Textos reflexivos para professores que renovam a paixão pelo ensino

Vamos aprender a ler poesias...
Faz bem para a alma...
Pode acreditar...
Certamente se o tema é poesia,
nada tema...
Osculos e amplexos,
Marcial

NÃO TEMA QUANDO O TEMA É POESIA
Marcial Salaverry

Para dizer a verdade, certamente existem verdades que precisam ser ditas, assim sendo, antes de falar sobre poesia, preciso confessar que em meus tempos de estudante, fazia parte daquele time que considerava a poesia como uma tremenda "babaquice", própria de quem só tinha tempo a perder. Só abria livros de poesias quando era obrigado, devido trabalhos escolares.

Principalmente aquele tal de Olavo Bilac... Quantas vezes xinguei o infeliz. Sempre foi complicado analisar suas obras, e tive um professor que era tiete declarado do "Príncipe dos Poetas", e fazia questão de frizar textualmente que deveríamos saber ler, analisar e entender uma poesia. E até que não me saia mal nessas análises, mas nem por isso gostava da coisa. Definitivamente não gostava de poesia, pois só gostava de livros de ação, recheados de aventuras. Sempre fui leitor ávido de tudo que me caia ás mãos (menos poesias...).

Isso até começar a "brincar" com a Internet, e começar a ver as poesias que flutuam na telinha.
Depois que comecei a ler as poesias que me eram enviadas por amigos da Internet, comecei a aprender a ver a beleza que se entende e, principalmente aquela que se subentende.

Dou a mão a palmatória para o velho Prof. Pina, pois, conforme ele dizia, deve-se ler uma poesia com os olhos, senti-la com o coração, e imaginá-la com o cérebro, procurando interpretar o que realmente vai na alma do artista. Exige um pouco de sensibilidade, pois numa poesia o poeta coloca o que lhe vai na alma, e nem sempre as palavras conseguem exprimir todo o sentimento de um espírito poetal.

Pode-se considerar que nem sempre as poesias mostram a realidade da vida. Fantasia-se muito. Ama-se muito. Mas também já temos poesias falando de certas realidades, mostrando a crueza da vida, de uma maneira mais leve do que o noticiário. Uma realidade sub-reptícia, sem chegar no fundo do poço.

Sempre será mais agradável ler uma poesia, do que o noticiário policial, ou mesmo do que o noticiário mundial. Convenhamos que há muita violência nesse mundo real. Precisamos saber que ela existe, pois precisamos tentar nos preservar disso tudo, tomando certos cuidados, que nem sempre dão certo, mas precisamos também sonhar um pouco. Precisamos fugir do que parece estar tomando conta do mundo.

Pode-se dizer que é a realidade da vida. Deem-me o direito de não gostar dessa realidade. Convenhamos que não devemos fechar os olhos para o que acontece. Certo. Apresentem-me os fatos, poupando-me dos detalhes. Aprendi a ler os jornais "em diagonal". Você sabe de tudo, e não entra no mérito da questão.

Existe o noticiário político, que é mais sórdido ainda. O nível de corrupção causa revolta em todos. Então, vamos apenas conhecer a ação deles, para chegar à conclusão de que nenhum merece nosso voto, e fazer um protesto mudo, mostrando uma tomada de consciência, e que nas próximas eleições, ninguém deve se abster de comparecer. Contudo, ao invés de votar neste ou naquele corrupto (já está provado que todos são), simplesmente todos os eleitores, sem exceção anulassem o voto. Seria a melhor resposta que poderíamos dar a essa gente que faz pouco de nossa inteligência. Algo teria que ser repensado, pois ninguém seria eleito. É utopia pura pensar nessa possibilidade, mas que seria lindo, seria. Um protesto limpo, sem violência, sem baderna, apenas O PROTESTO, e principalmente sem certo tipo de "manifestação", cujo único objetivo é badernar e provocar danos para muita gente...

Face ao exposto, convenhamos que é muito mais agradável ler poesias, poemas e contos escritos por pessoas que estão colocando sua alma no que escrevem, do que acompanhar todo essa mar de lama. Basta saber que existe e é real. Não podemos ficar alienados. E nem atolados na lama.
Nossos heróis e heroínas abrem o coração, colocando na telinha lindas mensagens de amor e otimismo e é isso, queridos amigos e amigas, que deve reger nossa vida.

