Textos Reflexivos sobre Inclusão
Talvez seja porque
Eu não precisava de você
e você precisava de mim
Eu queria você
Eu o queria desesperadamente
Mas eu não precisava de você
Para me salvar ou me construir
Eu já era forte por conta própria
Você tornou a vida melhor
Você me fez mais feliz
Mas eu não precisava de você
Eu queria você
E isso não foi suficiente
Para você
"O Brasil é um país onde os ignorantes julgam e condenam os sábios, a saber, o contrário também ocorre. No entanto, é um grande descaso e preconceito de ambas as partes. Afinal, o sábio não vive as mazelas do ignorante, por sua vez, o apedeuta não aprecia a sobriedade e filosofia do iluminado, preferindo viver em sua caverna confortavelmente, recebendo as migalhas do assistencialismo deletério."
Thiago S. Oliveira (1986 a)
Quando os brancos dizem:
O que os decendentes de donos de escravos, tem haver com o erro de seus antepassados?
Se minha raça negra sofre até hoje com o racismo, porque não os descendentes dos que tanto nos fizeram mal, não podem serem cobrados por isto?
Mas ao mesmo tempo que penso desta forma, me preocupo com meus netos que são todos branquinhos.............dois de seus tios negrinhos , meus irmãos, outros familiares brancos, negros e também não sou branca!
Eu só tenho uma certeza!
O Amor que tenho por eles.
Não é fácil e não há como apagar a história, a escravidão!
Não há como meus irmãos negros, tão mais negros quanto eu, esquecer o que os "nossos" antepassados passaram e sofreram!
No entanto pra se seguir em frente, deveríamos apenas perdoar.
Mas também há o fato que muitos não nos deixam esquecer ;
O racismo ainda continua vivo!
Quando acabar o racismo, talvez conseguimos por um uma pedra sobre isso e também esquecer e perdoar por definitivo!
Então não nos condenem por ainda lembrar e cobrar dos brancos, quando muitos com este racismo não nos deixam esquecer!
Quanto aos meus netos e familiares, continuarei a AMAR!
Como você lida com as dores emocionais?
Nos cabe aprender e não carregar a dor. Parece algo tão simples e evidente, mas fazemos justamente ao contrário.
Carregamos a dor por tanto tempo sem que aquilo, de fato, nos traga um aprendizado e o Universo nos entrega mais situações difíceis, delongadas... para ver se, dessa vez, vamos aprender com a dor e não carregá-la.
E o segredo da serenidade — paz de espírito — é caminhar com a leveza de um eterno aprendiz, com aceitação e gratidão.
"Entramos na última semana de um ano particularmente difícil, seja pelas eleições acirradas, a pandemia, a guerra, e tantas outras intempéries de índole pessoal que só você conhece e é capaz de mensurar sua complexidade.
Ainda assim, passamos e estamos aqui, prontos para dar início a um novo ciclo mais fortes e experimentados e dispostos a honrar todos aqueles que não terão essa mesma felicidade.
Por tudo isso acredite e confie na sua capacidade de superar e foque em um único objetivo, os novos capítulos da sua vida que serão escritos em 2023, tenho certeza que serão extraordinários."
"Próximo da virada de mais um ano, é propício um balanço sobre nossos desejos que se frustraram, sonhos que não se concretizaram e tantos planos que se perderam em meio ao vão das ações infrutíferas.
E se você consegue fazer isso, sem se atirar em lamúrias ou vitimização, mas retirando de cada parte um tanto de aprendizado e verdadeira gratidão, então meu dileto amigo, você perceberá que apesar de tudo, este foi um bom ano, e mais que isso, acredite, nele terá plantado as sementes para fazer do próximo o melhor ano da sua vida."
"É dentro de nós que reside a força e a chama capaz de nutrir as ações que permitirão realizarmos todos os objetivos, propósitos e sonhos que acalentamos em nosso coração.
Portanto as chaves da mudança que estimamos realizar em nossas vidas neste novo ano, não estão nas circunstâncias e suas intempéries, mas em nossa decisão resoluta de agirmos fazendo deste o melhor ano jamais visto em nossas vidas."
"Será que sou o culpado?"
"Já parou para pensar nas atitudes, pensamentos e dizeres que você já fez no passado com uma pessoa que apareceu na sua vida ?
Por que sempre voltamos à ela, das piores memórias?
as vezes cansa de questionar-se sobre:
' Por que eu fiz isso ? ',
' Por que não percebi aquilo antes ? ',
' Por que eu falei aquilo ? ',
' Por que agir assim ? '.
Essas são algumas frases que ja passou pela cabeça. Isso se aplica a qualquer descepção cometido no passado. Parece que é programado o cerébro, a relembrar específicas situações.
