Textos Reflexivos sobre Inclusão
Saudade...
Saudade do tempo em que você descia todos aqueles andares para abrir a porta pessoalmente quando eu chegava em sua casa; Hoje você simplesmente me joga as chaves.
Saudade do tempo em que você lamentava pelo fato de muitas vezes eu ter que ir embora ao amanhecer; Hoje você simplesmente me dá um bom dia.
Saudade do tempo em que nos vermos era uma certeza; Hoje parece ser uma opção.
Saudade do tempo em que compartilhar os acontecimentos era uma necessidade; Hoje parece ser uma obrigação.
Bons tempos, saudade de você. Ainda tenho esperança que um dia você volte, tempo.
SEU MOÇO...
É assim mesmo seu moço, as coisas acontecem e agente nem para pra perceber, mas a vida é igual matemática, não tem erro, tudo tem que acontecer, não adianta fazer uma ação e depois tentar esquecer, seu moço o tempo não esquece e depois ela volta pra você.
Sebe seu moço, pensei ter escolhido errado em muitas situações, mas hoje depois de todo esse tempo percebi que foi bom ter acreditado em minhas razões, pois hoje vejo o resultado positivo de não acreditar em ilusões.
Seu moço, o coração engana agente, sabe, se eu tivesse dado crédito nessa ideia talvez hoje seria mais contente, seu moço, tenho essa idade, mas muito preciso saber, até hoje agradeço a Deus pelas escolhas difíceis que tive de escolher, pois elas me fizeram compreender, que sentimento seu moço só nos leva a executar o que futuramente iremos arrepender.
Termino te dizendo, se você fez suas escolhas baseadas na razão, todas elas lhes satisfazerão, mas se foi com o coração se prepare pela possível decepção, infelizmente a vida é assim seu moço, não tem como mudar, faz as coisas certas que da mesma forma ela irá voltar, fica a dica e me dê licença que já vou aculá, outro dia seu moço agente para pra conversar, tempo é dinheiro e esses dias não tô podendo gastar.
Durante anos, a imagem de 'Deus' foi deturpada por inúmeras crenças/filosofias, nos fazendo pensar que 'Deus' se limita a uma imagem, ou aparência, física carnal.
'Deus' é somente uma palavra que nós homens criamos para designar algo chamado Amor.
O verdadeiro Amor, é compaixão; é admiração; é respeito; é consideração; é compreensão.
O Verdadeiro Amor abrange muitas outras coisas, é quase impossível designar o que é o Amor, em palavras, mas o Amor, acima de tudo, faz você sentir um afago na mente, no coração, na consciência; na alma; no espirito.
O Amor é a cura que liberta um coração imerso em dor, em feridas.
Dê uma chance para você conhecer e vivenciar no dia a dia o Amor pela existência. Aos poucos, "isso" vai crescendo dentro de você, de tão maravilhoso, que chegará um dia que caíra dos seus olhos lágrimas de felicidade, de contemplação, você tentará explicar o que sente, e isso será impossível, você sentirá uma vontade absurda de segurar nas mãos das pessoas para que elas venham sentir o que você sente, mas será impossível, pois não haverá palavras para designar verdadeiramente o que você sente. Mas isso é Amor, sem grandes explicações.
Eu como poeta
Há pessoas que acham que nós poetas não sentimos fome nem sede. Não sabem dos nervos que passamos com os problemas sociais do nosso e de outros países. Ficamos irritados com os corruptos. Não vivemos sorrindo 24 horas porque também sentimos aflições e decepções. Quando choramos, muitos não conseguem ver nossas lágrimas, mas sentem a umidade delas em nossas escritas.
Escrevemos sobre nossas alegrias, tristezas e coisas que presenciamos; às vezes registramos fatos que o leitor tem vergonha de expor ou tentamos escrever algo que toque seu coração. Temos falhas, somos humanos, mas agimos sempre com o coração cheio de amor; às vezes amar exige sacrifício. Poeta também fala palavrão, eu choro e sorrio. Mas tem horas que me dá vontade de mandar ir pescar no rio.
CEREBELO
Felicidade temporária
Que diz pra sempre me amar
é sempre me enganando
que me faz acreditar
e na imperfeição dos
tempos perdidos
se encontra nas lagrimas
a sinceridade de um sorriso
Por isso um minuto
de amor é eterno
e viver se torna um prêmio
bem vindo a realidade
Temporária felicidade.
Mas eu ainda tenho medo do escuro, medo do coração das pessoas, medo das pessoas, medo de decidir, de contar meus sonhos, de sonhar. Como posso ser grande se ainda não sou quem eu quero ser, se eu ainda acho que posso voar e ser invisível? Eu não posso ter crescido tanto se eu ainda tenho vontade de chorar feito uma criancinha, se minha visão de vida é tão curta, se minha ambição é irrisória. Eu definitivamente não devo ter crescido. As outras pessoas parecem tão grandes, tão mais fortes como se tivessem comido o espinafre que me faltou. O tempo não para, não me espera, e eu não o acompanho, ando acorrentado a um passado que não me deixa dar os passos que quero, que preciso, que tenho que dar.
