Textos Reflexivos sobre Inclusão
Gostaria de estar contemplando
neste momento
um pôr do sol estonteante
com o reflexo das suas cores
nas águas do mar,
certamente, meus olhos ficariam exultantes.
Seria um resplendor caloroso de amor
e de simplicidade
em sintonia com o calor do meu espírito
ao gerar um frescor de liberdade,
uma sensação ímpar de euforia,
dessarte, uma divina obra de arte ,
uma genuína e encantadora poesia.
Pequena reflexão sobre pessoas que nunca existiram…
Já perceberam que existem pessoas que nos encantam momentaneamente com o que elas não são...nunca foram e jamais serão!?
O triste é que só enxergamos isso depois... Quando elas incorporam outro personagem...E mesmo sabendo que aquela pessoa nunca existiu... Ainda assim ficamos incomodados...magoados...decepcionados...com raiva de não ter enxergado logo...e algumas vezes querendo que ela verdadeiramente existisse...
Mas, o melhor disso tudo é que elas passam… o que fica é o personagem…
As pessoas por traz dos personagens sempre passam... Pois não são verdadeiras o suficientes para permanecerem em lugar nenhum!!!
Nem na mente daqueles que as admiraram, porque na verdade nunca existiram...
E só permanece na memória e no coração o que um dia verdadeiramente existiu...
Busque ser você… e assim exista!
#Umapequenareflexãosobrepessoasquenuncaexistiram
#Elaspassamsópassam
Que hoje tenhamos momentos de reflexão
para que o amanhã consigamos discernir o futuro da nação
E possamos deitar a cabeça sem nenhuma dor na consciência
De errar novamente e sentir o gosto da incopetência...
Que façamos com a certeza e alegria... Para você que me emprestou a sua atenção... Eu te desejo um bom dia!
"Reflexão para toda uma Vida"
✍
Queridos Irmãos:
Mediante aos últimos acontecimentos Globais a Vida por si própria tem nos mostrado o quão rara e frágil e ao mesmo tempo tão importante se consolida nossa passagem aqui nesse plano existencial, portanto devemos valorizar cada ser humano, cada respiração conquistada, cada nascer do sol bem como seu crepúsculo e cada dádiva concedida pelo Criador nos limites da Vida e nos moldes do Tempo, aos humildes de coração e frágeis aos olhos do mundo, que estes propaguem a Boa Nova ensinada pelo Grande Mestre e Nosso Senhor Jesus Cristo e aos poderosos por assim dizer que tem o "Poder" de agir nos muitos cenários de fome geradas por guerras, catástrofes ambientais e pandemias que assolam o Mundo, tem o dever de cuidar de cada Nação que se estende pelo Globo terrestre propagando a tão sonhada Paz almejada pelo Coração dos Homens de Boa Vontade e estabilidade entre os povos e principalmente entre os mais vulneráveis e indefesos, desprovidos de quaisquer benefício, unificando o Mundo no desejo de serem pacificadores altruístas, cuidando e zelando de cada ser humano como sempre foi o desejo do Pai, pois aqueles a quem foi dado poder aqui na Terra, não se enganem, também tens o dever de agir em prol da Humanidade, pois tal poder foi o dado pelo Criador a fim de resgatar o que a muito havia se perdido e no entanto se usarem tal honraria para fins próprios e insanos aos olhos Dele, à esses restará somente à escuridão e danação eterna, ao passo que aqueles que forem fiéis ao chamado Divino e cuidarem de fato do extenso rebanho de Deus, agraciado será na Glória eterna nos braços do Pai/Criador...
