Textos Reflexivos sobre Inclusão

Cerca de 9746 textos Reflexivos sobre Inclusão

REFLEXO DA VIDA

O que importa o que sou? Importa quem eu sou imaterialmente. O que fiz, faço e o que ainda posso fazer para com as pessoas. É o que mais faz sentido hoje. Doar-se.

O que importa é como eu trato as pessoas e como convivo com quem amo. Como luto pelo bem-estar das pessoas. É como um espelho que reflete. Se elas estão felizes também estou. É o meu ideal de vida. Batalhar para as coisas darem certo, para as pessoas terem o direito a algo que já pertencem a elas.

Lutei contra muitos, me magoei na maioria das vezes. Chorei até secarem todas as lágrimas que tinha dentro de mim. Nadei contra a maré muitas vezes sem me cansar. Mas, nunca desisti de lutar. Nunca. Sempre me defrontei com muitos obstáculos, mesmo assim venci todos. Conquistei muitas coisas e outras ficaram para trás por motivos que não consigo descrever aqui.

Terminei sendo alguém que por ações pouco consegui avançar, porém, que profundamente procura expor o que sente através das palavras. As palavras escritas e publicadas jamais serão destruídas ou mesmo vencidas.

Elas serão imortais e exprimem sentimentos que brotam das profundezas ocultas do meu íntimo.

Olhando o mar daqui, dei início a uma reflexão e lembrei que: "Já passei tempos fora, já mudei de lugar aqui dentro, já até quis mudar de planeta, mas confesso que, quando estou fora, a saudade da PÁTRIA bate forte aqui dentro."
Portanto, PENSE e VOTE conforme suas convicções, não vote por vaidade ou status, esqueçam aquele ditado preconceituoso do LÉ com LÉ, CRÉ com CRÉ... isso não existe, estamos falando de política, o voto é seu, é único e de responsabilidade sua. Na verdade, o que de fato existe são pessoas conscientes ou não, politizadas ou não, e (ou) até pessoas conduzidas ou não.
Voto consciente leva o país pra frente!

Dia de reflexão, dia de organizar as ideias... Agradeço a Deus por tudo! Por acordar, ter a chance de levantar da cama, dar um beijo de bom dia na minha filha, ajuda-la a se arrumar para ir à escola. De sair correndo para chegar a tempo ao meu trabalho. Agradeço por ter a dadiva de ter braços, pernas e saúde para correr atras dos meus objetivos.
Já parou para pensar que enquanto você se queixa por ter que levantar da cama cedo, existem pessoas que se quer conseguem se mexer sem o auxilio de alguém? Enquanto você se queixa por ter que caminhar até o trabalho, existem pessoas que fariam qualquer coisa para dar um pequeno passo. Enquanto você reclama da mistura do seu almoço, tem alguém no mundo que sente fortes dores causadas pela fome, por não ter absolutamente nada o que comer... O mundo não gira em torno de nós não!
Na boa, não aguento ver nem ouvir pessoas saudáveis reclamando da vida, se lamentando e achando que a culpa é do mundo. Culpa de que? Acorda!
Estarei sempre pronta para seguir em frente, pois o tempo não para nem volta.
Que venham as tempestades e as tardes ensolaradas. Entre desafios e vitórias continuo intacta, firme e forte.

Frases
"Frases para Reflexão são como
espelhos:
Nos permitem ver nossos pontos fortes e
a desenvolver."
"O segredo do sucesso nos
relacionamentos
é simplesmente se colocar no lugar do
outro,
O segredo do sucesso nos negócios
é conseguir que o outro se coloque no
seu lugar."
"O coração do homem possui um vazio
infinito
que apenas o infinito amor de Deus tem o
poder de preencher."
"Se você não consegue ver os sinais
não estará preparado para os
acontecimentos que eles prenunciam."
Gilliard Lima

Reflexo

Como posso deixar de te amar
Se tens olhos somente para mim?
Chego perto de ti e sorrio
Tu sorris.
Faço caras e bocas
Todos os tipos de trejeitos
Alegrias, tristezas
Mostro-te as minhas rugas
e incertezas
E tu, imitas-me.
Dou-te as costas
Vou-me embora
Tu, nem tá aí.
Como posso deixar de te amar?
Se volto mais velha e sorrio
Tu sorris.

