Textos reflexivos para professores que renovam a paixão pelo ensino
Educação ganhamos de berço, mas também aprendemos muito na rua. E essa rua também soube dar muita educação. Que agora tenho em minha vida. Sou um estudante sonhador. Quero muitas coisas. Um amor, um romance, uma peça pra se encaixar e meu Lego de 19 anos. Escrever é um hobbie. Mas escrevo pra mim. Muito pouco para os olhos da humanidade. Tenho medo dessa 'Humanidade'. Ela é estranhamente assustadora quando solta as suas garras.
Não existe medo para quem encontrou a sua coragem. Não existe obstáculo para quem aprendeu a vencer. Não existe batalha que um guerreiro não saiba lutar. Não existe fim para quem compreendeu que a vida é um eterno recomeço. É no fervor da luta que o teu desejo te levará mais longe, te levará para o teu sonho! Por isso: Creia, Sonhe e Lute.
Temos que aprender a parar de preocupar-nos conosco e com a opinião que temos de nós mesmos, como também da de outras pessoas. O ego alimenta o ego, e a maneira pela qual o faz é sumamente sutil e engenhosa; ele externa os seus cumprimentos e nos elogia, e responde às críticas. É-nos essencial chegar ao estágio final em que o ego deixa de alimentar a si próprio - "nem eu tão pouco a mim mesmo me julgo". E o único jeito de fazê-lo é o indicado pelo apóstolo. É tratar de entender que nada importa, senão o julgamento, a avaliação e a opinião do Senhor.
Lembre-se de que todas as dores são necessárias e cada uma delas nos ensina um pouco sobre nós e nossas fraquezas. E que tudo é passageiro. E eu gostaria que você soubesse disso não para desistir de todas as coisas, mas para que aprendesse a amar cada uma delas no dia de hoje, como se fosse o último.
Um dia seremos menos egoístas não vamos mais querer tudo só para nós, vamos aprender a dividir, seremos menos violentos, um dia nós nos amaremos mais, um dia vamos aprender a julgar menos e a respeitar mais, vamos aprender a amar de verdade, a ser amigos de verdade, não vamos ser mais falsos, vamos nos preocupar menos com coisas fúteis e passageiras e a valorizar mais o espiritual, a bagagem que cada um carrega, à alma. Nós vamos aprender com o tempo, pois há tempo pra tudo, nem que seja necessário milhares de vidas pra aprender, nós vamos aprender a olhar com os olhos da alma, a perdoar, a se colocar na dor do outro, a ouvir mais e a falar menos, seremos um dia menos críticos e mais sábios. A nossa família será a família perfeita, nós nos amaremos e nos respeitaremos igualmente, vamos nos doar na mesma medida. Hoje vivemos um mundo de dor, não existe ninguém que não tenha seus conflitos internos, estamos aqui para aprender, na próxima viagem de volta a esse lugar nós vamos sofrer menos, até chegar o dia em que a dor será desconhecida, a perda não existirá, só existirá a alegria de poder contar verdadeiramente com cada ser que no cerca, de poder ouvir, falar e aprender na mesma medida. E assim seguiremos sem tristeza a ajudar outros que precisem de nós. Nós todos vamos ser felizes juntos, um dia.
Nunca é tarde para aprender mais do que já se sabe, para melhorar o que já está bom, para ir além do que já se foi. Nunca é tarde para levantar a cabeça, abolir sentimentos ruins, acreditar mais em si mesmo e deixar chegar sentimentos bons. Nunca é tarde para vencer os medos e superar nossos limites.
E depois de muito apanhar, você começa aprender que não são às pessoas que te decepcionam. As pessoas simplesmente são quem são e é você quem espera que elas te surpreendam. A decepção não está nas pessoas, mas na ilusão que você cria sobre elas. Porque sim, o ser humano tende a esperar demais do próximo. Tende a esperar amor, tende a esperar surpresa, tende a esperar reciprocidade, tende a esperar. Esperar. E-s-p-e-r-a-r. Talvez sentado. Porque cansa viver sozinho, cansa não ter onde se apoiar. E toda essa individualidade que o ser humano apresenta ter, é só uma capa que disfarça sua busca incessante pela verdadeira filantropia.
