Textos Reflexivos sobre a Vida

Cerca de 56905 textos Reflexivos sobre a Vida

Hoje acordei com vontade de escrever.
A vida não é nada romântica.
Isso não importa, o ramance está no ser que nos permite ser.
A vida nos permite vida, mas os sonhos e o amor nos entrega sobrevida.
Nos permite rir do que passou e reviver as melhores coisas.
Por isso senti muita vontade de escrever,
Só pra dizer que,
Sonhei com você.

Inserida por TYMonteiro

⁠Existência

Qual o verdadeiro sentido da vida?
ter um olhar diferente para o mundo
significa buscar respostas para
perguntas não perguntadas

Somos como uma formiga para
o restante do universo quem
sabe o que a nele e seu tamanho
afinal a humanidade vai ter seu fim
e quando esse dia chegar será
o fim de tudo?

E se em outros universos
existir semelhantes a nós,
talvez um dia iremos questionar
nossa própria existência de fato
e buscar uma resposta para isso.

Inserida por Ian_Menezes

⁠Uma flor nasce no asfalto.
Muitos olham ela ali, frágil e bela.
Alguns acreditam que se a arrancarem dali, independente do motivo, os tornaram vitoriosos de alguma coisa.
Outros se quer a notam e passam ao seu lado de forma apressada para fazer os afazeres do dia.
Poucos a observam e pouquíssimos lhe oferecem água para matar sua sede.
Independente do que possa acontecer ao seu externo, ela apenas floresce no seu próprio tempo e mundo.
Mesmo com asfalto, arrancada, pisada, escassez de água e luz do sol, ela apenas floresce, morre e renasce.
Quantas vezes for preciso.
Quantas vezes for permitido.
Ela apenas floresce, morre e resnace.

Inserida por adriellekristinne

⁠Deixar sempre uma porta aberta e livre.

Em nossa vida, muitas vezes nos deparamos com situações e pessoas que em função de alguma coisa ou motivos nunca colocam seus pensamentos acima de uma determinada atitude, sempre agindo por impulso e inadvertidamente sem medir riscos e reações.

Todos nós passamos por diversos momentos e situações que nos fogem ao controle e que nada podermos fazer, ou seja, momentos de grande aflição e muito delicados, sem que, justamente nestes momentos que mais se precisa de calma, razão, procurar não perder o foco e ter o entendimento de não se precipitar, seja em atitudes e muito menos em palavras.

Muitas vezes por falta de maturidade, vivencia, nos precipitamos, agimos a revelia, e o que colhemos depois é muito amargo. Com certeza vem o arrependimento posterior e o sentimento de culpa por não ter raciocinado com calma e procurado a melhor opção.

Atitudes afoitas, sem discernimento e até ao ponto de serem agressivas, e principalmente imponderadas, levam qualquer um de nós a sermos imprudentes e irresponsáveis e agir de muitas formas erradas e sem qualquer razão logica sobre o ocorrido. O impensado cobra um preço alto muitas vezes por atitudes e palavras que são proferidas.

Se faz necessário, seja em qualquer situação, algumas que exija uma atitude rápida a ser tomada, devemos procurar agir sempre com a razão. Uma coisa importante é saber avaliar os prós e os contras, ver todas as opções, procurar ver a decisão de várias formas dessa ou de outra maneira para que aja uma solução possível.

O importante e deixar sempre uma porta aberta e livre para que a intuição certa venha do Alto para tomarmos a decisão certa e que seja a melhor para a solução do problema.