A vida é simplesmente o Reflexo daquilo que se coloca perante ela.
Queremos alcançar a Paz, Liberdade e Harmonia. Mas não estamos dispostos a ceder essa mesma condição a seres sencientes de planos inferiores.
Ora não poderemos alcançar aquilo que ambicionamos se os nossos actos são contrários aquilo que pretendemos.

PERDAS E GANHOS
REFLEXÃO
A cada momento perdemos alguma coisa; e ganhamos outras. É a lei natural da compensação; que nos acompanha. Até não termos mais, nada para ganhar, ou perder.
Em muitos casos não sabemos nem o ‘quê’, perdemos ou ganhamos; muito menos quantificar o valor real (ais) de tal (ais) perda (as) ou ganho (os). Às vezes, nem é bom saber.
Nem sempre uma coisa compensa a outra; e continuamos a andar, achando ter lucros ou perdas naquilo que veio a nós ou, se foi de nós. Enganados ou não, alegres ou aborrecidos, a caminhada tem que seguir.
Há casos, que um ganho, compensa uma perda; e uma perda é melhor do que certos ganhos.
Em algum momento, iremos perder algo precioso para nós, em partes apenas; e a gente vai dizer: “Do saco, salvei o cordão”; em outros instantes, perderemos por completo o que não achávamos justo perdermos...
E dizemos: “Mais têm Deus para nos dar, do que o Diabo para levar.” Quando a situação econômica de uma pessoa não é boa, tudo faz falta para ela. Ainda mais se viver na rabeira da carência.
As perdas precisam ser trabalhadas; principalmente as maiores, pois elas mechem com os nossos sentimentos; com as nossas estruturas emocionais. Já fragilizadas pelas nossas necessidades básicas... Mas nada que não possa ser superado; com um pouco de boa vontade, fé e crença.
"É necessário perder para depois ganhar". E o ganho depois da perda é a água que amolece a dureza de um coração ressentido. Um ganho não quer dizer que seja necessariamente material: pode ser um diálogo, o bom senso, um abraço, um aperto de mão, um sorriso sincero... Uma compreensão.
Outrora, perdemos e ganhamos sem merecimento; achando ruim ou bom, era assim que havia de ser. Quando a inveja aflora achamos que somente nós merecemos ganhar. E ficamos aborrecidos com o nosso irmão ou até com Deus.
O bom é suar ou pagar o preço para conseguirmos nossos bens materiais e outros bens. Nem sempre o proprietário de um bem pagou um justo preço por ele; pois, a fraude tornou-se o caminho mais curto rumo à vantagem e a posse.
Para muitos de nós, nem sempre esse perde e ganha, que as circunstâncias oferecem-nos, há perfeito equilíbrio entre vantagens e desvantagens. Essa disparidade tem uma razão de ser, que desconhecemos.
Até que nos tornarmos mais humanos em nossas maneiras de pensar e agir. Sendo mais solidários ao próximo, e a nós mesmos, na nossa missão de perder e ganhar.
(26.03.18)

Enigma


Em vestes póstumas, se foi a razão;
Levou o espelho, deixando o reflexo;
Da imagem nociva, um ponto convexo;
De curvas varridas, transcritas a mão.

Em marcas de ferro, a fogo na folha;
Na tábula rasa, o contraste, a escolha;
De dias nascidos, ao perdido momento;
E noites passadas, sob o sofrimento.

Agora na falta, o caminho é distante;
Paralelo a maldade a inata verdade;
Escondida nas sombras de um meliante.

Se faz insolúvel, a passos de vaidade;
O tal enigma, em mudança constante;
A espera da luz, no reflexo da lealdade.

Reflexão do texto
1 Educação? Educações: aprender com o índio.
Principais questões para reflexão.

