seria o sentido vivermos tristes?
Continuei sem entender nada:
- Qual o motivo dessas duas frases? Esta tornando-se filosofa?
- Não seja babaca, elas vão aparecer na história que irei lhe contar.
- Então conte-me.
- Esta bem! Vou contar, preparado?
- Sim!
- Sabe sua antiga vila?
- Sim.
- Então estou morando naquele local...
- Disso eu sei.
- Não interrompe-me enquanto estou falando. Retornando, estou morando por lá, talvez você lembre-se de uma mulher, idade já avançada, que bebe bastante e fuma demais, porém é muito humilde?
Eu fico em silêncio
- Lhe fiz uma pergunta.
- Você pediu para não lhe interromper, continua, eu conheço ela e o que tem ela?
- Então, como todo mundo sabe, ela e seu irmão moram juntos, entretanto tem épocas em que eles não têm o que comer, tem épocas em que eles vivem maior parte do tempo bêbados, caídos, fumando.
- Sim.
- Entretanto, quando seu irmão trabalha, eles conseguem comida, para o mês, ou para semana, mas conseguem o que comer.
- Sim.
- A casa a qual eles moram, é bem antiga, por mais “grande” que seja, é bem antiga, feita de madeira.
- Sim.
- Nesses dias que choveu muito, ela estava sozinha em sua casa. Acredito, pelo o que contaram que ela teria comida para mais alguns dias, além daquela noite. E seu irmão não havia data prevista de retorno, ela não trabalha, então não tem dinheiro para comprar nada, ele sustenta a casa, lógico quando ele trabalha. Então ela iria passar fome dali alguns dias, a não ser que ele chegasse logo – ela para um pouco de falar.
Presumo que ela lembrou-se do tempo em que passou fome em sua casa.
- Okay, consegue continuar?
Abraço-a.
- Consigo só respirar um pouco.
Ela enche o peito, respira fundo e continua.
- Ela não precisava fazer nada, pois ela estaria passando fome com o que fez, nenhuma daquelas pessoas eram parente dela sabe. Ela não devia nada para ninguém.
- Sim.
- Mas quando começou aquela tempestade, muitas pessoas começaram a sair na rua, gritando, pedindo ajuda, chorando por perder tudo. Crianças, idosos, mulheres, homens. Foi muito triste ver todos daquela forma, eu não aguentei e chorei junto, porém não poderia fazer nada, estava sozinha em casa na hora. Eu vi que depois de uma meia hora, começou a dispersar as pessoas, entretanto a chuva ainda estava ali. Bom. Voltei para minha cama e dormi. No dia seguinte fiquei sabendo o que havia acontecido com aquelas pessoas.
- O que aconteceu?
- Contaram-me que aquela mulher, saiu no meio da chuva, daquela tempestade, fez uma rodinha com todos e falou. “Viu vocês vão passar fome e frio aqui fora, vamos lá dentro, estou fazendo a janta, vamos comer e ficar quentes lá em casa venha todos”. Então todos a seguiram, e o mais incrível foi que ela fez tudo o que havia em sua casa, uma janta boa, que dava para alimentar todos. Porém ela fez toda sua comida. No dia seguinte ela não teria o que comer. Mas ela não importou-se com nada disso, apenas fez a melhor janta para aquelas pessoas e deu um local para passarem a noite.
Eu fico sem reação somente imaginando o que ela fez.
- Contaram-me também que quando perguntaram para ela o que ela estava pensando na hora de fazer aquilo, mesmo sabendo que iria ficar sem o que comer depois, o que ela pensou, então ela respondeu “Sentido da vida é amar sem o amor não há vida e sem vida não há o que amar”, sim o que iremos amar se não houver quem amar. E por fim ela olhou para todas aquelas pessoas que estavam tristes e falou “Ei, Deus sabe tudo o que faz, devemos apenas agradecer todas as coisas, todas as oportunidades que ele nos entrega, e se vocês ainda estão vivos agradeçam a isso, bens matérias podem ser conquistados todos novamente, a vida de vocês não, agradeçam então e pensem que o sentido da vida é ser feliz, pois, qual seria o sentido vivermos tristes?”.
