Textos Reflexivos sobre a Vida

Cerca de 56827 textos Reflexivos sobre a Vida



Existe uma grande diferença entre seres vivos e seres humanos.
Seres vivos são todos os organismos que possuem um conjunto de elementos existentes em sua composição, que não existem na matéria bruta, até mesmo as bactérias (ainda que microscópicas) são considerados seres vivos, porque eles podem duplicar-se e apresentam variabilidade genética.
Ser humano é uma espécie viva evolutiva que se difere das demais por possuir inteligência, razão, sentimentos, indulgência, piedade, amor, compreensão, benevolência e senso humanitário.
Os seres humanos também constam entre os animais com características celulares que os permitem ser uma das espécies com maior tempo de vida, mas estão perdendo esta característica valiosa que é viver, os humanos estão esquecendo de viver suas vidas porque estão mais preocupados em ter ao viver . Na busca pelo "Ter", estão esquecendo de viver, contudo as consequências são funestas. A saúde é perdida pelo caminho da ganância e da soberba e depois nem todo fruto da ganância e da soberba poderão trazer de volta a saúde que perderam.
Assim a vida se vai em um sopro e restam apenas fragmentos da soberba enterrados sob resquícios de lembranças daquilo que um dia foi vivo.

Lembre-se, sua saúde é seu maior tesouro, não existe nada no mundo mais importante e mais valioso que ela.
Muitos correm atrás de tesouros mundanos porque pensam que só assim serão felizes, mas enquanto estão nesta corrida perdem sua saúde e depois dela perdida nem todo tesouro existente no mundo trará de volta o seu maior tesouro que é sua saúde.
Sua vida se vai e os tesouros mundanos ficam. Viva por sua saúde, seja feliz por sua saúde, não espere nada para estar bem.
Viva em função de sua saúde, pois sua vida depende dela. Esqueça todo resto, simplesmente viva, viva…

Inserida por EscritoraAKayra

⁠E por falar em morte...
Quando você se dá conta de que ela está aí à espreita, só esperando o momento certo, você só quer viver sua vida frágil, você só quer tempo, você só quer viver o tempo todo que você tem.
Quando você se dá conta de que ela é inevitável... - morrer ou não morrer, eis a questão... que não existe... porque, quando se trata de morte, todo mundo está no mesmo barco... que irá afundar... inevitavelmente -, você só quer a vida em todos os seus poros, você só quer respirar e respirar... até sugar todo o ar que é possível... você só quer, lá bem no fundo, bem no fundo, evitá-la.
Mas não há caminho que leve você pra longe dela; ao contrário, a cada passo, mais perto do abismo você se encontra... e inevitavelmente você cairá.
Quando você se dá conta de quão próxima ela está, você sente o quanto ela é sombria, o quanto gostaria de não ter de encará-la, o quanto você gostaria de não ter de enfrentar esse inimigo sem face, o quanto enigmática ela é. Qual o rosto da morte? Qual o sabor da morte? Qual o cheiro da morte? Qual será o gesto personalizado da morte na sua própria direção - como ela se fará real pra você?
E por falar em morte...
Você se dá conta de como a vida é bela?
A vida em anos dividida... interessante isso de o tempo 'ter sido cortado em fatias' chamadas anos - ilusão de que estamos sempre a recomeçar, enquanto estamos a respirar... esperanças que se renovam, planos, desejos, sonhos de que tudo vai ser novo de novo.
Sonhe, e sonhe, e sonhe...
Não quero acabar com seus sonhos... mas tudo vai mesmo é acabar.