A Educação é um processo de formação do indivíduo para suas vivencias em determinada cultura, os índios perceberam que a divergência da educação pode variar de acordo com a sua aplicação, dependendo da necessidade pratica para cada cultura, educação sem ação pratica é conhecimento acumulado, mas nada colabora com o meio que está situado se não possuir ação pratica.
A educação brasileira, assim como de qualquer outra nação possui fragmentos de uma construção cultural, assim divergem em sua educação, pois o processo de educação também é aprendido em “comunidade”, isso consequentemente influencia no processo de educação para a dominação de uma sociedade, sendo fator importantíssimo a educação principalmente de uma linguagem, o domínio cultural exerce um poder de influenciar o processo educativo, assim tendo controle do capital cultural de formação humana, determinando fiz práticos uteis e limitados a interesse do “dominante”.
Temos então a figura da escola como agente colaborativo no processo da formação e construção da educação, sendo grande maioria das vezes as escolas o principal canal de formação educacional, a escolarização é um método muitas vezes manipulados por agentes “dominadores” afim de impor a uma determinada sociedade seus ideais, camuflando através da transformação da educação em um processo gradativo, hora construtivo hora destrutivo, como uma lâmina de dois gumes.
Infelizmente vemos a educação no Brasil sofrendo com diversas trocas de poder na briga pelo “domínio” a busca do troféu, triste que percebo a formação escolar sendo muitas vezes utilizadas apenas para manipulação e controle de um grupo circunscritos de interesses particulares, perdendo muitas vezes a essência de sua finalidade que é construir no aluno a habilidade de selecionar a informação de maneira responsável e a habilidade de buscar informação que não lhe foi solicitada.
Então temos a escola como participante, uma ferramenta educativa, como saber então nosso papel de cidadão se opondo a influencias de poderes que muitas vezes são mais destrutivos que construtivos? Claro que a resposta é o pensamento crítico, os alunos precisam aprender que haverá horas que terão que pagar o preço de buscar a verdade a solução e as respostas por conta própria.




Tive a infeliz experiência em minha vida de ter por alguns anos passados por escolas públicas que além de extremamente precárias são verdadeiros “BIG BROTHERS MALIGNOS”, onde apenas uma parte do grupo docente estava interessada de levar a educação de forma concisa, muitas vezes tendo deparado com professores seguindo normas de uma AUTARQUIA chamada MEC, que infelizmente dita completamente as regras do material de estudo para formação de base, que visa atender apenas a necessidade individual do próprio estado, sendo então alvo de manipulação e interesse, então temos um veículo de comunicação escolar extremamente obsoleto, um sistema prussiano de disputa, favoritismo, afim de atender uma demanda mínima para atender processos industriais, desenvolvendo a educação dentro de uma estrutura limitada.

Devido a essa terrível experiencia, venho dedicando-me a uma série de estudos, autodidata, sobre a educação e a formação de profissionais, ao longo de quase oito anos acompanhando o partir de um observador de um líder, há uma grande necessidade das pessoas de um “aconselhador” pois em toda sua vida tiveram pessoas lhe dando o que deveria fazer, estudar e pensar, e em um determinado momento encontram-se sem rumo para sua vida, sem respostas, não conseguem construir um senso crítico e desenvolver suas próprias vidas a partir de um pensamento genuíno, então o curso de licenciatura em filosofia é parte de uma missão em ajudar dentro do processo educacional e escolarização para formação de futuros membros de uma sociedade crítica, capaz de avaliar e tomar decisões a partir de observação, primeiramente do próprio comportamento, e em seguida do ambiente de sociedade que vive, como participante de um cultura ser capaz de avaliar, decidir, buscar e selecionar informações corretas, opondo-se a falsas falácias e entrando em ação na busca de um aprendizado verdadeiro.

Então tenho como missão de educador por hora informal, a missão de retirar este cidadão de um ambiente de conforto e aceitação, levando-o a caminhar em suas próprias ideias a partir de um olhar crítico, investigativo e conclusivo. Sendo assim a construção de um homem em sua essência moral, ontológico e individual, e um homem, social, ético, responsável, que busca a aprimoração de suas ações e o aperfeiçoamento de sua sociedade.

Todas as mensagens reflexivas tem que ter o seguinte princípio:
Servir para refletir tanto para quem a faz, e tanto para quem a lê. Não podemos achar que somos "super-homens" ou " super-mulheres" isentos de não precisar refletir, e de corrigir certos procedimentos incorretos que faz parte do ser humano, mas porém, contudo com maturidade e consciência, buscam ser pessoas melhores. A Palavra de Deus é a principal fonte de reflexão, meditação e confronto.

Escrever: é bom escrever mesmo que sejam bobagens ; trata_se
de reflexão daquilo que você absorve e te absorve ; mesmo
que escreva errado ainda sim trata_se disso ,e um dia terás
aprendido a escrever e com assinatura própria e noutro
momento quem sabe com sabedoria ,mas ao aprender
nunca saberás , por que a vida não se expira ela é uma
Constante ,assim como o é a escrita e a sabedoria ,
portanto aconselho a escrever .

