Textos reflexivos para professores que renovam a paixão pelo ensino
Tento todos os dias aprender uma coisa nova, por menor que seja. Aprendi com meu pai o quanto isso é importante. E por pior que esteja meu humor, procuro ouvir pelo menos uma música por dia, dar um sorriso para um desconhecido. Pode soar bobo, mas faz uma diferença enorme quando a gente deita a cabeça no travesseiro e espera o sono chegar.
Só sei que cresci. Talvez rápido demais, talvez sem aprender o bastante. Cresci e comecei a não ver mais graça naquelas coisinhas bobas da vida, aquelas que fazem o teu dia valer a pena. A vida veio e me tacou no chão, me obrigou a ser for e a superar tudo sozinho, então eu aprendi. Aprendi a ser frio, grosso, idiota, estupido, a ser egoísta e não dividir nada que é meu. Aprendi a me fechar. Construí um castelo em volta do meu coração só pra ter certeza que ninguém chegaria ate o meu ponto mais fraco. Aquela minha partezinha criança, frágil, boba, que ri atoa. Aquela parte que só poucos podem ver, que poucos sabem que ainda existe. Me escondi pra guardar o meu verdadeiro eu da vida que acaba com os sorrisos bobos de qualquer criança.
"Eu pedi força a Deus,para poder alcançar o que queria.Ele me fez fraco,para que eu aprendesse a obedecer... Eu pedi saúde para pode realizar grandes coisar.Recebi doença para que eu pudesse fazer coisas melhores... Eu pedi riquezas para poder ser feliz Recebi pobreza,para que eu pudesse ser sábio... Eu podi poder para receber elogios dos homens.Recebi fraqueza,para que pudesse sentir a necessidade de Deus... Eu pedi tudo,para poder desfrutar a vida.Recebi vida,para que pudesse desfrutar tudo. Não recebi nada do que pedi mas recebi tudo o que esperava.Apesar de ser como sou,Minhas orações foram respondidas. Sou,dentre todas as pessoas a mais ricamente abençoada!!
Há momentos em nossas vidas que devemos aprender a viver sem algumas pessoas que aprendemos a gostar e admirar, mesmo que elas tenham lhe ajudado a chegar até aqui...Tem horas que você deve deixá-las ir ou viverá se magoando por longos anos! As pessoas não mudam com o tempo, elas tomam liberdade para lhe mostrar quem de fato são!
Tem Algumas coisas que só aprendemos vivendo, é como uma impressão digital, diferente em cada pessoa. Existe um sentimento que ouvimos falar desde criança, quando nossa mãe nos fala, quando ganhamos o primeiro cachorro, mais tarde nós o sentimos na adolescência .....nossa, nesta época achamos que é o maior que pode existir, achamos que ninguém no mundo já sentiu daquela forma, mais com o passar dos anos e com o passar de pessoas na nossa vida aprendemos que esse sentimento é muito mais, em todos os momentos é o mesmo, porém manifestado de forma diferente ......vai muito além do querer estar junto, querer estar perto, do ter ciúmes, significa querer o bem, ter o prazer de ver alguém feliz, sorrindo, independentemente da circunstancia, independentemente de onde ou quando, independentemente da distancia, é um sentimento tão sublime que passe o tempo que for, aconteça o que acontecer permanece no coração, é um sentimento o qual quem o distribui e o sente de fato, tem muito mais prazer do que quem o recebe, é o abraço apertado, o beijo na testa, a piscadinha de tchau, o "pito" da mãe ao filho, é o olhar de admiração, a saudade antes da partida, a espera da mensagem no celular, o frio na barriga e a lagrima escorrida só porque aquela música esta tocando é a vontade de pegar aquele cachorrinho abandonado na rua e levar pra casa, é a sensação de trabalho completo.........o AMOR é um direto de todos, não o procure.....ele te encontra, não tente entende-lo........simplesmente sinta e não tenha medo........ele só vem acompanhado do bem!
