Textos Reflexivos sobre Inclusão
O mundo tenta me cegar, mais com fé em Cristo
mantenho nítida a minha visão.
Querem me ver embrenhado na podridão só que não!
Desse mundo me mantenho distante igual plutão.
Paz pra alma, paz pro espirito paz pro meu intimo.
Reflito repetidamente nisso.
Com a mente firme, de mim o dinheiro sujo não se apodéra.
Familia unida, amor ao próximo e boas ideias
Èssa é a minha visão do céu na terra
Buscando luz nessas paradas errôneas e foscas
Que a bondade me ilumine e cresça, e que o mau encolha
Me oferecem um mundo sedutor e sujo como se fosse arte
Não Obrigado, antes dar duas voltas de joelho em marte
Depressão gera uma dor tão forte na alma que se for comparar com a dor física nada equivale tamanha dor!
Nenhuma febre de alta intensidade ou fratura terá a dimensão deste sentimento de dor!
Essa dor faz esquecer as demais dores, ela é capaz de esquecer de tomar medicamento por não permitir sentir a dor física fazendo ser substituído pela dor da alma.
O dia em que ninguém foi roubado.
O grande circo promoveu um espetáculo em dois atos, com a promessa de transformar ninguém em alguém.
A peça foi montada com os atores principais e os figurantes, lembrem-se todos ninguém, mas com o desejo de virar alguém.
O dono do circo patrocinou a entrada ao público e ninguém pagou para assistir e participar da escolha dos ninguéns que se tornariam alguém.
Porém, já no primeiro ato, o resultado foi contrário aos aplausos dos ninguéns que assistiam, no entanto o ninguém tinha a certeza, de que tinha sido roubado, mas não iria reclamar, pois se assim o fizesse prejudicaria os seus aliados que se tornaram alguém, ou seja foi conivente com o roubo, mesmo sendo prejudicado.
Veio o segundo ato, e o resultado não foi diferente, mas ninguém acreditando em milagres e intervenção divina ficou sozinho e amordaçado.
E o pior é que tem quem acredita que ninguém é honesto!
Um homem caminhando pela calçada tentou se jogar na frente de um carro, o motorista estava atento e freiou, caminhando atrás dele vinha um bom samaritano, que decidiu ser seu anjo de guarda e aproximou-se mais dele, caso tentasse novamente, ele o empediria.
Um ônibus se aproximava e ele se jogou, o anjo tentou segurá-lo, mas não conseguiu, e foi acusado pelo motorista de tê-lo empurrado, serviram de testemunha os passageiros do ônibus.
Agora me responda, se você estivesse no ônibus, o que faria, ficaria quieto, falava a verdade, ou iria com os outros?
(...) Por um instante me levei a procurar o mesmo naquela, que é apaixonada por um tom azul, o mesmo dos olhos dessa que mal lembra meu nome, provavelmente está gostando de outras pessoas, por isso as conversas fluem pretendendo me desinteressar no dia seguinte.
(Texto: Compromisso, Companhia)
O estranho na floresta
O Sol, o azul e o verde
Pintam minhas retinas
Enquanto o frio, a fome e a sede
Já não passam de rotina
A brisa branca
Beija meu rosto
Enquanto sinto o estranho gosto
Da carne crua
A água
Leva embora minhas mágoas
Sob a terra
Jazem minhas antigas guerras
O vento
Leva para longe o meu tempo
E sob o fogo
Ardem meus inimigos
A canção dos pássaros
Passeia por meus ouvidos
Isso tudo é divino
Disso não mais duvido!
Acima, além
O Universo me observa
E eu me pergunto
“O que ele tem? O que me reserva?”