#12;
QUANDO CHOVEU
(reflexão sobre uma melodia homônima)

Em uma bruma qualquer da vida
Encontrei algo próximo da plenitude
Sem feridas ou chagas em nenhuma parte do corpo ( ou de mentes)

Chovia...

Era o céu em desmantelo ...
Suave derramar de um cheiro de alegria e fantasia
Transeuntes desatentos e ignóbeis em seus "possantes"
Pareciam vermes rastejantes alheios ao que ali acontecia

Naquele dia choveu...

Corpo que queria e transpirava a outra face
Jazia estatelado em frente à Deusa (chuva) e à outra parte em uma audiência de corações

Ah! Como é doce o poder que todos temos, que é a simples fantasia
Renegada por uma triste maioria
Que preferem o real ao sonho

Chovia fantasia naquele dia

Vem, ó magnânima e pungente chuva!
Vem e roça meu rosto alegre e revigorado por seu cheiro e sabor

O que era tristeza naquele dia
A sacramentada água da chuva
Consigo levou

Ainda que tardia
A alegria e esperança
Virá e verá com sua face enluarada
Tudo o que um dia o amargo levou

Naquele dia chovia união
Naquele dia choveu a mais cândida emoção.

Naquele dia, simplesmente chovia
Uma leve afeição.

Choveu quando encontrei a Deusa despida da angústia e aflição.
Naquela chuva toquei os pingos

Quando choveu as cordas do pinstrumento caíram em pranto.

Choveu.

✨ É Natal... Dia mágico e motivador a emocionadas reflexões... Tendo o poder de nos sensibilizar, nos relembrando, a cada dezembro, nossas fragilidades quando da expectativa à espera de Jesus o nosso salvador... Para nos redimir de todos os pecados cometidos em um único período, enquanto, que, os de uma vida toda continuarão, ano após ano à espera do próximo Natal... Contudo, vale a nossa intenção, a mais sublime certamente, e mesmo ocasional, de praticarmos o AMOR ao próximo e a todas criaturas.

O Natal representa a esperança em dias melhores, e para que esse desejo se torne realidade basta apenas começarmos pela mudança de nossas atitudes... Nenhuma novidade, mas tão grande é a dificuldade em colocarmos em prática a ação de se fazer apenas o bem, o que indiscutivelmente retornará, de alguma forma a nós mesmos... A relação de causa e consequência, presente nos fatos de nosso dia a dia, não nos basta para agirmos em busca de um mundo verdadeiramente “humano”... Sendo essa propriedade a nós específica, distinguindo-nos das demais espécies, dentre outros, pelo fato de raciocinarmos, e portando cabendo-nos discernir antes de praticar... Não bastando-nos, dessa forma, sermos mero “substantivo”, mas, sim, um digno “adjetivo” que nos qualifique na força da expressão do termo “ser humano”... É o que eu desejo a mim, a você e a todos que aqui passar.___✍️

Reflexos de uma reflexão.
Passamos uma boa parte desse ano,
buscando o que ainda não encontramos,
talvez não estejamos satisfeitos com o que já temos.
Nossa inquietação nos faz buscar o que,
muitas vezes nem precisamos,
e deixamos de valorizar o que já conquistamos.
Somos felizes mas não sabemos,
somos mais vencedores do que perdedores,
choramos mas somos felizes,
enxergamos mas somos cegos,
e não percebemos que existirá sempre alguém
que amamos ao nosso lado.
Precisamos valorizar quem chegou para ficar,
e mesmo que aconteçam desentendimentos, o diálogo e uma boa conversa fará tudo voltar ao normal.
O grande segredo é não desistir
e prosseguir tentando se feliz com alguém que Deus te mandou e você conquistou.
Ter fé e esperança de que amanhã será outro dia de amar e ser feliz !
Sonhar e realizar seus sonhos,
e ter a família que você sempre quis !
A vida é tão simples, que não precisamos complicar !
Seja feliz !
Gilberto Braga, celebrante .

