Textos reflexivos para professores que renovam a paixão pelo ensino

O modelo de política educacional quantitativa – com diplomas universitários praticamente vendidos em quermesses – é a tradução mais fidedigna do velho e bolorento populismo. A Educação precisa ser qualitativa. Menos e melhores diplomas universitários. Menos burocratas e mais lideranças. A Educação, sem dúvida alguma, é a mais importante política de Estado. A base de tudo.

Inserida por andrercostaoliveira

Os excessos do sistema de competição e de especialização prematura, sob o falacioso pretexto de eficácia, assassinam o espírito, impossibilitam qualquer vida cultural e chegam a suprimir os progressos nas ciências do futuro. É preciso, enfim, tendo em vista a realização de uma educação perfeita, desenvolver o espírito crítico na inteligência do jovem. Ora, a sobrecarga do espírito pelo sistema de notas entrava e necessariamente transforma a pesquisa em superficialidade e falta de cultura. O ensino deveria ser assim: quem o receba o recolha como um dom inestimável, mas nunca como uma obrigação penosa.

Albert Einstein
Como vejo o mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
Inserida por MarcioAAC

Bom dia... Olha o dia lindo que Deus nos deu... E para que completemos a obra Dele, temos que carregar em nosso coração coisas boas, depende muito de nossas ações se teremos muitas vitórias ou aprenderemos algo a mais com alguma perca, mas para que o dia inicie e termine belo, precisamos crer, em nossa capacidade, e colocar em prática sempre para o bem tudo que aprendemos, ir atrás do que queremos e sempre sendo guiado pelo nosso Deus... Tenha um ótimo dia... ah! Sorria e seja gentil sempre

Inserida por valdirventuri

Mesmo que os caminhos se alterem e o tempo prossiga, a água sempre recorda por onde passou. Assim como as correntes hídricas guardam a memória de seus trajetos, nossas experiências moldam quem somos, deixando uma marca indelével em nossa jornada. A sabedoria está em aprender com cada curso que a vida nos proporciona, lembrando que, assim como a água, somos moldados pela história de nossos percursos.

Inserida por Barreto_Amade

Todo povo tem como costume usar a própria cultura e costumes como escudo contra os estrangeiros, porém não seria excelente usarmos a cultura do Reino dos Céus a nosso favor...falo isso porque muitos desprezam esses hábitos dos Céus, por viver neste mundo, assim colocando em cheque os ensinamentos do nosso Rei e mestre Jesus Cristo.

Inserida por Luizdavi

⁠A doutrina original, de tempos remotos, foi rotulada como "Usos e Costumes" com a chegada da modernidade, e esse rótulo se manteve. É importante salientar que o propósito por trás da criação de um rótulo é desvalorizar seu objeto. No entanto, o que os criadores e transmissores desse termo não mencionaram é que esses "usos e costumes" fazem parte da cultura celestial, e as igrejas modernas, na realidade, absorveram completamente a cultura terrena e secular.

Inserida por iptdv

⁠“O corpo é o auxiliar do ego. Se você aniquilar o ego, o Ser se revelará em todo seu esplendor. Jesus, o Cristo, nos dá esse ensinamento: o corpo físico é a cruz. Jesus, o filho do homem, é o ego ou a idéia "eu sou o corpo". Com a crucificação do ego, revelou- se o Cristo em sua essência.”

Inserida por mahayoga

⁠Bonita, inteligente, educada, malhada, gostosa, calma, paciente, esportista, dedicada, determinada, acorda cedo, faz a cama, discute política, discute sobre qualquer assunto, ama os animais, a natureza, quem faz esporte, mas também ama o caos, quem a provoca, irrita, quem a faz lembrar do quão valioso é ter paz. Autoconhecimento e saúde é o que emancipa um ser, uma sociedade, pessoas que conhecem mais suas dores, fraquezas, potências e alegrias são pessoas mais colaborativas e conscientes socialmente. Pessoas que não fazem isso estão fadadas a destilar todos os seus conflitos nos outros e na sociedade. Por um mundo com pessoas que buscam se conhecer, acreditar que a revolução só acontece de dentro e não para fora.

Inserida por vivilinares

Se você não olha mais o passado das coisas ruins que te aconteceram, você simplesmente apaga as redes neurais que o vivenciaram. E assim, é como se você não tivesse vivido a dor daquilo, ainda que você tenha aprendido a lição. Ou seja, você tem o poder de recriar suas redes neurais para deletar o que é infrutífero e te causa dor, e preservar apenas o que te faz evoluir, que são os aprendizados.

Inserida por nayzash

A relação entre a tecnologia e o meio estudantil nunca foi pré-estabelecida por pressupostos fixos, sendo assim, não existe uma linha tênue do emprego da tecnologia na educação. Partindo da perspectiva social, a tecnologia vem sendo usada para meios de entretenimento, fator que a torna extremamente atrativa não só para o lado bom, mas para o lado ruim também. O seu emprego no meio estudantil quebra paradigmas de aprendizado que permeiam séculos. Sua flexibilidade e facilidade de uso abrem novos horizontes de possibilidades de métodos de ensino.

