Textos Reflexivos sobre Amor e Amizade

Cerca de 1692 textos Reflexivos sobre Amor e Amizade

Uma Mulher de Valor

Este texto é uma homenagem à Professora Maria Ângela Pimentel Mangeon Elias , uma mulher especial, que encanta a todos com sua graça, sua vitalidade, sua força de vontade e sua determinação em construir um mundo melhor, e, principalmente, em nos mostrar, a cada dia, e em todos os dias de sua existência, que isso é possível. Parabéns à nossa querida Professora neste dia em que completa mais um ano de encantadora existência.


Uma mulher de valor
Não é aquela que só nasceu para ser mãe
Ou irmã, ou companheira, ou amante, ou educadora
Uma mulher de valor tem tudo isso em sua bagagem
E mais outro tanto, guardado em seu coração
Em um coração que, normalmente, não pulsa
Deixa, com serenidade, o sangue fluir
Indo e voltando, como um rio
(Grande ou pequeno, afinal, todos os rios são iguais)
Como um rio que vai e volta...
Vai e volta...Sempre volta, na sua forma de voltar
E sempre tem serenidade em suas águas
Embora, por vezes, suas aguas pareçam revoltas
Uma mulher de valor é assim, uma mistura perfeita
Um amálgama entre o humano e o divino
Entre o santo e o não santo, entre o espírito e a matéria
Uma mulher de valor é atraente, naturalmente
Não precisa de subterfúgios, não precisa de salamaleques
Naturalmente se apresenta, e naturalmente encanta
Vive naturalmente, compreendendo que a vida é uma passagem
Só uma passagem, uma ponte, entre o hoje e o amanhã...
Não vive o passado, não olha para trás, não se distrai
Segue em frente, sempre em frente, nada a detêm, nada!
E leva consigo todos que querem atravessar a ponte
Todos que querem conhecer o futuro
Todos que querem estar ao seu lado neste futuro
Uma mulher de valor...
Encanta-se com cada novo dia, com o nascer da aurora
Louva a cada novo dia, encanta-se com a vida, com as flores
E com os inúmeros jardins da vida, aqui e acolá
Encanta-se tanto que chega a fazer parte deles
Tornando-se uma flor, tornando-se uma flor-mulher
De um valor inestimável, de um encanto contagiante
De suave perfume...Tornando-se mulher!
Meiga, angelical, doce, próxima, parte de cada um de nós
E nós todos a amamos, como amamos tudo que é belo, divino
Nós a amamos, muito e muito!
Afinal, o valor está em toda mulher, não é mesmo?
Em cada uma com suas particularidades
E nesta, em especial...Ela é especial!
....

Inserida por sidartamartins

Diversão de uma noite

A maioria das garotas com quem saio, não me levam a sério.

Elas saem comigo porque sou alto, bonito, tenho belos olhos e uma pegada gostosa.

Uma vez eu perguntei o porquê disso?

E me disseram "Você é só diversão de uma noite."

Mais a verdade é que eu não ligo, não levo nenhuma delas a sério também.

Pois todas que eu amei e deixei entrar no meu coração eram antes de apenas amantes, também amigas.

Essas poucas que amei de verdade, me consideravam como um ser humano completo com defeitos e qualidades e mesmo depois de separados ainda se importavam comigo.

Até eu conhecer você, sabe quando nos falamos pela primeira vez eu sabia que ia te amar.

Tínhamos química, eramos amigos, amantes e companheiros.

Porém tínhamos medo de nos machucar, e ambos levantamos nossas defesas.

E apesar de já estarmos no coração um do outro, acabamos tendo nossa primeira briga.

Bom mais eu não desisti, tentei ter o seu perdão.

Mas você não me deu.

Eu então me declarei pra você, sim eu homem que desde pequeno sou feito para ser de aço! forte!

Sim te expliquei tudo.

E outra vez você não me aceitou.

Mas eu mesmo assim tinha esperanças de que você voltasse atrás, sabe quando uma mulher quer ela faz dar certo, eu cresci com uma irmã e sei disso.

Mais você tentou fazer dar certo com outra pessoa, e acredite e mim realmente tentou!

Bom foi ai que percebi um coisa, acho que deixei uma daquelas garotas que não me dão valor entrar por engano no meu coração.