Eu caminho sem rumo
Essa trilha é meu berço
Minha história
E meu túmulo
Não temo a morte
Pois não penso mais nela
Sigo forte, a cada dia
Rumo ao presente, a minha meta
Já não consigo me lembrar
Como era a vida na civilização
Agora meus únicos amigos
São o mato e a solidão
Ser uma boa pessoa ou uma pessoa boa, não precisa depender de quem merece. Geralmente ninguém vai merecer mesmo, mas vai precisar. Jesus não selecionou pessoas, ele simplesmente era, é e sempre será o amor, o melhor. Jesus não buscou ver quem merecia ou não merecia, nos ensinou a sermos bons. A caridade independe do merecimento.
#Reflexão
#Amor
#Bondade
#Jesus
Eu não entendo;
Este mundo não compreendo;
Humanos eu repreendo;
Situações piores que um enterro;
Apesar que eu não entendo;
Me humilha o mundo inteiro;
Levando ao desentendimento;
Me levando a crises, me dependendo;
Infelizmente, me tratam como um detento;
Mas no fundo queria amor, carinho e compreendimento.
Terminei de assistir o filme Kardec pelo Netflix. No final, ele fala uma frase que me trouxe referência à outra dita no final do filme: O Resgate do Soldado Ryan. É com um lembrete do que é mais importante… e do porque estamos neste mundo…
Mas antes de julgar meu pensamento e isso serve para os pensamentos de qualquer outra pessoa: de tudo que você lê, o importante é entender que deve guardar para si o que lhe servir, e descartar o que não.
Após essa lembrança em forma de alerta, retorno o pensamento dizendo que: Earn This.
Algo como: Faça valer a pena. Se me perguntarem qual o sentido da vida seria este: Faça valer a pena.
Enquanto criança, brinque, se suje, role na grama, faça valer a pena
Na adolescência, apaixone-se perdidamente, sofra por amor quantas vezes forem necessárias, mas faça valer a pena
Quando adulto, construa laços fortes de amizade, família e trabalho… faça valer a pena
Ao envelhecer, sinta o prazer da experiência de uma vida repleta de lembranças e amor. E do conhecimento adquirido, compartilhe e faça valer a pena.
Porque ao morrer, seu último pensamento deveria ser: VALEU A PENA!
MEU EU
Em relação a sentimentos, eu sempre me entreguei demais, seja em relações amorosas ou mesmo de amizades.
Quando menino, eu me doava, minha vida de bandeja eu entregava, demais eu cofiava, deste modo, sempre acreditei em tudo, no amigo que dizia ser parceiro, na menina que dizia que me amava.
Por acreditar demais, as decepções vinham em dobro, de um lado, era o amigo que mentia, do outro, era a menina que me traía, deste modo, a vida, pouco a pouco eu conhecia.
Eu chorava, eu sofria, mas dia após dia, entre decepções e amarguras, eu crescia.
Eu chorei, em meu rosto a lágrima descia, era doloroso, dentro da minha alma, doía, era o mundo se apresentando, estava aprendendo com a vida.
Ainda hoje sou assim, acredito, confio e me entrego, mas tenho algo diferente, o que conquistei com anos de estrada, a experiência, algo que me deixou com a visão muito mais aguçada.
Vejo melhor e percebo a maldade, isto eu conquistei com a vivência da idade, não quer dizer que não me decepcione, pois esta fraqueza ainda tenho, mas não demonstro como antes, ainda choro, ainda sinto a dor, acredito haver em cada ser humano a presença do verdadeiro amor.
Meus sentimentos são os mesmos, mas a minha força e confiança, esta mudou!
(Jean Carlos de Andrade)
Não gosto de fazer nada forçado, detesto reuniões, mas se é preciso ir, nunca chego atrasado, pois tenho responsabilidade e sou britânico quando se trata de compromisso agendado.
Não me canso atoa e não saio de casa em troca de agrado, se não me faz feliz e não me dá prazer, pode acreditar, não vou e não faço.
Minha intenção é evitar o estresse e o cansaço, o melhor remédio é ficar em casa, ouvindo boa música, bebendo chá e escrevendo relaxado.