Ela começou a chorar e parou de falar, abracei-lhe.
E fiquei pensando, sou realmente um lixo por ficar triste por coisas bobas, eu sei que muitas vezes é difícil não pensar nessas coisas. Mas sim a vida não tem sentido se formos viver tristes, o sentido dela é vivermos felizes por mais de todos os percalços que encontramos pelo caminho. E acima de tudo agradecer a Deus por mais um dia de vida, mais um dia que você pode lutar por aquilo que almeja, tanto na vida amorosa, quanto na família ou em sua profissão, sua carreira. Se você consegue levantar toda manhã ou melhor se você precisa levantar toda manhã 06h00 da manhã, não reclame por ser muito cedo, agradeça por mais um dia poder ter a oportunidade de viver mais um dia.
(Admirador de um anjo)
Sentido da vida
Qual o sentido da vida, se não as pessoas? Qual o sentido da vida, se não o convívio? Qual o sentido da vida, sem o amor, sem a paixão, sem o contato físico, sem o olho no olho, sem o coração disparar mais rápido quando vê aquela pessoa amada? Qual seria o sentido da vida sem o abraço? Sem o beijo amado? Qual seria o sentido da vida, sem as lágrimas? Qual seria o sentido da vida, sem as brigas, sem os gritos, as reconciliações, as discussões, as amizades, a família, os casais, namoros curtos ou eternos, qual seria o sentido da vida, sem a vida?
No mundo atual, estamos na tal da revolução digital, ou será, que estamos na tal perda racional? Não pesquisei em lugar algum, nem ao menos sei se existem pesquisas referentes a isso, porém, por tudo que eu consigo observar atualmente. Tanto nas escolas, trabalho, ruas, mercados, estabelecimentos em geral, em qualquer espaço. As pessoas perderam o verdadeiro sentido da vida, que é viver. Estamos em um mundo em que trocamos mais mensagens pelas redes sociais, do que propriamente trocamos palavras pessoalmente, estamos em um mundo em que atrás de uma tela faço-me de rei da verdade e na frente de todos faço-me de invisível. Estamos em um mundo em que uma relação só esta oficialmente acontecendo quando coloca-se no facebook “Em um relacionamento sério”, ao contrário, não passa de uma diversão. Estamos em um mundo em que para as pessoas vale muito mais receber curtidas e reações em suas fotos, que passa quase vinte quatro horas tirando e editando uma única foto para conseguir sua meta de tantas pessoas reagindo a ela. Estamos em um mundo em que mulheres sentem-se orgulhosas pelo fato de terem dado perda total em uma festa, em um mundo em que meninos sentem-se orgulhosos de ficarem com uma menina diferente a cada dia, e por mais que todos o chamem de “galinha”, ao invés de sentir-se como uma ofensa pejorativa pelos seus atos, simplesmente sorri e pensa que estão o fazendo ser superior, o galanteador, o super exemplo de vida que todos querem seguir. Estamos em um mundo em que as mentes mais brilhantes estão silenciando-se e aquelas pessoas que apenas falam o que vem em sua cabeça estão tornando-se grandes filósofos da vida, da política, literatura, música. Falando em música estamos em um mundo que queremos tanto acabar com discriminações e desigualdades, mas muitos escutam e cantam músicas tão ofensivas e opressoras que contradiz com suas próprias palavras, isto é, hipocrisia. Talvez uma das minhas maiores dores de cabeça é a hipocrisia do povo brasileiro, que gosta tanto de apontar os erros do outro, entretanto nunca olha seus próprios erros.
