Textos Reflexivos sobre Inclusão

Cerca de 9736 textos Reflexivos sobre Inclusão

⁠REFLEXÃO NATALINA

Demétrio Sena - Magé

Vocês não fazem ideia de como a fome é dura. Dói no estômago, no corpo, na auto estima e na alma. Não a fome de quem vai comer mais tarde. Quem tem a comida e aguarda seu preparo, que hoje demora mais um pouco. Falo da fome de quem a passa; quem tem a comida regular como algo distante; garimpo inalcançável.
Para mim, Natal é de remorsos. Hoje como bem e sou grato à vida por não ter me abortado antes de conhecer um conforto relativo e criar filhas com esse conforto. Mas os excessos do fim de ano doem na consciência, como dói a fome, pelo remorso de saber que sou, nestes dias, o extremo oposto abusivo dos que a sentem permanentemente... de comida, brinquedos, brincadeiras, a segurança de um lar, pessoas queridas e, fome de serem queridas por alguém.
Não tenho remorso diário de comer, beber, morar... conquistei a vida sem privações, com educação e trabalho. Faço jus e creio que muitos conseguirão o mesmo, tantos outros muito mais do que eu, que sou um acomodado incurável, pelo que deixei passarem tantas "oportunidades" na vida.
Fim de ano é melancólico. Lembro que fui plateia de farturas alheias... até de natais vizinhos não tão fartos, mas de portas cerradas, porque os nove meninos de Maria poderiam adentrar, desejando migalhas. Hoje me sinto com portas cerradas, para que meninas e meninos como nós "não estraguem a ceia".
Não punirei meus afetos com recolhimento, ausência e tristeza em razão das lembranças do passado. Minha esposa e filhas não têm culpa e, meus irmãos, que viveram comigo tais experiências, têm um poder maior de superação... merecemos o ajuntamento feliz. Sabemos o quanto choramos juntos. É tempo de sorrimos.
O que sinto é inevitável, porém sou feliz. Como não, depois de sobrevivermos a tanto, sem recorrermos às piores formas de sobrevivência? Felizes festas... mas não façamos aquela oração "em agradecimento pelo que temos, enquanto muitos não têm nada". Isso é requinte de crueldade.
... ... ...
#respeiteautorias É lei

Inserida por demetriosena

⁠Na quietude, mergulho em memórias e afetos,
Na solidão, busco reflexão sobre um passado marcado, Ingratidão, uma sombra que obscurece o caminho trilhado, Filhos ausentes, pedaços do coração distantes, Não busco ser um super pai, apenas ser constante.
Recordações ecoam, lembranças de tempos já vividos, A dor da ausência, um peso nos sonhos compartilhados, Ser pai vai além do título, é ser presente no coração, Apenas humano, com erros, busco compreensão.

Inserida por edson_fiorello_damin

⁠Às vezes me pego pensando, só pensando mesmo!
Pensar é um ato de sofrimento, de reflexão e de lutas, sofrimento por lembrar do amor vivido ou não vivido, reflexivo por descobrir que há algo errado, principalmente por não ser recíproco, e de luta, por querer esquecer a mulher amada!
Há coisas mais complexas do que pensar, entretanto, não trazem tanto sofrimento para psiquê humana!⁠

Inserida por tarinmichael

⁠Reflexão.

A vida é como um dia. Pela manhã, somos crianças cheias de alegria, apenas começando a entender a vida. Ao meio-dia somos jovens preocupados, tentando deixar tudo pronto para a tarde. E à noite, somos idosos que fizeram tudo durante o dia e só querem dormir, preocupados com que tipo de pessoa seremos amanhã.

Inserida por Eraldosilva123

Reflexão

⁠Todos os olhos estão sobre mim neste momento, a cobrança de ter que lidar com as merdas que os outros te fazem. Não há alternativas viáveis se não a frieza, o orgulho e o ódio. Ódio a dor que causaram, orgulho para não pedir o que deveria ter sido dado, frieza para com aqueles que nunca a apreciaram. Ida, seguindo, caminho solo.

