Textos Reflexivos sobre Crianças
Tava sentado numa praça, e uma criança com um desses brinquedos de fazer bolha soltou umas, e eu fiquei observando uma, até que, derrepente do nada ela estorou… Observei uma outra bolha, e ao tocar um mosquito ela também estorou… Observei mais uma, e ela vôou longe…
Já imaginou sua vida, se você fosse uma bolha? Intocável, e correndo o risco de não existir mais em fração de segundos? Agradeça por ser humano, mesmo tendo milhares de defeitos.
Capitalismo Sentimental
Desde criança ouvimos dizer:
nunca se deve pedir um conselho e sim uma opinião.
Aí você pergunta: Mais porquê?
Porque se conselho valesse de alguma coisa, ninguém dava, vendia.
E a opinião?
Bem, a opinião, por enquanto não tem preço, ou melhor é de graça, por isso aproveite-a.
Aí você lê, acha engraçado e depois pensa consigo mesmo: Que absurdo!
Mas não é não, pois até o verdadeiro amor tem preço, duvidas?
Quem nunca ouviu falar do amor de Romeu e Julieta?
As vezes penço em não por mais uma criança nesse mundo vejo o que passo, e não quero que sofram como eu ou como tantos que por essa vida vaga, é dificio ser criançã é dificio mais ainda ser jovem ser aduto, uma brava luta por sobrevivencia,
eu como escritor sou um artista procurando um retrato exato de todo esse sofrer, por um dia alguem ter escolhido nos por no mundo...
Vem amor, confia em mim!
Fecha os olhos ,
aninha-te em meus braços…
Volta a ser criança!
Liberte os sonhos prisioneiros
da sua mente negativa …
Vamos atravessar os limites do infinito
E, descansar nos sonhos realizados…
Vamos ousar viver feliz …
Vamos colher as flores que plantamos
Sentir o seu perfume…
Quero conduzir-te ao meu encantado mundo…
Longe de guerras, dores, medos e tristezas…
Mas, onde tua sede será saciada…
Tuas dores serão curadas…
Teu corpo será muito amado…
Teus desejos respeitados…
Um mundo cheio de luzes de esperança
Onde voltarás a ser uma alegre criança…
Quando eu crescer...
Quando eu crescer... criança de novo quero ser...
Quero ser criança em atitudes, madura em plenitudes.
Quando eu crescer, quero brincar de vida,
e lá estarei escondida brincando de pique-esconde!
Quando eu crescer, quero brincar tanto, mas quero me lembrar também que:
Se eu cair, posso até me machucar. Muito ou pouco. Posso ralar meu joelho. Posso sangrar. Mas logo lá estarei lá eu. Peralta e sorridente a brincar!
Quando eu crescer quero ter sorriso inocente, olhar brilhante. Quero ter esperança na vida, não quero ver maldade nem fazê-la. Quero olhar a vida como de fato uma criança, assim enfrentando meus problemas. Quero ser adulta somente, em idade e mudanças do corpo...
Quero brincar de casinha, quero brincar!
Quero sorrir mesmo depois de injeções mesmo que eu fique em choque!
Quero me desvencilhar de frustrações que não me falaram que eu iria passar!
Quando eu crescer quero ter doçura jamais amargura!
Quando eu crescer quero voar, no meu balancinho. Sendo empurrada pelo vento!
Quero ter minha mãe meu pai, meus irmãos, ao meu lado, como se eu fosse um bibelô. Nem que seja de vez em quando. Quero contar a eles minhas indagações do mundo e dsar meu abraço gostoso. Quero deixa-los admirados com meu jeito de pensar.
Se eu não tiver alguns deles, que eu nunca me esqueça das broncas e travessuras que aprontei. E lembre que nada se vai quando fica no coração da gente.
Quando eu crescer, quero ser menina, quero ser doce, quero ser eu! Quando eu crescer, que pareça que essa menina nunca cresceu! Que meu sorriso seja a maior prova disso!!! Afinal ela cresceu e não morreu!
A vida
A vida é mais fácil quanto parece. Preste atenção...
