Textos Reflexivos sobre Inclusão

Cerca de 9802 textos Reflexivos sobre Inclusão

⁠O que muitos se perguntão hoje em dia qual seria o sentida da vida, hoje você saberá o que eu entendo desse sentido; a vida tem ciclo do nascimento,crescimento, multiplicação e o seu fim, as pessoas hoje em dia tem medo da morte pois tem medo, do seu tempo disperdiçado, de não ter o aproveitado sabendo o que poderia ter feito e mesmo assim negligênciou, já olhou os olhos de alguém que foi a o hospital e recebeu a resposta que seus dias estão contados? Essa pessoa exala uma aflição e tristeza depois de um tempo, ela viveu o máximo que pôde como se cada dia fosse o seu último dia, e no último dia cheguei lá e perguntei o que você fez de sua vida ele então com um leve sorriso respondeu que fez coisas que nunca acharia que conseguiria disse que de toda a sua vida "o último mês dele foi o que melhor vivenciou" e falou também muitas vezes Vivemos de forma tão repetida, não tentamos muitas vezes fazer algo por apenas escutarmos de alguém que não vai conseguir, mas aqueles que tentarem mesmo escutando não se arrependerão pois sabem que fizeram o seu máximo dando o seu corpo,alma e mente para o seu Objetivo sabendo que talvez não daria mais porém sem o arrependimento e a dúvida do "será que se eu fizesse" porém acabam esquecendo que já passou, no final a vida se constitui de momentos e você que escolhe o resultado final desses momentos; também não esqueça das pessoas com quem já viveu pois o que diferencia ela de qualquer outro humano que nasce e cresce é o que ela te fez vivenciar e no final ela continuará viva se você for lembrá-la as pessoas nunca morreram quando perdem suas vidas mas sim quando são esquecidas pois o que diferenciava ela de qualquer outro ser humano é o que ela representou e viveu e o ensinou.

apesar dos pesares você me fez renascer,fez despertar algo em mim que a muito tempo não tinha sentido,você fez o impossível possível num curto espaço de tempo, mesmo nossas vidas sendo opostas te sinto sendo minha parte esquecida, a vontade que tenho é de te fazer parte do meu tão sonhado mundo perfeito onde o amor prevalece é a realização de um sonho que ainda almejo, você é meu oposto intacto.

Inserida por vejota

A verdade é que as pessoas têm sonhos e sentimentos profundos. Às vezes a gente pensa em parar, em desistir e esquece que se desistirmos, então nunca vamos saber se de fato daria certo. Tem pessoas que acreditam e muito em nosso potencial, outras que não. Mas não se pode deixa se abater, temos que viver cada novo dia como se fosse o único, DEUS vai cuidar e preparar todo o teu caminho e se possível, te escrever uma nova história, acredite você é especial aos olhos de DEUS e já é mais que vencedor em todos os seus sonhos até aqueles que você não conseguiu alcançar, mas DEUS sabe e já está preparando uma coisa melhor para sua vida...

Inserida por dssilveirarj

Penso fortemente em morrer,existe fraqueza em mim, tenho 14 anos uma idade conhecida pelo mimimi bem... agora estou fazendo um desses, sinto desde dos meus 9 anos de idade que sou inutil tentei ser bom em algo porém não sei fazer nada além de não ter qualidade nenhuma. Diferente de muito dos comentários presentes sobre esse assunto minha vida é otima, tenho uma boa familia bons amigos tendo só um unico problema EU, sendo um ser burro e ignorante faz com que essa minha mente jovem porém podre de impetulâncias e pensamentos de pura aleatoriedade faça com que todo meu esforço em qualquer coisa que eu faça seja superado e logo humilhado. Passo 4 anos treinando meu inglês para em um ano meu amigo me superar e muito, mesmo que ele n faça nenhum estudo ou obrigação alem de jogar em seu video game ele se torna melhor e eu... bem... sou jogado para escanteio imfelizmente é isso. Obrigado leitor

Inserida por Patopatoso

Eu poderia sim desistir de tudo , amar qualquer outra pessoa , uma pessoa menos complicada , menos indecisa e que estivesse disposta a estar comigo todas horas ! Mas meu coração te escolheu por alguma razão , e ele não abre mão de você porque não sei ... ou melhor sei sim porque você é a pessoa que me trás certeza de que existe amor ...

