Textos Reflexivos sobre a Vida
Viu, ei, posso te dizer uma coisa?
Se você tá deixando de viver a vida, de dança, cantar, pular, rir, beijar, abraçar, festejar, beber, etc. Porque os outros vão falar, viu, ninguém tá nem aí. Falam porque tem boca mas depois tem que seguir a vida deles, até esquecem, e outra coisa, o mundo não gira em torno do seu umbigo, cada um tá correndo atrás do seu. Faça o mesmo.
✍
Se refaça sempre quando for necessário, mas nunca abandone suas convicções ou deixe de lado aquilo em que acreditas piamente ser o certo para sua Vida.
Lembre-se que aquilo que deixamos expostos sobre nós mesmos revelam quem verdadeiramente somos, então lapide-se sempre quando achar que é preciso, principalmente quando sua índole esta em risco, espelhando a forma exterior com sua essência interior, sempre deixando o "Bem" provindo do Criador tomar conta de nosso "Ser"...
"Non nobis domine, non nobis sed Nomine, Tuo da Gloriam"
" Fiat Voluntas Tua"
Realmente o ser humano não é de ferro. Já comprovei isso. Essas situações que ocorrem na nossa vida desmorona até o mais forte dos homens e a mais forte das mulheres. É foda. Mas o que fazer com essa situação?
A primeira coisa é chorar. A segunda é desabafar. A terceira é enxergar quem você é e onde quer chegar. A quarta é refletir o que tem feito para mudar a vida e as coisas que acontecem contigo. A quinta é traçar uma meta e buscar tornar isso possível. A sexta é chorar novamente mas não desistir pois nessa fase vem mais porrada e isso é para te deixar mais forte. A sétima é inspirar-se nas pessoas incríveis que estão à sua volta e aprender com elas; obs: erros também são ensinamentos. A Oitava é dedicar-se a amar cada vez mais a você própria. A nona é começar a viajar na maionese com as pessoas que você escolheu para seu convívio. E a décima, mas não a última, é ter a certeza de que não existe ninguém mais incrível e sensasional do que você pois é uma pessoa ímpar, única. Tenha a certeza que sua auto estima, força e sensibilidade, a fazem uma pessoa sensacional capaz de transformar o local em que se encontra. Abrace a si mesma e viva.
Quem és?
És a dor que transpira na noite pálida,
Com saudade de um dia ter visto
O amor, o sonho, a felicidade.
És o desvendar da virgem mata
És o horror, o choro, a verdade,
Do mundo erguido em casa máquina.
És lágrimas químicas do homem viciado,
O ganir dos animais torturados,
O morrer das plantas maltratadas.
És moléculas, átomos latejantes,
A ciência, a loucura, o medo.
És o crânio do progresso absurdo.
És a caneta do escritor esquecido,
Transcrevendo os amores e os risos
De uma vida entre homens amantes.
És triste e amarga realidade
De um ser nascendo espremido
Da boca de um tubo de ensaio.
Quem és?
_ Sou eu, crescendo e lamentando:
A fome, as guerras, a necessidade, mas,
Comandando o mundo mecanizado.
A noite cai, junto dela a sensação de partida, lembro-me detalhadamente cada passo que você deu para longe, fiquei preso em um Loop eterno de agonia, você estava ali e ao mesmo tempo não estava.
Queria poder vir aqui e escrever sobre algo alegre, mas o meu coração chora lagrimas de sangue, questionando todos os segundos de quem foi a culpa, minha em te deixar partir ou sua em me deixar laçado em você sem ao menos estar aqui.
Ouço o soluçar dos meus sentimentos pela madrugada, se engasgando com o que chamamos de choro! Imprescindível não querer acabar com esse sofrimento infame, afinal, eu deveria realmente estar sentido isso?
O uivar da madrugada espanta a sensação de solidão, deixando a pairar os olhares das sombras, seria a vida julgando esse coração que não se aquieta ? ou apenas as suas "feras" em sua melhor forma a espera do primeiro deslize de fraqueza para dominar a minha mente? Nesse jogo tudo é provável, mas estou protegido pelas paredes grossas revestida de arte, com pinturas poéticas, até o coração que não se cala, se silencia para apreciar mais uma obra escrita!.
"Essa poesia é dedicada as dores....
Espero que se curem"
Meditação de Semana Santa para jovens, escrita pelo Padre Hurtado a bordo de um barco de carga, regressando dos Estados Unidos, em 1946.