Você é criança e não sabe o que faz. Logo vai crescendo e aprendendo o significado de cada coisa, cada gesto, cada palavra. Aprende que aquela mudinha pequena de uma planta vai crescer e futuramente dar frutos, sombra ou florescer. Aprende também que as amizades têm o mesmo ciclo.
Tudo, eu disse tudo que fizemos agora refletirá no nosso futuro. Se você come bem terá boa saúde, se você usa drogas terá menos tempo de vida, se você toma sol demais terá rugas mais cedo. O segredo está em não exagerar, faça o necessário.
Acredite na beleza das pequenas coisas, conheça lugares inabitados, faça da sua vida diferente. Mude seu trajeto para o trabalho, diga Obrigado e não tenha vergonha de ser feliz.
Observe quantas horas do dia você utiliza para trabalho e tire um tempo para meditar. Seu corpo precisa de energias positivas. Deixe o sorriso sempre em seu rosto, afinal de contas alguém precisa dele. Tenha certeza disso!
Vítima
Criança inocente ao dizer um palavrão – tem um adulto negligente a ofendê-la. Elas na inocência repetem esses lixos verbais. Como dói ouvir adultos ofendê-las em nome da boa educação, pois precisa dar-lhe um corretivo quando comete um “erro”. Ora, como pode um inocente cometer erro? Porque será que no dia-a-dia encontramos tantos adultos com dificuldade de se relacionar?
Não entende?
Eu penso assim, a inocência de uma criança que busca saciar sua sede de aprendizagem é a mesma vontade que temos de descobrir os mistérios da vida e do espírito.
Vontade essa, tão imensa quanto o mar, vontade que fez dos mais sábios homens enlouquecerem. buscando respostas que só Deus poderia nos dar.
Algumas coisas na vida não são para serem entendidas, e sim, aceitas como são.
A criança em mim
Quando se é criança tudo parece tão mais fácil,até uma tempestade é motivo de risos e gargalhadas,nem nos damos conta de que uma tempestade significa a destruição de algo . Achamos graça de tudo e todos,vemos motivos para sorrir até quando bebemos leite e fica o sinal em nosso busso,achamos graça até quando caímos perto de alguém,bem! na verdade isso ainda nos faz rir não é? so que agora vai mais pro lado de zuação . Porque sera que quando crescemos muitos dos sonhos,e fantasias mudam ? seria tão mais fácil eles continuarem até a fase adulta . Pena que quando crescemos alguns dos sonhos e fantasias ficam para o passado,e temos que entender que o que era brincadeira de criança como fazer comidinhas,elas continuam mas que agora a vida é real,tudo é real,tudo não é mais brincadeira . O que é bom é que com a responsabilidade de ser adulto,com elas adquirimos coisas que quando crianças eram privadas á nos . Seja comprar algo,sair e so voltar de madrugada etc... Podemos decidir quando e a hora de fazermos algo,eu estou com 21 anos em outubro do dia 17 farei 22 anos \Õ e mesmo que a idade esteja chegando eu estou feliz... e sei que com o tempo meus sonhos,metas seram realizadas . O futuro não me da medo,muito pelo contrário,me faz seguir em frente e sempre acreditar em mim e nunca esquecer que os sonhos são sonhos para realizarmos,não para deixarmos apenas em nossos Sonhos !
No meu caso o bom é que ainda cultivo a criança que existe em mim,isso é muito bom pois assim a vida fica mais fácil de ser vivida . Mesmo que exista momentos em que somos tomados por uma íra que nos faz perder a razão,mas mesmo assim tudo volta ao lugar em seguida . E que daqui Dez anos eu continue com os mesmos pensamentos em relação a vida e a ser uma adulta com alma de criança .
E que não me esqueça que a vida é mais plena quando é vivida com a alma de uma criança .
Hoje o mar faz onda feito criança
No balanço calmo a gente descansa
Nessas horas dorme longe a lembrança
De ser feliz
Quando a tarde toma a gente nos braços
Sopra um vento que dissolve o cansaço
É o avesso do esforço que eu faço
Pra ser feliz
O que vai ficar na fotografia
São os laços invisíveis que havia
As cores, figuras, motivos
O sol passando sobre os amigos
Histórias, bebidas, sorrisos
E afeto em frente ao mar.