Do medo, que possamos tirar proveito daquilo que ele nos ensina. Que saibamos valorizar o 'de agora pra frente', e que os ontens sirvam apenas de lição. Que nada nos impeça de ver a luz do dia, e que as dores, o desamparo e o desespero se amenizem a cada nascer do sol. Que tenhamos força para ir além do 'espiar pela janela', que o arrependimento não nos sirva de pedras nos ombros, e que as vontades não realizadas nos ofereçam novos projetos a serem criados. Porque a vida, por muitas vezes não sendo como gostaríamos, não para pra gente se lamentar. Que valha a pena, todo santo dia, ter saudades, mas que jamais nos anulemos ou percamos a vontade de seguir em frente. E que a resposta pras coisas continuem a chegar de mansinho, porque eu sei que nada é por acaso. Aprendi que é sempre importante manter os pés no chão, e por mais que a razão nos mostre o caminho, tenho entendido que é com o coração que devemos pensar. Sempre.
As pessoas nascem, aprendem, se reproduzem, consomem e morrem iguais a um parasita. Tem como seu maior medo a morte, mas acabam morrendo como um nada, como um ser que pensa, mas que apenas vive um ciclo sem sentido, nesse momento a inteligência perde para as influências e para o sistema, ai vem as migalhas de felicidade dos burros motivados, que fazem as coisas sem se quer perguntar minimamente o porquê, pois preferem acreditar na verdade social criada. E a vida, que é uma só, perde-se como um estalo no espaço, de alguém que teve tudo, mas não deixou nada e acabou sendo vitima de si mesmo".
Podemos viver muitos caminhos,aprender muito com muitos caminhos e se agradar muito com varias direçoes mas uma hora teremos que escolher um trajeto para não perder o foco da vida que é viver muito deixando um caminho para preencher os vazios e magias dos outros caminhos antes da morte bater na calada da noite como um ladrão derrepende salvando todos eles da morte eterna pela vida de Jesus Cristo Salvador o unico meio a Vida Eterna com o Senhor Deus.Nunca é tarde enquanto a vida.
Nem um amigo ensina tão bem ser imparcial que nem um inimigo e nem um inimigo ensina tão bem ser parcial como um amigo contudo um desconhecido ensina a gente lhe dar com as duas coisas como ninguém e um conhecido esclarece nossos saberes com a experiencia convivida ou dada por um situação adquirida com estrangeiros ou terceiros meios obtidos.
O que importa não é o que você e eu pensamos, é o que a Bíblia ensina. As pessoas têm suas próprias idéias sobre o que constitui um cristão. Vocês percebem isso quando discutem essas coisas com outras pessoas, e elas dizem: “O que eu afirmo é isto”. E devido eles o terem dito acham que isso deve ser verdadeiro. Contudo, certamente não há um padrão definitivo do que torna um homem em cristão, exceto na Bíblia. O que conhecemos do cristianismo fora da Bíblia? Que direito temos nós de afirmar: “Isso é o que eu penso que torna um homem em cristão”? Certamente, a Bíblia é nossa única regra e autoridade. Nada conhecemos de Jesus Cristo, à parte do que encontramos na Bíblia, e não temos qualquer direito de postular o que é a experiência cristã fora do ensino da Palavra de Deus. Aí, eu digo, está o único teste e o único padrão. Eu diria novamente com Lutero: “Não conheço outro Deus senão Jesus Cristo”. Nada conheço além do que encontro na Bíblia, e o que encontro nela é que eu estou passando por este mundo, que tenho de encontrar-me com Deus face a face, que há um único caminho pelo qual eu posso fazer isso sem medo, horror, estremecimento, alarme e destruição final, e isso é prestar uma pronta obediência ao que Deus me fala em Sua própria Palavra, crer em Seu Filho o Senhor Jesus Cristo, e entregar-me e toda a minha vida a Ele. Se faço isso, se reconheço meu pecado, se percebo minha necessidade de perdão e creio que tenho isso através de Cristo e Sua perfeita obra, se suplico e oro por esse novo nascimento e o recebo, então afirmo que certas coisas me acontecerão.
Depois de muito tempo, passando por várias turbulências aprendemos a lidar com a tristeza e com dias ruins, tirando disso experiência e amadurecimento. Depois de tudo, lembramos da situação e damos uma boa risada, pensando em como somos ingênuos e bobos quando erramos, percebendo que em muitos casos isso não passa de frutos de nossa imaginação . No final tudo é uma questão de conhecer a si mesmo e saber onde podemos chegar.
