Textos Reflexivos sobre Inclusão
Reflita
você sabia por que as pessoas que mais amamos nos decepcionam???
porque esperamos demais delas e esquecemos que somos apenas humanos, pessoas
fracas que muitas vezes nem aos menos conhecemos as pessoas que nos rodeiam, que muitas vezes deixamo-nos
levar apenas pelas aparencias, esquecendo o que realmente importa, que é o somos e não o que temos
ou que pensam de nós, por que opiniões mudam a todo instante mas o que realmente somos, isso ninguem
pode mudar, não importa o que digam, não importa o que pensem pois opinioes nunca são iguais e as vezes
os conselhos não são o melhor caminho a seguir.
As vezes nos deixamos levar por coisas superfilas como dinheiro, poder que são coisas pasagueiras e podem
nos levar a lugar algum. Ficamos cegos e atacamos na primeira chance que tivermos sem se importar se deixamos
alguns feridos ou pisotiados sem ao menos imaginar que poderiamos ser nos os excluidos os deichados para tras,
largados a proria sorte numa selva cercados por leões que é a sociedade onde vivemos um mundo em que apenas
os mais fortes sobrevivem.
Então por que não tiramos um tempo para pensar, refletir um pouco sobre nossas ações, sobre o que estamos
fazendo para que nossos filhos vivam em mundo melhor, pois não adianta ficarmos pressos em um conto de fadas
esperando por um final feliz, quando tudo ao nosso redor esta prestes a ruir, imaginando que num belo dia
vamos acordar e tudo vai estar diferente, que não havera mais guerras, mortes ou destruição, bom se isso acontecesse
até que seria legal, mas enquanto esse dia não chega vamos tentando mudar de vagar, do nosso jeito apenas
fazendo coisas boas por que a cada minuto que passa na nossa vida devemos tentar ser pessoas melhores,
para que quando não estivermos mais aqui pelo menos possamos dizer EU TENTEI.
Desespero
Não sei mais o que fazer, ouço vozes na minha cabeça e elas estão cada vez mais fortes, as vezes tenho vontade de desistir mas elas dizem que não me encorajam a lutar, outras vezes dizem que desistir e a melhor opção. Suicídio lento e doloroso, tenho vontade de gritar ate ficar louco, vontade de correr más sei que não posso estou trancafiado num mundo que eu mesmo construí dor, ódio, medo, revolta tudo isso marcas no convívio diário com a solidão. Maldita escuridão não vejo ninguém ouso passos a se aproximar ainda não vejo ninguém, mas eles estão cada vez mais fortes, novamente o desespero quem será, como conseguiu chegar aqui. Finalmente posso velo e ele quer me levar daqui más eu não vou, esse e meu mundo o lugar que eu construí, meu martírio eterno.
A vida exige do ser humano superação de si mesmo. Ser forte, mesmo que o coração esteja sangrando e a alma entristecida pela dor. Não seja forte como uma onda que tudo destrói, mas sim como uma fortaleza que tudo suporta. Desta forma reconhecerás que o sofrimento não foi predestinado unicamente pra você.
Profª Lourdes Duarte
Existem pessoas que para manter um status compram coisas que não gostam, com um dinheiro que não tem, para mostrar para pessoas que muitas vezes nem conhecem direito e vivem eternamente uma falsa vida,simulando situações, gerando preocupações e infelicidade. Assuma sua vida e seja o que você é isto não o impedirá de lutar pelos seus sonhos e conseguir o que hoje não tem!
Profª Lourdes Duarte
'TARDE CALMA!'
Tarde calma, exceto pelos ventos abrasivos,
abrasivo meu coração, uniforme!
O bafo instiga o fogo,
deixa um rastro vivo: incandescência!
Fito-o por alguns segundos,
brasas recantos viajam, indefinidos!
Partículas se vão, casual,
sob o vento céu: desastroso!
Partes vão se apagando,
galhos verdes, supérfluos!
Gravetos perdem vida,
algum tempo: chama perfeita!
A vida é feita de ciclos. Sem que percebamos, mais um ciclo se encerra dando abertura ao próximo que tende a ser melhor que o que passaste. Caso comece a se repetir, reflita. Para cada ciclo levamos um ensinamento. Se este tende a repetir-se, provavelmente alguns hábitos precisam ser mudados. Um "não" às vezes é só um não e instiga ao contrário. Um não aos olhos e convicção podem fazer a diferença. Às vezes esperamos a mudança no outro, quando a mudança está em nossas mãos. É o velho ditado: "você é o autor da própria história". Muitas atitudes estão no piloto automático apenas reforçando crenças antigas e impedindo que novos ciclos aconteçam.