Inserida por thiago_martins_1

Com o tempo aprendi, que o Mundo é multicolor e que essa visão apenas depende de cada um de nós. Aprendi que ... todos os dias apenas precisamos de olhar o Outro com afecto. Aprendi que existem pessoas que nos açambarcam a alma e o coração em gestos. Estou grata a TODOS que me lêem, que recebem as minhas palavras e as embrulham em ternura e esperança e de novo as lançam ao mundo numa sementeira de AFECTOS!

Inserida por ines_climaco

Não vou definhar esperando que ele venha me buscar. Não se preocupe com isso. Posso não ter tido uma boa mãe, mas se tem uma coisa que ela me ensinou foi a sobreviver. Isso é algo que sei fazer muito bem (...). Posso demorar um pouco, mas vou tirar aquele homem da minha cabeça e do meu coração.

Inserida por pensador

Viver por suas convicções te faz muitas vezes divergir, quando aquilo que te é apresentado não é a verdade que acredita, isso é ser crítico e não acrítico. É viver por aquilo que acredita e se estiver errado em algum momento, tem que saber reconhecer seu erro, e traçar um novo caminho sem se arrepender, pois têm a liberdade para fazer suas escolhas sem intervenção de ninguém para escolher o seu destino.

Inserida por adryano_fesan

Sem letras e números na lousa foram mais significativos, do que cem letras e números no quadro escolar. Não é ensinando o aluno que o professor vai conseguir fazê-lo aprender, mas a forma como ensiná-lo e abordar o conteúdo, para que seja possível a abstração da aprendizagem por parte do educando.

Inserida por oxigenandoosvivos

Tenho um pouco das estrelas no meu coração, levo comigo muita fé e emoção, sempre com os pés nos chão. Meu caminho vou traçando com suor e dedicação, dificuldades tento superar com inspiração. Coleciono memórias, agracedeço vivências, tão únicas, tão exclusivas, tão minhas, experiências.

Inserida por netomontana

Sabe,kkkkk as vezes nós,humanos temos a mania de mesmo errando,continuar insistindo no mesmo erro,só com a intenção de poder manter no ego.Mas como todo mundo sabe,somos humanos,errar esta em nosso sangue,em nosso DNA,e só nós mesmos podemos admitir esses erros,e tentar corrigilos,pois se aprende até com os erros mais bobos ou insignificantes ao nosso ver.Portanto,caso tenha errado,tente mais uma vez,peça desculpa,tente olhar por outra perspectiva,talvez isso faça você mudar de ideia

Inserida por caue_franca

Somos Maquinas? pergunta difícil a se responder. então levo minha resposta ao obvio, não, porém a sociedade esta buscando crer que sim, trabalhamos exaustivamente estudamos sem parar, para termos uma vida melhor, mas esquecemo - nos de ter um tempo em família, de ter união, uma proximidade maior, porém a sociedade que vivemos não nos permite!

Inserida por rennyelton_brown

"O preço que se paga tbm é alto, uma das coisas que sempre busco é ser sincero comigo mesmo e expressar o que sinto de verdade sem rodeios, a verdade custa muito caro, ainda mais para aqueles que escolheram pensar"? E não ser moldado pelo que as pessoas dizem por mais que pareça ser o certo ou uma boa coisa a se seguir, Jesus não criou robôs e sim seres humanos, para não se tornarem uma caixa de informações ou só repetidores de tudo que ele disse, mas transformava Pedras brutas (como Pedro) em obra prima. Ele fez deles pescadores que tiveram um encontro com seu "eu" Jesus levou a eles aí auto conhecimento. Porque quando você reconhece a Jesus vc passa a si conhecer... Vc tem um encontro com a verdade e Ela revela quem vc é!?

Inserida por cleiton_dossantos

As vezes é preciso ir muito longe para se chegar mais perto, é preciso seguir em frente para voltar a acreditar que vai dar certo, as vezes é preciso aprender a deixar ir e é preciso ter força, coragem e oxigênio para desfazer verdades absolutas e abrir o coração para o que há de vir. É preciso deixar que seja a vida a refazer o nosso mapa do coração, é preciso dizer não sem sentir um peso, é preciso aprender a aceitar que é bom sermos nós em primeiro lugar, é preciso acreditar que há e haverá sempre razões para acreditar, razões para respirar, razões para ter esperança e não desistir nunca de lutar.

Inserida por geraldo_neto

Parece ridículo supor que os mortos sintam falta de algo. Se você for adulto quando ler isso – é o que pretendo com esta carta: que você só a leia quando já for adulto –, já terei partido há muito tempo. E terei aprendido quase tudo o que há para se aprender sobre o que é estar morto. Mas, provavelmente, guardarei para mim essas descobertas. Ao que parece, é assim que as coisas são.

Inserida por pensador