Inserida por marcelo-martins

⁠Dia refletido

Digo bons dias
No despertar do dia
Sorrisos aos vizinhos
Palavras
Gestos aos amigos
Caminhada delineada
Um destino a percorrer
Um segundo sem perder
Nesta escalada da vida
O sol a querer espreitar
A começar o vai e vem
Não há quem
Pare a viagem
O dilema catapulta
Do dia para noite
É como me sentir vivo
Respiro e inspiro
A maresia pureza divina
Na madrugada medonha
Á noite a escrever
Eu a aninhar
A desejar boas noites
No estrelar do escurecer
Despedida
Saudações após o dia
Palavras e gestos
E abraços aos amigos
Destino percorrido
Sem me ter perdido
Encontrando o abrigo
Na escalada da vida
A lua cintila
No seu luar
Uma tênue brisa
Que dá um sabor
Ao quentinho
Dá gosto de lembrar
Do sentido do:
Lazer
De viver para aprender
Aquilo que sacode cada instante para o palco da plateia.
No sopro da vida vejo a pureza que transcende dentro do eu de cada ser e nele resplandece, o seu ser mais puro, verdadeiro e refinado. O ser que quer fazer e quer ser
Neste percurso de onde me deleito, pairam momentos de alegria e de sofrimento e momentos de desejo, de vontades, como de tédio e monotonia, de muito afecto, estima e apreço e controvérsias que estão paralelas, mas que vivem todas interligadas e interagem entre si.
Viver nesta comunhão com o meu todo é aceitar-me, não me conheço sei um pouco de mim e até onde consigo ir, sei que posso ir sempre mais um pouco mais do que a minha capacidade.
Para me aperfeiçoar vou repetindo várias vezes até melhorar, corrigindo os erros, subindo minhas montanhas, atravessando meus desertos, procurando pouso e no outro lado da face vejo a minha metade oculta, perdida, tenebrosa, nebulosa, torva e outro lado saliente,cintilante, radiante,, luz que reluz no escuridão, Nas tempestades o melhor remédio é o amor e nele está o dar de nós aos outros o nosso bocado melhor.A busca de perseverança, firmeza, disciplina, tenacidade, está na acção, que vem pelo pensamento e frutifica pelo acto, que é as forças e energia que aplicamos em relação a determinado factor, que gera a resistência.
O recomeço demonstra a resiliência, que é adaptar a novos meios.
Partindo do princípio que com resistência, é que se ganha força, vencendo a enercia, transformação que se dá pelo treino continuo e é uma força que um corpo exerce sobre outro.
Sem acção nada fortifica , nem frutifica.

Por: Emanuel Bruno Mota Veiga Andrade

Inserida por EmanuelBrunoAndrade

⁠O jardim da vida, está repleto de boas sementes.
E a natureza das leis divinas, nos proporciona a oportunidade de semearmos e colhermos as sementes do bem e do mal.
E ao amarmos a nós mesmo, amamos os outros. E ao amarmos os outros, amamos a nós mesmo.
Basta entendermos, que somos a "imagem e semelhança de Deus."

Inserida por Filosofiadealma

⁠As estações do ano são uma metáfora poderosa para refletir sobre a natureza da vida e sobre como nos relacionamos com as mudanças que ocorrem ao nosso redor. Assim como as estações se sucedem em um ciclo constante, nossa vida também passa por fases distintas, cada uma com suas próprias características e desafios.
Na primavera, vemos o renascimento da natureza, com as flores desabrochando e os animais se reproduzindo. É uma época de renovação e de novos começos, em que devemos buscar o crescimento e a expansão de nossas vidas.
No verão, o calor e a luz do sol nos energizam, e temos a oportunidade de colher os frutos do trabalho realizado na primavera. É uma época de plenitude e de celebração, em que devemos aproveitar os bons momentos e buscar o prazer e a felicidade.
No outono, as folhas começam a cair e a natureza se prepara para o inverno. É uma época de reflexão e de introspecção, em que devemos avaliar nossas conquistas e nos preparar para os desafios que virão.
No inverno, a natureza se recolhe e o frio nos faz buscar abrigo. É uma época de quietude e de introspecção, em que devemos refletir sobre nossas vidas e nos preparar para os novos começos que virão na primavera.
Assim como as estações se sucedem em um ciclo constante, nossa vida também passa por fases distintas. Devemos aprender a nos adaptar às mudanças e a aproveitar cada fase da vida da melhor maneira possível. Se soubermos lidar com as estações da vida de forma equilibrada e consciente, poderemos colher os frutos de uma existência plena e significativa.

Inserida por KarinaPigeard

A vida é um mistério,
Uma teia de sentimentos que nos permeia,
No meio ambiente da existência,
O amor e a saudade são o que nos norteia.

A falta às vezes é inevitável,
Mas a natureza é sempre presente,
Com seus ciclos e renovações,
Ela nos ensina que tudo é transitório, apenas uma corrente.

A vida é um enigma,
E a natureza é a nossa escola,
Aprendemos com suas lições,
Que somos apenas uma parte dessa roda.

Então amemos a vida, a natureza,
E honremos a nossa existência,
Com gratidão e respeito,
Por tudo o que nos é dado em vivência.

Inserida por romeufelix

⁠O meio ambiente nos cerca, nos abraça, nos acolhe. É a nossa casa, o nosso lar. E como todo lar, precisa ser cuidado, amado, respeitado. A natureza é a mãe que nos dá tudo o que precisamos para viver: ar, água, alimentos. E como filhos, devemos cuidar dela como ela cuida de nós.

