Textos reflexivos para professores que renovam a paixão pelo ensino
Senhor, dai-me sabedoria para aprender quantas vezes possivelmente forem necessárias.
Senhor, concede-me que a dor do luto recaia-me tardiamente no seu tempo devido e natural de ser.
Senhor, conceda-me que a maldade não me atinja.
Senhor, conceda-me a força e a alegria e a paz, e que jamais se aparte do meu lar e dos meus entes queridos e principalmente dos frutos do meu ventre e dos frutos do ventre meu.
Senhor, te peço, dirige a minha vida.
Senhor, te peço, não me deixe pensar nem por um instante em um dia perder a fé.
Senhor, te peço salde e a graça de viver todos os dia da minha vida.
APRENDENDO A VIVER
Eu quando me acordei eu senti bem dentro de mim um vazio que me parecia querer me despertar para um recomeço com a vida que foi logo que me deparei com a solidão que estava fazendo-me conhecer melhor a vida que foi quando eu me deparei com a magnitude de escrever belos contos que sempre me expiraram de amor pela minha vida que cheguei a escrever diversos contos fascinantes de historias com filosofias e que chegou a certa maneira de eu me envolver com o lado cientifico em que estudei diversas ciências que logo me trouce um despertar para a vida que foi quando eu percebi que estava só entre uma teoria de prescrever o tempo que foi dando-me um despertar mais logico para a clarividência da vida que logo me assegurei em minhas lições que sei que todos gostam ate nos estados unidos que levei fama de filosofo e cientista que fui descobrindo que em minha solidão existiria uma razão mais própria para eu persistir atrás da vida e foi ai que então eu resolvi mostrar aqui para todos de uma maneira mais atraente e bem focalizada com belas imagens que fazem parte de todo o meu trabalho como escritor do site do recanto das letras e quero aqui mostra para todos verem o meu ponto de vista e o melhor de mim e quero que todos dê uma boa olhada que esta mais quente e sei que todos vão gostar e eu quero agradecer a todos os meus caros e ilustres amigos do facebook que sempre estão me curtindo e me seguindo e quero agradecer a todos por esse grande isentivo e desejos com muita qualidade o melhor de mim e boas leituras. Obrigado! 😂
Por: Roberto Barros
Quanto mais o tempo passa mais vamos aprendendo que temos cada vez menos e que aquilo que achávamos ser nosso, na verdade nunca foi. Aí bate aquela sensação boa de que não temos nada a perder, quando estamos diante de algo que exige de nós ousadia, aquela que frequentemente deixávamos de praticar por medo de perder.
S.A.
Si acontecer.
Se eu pegasse na sua mão agora
E te pedisse me ensina voar contigo.
Eu giraria o mundo sorrindo
Com certeza você é o meu paraíso bonito.
Se eu soprasse em seus olhos e o cisco saísse...
Você dançaria comigo agora uma valsa?
Aquela que digo te amo baixo em seu ouvido...
Eu gosto da palavra paraíso é quando você está comigo.
Nossa estrada poderá ser longa se você fizer o mesmo.
Dividir o travesseiro nas madrugada loucas.
Onde o sonhos se realizam quero beijar sua boca.
Nossa como é bom sonhar com contigo numa boa.
Total alegria sua estrada se encontrando com a minha...
Dizia a poesia meu céu dentro do seu paraiso!
Faz tudo comigo e no calor deixa ser seu frio.
No frio deixa eu ser o rio a nascer
da erupção de seu vulcão alma e tensão.
Aquele coração que precisa dos toques
de minhas mãos um avião a decolar
para infinito desejo de pulsar dentro de ti.
Se você vier também deixo viajar dentro de mim!
"Às vezes é preciso aprender a trocar de roupa, sem se importar com as etiquetas.É preciso apenas que se olhe o tecido.
Assim são as nossas relações.Sejam elas de amizade ou de amor.
Precisamos aprender a entender os sinais , onde exista o desprezo, a irritação, a falta de delicadeza e a ingratidão.Precisamos aprender a olhar para nossos relacionamentos, para que na frente não confundamos os sentimentos como conformismo .
Você tantas vezes já se doou de forma exacerbada e o que recebeu? Nada.
Quando jogamos todas as fichas , é preciso saber que quase sempre quem ganha é a banca.
E neste caso, por que valeria a pena arriscar pra perder?"