Sou assim e ninguém consegue mudar o meu jeito despojado, este sou eu, mesmo parecendo um pouco debochado, me sinto muito feliz em estar criando e vivendo em um mundo à parte, me inspirando, trabalhando no que eu gosto de verdade.
Às vezes um pouco afastado, mas nunca isolado, pois gosto de ter comigo as pessoas boas de fato, as ruins eu deixo de lado, me afasto delas e vivo minha vida feliz e sossegado.
(Jean Carlos de Andrade)
O estranho na cidade
Para onde quer que eu olhe
Só vejo sujeira
No céu, a poluição
No chão, fezes e poeira
O cheiro do esgoto
Arranha minhas narinas
Enquanto o grito das buzinas
Destroça meus ouvidos
Uma criança pedindo
Um viciado cheirando
A polícia espancando
Outro mendigo
Paredes pichadas
Ruas esburacadas
Os bichos revirando
O lixo de cada canto
Outdoors e painéis de neon
Iluminam a podridão
E em alto e bom tom
Imploram por nossa atenção
Observamos de baixo
Os monumentos dos poderosos
E sob o cimento
Os corpos dos que os ergueram
Resiliência.
Uma das grandes lições que aprendi ao longo da vida é que o sofrimento não se dissipa de forma repentina e mágica. Ele não desaparece simplesmente com um estalar de dedos. Muitas vezes, nos encontramos diante de desafios, decepções e dores que parecem persistir, insistindo em nos acompanhar. É nessas horas que me pego refletindo: "Por que as falhas me aborrecem? Será que é porque criei expectativas irreais? Ou será que, compreensivelmente, não quero que nada de ruim aconteça na minha vida?" Essas perguntas provocam um questionamento interno, uma busca por compreensão. Entretanto, ousando refutar meu próprio pensamento, percebo que existe um caminho promissor. Se eu aprender a cultivar a paciência, uma virtude tão nobre e necessária em momentos difíceis, posso romper as amarras que me prendem à angústia. A aceitação, então, ganha espaço em meu coração e mente. Aceitar as coisas como são não significa ser passivo diante das adversidades. Pelo contrário, trata-se de reconhecer a realidade e direcionar minha energia para enfrentar os desafios com resiliência. É compreender que a vida nem sempre seguirá o curso que desejamos, mas que podemos escolher como reagir e lidar com as circunstâncias que surgem em nosso caminho. Ao abraçar essa perspectiva, descubro uma nova dimensão de quem sou. A verdadeira essência do meu ser não reside na ausência de falhas, medo, insegurança, rejeição ou imperfeição. Ela se manifesta na forma como escolho enfrentar e superar essas dificuldades, como aprendo e cresço com elas. No âmago desse processo de autorreflexão e aceitação, há esperança. A esperança de que, ao reconhecer nossas limitações e lidar com as provações da vida, poderemos encontrar uma paz interior duradoura. E, à medida que abraçamos nossa autenticidade e aprendemos a amar e a cuidar de nós mesmos, somos capazes de criar um futuro mais sereno e significativo.
Novo estilo de vida.
Como dito amplamente no livro, somos o que acreditamos ser, portanto vivemos nossa própria realidade.
Entenda, não existe realidade definida.
você cria sua própria realidade.
Se você muda a forma como vê as coisas , as coisas mudam para você.
O mundo a sua volta só existe quando você se permitir vê-lo.
A vida não é competir contra os outros, é competir contra si mesmo. Portanto não se compare com ninguém.
Dê menos importância as opiniões dos outros, faço o correto e viva em paz.
Não se esqueça, você sempre atrairá o que você acredita que merece.
Assuma, você é um milagre, a vida é uma benção, seja grato em todas as coisas, pois no final todas elas, sem exceção, te fará bem no futuro.
seja otimista, Você terá mais chances de viver mais.
Isso é o que diz um recente estudo da Universidade Harvard, nos Estados Unidos que comprova que pessoas com níveis mais altos de otimismo tendem a ter uma vida mais longa, com grandes chances de passar dos 85 anos.