Non nobis Domine, non nobis sed Nomine, tuo da Gloriam... "Fiat Voluntas Tua"🙏🙏
Anomia
Eis-me aqui, em face do meu reflexo
Meus olhos secos estão profundos
Brilho desfeito inter poemas palliduns
Num axioma anêmico e disforme
Na medida que avança desidrata
Justificando crenças de brilho fugaz
E racionalizando idéias murchas
Destronando reis e rainhas inférteis
Rego meu pantano com escarno
Sob a luz do sol de desertos estéreis
E ilusões criadas no reflexo do seu brilho
Se desfaz os dias com suas janelas fechadas
De olhos sempre abertos e ranger de dentes
Provoco dor que já não mais produz sofrimento
Cala-te boca de hálito e hábito noturno
Livre-me do orvalho e do cantar dos pássaros
Consagra-me em tuas alcovas
Conceda-me sob a luz da lua
E revelar-me-ei pleno traje minha licantropia
Reflexão: Citando como exemplo, a lei de causa e efeito, onde todo efeito tem uma causa. Seria o vírus Covid-19, o resultado da ignorância, egoísmo, ganância e ambição do homem? Seria uma preocupação de eliminar somente o efeito? Talvez a cura começaria na causa?
(Edileine Priscila Hypoliti)
(Página: Edí escritora)
Eu gosto de me olhar no espelho, na lente da câmera, nos reflexos das janelas, e ver a mulher que sou hoje
Longe de ser perfeita, mas perto de ser quem eu sonhei.
Não é fácil, não foi, e nem vai ser.
As pedras no caminho vão reaparecer, vez ou outra, haverá tempos que vai parecer que só existem pedras.
Mas continue olhando a frente.
Pois teu destino, só a você pertence.
Siga linda, de queixo erguido e sorriso no rosto, quem te deseja o mal, enfraquece ao te ver assim.
Mesmo na fraqueza, mostre sua força, e assim afaste os abutres que te perseguem.
EU DEVIA APRENDER A ME CALAR!
Hoje foi um começo. Sofri, mas creio em algum reflexivo resultado inicial. Por mais de cinco vezes, eu percebi que não deixava a minha sócia de existência encerrar um pensamento. Eu acobertava o pensamento dela com o meu. Ela falava. Eu interrompia. Ela falava; eu interrompia. Ela falava, eu interrompia. Ela falava eu interrompia. Ela falarrompia...
O machismo estrutural afeta o nosso psicológico. E isso é forte em mim. Venho enfrentando esse meu comportamento em prol do respeito humano. Eu achava que respeitava bastante, até porque fui “menino criado com vó”, e ela me ensinou a respeitar as mulheres no sentido de assédio e abuso, sexualmente falando. Porém, com o tempo, aprendi que há outros tipos de assédio e abuso.
Ao interromper uma linha de raciocínio, estou praticando abuso. Ao me achar mais inteligente em detrimento de outrem, estou praticando assédio. Esses comportamentos são tenebrosos, infelizes e não nos fazem evoluir, pois realizam a manutenção de uma pseudoautoridade e um real autoritarismo de um “status quo” machista.
A cultura e as relações com o meio, enquanto linguagem, acabam definindo pontos de vista nocivos, sem que paremos para refletir sobre a coerência dos aprendizados embutidos em nossos campos do conhecimento. Pedrinhas confundem-se com sementes, dado nada vicejar nesses terrenos do discernimento ativo. Apenas aceitamos como verdade e pronto.
“E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.” Isso consta na Bíblia, em 1Tímoteo 2:14. A mulher, pelo que parece, transgrediu, porque foi enganada. Então, se um estelionatário me enganar, eu não sou vítima dele, mas comparsa ou cúmplice na transgressão, na infração, na violação da lei?
Em 1Timóteo 2:11-15, “A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio”. Talvez, em razão de ensinamentos como esse, não tenhamos uma papisa, uma rabina ou uma aiatolá. Ou seja, os líderes máximos das religiões abraâmicas (judaísmo, cristianismo e islamismo) são homens.
Vocês podem rebater imediatamente dizendo que tais sentenças são coisas do passado. Mas o que dizer do que ocorreu em fevereiro deste ano (2021), quando Yoshiro Mori, presidente do comitê olímpico de Tóquio, disse que mulheres “têm dificuldades em ser concisas. (...) Se uma levanta a mão (para falar), as outras acham que também devem se expressar. É por isso que todas acabam falando”. Ele ainda deixou claro que o comportamento das mulheres, nesse sentido, era “irritante”. Com essas declarações, Mori recebeu duras críticas veiculadas na mídia. Ele, então, retratou-se e renunciou ao cargo. Agora é ex.
