Textos Românticos

Cerca de 9706 textos Românticos

Amar parece ser a coisa mais simples da vida. E, de fato, é! O amor não é complicado. De modo algum! Ele é sereno demais para perder tempo se complicando. O amor não é uma desventura. Longe disso. Ele é responsável e dedicado, não se importando se o momento é ruim ou doloroso; ele luta por si e por quem o sente até esgotarem as suas forças. O amor, mesmo sendo forte, jamais se usa de força tendo em vista que ele não gosta nem de forçar nem de ser forçado. Aliás, acredito que onde há esforço não existe amor. Amar é espontaneidade, é ser arrebatado de surpresa, amar é sentir a leveza do amor ao unir dois corações apaixonados.
O amor também não é obrigação. Exceto quando torna-se na ação de agradecer a quem se ama tudo de maravilhoso e de agradável que a pessoa amada proporciona. O amor não é uma prisão, tão menos exclusividade. A convivência como um par é, sim, importante, no entanto, se se tenta retirar a vida individual do outro é o mesmo que seguir adiante na falência do amor. Amar jamais é possuir. Amar é estar, fazer-se presente sempre que for da vontade de quem se ama e de quem é amado, até mesmo na ausência.
Amar não é ser nem estar egoísta. Amar é ser e estar compreensivo, especialmente, nos momentos mais turbulentos. O amor não se consolida por exigências. O amor se edifica na cumplicidade, na reciprocidade de sentimentos, de pensamentos, de palavras e, principalmente, de atitudes. Amar não é ser nem estar intransigente. Pelo contrário. Amar é ser e estar complacente, saber e entender que o outro não foi, não é nem nunca será nossa posse. O amor não é inflexibilidade. O amor é a disponibilidade de respeitar e entender os defeitos e as qualidades da pessoa amada ao mesmo tempo e sem julgá-la ferozmente. Nosso umbigo já é sujo o bastante para perdermos tempo em querer limpar o umbigo alheio tendo o nosso próprio a ser limpo.
O amor não é verdade nem mentira. O amor não é grandeza nem pequeneza. O amor não é unidades de medidas. O que podemos dizer ou pelo menos tentar dizer dele é que ele é um substantivo masculino (o amor), é um verbo transitivo direto (amar), é um adjetivo substantivado masculino ou feminino (amado/amada) e é um adjetivo masculino ou feminino (amoroso/amorosa). Além disso, podemos dizer que o amor é um grande mistério, um verdadeiro enigma.
Amar não é impor. Amar é compartilhar experiências (sejam quais forem) e extrair delas aquelas que o casal entende serem as mais benéficas para o par. Amar não é ameaçar. Atentar contra a própria vida e/ou contra a vida do outro é uma clara demonstração de que essa relação o amor já abandonou. O amor não é prisão. Onde há a necessidade de trancar o amor numa sala escura e inóspita à vida geralmente projetada como ciúme aí, também, não existe amor. O amor é liberdade, é ser e estar livres, é caminhar lado a lado praticando - sempre - o apoio mútuo, mas, nunca, andar atrás ou à frente de quem se ama. O amor não é explicação visto que explicar é uma tentativa de racionalizar. O amor é um sentimento e amar é sentir e sentí-lo com espontaneidade não é para qualquer um, não. É preciso - quem ama e quem é a pessoa amada - estar plenamente disponível a ele (amor), atento para ele, compreender ele, ser e estar inteiramente cúmplice a ele. O amor é um sentimento e, portanto, ele existe para ser sentido (na ambiguidade mesma que o termo 'sentido' aí expressa) em sua totalidade e sinta-o quem é corajoso o suficiente para cuidá-lo.
Amar não é condenar, não é culpar, não é julgar e também não é menosprezar. Nada disso condiz com o amor; ele não é um juiz. Nossa juíza é outra e atende pelo nome CONSCIÊNCIA. Amar, ao contrário do que se pensa, é papear, conversar, dialogar por mais dolorosa que a conversa seja. Venho compreendendo que por ser um mistério para todos nós o amor só existe e subsiste sob um fundo de dor (me baseando na metapsicologia do amor proposta pelo psicanalista francês contemporâneo Juan-David Nasio em seu livro A DOR DE AMAR) e que em tal condição o amor é a dor (necessária) de amar. Nós, homens e mulheres, enquanto espécie humana somos uma espécie dolorida. Todos nós nascemos, simultaneamente, do amor e da dor; do amor que uniu nossos pais e nossas mães os quais somos os frutos dessa junção familiar e da dor visto que o parto ou o dar à luz de nossas mães é o primeiro ato de amor de um sujeito para conosco bem como é um ato extremamente doloroso (quando é parto normal) para nossas mães. Amar é um processo mútuo de fala e de escuta. Discussão, aqui, só é válida quando compreendida como o que conhecemos por conversa civilizada. Se passa a ser uma agressão (física e/ou verbal) então é melhor transferir o diálogo para um momento mais tranquilo.
O amor também não é culpar o outro nem se vitimizar. Culpados e vítimas só existem em casos de crimes: roubos, assassinatos, estupros, latrocínios e por aí vai. O que existe no amor são R-E-S-P-O-N-S-A-B-I-L-I-D-A-D-E-S mútuas entre os componentes do casal. O casal é, sempre!, um par, uma dupla e ambas as pessoas tem suas parcelas equivalentes de responsabilidades pela relação. Mais uma vez o diálogo é a melhor oferta. O amor não é calúnia nem difamação. Amar passa longe disso. O amor é (tentar) mostrar a quem se ama, com respeito e com serenidade, o que essa pessoa vem fazendo de errado e que, gradualmente, está matando tanto o amor quanto o relacionamento. Nem sempre é fácil manter o respeito e a tranquilidade, contudo, se o amor deixou de existir o melhor é conversar sobre a possibilidade dos dois seguirem caminhos diferentes. O amor não é uma gaiola dourada. O ouro, a princípio, encanta. Com o passar do tempo esse mesmo encanto se transforma em ilusão e essa fantasia provoca uma falsa felicidade já que a dupla permanece aprisionada e enfeitiçada pelo brilho do ouro.

