Textos Reflexivos sobre Inclusão
Agradeça a sua origem.
Quantos de nós pedimos, mais do que agradecemos? Queremos que o universo conspire a nosso favor e, queremos que tudo seja da forma e da cor que achamos ser o belo e correto.
Ora, isso é um pensamento no mínimo sintomático, pois, quando desejamos ou pedimos que as coisas sejam, da forma que queremos que seja, estamos colocando nossas vontades acima das vontades alheias, e mesmo que estejamos querendo o bem, estaríamos nesse momento brincando de Deus.
As coisas são, como são, simples assim.
Não temos o controle das coisas e, muito menos das pessoas, então o que dirá das circunstâncias?
Imagine por um momento que você tivesse o dom de voltar no tempo. Ora, você poderia voltar e apagar as coisas ruins que aconteceram em sua vida. Mas, lhe pergunto, você iria se sentir bem com isso. Lhe respondo, lógico que sim.
Queremos sempre o melhor, queremos os quitutes da vida, não gostamos de sermos decepcionados, confrontados, ameaçados. Queremos o controle das coisas.
Aprenda, isso nunca vai acontecer.
Sempre haverá algo, um obstáculo, uma corrente que lhe arrastará para as profundezas.
Entenda isso, se compreender, você começará a buscar mais, aprenderá a relevar mais, a não dar importância às pequenas coisas, aprenderá a não potencializar o sofrimento. Começará então a se libertar.
Aprenda a agradecer.
Agradeça a seu corpo, agradeça a seus pais, agradeça a seus avós, agradeça a toda sua linhagem, pois se alguém desta não tivesse passado a prole, não estaríamos aqui.
Fazemos parte de uma grande corrente, então sejamos no minimo e em respeito aos nossos antepassados um elo forte.
Agradeça por tudo, incluse pelas coisas ruins.
Em tudo há um aprendizado.
Pense nisso.
Paz e bem.
Ilumine seu dia.
A culpa não é de Deus.
Lamentamos muito quando algo dá errado, muitos ficam se perguntando: Por que isso aconteceu comigo? Sou bom, minhas atitudes são boas, será que mereço esse castigo? Deus, por que está sendo cruel comigo?
Ora, Deus por ser a essência e origem de tudo, é extremamente perfeito, e se olharmos com calma vamos entender que Ele, não pode intervir nessas nossas questões. Se refletirmos começamos a talvez, compreender sua infinita sabedoria.
Em que pese os defensores do ateísmo e aos exegetas bíblicos, de uma forma resumida posso citar que: Somos criaturas, logo, temos um criador.
Dentro desse pensamento, quem nos criou, deu-nos a faculdade de fazermos nossas próprias escolhas e, consequentemente colhermos o nosso plantio.
Então por que coisas ruins, acontecem com boas pessoas? Simples, as coisas simplesmente acontecem. Não é porque você está sendo castigado ou abençoado, elas acontecem, somente isso. Alguém ganha na loteria, enquanto milhares não, mas, todos jogaram.
Querer pedir a Deus que lhe privilegie, seria admitir que Deus está a seu serviço. Será que isso não deveria ser o contrário?
Há um dito que diz: "O cemitério está cheio de boas pessoas e intenções."
Isso é verdadeiro e serve de alerta, será que estamos vivendo pensando somente em crime e castigo? Em recompensas e bênçãos?
Se assim estiver agindo, repense, não crie seu paraíso ou inferno particular antes da hora. Saboreie a vida, independente de suas agruras, abrace e aceite as coisas como ela são.
Se você for acometido por uma doença grave, isso não será castigo, você adoeceu, só isso.
Aceite, entenda o problema, use o dom que recebeu, levante-se.
Nesta pequena e insignificante passagem por esse planeta, pouco fazemos, pouco vivemos, e muito desperdiçamos.
A culpa não é de Deus. Se ele interferisse em todas as questões, como disse, ele seria o servo, e não o servido.
Deus não está a serviço, Ele, não é um prestador de favores.
Qualificá-lo assim, mostra nossa pequenez, mostra nossa estultícia, e mostra nossa arrogância.
Deus lhe deu a vida. Respeite isso, VIVA.
Pense nisso.
Paz e bem.
Ilumine seu dia.