Nós, homens, em uma parte expressiva, não nos damos conta do que fazemos com as mulheres quando sem perceber lhe cerceamos a fala e nos colocamos num degrau acima.
Aliás, o ato de um homem, de forma desnecessária, interromper a fala de uma mulher tem nome: MANTERRUPTING, neologismo criado pela jornalista Jessica Bennett. Outra situação que passa despercebida ocorre quando uma mulher já explicou algo, e o homem explica de novo, como se ela não tivesse condições de ser clara ou concisa, o que pode criar um embaraço, um mal-estar ou um constrangimento. O nome disso é MANSPLAINING, termo inspirado pela americana Rebecca Solnit.
E é isso, gente!
Eu preciso terminar aqui, porque – que bom! – a minha amada está me chamando e estou ansioso para ouvir tudo o que ela tem a me dizer.
Sem interromper, aprendendo a me calar. Abrir a boca então? Só para amar!
📝 Este é o reflexo da nossa Educação a tempos e tempos. Formou um povo que se contenta em receber migalhas! Um povo doutrinado e treinado a viver escravos da corrupção deixando-se levar por uma falsa liberdade!
Isto não se aplica apenas ao fanatismo e idolatria, mas também a falta de conhecimento que faria um povo se revoltar contra a injustiça!
Reflexão Anonimato!.
Eu acredito muito no poder das palavras!.
Por esse motivo eu sempre em meus textos!.
Aplico o bem o positivismo!.
Não gosto de pessoas negativas, que fazem julgamentos precipitados ou tem aquele velho hábito de falar sem pensar ou pior tentar impor a verdade dela!.
Por que essa pessoa está ferida, o relacionamento que fracassou, um negócio que faliu!.
Acredite a palavra tem muito poder!.
No dia em que você pensar dessa maneira a vida vai torna se muito melhor!.
Eu vou conseguir, vou conquistar, já venci, não existe impossível ou limite!.
Coloque seus pensamentos em Deus tenha muita fé e acredite, todo mal vai sumir da sua vida!.
Haverá apenas pequenos obstáculos a serem superados!.
Seja branda(o) e sagaz, não deixe o mundo saber quem é você realmente, alimente os curiosos com seu silêncio, apenas seja um mero(a) espectador(a) , nesse espetáculo chamado vida, deixe o protagonismo, para os atores e atrizes, É muito melhor viver a vida de uma forma intensa e verdadeira!.
Que viver uma vida vazia de interpretações!.
Refletir sobre o reflexo
Olhei para o espelho e refleti sobre aquele que vi
Pensamentos bons e ruins surgiam
Mas nada do que fosse bom me agradava
Refleti sobre aquele no reflexo
Percebi que não conhecia aquele a quem eu achava conhecer
Quem era aquele? - eu pensei
Lembrei de tudo aquilo que fez que não deveria ter feito
O que fez aquele no espelho a fazer o que fez?
Refletindo sobre isso, percebi que nada pudesse explicar tal ação
Muita coisa aquele do reflexo fez sem refletir
Refletia sua imagem, mas não refletia seus pensamentos
Como poderia ser se tivesse feito depois de refletir?
Não pude saber, pois o que fez já estava feito
Refleti sobre o que seria de agora em diante
Olhando aquele do espelho, vi que estava confuso
Pois não tem como saber o futuro
Resolvi refletir mais sobre aquele reflexo
E percebi que há tempos teve muitas reflexões
Todas elas que levavam a pensamentos vazios
Imaginava tudo, mas não pensava em nada
Quantas coisas refleti e quantas não pensei?
Aquele do espelho me olhava e eu olhava para ele
Refleti sobre aquele do reflexo e pensei:
O que será que ele pensa de mim?
Para saber isso tinha que refletir e saber o que eu penso daquele do reflexo
Pensei em tudo que pudesse me deixar feliz
Mas a cada coisa feliz uma triste aparecia
Não conseguia ficar feliz, pois coisas tristes eu via
Apesar de muitas coisas tristes que eu achava
Não era o suficiente para me entristecer
Pois as coisas tristes eram sucumbidas pelas coisas felizes
Tudo isso refleti sobre aquele do reflexo para saber o que eu penso dele
E assim descobrir o que ele pensa sobre mim
Enquanto eu refletia, mais eu pensava
E enquanto eu pensava mais eu imaginava
Imaginava o impossível e o improvável
Mas nada que fosse real
Refleti mais um pouco
E percebi que estava refletindo sobre um pensamento que veio de uma reflexão
E tudo o que eu estava fazendo era refletir sobre uma reflexão de um reflexo
O mundo é perplexo
Ordem mundial.