Inserida por Otaviao

Humilde reflexão(minha) sobre o AMOR:

Tão simples para algumas pessoas dizerem: "larga de mão"..."esquece"... "parte pra outra"..."não ti entendo"... (realmente não tem como entender) porque EU, na minha opinião creio, que elas nunca devem ter sentido de verdade o que significa sentir AMOR por uma outra pessoa.
Não sou detentora da verdade, de maneira alguma, me desculpe quem pensa ao contrário.
AMOR é sentimento incondicional(não tem posse)! Todas as formas de AMOR são incondicionais... Amamos é só!
Nem entendemos por vezes como aconteceu, a intensidade... por que persiste (diante de todos acontecimentos, que teriamos de tudo para realmente esquecer) enfim... não temos explicações "lógicas" de tanto sentimento, que as vezes nem cabe dentro da gente. Só quem sente ou já sentiu compreende.
Não se escolhe a quem amar, e quando amar, não existe uma "vitrine" em que a gente possa chegar, analisar tudo de bom que desejamos no ser, e dizer: bem "coraçãozinho...e por esse "ser" que você deve se apaixonar!
Loucura!!!!!
E chega a ser "cômico" se não fosse por vezes "trágico".
Mas vamos concordar! Se fosse tão simples esquecer, deletar um AMOR, meu DEUS... a pessoa que descobrisse essa fórmula...essa magia... estaria até rica (porque não faltaria quem quisesse pagar pra deixar de sofrer).
Mas muitos insistem em querer violentar o coração, arrancar, matar, um sentimento que é LINDO, e que por mais que a gente queira, e que os outros digam, virem, rasguem a página! Ele vai permanecer "ali", talvez até por muito tempo, não temos como saber quando um AMOR se desfaz, quando chega no seu ponto final, para outro vir nos brindar!
Tudo só vai se desfazer, ou se reafazer, com o tempo, com a maturidade do sentimento, quem AMA, quer ver o ser amado, bem, e feliz, no caminho que venha a escolher, mesmo que em lado oposto ao nosso.

O AMOR não é algo descartável, se fosse só apertar no coração o botãozinho DELETE, com certeza não seria AMOR!

Reflexão...

Tem um ditado que diz assim: Use a razão e não emoção.
Mas se eu usar sempre a razão perderei momentos unicos que somente a emoção pode oferecer. A vida é isso, um equilibrio entre as duas partes, a razão é o ponto de equilibro entre o certo e o errado e a emoção é aquela que te humaniza, que tem mantém em harmonia com os valores da vida, é aquela que te conduz pelo caminho da alegria, dos sorrisos, das lágrimas descontroladas e te faz experimentar sentidos que as vezes não conseguimos explicar, mas ela também te faz agir por IMPULSO. Viver em harmonia com o mundo exterior, exige de nós esse "equilibrio" nem racional e nem emocional, mas na medida certa! Reflita nas suas práticas e atitudes e procure encontrar esse ponto de equilibrio, talvez o segredo do seu sucesso esteja ali, nesse pequeno intervalo entre a sua razão e a sua emoção. Priscilla Rodighiero

Pensamento- Reflexão

O menino sorri e zomba do velho, o velho se emociona, chora e se entristece. O menino assim cresce, envelhece e assim reencontra o passado que dele ri,zomba e o abandona.Somos reflexos do amanhã e não fugiremos do nosso destino, mas podemos tentar mudar a forma de encararmos nossa vida, quebrando o elo vicioso deste desdem com nossa própria existência.

REFLEXO DA VIDA

O que importa o que sou? Importa quem eu sou imaterialmente. O que fiz, faço e o que ainda posso fazer para com as pessoas. É o que mais faz sentido hoje. Doar-se.

O que importa é como eu trato as pessoas e como convivo com quem amo. Como luto pelo bem-estar das pessoas. É como um espelho que reflete. Se elas estão felizes também estou. É o meu ideal de vida. Batalhar para as coisas darem certo, para as pessoas terem o direito a algo que já pertencem a elas.

Lutei contra muitos, me magoei na maioria das vezes. Chorei até secarem todas as lágrimas que tinha dentro de mim. Nadei contra a maré muitas vezes sem me cansar. Mas, nunca desisti de lutar. Nunca. Sempre me defrontei com muitos obstáculos, mesmo assim venci todos. Conquistei muitas coisas e outras ficaram para trás por motivos que não consigo descrever aqui.

Terminei sendo alguém que por ações pouco consegui avançar, porém, que profundamente procura expor o que sente através das palavras. As palavras escritas e publicadas jamais serão destruídas ou mesmo vencidas.