PARTE I
Um presente de Deus para mim, foi uma viagem de barco de 30 dias, saindo de Nova York a Valparaíso. Pela generosidade do gentil Capitão tive um lugar na mesa na ponte de comando, ao lado do timoneiro, onde fui para trabalhar tranquilo com luz, ar, linda vista... A única distração eram as vozes das ordens com relação ao curso da viagem. E aí fiquei sabendo que o timoneiro, como me disse o Comandante, carrega nossas vidas nas mãos porque comanda o navio. O rumo de navegação é o mais importante.
Um piloto o chama constantemente, o segue passo a passo por sob o gráfico, e o controla tomando o ângulo do sol e do horizonte; fica inquieto em dias nublados porque não pode verificar o que está escrito na lousa na frente do timoneiro, eles recebem comandos que, para ter certeza de que os entendeu, ele deve repetir cada um. "Para bombordo, para estibordo, um pouco para bombordo, e por aí vai...". São vozes de ordem que aprendi e não esquecerei.
Cada vez que subia em alguma ponte e via o trabalho do timoneiro, não conseguia deixar de fazer uma meditação fundamental, a mais fundamental de todas, aquela que define o rumo da nossa vida. Em Nova York, uma infinidade de navios, de todos os tipos. O que os diferencia mais fundamentalmente? A direção que eles irão tomar. O mesmo navio em Valparaíso tinha como destino Nova York ou Rio de Janeiro; em Nova York, com destino a Liverpool ou Valparaíso.
Apreciar a necessidade de levar a sério o rumo. Em um barco, o Piloto que se descuida, é despedido por justa causa, porque está brincando com algo sagrado demais. E na vida, como cuidamos do nosso rumo? Qual é o seu rumo? Se fosse necessário insistir ainda mais nessa ideia, peço a cada um de vocês que dê uma maior importância, porque acertar nisso, é simplesmente ganhar; falhar nisso é simplesmente perder tudo. Sim, magníficos navio são construídos todos os anos. E sim, me sinto tentado por sua beleza e subo nele sem saber de seu rumo... corro o pequeno risco, de ao invés de chegar ao Chile, acabe por ver rostos filipinos.
Quantos vão assim, sem rumo e perdem suas vidas... acabam por gastá-la miseravelmente, se esbanjam sem sentido, sem fazer o bem para alguém, sem alegria para si e para os demais, e depois de algum tempo, sentem a tragédia de viver sem sentido. Alguns seguem seu curso no tempo, outros naufragam em alto mar, ou morrem por falta de comida, perdidos ou vão se espatifar em uma praia solitária!
O trágico problema da falta de rumo, talvez o mais trágico problemas da vida. Aquele que perde mais vidas, é o responsável pelos maiores fracassos. Penso que se as armadilhas morais fossem físicas e nossa conduta fosse um navio de ferro, por mais sólido que fosse construído, não sobraria nada além de destroços, se não tivéssemos em conta o rumo de nossa vida.
Minha cara, dê-me tua mão
Deixa-me dizer o quanto és bela
Todas as flores tem sua beleza, seu perfume...
Do Jardim, és a mais formosa para mim delicada e graciosa
Com tua beleza combinam músicas poemas... carinho...
Porque quanto mais cuidamos do Jardim, mas pássaros e borboletas passam à habitá-lo
deixando ainda mais belo
E tu minha cara, és a mais famosa de todas.
Roger Masson
Ela tinha olhos tristes, distantes, Indecifráveis
Ela não sabia sorrir, não sabia se abrir como as flores
Caminhava sem ser notada e não ambicionava da vida nada que à fizesse feliz
Porque todas as vezes que assim fizera a encomenda batia-lhe à porta, não embrulhada na infelicidade; más em um negro papel de tristeza...
Então a menina parou de sorrir... E de sonhar
Seja simples, viva intensamente e ame acima de tudo.
A vida é simples, a gente que complica.
A melhor maneira de se viver é quando dentre tantas tarefas, você escolhe parar, respirar, sentir e desfrutar o momento, sabendo que ele é único e não voltará.
Viva, ame e comunique, gestos substituem palavras, gestos tocam a alma.
Para bem vivermos, é imprescindível termos uma boa qualidade de vida, e podemos chegar a algumas conclusões a esse respeito...