Inserida por RosangelaCalza

⁠ Há momentos de ápice em nossas vidas que nos colocam no ponto mais alto do sentimento de satisfação e bem estar. Momentos estes que infelizmente não são possíveis sem a participação de terceiros, pois o ser humano é uma espécie complexa e dependente de socialização de outros de seu gênero.
Esses momentos são muito especiais e nos fazem desejá-los mesmo quando parecem distantes reconectar-se à eles. Suas lembranças não bastam. Desejamos viver tudo novamente.
Algumas pessoas, não queremos trazê-las de volta às nossas vidas, pois fizeram tudo que era possível para não ficar. Não merecem nossa dedicação e tempo. Já outros não podemos buscar, pois não sabemos para onde vão depois de deixar esta existência.
Acredito que a melhor e mais importante invenção do homem sem sombra de dúvidas, foi o retrato e seus aperfeiçoamentos, como os vídeos. Eles nos fazem viajar em boas memórias e momentos únicos, apesar de que talvez os melhores não tenham sido registrados. Afinal, como dizem no século XXI, o melhor TBT não tem foto e se tivesse não poderia postar.
Enfim, nem tudo é possível, só devemos viver intensamente e fazer tudo que desejamos, o agora, passará bem rápido e num piscar de olhos não estaremos neste filme.
Pois é isso, vivemos um curta metragem. E tenha certeza, vai passar bem rápido. E as fases da vida mostram exatamente isso. Agora, temos lembranças, mas quando o filme acabar, não teremos.

Inserida por kirleyviana93

⁠Oxum…
O meu Orí, minha vida!
Sem Oxum eu não sou nada, sem Oxum eu não sou ninguém!!
É sobre ter Oxum em cada parte da sua vida...
Mulher forte, poderosa e rica de tudo aquilo que dinheiro algum pode comprar.
Antes mesmo de nascer, Oxum já tinha-me escolhido e espero em Deus que em outras vidas eu possa ser dela, pois ser de Oxum não é para todos, assim como ser do Candomblé também não é para todos.
Axé 💛

Inserida por kauanbiispo409

⁠A mente humana, um dos maiores mistérios da existência, é o foco central do tema intrigante em discussão: "O intuito deste livro é explorar a mente humana e aprofundar nos males que fazemos a nós mesmos o tempo inteiro". Este convite à reflexão nos instiga a mergulhar nas profundezas do nosso ser, a sondar os labirintos da consciência e confrontar as dualidades íntimas que moldam nossas vidas.
Livro: Mentes Dilaceradas: Uma jornada pela saúde mental e reconstrução do ser. Autora Valdira Abreu Magalhães Nina Lee de Sá

Inserida por NINALEEMAGALHAES

⁠Vida
Nascemos e logo no início da vida queremos ser mas velhos, ao passar do tempo vem o entendimento da vida.
Como as responsabilidades chegam e como a vida é dura... O tempo passa e logo percebemos o tempo perdido, o roller que nunca aconteceu, aquele beijo que por falta de coragem ficou na lembrança de um dia e esse dia nunca chegou.
O tempo passa e passa rápido, temos filhos e vemos neles o vigor da juventude e da alegria, da falta de preocupação pois somos provedores.
O tempo passa, percebemos que as melhores coisas estão no simples, em apreciar a chuva se formar e o céu limpar novamente, as águas do mar se acalmar e o vento soprar suave, os pássaros cantando e voando livremente.
O tempo passa muito rápido, como um piscar de olhos nos deparamos com a nossa aparência mudar no reflexo do espelho, percebemos os nossos músculos se enfraquecer e as lembranças ficando longe.
O tempo passou e logo vemos nossos amigos partindo, pessoas que fizeram parte das nossas vidas, amigos e parentes nos deixando e pensamos logo chegará a minha vez.
O que eu fiz ou deixei de bom? O quanto foi valoroso o meu tempo na terra? Será que eu vivi ou apenas sobrevivi?
Perguntas que sussurram nossos pensamentos no silencioso tempo de vida que não sabemos quando irá terminar...
O tempo. Seria o tempo apenas um momento ou uma dádiva?
Séria um presente de Deus que erradamente custamos a enchergar como tal?
Aproveitem o tempo de hoje e plantem coisas boas para que o tempo de amanhã seja melhor que o de hoje.
Hoje a despedida de uma pessoa querida me fez pensar em tudo isso e compartilho com todos vocês.
Sejam a esperança que buscam e a mudança que almejam.
Sejam hoje o futuro de amanhã, para aqueles que hoje estão sejam felizes com momentos do tempo que você esteve presente!