O importante é termos bons pensamentos, e expressá-los sem nos preocupar com quem vai ou não gostar. Sempre haverá quem goste, e quem não goste. Existe "paladar" para todos os tipos de literatura.

Se a realidade está feia, vamos ficcionar um pouco. Não podemos fechar os olhos para o mundo, mas vamos saber também abri-los para a fantasia, que sempre dá um colorido especial para tudo.

Quero deixar aqui um agradecimento a todos esses artistas que estão colaborando, e muito para aliviar as tensões do dia a dia com seus trabalhos magníficos, que passeiam por esta Internet que, infelizmente tem seu "outro lado" também. Mas falemos apenas da beleza da alma das crianças (todo artista é uma criança), que é bonita...é bonita...é bonita.

Vamos então, poeticamente, ter UM LINDO DIA, com um BEIJO NO CORAÇÃO.

"Uma vida sem poesia,
É algo triste...
É uma vida vazia...
Marcial Salaverry"

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠Acreditar em si mesmo é algo poderoso e transformador. Quando aprendemos a confiar em nossa própria essência, nos tornamos mais seguros e resilientes diante dos obstáculos que surgem em nosso caminho. Não devemos subestimar nossa capacidade de superação e crescimento.

É importante lembrar que as expectativas excessivas em relação aos outros só nos levam à decepção. Cada pessoa tem sua própria jornada e nem sempre corresponderão às nossas expectativas. Portanto, ao esperar menos dos outros, não estamos nos distanciando deles, mas nos aproximando de nós mesmos.

Afinal, a felicidade verdadeira está em sermos protagonistas de nossas próprias vidas. Então, vamos seguir em frente, deixando as expectativas para trás e encontrando a verdadeira felicidade em nós mesmos.

- Edna Andrade

Inserida por EdnadeAndrade

⁠Hoje criamos um só objetivo aprender a superar nossas percas acreditar em nossos momentos em nossas histórias criar novos horizontes ser fiel com quem sempre acreditou em nossos sonhos e objetivos.
Deixar pra lá nossos rancores e frustração, acredito em um Deus que transborda alegria, paz e amor em nossos corações,

Inserida por Fnd

⁠"São várias as razões que me leva a ser um apaixonado pela leitura. Minha curiosidade sobre muitas coisas. Satisfação em descobri algo novo. A possibilidade de conhecer outros mundos, pessoas e histórias, viver outras vidas e emoções. Viajar para onde somente um bom livro pode me levar."

Inserida por talytasilva

A paz não é o silêncio do lado de fora, é a sintonização da percepção consciente,em uma compreensão abraçada de empatia pelos outros
O processo envolve, todo o conjunto em obra evolutiva, assim como um professor está ensinando enquanto aprende, um aluno está aprendendo enquanto ensina !




Inserida por poetisaazul41

⁠Sobre os professores...

Pela didática trilhamos o caminho para a aprendizagem.
Pelos livros, uma aliança com instigantes emoções se concretiza.

Porém, são com os professores que a imaginação ganha forma, os saberes profundos nos são revelados, a didática se cria e os livros nos são apresentados como amigos e companheiros na bela jornada dos saberes e da vida.

Inserida por Samuelblessedoficial

⁠O ato de Lecionar

Lecionar não é fácil
Cada barreira a enfrentar
Obstáculos a nos cercar
Artimanhas, intrigas

Lecionar não é fácil
Lidar com o diferente
Sem fazer distinção
É ser diferente de tudo

Lecionar não é fácil
Alunos a perguntar
A questionar e a reclamar
A aprender e a nos ensinar

Lecionar não é fácil
Mas quem disse que o fácil
É o bom
Quem foi que disse que seria fácil

Lecionar não é fácil
Mas o fazer, o estudar, o reaprender
A paciência e o compromisso
Torna suave e agradável
O prazer em lecionar.