Reflexo e tal.
No carnaval.
Aiai minha mente.
Carente e inocente.
Do saber do mundo, do entender da gente.
Castigado e mastigado.
Do mundo, submundo astral.
Do profundo sobrenatural.
Civilizações e mitologias gregas.
Padrões arcaicos, colunas de justiça.
O mundo medonho, tecnológico e científico.
A manobra econômica.
Uma risada cômica.
É tudo magnífico.
Eu observo meu umbigo.
Mas sei que existe uma luneta surreal.
Um olhar além do sobrenatural.
Que frustra as artimanhas inimigas.
Um teor antigo, um olhar inimigo.
Do que falo e pouco se entende.
Do fluxo feroz.
Todo canto e lugar.
Aquele manifestar algoz.
Entender os céus.
Nem Moisés entendeu a aliança, dedos, anéis.
Não entrou na terra prometida.
Meu Deus, todo mundo falha.
A sabedoria do homem, é uma navalha.
Corta a ti e a mim.
Enfim.
O orgulho da peste.
A manobra de leste a oeste.
Do oriente ao ocidente.
No sudoeste da Bahia.
De onde parte essa poesia.
De um mundo fugaz e fantasia.
Da minha cobiça e meu anseio.
O mundo é produto do meio.
A maldade não prospera.
Minha esperança espera.
Nesse e muitos conteúdos que não quer resumi.
Inferno e céu, reze, ore e defina cada um o seu fim.
Giovane Silva Santos
Induzida
Na praia quase deserta
busco o reflexo da minha própria alma;
mas as ondas no seu vem e vai distorcem tudo o que vejo.
Sou assim?
Desvirtuada da vida?
O que a água salgada do mar reflete
é realmente uma imagem de mim?
O mar anoitece em ondas...
Anoiteço em mim.
Induzida pelo reflexo alterado pela água nada cristalina.
A água do mar brinda espumante.
Quase nela acreditei... por um instante.
Não consegui ver o reflexo do adeus nos meus olhos encharcados
Onde teria deixado meu sol para espantar a chuva que torrencialmente caía no meu peito agora silencioso
Deixou um terreno infecundo onde meus pés enraizaram na fidelidade posta e nos planos futuros
Só havia em lembrança a devoção e a história do que vivi num mundo vazio
Nada mais ficou ...
Ecumenicamente, esqueceu os Deuses e alimentou os fantasmas dos seus temores
Criou crenças pagãs...
E se perdeu no mar dos pensamentos sem sonho
Para ele só restou se mutilar e continuar
Fingindo que entedia tudo que aconteceu
RASTRO DE SAUDADE
O homem justo e honrado deixa
Um rastro de saudade,
Em reflexos de pirilampos e paisagens,
Na lua cheia de generosidade,
E nas estrelas coloridas de humanidade.
O homem justo e honrado nos seus caminhos trilhados,
Faz de seus frutos colhidos, partilhados.
O homem justo e honrado é carregado de
Afetos e amores, fazendo
Seu mundo, um tanto mais amado.
Para o justo e honrado,
A amizade corre livre sobre o prado,
O silêncio é um retumbante brado.
Saber ouvir é dádiva e aprendizado,
É sentir o todo, mas decidir pelos dois lados.
O mundo do homem justo e honrado é divino e consagrado,
Por sua sabedoria, é consultado.
Sua verve o faz instado,
Sua justiça perdoa todos os pecados.
Esse rastro de saudade que a alma invade,
Pede passagem na nossa terrena viagem.
O exemplo de bondade e generosidade,
Faz um homem grande, carregado de simplicidade.
Élcio José Martins
REFLEXÕES
A lei de oferta e procura que rege o mercado não funciona só para definir o preço dos produtos e serviços.