Inserida por Leticiadaniele

⁠Reflexão


Você me deu o seu coração
Tragado pelo vírus da paixão
E iludiu-me com esse jeito que fascina
Só pra depois me deixar na solidão

Oh, dia! Que amanhece tão singelo
Tão sereno me trazendo alegria
Nessa minha nostalgia que me leva
A refletir sobre o que é o amor

Nesta vida
Quem pensar que sabe tudo,
É tão fraco, é tão frágil,
Neste mundo, de incertezas

Sobre o dia de amanhã.
Se ainda é belo o vermelho da maçã,
Se ainda é verde
o pomar a florescer,
Se ainda há vida no cardume a se fazer

Pensando bem!
Não vale a pena sofrer em vão
Pensando bem!
Não vale a pena sentir solidão
Porque todo sempre fica bem.

Inserida por evessantana_everaldo

⁠F Á B U L A

O pássaro traído pelo reflexo se choca com a vidraça.
Após o impacto, a velocidade terrível da queda.
O chão o acolhe de maneira quase maternal.
Não se pode voar com as asas quebradas. E como ficar longe dos seus, observando o infinito do chão.
Entregue a própria sorte, estático, pressa fácil para seus predadores.
Talvez em seu último ato, onde o desespero seja mais evidente que a coragem enfrenta o inimigo vil que se apresenta de forma sorrateira, mesmo sabendo que a derrota é certa.
Lutar é a única saída.

Inserida por IvandeAngeli

⁠S A L T I M B A N C O

Ainda na fila, vem-me a reflexão.
Pagar o ingresso para ter diversão?
Entre empurrões e palavrões procuro um bom lugar.
Respeitável público, o espetáculo já vai começar!
As cortinas se abrem, música alta, luzes estroboscópicas que me cegam por um instante.
De repente, sou puxado pelo braço, escolhido ao acaso, começo a fazer parte do show.
Trapezista que se lança sem rede de segurança.
Equilibrista sobre uma linha tênue entre o fracasso e o sucesso.
Malabarista de boletos, mágico fazendo aparecer o pão de cada dia.
Habitante do globo da morte e, literalmente, fazendo o papel do palhaço.

Inserida por IvandeAngeli

⁠"A reflexão dos Dragões "

Os Dragões ensinam a ser humilde, a respeitar qualquer religião e a respeitar qualquer pessoa, que pensa diferente, pois, aprender com os Dragões, remetem há não violência, há não ódio, há não injustiça, nem intolerância e nenhum tipo de truculência.
Como os seres que vivem sustentando e equilibrando a natureza e tudo o que compõe no universo, eles não adotam a ideia de salvador, não adotam a ideia de Deuses ou Deusas, não adotam o bem ou o mal, eles estão para além disto, não gostam de títulos, de mestre , governador disto ou daquilo , simplesmente, os Dragões regem e atuam em tudo no cosmo, em todas as dimensões existentes. Antes de existir a chamada" faça-se a luz", conhecida como "trevas ou que só tinha trevas", que é pura ignorância humana, Dragões são guardiões, digo, com toda a clareza , não existiam trevas, existiam vidas espirituais e vida em diversas dimensões e outros universos. Os Dragões são os seres antigos, de longos milênios, não existe nenhuma etnia( raça) mais antiga do que os Dragões. Os Dragões antes do chamado" faça se a luz e a luz foi feito", eles, os Dragões já existiam, antes do chamado Big bang, eles já existiam ou seja, este universo conhecido é mais um entre milhares de universo já existente e os Dragões nós ensinam o valor da honra, bondade, justiça, humildade, amor e compaixão, no bojo da alma.
Não querem saber de templos, igrejas , terreiros suntuosas, cruzes, amuletos, rituais pomposos, não querem saber de orgulho, ambição e egoísmo, no entanto, vivenciam o amor e o respeito, onde, devotam pela amizade a gratidão, além do que imprimi no ser a confiança no processo evolutivo do ser, que está evoluindo, continuadamente como irmão na seara da luz divina.
Os Dragões ensinam e direcionam, como modelo da luz divina, sem deturpar o modo de vida do ser, e tudo aquilo que o ser precisa passar e infelizmente sem razão, sem lógica, sem fundamento, sem o conteúdo original , sem originalidade, tentaram por muito tempo denegrir e não conseguiram, logo, os Dragões não adotam pecado, tabu, regras descabidas, ilusões que petrificam a vida humana e consciência.
O vocabulário dos Dragões, viabilizam no caminhar do ser, não discussões falíveis, não criam paradoxo, mas, possibilitam pelo conhecimento, sabedoria e pela dose de informação, amar a si mesmo e amar o teus irmãos, como um clã familiar. E, vale a pena lembrar que no mundo espiritual " ninguém é melhor do ninguém ", e também, aquela ideia de "quem pode mais , chora menos", não existe. O que existe é a fraternidade do amor e humildade, que está para além da razão humana, que está para além das convicções científicas humanas aos quais, os Dragões comentam sobre a libertação do julgo dá matéria, refere-se também reencarnação como lei biológica e natural, na construção límpida do ser e enfatizam de forma profunda a individualidade do pensar, do sentir, do viver com a própria opinião e sem impecilho , sem esbarrar no comportamento esdrúxulo.
Salve a benção dos Dragões!
Salve a luz dos Dragões!
Com honra e glória.