E se você voltar alguma dia? O que você vai querer?

Vai querer beijar minha boca?

Vai querer ir pra cama comigo?

Vai querer ouvir eu falar pertinho do seu ouvido?

Bom eu sei fazer isso tudo.

Afinal sou só sua diversão de uma noite!

Inserida por leonardosemolini

O bem contra o mal

Não deixe que um pequeno problema te cause um grande mal. Há um antigo ditado que diz: se a cabeça não pensa, o corpo padece.

Lembre-se que o mal nunca pode vencer o bem, então, se tem algum mal te afligindo, tente realizar algumas coisas boas e o bem prevalecerá em tua vida.

Inserida por Nactispe

A relação da existência está atrelada a um tempo mutável, onde a consistência variega de acordo com as ações e com as atitudes.Enquanto um ano é o suficiente para um aluno provar a sua não repetência. Um milésimo de segundo é o que diferencia o primeiro do segundo colocado para um atleta de velocidade. No entanto para o universo somos cognitivos atemporais.

Almany Sol para o Pensador Uol

Inserida por almanysol

Não use a negatividade que há nos artifícios tecnológicos, tv(notícias violentas), games(jogos violentos) e postagens (de desgraças). Deletem isso de suas vidas. O cérebro produzirá excesso de cortisol, que é o hormônio do estresse, que enfraquece seu sistema imunológico e te fará ficar doente. SINTONIZE sua mente e suas emoções no que há de melhor.

"Porque aquilo que temia me sobreveio; e aquilo que receava me aconteceu" (JO 3:25)

A frequência erra, atrai a energia errada. Por isso, surgem os problemas e as doenças, na maioria de forma psicossomáticas.

São seus pensamentos que afetam sua realidade e sua saúde dentro do mundo em que vive.

Não credite seu poder somente na fé. A fé sem obras por si é morta. Tome coragem, se liberte e faça sua parte com atos e atitudes. Nada produz, aqueles que por opção, espera acontecer.

Não busque ser vitima de seus pensamentos e muito menos dos alheios.
Ai daquele que tem o poder e não sabe usa-lo. Pois perecerá em sua própria incapacidade de crer-se e de se valorizar como resoluto.

Texto de Almany Sol - Para pensador Uol

Inserida por almanysol

ENVELHECER COM PRAZER

Enquanto fui envelhecendo, tornei-me mais amável comigo mesmo e menos crítico de mim mesmo.
Eu me tornei meu próprio amigo. Eu não me censuro mais por comer o biscoito da gula, ou por não fazer a minha cama. Também pela compra de algo bobo que eu não precisava, como uma escultura de cimento, mas que parece tão “avant garde” no meu pátio. Eu tenho direito de ser desarrumado, de ser extravagante e ponto.

Vi muitos amigos queridos deixarem este mundo cedo demais, antes de compreenderem a grande liberdade que tem com o envelhecimento.

Quem vai me censurar se eu resolvo ficar lendo ou jogando no computador até as quatro horas e depois dormir até ao meio-dia? Também dançarei ao som daqueles sucessos maravilhosos dos anos 60 e 70 e se eu, ao mesmo tempo, desejar chorar por um amor perdido... Eu vou derramar lagrimas de saudade da Amélia, aquela que era mulher de verdade.

Vou andar na praia com uma bermuda apertada sobre um corpo decadente e mergulhar nas ondas com abandono, se eu quiser, apesar do olhar penalizado de outros mais novos. Eles também vão envelhecer. Eu sei que às vezes esqueço de algo. Mas, há muitas coisas na vida que devem ser mesmo esquecidas. Eu só quero recordar do que para mim é realmente importante e gratificante.

Ao correr dos anos, meu coração foi quebrado. Como não quebrar seu coração ao perder um ente querido, ou quando uma criança sofre, ou mesmo quando algum bichinho de estimação é atropelado por um carro? Mas, corações partidos são o que nos dão força, compreensão e compaixão. Coração que nunca sofreu é imaculado e estéril, nunca conhecerá a alegria de ser imperfeito. Tudo que me aconteceu de triste é pedágio que pago por ter vivido muito.

