Textos Reflexivos sobre a Vida
PREVINA-SE PARA A VIDA
Realçar aquilo que você acredita serem virtudes suas, não significa ignorar, ou julgar os outros, expondo-lhes seus defeitos, inferioridades ou fraquezas, pois assim estarás desvalorizando os atributos que pensas possuir. Da mesma forma, ser vítima de quem, valor algum percebe em você, só explica tua própria superioridade sobre ela. Portanto, reflita bem se esta na companhia certa e jamais permita que simples palavras negativas, identifiquem sua verdadeira personalidade. Aquele que o critica, no fundo tem inveja daquilo que ele não conseguiu ser, e em seu desespero, fará de tudo para desvalorizá-lo também e assim, poder chegar ao seu nível. Ninguém nasce e cresce em condições totalmente iguais aos outros, sempre acontecem diferenças, por menores que sejam, inclusive com gêmeos. E isto irá definir sua essência, onde será formada uma identidade distinta para cada um, o que deixará claro que nada tem a ver em ser inferior ou superior a quem quer que seja, mas, apenas, “diferente”. Abstenha-se também ao excesso de segurança, onde acabamos por respeitar mais a quem nos amedronta e nos magoa do que aqueles que nos amam e respeitam. Diante disto tudo, concentre-se em seu amor próprio, para não cair nestas armadilhas psicológicas que nos cercam, exercitando possíveis defesas para situações frustrantes de isolamento, quando ficares para traz.
Conscientize-se, finalmente, de que seu melhor momento é este, assuma-o definitivamente, pois a vida é arrebatadora e não pode esperar por qualquer indecisão desnecessária.
(teorilang)
A vida é hostil
O preâmbulo da vida torna se hostil, é quase inevitável não se ferir, contaminar pelo pecado, sim, a corrupção do caráter é uma identidade do ser humano, é um grito ousado e rebelde, porém não deixa de ser um teste desafiador, onde a esfera inimiga precisa ser aprisionada, para isso cabe a nós retirar as grades que nos sufocam e deixa-la ao usufruto do causador de confusão.
Pois bem, jamais queria ficar fazendo referência a inimigo, exaltando problemas e dar vida ao pecado, mas são fatores reais e pra quebrar todos os efeitos destas muralhas gigantes, convoco os céus, os anjos de luz, oh altíssimo é a ti que invoco, chamo pela tua santa presença, em nome de Jesus, faça um rebuliço na minha vida, minha família, teu povo que busca a ti, mude a situação, liberte de tudo que aprisiona, coloque coragem, derrama teu santo espírito de gozo, vida e sabedoria, tua espada justa e teu fogo de misericórdia seja presente, amém, tomo posse do teu espírito, creio, assim seja o fluído.
Giovane Silva Santos
Há momentos na vida em que é preciso se desligar.
É preciso estar em silêncio,
só você e a imensidão.
Pra esmiuçar as respostas internas,
encontrar a verdade entre os nós da confusão.
Se não achamos a lanterna
permanecemos na escuridão.
Há sensações que não são nossas,
mas nos atravessam e tonteiam a nossa visão.
Existem muitos sentimentos arraigados
que são irrigados pela nossa irreflexão,
amores que na realidade são trapaças da mente
e sabote da realização.
A gente precisa se amar
ao ponto de sermos felizes sozinhos,
sem a necessidade do outro ser um eterno tópico
e sem jogar ninguém no topo da nossa existência.
Precisamos agarrar a responsabilidade,
que é tão nossa, de crescermos,
porque uma consciência melhorada permite a evolução.
Tudo aquilo que entre nós permanece,
fomos nós que alimentamos.
A primeira mudança é interna,
o ambiente vem em resposta e é secundário.
Quando estamos bem
não é qualquer coisa que ceifa a nossa paz.
►Sorria, sorria
Ressuscite-o, como sempre fizera
Deixe-o em suas lembranças, faça-o sua vela
Vela que te conforte em solidão, afinal, sem ela
Como poderia discursar dor, sofrimento e desilusão?
-
Apague-me, descarte-me, mesmo que eu resista
Fale que sou louco, me abrace, alegrando minha vida
Maltrate-me, diga que sou idiota, insensível, em órbita
E então, ressuscite-o, já que a lembrança te conforta,
Que bate, dia ou outro em sua porta, nunca deixara ir embora?
Por quê? Medo de ser feliz? Nula de memórias capciosas.
-
Amada minha, me diga o que tanto lhe aflita
Diga quais pedras deslizam em sua trilha florida?