Esse tempo cinzento me causou uma estranha reflexão,olhando pela janela em busca de uma elucidação só tenho o revido de ouvir suas gotas caindo sobre meu chão
O sol se embuçou entre entre as núvens , não poderia mais contempla lo , sera que ele foi só? Ou se conduziu com uma parte doce de meu elemento?
Saudades do passado , quando dias cinzentos eram alegres como o sol , quando eu matutava o cinza apenas à uma cor trivial ,quando eu encarava a chuva apenas à um fenomeno habitual , e não era esta garota melancólica vivendo presa insanamente em sua própia alma

Reflexão

"NÃO HÁ DISTÂNCIA QUE ENFRAQUEÇA O AMOR ENTRE DOIS"

...Sinceramente, esta frase só é bonita na Poesia e nas Redes Sociais!
...Porque na vida Real, a probabilidade desta frase ser uma verdade é de 0,1%.

No entanto, seria tão bom se os Antibióticos pudessem curar a dor da Saudade!

Que Allaah tenha misericórdia de nós, e aproxime até Nós, as pessoas que tanto amamos!

...

Boa noite, que esta noite seja reflexão do amanhã, que logo chega.
Que possa corrigir os erros trazendo verdades, novos caminhos e aprendizado para os dias que virão.
E que se esqueça os problemas dando solução.
Bom descanso e boa semana pra você e pra todos da família. A PAZ... Viva em paz.
Shirlei Miriam de Souza.

Sou simples de coração
Mais emoção que razão
Se amo é de alma inteira
Sem muita reflexão
Os sonhos permeiam meu mundo
E também meu pensamento
Amo a vida... Família... Amigos
Com muito contentamento
Lealdade é mandamento
Poesia... Flores e Passarinhos
Muito mais que passar tempo
Construo castelos faço e desfaço
A mando do coração
Ciúmes às vezes me pega
Sem dó nem compaixão
Às vezes sou brisa leve
Outras vezes furacão
Intuição é minha sombra
Sempre aponta a direção
Nem sempre obedeço
Por isso vem à decepção
De coisas simples sinto saudades
Mas, o desprezo e indiferença
Ensinam-me grandes verdades
Mesmo quando o pranto for o tema
Sorrir será sempre o meu lema
Enquanto viver não me falte fé
E se ondas houver remar contra a maré
Crendo que no meu barco está
Jesus de Nazaré...

“Se um pássaro entra numa sala de espelhos, ele vê muitos reflexos de sua própria forma. Ele imagina que há uma infinidade de aves e elas são seus concorrentes. Então, ele continua colidindo contra os espelhos e eles se quebram em pedaços. Agora ele vê tantas aves quanto existem pedaços de espelhos. Quando os espelhos são todos quebrados em pequenos pedaços, nenhuma imagem é visível e o pássaro voa para longe. Este é um estado de ignorância. Pelo contrário, quando um homem de sabedoria entra no quarto, ele reconhece que estes são, todos, suas próprias imagens e se sente feliz. Da mesma forma, aquele que vê a si mesmo em todos os outros e contempla-os como as próprias imagens é um verdadeiro ser humano. O princípio manifesto que é visível no mundo externo é o mesmo que o que existe em um indivíduo. Nomes, formas e habilidades são percebidos como separados, mas estes são meros reflexos. O que você tenta ver em uma mesquita ou num templo está dentro de você. Todo sadhana é realizado para experimentar esta realidade interior. (Discurso Divino, 23 de novembro de 2000) ”

Sathya Sai Baba

"Reflexão de um conto indiano"
Somos todos "Cântaros lascados," humanos imperfeitos, homens que tem brechas e defeitos, que chegará o dia que você começará a se julgar, mas porque se julgar? Se somos imperfeitos? As vezes é preciso aceitar os defeitos como uma qualidade, porque nem tudo na vida tem que ser levado à um lado ruim, tudo tem seu lado bom, até mesmo as imperfeições.

O medo de não sermos aceitos pela sociedade nós torna tristes e frios, apenas porque temos medos de sermos julgados, mas como quere que a sociedade nos aceite, se nós mesmos não nos aceitamos, pois são as decepções, as derrotas, os defeitos até mesmo o desânimo, que vão nos mostrar um caminho de um bom julgamento.

Sabemos que todos nós temos brechas, feridas encuraveis, porém não vão ser julgamentos "Bobos" que nós farão a baixar a cabeça, certo que somos feitos de lágrimas e defeitos, porém somos também àqueles que ver o lado bom em tudo, que sabe, que toda ação haverá uma recompensa linda, que te fará ver que somos o ser mas lindo do mundo, aquele que pensa, que perdoa, que tem motivação, mas também aquele que se arrepende de ações que vão te fazer ver que erra e humano, pois a simplicidade é o último degrau da sabedoria.