Quando as sombras vão ficando compridas
Enchendo a casa de silêncio e preguiça
Nessas horas é que Deus deixa pistas
Pra eu ser feliz
E quando o dia não passar de um retrato
Colorindo de saudade o meu quarto
Só aí vou ter certeza de fato
Que eu fui feliz
O que vai ficar na fotografia
São os laços invisíveis que havia
As cores, figuras, motivos
O sol passando sobre os amigos
Histórias, bebidas, sorrisos
E afeto em frente ao mar.
Se vc quer saber o quanto te Amo olhe no sorriso de uma criança,na belesa do por do sol em meio a uma praia .na felicidade de dois apaixonado ,na noite mais belas do verão
nas flores da primavera ,no canto dos passaros ,nas mais belas musias que tocam o coração e principalmente nos meus olhos que por eles você vera minha alma e sabera o quanto te amooooooooooo.
E ainda, as crianças q escapam dessas e outras violencias ainda q na alma, crescem e hj sao adultos q se culpam e se culpam e muitas vezes repetem, mesmo q sem querer consigo mesmo, com outras pessoas e as vezes com seus filhos essa mesma crueldade.. o q é pior.
Preciso é se render a graça salvadora e redentora de Cristo Jesus e ao seu amor q tem poder p nos ajudar e curar profundamente.
Lembranças apenas Lembranças
Me lembro de quando criança
Meu mundo cheio de esperança
Vivia num mundo de felicidade
Mundo onde não existia a maldade
Lembranças apenas Lembranças
Hoje vivo num mundo cheio de maldade
Mundo onde não existe mais felicidade
Felicidade foi embora e a saudade bate forte
Felicidade não voltou, só a saudade que ficou
Da esperança da felicidade só ficou
A lembrança da saudade e agora vivo de:
Lembranças apenas Lembranças
Chorar...
Choro de dor, de raiva, de horror; Choro de mulher, de homem, de criança. Choro de alegria, de tristeza, ou de agonia. Tem o de desespero, e o de alívio, o de amor, e o de ódio, o de doença e o de cura, o de emoção ou aquele choro simplesmente sem motivos.
Mas a pura realidade é que todos nós choramos, pelo simples motivo de não querermos explodir.
Canção de Ninar
No meu amor tem carinho
Onde nasce seu filho
As crianças que aqui brincam
Não são felizes como La
Nossa família tem mais junção
Nossas vidas tem mais amor
Nosso amor tem mais afeto
Nosso afeto é mais carinhoso
Pensando sozinho, a noite
Mais prazer na saudade
Na minha vida tem carinho
Onde nasce meu filho.
Criança, ó criança minha,
não chore com essa partida,
não se esconda...
sei que tu só queria um lar,
mas está tão frio lá fora...
talvez você não encontre abrigo algum nessa escuridão,
só lhe peço que não chore...
a porta...ela foi trancada por fora,
não há luz, nem oxigênio aqui,
rezarei por ti, ó criança minha...
escute a melodia quem vem lá de fora...
e apenas durma, durma em paz...
Nunca diga não
Para uma criança
Sem lhe explicar o motivo
Não bata antes de saber
Se conversando ela entenderá
Não julgue suas atitudes
Se você teria feito o mesmo
Não deixe de dar atenção
Ela tem muitas dúvidas
E precisa do seu apoio
Não lhe cobre responsabilidades
É apenas uma criança
Que não quer aprender
Como ser adulto
Somente aproveitar a vida
Sem maldades e preconceitos
Pois estes sentimentos
Não querem ter
Tenho saudades
Do meu tempo de criança
Brincadeira todo dia
Olhos cheios de esperança
Andar descalço, figurinha
Jogar bola no campinho
Presentes do papai noel
A primeira namorada
Ainda lembro seu rosto
Meu primeiro beijo
Estranho gosto
Lembranças que trago comigo
Guardado na mémoria
Dos momentos que fizeram
A minha história
Crônica educação e amor.