Inserida por simeaocurralo

EU TE AMO

Não há nada mais sublime que poder ter a garra... a força... a determinação que o amor nos dá...
Esta força fica mais intensa e mais forte quando também somos amados com essa mesma intensidade... com os desejos... os mimos... sem aquele medo bobo de se sentir as vezes ridículo por amar...
Afinal não existe sentimento tão lindo quanto o amor... não um amor simples como muitos dizem viver... mas um amor universal...
E o que nos deixa feliz?
Ah!
O olhar do ser amado... aquele olhar!... olhos nos olhos...
De quem diz: EU TE AMO sem mexer um músculo dos lábios...
E conseguimos ver lá no fundo o quanto é sincero esse amor...
Esse é o amor que vive dentro deste coração...
É esse amor que transforma palavras em versos... prosas e poesias...
Que mensagem transmitir a quem se ama... senão através destas palavras simples... porém profundas e cheias de sentimentos... sentimentos verdadeiros de quem ama e deseja ser amado... de quem vive como se fosse um amor do passado...
Ah! meu coração poético é poesia no ar... é um beijo ao luar... é ponto de encontro em plena beira-mar...
Não vê que o meu viver é falso... e se resume em te amar como um louco em minha indiferença?
E quando estamos a sós... calados... esquecidos... nosso amor é um incêndio esplendido... lindo... onde lábios e olhos se desejam... para selar diante das estrelas com um beijo... esse nosso amor.
Nos olhos...
Apenas uma pequena frase universal:

Inserida por VEVETAESAULINHO23

"AMOR"

Tantos foram os amores,
Que não mais os tenho,
Dê tudo e tudo, lembranças,
Amores, amores,
Tão muitos, Tão poucos vive...

O fogo da paixão que arde no coração,
Tantas e tantas possibilidades,
Mas quem poderá dizer,
Dos muitos e muitos, nada hoje há ter....

Sê do muito tive,
Agora nada tenho,
Mas uma verdade posso afirmar,
Nada finjo, ainda creio saber amar...

