Textos reflexivos para professores que inspiram a educação

Batatas!
Um professor pediu aos alunos que levassem batatas e uma bolsa plástica para a aula. Pediu então, que separassem uma batata para cada pessoa de quem sentiam mágoas e as colocassem dentro da bolsa.Algumas bolsas ficarm muito pesadas e, durante uma semana, eles teriam que carregá-las assim mesmo, o tempo todo. Naturalmente, as batatas foram se deteriorando com o tempo. O incômodo de carregar a bolsa mostrava-lhes o tamanho do peso espiritual causado pela mágoa.

Além disso, por terem que colocar a atenção na bolsa para não esquecê-la em nenhum lugar, os alunos deixavam de reparar em outras coisas importantes.
Este é o preço que se paga para manter a dor e a negatividade.

Quando damos importância aos problemas, ficamos cheios de mágoa e raiva. Perdoar é deixar os maus sentimentos irem embora, é a única forma de trazer de volta a paz e a calma. Portanto..
jogue fora suas batatas."

⁠Professor semeador

A semente é lançada
Jogada
Cultivada
Rompe a terra da escuridão
Com mansidão no seu tempo
Trazendo flores e os frutos
Do conhecimento
Da paz e justiça social
Que pensa
Critica
Tranforna
É a liberdade da mente
Que percebe, quebra as correntes
e sente um novo amanhecer
Onde cada ser
Tem voz e vez
Valorize o professor
Precursor de um mundo possivel

Quando um professor olha para uma sala de aula cheia, ele enxerga um universo de possibilidades.
São vários planetas que giram de forma diferente, com seu jeito ÚNICO.
Para entender sobre esse matéria exige muito amor, empatia e persistência.
Parabéns a todos professores que enxergam as diferenças como desafios e não obstácuos.

Um professor trouxe balões e deu um a cada aluno no salão. Ordenou que escrevessem seus nomes, deixou-os no chão e tirou os alunos. Depois disse-lhes: "Eles têm 5 minutos para encontrarem os balões com os seus próprios nomes". Os alunos entraram e enquanto cada um procurava o seu nome acabaram os 5 minutos. Ninguém conseguiu encontrar o seu.

Mais tarde disse-lhes: "Agora cada um pegue qualquer balão e entregue-o ao dono". Em um minuto todos os alunos tinham seus próprios balões!!

Disse o professor: " Os balões são a felicidade. Ninguém vai encontrá-la procurando a sua própria sem se importar com a de mais ninguém. Temos que dar aos outros para recebê-la!"

Aprenda a fazer o bem sem esperar nada em troca, porque outro vai te devolver em algum momento!

FILHOS DO SISTEMA CARTESIANO!

"(...) O Professor bradou altissonante:
-Filhos do sistema Cartesiano ! (...) Ególatras! Poderão ser futuros juristas, mas com essa insensibilidade estarão aptos pra conviver com leis, e não com seres humanos, estarão habilitados para defender ou acusar máquinas, mas não mentes complexas. Discernem sons, mas não ideias e muito menos sentimentos. (...)
(...) O clima ficou pesado, mas o professor Júlio Verne, mostrando uma ousadia que perdera havia muito, explicou para a classe o que era ser filho de um sistema Cartesiano .
-René Descartes, o filósofo Francês, exaltou solenemente a matemática e a posicionou como fonte das ciências. O sistema cartesiano expandiu horizontes da física, química, engenharia, computação. Eis a consequência! - E apontou para seu computador. os celulares dos alunos, a iluminação do ambiente, o sistema de som e a estrutura do edifício.

E depois de uma pausa o professor acrescentou, entristecido:
-A tecnologia está pulsando ao nosso redor. Mas o mesmo sistema lógico-matemático que nos faz exímios construtores de produtos sequestrou nossa emoção, prostituiu nossa sensibilidade, asfixiou a maneira como encaramos e interpretamos o sofrimento humano. (...)
Déborah, inquieta, disparou seu insight.
-Incrível. Tudo se tornou números frios.
-Sim, Déborah. A dor humana virou estatística.
Peter embasbacado, comentou:
- Cem morreram em ataques terroristas no mês passado. Mil morreram de câncer esta semana. Dois mil se suicidaram nesta cidade no ultimo ano. Milhões estão desempregados no país. Secos números que não nos impactam mais! Quais foram suas histórias, que crises atravessaram e que perdas sofreram? Quais os nomes dos mutilados na Segunda Grande Guerra? Pela fome, por traumas, rajadas de bala? Que história eles possuíam? Que lágrimas choraram? Que medos abarcaram o psiquismo deles enquanto se aproximavam do ultimo fôlego da existência?