Inserida por PEDROLUIZPSILVA

⁠A verdade de uma reflexão que poucos conseguem ressignificar, está nasevidências percebidas e ignoradas . . . ou seja, é a mesma coisa quando se olha para uma estátua e pensar que por detrás daquela superfície existem apenas os elementos materiais para sua composição!

Logo . . . Antes de perguntar para uma pessoa amiga o porque ela se afastou, tenha coragem de refletir se não foram suas atitudes que a fez distanciar mesmo sentido a falta de sua amizade!

Inserida por AdrianoAlmeidaB

⁠Queria deixar uma reflexão: Quando eu tinha entre 2 ~ 6 anos, meus pais iam trabalhar e eu ficava sozinho, trancado em casa vendo TV. No começo foi ruim, mas depois abracei a solidão como uma amiga. Aprendi a habilidade de se calar e observar, analisar pessoas. Por causa disso nunca me encaixei verdadeiramente em lugar nenhum. Sempre parecia que eu tinha noção demais, ética demais, educação demais em relação as pessoas. Quando eu não encontrava essas qualidades nelas, eu ficava calado e me afastava. Humanos gostam dos que contam histórias, falam da vida pessoal... Os quietos são excluídos porque o homem busca por entretenimento em todas as áreas da vida. Quando eu percebi isso passei a ter raiva de tudo. Depois que fiquei mais velho cheguei a conclusão de que guardar mágoa porque alguém disse isso ou fez aquilo é tolice. A vida é muito curta para ficar com inimizade.
A idade não trás sabedoria, só trás mais cansaço. Não estou mais esperto que a 10 anos atrás, só estou cansado demais para encobrir os medos, propagar mentiras e fingir ser uma rocha sem sentimentos. Enfim... É tudo sobre crescer e evoluir. Não ficar parado no tempo com idéias, atitudes e técnicas retrógradas. Paz!

Inserida por DisKGleK

⁠#ALTURAS

Vagueia o poeta em sonhos...
Fita o céu, em reflexos, das mais variantes cores...
Lá onde os violoes choram...
Louvando a vida e os muitos amores...

Se um sonho se ergue...
Outro sonho cai...
E nesse eterno vai e vem...
O tempo passa e vai...

Desgraçado do poeta pobre...
Cujo em vida o túmulo o cobre...
Não amou...
Não foi amado...
Pela vida passou...
Ignorou e foi ignorado...

Em redoma ilusória...
Fechou-se em falsa glória...
E agora que o amor se foi...
Ninguém há de contar sua história...

O luar no céu se apagou...
As estrelas todas tombaram...
A terra abriu sua garganta...
E o poeta foi engolido...
E agora aqui, no que lhe digo...
Esse vazio medonho me espreita...
O poeta que um dia também sonhou...
Agora jaz na sarjeta...

Estrela d'Alva...
Imaculada e pura...
Faz-me novamente sonhar...
Erga-me às alturas...

Sandrinho Chic Chic

facebook.com/conservatoria.poemas

.