Inserida por Dexter_Morgan

⁠REFLEXÕES SOBRE AS GUERRAS

Guerras: devem-se fazer? Valem a pena?
A guerra banaliza o valor da vida humana e supervaloriza os interesses escusos de poderosos e nações dominadoras.
Quanto vale a vida de um soldado? Morto, quanto vale? Morto, quem poderá devolvê-lo à sua família, à sua nação, e à humanidade?
Que dizer das centenas e até milhares de soldados que morrem diariamente nos combates das inúmeras guerras ao redor do mundo? Se a vida humana vale mais do que qualquer outra coisa, como se costuma dizer, existe alguma coisa ou causa que justifique sujeitar à morte tantas vidas preciosas?
Defender-se de invasores que não queiram retroceder de seu mau intento, creio eu, é o único motivo que justifica a uma nação expor seus cidadãos ao sacrifício, pois ou se morre lutando para defender a independência e liberdade de um país e seu povo, ou se rende à escravidão dos maus e dominadores.
Considerando-se as mortes, as destruições de casa e cidades inteiras, as elevadas perdas de equipamentos militares... com perdas na casa muitos bilhões e até trilhões, vale realmente a pena as guerras? O preço pago é alto demais para tão pouco que se venha conseguir!
O que se poderia fazer em favor da humanidade, se usássemos para o bem, as tão elevadas somas de recursos financeiros usadas nas guerras?

Inserida por PASTORJORDAO

O mundo gira


O mundo gira, e põe você outra vez na minha vida
Quando vou dormir o sonho traz você para minha fantasia.
Tento esquecer, saio chutando tudo.Não falem comigo quero
ficar sozinho, não estou nada bem.

Lembrar desse amor agora, é como voltar na história
e me ferir de novo.⁠
É imposivel lembrar do que aconteceu, e não sentir dor.
É impossivel lembrar do teu sorriso, e não sentir amor!

O mundo gira, e põe você outra vez na minha vida.
Queria o mundo parado, não iria correr o risco
de me ver de novo apaixonado.
Dizem que sou demente, porque amo sempre a mesma pessoa
Choro somente na chuva, então todos pensam que estou de boa...

Você se faz indiferente,, mas a gente sente, quando é amado.
Ninguem volta de tão longe, dizendo que não está nem aí não
está preocupado.Amor confessa que sentiu saudade que não
me esquceu.
Que eu confesso, que por todos esses anos meu amor sobreviveu.

Inserida por LostJu

Tempo é a essência da vida, um fluxo constante que não espera por ninguém. Cada segundo que passa é uma fração da nossa existência, uma batida no coração do universo que nunca será repetida. Quando desperdiçamos tempo com coisas desnecessárias, estamos, na verdade, desvalorizando a própria vida.

Pense em cada momento como uma gota de ouro líquido. Esse tesouro inestimável desliza por nossas mãos sem parar, e uma vez perdido, não pode ser recuperado. Gastar esse tempo precioso com futilidades é como jogar joias em um abismo sem fundo.

Então, olhe ao seu redor. Com quem você está compartilhando essa moeda rara? São pessoas que acrescentam valor à sua vida, que inspiram, motivam e amam você genuinamente? Ou são meras sombras que absorvem sua energia sem retribuir, sugando a vitalidade dos seus dias?

A vida é curta demais para ser desperdiçada em trivialidades. Cada momento deve ser vivido com intenção, cada interação deve ser significativa. Construa memórias com aqueles que realmente importam, crie laços que resistam ao teste do tempo e dedique-se a atividades que enriquecem sua alma.

Lembre-se: tempo é vida. E a vida merece ser vivida com paixão, propósito e em boa companhia. Escolha com sabedoria onde e com quem você investe sua preciosa existência.