Elas serão imortais e exprimem sentimentos que brotam das profundezas ocultas do meu íntimo.

Olhando o mar daqui, dei início a uma reflexão e lembrei que: "Já passei tempos fora, já mudei de lugar aqui dentro, já até quis mudar de planeta, mas confesso que, quando estou fora, a saudade da PÁTRIA bate forte aqui dentro."
Portanto, PENSE e VOTE conforme suas convicções, não vote por vaidade ou status, esqueçam aquele ditado preconceituoso do LÉ com LÉ, CRÉ com CRÉ... isso não existe, estamos falando de política, o voto é seu, é único e de responsabilidade sua. Na verdade, o que de fato existe são pessoas conscientes ou não, politizadas ou não, e (ou) até pessoas conduzidas ou não.
Voto consciente leva o país pra frente!

Dia de reflexão, dia de organizar as ideias... Agradeço a Deus por tudo! Por acordar, ter a chance de levantar da cama, dar um beijo de bom dia na minha filha, ajuda-la a se arrumar para ir à escola. De sair correndo para chegar a tempo ao meu trabalho. Agradeço por ter a dadiva de ter braços, pernas e saúde para correr atras dos meus objetivos.
Já parou para pensar que enquanto você se queixa por ter que levantar da cama cedo, existem pessoas que se quer conseguem se mexer sem o auxilio de alguém? Enquanto você se queixa por ter que caminhar até o trabalho, existem pessoas que fariam qualquer coisa para dar um pequeno passo. Enquanto você reclama da mistura do seu almoço, tem alguém no mundo que sente fortes dores causadas pela fome, por não ter absolutamente nada o que comer... O mundo não gira em torno de nós não!
Na boa, não aguento ver nem ouvir pessoas saudáveis reclamando da vida, se lamentando e achando que a culpa é do mundo. Culpa de que? Acorda!
Estarei sempre pronta para seguir em frente, pois o tempo não para nem volta.
Que venham as tempestades e as tardes ensolaradas. Entre desafios e vitórias continuo intacta, firme e forte.

Frases
"Frases para Reflexão são como
espelhos:
Nos permitem ver nossos pontos fortes e
a desenvolver."
"O segredo do sucesso nos
relacionamentos
é simplesmente se colocar no lugar do
outro,
O segredo do sucesso nos negócios
é conseguir que o outro se coloque no
seu lugar."
"O coração do homem possui um vazio
infinito
que apenas o infinito amor de Deus tem o
poder de preencher."
"Se você não consegue ver os sinais
não estará preparado para os
acontecimentos que eles prenunciam."
Gilliard Lima

Reflexo

Como posso deixar de te amar
Se tens olhos somente para mim?
Chego perto de ti e sorrio
Tu sorris.
Faço caras e bocas
Todos os tipos de trejeitos
Alegrias, tristezas
Mostro-te as minhas rugas
e incertezas
E tu, imitas-me.
Dou-te as costas
Vou-me embora
Tu, nem tá aí.
Como posso deixar de te amar?
Se volto mais velha e sorrio
Tu sorris.

A vida é simplesmente o Reflexo daquilo que se coloca perante ela.
Queremos alcançar a Paz, Liberdade e Harmonia. Mas não estamos dispostos a ceder essa mesma condição a seres sencientes de planos inferiores.
Ora não poderemos alcançar aquilo que ambicionamos se os nossos actos são contrários aquilo que pretendemos.