Estamos em um mundo tomado pela tecnologia, por um lado ficou tudo mais rápido, fácil, simples, por outro ficamos muito acomodados. Ela esta cada vez mais distanciando pessoas que vivem pertos e, aproximando pessoas que vivem distantes uma da outra. Porém estamos tão tomados pela tecnologia, que estamos nos tornando dependentes dela, sim dependentes. Pelo menos uma vez ao dia precisamos abrir o facebook, mandar uma mensagem no WhatsApp, tirar uma foto com o novo filtro do Snap, dar uma twittada, adicionar fotos no instagram, ou utilizar qualquer outra rede social. Estamos tão dependentes da tecnologia que atualmente as crianças de sete, seis anos já são capazes de ligar e jogar em seus smartphones, tablets, vídeo games em geral. Nossas crianças estão perdendo sua infância por conta da “revolução digital”.
Este mundo atual, esta perdendo a humanidade e esta apenas ficando corpos vagando pelas ruas, sendo sugados todos os dias cada vez mais e mais e mais e mais e mais pelas tecnologias. O romantismo atual apenas acontece para ganhar-se seguidores, falando em seguidores, até que ponto o ser humano é capaz de chegar somente para aumentar alguns números em seu canal de internet? A este mundo atual em que quem demonstra menos é quem ama mais, este mundo em que o orgulho esta acabando com relações que poderia durar a vida toda. A este mundo atual, a cada dia fico com menos palavras para dizer sobre ele, a cada dia fico com menos vontade de viver em um mundo desses, a cada dia mais queria que o tempo voltasse, entretanto o tempo não volta e, assim como todos terei que adaptar-me a realidade atual, ou simplesmente terei que começar por mim a fazer deste mundo o melhor de todos? Adaptar-se é a escolha mais fácil, transforma é para poucos, não queira ser igual a todos, faça a diferença, seja diferente. Seja único, apenas siga o verdadeiro sentido da vida, E VIVA, "não sobreviva".
(admirador de um anjo)
Silenciar para ouvir o que o Pai quer nos falar...
Se não encontrarmos o verdadeiro sentido da vida, viveremos na frustração pois jamais conseguiremos a tão desejada autorrealização e,é a INTENÇÃO de qualquer AÇÃO que condena ou eleva a alma.Não existe culpa e nem culpado,não existe pecado e nem pecador..o que existe é EQUILÍBRIO e,o equilibro emocional é que move o equilíbrio físico...
Quando estamos em silêncio,ouvimos apenas o subconsciente que desperta a consciência.O despertar, é a "essência", da ALMA e,só é possível com a libertação, com a emancipação do dualismo e do individualismo. Por isso precisamos refletir,nos observar para conhecer a nos mesmo....nossa verdadeira escanência é calma,serena e consciente do verdadeiro amor.
Somente na quietude,no silêncio absoluto da mente,encontraremos o EU interior e assim tornar possível experimentar a alegria de viver bem, pois estaremos em conexão com a divindade,recebendo as informações que precisamos para tomar as decisões mais acertadas...
O amor de Deus esta no coração de todos e,aflora a medida em que sentimos a vontade de fazer acontecer o que nos da prazer.
A conquista deste amor é feito com paciência e tranquilidade.Com sabedoria dia após dia,independente da situação...esta é a verdadeira FÉ que traz as flores da alegria de colher os frutos do bem viver!
Talvez em algum momento a gente se pergunte qual o sentido da vida, e ao pararmos para pensar podemos facilmente perceber que o sentido da vida é ser feliz, não uma felicidade obrigatória, mas uma felicidade onde nos aceitamos como somos e com o que temos, perdoamos nossos equívocos e tentamos aprender mais.
O sentido da vida é pode deitar no travesseiro e dormir com a consciência tranquila, sabendo que fizemos tudo que poderíamos ter feito durante o dia, cada um dentro da sua limitação.
O sentido da vida é ter respeito com todas as pessoas, não só por obrigação, mas por saber que também podemos errar e que temos nossas imperfeições, por isso é bom nos conhecermos de verdade, assim vamos entender que ninguém é perfeito.