Perfeitamente ninguém conhece ninguém por completo, o máximo que descobrimos é aprender a conviver com os defeitos e as qualidades um dos outros, como uma rosa, linda e perfumada, e graciosa aos olhos. mais porém traz contigo espinhos pra machucar aqueles que nao atento a sua simplicidade tem o dom de ainda fazer-se ferir.
O ser humano aprende a falar com cerca de três anos, a ouvir, nunca. Aprende a andar também por volta dos três anos, mas, não aprende triblar as pedras do caminho. Aprende a querer, a desejar, e, cai no primeiro não da vida. Aprende que com dezoito anos é adulto, amadurecer, nem sempre. Aprende a magoar, e, não sabe o valor de reconhecer erros. Aprende o pai-nosso, mas, não conhece Jesus. Aprende a ler e escrever, porém, não sabem ler seus dias e a ser autores da sua história. Aprende que não se é nada sozinho, e, faz de tudo para parecer autosuficiente. Aprende a falar te amo e na verdade, não sabem amar. Aprendem, mas, não evoluem.
Aprende que a jornada é melhor que a chegada, mesmo que as vezes a jornada seja dolorosa, mas na vida você aprende ao longo do caminho que você trilha , com tropeços, quedas , arranhões, ai quando você chega percebe que tudo valeu apena, e aprende que o mais importante não é ter chegado e sim o que passou para você chegar onde almeja.
" Para estabelecer um ritmo harmonioso e luminoso ao pensamento, é preciso aprender a pôr ordem na vida, e a vida nasce de nossos desejos. Procuremos então criar condições sãs para os desejos: estudando as leis divinas, orando, servindo, respeitando, meditando e partilhando, pois quem não sabe dividir não aprendeu a receber."
Um dia você descobre que tudo que faz é em vão , claro desde cedo aprendemos que nada é para sempre , mas ,não minta, você ainda tenta acreditar que aquele menino vai ser pra sempre ,né ? É por isso que você deve continuar acreditando, mas , não coloque expectativas demais porque você não tem a certeza que vai durar . Pense que só você pode escolher , não deixe a opinião de um (a) amigo (a) mudar o seu conceito. Acredite em você e faça disso um ponto positivo para ser escrito por Deus na sua vida .
Com o tempo vamos aprendendo que a caminhada é ardua, com muitos desafios, várias quedas,alguns momentos de desnorteamento, mas que a chegada vale a pena... E uma das coisas que custo a entender a caminhada tem que ser SOLITÀRIA não da pra se explicar o caminho para que todos tenha o mesmo resultado!
Todos sabemos que viver bem e felizes precisamos ser lapidados, preparados para aprendermos a importância de cada queda. Queremos que os jovens aprendam o português, mas não a falar de seus medos. Queremos que aprendam matemática, mas não a somar valores humanos, subtrair frustrações, dividir conquistas e a multiplicar a fé em tempos difíceis. Queremos que aprendam a orar, mas não a buscar e confiar em Deus. Queremos que aprendam a ter respeito, mas não somos exemplos. Queremos que saibam ser amigos, mas não temos tempo para mostrar que os melhores amigos estão dentro de casa. Queremos que saibam fazer escolhas, não bebam, não fumem, tenham responsabilidades e ficamos no querer, informamos, e não formamos! Queremos que nos amem e demonstrem, mas não nos abrimos para eles, não contamos nossas derrotas, não mostramos quem mora atrás dos papeis de Pai e Mãe, assim não ensinamos o valor e o salgado sabor de uma lágrima.
Não basta crer nas palavras de Cristo e achar seus ensinamentos lindos. Temos sim que seguirmos o exemplo na prática e não na teoria. Teoria é facilmente decorada já a prática requer mudar, quebrar as paredes que nos aprisionam dentro daquilo que sempre fomos, requer um esforço para mudar quem somos querer evoluir no ser e tudo através do amor.