Coisas intangíveis como, por exemplo, o conhecimento também seguem esse padrão.
Sendo assim quanto mais se oferta algo, mas esse algo tende a perder valor, por outro lado a escassez do indispensável, o valoriza.
Nunca o conhecimento esteve tão facilmente às massas, qualquer coisa que você quiser aprender é possível diante da imensidão de informações que nos rodeia, porém os jovens desprezam e os adolescentes não se interessam em aprender.
Aplique a qualquer coisa, sério, qualquer coisa mesmo, que esse princípio funcionará.
Tudo passa a fazer sentido quando usamos a lei da oferta e procura para aferir a realidade.
Isso acontece devido à necessidade única do ser humano de querer aquilo que ninguém mais tem, de alcançar o que ninguém mais alcançou com o menor esforço possível e assim sobressair sob os demais.
Sentimento esse faz coisas valiosas perderem totalmente seu valor e coisas fúteis se valorizarem, gerações inteiras produzem a realidade ou a destrói, o tempos é padrão.
Veja que não é diferente quando aplicamos isso ao agir de Deus nesse planeta 🌏.
Por exemplo, a palavra diz que onde super abundou o pecado, também super abundou a graça, ora, acaso a palavra de Deus não é mais divulgada agora que em tempos atrás?
Só que quanto mais é divulgada, mais as pessoas a rejeitam.
Porém um dia correrão de um lado ao outro, viajaram aos quatro cantos da terra, mas não a encontrará.
Pra finalizar segue-se um antigo e certeiro provérbio:
"Homens fortes, criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos, mas homens fracos, criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homem fortes"
A história da humanidade inteira segue esse ciclo durante as gerações que se renovam durante os séculos que passam!
24/06/21
Beijos e ter a imagem de seus reflexos,
inimigos de Deus em não fazer amigos,
o amor é como caixas de fósforos,
é assim, aos abrigos alados.
Talento pode dar muitos elogios,
ir, falar e transmitir sonhos,
cada dia tem seus próprios medos,
a alucinar com passos.
Beija-flores e pintassilgos,
ir a calçadas, ver passar carros,
o amor é a poesia dos sentidos,
dia, embora momentos horrorizados.
Imagens e programas quebrados,
raiva para vingar os defeitos dos outros em nós mesmos,
e reflexões e pensamentos,
imaginação com o que nós sofremos.
Talvez, por todas estas razões, estamos vivos,
o amor é o mais forte dos sentimentos,
e alegria, mais forte dos momentos.
um amigo é um dom que nós fazemos.
Talvez, eles podem ser preservados,
a amizade é um contrato pelo qual nós forçamos,
na adversidade nós conhecemos nossos amigos,
à asa, da vista através dos ventos.
Sabendo sofrer sofre menos,
ignorância harmonizar bem com erros.
além do mais, mais dos mesmos.
Reflexão
Quando você não ver saída e não ter outra maneira de não ir para a guerra
Tenha discernimento pedindo à Deus, para que ele lhe renove e que a tua esperança seja inabalável, e clame que você encontre os motivos verdadeiros para continuar mantendo-se vivo
Até que seja declarado à paz
Pois o seu diferencial é a coragem de nunca desistir pelos seus ideais;
Que a vida possa lhe trazer a reflexão;
Que os percursos do trabalho sejam passageiros, mas com dedicação;
Que nossos corações sempre possam se interagir com a vida com devoção;
Que nossas dificuldades possam ser sempre superadas com os pés no chão;
E que o brilho do seu sorriso seja verdadeiro com muita gratidão;
Para que você possa enfrentar todos os obstáculos com o coração.
Emoção de liberdade, o encanto genuíno de uma noite iluminada pelo lindo reflexo da arte através de uma dança delicada, uma poesia com seus versos em movimentos, refletindo o amor expressivo da sua alma, enaltecendo com eficácia, um breve momento, portanto, reflexão profundamente rara
de um constante renascimento.
- Relacionados
- Frases sobre inclusão social para inspirar mudanças
- Poema sobre inclusão de deficientes
- Frases de Paulo Freire sobre transformação e inclusão na educação
- Frases sobre diversidade e inclusão
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Textos Reflexivos