"Decidir abster-me de comentar minha indignação sobre a maldade alheia, não é um gesto de covardia. É um ato reflexivo, que me proporcionará dois caminhos de paz. O da direita, é não criar contendas e seguir meu caminho em harmonia com o mundo. O da esquerda, será agir em pró da causa e revolucionar através do pensamento filosófico."
Thiago Oliveira (1986 a)
Decisões
Em nossa vida temos a cada segundo que tomar inúmeras decisões. Nem sempre a correta, tem aquelas que nos machucam, as que nos causa angústia e também as que nos tiram um sorriso, um sorriso bobo, pode ser por algo, por alguém ou até mesmo pelo simples fato de estar vivo.
Então escolha sempre a que vá lhe fazer bem, não exatamente a certa, escolha aquela que lhe trará paz, paz consigo mesmo e verás quanto sua vida irá mudar.
Nas tardes disponíveis
me deito em um canto
onde posso escutar o pranto
do universo à sussurrar,
pedindo socorro pela humanidade
que simplesmente está perdida
numa fusão de pensamentos,
refletidos nessa vida corrida.
Mas apesar da decadência do mundo
temos que ver o lado bom de tudo,
compreender as intenções
que são concedidas aos corações
daqueles que sabem observar...
o canto dos pássaros a voar;
das nuvens deslocando-se sobre o mar;
do vento arrastando as folhas caídas;
E na espera da próxima fase da lua ser definida
uma gota d'água cai em minha alma ferida
com o propósito de me acalmar
por ser o universo mandando sinais
de que um dia em algum lugar
viveremos totalmente em paz.
É na madrugada que nascem as melhores idéias. É na madrugada que sonhamos e pensamos nas melhores e piores coisas da vida. É na madrugada que ouvimos nossos pensamentos e tomamos as decisões mais difíceis. É na madrugada que sentimos o pulsar do nosso coração e de quem amamos, e então percebemos que os dois batem no mesmo ritimo.
Tem tanta coisa pra se fazer na madrugada, que nem nos damos conta de que já é madrugada.
Valores V
Não há pessoas substituíveis, cada qual marca sua lembrança específica na mente de alguém;
A consequência é a lembrança, um ato de resistência contra o tempo, um ato de Inocência, o último esforço;
Sendo assim, a melancolia continuará sua trajetória, sendo fruto deste relógio infinito.
Basta seguir a seguinte lógica: A lembrança recorre de seu sentimento e sua devida influência no momento;
Tornando seus pensamentos e o tempo duas testemunhas, aliás, as únicas.
A importância de cortar o cordão umbilical
Tempos atrás eu vivi uma mudança em minha vida, pouco tardia, mas vivi.
Troquei de cidade, de emprego, sai da casa dos meus pais.
Mas como toda boa mudança vem com dificuldades, comecei a senti-las. O começo sempre é o mais difícil.
A zona de conforto não existe mais, dando lugar a todos os desconfortos possíveis e inimagináveis.
E aí dá aquela saudade da casa dos pais, da proteção, do bálsamo que é ser somente um filho. Em que todas as responsabilidades são, na verdade, de nosso pais.
Dia desses, liguei pra casa. Minha mãe não estava, então falei com meu pai.
Comecei a chorar as mazelas. Surpreendentemente, ele me disse com toda a sabedoria, mesmo com a perceptível dor, que um pai pode tirar de suas mais profundas entranhas: filha, você tem que enfrentar. Todo mundo está passando por isso. Aqui era muito fácil! Você tem que seguir em frente. Tudo tem seu tempo certo.
Eu estranhei, pois até o último dia, antes de eu sair de casa, ele tinha esperanças de que eu não fosse partir.
Mas eu concordei. E depois, refletindo sozinha, eu percebi a riqueza daquele momento em minha trajetória.
É preciso cortar o cordão umbilical, se quisermos crescer e ter uma vida fora do útero de nossas mães, e fora do telhado de nossos pais. É preciso ralar os joelhos e aprender a passar o mertiolate sozinho. E assoprar.
É preciso queimar os navios ao desembarcar na praia, e enfrentar a guerra sem a opção de voltar. É ganhar ou ganhar.
Mas eu percebi que, se dependesse de alguns pais, os filhos pegam os navios, mas eles sempre ficam atracados lá na margem, pra que os filhos possam, um dia, retornar.