Quando ainda criança, eu sempre tive vontade de estudar na escola estadual da minha cidade, colégio este referencia em mulher bonita. Engraçado! era pra ser referencia pela metodologia educacional, nunca alguém me falou isso.
Eu, um adolescente, mão virgem e mente podre, queria a todo custo estudar naquela escola e aquelas gatinhas, mesmo não tendo tendência de gostar de biologia.
Consegui. conclui o ensino fundamental e La fui eu para a referida escola das mulheres bonitas.
Primeiro dia de aula lembra-me bem. Aula de geografia. Fiquei prestando atenção no que a professora falava; algo sobre o universo. Fiquei assombrado com o universo, não o da professora, mas aquele universo em que eu estava. À escola.
Não agüentava mais a aula da professora e pedi para ir ao banheiro, a professora educadamente disse – venha logo! E La fui eu, andando pelo corredor adentro, olhando tudo ao meu redor!Admirado como um menino que ganha um pirulito, Hoje um plastatyon três.
Ao passar por uma classe, olhei pela janela, meus olhos deram de encontro com um olhar curioso, olhos esverdeados como a caatinga do sertão em tempo de inverno. Olhei bem dentro daqueles olhos esverdeados e vi ali no primeiro dia de aula o primeiro e único amor da minha vida.
Amor a primeira vista?Não sei se a recíproca existiu, mas fiquei apaixonado com aquela pequena beleza, pequena no tamanho da garota. Uma linda e pequena morena, cor de pecado, mas que cor é o pecado?A deixa, a cor não importa nesse momento, importa a narrativa da moreninha. Olhos meio verde meio mel, sobrancelhas finas e pernas grosas, lábios carnudos rodeado de batom,parecendo uma flor de xiquexique.
Sentada numa carteira que aparentava um geep de zinco feito artesanalmente .
Segui o destino, fui ao banheiro, percebi que aquele olhar e aquelas pernas grosas provocaram uma mudança biologia no meu corpo, minha mente não conseguia enxergar outra coisa a não ser aquela imagem. Meu inocente nervo estava igual a um torrão de açude em época de seca no sertão, duro e sem um pingo de água. A vontade de urinar era grande, mas o desejo da mão falava mais auto. Sem saber qual escolha tomar, resolvi decidir depois.
Voltei pelo mesmo caminho, como sempre o faço ate os dias de hoje, e novamente uma troca de olhar foram inevitáveis. Por um momento quis eu parar, mas um chato porteiro veio e disse que eu tinha que voltar para minha classe.
Estudei e namorei aquela moreninha por vários anos, mas não consegui continuar a duas coisas, o tempo foi cruel comigo. Não sei por qual motivo, afastei-me dos estudos e da moreninha. Perdi muito tempo ate descobrir que educação e amor são fundamentais para a vida de qualquer ser humano.
Hoje tento a todo custo recuperar as perdas do passado através do tempo ,impossível ?o tempo dirá!
Continuarei estudando o amor e amando o estudo.
Saudades da Infância
Hoje eu vi uma criança, ela pulava, brincava, cantava pela grama,
Mostrava-se livre, escorregava pela relva, não fazia drama,
Chutava a bola, escondia-se entre as arvores, jogava dama.
Contemplava este momento, que rápido passa, assim como o vento.
Lambuzava-se com um delicioso sorvete de chocolate,
Fazia suas brincadeiras, com tamanha graça que parecia arte.
Com seus amigos brincava de boneca e pulavam corda,
Com suas simples vestes, não se preocupavam com a moda,
Dentre toda esta diversão ainda tinha tempo para brincar de roda.
Vejo-me correndo no cotidiano, a infância já se foi faz muitos anos,
Estudar, trabalhar, casar, ser feliz era alguns dos meus planos.
Guardo belas lembranças, que me dá uma grande saudade da infância
- Relacionados
- Texto de Alegria de Crianças
- Frases para Refletir sobre Crianças
- Pensamentos para Crianças
- Texto sobre Infância
- Frases de Dia das Crianças para comemorar com muita alegria
- Mensagens para o Dia Mundial da Criança (Feliz dia 1 de junho)
- 75 frases de crianças que celebram a magia da infância