Queria, junto a ti, caminhar sobre jardins de flores tulipas
Mas teu passado, amada linda, está em teu encalço
Chute-o para longe, distante, e seja livre, querida, livre.
-
Em lágrimas encerro está carta em desolação
Meu coração, sereia divina, se afoga e se embebeda em solidão
Quem sabe um dia, a quem duvida, sorria para mim
Como um dia sorrira, mas que, assombrada, se encontra tristinha.
-
Espero, como um cão, em sua porta, ao meio-dia
Sorria para mim, sorria, por favor, sorria
Para que minha vida encontre uma saída desta perdição tão corrosiva
Para que você ressurja linda, perfumada, cintilante à vista
Que seja divina, como fora outros dias, minha linda anja, porto minha.
Na vida nada vem de graça..
Tudo tem um preço vc pode não perceber na hora mais tudo tem uma consequência.
Vc pode não fazer nada da vida, no entanto, por incrível que pareça isso acarretará em uma consequência, mais nesse caso vc não terá nenhum escolha que no que acontecer.
Então é melhor tomar conta das rédeas da própria história e tentar fazer o melhor com oq vc tem...
O que interessa é quem implantou as ideias nos humanos.
Quem deu todas esperanças, quem iludiu, colocou padrão, comando, gatilhos.
Quem fez uns sentirem mais, outros menos.
Quem criou a idéia de melhor ou pior.
Tudo que o ser quer, nunca dá certo, parece que tem seres pra te fazer chorar, acreditar, ser feliz.
Enfim nada pode te fazer feliz ou triste....nada te pertence.
Relaxe a vida é nada.
Seu entusiasmo, sua empolgação, fazem você seguir adiante, se ao seu lado está alguém que te puxa pra baixo, que te impede de ser você, que obrigada sua alma a ficar escura, pare e pense, essa pessoa vale a pena?
Não pertença a alguem que corte suas asas, muitas pessoas deixam de sonhar e ter esperança, acabam projetando em você essa escuridão.
Faça o contrário tente levar essa pessoa para luz que está sua alma e se isso não acontecer, siga adiante, você certamente irá encontrar alguém que realmente mereça sua luz.
Você só pode fazer por você, e quando você faz por você, você faz pelo universo, e quando você faz pelo universo você faz por "TUDO" ou o "TODO", e quando você faz para o TODO ou o "PAI" o PAI lhe devolve centuplicado através de TUDO (Tudo é o Todo o Pai, tudo é uma pedra, uma planta, um inseto, um animal, pessoas, pensamentos, imaginações e sentimentos), ilumine-se e estará iluminando todos.
Kairo Nunes 05/01/2021.
Ei vida?
Por favor,
remende essa ferida
Solte os nós do meu caminho
Mais uma dose de fé;
Uma de café;
E pode vir outra de vinho
Solte os grilos da minha cabeça
Faça com que eu floresça
Me encha de borboletas,
da cabeça ao umbigo
Que os risos não me faltem
Que amor seja minha morada
Que a saudade possa ser matada
E que o sol ilumine meus caminhos
Mesmo que não foi me dado asas, eu passarinho
Sei que vida é ganhar e perder
pessoas, coisas e oportunidades
Só não se pode perder;
a vontade de construir sonhos
e deixar saudades
Porque viver é variedades;
Se não posso escolher o que chega, me posiciono de acordo com os fatos.
No final, Deus sempre há de soprar mais céu, do que chão nos meus passos
Poema autoria #Andrea_Domingues ©️
Todos os direitos autorais reservados 08/01/2021 às 11:00 hrs
Manter créditos de autoria original _Andrea Domingues
UMA XÍCARA DE CAFÉ
Sentado, diante do meu café, pensar é uma sina. Tudo o que eu queria era desligar um pouco disso... Gosto de café quente porque preciso queimar os arquivos deste peito. Tudo isso arde como o vapor que sobe da xícara.
Cansado de me culpar, não fiz isto. Doei meu coração para sua alma, mas era pouco. Era o que eu tinha... Talvez um pouco de lucidez e suaves letras, que rasgavam meu peito em cifras. Letras... Elas não podiam sentir minha inconsolável inquietação, mas eram algo em que eu ainda acreditava...
Sem ter nada, enchia-me de versos que diria para você, mas meus mudos suspiros eram o tipo de show que você não sabia apreciar. Uma confusão dentro de mim... Uma dose mais e um pouco de silêncio. Não faz sentido esse barulho... Tudo em mim grita por dentro e não há nada que eu possa dizer para te ter aqui.