Perdi o temor,
Com o nascer do sol,
Assim pressinto,
Sê é legitimamente "AMOR".

Jmal
2013-09-13

Inserida por Jmaljamal

O Bom da vida é amar!
Nasce um amor; o meu mundo, o nosso mundo ficou mais bonito!
Nos teus carinhos e afagos; me derreto!
Nos teus olhares e abraços; sinto muita confiança!
No teu cheiro; reconheço a flagrância de um doce amor!
Nos traços bem desenhados do teu corpo; vejo a perfeição!
No calor dos teus beijos e dos teus amassos; vivo enlouquecido e preso no mundo da paixão!

Inserida por Ricardossouza

Havíamos vivido o amor mais insano e verdadeiro que senti
de toda a minha vida ate o momento
anos se passaram e eu ainda a vejo com aqueles olhos
apaixonados
e aquele coração que sempre bate mais forte ao te ver
de longe eu a observo, mesmo sem poder toca-la
eu me sinto feliz por você, por te ver sorrir e ver que está feliz
então eu descobri que isso é o amor incondicional
é quando nos sentimos feliz pela pessoa que amamos, mesmo sem poder tê-la nos braços.
Eu te amo
vecariamente.

Inserida por LyaDexter

No casulo do amor
floresci na mais profunda dor
Te perder não era a pretensão
mas criar asas após estar livre
é um voo continuo em solidão.

Ao sair da prisão que a paixão iludiu
viajar para o mais alto cume
me levou a entender
que toda dor tem fim,
que também na dor é possível sorrir.

Foi então que descobri
que sofrer não era o fim.
Foi como passar de lagarta para borboleta
transformação, regeneração, o estômago volta a sentir aquele frio,
saí da escuridão para o clarão.

Raiar o sol em meio o anoitecer
sobrevivi e te vi.
Não acreditei, mas voei,
fui ao encontro do novo, foi surreal
em você me encontrei,
e posso dizer também, sobrenatural.

Levo tudo como aprendizado,
feito pássaro no ninho,
feito beija-flor em cada néctar recolhido
para alimentar o que floresce aqui dentro.

Você me trouxe amor na desilusão
Me fez esquecer o que passou quando pensei que não daria mais,
minhas asas sentiam dor,
mas saí no meio da noite para sentir o teu perfume, na mais doce flor.

Voar nos teus braços foi um sonho realizado
beijar você é estar em extasia
quase morri no meio do caminho
e por você eu morreria até sozinho
Mas juntos fazemos da vida o nosso ninho.

Inserida por stavelino

⁠Amor!
Oh Amor!
Palavra pequena não se sabe e cobre a dor,
É mais lindo que uma flor,
Não se sabe onde vem
Não se conhece a quem tem
Amor! Palavra fácil de dizer
Tão difícil de entender.

Ó Amor! Os seus efeitos são tão doce sabe o mel
Amor! Palavras de quatro letras a quem combina sobra o anel,
Você e Eu
Assim como o néctar e a flor

Ó Amor!
Meu pequenino sentimento
carregado para ti como um pequenino talento,
A quem se sente não a permitas sofrer
A quem não Ama quebra o coração podes crer,
Amar é vida
Amar é receber e dar sem nada sem saber no que vai dar
Amar é cuidar.

Ó Amor!
Que, lhe sabe compreende o que é sensível
O amor é imutável
Estende sua estende sua mão a quem necessita ajudar,
Amar é amar
Amar é viver.

Amar é buscar é crer e ser,
Amar é dar e receber com paixão,
Amar é unir mais dois ingrediente que te torna importante,
Amor é a união de um Você mais Eu,
E tornar a vida mais excitante,
Amar é apreciar o NÓS.
Amar é Amar!

Inserida por LewiisLoving

Perder um amor é infinitamente mais delicioso do que nunca ter tido um. Sim, perder doi, mas você por algum momento teve na pele a sensação de ser amado. Teve histórias, teve vivência, teve fim, mas teve começo e meio. E é disso que você é feito.
Pobres os que nunca amaram, pobres os que nunca sofreram por amor. É sob pressão que se fabricam os diamantes e são sob perdas que nos criamos. Antes tomar sorvete uma única vez do que nunca conhecer o seu sabor.