Mas será que eu estou me enloquecendo ou o exterior quer me tornar mais um ?
Sinto vontade de chorar pelos erros cometidos, mesmo ter sido algo no passado. As vezes fico pensando, 'se eume encontrar com a pessoa a qual tive longas horas de conversa - eu falaria - queria que você não tivesse me conhecido naquela época conturbada que estava passando, na qual sentir-me perdido pelos meus pensamentos, baixa autoestima e demonstrei raiva, de forma irresponsável, por algo que você não tinha nada haver '.
Tudo o que mais queria era poder recomeçar, tentar pelo menos, com a pessoa. Não adianta falar que: ' Como queria ter uma maquina do tempo para puder ajeitar as coisas'. Temos que ser realistas. "
"Conduza sua vida em favor da prudência, norteando suas ações pelos propósitos e não os resultados que possa obter.
Concentrando-se no melhor dos seus atos, não há risco de ser colhido pela injusta sensação de fracasso, pois quem faz o melhor de si, o melhor para si já se deu."
"Assim como a Justiça não pode se eximir de analisar e julgar os casos trazidos pelas partes, assim também não devemos fugir dos nossos medos, como os obstáculos aparentemente impossíveis, a sublimação dos desejos latentes, ou a angústia de nos sentirmos aquém dos nossos propósitos.
Porquanto o justo de toda jornada, não se cumpre na inércia de sua partida, indiferente os ruídos dos mares revoltos, os tropeços e riscos em meio a caminhada, só estaremos completos após cumprida a maior de todas as travessias, aquela em direção a justa medida de nós mesmos."
A vida é preciosa!
Recentemente me peguei completando o pôr do sol, algo muito comum para mim, porém, não nesse dia.
Naquele fim de tarde, tive inúmeros pensamentos e sensações diferentes ao observar aquela paisagem, o que me chamou bastante atenção, foi imaginar aquele sendo meu último dia de vida. Nunca sentir tamanha tristeza no peito, não por está partindo e sim, por não ter realizado alguns dos meus sonhos, sempre tive muitos planos de vida, o triste é ter que escrever "Planos", pois, pouco disso saiu do papel, é normal deixar tudo para depois? Acredito que não!
Sinto que não estou vivendo, me encontro em uma rotina incansável, levando a vida como se fosse está aqui para sempre, sabe aquela falsa sensação de que tenho todo tempo do mundo? Talvez a maior mentira que o ser humano vem acreditando por anos.
Nesse dia minha primeira reação foi ligar para meus pais, os pensamentos foram tão reais, que de fato acreditei, não parava de chorar me questionando, será que eu poderia ter mudado isso ou aquilo? Eram tantas perguntas sem respostas, talvez em duas vidas ainda não iria conseguir responder a todas, mais a vida não é um vídeo game, não temos duas vidas.
Precisamos viver o hoje, nos desconectar do artificial e viver a realidade, aproveitar cada momento, amar mais, perdoar, reclamar menos, agradecer a todo momento, até porque não existe vida após o game over.
Esse dia me mudou, espero que esse relato ajude alguém a mudar também.
Faça tudo com paixão, não deixe para depois. Pratique o bem!
Você já teve essa sensação?
Apenas um minuto, dezenas e até centenas de pensamentos passageiros passam pela cabeça de uma pessoa. E estes são apenas aqueles dos quais estamos cientes.
Muito mais acontece na cabeça e não é detectado, muitas imagens e sensações não são percebidas.
Como o cérebro toma decisões?
A ciência da tomada de decisão é ampla, complexa e esplêndida.
Vou falar sobre um aspecto das decisões humanas que é muito bem estabelecido nas ciências cognitivas:
Decisões tendem a ser largamente influenciadas por emoções.
A racionalidade costuma entrar depois, muitas vezes para tentar justificar aquilo que foi decidido emocionalmente.
É por isso que até a mais irracional das pessoas consegue encontrar justificativas (que ela considera racionais) para explicar as coisas que faz.
Nas palavras do grande Jonathan Haidt, a mente humana é "um cachorro emocional com um rabo racional". Ou seja, a racionalidade costuma seguir as emoções.
Se plantarmos mesmo no dia da colheita, sempre haverá conquista.
Por isso a vida nos convida a ser um ato ininterrupto de gratidão. De exercício do amor na suaforma maisplena possível
que é se doar sem cobiçar nada em troca.
Quando alcançamos essa consciência que a grande vitória para o espírito é não cobiçar absolutamente nada em troca, teremos tocada a verdadeira energia divina.