PERDAS E GANHOS
REFLEXÃO
A cada momento perdemos alguma coisa; e ganhamos outras. É a lei natural da compensação; que nos acompanha. Até não termos mais, nada para ganhar, ou perder.
Em muitos casos não sabemos nem o ‘quê’, perdemos ou ganhamos; muito menos quantificar o valor real (ais) de tal (ais) perda (as) ou ganho (os). Às vezes, nem é bom saber.
Nem sempre uma coisa compensa a outra; e continuamos a andar, achando ter lucros ou perdas naquilo que veio a nós ou, se foi de nós. Enganados ou não, alegres ou aborrecidos, a caminhada tem que seguir.
Há casos, que um ganho, compensa uma perda; e uma perda é melhor do que certos ganhos.
Em algum momento, iremos perder algo precioso para nós, em partes apenas; e a gente vai dizer: “Do saco, salvei o cordão”; em outros instantes, perderemos por completo o que não achávamos justo perdermos...
E dizemos: “Mais têm Deus para nos dar, do que o Diabo para levar.” Quando a situação econômica de uma pessoa não é boa, tudo faz falta para ela. Ainda mais se viver na rabeira da carência.
As perdas precisam ser trabalhadas; principalmente as maiores, pois elas mechem com os nossos sentimentos; com as nossas estruturas emocionais. Já fragilizadas pelas nossas necessidades básicas... Mas nada que não possa ser superado; com um pouco de boa vontade, fé e crença.
"É necessário perder para depois ganhar". E o ganho depois da perda é a água que amolece a dureza de um coração ressentido. Um ganho não quer dizer que seja necessariamente material: pode ser um diálogo, o bom senso, um abraço, um aperto de mão, um sorriso sincero... Uma compreensão.
Outrora, perdemos e ganhamos sem merecimento; achando ruim ou bom, era assim que havia de ser. Quando a inveja aflora achamos que somente nós merecemos ganhar. E ficamos aborrecidos com o nosso irmão ou até com Deus.
O bom é suar ou pagar o preço para conseguirmos nossos bens materiais e outros bens. Nem sempre o proprietário de um bem pagou um justo preço por ele; pois, a fraude tornou-se o caminho mais curto rumo à vantagem e a posse.
Para muitos de nós, nem sempre esse perde e ganha, que as circunstâncias oferecem-nos, há perfeito equilíbrio entre vantagens e desvantagens. Essa disparidade tem uma razão de ser, que desconhecemos.
Até que nos tornarmos mais humanos em nossas maneiras de pensar e agir. Sendo mais solidários ao próximo, e a nós mesmos, na nossa missão de perder e ganhar.
(26.03.18)

Enigma


Em vestes póstumas, se foi a razão;
Levou o espelho, deixando o reflexo;
Da imagem nociva, um ponto convexo;
De curvas varridas, transcritas a mão.

Em marcas de ferro, a fogo na folha;
Na tábula rasa, o contraste, a escolha;
De dias nascidos, ao perdido momento;
E noites passadas, sob o sofrimento.

Agora na falta, o caminho é distante;
Paralelo a maldade a inata verdade;
Escondida nas sombras de um meliante.

Se faz insolúvel, a passos de vaidade;
O tal enigma, em mudança constante;
A espera da luz, no reflexo da lealdade.

Reflexão do texto
1 Educação? Educações: aprender com o índio.
Principais questões para reflexão.

A Educação é um processo de formação do indivíduo para suas vivencias em determinada cultura, os índios perceberam que a divergência da educação pode variar de acordo com a sua aplicação, dependendo da necessidade pratica para cada cultura, educação sem ação pratica é conhecimento acumulado, mas nada colabora com o meio que está situado se não possuir ação pratica.
A educação brasileira, assim como de qualquer outra nação possui fragmentos de uma construção cultural, assim divergem em sua educação, pois o processo de educação também é aprendido em “comunidade”, isso consequentemente influencia no processo de educação para a dominação de uma sociedade, sendo fator importantíssimo a educação principalmente de uma linguagem, o domínio cultural exerce um poder de influenciar o processo educativo, assim tendo controle do capital cultural de formação humana, determinando fiz práticos uteis e limitados a interesse do “dominante”.
Temos então a figura da escola como agente colaborativo no processo da formação e construção da educação, sendo grande maioria das vezes as escolas o principal canal de formação educacional, a escolarização é um método muitas vezes manipulados por agentes “dominadores” afim de impor a uma determinada sociedade seus ideais, camuflando através da transformação da educação em um processo gradativo, hora construtivo hora destrutivo, como uma lâmina de dois gumes.
Infelizmente vemos a educação no Brasil sofrendo com diversas trocas de poder na briga pelo “domínio” a busca do troféu, triste que percebo a formação escolar sendo muitas vezes utilizadas apenas para manipulação e controle de um grupo circunscritos de interesses particulares, perdendo muitas vezes a essência de sua finalidade que é construir no aluno a habilidade de selecionar a informação de maneira responsável e a habilidade de buscar informação que não lhe foi solicitada.
Então temos a escola como participante, uma ferramenta educativa, como saber então nosso papel de cidadão se opondo a influencias de poderes que muitas vezes são mais destrutivos que construtivos? Claro que a resposta é o pensamento crítico, os alunos precisam aprender que haverá horas que terão que pagar o preço de buscar a verdade a solução e as respostas por conta própria.