Aceite as pessoas como elas são, em vez de se irritar, ache graça do jeito delas, se você não puder toleralas, afaste-se, será melhor para ambos.
Ame mais, ajude a diminuir o sofrimento do outro, faça a diferença na vida de Alguém.
Perceba e valorize tudo que
Deus já lhe deu, em vez de viver desejando o que não tem ainda, se deleite com o que já possui.
Se importe menos com problemas pequenos, mantenha em sua mente que tudo é vaidade, nada que você possui hoje você poderá levar em sua partida.
A verdade é que só levamos da vida, a vida que a gente leva.
Nossa Felicidade não é determinada por relacionamentos, bens adquiridos ou sucesso alcançado, a verdadeira felicidade está na forma como percebemos o que temos.
Seja uma pessoa amável, fale menos e ouça mais, faça elogios sinceros em vez de tecer críticas aleatoriamente, sorria mais, isso atrairá pessoas mais sorridentes a sua Volta.
reflita nesta pergunta: se você não existisse, que falta você faria?
Então, torne-se eterno, deixe um legado, sua contribuição para o mundo isso, fará as pessoas te trazerem a memória com sorrisos estampadas no rosto e um ar de alegria.
Encerro este livro agradecendo a Deus por toda inspiração, pela visão de vida que colocou em mim, e espero ter aguçado sua curiosidade para os temas própostos, pois de fato, todos precisamos saber disso, é algo que não contam nas escolas.
A vida é um presente muito valioso, cheio de momentos rápidos e oportunidades únicas. Às vezes, esquecemos de dar valor às pessoas ao nosso redor porque achamos que elas estarão sempre presentes. Mas a morte é uma coisa certa e nos lembra que a vida acaba, por isso é importante aproveitar a vida e valorizar as pessoas enquanto elas estão vivas.
Quando perdemos alguém que amamos, geralmente nos arrependemos de não ter dado mais atenção, amor e apreço enquanto essa pessoa estava viva. Isso nos mostra que a vida é curta e que não podemos deixar para expressar nosso amor e gratidão depois que a pessoa se foi.
Valorizar as pessoas enquanto estão vivas significa reconhecer que elas são importantes, escutar e entender seus sentimentos e necessidades, e criar relacionamentos significativos. É preciso encontrar tempo para estar presente, ouvir, conversar e compartilhar momentos com as pessoas que amamos. Cada encontro pode ser uma chance de fortalecer nossos laços e criar memórias especiais.
Todas as pessoas têm suas próprias histórias, sonhos, medos e alegrias. Quando enxergamos além das aparências, podemos descobrir a beleza única que cada pessoa carrega consigo. Cada vida é valiosa e quando valorizamos as pessoas, estamos mostrando que respeitamos e reconhecemos o que as torna especiais.
Não é só importante valorizar as pessoas que amamos, mas também as pessoas que encontramos no dia a dia, como colegas de trabalho, amigos, vizinhos e até mesmo pessoas desconhecidas. Pequenos gestos de bondade, compaixão e respeito podem fazer uma grande diferença na vida de alguém. Isso não só enriquece a vida da outra pessoa, mas também nos faz sentir bem como seres humanos.
Ao lembrarmos que a vida é curta e que a morte é inevitável, somos motivados a aproveitar cada dia como se fosse único. A vida é um presente que não pode ser desperdiçado. Por isso, é importante reservar tempo para o que realmente importa: as pessoas. São elas que dão sentido à nossa vida e nos ajudam a construir um legado de amor, empatia e conexão.
Então, não espere até que seja tarde demais para mostrar afeto, gratidão e cuidado. Ame as pessoas enquanto estão vivas, faça-as sentir o quanto são especiais e valorizadas. Crie memórias preciosas, compartilhe sorrisos, abraços e palavras gentis. Aproveite a vida e aproveite cada oportunidade para tornar cada encontro significativo. Porque, no final das contas, é o amor e as relações humanas que realmente enriquecem nossa jornada e nos permitem viver plenamente.