Como em uma conexão banida, escrever é o meu jeito de saber que você sente também. Cada letra rabiscada escorre um pouco do meu amor. E longe... Onde quer que esteja, pode me sentir... Amores profundos podem nos afogar às vezes. A fumaça larga ardia meus olhos como teu sorriso largo... como tal dedicado a outrem.
Náuseas são apenas parcelas... Perco meu eu em imagens translúcidas das recordações. Como farpas atiradas, conviver é uma loucura. Linda... Com seus olhos cor de infinito e estes lábios cereja. Trocaram meu mundo por sonhos...
Como um castelo de cartas, construímos nosso amor. Os maus ventos de uma enorme janela sopraram a terra tudo em que acreditei. Como renda que se tece, todas as peças juntaram-se e me vi traído. As cores borradas embriagavam meus olhos inchados.
Como folha seca no outono, me vi cair e tudo o que eu queria é que, o vento de uma estrada qualquer, me levasse para longe dali. Me lembro como que em um raio devastador das coisas que costumávamos conversar e cada laço que minha boa memória revive, desfeito, se torna corda, enforca meu peito.
Chove forte e em minha cadeira de balanço, deixo-me escorrer como o céu. A melodia que teu peito toca em meus braços... seu respirar pesado e teus olhos perdidos em devaneios... Algo só meu...
A cada vez que meu peito pulsa, vejo você sair pela porta outra vez... As noites sem luz e as cores pálidas... Girando comigo nesta roda que gira para o fim. Árvores e pastos deixados para trás girando em vultos frios de um dia sem sol. As estradas sobem e descem, meus olhos pesam.
Charutos não são um problema quando amar alguém é sua droga. Um dia, por acaso, um pouco te sacia, mas cada vez que se olha no espelho precisa de mais. Parte de você não está ali. E cada fio de sua barba sente falta de cada tom rosa das bochechas de alguém.
Correr como gado solto em um campo distante e pensar em seus olhinhos confusos, verdes como as folhas... E se eu te pudesse ver o que faria a essas alturas? Não quero pensar em você com alguém porque ao seu lado é o meu lugar. Posso senti-la como sinto minhas mãos...
Prenderam num copo minha vela. Esperanças vazias são o que me resta. Como em um conto, tudo poderia simplesmente “desacontecer” e trazer você aqui para perto outra vez.
MOMENTOS QUE FICAM
__________
Pouco deles me recordo,
Pois com o tempo tudo vai sumindo.
Me lembro dos dias que com eles passava,
Das festas que juntos fazíamos,
Dos momentos engraçados e felizes.
Mas como tudo um dia se vai,
Eles se foram.
___________
Cada um tem sua família
E com ela pode contar,
As vezes é difícil e complicada,
Mas em todas existe algum tipo de amor.
Existem de vários tipos e maneiras,
Nenhuma é igual.
___________
Cada um com seu modo de ser,
Com suas diferenças, jeitos e manias
Mesmo que elas sejam gritar e brigar.
Familia não é só de sangue,
Mas também aquela que ganhamos com a vida.
Porém são todas essas diferenças,
Que nos tornam uma família.
Sobre toda essa tempestade interior…
Oscilamos entre um vazio ensurdecedor,
uma solitude necessária,
e interações fragmentadas…
Nunca estamos inteiros, em lugar nenhum.
Falta fé, coragem, confiança, em nós e no outro.
Não damos aquele abraço apertado em nossa própria alma!
Tememos o destemor de abrir-nos para o amor.
Não é de hoje todo esse vazio;
Cada geração sobrevive como pode…
Muitas válvulas de escape foram usadas ao longo da história!
Está tudo revelado nas antigas e nas atuais canções!
Nas obras literárias eternizadas por seu drama e nostalgia!
Filosofia, religião, guerras, sexualidade líquida, drogas!
Não é fácil (sobre)viver por aqui!
Existem pessoas como eu, que não tem muito a perder!
Há aqueles com belas famílias e realizações!
São barquinhos diferentes no mar de estranha incompletude…
O travesseiro de cada um sente as lágrimas cheias de silêncios.
Não, não estamos sozinhos! Ao mergulhar na alma de outros,
entendemos e respeitamos o que provavelmente ele sente e não nos diz!
Gostaria de abraçar demoradamente a humanidade…
Gostaria de enxugar todas as lágrimas dos que amo…
Mesmo sabendo da pessoalidade de uma autocura.
Por enquanto faço o que posso, o que me resta fazer por aqui…
POESIA E GENTILEZA!
Assim seguimos, eu, a minha fé e a minha solitude…
O meu vinho e a minha solidão.
Ei pequena?