A vida é um presente, um sopro divino que nos foi dado para desfrutarmos da beleza do mundo e de tudo o que ele tem a oferecer. O amor é a energia que move o universo, é o que nos faz sentir vivos e nos conecta uns aos outros e à natureza. É como uma corrente invisível que une todas as coisas.

Mas com o amor vem também a saudade e a falta. Saudade daquilo que já foi vivido, daqueles que amamos e que partiram, da natureza que já não é mais como era antes. E a falta, aquela sensação de vazio que nos faz perceber o quão preciosos são os momentos vividos e as pessoas que amamos.

Por isso, devemos valorizar cada instante da nossa vida e amar com toda a nossa força e intensidade, para que quando a saudade bater e a falta apertar, possamos olhar para trás e sentir que vivemos plenamente. E que, apesar dos desafios, cuidamos do nosso lar, da natureza que nos cerca e que ela também cuidou de nós.

Inserida por romeufelix

⁠Sempre tem alguém cuidando.

Sempre me foi dito que dependendo do que é dito a carapuça sempre serve em alguém.
Uma coisa muito comum neste mundo desde que existe é à vontade nem sempre nobre de algumas pessoas sempre que possível interferirem em outras vidas que nada lhes compete. Na esteira disto, resolvi colocar algumas palavras aqui. Quem já não passou por isto não é mesmo...?

Quer me julgar por alguma coisa que talvez tenha feito e não agradou ...?
Pois é, julgue do modo que quiser, afinal, não sou perfeito, e nem você é também.
Quer falar de mim...?
Fale, fale muito, fale até cansar. Quer inventar coisas...?
Invente, crie estórias mirabolantes e compreenda somente uma única coisa a respeito disto tudo, que para fazer isto em minha vida ou de alguém, talvez o faça para cobrir sua falta de caráter, sua incompetência em viver sua própria vida.

Quer meu mal...?
Queira muito, deseje, e se possível faça. Por que o que plantou você colherá com toda certeza. Mais um lembrete bem simples, o verdadeiro veneno está em você e não em quem denegri.

Quer tomar conta da minha vida...?
Tome, aposse-se dela para você, por que isto só prova sua incapacidade de viver a sua própria. Com isto demonstra sua falta de coragem e sua ineficiência em gerir sua própria vida.

Quer se intrometer na minha vida de verdade...?
Primeiro te aviso para conhecer minhas dores, meus machucados, meus ferimentos, não do corpo, mas da minha alma, meus sonhos perdidos, meus medos (tenho muitos viu), só pra saber. Viva minha solidão, viva todos meus problemas. Viva...! Crie coragem e entre de cabeça.

Se ainda não bastar, procure no baú dos meus segredos e veja tudo que passei e suportei por tantas vezes que fui humilhado, envergonhado, esquecido e tratado como se eu fosse um ninguém.

Faça essa experiência em meus segredos, talvez, e com certeza descubra coisas de que não me orgulho nada, mas tudo aconteceu por uma simples questão.

Meus erros, meus problemas, meus defeitos, ou seja, A VIDA É MINHA E DE MAIS NINGUÉM.

Cuide da sua, por que é dela que vai prestar contas meu amigo(a).

Inserida por marcelo-martins

Sobre a vida.
Estou errando, aprendendo & REFAZENDO da forma correta .

⁠Porque a vida, não é só sobre acertos🦋

Sim, estou errando as vezes, refazendo, e as vezes errando novamente ... E refazendo de novo até acertar...

Porque aprendi, que pra ser bom, tem que ter sido ruim.
Que pra ser grande, tem que ter sido antes pequeno...

Que pra estar lá em cima, tem que ter primeiro ter estado em baixo, e assim de degrau em degrau, ir subindo e conquistando o espaço desejado...

Aprendi também, que nem sempre é no nosso tempo...

E que uma pequena falha nossa, não diz sobre quem somos...

Somos um livro, com páginas em branco, esperando todos os dias para serem preenchidas.

