Textos reflexivos para professores que renovam a paixão pelo ensino
A doutrina de Jesus, desde seu início encontrou resistência nas pessoas que a ouviram. Muitos de seus seguidores foram perseguidos e até mortos. O ensino de Jesus em um primeiro instante parece fácil e bonito, mas quando analisado em profundidade impõe muita renúncia a quem se dispõe a segui-lo. O próprio Cristo falou dessa resistência em sua parábola do semeador. A semente foi lançada em todos os tipos de terreno mental e espiritual. Parte da semente foi jogada entre os espinheiros que representam os cuidados do mundo; depois de germinada os cuidados do mundo sufocaram a planta e ela morreu. Outra parte caiu em terreno pedregoso: a semente germinou, mas porque não havia terra suficiente a planta morreu, quando vieram os raios do sol. Apenas uma pequena parte caiu em terreno propício à germinação da semente, ao crescimento da planta e a consequente produção de frutos por ela. Por outro lado, Paulo apóstolo, autor do primeiro documento do novo testamento, desde o começo de sua pregação no primeiro século, não deixou de alertar à Igreja nascente que a nossa verdadeira pátria não se encontra aqui, mas no céu. E que os cristãos não se acomodassem às coisas do mundo. Dessa forma a Igreja está no mundo para transformar os seguidores de Jesus em novos Cristos que a exemplo de Cristo se proclamou como "a luz do mundo" e esses seguidores também devem ser luz para o mundo. O que vemos nos dias de hoje? Um movimento contrário: o líder espiritual - o papa -, trazendo para dentro da Igreja tudo o que a Igreja em seus quase dois mil anos de existência condenou como algo pernicioso e incompatível com a santidade que deve ser a meta do cristão. Vemos um papa preocupado em combater o efeito e não a causa do que poderia ser considerado mal. Vemos um papa dando claras mostras de simpatia pelo ateísmo e pelo comunismo, chegando ao ponto de preferir o ateu ao católico que se porta com hipocrisia. Ora, o católico, mesmo que se porte de forma hipócrita em certos momentos, é superior espiritualmente falando ao ateu que não crê em Deus. Se não crê em Deus, muito menos em Jesus que se disse Filho de Deus. O católico - se acha tempo para ir à Igreja, no fundo acredita em Deus e por tabela em Jesus. Como escrevi no começo, a palavra de Jesus não é de fácil digestão por quem a ouve e muitos se revoltam ou ouvem apenas aquilo que lhes interessam. Se nos dias de hoje, muitos seguidores do Papa se declaram como fãs dele, devemos concluir que o Papa não está pregando o Evangelho verdadeiro de Jesus como todos os seguidores de Jesus anteriores ao Papa o fizeram. Ainda bem que a Igreja não é uma empresa, pois se fosse estaria a caminho da falência. Nenhuma empresa sobrevive com o próprio diretor presidente falando mal dela. O papa denigre desde os dirigentes espirituais da Igreja até os fiéis que vão à missa. Mas a Igreja não acabará. Nem o ensinamento verdadeiro de Jesus será contaminado pelo ensinamento falso do papa atual.
Cuidado com o que vê, ouvi e fala, porque se vê não julgue pela primeira aparência que o que viu apresenta, se ouvi cuidado ao ficar espalhando o que não tem certeza e nem sabe se é verdade, se fala preste atenção no que falou, pois palavras pode machucar e ferir alguém, pode causar discórdia e se voltar contra você, mas se vê e olha com os "olhos" do coração, se ouvi e procura saber se é verdade antes de ficar espalhando e põe em prática os conselhos bons que lhes falam e se fala e toma cuidado com o que fica falando então você é muito mais do que imagina ser, pois vale mais errar e aprender com os erros do que saber o que é certo mais fazer tudo errado.