Mas talvez o mais importante, o sentido da vida é fazer sentido na vida de outra pessoa.
Deise P. Marchezan
Me perguntaram qual o sentido da vida. Respondi: Para frente, sempre.
Ele não vai parar para que você se cure de suas feridas ou cate seus pedaços e concerte.
Ele não vai parar para que você aprenda como fazer.
Não vai parar para que você contemple.
Não vai parar para que você "desça".
Muito menos para que você volte e refaça.
Tudo o que nós somos, é resultado de nossas escolhas, sejam elas pensadas ou não.
Então viva, intensamente, a SUA vida enquanto da.
O tempo é esse, a hora é agora.
Não deixe a sua onda passar e vire espumas. :)
A sabedoria consiste em perceber o sentido da vida, captado através da experiência da geração presente e da tradição dos antepassados. A maior luz para essa experiência é a palavra de Deus (Lei). Ela abre perspectivas para o povo fazer uma experiência definitiva da vida. O maior louvor está em ouvi-la e celebrá-la.
(nota de rodapé p/ Eclo 14,20)
4 - Reflexo
Indago à parede
O sentido da vida
A parede reflete
Alguma ferida
Remendos e ligas
Sob a luz negra
Ou colorida
Tolice,tolice
A tristeza da vida
Vida passada
Às pressas,corrida
E aquela alegria
Que pena,esquecida
Lá na memória
Ó nostalgia
Confusa e fosca
Na alma perdida
Perdida por quê?
A parede sorria.
O sentido da vida: não há pergunta que se faça com maior angústia e parece que
todos são por ela assombrados de vez em quando. Valerá a pena viver? A gravidade da
pergunta se revela na gravidade da resposta. Porque não é raro vermos pessoas
mergulhadas nos abismos da loucura, ou optarem voluntariamente pelo abismo do
suicídio por terem obtido uma resposta negativa. Outras pessoas, como observou
Camus, se deixam matar por ideias ou ilusões que lhes dão razões para viver: boas razões
para viver são também boas razões para morrer.
O sentido da vida: não há pergunta que se faça com maior angústia e parece que
todos são por ela assombrados de vez em quando. Valerá a pena viver? A gravidade da
pergunta se revela na gravidade da resposta. Porque não é raro vermos pessoas
mergulhadas nos abismos da loucura, ou optarem voluntariamente pelo abismo do
suicídio por terem obtido uma resposta negativa. Outras pessoas, como observou
Camus, se deixam matar por ideias ou ilusões que lhes dão razões para viver: boas razões
para viver são também boas razões para morrer.
Mas o que é isto, o sentido da vida?
O sentido da vida é algo que se experimenta emocionalmente, sem que se saiba
explicar ou justificar. Não é algo que se construa, mas algo que nos ocorre de forma
inesperada e não preparada, como uma brisa suave que nos atinge, sem que saibamos
donde vem nem para onde vai, e que experimentamos como uma intensificação da
vontade de viver ao ponto de nos dar coragem para morrer, se necessário for, por
aquelas coisas que dão à vida o seu sentido. É uma transformação de nossa visão do
mundo, na qual as coisas se integram como em uma melodia, o que nos faz sentir
reconciliados com o universo ao nosso
123
redor, possuídos de um sentimento oceânico, na poética expressão de Romain
Rolland, sensação inefável de eternidade e infinitude, de comunhão com algo que nos
transcende, envolve e embala, como se fosse um útero materno de dimensões
cósmicas. "Ver um mundo em um grão de areia / e um céu numa flor silvestre,/
segurar o infinito na palma da mão / e a eternidade em uma hora" (Blake).
O sentido da vida é um sentimento.
A MÃE, TODO SENTIDO DE VIDA - Jesuina Neri
Coração de mãe,
Aquele abismo profundo de imensidão
No qual, até sem motivos
Sempre se encontra um perdão
Ser mãe não é profissão
Não é dever, e nem desejos só seus.