⁠CANTO REFLEXIVO


De João Batista do Lago


Desperto sob raiares de um forte sol
Ciente da realidade de um novo crisol
Porém tudo continua sendo mero sonho
Nesta estrada que a caminhar me ponho
Perscrutando o tempo, espaço, terra e mar
Curioso para saber em qual lugar vou parar


Lembro ainda dos primeiros passos
Trôpegos mas esperançosos ante toda vida
Ali tudo era esperança desmedida
Em cada passo meu olhar de aço
Açoitava os percalços imprevidentes
Sem temer quaisquer almas indolentes


Mas a vida essa quimera indomada
Logo tratou de pregar novas surpresas
Navios alados formaram uma armada
Esconderam o sol e pariram torpezas
Prenderam estrelas no breu da noite densa
E mataram por instantes esperança imensa


Contudo o sol da liberdade se impôs
Novo dia raiou e com o povo se compôs
Tecendo um manto de linhas entrelaçadas
Tirando das gargantas as espinhas de aço
Que açoitavam as vozes das liberdades
Agora livres em toda praça e em todo paço


Em toda rua um carnaval de bonança havia
E no front daquele menino novo mundo surgia
Viram-se o operário e a mulher com galhardia
Nascerem no horizonte de dias esplendorosos
E juntos com todos os nativos ardorosos
Entoarem o hino da igualdade e da harmonia


Mas a triste e miserável ganância
Travestida de honra e democracia
Desfila nos palácios todos os horrores
Mentindo que por todos nutre amores
A todos matando num único cenário
Ofertando a sacristia do mesmo covário


Ainda terei tempo de assistir
Aos raiares do sol de novo porvir?
Lembro ainda dos primeiros passos
Ali tudo era esperança desmedida
Açoitava os percalços imprevidentes
Sem temer quaisquer almas indolentes

Inserida por joao_batista_do_lago

⁠Natal é dia de reflexão,
Vamos esquecer nossas diferenças,nossas diversidades, deixar os nossos sentimentos,nossos egoísmos e nossas emoções um pouquinho de lado, pois muitas vezes temos uma observação sega não enxergamos Algo que está diante de nós que poderia nos edificar aos olhos de Deus.
As vezes nos, ódio, nossa mágoa,nosso rancor atrapalha o nosso crescimento e nossa proximidade com Cristo.
Tudo passa, em um segundo estamos aqui e no outro não, deixemos para trás nossas diversidades, nossos impulsos, porque muitas vezes exigimos do outro algo que nunca oferecemos. Somos pessoas felizes, temos parentes, amigos e pessoas a nossa volta que de uma forma ou de outra nós fazem bem, temos vida, podemos andar, enxergar, comer, sorrir, se divertir até chorar, somos muito abençoado s por Deus.
Meus queridos, que neste Natal todos se reencontrem verdadeiramente com Deus, e que neste novo ano tudo se realize, principalmente a paz de espírito, pois somente com ela a nossa felicidade será plena.
Que o sentido do discernimento tome a alma de cada um de nós, para que sejam renegados a último plano outros sentimentos que não sejam de conciliação como os sentimentos de magoas, ambições e orgulhos.
Que o perdão reine absoluto, levando compreensão e trazendo a paz e pelo alívio sobre nossos ombros, já dilacerados por tantas angústias discórdias e revezes infundados muitas vezes por nós mesmos.
Que a tolerância prevaleça sobre a exaltação de nossa costumeira ira junto aos revezes do cotidiano de nossa existência, muitas vezes mesquinha.
Que nossa vitória nos satisfaça sem nos segar a alma quando frente àquele necessitado.
Nunca deveremos nos esquecer que nossa essência é a mesma, quer sejamos milionários ou miseráveis.
Para que tudo isto seja possível, porém vamos nos voltar mais à Deus, razão de nossa existência e destino.
Que Ele seja louvado e simplesmente ame enquanto há tempo.
Fiquem todos na proteção de Deus e deixo aqui meu abraços a todos!!!

Inserida por khaka_barone

⁠Como há encanto no inverno!
O passo fica mais lento como um convite à reflexão...
Traz um brinde aos corações aquecidos, a uma preparação do desabrochar, do vir a ser.
Onde cores se contrastam do branco mais puro com as luzes do apressado anoitecer.
Confetes brancos do céu se desprendem para recordar que a felicidade pode existir, em qualquer temperatura e em qualquer lugar.

