Textos reflexivos para professores que renovam a paixão pelo ensino
ORGULHO, crescemos aprendendo a ter orgulho quando o correto seria aprender a deixa-lo, pois ja nascemos com ele e não é atoa que ele é o 1° dos pecados capitais. perdi muitas oportunidades na minha vida por ser orgulhoso, não dar o braço a torcer e não reconhecer que estava errado; perdi muitas oportunidades e tambem o amor da minha vida, achamos que as pessoas sao substituiveis mas no amor não é assim, tive outros amores no decorrer destes anos, mas nenhum me preencheu como o que eu perdi por ORGULHO.
Depois que te conheci você me ensinou coisas muito importantes. Me ensinou a nunca estar presente aonde você não está, a encontrar você no céu quando eu estiver perdido. Quantas coisas você me disse, sem dizer ao menos um palavra. Enquanto estava louco atrás de perguntas era só eu ver em seus olhos que iria saber todas as respostas. Agora o que eu faço da minha vida sem você? Você não me ensinou a te esquecer.
Precisamos aprender a não viver de exceção. Se for para analisar alguma situação, não faça isso só com os casos que deram certo, mas os que não deram certo também. Não use um fato que deu certo para defender cem que não deram. Exceção será sempre exceção, e nunca será sinônimo de certeza.
Mostra-me como seguir-te, filha da ansiedade. Ensina-me o caminho em meio às intermináveis brumas dos teus instintos e guia-me pelas escuras veredas por onde navegas. Logo serei apenas uma lembrança entre os personagens da tua história e já não mais poderei sentir toda essa inquietude. (Trecho de 'O Elo Invisível - O Mentor Virtual II - Lançamento em breve).
Não se aprende num dia para o outro para a perfeição é preciso tempo se você for pacioso sabedoria pois sem ela não da para aprender sintonia é com ela que você melhora cada vez mais paciência pois é com os erros que se constroi a majestosidade firmeza é com ela que você se aperçoa e o mais importante o silêncio pois é com ele que você ouve e faz e tem o poder....
Humildade. Humildade para aprender, para fazer um elogio, para agradecer pelo que quer que seja. Deixar o orgulho de lado, para perdoar, para pedir perdão, para se redimir, para admitir os próprios erros. Ficar feliz, feliz de verdade, com a felicidade do outro. Sem invejinha, sem competição, sem sorriso falso. Ah, como essas atitudes estão raras de ser de se ver nos dias hoje.
"Nossas naturezas nós ensinam que ah metamorfose de cada fase amadurecida sóh tende á nós alicersar cada vez mas no ponto de vista de viver ah vida.e que construir uma identidade não cabe apenas de lindas palavras;mas os efeitos de saber viver oque se acredita no ponto de vista correto e não burlar ou invadir aquilo que não se conhece e pouco se sabe. Pois antes de sair falando das coisas que não sabe.tome cuidado pois suas palavras podem se voltar contra vc""
Uns dos ensinamentos verdadeiro que eu creio de todo coração é este: Que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, e o qual eu afirmo a vocês com toda sinceridade que eu sou o pior. O plano de Deus é conhecido pela fé não a outro meio. Nisso me conservo na minha fé e mantendo minha consciência limpa.
A porta está sempre aberta, mas eu consigo viver só, eu gosto disso. Foi a solidão que me ensinou a ser mais forte e menos dependente. Hoje nada mais me abala, só tenho expectativas por aquilo que depende apenas de mim. A vida me ensinou a ser assim, as vezes intensa de mais, e as vezes, desejando continuar só.