É preciso, papai e mamãe, riscar o fósforo, e incentivar. É preciso dar a tesoura para os filhos para os encorajar a cortar. É preciso deixar os filhos navegarem, e diante das tempestades, apenas dizer: filho, você consegue ultrapassar.
A importância desta atitude não tem preço, é bonito ver um pai que sabe que, por mais que doa em seu coração, o filho não nasceu para ser uma lagarta dentro do casulo, precisa ser borboleta e aprender a voar.
"Quando temos a certeza de que vivemos como almejamos, certeza de que temos uma vida digna, ainda que não seja abastada de materialismo. Passamos a nos preocupar com o que acontecerá após a nossa morte, tanto quanto, nos preocupavamos com o que ocorrera antes de termos nascido."
Thiago Oliveira (1986 a)
"Sobreviver no estado do Rio de Janeiro, Brasil é tão heróico e vibrante quanto sobreviver ao desembarque nas praias da Normandia, França. Fato ocorrido em 6 de junho de 1944, o famoso dia D. Tão mortal quanto as MG42 alemãs. Aqui lutamos contra Sarampo, Corona Vírus, Febre Amarela, Zica Vírus, Dengue, Gripe, Chikungunya, Milícias, Tráfico, Autoridades Corruptas e Analfabetismo Funcional."
Thiago Oliveira (1986 a)
Saia do chão e voe!
Viemos ao mundo para aprender a evoluir nosso ser, para vivermos uma experiência cada vez menos dolorida e sofrida e, ao longo do percurso experimentar a maravilha que é viver no paraíso que tanto lemos nos livros.
No entanto, desde o nosso nascimento somos submetidos a uma vida carregada de “traumas” e “feridas”, talvez necessárias para nossa evolução, mas que nos enchem de cicatrizes profundas.
O primeiro “trauma” se dá quando temos que nos separar do ventre de nossa mãe, ali naquele lugar conhecido, confortável, quentinho e seguro, onde ouvíamos a batida do coração dela nos ninando, sem ninguém para roubar a atenção da pessoa mais importante para nós.
Depois vem a fase da infância, que desde cedo temos que aprender “literalmente” com os tombos para chegarmos a nos equilibrar devidamente em nossas pernas e assim por diante, em todas as fases da vida há tropeços que nos empurram a evoluir na “marra”, como dizia minha mãe.
Alguns tombos deixam apenas marcas superficiais na pele, outros já são mais profundos e atingem um ponto do nosso ser que escondemos (subconsciente) e vamos descobrir mais tarde, quando isso for provocado por algum acontecimento semelhante.
Veja o que acontece quando vivenciamos um pequeno acidente, por exemplo. Logo nosso cérebro nos remete àquelas sensações do dia em que caímos a primeira vez quando estávamos aprendendo a andar de bicicleta, o coração acelera e dá tremedeira no corpo todo, não é mesmo?
A nossa infância tem uma grande importância nos impactos que teremos ao longo da vida adulta.
Ao longo da vida nos deparamos com acontecimentos que nos tiram das núvens e nos levam diretamente ao chão, sem paraquedas, para nos testar se já aprendemos com a queda anterior ou será necessário cair de novo para aprender.
É uma triste realidade? Sim, é muito triste, mas é a verdade. Se a teimosia não nos deixar aprender com as quedas o quanto antes, a vida vai ficar cada vez mais dolorida e a sensação é a de que não teremos força para continuar.
Deus nos dá sempre mais uma chance para aprender, ele nos dá oportunidades de levantar, sacudir a poeira, cicatrizar a ferida e começar de novo.
Porém a escolha é nossa: vamos seguir a vida mais tempo no chão, ralando o corpo e a alma em situações que se repetem por medo de aprender ou vamos passar mais tempo nas nuvens, com leveza, olhando tudo por cima, caminhando pela vida sem sentir os impactos dos tombos? Sim, a escolha é nossa!
Portanto, vamos considerar o passado como experiência para as ações futuras e o hoje como nosso maior presente, a nossa oportunidade de fazer melhores escolhas, de seguir adiante conscientes do que devemos fazer para colher os bons frutos amanhã.