Eu sou abençoado por ter vivido o suficiente para ter os meus cabelos grisalhos, e ter risos da juventude gravados para sempre em sulcos profundos em meu rosto. Muitos nunca riram, outros morreram antes de seus cabelos virarem prata. Conforme você envelhece, é mais fácil ser positivo. Você se preocupa menos com o que os outros pensam. Eu não me questiono mais. Eu ganhei o direito de estar errado e ponto final.

Assim, eu gosto de ser velho. A idade me libertou. Eu gosto da pessoa que me tornei. Eu não vou viver para sempre. Mas, enquanto eu ainda estiver aqui, eu não vou perder tempo lamentando o que poderia ter sido, ou me preocupar com o que será. E vou beber vinho todos os dias, se me apetecer”.

Inserida por almanysol

Minha avó uma vez pediu-me para comprar uma tesoura, um escorredor de macarrão e um vidro de azeite no mercado, em Niterói, quando eu tinha 12 anos. A rua era Cel. Gomes Machado. Quando eu saí de casa, lembro que também ficaram aguardando duas tias, que ajudavam ela naquele sábado, na cozinha. Esse pedido caía do céu para mim que estava de castigo. A casa ficava na Rua Coronel Senador Vergueiro da Cruz, ao lado do escadão que sobe para o morro do Cavalão. A razão do castigo já não lembro. Lembro-me, sim, que só poderia sair para comprar as coisas e voltar. Fiquei feliz com a tarefa libertadora. E mais feliz fiquei quando, ao dobrar a esquina da Rua São Pedro com Visconde de Itaboraí, verifiquei que se tirava “par ou ímpar” para jogar uma “pelada”, no trecho compreendido entre a Rua de São Pedro e a Cel. Gomes Machado, justo no caminho do mercado. Entrei no páreo e fui escolhido para jogar em um dos times. A galera era sempre a mesma; os amigos da rua que moravam por ali. Só quando a partida acabou lembrei-me da encomenda e fui correndo para o mercado. Lá chegando peguei as coisas e, ao procurar o dinheiro que vovó tinha deixado comigo não o encontrei no bolso. O dono do mercado, Milton Duarte de Castro, percebendo o meu embaraço, perguntou onde eu morava e de qual família eu pertencia. Por minha sorte, dispensou-me do pagamento, não sem antes puxar a minha orelha, com bom humor, para que eu tivesse noção da responsabilidade que um menino deveria ter na execução de um mandado. E que o bom negociante além de ser amigo da família, percebera, também, que suado como estava e com os pés imundos, só podia ser em razão dos folguedos da própria idade. O dinheiro, certamente, caíra na rua.
Agora, a história avança vinte anos...
O mercado já não existe mais. Há agora, na Rua José Clemente, uma loja de instrumentos musicais. Lembrei desses momentos quando era garoto e resolvi entrar naquele lugar fazendo uma pauta para O GLOBO-NITERÓI que foi capa daquela edição de sábado, e que falava sobre a diversidade musical da cidade. Ao olhar para o balcão, fiquei surpreso: Já mais velho, “seu Duarte”, o responsável pela loja, era o mesmo bom homem que, há vinte anos atrás, me desembaraçara de uma dívida de poucos cruzeiros na época. Pedi licença e resolvi me apresentar novamente, depois dos vinte anos, para contar-lhe esta história da qual, como não poderia deixar de ser, ele já não se lembrava. Foi um encontro agradável e, da minha parte, muito comovente. Eis a razão desse texto relacionar-se à amizade. “Seu Duarte” só lembrou de mim depois que falei o nome do meu avô. Ao perguntar se eram amigos, ele ficou com os olhos cheios d´água e respondeu: “fomos grandes amigos”. Não entrei na questão, apenas retribuí o sorriso e lembrei que, há vinte anos, ele não me cobrou o dinheiro quando falei o nome do meu avô. Disso tudo ficou uma lição: o importante numa amizade não é reconhecer somente o amigo, mas também o que é parte dele.

Inserida por AlessandroLoBianco

Se der ame. Se não der... Ame!