E a nossa história, quem faz somos nós 🦋

@annaclaudiaambrosio

Inserida por anaclaudia_ambrosio

Não sou só um poeta

Do que morreria um poeta
Bêbado , solitário , vagante
Abandonado , descrente
De amigos e parentes

Eu digo que não
Um poeta morreria
Se as palavras lhe faltasse
Se a beleza da dança entre elas

Parassem de existir
Se o encaixe perfeito
Não rompesse mais a barreira sagaz
Se na pele do poetante

Não houvesse mais melancolia
Para matar um poeta
Não basta só corta-lhe a língua
Tem que arrancar-te as palavras

Matando seu coração, e mesmo assim
Com o coração morto
O que ele poetiza
Irá ecoar .

Inserida por Ariane28

⁠⁠Por ser bela e ter um charme tão evidente, muitas vezes é subestimada como se não soubesse o que quer da vida, desconectada da realidade, o que claramente é uma percepção equivocada, bem distante da sua verdade.

Inteligente, muito destemida, que busca respeitar seus instintos, aquilo que acredita, mesmo correndo alguns ricos, guiada por uma fé que a motiva, um compromisso com Deus e consigo, uma postura que inspira.

Evita agir por impulso, um bom planejamento é indispensável para conquistar seus objetivos, ainda que ciente de que tudo pode acontecer diferente do que foi planejado, pois sem planejar aumenta a chance de dar errado.

Parte dela é meio atrapalhada, mas mantém o bom humor com sorrisos bobos, momentos engraçados pra que sua vida não seja levada tão a sério, apesar dos seus medos e pequenos surtos como desabafo.

E sendo assim, graças ao Senhor, consegue ser amável, esperta, fiel com sua essência, com aqueles com quem se importa, abrilhantando com sua presença, um amor que transborda, uma benção verdadeira.

O futuro é inceto, desconhecido, até lá, há mistérios a serem desvendados vivendo o agora em cada fase com direito a algumas gratas surpresas e conhecê-la e tê-la por perto, de fato, é uma destas.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠A vida é um intrincado e emaranhado de caminhos e significados.

As vezes os caminhos que trilhamos nesta vida são tão enigmáticos e sem compreensão nenhuma, nada faz sentido, mas querendo ou não estamos nele para percorre-lo independente da nossa vontade ou não.

Somos livres e prisioneiros de nossa própria caminhada, nela sorrimos, nos alegramos, ficamos felizes, e ao mesmo tempo ela nos causa sofrimento, choro, angustias e as mais diversas sensações de mal-estar que existem. Nesta questão não existe o começo ou o fim, estão intercalados e emaranhados em nossa forma de pensar, agir, e até mesmo na nossa forma de existir.

Quando entenderemos e se entenderemos o milagre da vida. Dizem que a vida passa em um segundo. Alguém pensou nos micros milionésimos em que acontece, tudo deveria ser adorado e reconhecido, nossas emoções mudam em frações de segundos, alegrias, acidentes, mal estar, tudo é ativado muito antes de um simples piscar de olhos. Mas o homem ainda acha que pode ser Deus. Um delírio que só podia sair de uma criatura incompleta e arredia que em nada reconhece a grandeza desta criação que somos nos.

Aos orgulhosos, os soberbos, os delírios são concedidos pela sua ignorância em dentro do seu conhecimento, dom este dado pelo criador, nem mesmo assim conseguem ver as maravilhas de um Deus sempre presente em tudo neste mundo.

O mundo cega sim, mas o mundo não tem poder de tirar de Deus a propriedade de nada e nem de sua própria criação. A criatura é tão desprovida de qualquer humildade, que nem reconhece o próprio que a criou.

A vida é um intrincado e emaranhado de caminhos e significados que acho que se tivéssemos condições de compreender, acabaríamos ficando loucos. Somos insignificantes demais para certas verdades. Façamos nossa parte que nos diz respeito e deixemos os desígnios de Deus com Ele próprio.

Inserida por marcelo-martins

⁠A MORTE

⁠Quanto tempo leva-se para entender, de fato, que um dia iremos morrer? E quanto tempo requer para agimos como mortais? Talvez hoje, amanhã, talvez semana que vem, ou até alguns anos, mas quem se preste do papel impresso e que não me entregue o atestado de óbito!? Achamo-nos uma raça tão evoluída, mas vivemos acreditando no impossível controle da morte; alguns até anseiam pela sua vinda — quiçá por esquecer que um dia ela virá de qualquer forma — e que mesmo fugindo dela, no momento da fuga há também de lhe encontrar. É que a incerteza do que virá, pode até mesmo o olho cegar, vivendo como se a morte, não viesse a nos buscar.