Mas um lembrete: a vida passa, o tempo passa, e a oportunidade é agora! Pratique boas ações agora e você verá como é viver num paraíso, viver as maravilhas que a vida nos oferece, observar que temos infinitas possibilidades para voar sem riscos de quedas!
Desejo
Desejo um dia conseguir me deitar
sorrindo de orgulho pelo que me tornei
das pessoas que pela vida encontrei
e cada gesto de gentileza que fui espontânea.
Desejo ser calor em dias frios
me aquecer entre o querer
e o sonho que faz o amanhecer.
E buscar ser.
É inevitável falar de desejo
sem pensar em amor,
Sem se entregar
na dimensão desta palavra...
Mas, este desejo que quero agora
é que eu possa ter
apenas um breve dia
o desejo de me encontrar...
Ninguém é maior que Deus!
As tuas angústias não são maiores que Deus!
O teu inimigo não é maior que Deus!
E, Ele te ama, te quer bem! Não importa qual seja a tua luta hoje, se o teu dia está ruim ou se a dor de cabeça aguçou dúvidas da tua mente, porque Ele é maior que isso!
Não importa a batalha que esteja passando, Deus vai abrir uma porta, uma janela, uma fresta que seja, mas abrirá! E tu verá o impossível se cumprir.
Ninguém é maior que Deus. Creia!
@keylak.holanda
Existem mulheres difíceis, sim. São aquelas que não se menosprezam e sabem que possuem valores inegociáveis. Tudo o que elas aprenderam não se conquista com promessas baratas e falsas. Elas não se esquecem do preço que pagaram para serem quem são: muitas vezes custou lágrimas, renúncias, esforço, dedicação; sofreram a dor da ingratidão, da traição e tantos outros processos que poderiam tê-las destruído, mas escolheram ser fortes e brilhar como diamantes. Nunca será fácil ludibriar uma mulher que sentiu na pele a real satisfação em se amar, porque ela jamais abrirá mão da sua dignidade para perder tempo implorando atenção e se humilhando a troco de migalhas. — Jucelya McAllister
@Jucelya.McAllister
"A existência de alguém, que se opõe aos meus pensamentos é fundamental para o meu crescimento, enquanto ser social. E, entender a importância do outro ser no processo de aprendizagem, na jornada de vida, compreendendo, respeitando, aceitando ou não sua opinião, me tornará de fato, cidadão."
Thiago Oliveira (1986 a)
Era uma vez um tempo bom e de felicidade.
Cheio de risadas e pessoas amáveis.
Que valiam a pena ter por perto. Que ajudavam a enfrentar esse destino incerto.
Pessoas que não se encontram mais.
Que so existiam naquele tempo, la atrás...
Se ver alguém assim hoje é raro ou é mentira.
Vale a pena duvidar, é bom ter na mira.
Tipo um sniper sagaz...
É melhor duvidar e ficar esperto do que sofrer mais.
Alguns duvidam de você, desacreditam e fazem pouco.
Mas vão ficar calados, quando te verem la no topo.
Vão ficar com inveja, vão aparecer os falsos.
Mas Deus é contigo e eles não seguirão seus rastros.
Siga firme e forte na caminhada.
Não esqueça suas origens e não perca sua fé, que você vai triunfar na sua jornada.
Vão ter algumas paradas e nelas você vai encontrar pessoas.
Pessoas tristes, alegres, pessoas más e também pessoas boas.
Uma delas vai ser especial, a que vai te conquistar, te tirar o fôlego e cuidar de você.
Você vai se apaixonar, ficar bobo... vai sorrir sem perceber.
Enfrentar o dia a dia é sempre difícil.
É como se jogar de um precipício.
Se você tem um paraquedas, tudo bem.
Na vida, o paraquedas sempre é alguém.
Todos precisam de apoio e de ajuda.
Sozinho o cenário não muda.
É a realidade, ela é profunda e com ajuda você nunca se afunda.
É preciso focar na realidade e dar valor ao seu presente. Enfretar esse mundo de maldades e não corromper a sua mente.
Nunca deixe de ser bom, faça sua parte e presta atenção na sequência.
O mundo gira e quem faz maldade hoje, amanhã sofre com as consequências.
A semente que é plantada, também é colhida.
Seja uma planta ou as coisas que você faz na vida.