Inserida por PameladaCunhaAlmeida

Limito a pensar, a acreditar que somos seres de fato racionais, mas não por que pensamos, mas sim por que aprendemos a calcular, aprendemos a fazer adições, subtrações e seus derivados, unicamente por isso. Por vezes acredito que algumas pessoas nem pensam, depois vejo que algumas precisam que outras pensem por elas, enfim. Me dói pensar de forma tão alienada, mas como posso refletir e acreditar que é diferente disso se dia após dia é nítido que somamos tão bem, subtraímos com facilidade, multiplicamos com destreza, mas nas relações somos tão indivisíveis e não formamos números reais, somos algo como irracionais? Me causa estranheza ver que com tanta convicção chamamos alguns seres como cachorros e gatos de animais irracionais. Talvez eles sejam tão ou mais racionais que nós seres humanos, os chamados animais racionais.
Ora, em uma relação que vi outro dia, acreditei que as pessoas se gostavam, pois trocavam afetos, carinho, foi quando uma olhou profundamente 'para o chão' e disse que não continuaria mais a ficar com a outra, as explicações nem existiram logo após. Apenas dali partiu para nunca mais voltar, nem um telefonema sequer. Daí me ocorreu de pensar sobre a racionalidade daquele que partiu, e passei a comparar com um cachorro. Um cachorro nunca olharia para o chão e demonstraria falta de vontade de me ter como seu 'dono', um cachorro, qualquer que fosse, olharia honestamente dentro de meu olho e ferozmente falaria em latidos todos os motivos para não me querer mais, e logo após partiria para nunca mais voltar. Mas ele falaria, você nem isso fez e se foi. Um cachorro nunca me daria carinho para apenas me enganar, me iludir, ou trair a confiança, um cachorro late logo quando te vê a primeira vez se não tiver interesse em sua presença, me morderia no primeiro contato se eu permitisse. E você, me mordeu o coração, o pedaço mais escondido de mim que tenho, depois de me iludir arrancou tudo e levou.
Por fim acredite que nunca humilharia meu cachorro, te chamando de cachorro, você pode ser tudo, menos cachorro, qualquer vira-lata tem mais valor que você, então respeitemos os cachorros.
E aí eu informo sobre nossa irracionalidade, pois nesse momento a nossa maior dificuldade é subtrair tal pessoa de dentro de nós. Nos causa dor ter que somar as atitudes e subtrair as pessoas, multiplicam-se nossas infelicidades e dividimo-nos entre razão e coração de forma tal que deixamos de ser nós mesmos, deixamos de ser racionais e passamos a irracionalidade do desespero em forma de choro, lágrimas e drasticamente em velas.

Inserida por MaelAzevedo

Ao mestre com carinho

Este Ser do livro, do saber, do ensinar
Que as nossas primeiras letras vêm formatar
É sábio que divide o que possui
Ao aprendizado contribui
Com amor, dedicação, coração
Sacerdote da verdade, abnegação
Ao pupilo a passagem da experiência
Os degraus da filosofia
As palavras, a escrita, a poesia
Do tempo, dos valores, da graduação
Obstinação incontida
Existência dividida
Com todos repartida
Que em nossa vida traz luz
Em nossa alma... “De truz”

Aqui todo o nosso louvor
Ao amigo, companheiro, professor!

© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
15/10/2010, 6’00”
Rio de Janeiro, RJ

Quando jovens,espelhamos e esperamos nos tornar reflexo daquilo ou daquela pessoa que nos fazem suspirar,perder o fôlego e até mesmo vibrar. Numa simples ação, gesto,trabalho ou fala.
Por onde vc passa houve:Aquele fulano é demais!!!Super Safo,sabe Tudo!!
Aí vc pensa:Quero ser igual a ele!!
Você vai crescendo, absorvendo e observando ;agindo e aprendendo conforme as metodologias e doutrinas do seu "exemplo",seu"mestre";pensando ,reagindo em cada situação difícil como se fosse o próprio.

Por muito tempo nos tornamos a própria sombra do professor.

Toda nossa referência se torna ele é as dele.

Todos os nossos atos baseam-se em suas obras e rascunhos.

Quando as coisas ficam complicadas é a ele que recorremos e é ele que nos socorre.

Tudo tem seu tempo!!!

Em algum momento você o alcançará ou até mesmo o ultrapassará.