Que tal nessa reflexão toda desligar este botão e deixar o "Play" da vida te mostrar os caminhos?
Vejo constantemente pessoas subestimarem o trabalho de artistas em geral, como se não houvesse profissão séria dentro da arte, encarando distorcidamente como coisa de vagabundo, louco ou gente preguiçosa.
A maioria só vê o trabalho dos artistas quando tudo já está concluído e é apresentado publicamente. É unânime a reação de achar lindo e imaginar o quanto deve ter sido divertido e fácil produzir algo muitas vezes associado ao mero entretenimento. Como se num estalar de dedos e passe de mágica uma excelente obra ou espetáculo fosse surgir do nada.
Mas ao contrário do que está visível aos olhos de todos, a grandiosidade da coisa está justamente nos bastidores, que abrange um conjunto complexo de fatores: tais como estudos, pesquisas e aprimoramentos incessantes; experimentações; aprofundamento de conceitos; associações complementares com outras áreas profissionais; bagagem cultural; feeling; mixagem de sentidos e influências; e o compromisso consigo mesmos de estimular sempre a criatividade para se superarem a cada nova produção. São horas, dias, muitas vezes, meses e anos de esforço. E só quando o resultado estiver alcançado um nível de excelência é que será apresentado à sociedade.
Infelizmente, quanto mais impressionar e agradar o público, mais a tendência é achar que vida de artista é "mamão com açúcar" e tudo não passa de brincadeira e festa.
Já passou da hora de abrir a cabeça, refletir a respeito, respeitar mais os artistas como trabalhadores e abolir o preconceito.
Quando nascemos ganhamos um título, e então cada página é um dia... Alguns ja foram escritos e cada novo dia é uma página em branco pronta pra ser escrita e desenhada... com a tinta vivaz, a vida!
Cada sonho, cada conquista, os obstáculos a serem transpostos, as formas que encontramos para triunfar sobre o medo... são parágrafos que se desenrolam no decorrer das páginas... As páginas da vida!
Somos todos escritores e estamos constantemente escrevendo, a melhor, mais instigante e mais fabulosa história de todos os tempos.
Seja sempre sincero com a sua essência, sintonize e sincronize o que há de melhor em você com o universo, e então você será um escritor de sucesso. Sua história irá inspirar outros escritores, e alguns irão até te plagiar.
Ai, ai, quanta hipocrisia, o povo fala como se no nosso país só existe 2 classes que sofressem preconceito como: "homossexuais e evangélicos", ao meu modo de ver o preconceito vai muito mais além e alcança todas as classes sociais, raças e sujeitos.
Querem ver como o preconceito alcança a todos?
Perguntem como se sentem os obesos, baixinhos, negros, brancos, mulatos, ruivos, idosos, portadores de deficiência, magrinhos, afros, orientais, loiras, nordestinos, extrovertidos, tímidos, dependentes químicos, alcoólatras, policiais, prostitutas, mães solteiras, idólatras, há pessoas que tem preconceito com cabelo, modo vestir e etc... etc... e etc.. Viram a lista é tão grande que se eu fosse listar tudo levaria muito tempo, a verdade é quem um dia sofreu algum tipo de preconceito foi preconceituoso também.
Tem muita gente do contra por aí a fora pagando de santo, quem nunca sofreu algum tipo de preconceito nessa vida meu povo?
Se é pra falar de respeito ao próximo, a raça humana ainda está muito longe de alcançar essa perfeição. Não somos perfeitos, alguma coisa do contra todo ser humano tem, todos algum dia já foram vítimas de opiniões contrarias, e detalhe todos trazem dentro de si algum tipo de intolerância também. Temos o direito de expressar nossas opiniões pois a lei nos permite esse direito, e aquele que não tem nenhum tipo de opinião contrária a algum modo de comportamento alheio que atire a primeira pedra. Agora o que não justifica é usarmos esse direito e transforma-lo em preconceito, é inadmissível usar esta intolerância em forma de violência, seja ela verbal ou física afinal todos nós temos o livre arbítrio e o direito de vivermos conforme as nossas escolhas.
Como diz a Bíblia “ 1 Não julguem, para que vocês não sejam julgados.