Foi um ano difícil eu sei
Teve noites maldormidas
Na inquietude dizia amém
Engoliu choros e noutro dia se refez
Se posicionou de acordo com os fatos
Assistiu tantas despedidas
Encorajou muitos,
enquanto seu próprio mundo desmoronava
Tão perdida, tão sentimental,
tão fraca
Nem você mesma acreditava na força que se escondia nesse caos
Foi um ano difícil eu sei
Mas te ensinou a valorizar a presença,
porque ardeu de tanta saudade
Aprendeu a ter um pouco mais de paciência
E que um pequeno detalhe
é que faz uma grande diferença
Que um simples telefonema
faz o outro se sentir importante
Que cuidar um do outro é
que nos torna grandes no lado de dentro
Foi um ano difícil eu sei
Mas você foi forte
Então agradeça e tenha fé
Pois em dias difíceis
Deus nos da asas até que possamos encontrar um chão
Poema autoria de #Andrea_Domingues ©️
Todos os direitos autorais reservados 12/01/2021 às 00:35 hrs
Manter créditos de autoria original _Andrea Domingues
CONSELHOS DO MAR
Olhando para o mar entendi que:
A vida é uma construção.
Aprendemos a amar baseado nos pequenos detalhes.
O amor está entre a neblina da confusão mental.
A paz vive nos momentos de reflexão.
A luz irradia de dentro.
A morte é a libertação do espírito.
Só agradecendo receberemos a recompensa.
Se doando ao próximo seremos agraciados.
Precisamos caminhar com os próprios pés.
Precisamos gostar da nossa companhia.
O que vem é apenas complemento.
Tudo acontece por algum motivo.
Parando e colocando os pés no chão, entenderemos os mistérios e os segredos da natureza.
Que a vida nada mais é que a nossa própria imagem.
" A única certeza de sermos brindados com mais um lindo dia
para viver só começa com a magia de um novo alvorecer "
E assim descobrimos que a vida vale a pena ser vivida, e sempre exige um esforço especial,
pois a luta pela vida começa quando nascemos, e só termina após o último suspiro.
Osculos e amplexos,
Marcial
A VIDA VALE A PENA SER VIVIDA
Marcial Salaverry
Só é preciso entender que a vida vale a pena ser vivida, e é bom explicar que para bem viver a vida é válido todo e qualquer esforço nesse sentido, assim sendo, é interessante entender que a partir de um lindo pensamento de Lamartine, meu sábio amigo e guru L'Inconnu, traçou uma de suas obras primas, que transcrevo e comento abaixo. Parabenizo L'Inconnu pela beleza de trabalho.
Vejam só:
"Justo quando a lagarta achava que o mundo tinha acabado, ela virou uma borboleta" Lamartine
"Resista sempre, nunca desista..."
Enquanto tivermos forças, devemos resistir à idéia de derrota, e sempre procurar uma maneira de atingir nossos objetivos. Os gaúchos tem uma expressão que revela bem essa disposição: "Não está morto quem peleja..."
"Resista um pouco mais... mesmo que as feridas latejem e que a sua coragem esteja cochilando."
Muitas vezes chegamos perto do limite de nossa resistência,. E bate aquela vontade de mandar tudo pro espaço e entregar os pontos. É chegado o momento de buscar lá no fundo do poço aquela reservazinha de vontade que o Amigão sempre deixa para todos... O negócio é saber retirar lá do fundo e iniciar a reação. Só há uma circunstância que nos impede de reagir. É a morte.
"Resista mais um minuto e será fácil resistir aos demais."
É aquele restinho de forças que ainda temos, esse minuto que pode ser fatal ou vital, dependendo de nossa atitude, se entregamos os pontos, ou se reagimos...
"Resista mais um instante, mesmo que a derrota seja um ímã... mesmo que a desilusão caminhe em sua direção."
Quando estivermos mesmo no bagaço, no limite do limite, ainda cabe a última pergunta: "Será que não há nada mesmo a fazer?" Ainda estamos respirando? Então sempre há algo a fazer. Pensar na busca de uma saída. E se não der certo, pelo menos tentou-se, ficou o consolo de haver tentado até o último suspiro...
"Resista mais um pouco, mesmo que os invejosos digam para você parar... mesmo que a sua esperança esteja no fim."
Vocês já notaram que, quando a situação está nesse limite perigoso, sempre aparece algum "amigo" para tirar a última azeitona da empadinha? É aquele tal que balança negativamente a cabeça, dizendo: Ferrou-se. Por que será que sempre essas figuras soturnas estão desejando que alguém se dane? Muitas vezes é inveja mesmo. Quem não tem esse sentimento mesquinho, procura ajudar e não empurrar mais para o fundo, tirando o pouco ânimo de que ainda dispomos, e é essa "ajuda" que devemos dispensar...