Inserida por leony_diall

⁠Benditos todos os voluntários
que pedem para os outros, e oferecem o que têm
ajudam os outros sem nada pedir em troca
mesmo quando tantas vezes lhes dão um não, sim...um não!
Mesmo assim continuam com um sorriso no rosto
que nunca baixam os braços, pois sabem que a ajuda é necessária.
Benditos todos aqueles que nunca dizem que não
mesmo quando o pouco que têm dão em prol do outro
Dê o seu tempo, dinheiro ou energia para ajudar os outros
para tornar o mundo melhor.
Que a Nossa Senhora de Fátima e o Espírito Santo
os ilumine todos os dias, com alegria, fé, esperança e amor.

Inserida por Sentimentos-Poeticos

⁠Entender a vida, por si só, é uma arte. É olhar a existência nos olhos, e deixar-se guiar pelas trilhas que o mundo provém. É saber distinguir cada passo, e compreender os desígnios do futuro para além das expectativas, mas como quem sonha e faz acontecer. É notar a si mesmo como elemento fundamental da própria história, e não como um coadjuvante que tudo vê. É permitir-se ser livre, mesmo dentro das amarras que as circunstâncias podem trazer. É compreender o próprio tempo, alinhando as arestas que delimitam a imposição do outro no nosso querer.

Entender a vida é uma arte. Ser autor dela também.

Inserida por ricaardomf9

⁠Vida

Temos que dá muito valor a vida.
É importante que a luta seja constante.
Pois nós somos impotentes.
Perseverar é preciso, resistir é preciso,
Pois existe um caminho para a vitória.
A Vida é uma construção que não pode ser interrompida.
O Maior Arquiteto do Universo
Estará sempre presente para colocar
O tijolo que está faltando.

Inserida por harry001

⁠Trecho do Blues Reticências...

Zero hora em ponto,
Sinto anunciar a hora da minha morte,
Vou tentar outro lugar,
Aqui já vi não tenho sorte,

Fui levado ao purgatório,
Onde ser bonzinho era obrigatório,
Ali eu era um réu,
E estava em um julgamento,

Com o peso de ter violado,
Todos os 10 mandamentos,

Longos foram os dias que cavei em brasas,
Sem que das trevas conseguisse fugir,
Uni todas as minhas forças,
Em nenhum só momento pude me distrair,

Incumbiram-me atentar alguém fora do inferno,
E o mau ao sentir-se ludibriado,
Quando deu por mim já voltara ao Reino Eterno,

E ao retornar aos Céus, desculpei-me
ao supremo pai pessoalmente,
Cantei esse Blues ao Santo Deus
e permaneci ao lado seu eternamente,

Cantei esse Blues ao Santo Deus
e permaneci ao lado seu eternamente...

Inserida por Saviosan1980

⁠La Agenda Roja - Sofia Lundberg

Foram todos esses livros fantásticos os que me ensinaram muitas coisas sobre a vida e o mundo.

O amor sempre encontra caminho sempre que está destinado a acontecer.
Todo mundo tem um amor que nunca esquece (...) Alguém que se meteu e ali ficou.

Não há nada tão perfeito como o amor perdido.
Não será mais que tua alma.

O amor não entende de gênero(...) E não é o gênero que importa tampouco deveriam fazê-lo as pessoas.

O sol é o suficiente para iluminar teus dias, a chuva o suficiente para que aprecies o sol.

A alegria para fortalecer tua alma.E a dor é suficiente para que aprecie os pequenos momentos de felicidade e os encontros são suficientes para que possa dizer adeus de vez em quando.