Eu ainda não aprendi a perdoar, eu não aprendi a saber perder, a saber a hora de ir, o tempo certo de voltar. Como poderia eu ser tão grande se não dou opinião, se não tenho confiança nem própria nem alheia, se meu grito é mudo, se meus ouvido são falsos comigo mesmo? Não, eu não posso ter crescido, eu ainda quero tudo e todos só pra mim, ainda falo comigo, ainda acho que a vida é filme no qual eu atuo desde sempre. Porque as coisas mudam? De repente o mundo decidiu ficar em cima de meus ombros e eu sou tão mais fraco que eles. As pessoas me julgam e me matam e me odeiam em seus pensamentos enquanto me olham nos olhos e me abraçam, isso faz pouco sentido pra mim, eu não aprendi a lidar com isso ainda, talvez porque eu não seja grande.
Ainda me apaixono fácil e por pouco, ainda olho as estrelas tentando encontrar constelações perdidas, acredito nas pessoas, não sei lutar e perco o que quero por falta de insistência. Como posso ter crescido assim? Ainda brinco na chuva, acredito em discos voadores, mas não aprendi a ser traído, não sei receber de volta um ataque meu, odeio criticas, as vezes me julgando bom demais pra estar com alguns. Não me vejo carregando o mundo nas costas e se ousarem subir eu fujo para algum lugar aonde eu não seja pequeno demais, aonde não existam palhaços que assombrem, aonde musicas são cantadas pra eu poder dormir, sem violência, maldade, ganancia, ingratidão, inveja. Aonde traidores são jogados em poços profundos até que se decida perdoa-los.
O mundo poderá iniciar sua terceira guerra mundial, e lançar pessoas no espaço, e criar carros que voam, ou descobrir que tudo é em vão e que seus propósitos e esperanças são falsos. enquanto isso eu pequenino estarei correndo as alamedas dos sonhos despedaçados sem me preocupar com consequências, coerências, diferenças. Eu serei eu mesmo, apenas um pequeno gigante no meio de grandes insignificâncias.
Seremos lembrados depois que partimos, pelo oque fizemos enquanto estavamos vivos, as pegadas que deixamos serão lembradas para sempre ou esquecidas rapidamente. Suas ações durante a vida, pode ter várias consequencias, tanto positivas, como negativas; Vai depender de como ela se adequa na vida de cada um.
todos deveriam deixar para trás, uma vida certa, assim todos teriam consequencias positivas para adaptar em suas próprias existencias. Mais o mundo não é tão belo assim, há por ae muitas influencias deixadas que são negativas para nós , que mesmo sabendo que isso não beneficiará , acabamos absorvendo cada detalhe disso, estragando assim nossas vidas.
Bom seria se no Mundo, não tivessemos um Hitler, que pelas suas ações passadas, influenciaram e influencia até hoje quando se trata de Racismo e Preconceito. Bom seria se pra cada Personagem ruim que passou neste mundo , pudessemos por um Mahatma Gandhi no lugar, assim teriamos muito mais paz neste Mundo Caótico.
’ pense muito quando se deparar com algo que pode te influenciar, e marcar pelo resto de sua vida, pense antes , no seu passado - presente - futuro. Por que uma decisão que você toma hoje , vai influenciar você e suas gerações futuras, tente guardar só oque foi bom , e deixa para fora de sua mente oque realmente não te beneficia. Deixe sempre nessa vida , uma vida que orgulhe quem viveu ao seu lado, faça mais que pegadas no chão e escreva tua história em pedra maciça para que nem o desgaste do tempo ou a furia das águas , possam apagar sua história.
►O Adeus ao Mundo
Parto
Deste mundo, com o pensamento de ser um fardo
Esteja preparado, olhem como eu falo
Desajeitado, escrevo com erros de português, é claro
Eu me acabo, em tentativas de expressar meu lado
Por acaso eu sempre me pego alojado em meu quarto
De fato é aqui que encontro um lugar calmo
Este palco, feito de tijolos, que caminho com os pés descalços
Fatos registrados com os meus cuidados improvisados
Sem textos falsos, contos e declarações aqui foram salvos
Eu repasso, em forma de texto, meu passado
E, mesmo no meu atual estado, encontro-me inspirado
Mais um texto agora eu faço.
Ah que dor no peito
Nunca senti um incômodo desse jeito
Ah se houvesse algum meio para não continuar enfermo
Ou um doutor para me dar um conselho
Devoraria uma pilha de remédios por inteiro.