Tive a infeliz experiência em minha vida de ter por alguns anos passados por escolas públicas que além de extremamente precárias são verdadeiros “BIG BROTHERS MALIGNOS”, onde apenas uma parte do grupo docente estava interessada de levar a educação de forma concisa, muitas vezes tendo deparado com professores seguindo normas de uma AUTARQUIA chamada MEC, que infelizmente dita completamente as regras do material de estudo para formação de base, que visa atender apenas a necessidade individual do próprio estado, sendo então alvo de manipulação e interesse, então temos um veículo de comunicação escolar extremamente obsoleto, um sistema prussiano de disputa, favoritismo, afim de atender uma demanda mínima para atender processos industriais, desenvolvendo a educação dentro de uma estrutura limitada.

Devido a essa terrível experiencia, venho dedicando-me a uma série de estudos, autodidata, sobre a educação e a formação de profissionais, ao longo de quase oito anos acompanhando o partir de um observador de um líder, há uma grande necessidade das pessoas de um “aconselhador” pois em toda sua vida tiveram pessoas lhe dando o que deveria fazer, estudar e pensar, e em um determinado momento encontram-se sem rumo para sua vida, sem respostas, não conseguem construir um senso crítico e desenvolver suas próprias vidas a partir de um pensamento genuíno, então o curso de licenciatura em filosofia é parte de uma missão em ajudar dentro do processo educacional e escolarização para formação de futuros membros de uma sociedade crítica, capaz de avaliar e tomar decisões a partir de observação, primeiramente do próprio comportamento, e em seguida do ambiente de sociedade que vive, como participante de um cultura ser capaz de avaliar, decidir, buscar e selecionar informações corretas, opondo-se a falsas falácias e entrando em ação na busca de um aprendizado verdadeiro.

Então tenho como missão de educador por hora informal, a missão de retirar este cidadão de um ambiente de conforto e aceitação, levando-o a caminhar em suas próprias ideias a partir de um olhar crítico, investigativo e conclusivo. Sendo assim a construção de um homem em sua essência moral, ontológico e individual, e um homem, social, ético, responsável, que busca a aprimoração de suas ações e o aperfeiçoamento de sua sociedade.

Todas as mensagens reflexivas tem que ter o seguinte princípio:
Servir para refletir tanto para quem a faz, e tanto para quem a lê. Não podemos achar que somos "super-homens" ou " super-mulheres" isentos de não precisar refletir, e de corrigir certos procedimentos incorretos que faz parte do ser humano, mas porém, contudo com maturidade e consciência, buscam ser pessoas melhores. A Palavra de Deus é a principal fonte de reflexão, meditação e confronto.

Escrever: é bom escrever mesmo que sejam bobagens ; trata_se
de reflexão daquilo que você absorve e te absorve ; mesmo
que escreva errado ainda sim trata_se disso ,e um dia terás
aprendido a escrever e com assinatura própria e noutro
momento quem sabe com sabedoria ,mas ao aprender
nunca saberás , por que a vida não se expira ela é uma
Constante ,assim como o é a escrita e a sabedoria ,
portanto aconselho a escrever .

#12;
QUANDO CHOVEU
(reflexão sobre uma melodia homônima)

Em uma bruma qualquer da vida
Encontrei algo próximo da plenitude
Sem feridas ou chagas em nenhuma parte do corpo ( ou de mentes)

Chovia...

Era o céu em desmantelo ...
Suave derramar de um cheiro de alegria e fantasia
Transeuntes desatentos e ignóbeis em seus "possantes"
Pareciam vermes rastejantes alheios ao que ali acontecia

Naquele dia choveu...

Corpo que queria e transpirava a outra face
Jazia estatelado em frente à Deusa (chuva) e à outra parte em uma audiência de corações

Ah! Como é doce o poder que todos temos, que é a simples fantasia
Renegada por uma triste maioria
Que preferem o real ao sonho

Chovia fantasia naquele dia

Vem, ó magnânima e pungente chuva!
Vem e roça meu rosto alegre e revigorado por seu cheiro e sabor

O que era tristeza naquele dia
A sacramentada água da chuva
Consigo levou

Ainda que tardia
A alegria e esperança
Virá e verá com sua face enluarada
Tudo o que um dia o amargo levou

Naquele dia chovia união
Naquele dia choveu a mais cândida emoção.

Naquele dia, simplesmente chovia
Uma leve afeição.

Choveu quando encontrei a Deusa despida da angústia e aflição.
Naquela chuva toquei os pingos

Quando choveu as cordas do pinstrumento caíram em pranto.

Choveu.