2 Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.
3 "Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Mt. 7:1-3.
'EU QUERIA UM SENTIDO...'
Eu apenas queria,
e chegaste mudo,
forçado.
Fitando as madrugadas insônias,
cervical.
Extravasando improbidade,
sadismo.
Trazendo frio,
calafrio,
noites febris.
Carregando obstinação,
permanecendo há períodos.
Empantufado,
vai dilatando,
no peito não cabe.
E o ar rarefeito,
já falido,
desorienta,
sinuoso,
sem abrigo.
És opaco,
no turvo teatro,
solitário.
Senhor de brasões,
porém medicante,
com seus díssonos.
Poucos te condenam,
ou conhecem.
Mas sempre aparece,
desnudo,
com natureza particular.
Sem se expor a contento,
vai deixando rastro,
lamento.
Eu queria um sentido,
sentido ridículo.
Entre aspas simples,
para deixar evidente.
Inequívoco,
como as nuvens,
que se transformam no vento.
Que fosse escasso,
nada retórico.
Pode vir sem aspas,
para deixar confuso,
mais intruso,
menos cênico.
Que me abraçasse,
aconchegante,
desesperado.
'EU FELICIDADE?'
Calor intenso,
puxada [...], telha baixa.
Criatura não conhece:
- Que sujidade!
Assembleia diária,
papos em dia:
cornagem, piadas, cachaças, religião, pescarias.
A roda é veemente,
ela sempre acontece, à tardinha,
quando se começa a ver a poeira da rua,
[feia e esquecida] abarrotando o cabelo.
Parcialmente esquecido,
o bairro todos admiram.
Ar de tranquilidade,
costume de 'sítio', todos se abraçam:
Vagabundos, padres, alcoólatras, senhoras, prostitutas!.
A vida congela,
o olhar fala[...], o mundo fala:
- Estou tracejado em dissabores!
Experiências peculiares,
vida empurrada no ombro.
Como anda a vida,
como a vida anda?
- Bem, graças a Deus, se melhorar estraga!
Fala-se de felicidade,
muitos acenam, apreciam a vida como ela é:
Orações,
fé.
Vida difícil!
Pitada de euforia.
Arco-íris nas nuvens,
temporais, chuvas.
A releitura é diária,
abraçar o primordial é primordial.
Facetas?
Nada tira o ar [felicidade],
mesmo que aparente.
Importante é levar a vida,
[atemporal].
Diagnosticada, risadas.
Aperto de mãos,
devorar o improvável.
E a vida,
ficando mais vida, a cada rodada.
Nossos Sonhos
Hoje, paro e penso que, seriam necessárias muitas vidas, para realizar todos os sonhos que temos, contudo, existe apenas uma...
Por exemplo...
Sonho ser um grande cozinheiro para receber os amigos, com belos pratos, saudáveis e apetitosos...
Sonho ser poeta, para encher o mundo com belas frases, levar alguém a meditar em uma poesia, incentivar o amor a vida e a arte...
Sonho ser um aventureiro, andar por matas, saltar com paraquedas, escalar montanhas...
Sonho ser médico, para ajudar a sarar as feridas, e buscar o bem estar do próximo...
Sonho ser marceneiro, para construir belos móveis, artesanatos especiais...
Sonho ser ator, para atuar em teatros, levando alegria e conhecimento, a muitos...
Sonho ser fotógrafo, para registrar o indescritível e assim guarda-lo para o futuro...
Sonho ser astronauta, para ver o planeta azul, lá de cima, para ver as estrelas mais de perto...
Sonho ser botânico, para conhecer os segredos da natureza...
Sonho ser mecânico, para salvar a viagem de alguém...
Sonho ser zelador, para cuidar do bem do próximo...
Sonho ser presidente, para mudar a história do meu país...
Sonho ser jornalista, para retratar a realidade das coisas...
Em fim sonho ser muitas coisas...
A questão é... tenho competências para ser o que cada um destes sonhos requer. Posso sonhar com muitas coisas para minha vida, mas cada uma necessitara de competências relativas a mesma, competências estas que terei de buscar então foquemo-nos em algo e busquemos as competências para realizar o mesmo...
O mais importante não se esquecendo que sobre tudo fomos criados para as boas obras... então, que sobre tudo busquemos sempre o bem do próximo e as boas obras, pois assim nossa vida terá alcançado a verdadeira realização.
Navegantes, 24 de setembro de 2014.