É aí que vem o maior desafio.

Não oculte as obras do seu mestre em detrimento das suas . De a ele também o crédito ,foi dele que surgiu a sua inspiração.

Quando uma metodologia ou técnica aplicada pelo mestre se tornar obsoleta,esforce-se, para que ele adapte-a, aprimore-a ou à reescreva .Daí vem sua fonte,seu alicerce , se ele não consegue sustentar e erguer novas estruturas a sua alvenaria também estará em dúvida, risco e desacreditada.

Não deixe desmeresse-lo , com intuito de ser aceito pelos que pregam a modernidade.A "evolução ".Não sinta vergonha de expor de onde vieste .Os ensinamentos que aprendeste ontem, construiu o que és hoje.

Certo ou errado Defenda - o em público como se disso dependesse a sua própria vida.

Esse é o ensinamento ouro.

Aplaudir, elogiar em público e criticar, corrigir no privado.

Quantas vezes você se viu discretamente interrompido no meio de um trabalho,discurso ou apresentação por seu condutor,sem que percebeste que ali estavas indo desengonçado e desordenado taquiando por um caminho que não era proposto na ocasião?
Quantas vezes ele,seu mestre,trouxe a responsabilidade de suas ações para si,em publico,para que corrigisse em tempo,antes que o expusessem aos lobos. As vezes até mesmo expondo as referências que não eram à sua.

Valorize quem de alguma forma ti transmitiu algum conhecimento.
Valorize seu mestre.
Ele é e será sempre parte de você. A contribuição mais significafiva no seu sucesso ou fracasso.

Carreira singular

Nasceste com a missão de ensinar
Uma dádiva do nosso Criador
Escolheste essa carreira singular
Que baita orgulho! Tu és professor!

O médico, o advogado, o cientista
Todos eles já passaram por ti
Sob qualquer ponto de vista
Não é por nada que estás aqui

Enfrentas dificuldades diárias
Nos quatro cantos da sala
Desde as séries primárias
Trazes conhecimento na mala

Tu me motivaste a pensar
Sem ti, o que eu saberia?
Para sempre irei lembrar
Mestre, a mim tu és alegria!

Inserida por PensadorRS

Literatura de Cordel

Título: O Sermão do Monte


Jesus subiu ao monte
e começa a ensinar
à multidão e aos discípulos
que o ouvia sem hesitar.
Jesus falava inspirado
e o povo, maravilhado,
começa a se alegrar.

O mestre traz o sermão
Sobre as bem-aventuranças.
Estavam ali presentes:
Homens, mulheres, crianças,
com seus corações tocados
e espíritos renovados
radiantes de esperança.

O bom Mestre é paciente
No trato com o aprendiz.
Seu jeito meigo e suave
Dos homens, quebra a cerviz
Com brandura e carinho
Sem papel ou pergaminho
Jesus abre a boca e diz:

Os que são pobres de espírito
serão bem-aventurados
e se apropriarão do Reino,
que o Deus Pai tem preparado,
e o que chora neste chão
Se alegrará de montão,
porque será consolado.

Os humildes brilharão,
terão a terra por herança.
O faminto por justiça
a achará em abundância
e saciará a fome
que, por vezes, o consome
na adversa circunstância.

Felizes também serão
os pacificadores,
os promotores da paz,
que nas guerras plantam flores.
São filhos do Deus amado,
povo bem-aventurado
que à terra dão sabores.

E aos que, por justiça,
sofrerem perseguição,
como presente de Deus,
o Reino dos Céus terão,
e o que for difamado,
perseguido e maltratado,
por Jesus, se alegrarão.

O misericordioso
Será bem-aventurado
e terá a misericórdia
conforme a terá buscado.
E os puros de coração
Ao Pai Celeste verão,
no tempo determinado.

Essa fala de Jesus
É bastante conhecida,
se chama Sermão do Monte,
em que a graça é refletida,
no ousado amor de Cristo,
que se deu em sacrifício
para nos conceder vida.