Inserida por JuanVicthor

⁠Amor x Ódio

O amor ceifava o ódio,
Enquanto o ódio ceifava a vida.
Em várias caminhadas pela madrugada,
Uma alma perdida se reencontrava.

O ódio sentia amor e negava piamente,
O amor ceifava o ódio fizesse sol ou chuva;
Sabia que mais cedo ou mais tarde,
Teria o resultado de sua labuta diária...

Inserida por UmSimplesAutorOfc

Não tem como olhar para ti e não ver que o tempo está passando aparentemente numa velocidade que não consigo acompanhar, já que cada vez mais estás mudando, parece que foi ontem que aprendeste a falar e a dar teus primeiros passos, então, gostaria que esta fase não passasse tão rápido, mas agradeço a Deus por estar muito feliz ao teu lado.

Meu coração fica repleto de felicidade quando vejo o resplendor dos teus olhos causado principalmente por um momento de simplicidade, teu sorriso espontâneo, inocente que graças ao Senhor deixa o meu dia eficazmente iluminado, que fortalece-me diante das dificuldades, que faz meu viver ser ricamente abençoado, portanto, o meu amor por ti, é verdadeiro e a minha gratidão é de verdade.

Esta tua infância preciosa logo passará, estarás crescida e bem diferente do que és agora, mas que possas sempre buscar aquilo que faça o teu olhar resplandecer, que traga espontaneidade ao teu sorriso e que não venhas a perder a tua essência, dessarte, que Deus permaneça contigo, pois, certamente, és uma bênção na minha vida que traz-me tanto regozijo.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠A vida nem sempre é fácil,
E muitas vezes nos deixa para baixo,
Mas em meio às dificuldades,
Existe algo que nos mantém em movimento.

É a esperança, uma luz que brilha,
Mesmo nas horas mais escuras da noite,
Uma força que nos impulsiona,
E nos ajuda a superar as adversidades.

Com ela, podemos enfrentar os desafios,
E transformar a dor em aprendizado,
Caminhando com coragem e determinação,
Sem nunca perder a fé em um amanhã melhor.

A esperança nos mostra um futuro,
Cheio de possibilidades e novas chances,
Nos incentivando a seguir em frente,
E acreditar em nós mesmos, apesar das circunstâncias.

Então, quando a vida nos testar,
E nos parecer difícil seguir adiante,
Lembre-se da esperança que existe em você,
E saiba que a superação é possível, mesmo diante das dificuldades.

Inserida por romeufelix

⁠Menina FlorA

Flora cresceu quando se deparou
Quando enfrentou coisas da vida.
Percebeu que o seu puro coração
Em toda sua pureza nada entendia,
Sobre tudo o que ao redor acontecia.
Nesta quebra abrupta de paradigmas,
Ficou deprimida quanto em si percebeu
Que todos são assim em suas alianças,
Puros tão somente quando crianças.

Jorge Jacinto da Silva Jr.

Inserida por JorgeJacinto

⁠Pela nossa pouca compreensão...

Na sopa de letras, e de um emaranhado de palavras e sentimentos que é nossa existência, quais as palavras que poderiam definir sua vida? Que definição em palavras poderia significar, ou determinar o que é sua vida.

Por quais palavras podemos ser definidos pelas nossas ações, pelos nossos sentimentos, pelas nossas falhas e uma incontável mistura de sensações contidas em um só ser. Pela leveza do ser em várias questões, e pelos anseios as vezes nem tão nobres assim com relação a pessoas e situações por que passamos.

O que realmente será nossa definição até mesmo como alma, seria possível definir uma palavra que expressa nossa leveza ou uma que justifique nosso peso de vida, nossas deficiências, carnal e espiritual.

Em nossa mais intensa dualidade de ser, ora do bem, ora nem tanto. Como podemos nos ver no espelho não de um vidro qualquer, mas no espelho da alma, onde ali não há filtros, mascaras e muito menos maneiras de disfarçar nossas imperfeições. Qual seria a nossa reação de enxergarmos como somos em nossa essência verdadeira.

Pela nossa pouca compreensão (não querendo ofender), muito se diz, mas pouco de verdade se conhece de toda está complexidade que somos cada um nos. Somos carne, temos consciência, somos espirito, somos alma.

Tudo isto intrínseco dentro de um único ser sendo ele o único no mundo. Simplesmente por mais que tentemos, jamais seremos capazes de entender este mistério da vida. Contando que isto é apenas uma parte do real milagre de nossa existência neste mundo.

Inserida por marcelo-martins