Entenda:
A ostra precisa sentir dor para produzir a pérola.É necessária abundante quantidade de calor para derreter o ouro e produzir uma joia.
A lagarta passa um tempo no casulo apertado, até suas asas se formarem e ela possa se tornar em uma bela borboleta. Tudo na vida tem seu lado difícil e dolorido. Está doendo? Está machucando? É apenas o lado difícil, logo acaba e você voltará a sorrir.
Os conflitos são como um caminho de uma montanha, cansativo e desafiador, porém cheio de descobertas.
À medida que subimos, desde o nível mais baixo até o topo, a vista se expande, nos permitindo apreciar a paisagem.
Assim são os nossos conflitos, eles nos ajudam a ter uma consciência mais ampliada, permitindo que deixemos de lado os pensamentos limitantes e abramos espaço para novas ideias e novas possibilidades.
É como se tivéssemos a oportunidade de ver o mundo sob uma luz diferente, um raio de esperança que nos ajuda a encontrar novos horizontes.
Não se culpe pela ferida que te foi causada. Mas assuma a responsabilidade de lutar para curá-la.
Você pode não ter culpa, é verdade. Mas ninguém pode ser mais responsável pela sua vida do que você mesmo.
Assumir a direção da própria vida e adotar uma postura protagonista (importante) é uma característica comum a todas as pessoas que conseguem transformações positivas, produtivas e duradouras.
A semana está começando. Na correria do seu dia a dia, não esqueça de comemorar sua existência, as conquistas e aprendizados que te trouxeram até aqui.
Do contrário, você estará empedrando o itinerário para a tristeza e o esgotamento emocional.
Se você não cultivar admiração e carinho por si mesmo, dificilmente terá ânimo e bravura para conquistar aquilo que deseja e merece.
Autocuidado não é ostentação. É uma atitude necessária para uma vida emocionalmente próspera.
Você se parabeniza o tanto que você se cobra?
Nossa jornada na vida é feita de agoras. É dos momentos em que estamos presentes e de que são constituídos os dias, as semanas, os meses e os anos que vivemos. Seguimos em frente por meio de cada escolha que fazemos nesta jornada. Aproveite esse momento agora, pare e pergunte-se: Para o que eu gostaria de criar mais espaço em minha vida? Para o amor, para o perdão ou apenas para mais diversão? Para ver novos lugares ou novos sorrisos? O que faz você se sentir realmente bem? Deixe de lado o passado e o futuro. Olhar para o passado ou imaginar-se em um cenário futuro nunca poderá trazer a satisfação que é viver o presente. Observe este momento. Conecte-se com os seus sentimentos. Simplesmente traga sua atenção para o presente.
Tudo o que você busca está no presente esperando por você.
Muridae sapiens sapiens sapiens
Coitado do rato que nasce pelado no meio do mato
Coitado do homem que nasce de terno no meio do inferno, repleto de servos
O rato nasce correndo, se esquiva do perigo, um caçador nato
O homem que nasce aos prantos só não fica sozinho por conta de um trato.
Você é um homem ou você é um rato? Tem mais medo do bicho que o seu gato
O rato come o veneno enganado, você compra o veneno enlatado
Clame seu pai ou algum ser amável, pois a armadilha que caiu não tem nada saudável
Procure uma vassoura ou algo tacável, só não jogue seu cigarro, dispare algo mais viável.
Não importa o mal passado, não engula verdades cruas
Não importa o remédio, sempre leia a bula
Não importa se restam trapos, não deixe sua alma nua.
Coitado do homem que não se importa com nada, que acha segregação motivo de piada
Coitado do homem que com o veneno se engasga, que adora a mão que afoga ao invés da que afaga
Coitado do homem que nunca foi pra Europa, mas vive em Praga.
A coca rima
"Chegou a boa!", "De novo?" é o que escuto do parceiro.
"Virou o dia!", "De novo?" é o que escuto do parceiro.
"Fulano teve overdose!", "De novo?" é o que escuto do parceiro.
"Estica mais uma!", "De novo?" é o que escuto do parceiro.
É um "de novo" que "de novo" não tem nada,
Será que é esse meu plano? Nasci pra ser piada.
Piado, um verbo, uma ação de um animal que veio ao mundo,
Frustrado, um verbo, uma ação de um animal que não vê o mundo.
Já não como, só bebo, fumo e não durmo,
Os sentidos gritam "pare!", mas meus ouvidos estão no mudo?.
Não importa o quanto eu tente, não entro no prumo.
Fuja de quem te prende, ouça sua consciência: "resista!".
Vontade vem e se esvai, mas o arrependimento vem e fica.
Abandona essa vida, você é zika, confie em você, sua alma é rica.