Ósculos e amplexos,
Marcial
PARA BEM VIVER PRECISAMOS TER BOA QUALIDADE DE VIDA
Marcial Salaverry
Com toda certeza, para tentar falar sobre qualidade de vida, é preciso entender que certamente isso é algo meio fora de propósito nos dias que estamos vivendo, pois de que pode adiantar tomar todos os cuidados necessários com nossa saúde, se estamos sujeitos a ver um avião entrar pela janela de nosso escritório, ou podemos ser encontrados por uma bala perdida, ou ser atacado por certos vírus que andam circulando por aí, ou simplesmente estar na hora errada no local errado, bem na verdade existem tantos “ous” que podem encurtar nossa existência, que nem vale a pena enumerá-los, o noticiário se encarrega disso.
Mas não vamos falar nesses detalhes secundários, pois a vida é muito bela e gostosa de ser vivida, desde que saibamos faze-lo, e para que possamos desfrutá-la, é interessante cuidarmos de nossa saúde, pois dela dependemos para manter um bom ritmo de vida. E sem uma boa saúde, sempre fica mais complicado vivermos bem, ou sequer vivermos...
Colhi uma frase muito interessante, atribuida a um dos grandes filósofos do passado, Sêneca, que disse que
"O homem vive preocupado em viver muito, e não em viver bem, quando na realidade não depende dele o viver muito, mas sim o viver bem."
Realmente a ciência vive estudando meios de prolongar a vida das pessoas, nem que seja artificialmente, e isso acaba afetando a qualidade natural de vida, uma vez que se pode “esticar” o tempo de nossa existência com certos medicamentos e determinadas operações, certamente essa não será uma esticada natural, mas dá para quebrar o galho. Vive-se mais, e até que razoavelmente bem. Atualmente a perspectiva de vida está muito mais longeva do que alguns anos atrás, quando o brasileiro, geralmente, chegava até os 60, quando muito aos 70, mas já no bagaço. Agora já existem condições melhores. Pelo menos até os 84 eu garanto que se pode chegar com a saúde relativamente boa, e razoavelmente lúcido, mas para falar sobre o depois, daqui a alguns anos, volto ao assunto.
Foram descobertas diversas vitaminas (tem um abecedário inteirinho à disposição), bem como alguns medicamentos que realmente dão meios de adiar por mais algum tempinho aquele bate-papo definitivo com nosso Amigão. Tudo bem, só que além das vitaminas, medicamentos, etc., há que se melhorar também a qualidade de vida. Já dizia um sábio filósofo que cada caso é um caso, mas existe uma regra geral a ser seguida para quem quiser ter uma vida mais longa e igualmente saudável, e que não se pode desprezar, e isso diz respeito à alimentação, o que se torna necessário, pois à medida que os anos vão passando, nosso organismo começa a exigir uma alimentação mais saudável, isenta de gorduras, temperos picantes, etc. coisa já fartamente divulgada e que só não aprende quem não quer.
Existe outro vilão que atrapalha por demais a boa qualidade de vida na idosidade, é o tal do CIGARRO, que muita gente teimosa se recusa deixar de lado. Os malefícios "cigarrísticos" também são hiper divulgados, e só não acredita neles quem for muito teimoso, ou não se amar o suficiente, e a isso tudo, só vou acrescentar uma coisinha, pois outro dia alguém me disse que essa história de que o cigarro encurta a vida é balela, pois seu avô fumava e morreu com 80 anos. Bem, essa poderia ser uma exceção, pois acho que o avozinho dele, se não fumasse, emplacaria os 100. Sigam o raciocínio de um conceituado pneumologista, que foi curto e grosso em suas palavras: "O cigarro não mata diretamente ninguém mesmo, só enfraquece o organismo. Assim, em caso de qualquer problema de saúde, a possibilidade de recuperação de um fumante fica seriamente prejudicada. Isso, numa doença que exige um tratamento prolongado, pode ser fatal." Dito isto, dito tudo...E alguns óbitos provocados pela Covid explicam bem o tema sobre o enfraquecimento pulmonar, e seus efeitos drásticos...
O que é realmente importante para termos uma boa qualidade de vida (além de evitar certos vícios daninhos), é saber fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, e isso podemos conseguir se ajudarmos nosso organismo...
Há um momento muito raro,
peloo qual esperamos bastante,
quando pela primeira vez,
percebemosque graças a Deus,
as renúncias, todo o nosso esforço
e as mudanças valeram à pena,
tu por exemplo não és a mesma pessoa de alguns anos,
teus risos ganharam outras razões,
teus chorossão por outros conflitos
ou até mesmo por alguns contentamentos,
a vida é uma constância de transformações,
para cada um de nós num ritmo específico,
uma inquietação constante que nos moves,
que traz conforto, que dá sentindo
a nossas lutas,
a propósito, haverá outros momentos desta percepção durante cada ciclo,
mas é imprescindível termos
o sentimento de gratidão,
assim, vivemos, inspiramos e seguimos.