Independente de qualquer coisa, Deus é justo.
Por isso que você recebe o que dar, não importa o custo.
Pense duas vezes antes de agir.
Não são todos que vão suportar ver você partir.
Preste atenção nas pessoas e veja as que somam e te ajuda a crescer.
Talvez você não esteja dando o valor que elas merecem, cuidado para não as perder.
Não fique cego por desejo e fique ligado.
Tem alguém que ta sempre com você, que ta sempre do seu lado.
Se você não percebeu, ande logo antes que seja tarde.
Dê atenção pras pessoas certas, as outras são só miragens.
Ser mais que ter é essencial.
Ache um objetivo aqui que não seja banal.
Viva por amor...
Tem muita gente fria nesse mundo, então, seja calor.
Quem aqui tá pelo certo não teme o destino.
Deus está conosco em cada canto e sempre quer nos ver sorrindo.
As vezes é choro.
Mas quem nunca teve seus momentos ?
Alguns choram, por ser escravo de seus pensamentos.
Independente de sofrer ou não
nunca devemos permanecer no chão.
Todos foram criados para serem vencedores.
Então por que vocês dizem que não são merecedores ?
Erga sua cabeça e vai a luta,
ela é so sua e ninguém pode batalhar por você.
Perdedores são os que não tentam, quando que você vai perceber ?
Um mundo escasso de amor e de empatia.
Pratique esses sentimentos sempre, talvez alguém se contagia.
Ja pensou em mudar o mundo ?
Ja né, mas pensou que sozinho nao conseguiria.
Mas a mudança começa por você, vai fazendo sua parte todo dia.
Vão saindo aqui esses versos aleatórios, mas é de coração.
Vou fazendo o que ele mandar, deixo ele guiar minha direção.
Me perco as vezes nessa rima.
Me perdoem por quebrar o clima.
Cada um é especial do seu jeito isso é fato.
Ninguém é melhor que ninguém e aqui eu faço esse relato: quem for hipócrita o suficiente pra achar isso... desculpe, mas tenho que chamar de lixo.
A humildade é a essência da vida.
Quem não tiver, está com a vida perdida
Ja tirou um tempo pra olhar pro céu hoje ?
Dê valor às coisas simples, olhar a lua e as estrelas vale mais que essa vida de pose.
Não precisa de muito pra ser feliz, pode acreditar...
E se eu estiver certo, depois você vem me falar.
O natural é bonito e insubstituível.
A beleza do corpo acaba, mas a da alma não é perecível.
Não se deixe levar por padrões.
Isso é tatica dessa sociedade de ladrões.
Tudo é marketing, tudo é dinheiro.
Estão perdidos, mas pra vocês eu tenho um conselho.
Os que não forem assim, nunca queiram ser.
Não acredite em todas as soluções que dizem na tv.
Tentam impor uma coisa que chamam de moda, uma coisa trivial.
É, mas moda passa no final... prefira ser quem tu é, como eu disse : "nada supera o natural."
Em 10 minutos o que pode acontecer ?
Nasce uma vida...
morre outra vida...
uma revolução, mas você não consegue ver.
Escrevendo esse poema, lágrimas caem.
E espero que enquanto vocês leem, consiga sentir daí um pouco do que eu sentir aqui demais.
Ninguém é perfeito pra nunca errar.
Mas mesmo assim, todos gostam de julgar.
E muitas vezes, julgam o que não entende ou não conhece.
Em ferir, essas pessoas são mestres, são como a peste.
Se espalhando e causando destruição e discórdia.
Essas são as pragas, essas pessoas mórbidas.
Mas então, eu sou a cura.
Se a verdade liberta... eu trago pra vocês a verdade pura.
O amor é uma coisa linda e profunda, como o oceano.
Vão passar mil e uma noites e os que amam vão continuar lutando.
lutando para que o amor prevaleça.
então nunca desista, erga a cabeça.
Como as cordas do violão, cada um tem seu som.
Fazer rir, criar, lutar... cada um com seu dom.
Não busque o perfeito nas pessoas, ele não existe, somos todos falhos.
Dessa árvore, somos apenas galhos.
Tortos e sem rumo certo.
Seja tolo, rico, pobre ou esperto.
Todos com o mesmo destino, então não vamos julgar.