"Como a universidade para a maioria do corpo congregado é um biscate intelectual, um local de exercicio ocioso, o "local de trabalho" de tantos professores faltosos, dos rotineiros repetidores de aulas preparadas há dezenas de anos, ou dos que "enchem o tempo" com improvisadas preleções, tem de recusar o trabalhador justamente porque é trabalhador, porque, se o deixasse entrar nas faculdades, criaria problemas e exigências de aprendizado para o trabalho efetivo, atualmente ignorados"
Digamos que um diploma não capacita ninguém, é apenas um papel, se você o rasga o que acontece? Isso mesmo nada. Há pessoas com diploma que não sabe a diferença entre o mas e mais, você talvez pense, mas isso não as desqualificam, sim isso as desqualificam a ponto de não encontrar emprego nem para varrer rua, já tantas outras sem ao menos um diploma são muito mais sucedidas, quer um exemplo? 32 dos 100 Homens mais ricos do mundo tem apenas o ensino médio. Então o que quero dizer é que o importante é o que você sabe não o que está escrito que sabes
Estamos em constante lapidação, renascimento e transformação, e se não for assim não vale a pena viver. Eu já fui de vários jeitos, vivi de forma que não era eu. Não nasci assim, e me perdi na vida, me perdi por um amor de juventude que só foi correspondido enquanto foi necessário, eu não era eu. Vivi momentos felizes, mas também muitos momentos tristes, de desesperança, de solidão, e me perdi nesse momento de mim. Reencontrar foi duro, dolorido, mas gratificante. eu cresci. Demorei a encontrar meu caminho, minha meta, meu Eu. Descobri nessa jornada, vários amores, experimentei coisas novas, mas também muitos temores, pois o caminho era difícil e tenebroso, mas tudo: as dores, o sofrimento, a doença, a esperança, a vontade se fundiu numa coisa só. Se fundiu num renascimento e vontade de Ser, e já não tento mais ser quem não sou, porque me posicionei, me descobri, me amei antes de tudo e agora cuido com carinho e esmero de mim, isso forma o caminho novo que deve com cuidado, ser trilhado. Ninguém nasce educado, bonzinho ou mal, são coisas que se aprende na vida, e que devemos mudar, melhorar pra alcançar nossa essência, não deixando jamais de sermos nós. Traçando metas, superando a cada dia o que deve ser melhorado até atingirmos nosso ideal. Nosso lema deve ser; ser gratos, fazer e ser feliz. Ser gratos por; ter a vida, ter saúde, nossa casa, trabalho, família, e a oportunidade de crescer, de melhorar e aprender. Ser feliz: comigo mesma, com meus amigos, com a família, com o amor que escolho pra vida. Fazer; os que estão a minha volta também se sentirem bem, especiais e felizes, me dedicando e dando o melhor de mim em tudo e a cada momento. A perfeição talvez jamais será alcançada, mas a melhora como ser humano é uma obrigação.
Tanta disputa por poder, tanta vaidade, tanto nariz empinado... Mas tenhamos conciencia que o que nos une é muito mais forte daquilo que nos separa... O amor de Deus... Não deveríamos lutar por placas, mas darmos as mãos e andarmos juntos, os time não são inimigos, somente adversários, empresas são somente concorrentes, igrejas não deveriam ser tão religiosas e sim de Cristo, as pessoas deveriam dar mais as mãos por acolhimento do que por cobrança... Somos criaturas vindas do pai e cheias de vida para dar vida e não ao contrário, escute mais, aconselhe mais, ame mais, seja gentil um nível a mais, seja presente... E ore e ensine mais...
Vai chegar um momento que não vou aguentar e vou perguntar “Porra, sera que você não gosta de mim nem um tantinho assim?” Mesmo sabendo da resposta “Não” assim mesmo na lata vai ser de cortar o coração, o meu coração o que pode ate ser uma coisa boa porque ficar ai pelos cantos fazendo mil planos pra nada? Bem… Se for pra ser assim, prefiro encontrar alguém que realmente goste de mim.