(Trecho do livro O colecionador de lágrimas)

⁠Dia do Coordenador Pedagógico

Na escola ela veio pra somar,
Ao professor está sempre a ajudar,
Com o olhar cuidadoso e criterioso
Aos alunos está a observar,
Para que eles tenham
Boas notas sem desanimar.
Quando necessário ela chama atenção,
Pensando no bem de um futuro
Bom cidadão.

Nunca serei teu professor.
Nunca terei discípulos.
Recuso-me a sistematizar meu conhecimento pra transmissão.
Recuso-me a aceitar sistemas.
Sempre que me disponho a pensar sobre um assunto, faço-o do zero.
Tudo o que aprendi, se é que aprendi, está integrado à minha vida.
Não à minha memória.
Não possuo conhecimento algum.
Sou-o ou não o sou.

Inserida por asmotelicos

Anos Incríveis

“Quando somos crianças, somos um pouco de cada coisa, somos artistas, professores, cientistas... Às vezes parece que crescer é desistir destas coisas UMA A UMA. Todos nos arrependemos por coisas dais quais desistimos. Algo que sentimos falta, desistimos por sermos preguiçosos ou por termos medo.Existem pessoas que passam em nossas vidas e vão embora e nunca mais ouvimos falar nelas, outras entram e permanecem para sempre. E há aquelas que passam e vão embora, mas jamais as esquecemos. O Amor nós obriga a fazer coisas engraçadas, ele nos torna orgulhosos, ele nos deixa arrependidos... E mesmo que eu não soubesse que caminho nos iríamos seguir, eu sabia que não podia deixar ela sair da minha vida.Havia dias de escola em que eu achava que não havia motivos nenhum para sair da cama. Dai eu me lembrava que eu iria vê-la, meu dia estaria repleto de momentos com possibilidades, ai eu tinha certeza que algo iria acontecer.Crescer é algo que acontece muito rápido, um dia estamos de fralda e no outro já estamos indo embora, mas as lembranças ficam no tempo. Me lembro de um lugar, de uma cidade, de uma casa como muitas outras casas, um jardim como muitos outros jardins, uma rua como muitas outras ruas, certas coisas marcam nossas vidas, e jamais esquecemos.E depois de todos esses anos eu continuo a me lembrar desses anos com admiração e penso:
Foram anos Incríveis.

Inserida por Joade

Dia do Professor & Numerologia

Comemora-se no Brasil no dia 15 de Outubro.
O natalício 15 (o mesmo que o da nossa República) representa a ambição, o ideal, a meta.Quando é feita a soma do 1 com o 5 resulta em 6 que traduz amor, lar e nutrição.Analisando os algarismos de 15 separados vemos que o 1 da dezena representa a liderança que muda e o 5 da unidade potencializa emoção e aventura.
Outubro é mês 10 tendo como significado mudanças.
O número da ação, ou atitude, é conseguido com a soma do dia e mês de nascimento.Em seguida esta soma é reduzida a um só algarismo.
No caso do Professor somamos 15 com 10 obtendo o 25 que tem por significado "mente brilhante". Os algarismos de 25 são novamente somados surgindo o 7, número que sintoniza caminho, fé, desenvolvimento,progresso.
O ano pessoal dos professores no Brasil vale até 14/10/2013.
Vamos somar todos os algarismos de 15/10/2012 (1+5+1+0+2+0+1+2)
para obter o 12. É ano de muita dedicação e altruísmo:valorizar o "ter", mas prevalecer o "ser".12 é o número de meses do ano e dos apóstolos de Cristo.
Queridos professores, estamos num ano pessoal 3 (1+2) e a principal ferramenta tem que ser a comunicação e a criatividade.


Um abraço em todos e parabéns!

Inserida por NeusaStocco

Professor não é só áquele que tem um diploma na parede,
é áquele que faz acontecer que come giz e tem tinta nas veias,
professor é todo áquele que diplomado ou não tem algo a ensinar sendo por livros ou pela vida,
áqueles que estão com você não só dentro de sala, mas nos corredores, cantinas, pátios e portões.
Áqueles que te cobram "Hei! Cadê o uniforme heim?", áqueles que te dizem "Deçam daí meninos.",
mas que um segundo depois te elogiam.
São áqueles que varrem o chão e limpam as carteiras de sua sala.
Áqueles que fazem sua merenda e que muitas vezes esquecemos de dizer obrigado.
São pais e mães, tios e tias, padrinhos e madrinhas, avós e avôs e as vezes nem parentes são.
Mas nos orientam e nos educam.
Parabéns a todos os professores e educadores por este dia.
Feliz dia do Professor.