É ter a satisfação e a honra
De ser a melhor representante de Deus
Ainda que com motivos pra errar
A minha bússola me deixou no trilho.
Ainda que eu ame acima de tudo, uma mulher
Minha mãe amou acima de tudo, seu filho.
Vou viver pra Deus.
Foi Ele quem me deu a vida.
Mas se mãe não tivesse me amado
Seria vida “sem V”; seria IDA.
"Você pode passar a vida toda se questionando sobre o sentido da vida, e isto é bom pois questionamentos nos elevam a niveis superiores de auto conhecimento. Mas quando analiso tudo tenho a premissa de que duas coisas nos norteiam, uma é a morte, nossa certeza universal e a outra, é o Amor, que em todas suas formas frágeis é que dá sentido real a nossa existência. Não só aquele amor romântico água com açúcar, mesmo ele sendo poderoso.
O amor real é aquele que queima dentro de nós, é aquele que aquece e ferve a nossa alma, é aquele que afasta a tristeza, que nos transborda em esperanças, aquele que abre nossos olhos para compreendermos que são as coisas pequeninas combinadas que tornam as grandes coisas possíveis, este amor real e verdadeiro é o Amor Pela VIDA."
Nunca saberemos
O Real Sentido desta vida
Jamais encontraremos
A real utilidade
daquela jóia preferida
Que transforma
um simples feixe de luz
Naquela coisa colorida
Espalhada em raios divinos
Jamais enxergaremos nada
Enquanto não conseguirmos
Ser simplesmente
Aquele bando de meninos descalços
Correndo felizes na estrada
E de vez em quando
Rindo largamente
dos percalços que a vida traz
Jamais encontraremos
Essa paz, tão procurada
Que encontrávamos às vezes
Num bilhete de namorada
Ou numa roupa complicada
Que um simples colchete fechava
O tempo com a sua maldade
Carregou pra longe...muito longe
Alguma coisa muito boa e pura
Que hoje
A gente tanto procura
E não tem
Mas queria ter
E que, por malícia ou saudade
Convencionamos chamá-la
de Simplicidade.
Aprender
Me perguntaram qual é o sentido da vida
Pensei por muito tempo
Então eu respondi que é aprender
Aprendemos todos os momentos
Aprendemos com todas as experiencias
Cada passo que damos aprendemos algo diferente
Nas dificuldades, nas alegrias
Estamos sempre aprendendo a ser pessoas melhores
Ainda estamos em mutação constante.
Qual o sentido da vida? Será que um sentido ela tem? Ou será que as imposições do dia a dia nos contem ao invés de nos estimular a ir além?
Se quero ir para o meio do nada, e quem sabe assim ser feliz, por que ser julgado, sendo que minha vida compete a mim?
Se sou não quero mais.
Se não sou quero ser.
As barreiras e imposições desestimulam todo o ser. Ser, crescer, amadurecer, engrandecer, viver...
Quem somos? Ainda não sei;
Como pensamos? Ainda não sei;
Qual o sentido da vida? Quem sabe me dizer. Me diga.
Onde estar o amor, pra onde foi a paz?
Não se desespere com o amanhã, viva o hoje.
Ame hoje, doe amor hoje, seja amor hoje.
Faça do seu dia o melhor dia. Sonhe com coisas impossíveis e as faça ser real. Pergunte, questione e sorria, somente sorria.
Ame as plantas e a natureza, não deixe que ninguém as destrua, pois nós também fazemos parte dessa natureza. Desse enorme planeta terra que é nossa morada.
Faça o melhor de si e lembre que sempre irar ter alguém torcendo por você, em qualquer situação.
Nem todos os dias são de ventos leves, nem todos os dias serão de tempestade.
Nem todos os dias terão flores, outros dias serão de primavera.