2010... Sem dúvidas marcou minha vida...
Mas 2014 resgatou-me apagando toda a marca, toda a cicatriz e preenchendo grande parte das lacunas do meu viver.
Nunca desisti de encontrar anjos por aí...
Sou teimosa e acredito nas pessoas!
Sou louca, pois amo iluminar abismos!
Sou corajosa, pois meu coração sempre está receptivo!
Neste ano conheci pessoas fantásticas e fabulosas! Doadores de amor, pessoas que me fizeram transbordar...
Deus é tudo na minha vida, mas não fez o ser o humano para viver só.
Em 2012 aprendi que algumas pessoas mentem com os olhos... Que não são dignas de reciprocidade e que tais pessoas tem o dom de ferir nossas asas... Mas também descobri que há por aí tantas outras para curar, muito mais para curar do que para ferir, tem o dom da amizade.
É importante não desistir e não julgar outras almas que cruzarem seu caminho pelo que já sobreviveu. Pode acreditar, há anjos por aí!
Só aqui encontrei vários disfarçados!
Ame simplesmente por valer a pena e acredite sempre no amanhecer. O tempo passa assustadoramente rápido e não te espera, é tolice prender-se a um passado triste e doloroso,é tolice prender-se a um hoje que te sufoca... Dê-se esta oportunidade e se der ame, se não der... Ame!

Inserida por AlessandraBenete

Poema do quase fim


Quase, foi assim...
De repente, quase o fim!
Quase vi acontecer com meus amigos de sempre
bem perto de mim.

Uma rusga por um mal entendido qualquer
um ruído na comunicação no momento do diálogo derradeiro
palavras mal ditas, não ditas, ditas de qualquer jeito
e uma vida inteira sob suspeição.

Por causa do disse me disse, já não podia ouvir mais nada
a raiva os controlava, dominava seus corpos, suspendendo-lhes a razão.
Já não se tocavam há tempos - por medo, por precaução.
Já não se falavam como antes - em tom de brincadeira, naturalmente.

Ira!
Talvez resolvesse, não sei se resolveria.
Talvez tudo se resolvesse, se fosse em um outro dia...
Mas, não! Tinha de ser neste dia.

Ainda há esperança, é no quase fim que a vida se renova
é no quase fim, que se encontra a saída
e é no quase fim, que tudo o que é verdadeiro se reafirma.
Pois no fim... é mesmo só mais um dia, feito tantos outros ruins.

Inserida por JotaW

PEREGRINAÇÃO,08/12/2014

Uma força estranha que faz o caminho,
onde todos viajamos em peregrinação
porque o tempo não para e não se cansa,
enquanto a gente segue e só envelhece.
Então o corpo padece a juventude cai
a vida se esvai, porque nosso destinar
É o sol, é a estrada, é o pé e e o chão!

Inserida por almanysol

RESSUSCITA-ME, Almany Sol

Ressuscita-me...
Ó noites acesas
Me traz as manhãs
Me transporte o vento
ao menos pelo universo.
Pelo imaginativo sol
que inspira a alma
porque sou poeta
rimando cotidianos
pois só isso me cabe
declarar os amores
que de tão servis,
por ele seja a mãe
inesquecível por ser
assim como a terra
que acolhe e enterra
em seu leito materno
por ser eterno e frio
o fim de nossa andadura!

Inserida por almanysol

Essa gente tem coração tão pequeno, que quando coloca alguém ali dentro tem que tirar outra pessoa.
Tem tão pouco espaço que o amor é limitado. Pobres coitados que perdem o grande barato da vida: amar e ser amado.

Vem pra cá, junte-se a nós! Aqui estão os exagerados, de coração grande, imenso, trasbordante! Do grupo que ama demais e cada vez mais. O espaço aqui dentro só aumenta e se por acaso estourar a gente até remenda.

Inserida por tainahferreira

Tantas pessoas

São tantas pessoas que vemos à nossa frente
Mas é quando damos “Bom dia”
Que nos transformamos em gente
Apenas com duas palavras deixamos um coração quente
Pois para alegrar um coração
Não é necessário que seja uma paixão
Sendo assim, só um bom dia já basta então