Autor: Eliseu Fernandes Laurindo
Escolhas.
É eu sei que a vida exige que a gente faça escolhas, e muitas vezes não sabemos escolher o que é realmente importante em nossa vida, então construímos uma porta invisível, e muitas vezes são as pessoas que a gente ama que estão do outro lado da porta. Sem perceber que a única necessidade delas é nossa presença deixamos que elas aprendam a conviver com a nossa ausência. E Num belo dia você se dá conta que não é mais necessário, aí você começa a querer entrar , a bater na porta que você mesmo construiu, mas lá já não há espaço pra você, elas também fizeram suas escolhas e já reforçaram as trancas da porta. Então você percebe que o seu lado da porta ...é o lado de FORA.
Todos estão adormecidos por seus sonhos
Nada me acalma a tortura dessa insônia
Que me carrega entre um cigarro e outro
Um gole a mais,e a devaneios dos sonhos
Palavras escritas em um lenço de papel
Um esboço do meu presente lembrando
De todo o passado, não do meu futuro
Porque o passado se tornou lembranças
O presente é hoje mais um dia
A procura do futuro o meu presente amanhã
Palavras ao vento, ou somente em movimento
Tudo tão lento e rápido ao mesmo tempo
Que quase perco meu alento
no colo do Tempo
Maiúscula ou minúscula
estamos todos na mesma busca;
complicada e confusa, ou não,
só obtusa
Mas não perco a esperança
quem acredita sempre alcança
Se eu consegui rimar,
você até o Senhor pode tocar
escutar
abraçar
alcançar
amar!
Não adianta, por mais que façamos planos, as coisas mudam com um piscar de olhos. E por um segundo, tudo que você esperava de um dia qualquer se torna algo inimaginável.
Quando menos esperamos se vai o último adeus, ou até mesmo não se tem a chance de se despedir. É louco, meio confuso, incerto.. não sei bem a palavra que se encaixa, apenas sei que temos que aproveitar O HOJE ao máximo. E dizer o quanto amamos, dizer o quanto sentimos falta, ligar.. sair, aproveitar, deixar os desentendimentos de lado e curti mais a união.
Horas que antecedem o crepúsculo
horas cinzentas e abafadas de um discreto vento
horizontes cinzas,nuvens carregadas
espero pela hora da tempestade,enquanto isso eu vejo esse cenário pressagioso de guerra
Ah! que horas são essas?
sinto o cheiro das cinzas de várias coisas
amores,beijos,momentos,orgasmos,brigas,felicidades..
e tudo esfarelado tem o mesmo cheiro
Todos esses tem o mesmo destino.O final.
nessas horas derradeiras do dia onde antecede o crepúsculo eu reflito em tudo que se foi,
a agonia me aperta como uma corda no pescoço
anjo condenado sob o céu gris dos pecados onde é viver
sentir...a vida é um mistério até para Deus
me sinto uma formiga no meio do universo
me sinto tão perdido,mas ainda bem que a vida não tem um mapa de como se viver,
assim posso fazer o que quiser e encontrar breves soluções porque a vida é uma terna procura de soluções,
é uma batalha eterna onde que,quem tem vantagem é aquele com o braço mais forte,aquele que tem mais coragem em encarar essa loucura
a vida não é para os fracos
ela é um eterno perde e ganha
tem que saber vencer assim como perder
simplesmente...tem que saber viver
saber ser forte quando preciso
e sensível como uma pena
a vida é uma intensa inconstância
como é duro viver..
me deparo com cenários e paisagens desoladores,
momentos infelizes,mas mesmo assim a minha agonia é acompanhada de uma tímida esperançosa alegria
o que eu sou?
o que eu faço nessa vida?
o que essa vida?
o que é?