Inserida por fernandolaurent

À esses amores de pele.
Busca algo mais além de sentir? Não deveria o amor ser o arrepio que sentes quando meus dedos suavemente tocam sua pele ou quando minha voz grave adentra seus ouvidos lhe fazendo estremecer? À esses amores de pele digo, vós sois também de alma! Quem por meio da razão sentiu prazer? Sendo o amor irracionalidade e o demasiadamente sentir. Quem pode atentar contra os amantes de pele se não quem racionaliza o amor? À esses amantes verdadeiramente felizes e satisfeitos dedico o prazer dionisíaco de viver sem culpa ou ressentimento. Estes não usam o traje sórdido da hipocrisia, pois estão nus de corpo e alma.

Inserida por igor_Maceno

Você acha que meu amor por ti.
Não é nada mais do que um placebo.
além do mais, agradeço.
Por me fazer perceber.
Que te desmereço.
Que minha vida sem ti é como uma bola de ferro em pelo arremeço.
Que ora está no ar a voar.
Ora no chão a brandar.
A esperar alguém novamente a arremeçar.
Pra sentir de novo o sentimento de amar voar.

Inserida por Neto0206

Amor

Penso assim :

- Homens e mulheres, jovens e melhor idade,classes sociais mais baixas e mais altas, pessoas do bem e do mau, do sul e do norte do mundo por maiores que sejam as diferenças de cada ser humano, a natureza se encarregou de nos criar com uma linguagem universal chamada amor. Algumas pessoas viverão uma vida inteira e dirão que não experimentaram o amor, mas nunca poderão afirmar que ele não estava lá, porque o amor vive em nós, é tudo uma questão do despertar. A parte complexa é que não podemos controlar quando acontece, com quem acontece e quanto tempo permanece. Não adianta se bloquear, tentar blindar o coração ,transformar se em pedra, em um momento ele desperta. E na mesma proporção em outro momento ele adormece, em alguns casos pelo fato da comodidade e do pensamento atrasado de que um jardim não precisa mais ser regado depois de nos presentear com flores. Já em outras situações são erros que somos passiveis de cometer a ponto de ser tão profunda a mágoa que o amor perde e entrega os pontos. Por fim a minha hipótese final sobre o amor é que muitos de nós resolvemos partir mesmo com o amor em plena ascensão pelo simples fato de não conseguirmos mais permitir que nossa visão da razão seja ativada, a partida com as lágrimas, saudade, e uma labareda de amor queimando no peito é apenas uma retomada do volante que guia nossas vidas. O amor é perigoso, ele nos deixa leve , alimenta nossa criatividade, nos enche de momentos prazerosos e o principal nos permite viver lado a lado com a paz. Com o amor somos capazes de viajar até muito longe, somos dez vezes mais resistentes e motivados. O amor é um espetáculo. Mas o amor nos machuca , nos derrota , nos destrói . Muitas vezes amar será como sair da direção e confiar que outra pessoa dirija para você. É um risco, a viajem pode ocorrer tudo muito bem e você se sentir feliz ou uma tragédia pode acontecer. O amor tem muitas faces, e uma das mais lindas pra mim é a esperança que ele nos trás quando entendemos que nada , realmente nada se perde, tudo está interligado, e tudo se transforma. Apesar das nuvens esconderem o sol e daqui debaixo imaginarmos que o sol foi embora, ele não foi. Ele está lá. Pronto para um novo dia sem nuvens para que possa despertar novamente e nos aquecer.
Assim é o amor. Estará sempre esperando o toque perfeito para se despertar.

Tiago Szymel 14/02/2014

Inserida por tiagoszymel

Quanto mais se amadurece, mais se percebe que o Amor é a melhor oferta.

Não se engane achando se tratar de uma concepção simplista ou axiomática. Em se tratando de amor, nunca é simples. A maturidade proporciona mergulhos que nos resgatam da enganadora superficialidade dos temas, e nos faz entender que ofertar Amor não é tão simples, mas gera efeitos extraordinários.