Ensino da língua respeitoso
Ficar preso a gramática
Não é assim tão legal
A linguagem é poesia
Na fala da tradição e não tradicional
A linguagem é incorporação
Do meio em que se vive
E andar na contra mão
É mais difícil, acredite
Como disse Heráclito
Não é possível duas vezes
No mesmo rio se banhar
As águas fluem e a que foi já não estar
Bagno também poetiza
Que a língua é um rio com fluxo caudaloso
Enquanto água parada é a gramática
Deixando tudo desgostoso
Sucesso no ensino não haverá
Se a concepção gramatical não se alterar
O professor deve ensinar várias concepções
Mas sempre respeitando a linguagem e suas tradições
A gramática deve existir em função dos que falam
Ouvem, leem e escrevem suas práticas
Sofrendo processos de variação
Precisando ser respeitado em sua dimensão
O método para se ensinar a Língua Portuguesa
Deve-se ser repensado
Respeitando a língua materna
Esse tem de ser o diálogo
Não retirar a língua de sua realidade social
Estereotipando como difícil de aprender
Temos muitas variações linguísticas
E é disso que precisamos saber
A função do falante pode variar
Em dialeto, idade ou geracional
A função do ouvinte compõe graus de formalismo
Modalidade e sintonia incluindo dinamismo
Se a escola o hábitos cultural do aluno valorizar
Com certeza habilidades na própria língua adquirirá
Sabendo narrar, descrever, dissertar e expor sem discriminar
No uso da linguagem oral e escrita não esmaecerá
Pois assim como nós seres humanos em constante mutação
A língua é miscigenada e cheia de vida
Consequência de sucessiva transformação
O preconceito linguístico não deve sernossaocupação
Mesmo sem compreender o seu caminho, ensina-me a confiar em ti.
Não se iluda, Deus é incompreensível e sempre estará além de nossa capacidade de entender o que ele está fazendo. Mesmo sem entender, o coração de um verdadeiro filho, mesmo apertado a ponto de desistir, volta ao seu lugar de origem: a presença imensurável de um Pai perfeito em seus caminhos. O que podemos oferecer à vida em benefício próprio? Tudo está sob seus pés, e o mundo continua a girar porque ele permite até hoje.
Não adianta dizer ou questionar nossos problemas, pois isso só parece piorar nosso estado. Será que há uma saída neste beco? Com o tempo, percebemos que é inútil nos dizer coisas que não acrescentam nada!
Você sabe que confiar leva tempo, mas o tempo não muda quando ficamos no mesmo lugar repetindo as mesmas coisas. As incertezas corroem e causam dúvidas em nosso coração, mas aqueles que confiam em Cristo veem a certeza crescer dentro deles.
Esse controle que está em suas mãos: Tire-o de você e entregue a quem sabe controlar. Seja maduro para reconhecer que você não pode e não é capaz. Essa vida é imensa e não temos dimensão para ela, somente aquele que nos criou.
Versículo relacionado: "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará." - Salmo 37:5
“O Universo coloca pessoas, situações, experiências, lugares, diante de nós para nos ensinar algo ou nos fazer enxergar aquilo que muitas vezes insistimos em não ver.
Um conflito com alguém pode nos ensinar a sermos mais tolerantes, pacientes, generosos ou até mesmo nos ensinar a impor certas barreiras e limites para que a relação seja saudável e respeitosa.
Um imprevisto, dependendo da ordem, pode nos servir de alerta para termos mais cautela, prudência, ponderação em nossas ações ou tomadas de decisões.
Aquela pessoa que tanto nos incomoda, sem nunca ter feito absolutamente nada contra nós, vem justamente para nos mostrar algo que está mal resolvido em nós, que precisa de cura e transformação e normalmente esse algo está diretamente ligado ao que mais repelimos na pessoa.
Precisamos sair da esfera do acaso e compreender que tudo que se apresenta à nos tem uma razão específica.
Se não é um ensinamento, é um livramento.
- Flávia Filgueiras
Ninguém nos ensina a existir
Ninguém nos ensina o que é existência
Nós desenvolvemos isso
Desenvolvemos o senso quase que comum
Do conceito de "existir"
E é incrível, é incrível que nós existimos
Mesmo sem ter um propósito
Mesmo sem entender de verdade o que é existir
Ainda sim, às vezes, tudo o que queremos
É não existir.
Ensinaram-me que falar de boca cheia é feio;
Que falar sozinho é loucura;
Que falar dos outros é intriga;
Que falar de nós mesmos é falta de humildade;
Que falar sem consentimento é intromissão;
Que falar de coisas que não sinto é falsidade;
Que falar mentiras é errado, mas que falar verdades pode ser cruel.
Como se vê, ensinaram-me a ficar de boca fechada, mas nunca me disseram que eu não podia escrever.
"Esteja no mundo; veja, ouça e sinta o mundo; aprenda, ensine e compartilhe com o mundo; seja um participante ativo e responsável no mundo, mas não se defina ou se apegue demais à ele, pois a estadia é passageira.
Considere que todos os elementos existentes no mundo possuem um aspecto material e espiritual, essa é a verdadeira alquimia da vida na Terra."
- Flávia Filgueiras
Os justos não podem se calar com o avanço do pecado e das injustiças. A relativização dos ensinamentos bíblicos em nome de um discurso politicamente correto tem levado a igreja a perder o seu real propósito na terra, que é denunciar o pecado e propagar o nome do Senhor Jesus.
1 João 3.4-6
Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado. Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu.
Quando se aprende a diferença entre ser alguém tolerado e ser querido, dificilmente, estará mal acompanhado, em vínculos e em certos lugares, onde o apreço é mendigado, bem longe de ser recíproco, numa desgastante realidade.