Inserida por Edmilton

Todo professor precisa ser diretor e/ou coordenador no decorrer de sua carreira. Após a gestão escolar, sairá mais maduro quanto aos problemas gerais da educação e com mais maturidade pedagógica. Costumo brincar que quando saímos da universidade estamos prontos – “a massa cinzenta” – para ir ao forno e, quando saímos da gestão escolar estamos prontos para alimentar um batalhão.
Profª Coraci Machado

Inserida por coragoiana

Kamiki: Professora! O Professor Neigauz deveria ser o instrutor dessa aula. Por que houve uma transferência na parte mais importante da matéria?
Kirigakure: Bem...foi por uma gravidez! Gravidez!
Kamiki: O Professor Neigauz é um homem!
Kirigakure: Ah, talvez ele tenha que tomar conta de criança ou algo assim. Que saco. Pergunte esse tipo de coisa para o diretor!

Inserida por ShiinaAyato

Bulling, bulir, bulinar e bulhufas.

Amiga virtual do Facebook escreveu...gente....meu professor está me bulinando!
Como ela é gostosinha, melhor dizendo, gostosona, interessei-me de imediato, porque é da natureza humana meter o nariz onde não se é chamado e onde não se pode meter outra coisa.
Não descobri onde ela quis chegar nem se o professor chegou onde todo mundo queria.
Fiquei sem entender bulhufas.

Inserida por marinhoguzman

Deus Um Professor Perfeito!
Tenho aprendido a lutar, tenho aprendido a sonhar, tenho aprendido a respeitar e tenho aprendido a escolher.
Um dia tive que enfrentar uma batalha, Deus me ensinou a vencer.
Um dia tive que correr atrás de um sonho, Deus me ensinou primeiro a ter Fé.
Um dia tive que encarar muitas pessoas, Deus me ensinou primeiro a dialogar.
Um dia tive que andar por dois caminhos, Deus me fez escolher o DELE...
Assim sigo a vida com Deus, vivendo e aprendendo com meu Eterno Pai, que também posso chamá-lo de Professor...
Te Amo Deus Maravilhoso!

Inserida por tarcisio29custodio

ALEGRIA DE PROFESSOR

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Meu querido ex-aluno; é com satisfação e grande orgulho que o reencontro e constato que você se formou um homem digno. De bem. Admiro grandemente sua desenvoltura e a simpatia no atendimento a tantas pessoas diferentes. De culturas, condições econômicas diversas e temperamentos opostos. Venho sempre aqui, por se tratar de um espaço gastronômico democrático, ao alcance até mesmo de um simples professor como eu. Você deve ser novo nesta casa, pois é a primeira vez que me atende.
A propósito, sabe quem vi um mês atrás? Marcele; a menina endiabrada e linda que adorava beijar os meninos da classe para provocar ciúmes em todos eles; lembra? Ela também está ótima; bem sucedida como você. Trabalha honestamente. Creio que se tornou comissária de bordo. Quem não encontro faz muitos anos é o Tião Azulão, aquele menino tímido que a turma toda zoava por causa do cacoete com os olhos, mas tive notícias suas que me deixaram feliz como estou agora: ele comprou um terreno de bom tamanho, na roça, depois de receber uma ótima indenização por processo movido contra uma empresa em que trabalhou. Nesse terreno, Tião arregaçou as mangas e fez uma bela plantação de coqueiros. Fornece cocos para vários quiosques em uma praia do Rio.
Bem; agora preciso ir. Foi realmente um prazer encontrá-lo. É sempre ótimo ter boas notícias de meus ex-alunos. Saber que seguiram suas vidas com dignidade, não importa em que profissões. Com muito ou pouco estudo, muita gente se perde pela vida e julga ter sucesso, tão somente por ganhar muito dinheiro com o que faz, mesmo levando a sociedade ao caos. É o caso dos traficantes, agiotas, milicianos, sequestradores, políticos e similares. Ainda bem que vocês, ao invés disso, têm coragem para trabalhar.

Inserida por demetriosena

Ler é um ato social. Hoje sou professor e meu ofício é ler. Leio tudo, leio de tudo. Chitãozinho e Xororó dizem: Nascemos para cantar.

Eu digo: Nasci para estudar. Estudo todos os dias. Quando preparo uma aula estou estudando. Quando dou uma aula estou estudando. Quando corrijo uma prova, estou estudando. E o melhor de tudo. Sou pago para isto.