Inserida por lucijordan

A Dança das Cadeiras
Certa vez, sentei em um restaurante e vi que um ex-patrão estava lá, conversando com um fornecedor que eu conhecia há uns dez anos. Eu estava com uma mochila nas costas, pois tinha acabado de chegar de viagem. Tirei a mochila, sentei, comi e, em seguida, levantei para ir embora. Por educação, ao passar pela mesa dos dois "homens em posição de poder", parei para cumprimentá-los. Ao ler as expressões deles, fiquei um pouco intrigada e logo fui submetida ao que poderia chamar de interrogatório: “E seu curso, acaba quando? O que vai fazer depois disso? Como é a área comercial? Isso dá algum dinheiro?” e assim por diante. Consegui responder sucintamente às questões enquanto ainda observava as expressões. Apesar de lembrar claramente do fornecedor e do seu nome, e sabendo que ele também se lembrava de mim, já que nos víamos com certa frequência, percebi uma hostilidade velada, e algo como uma surpresa (sou alguém que ele não conhece mais?). Desses que vulgo julga a sociedade, ocupam posições de "poder", havia um amargor quase palpável por estarem no mesmo ambiente que uma ex-funcionária, agora autônoma e graduada. Após perceber os tons ofensivos e os olhares capciosos, meu ex-patrão comenta: “É a dança das cadeiras.” Levanto, sorrio hostilizando o comentário e vou embora.

Inserida por HiastLiz

⁠Ter a consciência de estar vivendo neste mundo, mas não pertencer a ele, é abraçar uma perspectiva de vida profunda e introspectiva. É entender que nossa existência aqui é temporária, e que nossa verdadeira essência transcende as limitações do mundo material.

Viver com essa consciência significa ver além das aparências e das distrações cotidianas, reconhecendo que nossa passagem por esta vida é uma jornada de aprendizado e crescimento espiritual. Enquanto participamos das atividades do dia a dia, mantemos uma conexão com algo maior, um propósito que vai além das conquistas terrenas.

Essa visão nos permite navegar pelo mundo com um senso de desapego saudável. Não se trata de negar ou desprezar as experiências humanas, mas de viver de maneira equilibrada, sem se deixar consumir pelos desejos e preocupações mundanas. Ao invés de sermos definidos pelas posses, status ou sucesso, buscamos uma vida guiada por valores espirituais e éticos.

Além disso, essa percepção nos inspira a buscar a verdade e a sabedoria interior. Portanto, enquanto caminhamos por esta vida, lembramos constantemente da nossa dualidade: somos seres espirituais vivendo uma experiência humana. Este entendimento nos permite viver de forma mais plena, contribuindo para um mundo melhor enquanto nos preparamos para o que está além. A vida se torna uma dança entre o temporal e o eterno, onde cada passo é um aprendizado e cada momento, uma oportunidade de crescimento.

Inserida por MarceloViana

⁠Valor da Jornada
No caminho da vida, um passo de cada vez,
Sinta a brisa suave, veja o sol que se fez.
Cada momento é um presente, um sopro divino,
Uma chance de amor, de afeto genuíno.
Valorize o agora, o simples e o grandioso,
Nos sorrisos, nos gestos, no tempo precioso.
Cultive os laços, construa pontes de luz,
Cada coração que toca, um brilho que seduz.
Nas ações diárias, busque a plenitude,
Com intenção e gratidão, em toda a atitude.
Veja a beleza em cada pequeno ato,
No silêncio, na palavra, no abraço exato.
Viva com missão, um propósito claro,
No efêmero encontro, no instante raro.
Aproveite a jornada, celebre o existir,
Pois o tempo é um sopro, um breve florir.
Deixe marcas de amor, de paz e de bem,
Que ressoem no mundo, como um amém.
E ao fim da estrada, ao olhar para trás,
Veja um rastro de luz, de vida eficaz.