Soraya Rodrigues de Aragão

Inserida por AlquimiaPsi

⁠É tempo de reflexão e mudança.
Tempo de autotransformação, de refletir sobre a nossa relação com nós mesmos e com os outros.
De permitir que o perdão e o desapego façam morada no nosso ser, e sacudir para longe tudo o que nos fere a alma.
Permitir, também, a entrada do afeto, da bondade, da compaixão...
É tempo de orar, para que os sonhos de todos possam ser realizados.

Inserida por LindaAlmeida

⁠E mais um ano se termina...
e inevitavel a reflexão de tudo que fizemos
ou que escolhemos não fazer.
hora de arrrumar, organizar e filtrar
o que vamos levar , o que vamos dar seguimento
e o que vamos encerrar.
O ano em si, não traz e nem leva nada.
É só uma contagem de tempo
e uma forma de não nos perdemos
de pontuarmos, e so um calendário.
Mas, o fim de mais um ciclo, nos leva
a rever prioridades, a refletir nossas escolhas
hora de olhar os nossos frutos e
comparar com nossas sementes.
esta compativel?
ou temos que mudar o que plantamos
ou onde plantamos.
Plantei,reguei? cuidei?
Estou pronta para colher
oque estou plantando?
E hora de ver onde estamos,
de onde viemos,
Onde pretendemos chegar
e o que estamos fazendo para chegar.
Com quem estamos indo?
que bagagem estamos levando?
tudo isso importa e muito em na caminhada.
Não tenha medo de mudar a rota,
deixar ou mudar a bagagem .
não tenha medo de deixar ,nem de ser deixado,
os caminhos e destino nem sempre são os mesmos.

Inserida por clea_gomes

⁠REFLEXÕES SOBRE A VIDA

Não devemos depender da admiração dos outros, mas sim criar nossos próprios méritos.
Não podemos curar as tristezas do mundo, porém podemos escolher viver em alegria.
Não podemos escolher as circunstâncias que a vida nos impõe, mas podemos sempre escolher a maneira como reagimos a elas.
Cada dia é uma nova vida, uma nova oportunidade de nos auto-renovarmos em tudo.
A atividade é indispensável à felicidade.
As pessoas bem sucedidas não constroem castelos no ar, o que não quer dizer que não sonhem.
Pessoas originais, que questionam, vivem melhor.
Reconhecer a ignorância e confessá-la permanentemente é o princípio do sábio.
Não fazer tempestade em copo d’água.
Preservar atitudes positivas, otimistas e construtivas, sempre.

Inserida por DraJaneRebello

⁠Recomeçar

O recomeço é assustador, porém reflexivo. É necessário sabedoria e resiliência, devemos olhá-lo com ternura.

Entretanto, a sabedoria vem com a experiência de vida e a resiliência com os contratempos, e para que tudo possa fluir de acordo é preciso ser forte e compreensivo, pois tudo leva tempo, e cada um tem o seu instante de transformar o medo em conquista!

Inserida por jvalente30

⁠⁠ALMA DE MAR

Barulho de carros passando, bois, rio, lagoa e fazenda.
No peito uma reflexão sobre uma lacuna, não há quem entenda.
Saudades dos barcos que antes navegavam, agora, fora da maré.
Dali, alguém bom chegará para a reforma, descalço o pé.
Não apenas o pé mas o corpo todo sente.
A falta da onda, do vento, da areia quente.
Homens magros e gordos, cestos e feixes.
Feira, manhã, remos, irmãos e irmãs, filhos do peixe.
Comércio vibrante, vendedor satisfeito.
Faca afiada, garganta treinada crucifixo no peito.
No meio da pista, recebe o turista, piadas até de dentista.
O espírito hoteleiro, bom humor é a qualidade primeira da lista.
É disso que anseia de novo o que para a métropole mudou.
Cansado de prédio, ônibus, trem ou metrô.
Quer apressar o passo para lá terminar e logo voltar.
Pois a alma que lá trabalha, têm fé que não falha, é alma de mar.

Sergio Junior

Inserida por SergioJunior79