Inserida por marcossergio

⁠O dom de ensinar

A professora Maisa está sempre a nos inspirar
Ela nos ensinou sobre crônicas e poemas
E fez minha cabeça borbulhar

O professor Guilherme nos ensinou sobre Ecossistemas, atmosferas
E que todos os seres vivos possuem moléculas

A professora Tatiane nos ensinou sobre artistas
Conheci a Pamela Castro
Uma artista brasileira mundialmente Conhecida como Anarkia

O professor Felipe nos ensinou a importância Da leitura
Li contos do Monteiro Lobato
O mais famoso é o da menina do narizinho Arrebitado e sua boneca astuta

A professora Andreia nos ensinou sobre Qualidade de vida
E a importância da atividade física no dia a dia
Andar de bicicleta até virou minha rotina

A professora Andreia Paúra
Está nos ensinando sobre perímetro e áreas
Com ela é tão fácil aprender matemática
Armar e efetuar é outra parada...
Desculpe professora a palhaçada
Tô fazendo direito as lições de casa
Até parei de fazer rascunho de tabuada


O professor Marcelo nos fez enxergar como o Preconceito é tão grave
Atingi negros, mulheres, pessoas com Necessidades especiais e pessoas de idade
E que devemos fazer a nossa parte para um mundo de igualdade

Inserida por Gabrielaportugal

MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO, DE ENSINO E DE ESTUDO!

Os Métodos de Investigação, Ensino e Estudo distinguem-se entre si pelo seu Actor e pela sua Finalidade!

No Método de Investigação o Actor é o Pesquisador e a Finalidade é de Produzir Conhecimento;
No Método de Ensino o Actor é o Professor e a Finalidade é de Transmitir Conhecimento;
Por sua vez, no Método de Estudo o Actor é o Aluno e a Finalidade é de Adquirir Conhecimento.

Contudo, nas nossas Escolas ainda não se ensina a Estudar, apenas se Transmite o Conhecimento para memorização!

Tal como se ensina a ser Pesquisador e a ser Professor, também deve-se ensinar a ser Aluno!⁠

Inserida por Amanciorego

EDUCAÇÃO PARA HUMANIZAR

O homem se diferencia dos outros animais pela sua capacidade cognitiva de racionalizar, realizar e planejar seus atos. Entretanto, ninguém nasce sabendo de alguma coisa, tudo se forma através de um andamento construtivo decorrente do meio ao qual se vive. Então, como se tornar um ser humanizado? O processo de aprendizagem e as relações sociais estão intimamente ligados a propagação dessa humanização. Sendo assim, a educação se torna a grande oportunidade para que haja a evolução humana.

Primeiramente é preciso entender o significado da palavra humanizar, que se trata de conceder ou adquirir condição humana, isso tem a ver com o ato de promover o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo de maneira integral, considerando sua individualidade, aceitando-o como ele é, e compreendendo seus limites e suas condições para superá-los. Diante disso, como sendo parte da educação a responsabilidade de desempenhar esse papel, até que ponto pode-se considerar que a mesma seja a “solução” para a humanização? A realidade da nossa sociedade denuncia graves deficiências no paradigma de ensino, principalmente no que compete às instituições de ensino público. O maior problema de um sistema que visa “humanizar” é estabelecer um ideal fixo humano que propõe uma meta equitativa para todos, provocando um efeito reverso, onde em lugar de conservar a identidade do sujeito, o despersonaliza ao mesmo tempo que o desumaniza.

Vivemos numa sociedade que a liberdade para se pensar ainda se faz reprimida na educação, e o incentivo para a construção de visões críticas transformadoras é deixado de lado. A criança ainda muito nova quando entra na escola já traz consigo um emaranhado de “porquês”, até que a instituição a condiciona a rotina diária de apenas sentar na cadeira e prestar atenção ao que é dito, até que ela sai da fase dos porquês para ir à fase das respostas, isso reduz-lhe a capacidade de ir além e produzir novas ideias. Os professores parecem estar mais preocupados com que seus alunos “enfeitem palavras” do que conheçam de fato a realidade que ensinam, se conformam com um sistema de avaliação baseado em notas de provas e ignoram a veras do que os alunos pensam e o seu saber. Não existe uma educação holística, promovem a inteligência intelectual e se esquecem de orientar para a inteligência emocional, o que pode aumentar a probabilidade de estar se formando um cidadão e\ou profissional de risco para a humanidade.