Esta não é uma conclusão romântica, pois falar de amor não é só Eros (grego), antes é Ágape e Philos, e porque não, o Eros de Plantão.

Penso que o Amor é uma grande marca do DNA de Jesus em nós. E, como decifrar um DNA, é extremamente complexo amadurecer, entender, e principalmente, praticar o Amor.

O Poeta Russo Dostoiévski escreveu que “o amor é mestre, mas é preciso saber adquiri-lo, porque se adquire dificilmente, ao preço de um esforço prolongado; é preciso amar, de fato, não por um instante, mas até o fim”. Este é daqueles poemas que se deve ter respeitadas todas as suas pontuações, lido e relido. São sentenças profundas, exigindo imersão nos sentidos apresentados, para, de fato, serem compreendidos. Exalta o Amor como sentimento mestre, e alerta sobre o árduo e complexo processo para adquiri-lo, e sobretudo, sustentá-lo.

Compreender profundamente temas fundamentais nos enriquece. Cria uma conexão com nossa evolução. Bem assim, Ofertar Amor é evoluir. É estar mais próximo da identidade de Cristo. Não há como simplificar, o Amor é complexo e divino.

Esta também não é uma conclusão religiosa. Observe a trajetória de Cristo como ser de aparência humana. Repare com acuidade e perceberá que o Amor era sua Grandeza. Ele nasceu, viveu, e morreu em Amor. Independentemente de sua crença na divindade de Jesus, o Amor que ele comunica, já lhe faz sobre-humano. O Amor é tempero. Desencadeia carinho, compreensão, tolerância, relacionamento sadios e fraternos.

A medida em que o Amor é adotado como pedra de toque nas nossas vidas e, simplesmente ofertado sem custos, estaremos mais próximos do Divino.

Inserida por BrunoSantis

⁠⁠AMAR, mas como manda O AMOR!…

Amar, como a nós manda o Lindo AMOR;
Nada mais é que tudo de nós darmos;
Mesmo a tantas vezes, sequer gostarmos;
Por não vermos ser-lhe dado, o valor!

Mas assim deve ser, pra quem AMAR;
Devido a quem AMAR nada querer;
Que seja: um ver fluir, em outro ser;
A sua mais PURA forma de dar.

Que feliz, tão será quem conseguir;
Neste viver tão curto pra morrer;
Amor a um outro ser, tanto entregar!...

Muito maior, que o dele desejar;
Muito maior, até que um dele ver;
Muito maior, que um dele em si; sentir.

Pois nesta vida, nada há de melhor;
Que em nós sentirmos, este sentimento;
Quando em nós havido, a alguém dar alento;
Mas com dar, como manda O Lindo AMOR.

Com um indescritível, por bom, sentir;

Inserida por manuel_santos_1

⁠Trabalhar é uma das formas mais belas de demonstrar amor ao próximo.
Se você espera o dia todo pela hora de bater o ponto e ir para casa,
a semana toda pelo domingo,
o ano todo pelas férias e a vida toda pela aposentadoria,
você não está vivendo, está se deixando levar pelos piores sentimentos egoístas.

Inserida por clarissa_vergara

⁠Amar,



Amar e mais amor,
Amor de calor que rasga o cérebro e causa dor,
Dor incurável,
Dor insaciável,
Dor imprestável que é boa,
E muitas vezes não é notável aos olhos de quem é amado(a)
Devido a colisão do jaguar com o leão,
Umas vezs somos presas,
Outras vezes predadores,
Sem obstáculos se jogam no meio da rua da ilusão causando barreiras aos olhos de quem não sabe o total significado(AMOR),

Aí vem a ansiedade,
Em busca da tal e tão procurada felicidade,
E para falar bem a verdade,
Ela está no meio de nós,
Basta olhar para o raio Solar e dizer,
Oh Ar !
Oh Luz !
Ar puro que é soprado constantemente nas narinas da gente,
E nós somos tão cegos que nao enxergamos o ouro que temos que é o oxigênio feito pelo Gênio,
Oh Deus!
O único que é capaz de nos ensinar o significado da palavra completa,
(Amar!) e alguns de seus derivados,
E respondo com excelência que tento ter uma mente decente,
Gente que gosta de toda essa gente,
Perante ao Criador somos,
Tao insignificantes,
Mas também somos seres viventes....



Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.

Inserida por JoseRicardo7

⁠GOSTAR…

É doar por gostar, desejar e querer
Receber por dar, por apenas amar
Para mais amor, amar, e assim, ter
E nesse saber, o crer para confiar

Ah! como é agrado, suspiros ao ar
Aquele doce olhar e o beijo suado
Nesse existir tão curto no caminhar
Então, gratidão e flor ao enamorado

E, ao coração, aquele enrabichado
Amor, afinal se é bom, é pra estar
Se caído, que seja então pro viver

Pois, como é querido estar ao lado
Do amor apaixonado a nos embalar
- E, afim amor de mim, pode haver...

© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
15 setembro, 2021, 15’07” – Araguari, MG

Inserida por LucianoSpagnol

⁠Você não ama alguém apenas pelo som da sua voz ou por tocar seu corpo. O amor é muito mais do que admiração, vai muito além dos sentidos.

Amar alguém é olhar todos os piores defeitos dela e ter cada vez mais certeza que é essa mulher que você quer ao seu lado, é estar com ela mesmo quando menos merecer. Amar é persistir, perdoar e pedir perdão, no amor não cabe orgulho.

Amor é quando você gagueja, tropeça nas palavras, quando você já não consegue mais descrever e mesmo assim ela consegue te entender.

O amor é toque de alma, poesia escrita nas estrelas e tocada nas batidas do coração, quem poderá ouvi-la?

Inserida por AnabelSouto

⁠Não tenho mais interesse em encontrar esse tal de amor da vida.
Cansei.
É uma busca chata.
Me fadiga.
Quando eu decido amar eu lanço-me por completo, sabe?!
Eu mando cartas, eu faço versos.
Eu faço bolo, café, eu preparo a mesa e o coração.
É farto, como tudo dentro de mim.
Eu tenho uma loba na alma que não dorme nunca.
Ela não descansa e nem me deixa descansar.
E ela que ama
Eu não
Eu quero amar a xicara de café, quente.
Eu até tolero café morno, mas pessoas não. Pessoas precisam ser quentes.
[Café também, pensando bem.]
Eu quero amar a brisa da manhã.
Eu quero amar a lua que nunca será monogâmica e mesmo assim ela consegue ser recíproca.
Pessoas não, de pessoas eu cansei.
Talvez eu esteja mentindo. Não sei.

Inserida por suspirandoversos

⁠O amor é...

O amor é mais que cama,
Beijo, abraço e drama
É algo inefável,
Que aquece a alma, com sua chama.

Amor é união,
Respeito
Amor é gratidão,
É empatia e cumplicidade.

Amor é mais que prazer,
Mais que paixão
Amar é agradecer,
É dá carinho e consideração.

É presentear a quem ama,
Com cuidado e atenção
É sentir paz na alma,
E proteção no coração!!!

Inserida por Poetadayltonjose

⁠Romances sem o final feliz

Se perguntassem, para mim, qual é a história de amor com o final mais angustiante eu recomendaria a nossa!
Eu falaria dos nossos diálogos sem uma solução!
Eu mostraria nossa história para que o leitor imaginasse com o início, sofresse com o meio e se angustiasse com o final.
O ruim de ser um amante dos livros de romance é entender que nem sempre o amor vence nas histórias.
Nem sempre o que é pra ser acontece!
Nem sempre os amores são vividos!
Se te amar foi o meu primeiro ato de coragem, o segundo foi te deixar ir!
Porque eu admito que é bem difícil não pegar o próximo ônibus para sua cidade e bater na sua porta.
Mas isso só complicaria ainda mais as coisas!
Talvez eu realmente mostre nossa história para algum leitor, vai que ele se junta a mim e começa a procurar uma solução para nós dois!

Inserida por costadavi