Ah que dor no peito
Ah que dor no peito
Espero que não tenha nenhum sujeito
Lamentando sobre meu leito
Ah que dor no peito.
Debilitado, revelando o vazio que estava guardado
Um grande espaço ocupado pelo coração solitário
Invejoso por aquele bem humorado
Tão instável, adoecido, em declínio
Tão fraco que torna-se impossível dar um sorriso
Ah, mas passarei por isso bem tranquilo
Quem sabe seja verdade que existe um fim no arco-íris
Talvez eu passe a acreditar nisso
Confuso eu agora me sinto
E agora aqui, na beira do abismo
Prestes a pular no trampolim para, ai sim, ser o fim
Foi bom enquanto durou, é hora de dar adeus ao meu mundo
Que meu senhor perdoe-me pelos meus pecados
Cada parte de mim agora está sendo purificada
Na minha lápide estará grifada essas palavras
"Dor, Amor, Saudades, Felicidades
Nasci e morri, e aqui, contigo, irei sorrir".
Muitas são as lembranças que o tempo não desfaz...
as doces lembranças da infância, das brincadeiras de criança.
Lembranças de momentos em que a felicidade parecia sonhos que se realizavam...
Não se vive de passado, mas sem passado não existe presente...Não existe o agora!
" Que seus melhores sorrisos ilumine todos os seus espaços"
23/12/16
"Se vivessemos do que a igreija na teoria prega e colocassémos em prática o que diz a palavra de Deus que somos como corpo de Cristo(unidos na fraternidade, no amor e ajuda ao seu irmão) o mundo seria mais humano. Ao invés de disputar nas igreijas quem é mais ungido, quem é mais usado. Disputa consigo mesmo em ser mais semelhante ao Senhor Jesus.... em amar mais o próximo... em ajudar aos que mais precisam (palavra de conforto, um sorriso, um abraço, agasalhar quem tem frio, um prato de comida, um copo com água)...e você começara a entender o verdadeiro ESPÍRITO DO EVANGELHO.
O dia que o ser humano entender que Deus não nos fez só, que sozinhos não somos nada e que fomos criados dependendo uns dos outros pra sermos um só povo. Uma só nação em Cristo Jesus. Veremos a glória juntos lá no céu. Quer entrar no paraíso? Ai está o caminho. Só seguir o evangelho."
─By Coelhinha
►Conquista
Tudo o que sempre almejei está ali
Será que terei forças para prosseguir
Por causa das dificuldades, as vezes pensei em desistir
Mas apesar de tudo isso, estou aqui
Eu sofri, eu lutei pelo que sempre quis
Ignorando os maus conselhos
Os falsos reflexos no espelho
E, desde cedo fico pensando
Nas dores que já surgiram em meu peito
Mas não existe outro meio, a vida é desse jeito
Mesmo sendo imperfeito eu consegui o tal complemento
E, depois de tanto tempo, tanto sofrimento
Está bem ali, este é o momento.
Jamais esquecerei de meus sacrifícios
Das vezes que fui criticado, ignorado, mal visto
Nem mesmo por isso mudei meu objetivo
Se tivesse dado atenção ao que entrava em meus ouvidos
Hoje eu poderia estar perdido, sendo levado pelo rio
Esquecido, apenas mais um ponto em um livro
Mas hoje fui recompensado e posso tirar um cochilo
Posso finalmente dizer que estou tranquilo.
Me deitar e relembrar das vezes que me pus a chorar
Das tantas vezes que, ajoelhado, pedi para Deus me ajudar
Ele estava, e está, sempre a me observar
Desculpe se eu pecar, mas hoje tenho o direito
De me alegrar, sorrir, cantar
Mesmo com as pernas cansadas de caminhar
E agora vou confessar, quase pensei em me entregar
Mas como disse, posso me acalmar, vou me deitar
Pois apesar de tudo, amanhã irá chegar.
SEM RAZÃO
Como um fio de cabelo, frágil como a superfície da água, sou eu nesse mundo incansável buscando resposta pra essa vida enferrujada, mesmo que eu corresse como a luz em nenhum lugar iria chegar, pois tudo que é já foi e tudo que foi um dia será, esse movimento perpétuo da realidade me fisgou e não quer me soltar, pois estou indo para um destino e sei que nele não vou chegar, sabendo disso meu coração dói, minha mente não sabe o que pensar, sou o zero na equação da existência, busco em minha pequena inteligência a razão de aqui estar.
Vivo em meu ego buscando resposta pra essa realidade intensa, mas mesmo que a resposta estivesse na minha frente ainda seria em vão, pois não vivo eternamente, sou da areia mais um grão, alguém em algum lugar no universo me responda então, o porque da minha existência, por favor me diga qual a razão.