"Resista mais um momento, mesmo que você não possa ainda avistar a linha de chegada... mesmo que as inseguranças brinquem de roda à sua volta."
Dureza... Estamos no talo mesmo. A coisa parece mesmo estar perdida. Não vemos o fim, mas, talvez esteja depois daquela curva. Ela até que não está longe, com um pouco de esforço chegaremos lá. É aquele algo mais necessário para se começar a reação. Quando o objetivo está longe, e parece inalcançável, vamos por partes (como fazia com muita propriedade, Jack, o Estripador).
"Resista um pouco mais, mesmo que a sua vida esteja sendo pesada como a consciência dos insensatos, e você se sinta indefeso como um pássaro de asas quebradas."
Meu amigo L'Inconnu é jogo duro mesmo. A coisa está abaixo, bem, do cachorro. Não existe nada mais indefeso do que um pássaro de asas quebradas, a não ser um peixe fora d'água. Mas este ainda pode dar um último salto e voltar para a água. E é isso o que podemos e devemos fazer, tentar o último salto, que nos permita recomeçar a viver. Agora o pássaro de asas quebradas, e se houver um gato nas vizinhanças, então, a saída é ser um peixe fora d'água, ao invés do passarinho do L'Inconnu...
"Resista, porque o último instante da madrugada é sempre aquele que puxa a manhã pelo braço e essa manhã bonita, ensolarada, sem algemas, em breve nascerá para você, desde que você resista."
Linda imagem esta... Visualizem o nascer do sol... Um dos mais belos espetáculos da Terra. É o renascer da vida. É o renascer do amor. É o prêmio para quem não desistiu, e conseguiu seu objetivo. Quer prêmio melhor do que este? Eu não conheço...
"Resista, porque eu estou sentado, na arquibancada do tempo, torcendo ansioso para que você vença e ganhe o troféu que você merece: A FELICIDADE..."
Sem mais comentários. Só quem resistiu e chegou lá, é que pode entender.
Então crianças, resistam sempre aos pensamentos negativos, podendo assim fazer de cada dia, sempre
UM LINDO DIA, entendendo que sempre vale a pena um esforço especial em benefício daquilo que temos de melhor, ou seja, A VIDA...
quantas vezes?
E quantas vezes você disse que não aguentava mais, mas continuou seguindo em frente? As vezes as pessoas disfarçam os sentimentos, pra poder continuar levando a vida...na verdade A gente nunca é como quer! No fundo a gente é um bocado de tudo que a gente já passou, de tudo que a gente já errou e aprendeu. Vai dizer que não sabe quantos tapas que a vida já te deu?
De repente...
Aquela vontade de um pão francês quentinho, sentindo aquele cheiro inigualável.
Sei lá...
O turbilhão de sensações, preocupações e a ansiedade, remeteram-me a necessidade do simples.
Tipo daqueles momentos em que o simples revela-se algo grandioso, possibilitando desfrutarmos da completude e majestade que é a vida.
Tudo pode te ajudar a sobreviver e por consequência fortalecer...
Recitar todos os poemas que sabe, sentar na calçada com um amigo para jogar conversa fora, pintar um quadro com tinta guache, tomar um banho de rio, passear de bicicleta, dançar mesmo sem saber.
A arte de viver está na sutileza dos mínimos detalhes, apenas aprecie e inebrie!
Ela é a realizadora dos maiores desejos...
Ela é objeto de intrigas, grandes amores e perdições...
Ela é magnífica...
Ela faz sonhar os mais belos sonhos...
Ela provoca e desafia constantemente...
Ela concede prazeres inconcebíveis...
Ela é bela...
Ela é enigmática...
Ela causa enormes sofrimentos...
Ela muitas vezes nos trai...
Ela é vibrante...
Ela nos derruba e em seguida nos ampara...
Ela é obscura...
Ela provoca esperanças, provações e conquistas...
Ela é para uma só vez... (tem quem acredita que sejam muitas outras, mas mesmo assim, querem que a atual dure muito)
Ela pode ser colorida... A minha é cor de rosa...
Ela é a vida...
Eu saí da minha terra, sem saber aonde ir
Eu deixei a minha casa sem ter onde morar
Tendo o céu como telhado e as estrelas como prova da Tua promessa.
Eu tenho um firme fundamento de tudo que eu espero, porque no fim das contas, Você sempre foi fiel...
As Tuas promessas me fazem sonhar!
Deixo as coisas do mundo para viver somente seus planos em minha vida!
Eu me rendo ao seu amor e ao seus cuidados.