Um dia você precisa. E muitos te ajudam, te arrumam um emprego, te dão um pouco de sossego, te ensinam, te iluminam, te dão um prato de comida, uma grana escondida. Te dão apoio moral, um pouco de sal. Te dão um sorriso, o que for preciso. Te estendem a mão, na contramão do Mundo que acha que você não existe. É triste! Um dia você se sente só, tua garganta tem um nó, teu orgulho vira pó! Tem dia que a manhã se faz noite, que o sabor de hortelã é insosso, que teu frango só tem osso. São apenas dias ruins, sem querubins. Teu pastel é de vento, teu corpo ao relento, teu sorriso um lamento. São apenas sonhos sem sono, sentimentos de abandono, como cães sem dono. Um dia você se redescobre, tua alma sempre foi nobre, teu coração nunca foi pobre. E você precisa retribuir, tua paz distribuir, a grandeza da gratidão sentir. Porque se te acolheram é porque te escolheram como merecedor da doação. E doamos porque amamos nosso próximo, pelo menos respeitamos. Agora você, com orgulho, abra o embrulho e veja o magnífico presente que a vida te deu. Ser grato é gesto nato, amor sensato. Somos todos passíveis de ajuda, a coisa muda, nossa vida segue um curso às vezes sem recurso . E a flecha de amor que atira e acerta na mira vem com paixão declarada, emoção dobrada, vida que segue, não negue, diga sim, simples assim!
É um baita adjetivo. Significa saudade, ensino de qualidade, respeito aos Mestres, generosidade, ética, amizade, convivência, cumplicidade, retorno às origens, aprendizado de vida. Ser Otoniel é ter moral, sem ser moralista, é ter liberdade de expressão sem ser inconsequente, é ter amores e não poder sentir seus sabores. Sou Otoniel porque meu pai escreveu na linha da minha vida: Vai ser Otoniel na vida, meu filho! Não estamos Otoniel, nós somos! Ser Otoniel é fazer de um encontro um espetáculo, um show de imagens , de fotos, de lembranças e até de apagões. Não é para qualquer um. Mas deveria ser para todos! É uma qualidade inenarrável ser Otoniel. Muitos de nós nos perdemos pelo tempo e agora o reencontramos. Estamos vivos, pulsando , vibrando, de novo. Ser Otoniel, então, é voltar a ser novo, é buscar incessantemente a fonte da Juventude. Desculpem-me os amigos que não são Otoniel. Não somos melhores que vocês. Mas temos este sentimento único que enche de orgulho o coração destes senhores juvenis. Obrigado Pai por me presentear com este caminho. Obrigado amigas e amigos por honrarem durante a vida esta adjetivação. Cá estamos novamente ! Otoniel SEMPRE!
Vim a este mundo de provas e espiações, para aprender e consagrar um Deus vivo. Um Deus! que veio para nos mostrar , que podemos ir alem . Um Deus que foi perseguido, julgado e crucificado por seus semelhantes. Um Deus que predou as ofensas e seus agressores . Quero honrar a ti Senhor ! Sou pequeno , simples e imperfeito perante aos olhos dos homens terrenos. Mas ! este foi o intuito do Senhor . Sou matéria ,um simples vaso feito de barro, Senhor fico feliz, de ser este espirito tangível propicio a errar . Senhor !aprendi que não importa a condição, que abitamos nesta morada , pois somos todos iguais e que assim seja.
Comumente acreditamos e somos ensinados que precisamos ser feliz e vencer sempre. Mas às vezes penso que o somos ou o que nos definir, mais que as nossas vitorias, e como encaramos as derrotas, as nossas tristezas e derrotas nos molda, nos forma, forja o nosso caráter e a nossa personalidade a nossa essência.
A gente tem que aprender a perdoar. E mais do que isso, a gente tem que aprender a esquecer. Não perdoe e fique remoendo, perdoe e esqueça! Siga em frente, mude as músicas, mude as roupas, o estilo e o caminho de casa. Deixe de lado aquela palavra que machucou, aquele gesto que confundiu e aquele olhar que complicou a vida toda. E se preciso, deixe de lado QUEM te magoou. Vai por mim, esquecer é um santo remédio.
E eu não quero viver de historinhas, de amorzinho, quero aprender a amar alguém, aprender a somente te amar, não sou perfeita tenho meus defeitos e grandes defeitos, porém sei que toda laranja tem sua metade, que toda panela tem sua tampa e que você foi feito para mim, posso muitas vezes achar impossível, todos podem dizer que são contra, mas acredito em mim e gosto de obstáculos e se for para passar por todos até chegar você? Eu seguirei em frente sem olhar para trás pois não desisto dos meus objetivos até alcança-los.