Os dias correm...
Emancipam-se a vida, bordam sonhos entre os céus
E desaguam em nós como cascatas.
Deixando-nos submersos
Diante de tanta clareza nos detalhes dos seus "EUS"
Que fixam sentidos e sensações
Num mesmo lençol
Onde cobrem os sonhos perdidos
Das noites mal dormidas por conta da ansiedade
Que acordou vidas em outras vidas nas quais já não
Eram tão suas.
Tudo que é verdadeiro é livre.
Quem espera sempre receber em troca a atenção que foi dada, os favores e a palavra compartilhada é porque não o fez de coração.
A verdadeira amizade é livre de interesses. Dá espaço para o ir e vir sem cobranças. Não precisa de grude e de afastamentos longos. Não necessita de elogios e agradecimentos.
A gente faz por amor. Esperar pelas as pessoas sem esperar nada delas. Sem cobranças podemos vivenciar uma boa amizade, por toda a vida.
As escolhas são parte de todo caminho... Porque, quando seguimos por uma estrada, algo nos levou a segui-la... Diante de todas as nossas escolhas e ao longo de todo percurso, certamente, colheremos os frutos das sementes que deixamos por estes caminhos...
A opção de poder escolher o destino é parte do que chamamos de livre arbítrio. Pois, é através dele que fazes as tuas escolhas... Todavia, existe também algo muito importante, chama-se reflexão, através dela adquirimos aprendizado...
A vida é cheia de certezas e incertezas, caminhos, escolhas, colheitas, livre arbítrio, reflexão e aprendizados. Por isso estamos aqui! Caso contrário, não haveria razão para a existência humana.
Não importa quão longa possa parecer a caminhada, jamais desista no meio da estrada. Persista, insista, encontre o seu real caminho, ele pode estar em qualquer lado, por isso, faça assim, defina uma meta e vá até o fim... Não importa quanto o cansaço possa parecer grande ao longo do percurso. Saiba, cada gota do teu suor valerá à pena. Siga confiante, não há caminhada sem suor e sem obstáculos. No Teatro da vida, cada momento é um espetáculo de aprendizados.
Não importa o quanto você sinta vontade de esmorecer. O que importa mesmo, é a tua vontade de vencer. É isso que lhe fará prosseguir, seguir seu caminho, sem jamais desistir...
Calma, que acalma a alma.
Amor, que aquece o coração.
Paciência, que nos ensina a esperar.
Luz da vida a nos iluminar.
Caridade, que mostra a importância de amar.
O silêncio que nos faz refletir e pensar.
Fé, que nos sustém em pé.
Alegria, que nos encanta e contagia.
Beleza da vida, alegria, doce magia.
Força, que vem da esperança.
A coragem que nos faz continuar essa nossa viagem com perseverança.
Persistência, que não nos deixa esmorecer.
DEUS, EU DEVO TUDO ISSO A VOCÊ!
Há instantes em que como as flores desabrochamos nas auroras da Primavera, e assim, como o perfume e a beleza das rosas, podemos florir.
Outrora, estamos no Verão, e então, aquecemos o nosso coração, como o Sol, a iluminar nossa alma, que apesar do calor, também tem seus momentos de chuva forte e tempestades passageiras.
No Outono, caem-se as nossas folhas e flores, mas renovam-se os aprendizados... O Inverno, ah o Inverno! Apesar de frio, quando muitas vezes, nos sentimos, estando no inverno de nossas vidas, nada como uma boa dose de amor e fé para nos aquecer!
Somos, Primavera, Verão, Outono e Inverno... Mas, posso dizer que, são nas inconstâncias da vida, que muitas vezes encontramos o nosso caminho... Seja qual for a estação do ano em que você estiver, lembre-se, que sempre haverá em ti, momentos para florir.
Não te aflijas com a dificuldades que encontrares em teu caminho, porque por mais que, muitas vezes, seja difícil prosseguir, tu jamais estás a caminhar sozinho... Não te aflijas com os obstáculos e as pedras que surgirão ao longo da estrada, pois Deus está contigo durante toda a tua jornada.
Quando os teus problemas parecerem maiores do que a solução, lembre-se, que há uma Luz maior olhando por ti, nosso grande Pai de amor e Criação, certamente, lhe ajudará a seguir. Por isso, não te aflijas! Deus é contigo! Agradeça, tu já chegaste até aqui...
Por vezes falamos tanto em aprendizado! Mas, onde estão as nossas práticas?
Posso dizer, que estão em nosso dia a dia, nos gestos, nas palavras e na simplicidade de tudo o que fazemos.
Pratique os teus dizeres, aos outros, e a ti mesmo. Assim, você realmente estará aprendendo de verdade, praticando o bem ao próximo e a ti mesmo para a evolução de todos.