Independente de lugar, religião ou status, a morte vem buscar.
Será que depois existe alguma coisa ?
Somos impacientes, sempre com perguntas bobas.
Tem coisas que talvez não precisamos entender.
Vamos focar no presente, dar valor a vida, vamos viver.
Viver intensamente, entender mas não se apegar ao passado.
Vamos fazer valer, fazer a diferença e quando partirmos seremos lembrados.
Não para que nossa falta seja sentida, mas para servir de inspiração.
Os jovens que vierem precisam se apoiar em alguma coisa para não se perder nesse mundão.
Essa história pode ser contada de várias formas.
Do "era uma vez" do início ou então de uma nova.
Os clássicos jamais serão superados.
Serão imortalizados.
Como os de antes, lembrados hoje, um dia seremos nois também.
Façamos com que sejam lembranças boas, histórias incríveis, amém.
Vamos além... da barreira do perceptível até o infinito.
Vamos ser mitos.
As marcas que se encontram hoje não são boas.
Marcas de guerras e de discórdia entre as pessoas.
Mas um dia seremos extintos e dar lugar à uma nova raça.
Aceitem isso, aceitem que a vida é um ciclo e que tudo passa.
Um mundo de fingimento e fanatismo.
Com doenças crônicas, a maldita depressão e o racismo.
Em meio a tantas guerras sociais.
Onde os iguais se tornam desiguais.
Pessoas de bem, vítimas.
Onde fazer o bem gera críticas.
Mentes manipuladas pela mídia, a ferramenta da hipnose.
Mas vamos lutar contra a desigualdade, vamos levantar nossas vozes.
Me diga um dos teus sonhos mais profundos.
O meu é o desejo mais ardente de mudar o mundo.
Tornar ele um lugar melhor de se viver.
Um lugar de paz e felicidade, um lugar bom pra mim e pra você...
"as reflexões mais profundas são feitas sobre o que sentimos e passamos...
após passar tanto tempo vivendo em um mundo desses descobrimos e aprendemos muitas coisas, mas a capacidade de suporta-lo e tentar algo melhor sem perder a sanidade e nem se deixar corromper, com certeza é a mais incrivel de todas..."
Era Chique, Era Bom...
Era chique, era bom sentir o frio
de outono-inverno em nossa carne moça.
Era assim como um rio, um grande rio
marulhando por nós em dom e força.
Nariz e pernas frias... doce cio
a coruscar nas vísceras... a nossa
pele arrepiada ao ressoprar macio
da noite toda olhos... noite moça...
Era chique, era bom, era divino:
eras minha menina, e eu teu menino —
a vida um sonho bem da cor da lava...
De sorte, nega, que eu já te esperava:
meu coração sentia quando vinhas —
tuas saudades a transar com as minhas.
LA
Mas Venha De Verão...
Quando você, do Carmo, se lembrar
que moro junto à flauta do Espraiado —
venha ouvir um pedaço musicado
de tarde com o vento a gorjear...
Mas venha de verão: a esvoaçar...
de salto e violão bem afinado —
à sombraluz de um sonho mosqueado,
com guizos nos artelhos a dançar...
Depois nos coçaremos ( sem sapatos ),
você me tira, amor, os carrapatos
e corta aquela unha do dedão...
E depois de depois, me fará rir
com cócegas por toda a região...
e me balança e cansa até eu dormir.
Não Raro Esqueço...
Não raro esqueço de saber as coisas
para aprendê-las do outro lado delas,
vê-las nos olhos dentro: vê-las na alma
ou vê-las além delas existirem:
um vê-las-pensamento-sentimento
ganhando forças de imaginação
pousando em outras muitas realidades,
táteis no olhar, se bem que imponderáveis...
Desmontar as palavras uma a uma
para achar no esquecido de saber
seus arcanos guardados nas entranhas
E fazer delas límpidas canções
que nos cantem num tom jamais sabido
novos timbres lembrados em ouvi-las.
LA
"O grande legado da vida não é ser um acumulador de conhecimentos, transformando-se em um estorvo social. Mas, ser um multiplicador do saber, compartilhando-o de maneira sustentável e equilibrada. Tornando-se distinto dos demagogos e, um exemplo digno para o legado de outras vidas."
Thiago Oliveira (1986 a)