Quando você se fecha em seus pensamentos, acreditando que estes são únicos, corretos ou que simplesmente são geniais, deixa de aproveitar todo conhecimento que outras pessoas tem a oferecer e compartilhar, o tempo irá passar e você simplesmente continuará vivendo a mesma rotina viciosa parado no tempo. Não te percas, a estrada é longa mas a chegada é igual para todos.
Há dois tipos de socialismo: O primeiro é o socialismo sujo, onde o dinheiro dos outros é desviado para pessoas que não desejam trabalhar e assim garantir a perenidade do poder dos monarcas. O segundo é o socialismo verdadeiro, que promove a inclusão, distribui trabalho e oportunidades iguais para todos, investe na educação pública e na qualidade do ensino, e faz a gestão dos recursos humanos, com vistas à produção de bens e serviços de excelência, onde todos ganham e crescem com dignidade, são livres e iguais em direitos e deveres.
Incrível a distância entre aqueles que estão torcendo pela implantação e a disseminação da tecnologia 5G, e os que moram em favelas, sem esgoto, água, luz, pavimentação, ensino de qualidade, lazer ou cultura, e por vezes nenhuma esperança em um futuro mais confortável. Se de A até Z fosse uma volta completa em um círculo, mesmo A e Z juntos, essa distância é a volta. Não é casualidade, mas sim previsto, proposital.
As vezes é preciso ir muito longe para se chegar mais perto, é preciso seguir em frente para voltar a acreditar que vai dar certo, as vezes é preciso aprender a deixar ir e é preciso ter força, coragem e oxigênio para desfazer verdades absolutas e abrir o coração para o que há de vir. É preciso deixar que seja a vida a refazer o nosso mapa do coração, é preciso dizer não sem sentir um peso, é preciso aprender a aceitar que é bom sermos nós em primeiro lugar, é preciso acreditar que há e haverá sempre razões para acreditar, razões para respirar, razões para ter esperança e não desistir nunca de lutar.
..."Todo fruto verde tem a casca dura e o gosto acro. Assim como os frutos são as pessoas, que precisam de tempo para amadurecer. Ruim mesmo é quando esse fruto amadurece na árvore e lá permanece ou por que ele está longe do alcance das pedras ou por que sem cair lá ele apodrece."... Ricardo Fischer
"Na Educação Interdimensional, é preciso articular os fins e os meios da ação educativa, para desenvolver integralmente as dimensões do aluno, através da metodologia que valoriza o pensamento da educação ativa, para condicionar o educando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso."
A preguiça de se informar, de buscar o saber que está lá e é gratuito, se aplica em qualquer área do conhecimento humano, pois nos devemos evoluir, nos instruir. Pois a ignorância em qualquer de suas manifestações é um estado de miséria para o ser humano. No curso história a humanidade adotou como modo corrente de existência um padrão, deplorável lamentável. A maior parte da humanidade, geração após geração, viveu e vive ainda semelhante aos animais: seus objetivos se limitam a busca de satisfação de seus instintos e necessidades básicas: comer, beber, descansar, acasalar e procriar, em seguida almejam a busca da satisfação de suas ambições de acúmulo de bens e de domínio sobre os demais. Este plano de consciência é o mais primário da escala, um estágio apropriado para os cães, os porcos e os dementes, porém absolutamente indigno para nós que nos dizemos seres superiores aos animais, seres racionais e Pensantes. Perdendo o tempo precioso e curto que nos é dado nessa vida, criticando, tentando enfiar nossos achismos nas cabeças dos demais, jogando tempo fora, entretendo-nos em jogos, afrontando, brigando, julgando, lamentando, xafurdando no lamaçal da pequenez. E aí queremos ser superiores aos animais em que? Se não aprendemos, estudamos, lemos, evoluímos.