A educação é capaz de humanizar verdadeiramente desde que haja um modelo alternativo de ensinar, visando compreender a realidade subjetiva e do ambiente ao qual cada aluno está inserido, desenvolvendo uma educação que não apenas esteja vinculada às técnicas, mas atrelada às coisas da vida, abrindo espaço para que se possa expressar sentimentos, criar novas formas de pensar e transmitir ideias que ofereçam ações para o bem da humanidade.

(18/08/16)

Inserida por SamaraSantanaCamara

"Escrever foi um dos melhores instrumentos que encontrei para expressar aquilo que não conseguia dizer.
Gradativamente me vi com o poder nas mãos... De criar! Me criar! E recriar.
Sou muito grato a todos os meus educadores a começar pelos meus pais!"
- William CalixtoB
"Eduquem as crianças, para que não seja preciso punir os adultos".
- Pitágoras

Inserida por williamcalixtob

Há algo de diferente no tatame.
Algo que eu venho tentando explicar para mim mesmo, tentando procurar uma única palavra que possa resumir.
Uma energia tão boa, uma mistura de prazer, alegria, amor, amizade.
Pelo menos aqui, em minha academia.
É o que eu sinto, é o que eu transmito.
Procuro mudar o dia das pessoas, fazer daqui a melhor parte.
Fazer elas virem de novo, tratar elas como tratamos pela primeira vez em que veio.
Exaltar a união entre todos, mostrar que é um ambiente universal.
Esse é o meu sonho, meu objetivo.

Inserida por Leohbjj

⁠Professores, alunos e ostras

Professores são provocadores.
Suas ideias, pequenos grãos.
Um grão faz a ostra sofrer,
e a pérola é a resposta a esse sofrimento.

Os professores lançam grãos no silêncio da gente.
Grãos pequenos, insignificâncias...
Mas as ostras se inquietam com as miudezas,
o saber também incomoda.

Do desconforto do conhecimento,
ostras e mentes fabricam claridades.
Não é só o mar que faz pérolas,
a paciência do ensinar também.

As ideias dos mestres,
esses grãos de perguntas,
é o que fazem brotar no miúdo do nosso pensar
um clarão de entendimento.

Inserida por Epifaniasurbanas

Que minha vida seja a partir de hoje uma festa.
Que eu consiga esquecer o meu passado, aprendendo com ele para nunca mais errar.
Que eu possa me esquecer das tristezas que senti e me alegrar com as coisas novas que virão visitar minha alma.
Que eu esqueça as decepções que sofri e abra meu coração para o novo, para o mundo.
Que eu me sinta livre para conhecer o que o destino vem trazer para mim.
Que eu saia da minha solidão e conquiste o que mais quero... o meu mundo... a minha felicidade!!

A vida é muito curta para que seja perdido tempo com pequenas coisas.
Nessa vida temos que aprender a dividir as coisas, relevar certas coisas, e guardar pra sempre na memória outras.
Esqueça aquilo que não valeu a pena...
Esqueça quem mentiu pra você...
Esqueça quem enganou seu coração, te prometeu um amor que nunca chegou a você...
Esqueça aqueles que tentaram lhe destruir, aqueles que usaram máscaras....
Esqueça aqueles que realmente nunca souberam quem você realmente é...
Essas coisas são exemplos de coisas e momentos que não se devem lembrar.
Mas a vida é feita de coisas boas e coisas ruins..
Guarde para sempre em seu coração as pessoas reais...
Pessoas que te cederam carinho, tempo, palavras, conselhos...
Guarde as pessoas que de certo jeito te ajudaram há ser um pouco melhor.
Guarde quem verdadeiramente te amou...
Lute nessa vida, só assim terá conquistas.
Não perca seu tempo com coisas bobas e conflitos.
Não perca tempo com dúvidas....
Tenha sempre certeza do que quer !
Não perca tempo, ele é uma das únicas coisas do mundo que não pode ser recuperado.
Ame, brinque, ria, aproveite ao máximo, seja feliz...
Viva a vida. Viva o presente.
Só deus sabe quando você terá a chance de viver novamente.