E com o passar do tempo você aprende. Você aprende que deixar livre o prende a você... Você aprende que tens que fazer do tempo o teu aliado para que ele não torne teu tormento, ou tampouco um inimigo. Com o tempo você aprende que o que tiver que ser seu, será. Que o que teve que ser, se foi, mas nunca se perde. Se você fez da maneira certa, ele sempre lembrará.
Amei e ensinei ele amar de uma forma verdadeira, franca honesta com seus sentimentos e com respeito pelo demais, tudo isso ensinou ele amar outro no presente e dizer belas frases nunca ditas a mim por ele desconhecer o amor, mas ele nunca será compreendido pela sua forma de amar, porque foi o meu amor que a criou e o ensinou amar sem compreensão da razão!
Uma outra coisa que todos devíamos aprender é que existem pessoas com muita afinidade conosco e outras que não são tanto assim, então devemos da o direito de escolha, sabendo que sempre escolhemos e somos escolhidos em qualquer lugar ou situação que seja. Essa é a beleza da vida, da liberdade de nosso livre árbitro.Mas devemos nos lembrar que colheremos o que semeamos... =)
Minha homenagem ao Dia das Mães vai para essas três pessoas que me ensinaram o que é ter e ser uma mãe de verdade! Minha avó, que sempre esteve do meu lado, me ensinou tudo, me amou acima de qualquer outra coisa. Minha mãe que fez o que pôde e ainda faz, que também sempre esteve ao meu lado em todos os momentos, que sempre mostrou que eu podia contar com ela, pra sempre. E minha filha que me deu uma força absurda pra que eu mudasse a minha vida e me enxergasse uma pessoa especial. Depois que ela nasceu, eu soube o que era amor verdadeiro! Eu soube quem era eu! Sou uma pessoa melhor e abençoada por tê-la na minha vida! Amanhã, será o primeiro dia das mães sem minha avó, vou seguir o exemplo dela e fazer deste dia, um dia mais que especial ao lado de todas as pessoas que amo!
s políticos brasileiros deviam aprender essa grande lição:ao invés de estarem se degladiando, falando mal uns dos outros e lavando as suas roupas sujas,prestariam um grande serviço a essa nação brasileira,se a partir de agora,praticasem a honestidade;com isso quem ganharia é o povo, que já vive cansado de ser enganado.Além disso,o povo brasileiro esclarecido deveria ser consultado,antes de ser aprovado quaisquer projetos de leis que não atendessem aos interesses nacionais.
Brinca demais e não cresce. Cresce demais e não aprende. Aprende demais e não serve. Serve demais e não ajuda. Ajuda demais e não acha. Acha demais e não sabe. Sabe demais e não muda. Muda demais e não gosta. Gosta demais e não fala. Fala demais e não escuta. Escuta demais e não se importa. Se importa demais e não demonstra. Demonstra demais e não sente. Sente demais e não ama. Ama demais e não sofre. Sofre demais e não pensa. Pensa demais e não cala. Cala demais e não grita. Grita demais e não guarda. Guarda demais e não explode. Explode demais e não se arrepende. Se arrepende demais e não luta. Luta demais e não ganha. Ganha demais e não divide. Divide demais e não sobra. Sobra demais e não encontra. Encontra demais e não anda. Anda demais e não cansa. Cansa demais e não deixa. Deixa demais e não insiste. Insiste demais e não chora. Chora demais e não dorme. Dorme demais e não sonha. Sonha demais e não acorda ...
A experiência do acerto é tão eficaz quanto a do erro, pois é a partir do erro que aprendemos, que nos empenhamos, que olhamos para dento de nós mesmo e apontamos o que está "errado", e deste modo, passamos a querer solucionar, consertar em nós algumas inoportunas decepções, fraquezas, imperfeições! A partir do erro, do ato da perda, passamos a analisar o mundo de outras maneiras, novas perspectivas, enxergamos algumas coisas que teimávamos em não ver, de que serveria o ganhar sem o perder? E vice-versa !
- Relacionados
- Mensagens para o Dia do Professor (para reconhecer sua importância)
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Mensagem de reflexão para Professor
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Aprendendo a Gostar de você
- Um dia a gente aprende