Gilson Castilho
"Viva cada dia como se fosse o primeiro dia de uma viagem fantástica. A vida é hoje, é agora. Seja feliz hoje, sorria hoje, aproveite a vida hoje, seja competente hoje, tenha iniciativa hoje, comece hoje a construir o seus sonhos, e viva a realidade de hoje com entusiasmo."
O que você acha? 😊
Nunca tenha medo de confiar um futuro desconhecido a um Deus conhecido.
O amor nunca desiste, nunca perde a fé, sempre tem esperança e sempre se mantém firme.
A vida é um milagre e a cada respiração recebemos um presente de Deus.
Deus sempre tem algo para você: uma saída para cada problema, uma luz para cada noite, um alívio para cada tristeza e um plano para cada amanhã."
Ele há de vos libertar de si mesmo, e lhe fazer compreender o que tanto lhe faz mal.
É tempo de mudança
Chegou o instante de partir em outra direção,
Romper os padrões, ser melhor.
Senta-se ereto, alinhe tua espinha,
Erga-se com bravura, estufe o peito,
Levante o queixo, sorria, mesmo que forçado.
Fixe o olhar adiante, focado, mas sereno.
Respire profundamente, mova-se com energia,
Alto astral e propósito.
Aperte os punhos com firmeza,
Lançe os braços poderosamente ao ar e os deixe lá por um instante,
Sorria, sinta o preencher da vida.
Imagine que enfim encerraste o concerto grandioso,
A performance arrebatadora, a multidão extasiada,
Quarenta mil almas, todas a te admirar.
Deixe os braços flutuarem no ar, mergulhe e sorria.
É tempo de prosseguir, seguir adiante, destemido.
Há uma vida incrivelmente bela à tua espera.
Agora, sai, busca ar puro, renovação,
Reflita no que você precisa focar,
Contemple quem deves ser neste exato momento,
Desempenhe seu papel, com vigor e elegância constante.
Brilhe intensamente, doa-te por inteiro,
Viva a plenitude da vida, teu mais valioso tesouro,
Aquela vida que faz teus olhos brilharem só de imaginar.
Continue persistindo, incansável, sonhador.
É só questão de tempo, meu filho.
Acredite e faça acontecer.
pare por um momento, repense tudo sobre você, veja se o que está vivendo é realmente o que você quer viver, se realmente este é o propósito de Deus para sua vida.
Nunca é tarde para mudanças, nunca é tarde para mudar a rota da sua vida.
Veja qual o tipo de semente você está plantando hoje para colher amanhã.
Não há como colher frutos doces semeando semente de frutos amargos.
Lembre-se que a vida é feita de escolhas, de decisões tudo o que você escolher hoje vai refletir no dia de amanhã.
Tenha um excelente dia Deus te abençoe
Em meados de 1900 surgiu o Zeppelin, a maior aeronave da categoria e também protagonista de uma das maiores tragédias aéreas já vistas.
Com o passar dos anos o Zeppelin se tornou obsoleto devido ao avanço tecnológico de aviões e helicópteros.
Hoje em dia com a tecnologia avançada já não se encontra esses tipos de dirigíveis, e sim os aviões, que conseguem transportar mais pessoas do que o antigo Zeppelin.
Mas o que podemos aprender com uma história como essa, onde até o Zeppelin com toda sua grandiosidade e glamour para sua época, ainda assim não chegou até o final como estava previsto.
Ensinando mais uma vez para todos nós os limites que a vida entrega ao ser humano e suas almejadas realizações, mudando todo o roteiro de histórias e vidas. Trazendo à tona a complexidade e a luta do homem em suas descobertas na terra para sua evolução e sua luta contra o tempo entre o homem e o universo.
07/07/2023