Dizem por ai que é preciso ter certo grau de coragem para ser solteiro hoje em dia, especialmente em uma sociedade que nos cobra e impõe tanto que você não seja sozinho. Às vezes pode se tornar estranha essa cobrança seja da sociedade amigos ou familia, mas a menos que você conheça alguém muito especial, não entre em desespero e aceite a situação e não aceite o primeiro(a) que aparecer somente para evitar a solidão e carência afetiva. A solidão se bem trabalhada e usar da sabedoria, pode se tornar uma alida, pois é ai que nos conhecemos melhor, sabemos dos nossos limites, podemos sonhar e realizar com liberdade. Alguns diriam que quem tem Deus nunca esta SÓ, concordo, mas podemos ser solteiro e ter uma vida intensa, sem libertinagem e safadezas, mas uma vida vibrante e cheia de luz. Outra coisa, ficar pulando de galho em galho, acabamos não conhecendo ninguém e nada enraiza, será muita festa por horas e um imenso vazio eterno. Quem não sabe o que procura, não saberá dar valor quando encontra. Devemos ser verdadeiros aos nossos ideais, manter a nossa essencia e principios, e não por ser solteiro ter que seguir modas, vaidades e ostentacões desnecessárias. Ser solteiro é conhecer nosso próprio valor e ser feliz com o que somos. Nunca parar, seguir avante e se alguém nos acompanhar na caminhada, será por que realmente temos algo bom pra oferecer além de bens... Como diz o ditado : Você não precisa ser casado pra saber e ensinar coisas sobre o amor. Tenha a seu lado alguém que agrege e não supra a sua carência. Mas antes de tudo Ame-se...
Mundo estranho, onde mesmo dizendo ser seguidores de 'Deus' fazem distinção entre tudo e todos e como exemplo, raças e cores. Mas não para aprender com os distintos, nem apresentar-lhes os seus ensinamentos. Não para evoluir para eles ou com eles, mas dizendo devem ser extintos. Que 'Deus' é esse? Mundo estranho!
Os excessos do sistema de competição e de especialização prematura, sob o falacioso pretexto de eficácia, assassinam o espírito, impossibilitam qualquer vida cultural e chegam a suprimir os progressos nas ciências do futuro. É preciso, enfim, tendo em vista a realização de uma educação perfeita, desenvolver o espírito crítico na inteligência do jovem. Ora, a sobrecarga do espírito pelo sistema de notas entrava e necessariamente transforma a pesquisa em superficialidade e falta de cultura. O ensino deveria ser assim: quem o receba o recolha como um dom inestimável, mas nunca como uma obrigação penosa.
Um mundo igualitário, justo e fraterno com as mesmas oportunidades de felicidade para todos, indiscriminadamente, é sem duvida o maior ideal sonho de todos os educadores, administradores escolares, pedagogos, professores e recreadores nas diversas escolas do mundo. Enquanto os diversos governos educacionais e de ensino não percebem que o melhor caminho para a pedagogia do seculo XXI é a educação integral e inclusiva, com a participação identitária e a cidadania, é pelas artes e pelas atividades criativas escolares que podemos preparar as nossas especiais-iguais crianças e nossos jovens da mesma forma para uma vida adulta mais próxima de nossa realidade contemporânea e assim acelerar de forma digna por um pre movimento pedagógico autônomo baseado na liberdade para um futuro cada vez mais próximo na mesma direção.
Diante da concepção de que não há uma metodologia única capaz de contemplar a diversidade de uma sala de aula, acredito que não há educação significativa, se a mesma for dissociada da realidade do aluno, e muito menos se a mesma não for focada no desenvolvimento integral, que seja capaz de perceber a individualidade do aprender que cada discente trás consigo e precisa ser apropriado por ele.
As notas da maioria daqueles que falam de bons relacionamentos fraternais, conjugais e familiares são sempre baixas, visto que mostram suas alegrias, coragem e cordialidade só quando falam em público, se afastando da presença dos demais convidados que estão debaixo do mesmo teto, inclusive ignorando o próprio convívio e a prática de seus ensinamentos quando estão condicionados sob as mesmas cangas da separação.
- Relacionados
- 27 mensagens de boas-vindas para professores no início do ano letivo
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- Mensagem de reflexão para Professor
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Aprendendo a Gostar de você
- Um dia a gente aprende