”Durante a nossa vida, quando realmente escolhemos vivê-la e seguir o propósito de Deus, somos admirados por poucos, odiado por muitos.
Não tem como passar por essa vida sem ‘incomodar’ aqueles que decidiram seguir a multidão.
Ser diferente, ‘incomoda’, causa estranheza.
Portanto, se Deus me fez cruzar o seu caminho, não é por acaso. Aproveite, a convivência comigo tem validade.
E preciso estar ‘livre’ para novas demandas e solicitações.”
Cabelos Grisalhos
Cada fio de cabelo branco, uma história
de tristeza
de alegria de viver
de saudade
de paixão
de amor
de amizades conquistadas e perdidas
da criação
da dor de perder
do ser ou não ser
da fé, ao perceber aonde acertou ou errou
do envelhecer
do propósito percebido após o grisalhar dos cabelos
de ver que a busca por Deus é infinita, por não perceber que ele está dentro do meu coração de menino.
Francisco Pontes
“Jamais desista de seus sonhos
Do que toca no fundo de sua alma
Para não passar a vida sem rítmo
E terminar a jornada
Sem ter uma canção
Uma melodia
Vibrando
Em seu
Coração!”💞
( Peregrino Corrêa)🇵🇹
A vida é um sopro parceiro (a).
Viva mais, seja grato, tenha fé.
Hoje podemos ver o quão pequenos
somos diante do mundo e o quão gigante
somos aos olhos de Deus.
Que tenhamos cada dia mais pessoas por
nós do que contra.
Que saibamos apreciar a cada momento
como se fosse o último, porque
infelizmente uma hora vai ser.
E você só levará contigo a tua Fé e
deixará para trás somente os momentos
vividos.
Que nos seja dado o dom do perdoar e
também ser perdoado.
Porque estamos aqui só de passagem,
que façamos dessa pequena passagem
por aqui única e memorável, e que seja
repleta somente de coisas boas, bondade
e muita Fé.
Tu possuis uma essencialidade livre,
tamanha é a importância da tua liberdade
que está como uma tatuagem
sobre a tua pele,
superas teus limites,
vives com impetuosidade,
apesar das muitas perguntas
sem respostas, das tuas fraquezas
assim graças a Deus
a tua vida é transformada
após cada etapa que prevaleces,
aprendeste a respeitar o processo
das tuas fases,
portanto, mereces o apreço
daqueles que te conhecem.
Tudo acontece no tempo certo
e é muito agradável ter alguém
como tu por perto.
Ávida pela vida
Momentos de prazer
que banha meu ser
flores perfumadas
êxtase de desejos
invade meu âmago
saciar minha sede
tempestade de ventos
sacode meu corpo
minha pele vibra
ansia pela vida
gentileza exposta
com sede de viver
satisfazer-se
de júbilo
contemplar o belo
@zeni.poeta
Na hora pagã
Dos soluços meus
Deslizo em silêncio
Dos olhos de Deus.
Esta dor não é Dele.
Esta dor não é minha
É dor que não cabe
É uma dor que não sabe
Da dor que eu já tinha.
Na hora pagã
Do acerto de contas
Dou as costas à vida
- Ela sempre me encontra.
Esta dor não é dela
Esta dor é sozinha
É dor que tem raiva
E por raiva não caiba
Nas noites sem sono
Da vida que é minha.
Lori Damm, "Hora Pagã"
Presumo que seja salutar
manter uma percepção apurada
pra um universo de muitas cores e sonhos, onde a imaginação é necessária, que permite que a riqueza da simplicidade seja vista,
que o lado bom da vida seja notado
semelhante a uma linda arte que inspira ou até mesmo umcéu estrelado,
assim, a alma respira,
gera um sentimento grato
que vivifica tanto
que faz seguir com o ânimo renovado.
"De tanto que aprendi da vida,
trago em mim a imensa gratidão,
por em tão generosa medida,
ter feito-me filho, pai e irmão.
Na compreensão do valor e sentido,
da importância entre o ter e o ser,
só a prole é o que guardo comigo,
na inspiração do melhor sobre o ser.
E assim estimando em amor e oração,
com toda dedicação, força e vontade,
vê-los formarem seu próprio coração,
e a autonomia de sua personalidade.
Porque quando o passado, exausto contudo,
vier me buscar para última jornada,
só levarei comigo deste imenso mundo,
as memórias com eles, e deles, mais nada."