Procuramos Mestres, que nos ensinem, nos cuidem, não nos julguem por ouvir línguas envenenadas pelo ódio ou pela frustração de seus próprios fracassos, que não nos diga que nunca poderemos chegar. Ele deve nos ensinar, o chegar dependerá tão somente da força de vontade e do querer impregnado no coração e na mente de cada um.
Com o tempo,voce aprende! Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiências que se teve,e o que você aprendeu com elas,do que quantos aniversários você celebrou.Aprende que há mais de seus Pais em você,do que você supunha. Aí,sendo Pai,aprende que nunca deve dizer a uma criança,que sonhos são bobagens,que futuro não se desenha,que respeito e dignidade já nascem com a gente.Poucas coisa são tão humilhantes,e seria uma tragédia se elas acreditarem nisso.
A gente tem que aprender a valorizar as pessoas certas e a esquecer de quem não nos acrescenta. Aprender que nem todo mundo quer o nosso bem e que não devemos expor tudo o que sentimos para quem não nos retribui a altura. Aprender a ter leveza, a não acumular pesos nem dívidas no nosso interior. Não temos e nem teremos controle sobre tudo, mas o mais importante é cuidar do que é nosso, é amar o que nos tornamos!!!
Das luzes emersas das estrelas aprendemos sobre a história do Universo conhecido. E, talvez os satélites naturais, nossa lua como exemplo mais próximo, representem uma transição que converge a nós: A lua é um corpo iluminado e, assim sendo, apenas pode dizer de si mesma quando recebe alguma luz de alhures, de um ente inatamente brilhante... Em paralelo: Recebemos as ondas luminosas e aprendemos. Esse aprendizado visual é muito anterior ao auditivo, pois o som, para nascer, precisou se tecer às ligaduras do ventre da atmosfera, tão jovem esta, se comparada à idade do primo brilho mor. Além deste ar que respiramos e cujo oxigênio rareia nas alturas, podemos supor que as nossas lágrimas e os nossos sorrisos serão observados e registrados opticamente nos abstratos livros da história real, de modo indireto, nos confins onde os “nossos” fótons cheguem, ainda que não lhos saibamos e nem meçamos. Choramos, sorrimos e o Universo nos vê. Todavia, e até prova em contrário, nossas alegrias e tristezas são quase mudas ao vácuo surdo: As ondas sonoras que emitimos não encontram acolhida nos confins do nada material. E a música, como alguns podem achar, não é um bálsamo para a prisão; é uma consequência das causas que o ocaso nos ilude, sensitivamente, de não poder manipular.
O tempo vai passar e a gente vai aprender a complicar menos as coisas. Vai aprender a guardar o orgulho no bolso e falar o que tem pra falar, sem medo de reações ou retaliações. Vai aprender a olhar a vida com a seriedade que ela nos cobra, mas com a ternura que ela nos pede. Com o tempo vai aprender a hora de calar e achar o momento certo de falar, sempre tomando cuidado com as palavras que vai usar. Percebe que o "pra sempre" é muito tempo, o "nunca" é um exagero e o "até logo" é mais sincero. Vai aprender que nem todos os sentimentos são feitos pra serem vividos intensamente, alguns são despertados pra serem apreciados na nossa singela solidão (não há nenhum mal nisso). Com o tempo a agitação e o frison dos corpos dá lugar a calmaria e a escolha por uma só pessoa. O simples passa a despertar muito mais nossa atenção. Um café com um amigo, uma música que não tinhamos prestado tanta atenção na letra, alguns segundos olhando pra o céu (cara, olha como a lua está linda). E com o tempo a gente percebe que o tempo foi e sempre vai ser nosso melhor aliado. Ou não...
- Relacionados
- 27 mensagens de boas-vindas para professores no início do ano letivo
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- Mensagem de reflexão para Professor
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Aprendendo a Gostar de você
- Um dia a gente aprende