Inserida por Marcelino_R

- Pense no relacionamento como se fosse uma conta bancária do tipo poupança, onde você define que vai fazer frequentes depósitos de afetos para fortalecer e reafirmar o quanto essa pessoa é importante para você.
- O método é todos os dias você vai planejar o que pode fazer para atingir a meta. Vai economizar e deixar de gastar com coisas que não tem tanta importância assim para atingir o objetivo.
- Cada desentendimento vai retirar afeto e cada ação de entendimento vai depositar afeto na conta.
- Então programe-se em todos os dias depositar 3, 5, 10 afetos, escolha a quantidade inicial. Persistência, criatividade e foco, são a chave para o sucesso, no início irá ocorrer vários depósitos e retiradas até se ajustar, mas com o tempo a tendência é ir estabilizando e acumulando depósitos.
- Mas o principal é focar no objetivo de procurar meios de conseguir atingir a meta todos os dias.
- Cada depósito significa que, a pessoa que a recebe vai se sentir amada, segura e feliz e para desistir desta conta basta não depositar e automaticamente o saldo começará a diminuir até zerar.
- Ao final de cada dia veja o extrato de como foi a movimentação do dia se o saldo manteve inalterado, positivo ou negativo, assim conseguir planejar melhor o próximo dia.
- Essa estratégia pode ser usada em qualquer tipo de relacionamento seja amoroso, de amizade, familiar ou profissional.

Inserida por roselinhares

Eu gosto de você.
Gosto do jeito como olha para o meu cabelo bagunçado com nenhuma admiração. Quase ouço você dizer “ajeita esse cabelo” só pela forma que você olha.
Gosto do formato da sua boca, gosto especialmente quando você está dormindo, a combinação dos seus lábios com os olhos fechados te deixa com cara de criança, e eu sorrio sempre que vejo essa cena.
Gosto do seu jeito carinhoso, mas eu gosto ainda mais quando você tenta ser debochado e faz piada sobre meu jeito “tô nem aí” de ser.
Gosto do quão é atencioso você é. Gosto mais ainda de quando você atentamente me escuta falar sem parar por horas. E sabe o que eu gosto mais que isso? Quando você fala por horas. Adoro quando você se abre comigo. Gosto quando fala do seu dia, do seu chefe, da sua cachorra ou dos teus planos futuros.
Eu gosto até de te ouvir falar sobre seu amor não correspondido. Gosto de saber do quanto você se dispôs a lutar por ela, é bonito. Gosto da sua sinceridade. Gosto do carinho que você tem pela sua ex. Gosto da saudade que você sente das suas duas lindas estrelas. Gosto de te consolar por isso. Gosto do seu abraço, e preciso admitir, me sinto estranhamente bem quando acordo em seus braços. Gosto do teu beijo, é intenso como meu. Dizem os astros que é uma boa combinação. Gosto do teu jeito moleque, e gosto mais ainda de quando sua maturidade supera sua idade. Gosto do teu cheiro, gosto tanto que usei a blusa que você estava na balada naquele sábado divertido por quatro dias seguidos só pra sentir seu cheiro na hora de dormir. Gosto da nossa amizade, e sou completamente fascinada pela nossa sintonia. Gosto da saudade que sinto de ti, tenho a sensação que é recíproca. Gosto do fato de você gostar do céu, isso me faz lembrar de ti sempre que vejo uma estrela. Eu gosto de sorrir para as estrelas, elas sempre sorriem de volta, e eu juro, consigo ver teu sorriso naquela luz brilhante no céu escuro. Isso faz com que eu sinta você pertinho de mim. Gosto de você, gosto tanto que nem sei dizer quanto, mas gosto especialmente de nós. Nossa amizade, nossa cumplicidade, nossa lealdade, nossos corpos tão grudados que quase sinto tua alma encontrando a minha. Gosto do singular, mas o nosso plural me encanta, me desmancha, são três letras e meu corpo já estremece: nós. Gosto de nós!

Inserida por jskcarvalho

Intimidade contigo começa
Ao criar um desejo de te ver
Seja simplesmente para falar
Poder sentir seu coração no meu
Passar a reconhecer a sua voz
A todo tempo, falar, te ouvir, abraçar
Assim a reciprocidade da amizade nasce
O desejo de te ver todas as horas
Fazemos um lugar só para nós dois
Como um jardim secreto
Onde ficam as confidências
E as afinidades se aprimoram
As necessidades de te agradar
A liberdade de questionar
Sem reservas ou julgamentos
Então o amor vai nascendo
E assim vamos ficando iguais
Querendo sentir mais do seu toque
Vivendo, aprendendo, compartilhando
E o desejo de te ver só aumenta
Simplesmente te desejar por perto
A todo tempo, o tempo todo
Viver entre o livre arbítrio
E os limites de cada fé
Vira um ciclo sem fim
O amor de Deus é assim.