Sou um profissional das letras e posso dizer com muita fundamentação que ler é um ato social. Há poucas semanas recomendei na sala de aula que os alunos lessem a obra de Agatha Christie "O caso dos dez negrinhos". Qual não foi minha surpresa quando uma aluna retornou no dia seguinte e disse. Professor, estou lendo o livro e gostei muito.

Através da leitura interagimos e modificamos a sociedade. É muito importante tentar fazer uma seleção de boas obras. Porém o leitor é quem julgará se o livro é bom ou ruim. Você pode até não gostar de Paulo Coelho mas ele é o escritor brasileiro mais vendido no mundo. Isto significa que muita gente gosta dos livros deles.

"Não indique livro ruim para seu aluno. Pode ser a sua primeira e última leitura."

Antes de oferecer clássicos para o seu aluno, ofereça livros populares que despertem o amor pela leitura. Ler é um exercício. Para nos tornarmos bons leitores precisamos ler sempre. Após adquirir o hábito da leitura, poderemos começar a estabelecer critérios próprios e nos encaminharmos para a leitura dos clássicos.
Prof. Nilo Vieira - 2015

Inserida por professornilo

E ai professor? Professor o que te faz ser um bom professor? Pra você o que é ser um bom aluno?
Como eu também sou professora respondo como tal... Pra mim ser um bom professor vai além de deter a maior quantidade de conhecimento, é muito mais do que ter uma boa didática... Ser professor é incentivar todos seus alunos sem distinções, é tratar todos com a devida importância, é saber elogiar e criticar, sempre de forma construtiva, com certeza não é privilegiar uns em detrimento de outros. E o que é um bom aluno? É aquele que é esforçado, que busca aprender com seu professor e busca sua simpatia sem precisar usar da conhecida "babação", é aquele que reconhece o valor de uma educação de qualidade. Então no meu ponto de vista, as respostas das perguntas se assemelham... Professores e alunos, devem estar unidos no mesmo propósito, uma educação de qualidade. E isso basta!

Inserida por anaclaudiaribeirob

Há quem diga que o professor, perdeu as cores vistosas de outrora, mas não, hoje mais do que nunca continua a ser um cidadão excelso, porque é a propulsão de um mundo melhor.
Dedicado e esperançoso, insiste em plantar sementes de sabedoria em terras que tantos desacreditam,
julgando serem de pouca fertilidade. Igor Brito Leão

Inserida por IGORBRITOLEAO

O professor é um instrutor neste modelo de educação por módulos como se fossem produtos, reproduzidos e distribuídos. É uma visão de modelo industrial da EaD que nas pesquisas Bechavioristas estavam aliadas às práticas de instrução programada. Um novo desenho educacional começou com CMC (Comunicação Mediada por Computadores) oferecendo atividades pedagógicas e recursos tecnológicos mais específicos. Contudo, o professor ainda é um co-responsável pelo resultado.
Conforme Gunawardena e McIsaac (2004) o aluno de EaD é o responsável por seu processo de aprendizagem e resultados devendo desenvolver as características de independência e autonomia.

Referência:
GUNAWARDENA, C.N., MCISSAC, M. S. Distance Education in Handbook of Research on Educational Communications and Technology: A Project od the Association for Educational Communications and Technology, Por David H. Jonassen, Association for Communications and Technology, Lawrence Erlbaum Associates, 2004.

Inserida por JaniaraLimaMedeiros

[...] "Quanto vale um professor e a formação das gerações futuras em nosso quadro social?
Oxalá fossem os salários, proporcionais ao impacto e relevância social da atividade exercida.
Afinal, não apenas através da medicina é possível se salvar uma vida.

Mas, a sociedade vendida ao camarote, assiste imóvel ao cúmulo da desvalorização
Dos mestres nas salas de aula; Dos ‘valores’ a inversão.

Um verme de paletó e gravata, valendo-se dos privilégios de ser político,
Desviando rios de dinheiro e fazendo o eleitor de otário;
Enquanto um professor dedicado, Socialmente indispensável e devidamente formado,
Faz malabarismos intermináveis com as migalhas que lhe ensinaram a chamar de salário.

Elites políticas aprenderam há séculos, a fazer papel de parasita.
E o fazem muito bem, infelizmente. Sugam tudo o que podem, até de quem mais necessita.
Pensam: “Pra quê investir em Educação se o que nos mantêm é a doce alienação?”
“A essa gente, já lhes basta circo e pão!”
[...]

Inserida por Sociologizando