Se eu pudesse eu ficaria com você a noite toda,
e buscaria sobre seus lábios e carícias todo o saber desse louco e agradável amor
do por que te amo tanto
e por que eu adoraria ficar com você sob essa madrugada melancólica e chuvosa
do por que tua presença me encanta muito
que esse sentimento e tão real como o vento,
e tão vivo como o meu coração que bate feliz dentro de mim
do por que a tua beleza me atrai ,como um leão a sua vitima
do por que em noites desesperadamente obscuras eu te quero com intensidade
sentir teu cheiro de boneca e pele de mulher
e poder admirar teus belos cabelos ruivos
buscaria todo o saber profundo e secreto dessa complexa arte chamada amor
só fazendo amor com você numa madrugada obscura e chuvosa
porque você é aporta que abre todos os mistérios e medos
você é o perfume que acaba com esse cheiro monótono e trágico de viver
teus lábios é fruta que acaba com a tristeza
seu amor é o que eu preciso para querer viver e quando chegar a hora morrer em paz
simplesmente você amor é o saber da minha vida
é o pequeno detalhe que da todo o sentido a minha existência
sem você eu não conseguirei saber
sem você eu serei apenas um anjo sem noção da essência humana
então deixa eu descobrir sob tuas caricias a intensidade da alma humana
encontrar em teu aconchego um jeito melhor de viver ,
e felicidades momentâneas necessárias para continuar..
Por acaso
E como se, sozinho, pudesse mudar o mundo! Pudesse deixá-lo melhor, ou pelo menos próximo do ideal. E como que por instrumentos pudesse navegar pelos céus, legislando em causa própria, sendo prepotente, arrogante, egoísta - como nunca fui, como pensei que talvez nunca viesse a ser. E como se de mim dependessem os mais fracos, e fraco, eu não correspondesse às expectativas.
E a véspera do ano novo titubeasse, feito um bêbado as margens da via observando o fluxo do trânsito - como se previsse um acidente. Mas tudo não passa de um grande incidente... Minha presença neste lugar, tais pretensões, tal ausência. Puro acaso!
Em meio a tudo isso, imerso em meu próprio mundo - mesmo que sem intenção - tive a impressão de que o lugar estava ficando menor, diminuindo, diminuindo-me - não de tamanho. De humanidade talvez! Não sei explicar.
E era como se eu esperasse, só esperasse, sem a pretensão da chegada de alguém, as margens da via, da vida - esperasse. Só esperasse. Assim como quem nada espera, só espreita – arguto amiúde, solitário em uma mesa de bar. E como se esperasse a morte, e só a vida se fizesse presente - nas buzinas efusivas dos carros no fluxo fluido da via, e no Tissss... do gás escapando apressado de dentro das garrafas de cerveja, abertas quase todo tempo.
E como se negasse tal ausência... Insólita, visceral, sobre-humana – meu corpo fosse se desfazendo de sua altivez, fosse perdendo sua rigidez; e meus olhos fossem esmaecendo, perdendo o brilho, se apagando; e suas cores fossem se desbotando, se descolorindo, deixando de ser. E ainda sozinho no bar, eu ouvisse cadeiras sendo arrastadas abruptamente, e ouvisse barulho de vidro tinindo no chão e se partindo em mil pedaços, em pedaços tão minúsculos quanto eu naquele momento. E as vésperas do ano novo, semi-anunciado no céu pelos fogos apressados de alguns e pelas milhares de pessoas bêbadas que surgidas do nada, agora me faziam companhia, abraçando-me, oferecendo-me champanhe e celebrando em voz alta enquanto diziam umas as outras, incessantemente: FELIZ ANO NOVO!
E como em todo fim... Felicidade ou tristeza, prazer ou dor, sorrisos ou choro – com ou sem lágrimas. E assim como em todo fim um reinício, uma nova oportunidade de ser o que se quiser ser – diferente de antes, melhor que ontem! De fazer algo por si mesmo, ou de fazer o mundo pequeno diante de teus mais agudos anseios de mudança. E depois de tudo isso... As pessoas ao redor, desconhecidas entre si (em sua maioria) agora se abraçavam, se curtiam, e pareciam felizes de verdade! Se talvez já fosse ano novo... Mas nada era novo ainda! Nem o ano, nem as pessoas, nada. Eu não entendia o porque de tanta inquietação. Era véspera de ano novo! Véspera.
Talvez eu seja a pessoa mais chata não sei..
eu acho graça de coisas que quase ninguém acha
de coisas simples e inocentes ou de coisas complexas mesmo..
o fato é que eu sou uma pessoa carente,ingênua,pura,muito amiga..
gosto de falar de sentimentos,gosto de romantismo,gosto de novelas,livros,heróis..
não saio muito de casa e sou solitário
é...eu sou a pessoa mais chata do mundo
- Relacionados
- Frases sobre inclusão social para inspirar mudanças
- Poema sobre inclusão de deficientes
- Frases de defesa dos direitos das pessoas com deficiência
- Frases de Paulo Freire sobre transformação e inclusão na educação
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Textos Reflexivos