Inserida por Dayanealmeida

moço da alma formosa
com o auge de pessimismo
moço das palavras bonitas,
das poesias inspiradoras.

nunca acreditou em cura,
em abraços que curam
esse fato não chegava
ao seu entendimento.

mas suas prosas
em momentos de lutas
me abraçavam e embalavam
deixavam minha alma mais leve.

mesmo que não acredite,
há cura em abraços, ainda
mais se for um de suas palavras.

Inserida por GabrielleUmbelino

Amo jeito que eu sou quando estou com você
Amo jeito como você me faz ter fé que as coisas podem dar certo
Amo cada segundo que passamos juntos e até horas, e horas, e horas que permaneço ao seu lado hoje já não tenho mais a opção de ficar sem você é uma paciência que me ensina o que sei e às vezes faço até de conta que não sei só para ter um pouco mais de você
hoje parei para pensar em alguns dos nossos momentos juntos e "Ufa é de Deus" tudo que passamos, tudo que superamos, tudo que construímos, tudo que somos hoje um para o outro hoje eu te respeito, te admiro pelo homem que você é.
Amigo, Companheiro, Carinhoso Ciumento, Inteligente, Dedicado Atencioso, Em
Deus tem sempre uma forma de nos surpreender e Ele me surpreendeu de uma maneira então linda 😍😍😍
ao enviar você 😍😍😍😍😍😍😍😍hoje é o seu aniversário mas a presenteada fui eu.
Te desejo tudo de mais maravilhoso nessa vida😍😍😍😍 que seus planos e que seus projetos sejam todos muito realizados pelo nosso Bondoso Deus que hoje seja o segundo de muitos que estarei lhe desejando feliz aniversário meu amor😍😍😍😍
Te amo...te amo...te amo....te amo
Sou completamente apaixonada por vc😍😍😍😍

Inserida por tatisena

Eu era o vazio...

Uma velha casa abandonada.
Há muito tempo não habitada.
Vandalizada e menosprezada.

Tu era uma moradora das ruas.
Encarava o calor do sol nos dias e o frio massivo da lua.

E ali estávamos nós...
Frente a frente pela primeira vez.
Tu com fome e frio, e eu debruçada sob a terra úmida imaginando o calor do teu corpo.
Tua fadiga da procura por paz estava evidente já que estavas ali perdida e sozinha no mundo.

Esperando nas pessoas bondade e alguém que entendesse o seu desespero.

Seus olhos me cativaram, seu sorriso me conquistou.
Tudo em você era como a paz de um novo dia.
Pois você era resplandecente, assim como o brilho do sol.

Mas o mundo, sempre cruel não te deu ouvidos.
E você passou a viver no frio das ruas, sob o sussurros da noite.
O alvorecer era a morada da sua angustia, e nada a fazia sorrir, pois a alegria se dissipou do seu interior.

Então...Você viu a mim.
Uma velha casa vazia, que outrora já foi atrativa, com sorrisos sinceros, olás e bom dias.

E em mim você finalmente encontrou abrigo, e com o passar do tempo, com poucos gestos me trouxe de volta a vida.
Você me limpou cuidadosamente, cuidou das minha rachaduras.

E reviveu o meu jardim... Enfim.

Desde então habitas em mim, e o meu vazio se preencheu com a tua doce presença.

Já não sou mas uma antiga casa vazia.

Hoje sou parte importante do teu aconchego.

Inserida por RodrigoLGomes

Indecisão

Felicidade teria sido
amar-te "pra sempre",
E no sempre viver refém,
das nuances do tempo,
da somente amizade do fim?

Ou a vazão da paixão,
Nunca antes vista.
Fez mais bem do que mal,
Sendo interrompida?

Esculpindo na alma jovem,
O amargo do amor que transcende o poema.
A dor pungente de homem,
A sensação do amadurecer tardio.
Na memória, imune ao tempo.
Sem tempo, para sermos mais amigos.

Inserida por Preterido