Que aprendeu a hora certa de dizer adeus, e também a hora certa de dizer "EU TE AMO" que sabe que as pessoas não são perfeitas, e por isso tem a melhor família e os melhores amigos do mundo, que fez o que era certo na hora errada, e apersar de ter quebrado a cara muitas vezes e ter se enganado com as pessoas, continua cheia de sonhos e ilusões, porque no fundo eu sei que no fim tudo vai dar certo e vai ter um final feliz.
As borboletas sempre me ensinaram a perceber todas as etapas necessárias para uma verdadeira transformação, interna e externa. Passando-se por vários estágios importantes para o seu nascimento, começando do ovo para larva, desta para casulo e o nascimento. As borboletas são assim, grandes amigas, lindas, delicadas e companheiras, elas me ensinam que na vida temos que sempre começar algo novo, aprender, desfrutar e encarar os desafios passando por vários estágios. Sejam bons ou ruins, mas por onde passam as borboletas deixam a sua dança e a sua beleza no ar, levando-se pelo vento e pelas flores. As borboletas não sentem medo do futuro, encaram sem receios as novas oportunidades, transformando os momentos em que passam em alegria, contagiando a todos com sua delicadeza e a sua beleza com o seu trabalho e a sua vida de sempre procurar algo novo.
Tolos, todos por acreditarem que podem enganar todos. São todos inúteis. Do que adianta aprender a física, química, matemática se vamos morrer? Nada disto adianta. "Trazer a felicidade entre os vivos" será? Perdem tempo estudando ao invés de apenas "curtir". Muitos foram assassinados pela inveja, e outros se deixaram levar por doença, loucos. Que mundo estranho não é? Que coisa louca. Do que adianta conflito da igreja, ateus e a ciência, se vamos todos morrer? Não pela mesma causa, mas morremos. Além do mais se não iremos mudar o nosso conceito sobre o tal. "A vida não é fácil, mas temos que seguir. Vamos, você é forte!". Não, a pessoa não é fraca quando desiste. Só cansa de ser idiota, por passar pelo os mesmos problemas eternamente. Certo, se você pensa ao contrário não posso modificar-la, afinal, é o que VOCÊ pensa. A humanidade pensam e acreditam que são espertos, por trapacearem ou algo do tipo. Criticam um lado sem entender o próximo. Todos sabem que as aparências enganam, então porque permanecem no verbo julgar?
Eu nunca vou aprender a controlar esse vício de olhar pro meu celular de cinco em cinco minutos, para ver se você me mandou alguma mensagem, ou se tem uma ligação perdida. Eu alimento a esperança de que ainda pode chegar nem que seja apenas um "Bom dia" ou um "Saudades". Mas nunca chega nada. Você não faz ideia do quanto isso me faria bem. Eu só queria encontrar um sinal qualquer de que você ainda se importa comigo.
E fica tão mais fácil quando aprendemos a perdoar, e descobrimos que perdoar é se desfazer de egos que nos seguram, prendem e não nos deixam ir a lugar algum, que perdoar alguém é perdoar a si mesmo, e ficar assim sem dor, sem esse sentimento de injustiça sobre nós, aí sim mais leve, mais livre para alegria e até a dor, mas a dor já aprendi o que fazer com ela, e assim a alegria novamente com essa calma na alma!
É um dia a gente aprende, como aprende. Aprendemos que podemos sentir-se isolados, mesmo sendo amados por muita gente, mas não ser o único de alguém. De que haverão colos que acolhem, braços que envolvem, sorrisos que encantam e silêncios que machucam. Que todos os planos que fazemos antes de dormir se realizam se lutarmos por eles, que se afastar é uma atitude muito mais corajosa do que permanecer. Que grandes paixões podem surgir de um simples "oi" e grandes decepções também. E que tudo o que levamos dessa vida nada mais será que nossos sentimentos, nossa alma, por isso malhar o coração com amor é, de certo modo, tão necessário quanto o corpo, mas é muito mais difícil. E uma coisa é certa: na dúvida seja feliz, já que a beleza do dia é você quem faz.
Às vezes temos a sensação de que andamos para trás, mas não... Se soubermos aprender com as dificuldades de hoje, amanhã veremos que tudo foi necessário. A borboleta só sai do seu casulo a custo de muito esforço. Assim somos nós, só com esses incômodos da vida que nos aprimoramos.(Marilina Baccarat de Almeida Leão)
- Relacionados
- 27 mensagens de boas-vindas para professores no início do ano letivo
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- Mensagem de reflexão para Professor
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Aprendendo a Gostar de você
- Um dia a gente aprende