Inserida por BRUNOER_BARRETO

Valorizar a vida: Uma reflexão necessária
Vivemos tempos desafiadores, onde as dificuldades do dia a dia frequentemente nos fazem esquecer o valor da vida. É comum nos vermos reclamando pela falta de dinheiro, pelas dívidas que se acumulam, ou por um “coração partido”. Mas será que estamos perdendo a perspectiva?
Pense nas pessoas que lutam diariamente contra doenças graves, muitas em estágio terminal ou vivendo com condições crônicas. Elas enfrentam batalhas imensas apenas para ver o nascer de um novo dia. Cada momento para elas é uma vitória, uma prova de resistência e esperança.
E nós? Deixamos que problemas financeiros ou emocionais nos levem ao desespero, chegando ao ponto de pensar em desistir. No entanto, precisamos parar e refletir: ainda estamos vivos, ainda temos a chance de recomeçar, de lutar e de fazer a diferença.
A gratidão deve ser parte integrante de nossas vidas. Devemos aprender a valorizar o que temos, ao invés de focar no que nos falta. A saúde, a capacidade de amar, de sonhar e de recomeçar são dádivas preciosas. Temos a responsabilidade de reconhecer essas bênçãos e usá-las para melhorar nossas vidas e as vidas daqueles ao nosso redor.
Em vez de murmurar e reclamar, devemos nos erguer com determinação para enfrentar e superar nossos desafios. E mais do que isso, devemos estender a mão ao próximo, oferecendo apoio e solidariedade. Ajudar os outros não apenas os fortalece, mas também nos enriquece, tornando nossa própria jornada mais significativa.
Lembremos sempre: temos muito pelo que agradecer e muito pelo que lutar. Vamos valorizar nossas vidas e inspirar os outros a fazerem o mesmo. A vida é preciosa e, enquanto estamos aqui, devemos nos esforçar para vivê-la plenamente e com gratidão. Juntos, podemos transformar desafios em oportunidades de crescimento e superação.

Inserida por viniciuspraseres

⁠A falta de preservação das culturas africanas pelos próprios africanos é uma questão complexa e multifacetada, que merece uma reflexão séria e crítica. Em muitos casos, vemos um desafio na preservação das tradições e valores culturais devido a uma variedade de factores, como influências coloniais, modernização rápida, migração e urbanização.

A colonização europeia, que se estendeu por séculos, teve um impacto devastador nas culturas africanas, com práticas como a imposição de línguas estrangeiras, a repressão de crenças e tradições locais, e a exploração econômica que levou à desvalorização das culturas autóctones. Após a independência, muitos países africanos enfrentaram desafios na reafirmação e preservação de suas identidades culturais, enquanto lutavam contra as consequências do legado colonial.

Além disso, a rápida modernização e globalização têm levado a uma homogeneização cultural, onde as influências ocidentais muitas vezes suprimem as tradições locais. O crescimento das cidades e a migração rural-urbana também contribuem para o distanciamento das comunidades das suas raízes culturais.

É fundamental que os africanos reconheçam a importância de preservar e valorizar suas culturas, não apenas como parte de sua identidade, mas também como um recurso precioso para o mundo. Isso requer um esforço coletivo, incluindo políticas de educação que valorizem e promovam as culturas locais, iniciativas de preservação lideradas pela comunidade e uma mudança de mentalidade em relação à importância da herança cultural.

No entanto, é importante abordar essa questão com sensibilidade, reconhecendo as complexidades envolvidas e evitando cair em simplificações ou generalizações. A preservação cultural é um desafio global que requer um compromisso contínuo e uma abordagem holística para garantir que as vozes e as tradições das comunidades africanas sejam ouvidas e respeitadas.



O dilema dos valores e preservação das culturas africanas
Todos os direitos reservados

Inserida por Susatel

⁠Não desiste, Deus existe...!!!
(Nilo Ribeiro)

Existe dia bonito,
existe dia nublado,
importa-se com seu espírito
para que ele seja abençoado

existe água transparente,
existe água poluída,
importa é a alma da gente,
importa é ela ser benzida

erros e falhas acontecerão,
acertos e bondades também,
eleve a Deus uma oração,
receba d’Ele o Amém

arrependa-se do pecado,
Deus, sempre vai perdoar,
tenha Deus ao seu lado,
e tudo, tudo vai melhorar...

Deus É o puro amor,
por isso É Pai e Senhor...!!!

Amém...!!!

Inserida por niloribeiro