Não que a reciprocidade seja uma condição para se fazer o que é certo e claro que fazê-lo não será em vão, porém, sem ela, as relações são insustentáveis, o conviver poderá tornar-se um grande peso com raros momentos saudáveis.
O sabor de uma consideração recíproca é agradável e inconfundível, traz muita felicidade, aviva sempre que possível, fortalece durante uma dificuldade, motiva a seguir em frente, portanto, sendo feita de verdades muito consistentes.
A possibilidade de eu estar sob um prisma muito errado não está descartada, entretanto, até que eu seja felizmente contrariado, tenho me afastado ao sentir que a minha presença é aturada que nem um fardo bastante indesejado.
A humildade ela é a maior das virtudes desse mundo, nos ensina a esquecer um pouco da gente e valorizar o próximo, amar e respeitar. Todo ser é importante portanto a solidariedade e o amor é fundamental, é simples ser humilde com o próximo e da para construir um mundo lindo assim. Se você se perder no orgulho, se encontre na humildade e no amor, é tão simples.
Raízes
Para onde foi o suave som da sua voz
Era bom se nós aprendêssemos a não deixar
A distância matar aquela semente
Que só a gente soube amar.
Ainda tudo estranho, é como não saber
Se amanhã vai ter sol ou chuva
Se Deus ajuda, nenhuma tempestade
Vai nos preocupar agora.
Eu vou estar sempre aqui cuidando
Das raízes suas que penetraram o coração
E só aguento porque meu pensamento
É um eu mais forte que o tempo.
Se um dia pela estradas da vida
Você deixar uma migalha sua cair
Não vou me iludir, eu prometo
Guardar no peito essa lembrança de ti.
Se os anjos atenderem as preces desse pobre imortal.
Um portal de esperança pode se abrir
Se não for assim, eu espero outra vida
Para existir dentro de ti...
Caríssimo Lucius aprendeu, de forma DEFINITIVA, que deve tratar a cada um, exatamente de acordo com a medida de sua natureza. Nem mais, nem menos. Pois se tratar alguém além do que merece, estará se desrespeitando, cometendo como que um sacrilégio contra si mesmo. E se tratar aquém, estará sendo injusto contra a pessoa. Logo, tratará a cada um, conforme seu próprio nível de merecimento.
⚖️
Nós viemos parar aqui, por um único propósito “Aprender a conviver com o outro,ser útil,saber lidar com as situações boas e ruins,saber escutar,aprender de tudo um pouco, não esperar nada de ninguém,saber que o seu único e verdadeiro amigo é Deus,se alegrar com a felicidade e sucesso alheio,amar a natureza,os animais,ser tolerante,paciente,verdadeiro,honesto,honrar e ser gratos a tudo e principalmente saber amar…
E muito,muito mais…
Esse é o motivo para aqueles que pensam que a vida é uma rotina,todo dia a mesma coisa.
Pois bem,enquanto não aprender a viver,a vida vai se repetir a cada manhã da mesma forma,até você aprender.
Ao ultrapassar as barreiras que se erguem em nosso caminho, aprendemos a valorizar as pequenas vitórias, a crescer em sabedoria, a fortalecer nossas convicções e a desenvolver virtudes como a paciência, a humildade e a compaixão.
É na batalha que nos tornamos mais fortes, mais resilientes e mais preparados para as futuras situações desafiadoras. Aqueles que compreendem essa dinâmica, que entendem que as lutas fazem parte do processo de crescimento, conseguem encontrar significado mesmo nos momentos mais difíceis.
Não devemos desistir no meio da jornada. Por mais que a caminhada seja árdua, que as adversidades pareçam insuperáveis, devemos perseverar e confiar que, ao final, receberemos a recompensa merecida...
- Edna Andrade
A fé nos ensina que tudo tem um propósito e que mesmo nos momentos mais desafiadores, estamos sendo guiados para um aprendizado ou crescimento. Ela nos ajuda a lidar com a dor, a encontrar esperança nos momentos de tristeza e a ter coragem diante das adversidades.
Ter fé não significa viver numa ilusão, mas sim acreditar que, apesar das dificuldades, a vida tem um sentido maior e que estamos seguindo um caminho que nos levará ao nosso propósito. É acreditar que Deus está sempre presente, nos apoiando e nos levando na direção certa.
Portanto, jamais se esqueça: a fé é fundamental. Tenha convicção, esteja atento e confie. Deus se revela incessantemente em toda parte. Acredite e permita que a fé seja a bússola que guia os seus passos.
- Edna Andrade
Senhor Deus
Senhor, meu protetor.
Guarde a minha alma por favor.
Senhor, meu pai.
Ensine-me sempre com amor.
Senhor, meu guia.
Guie-me sempre com alegria.
Senhor, meu detentor.
Faça-me crescer em fé e sabedoria.
Senhor, meu salvador.
Perdoe todos os meus pecados.
Senhor, meu Deus.
Faça de mim um exemplo de fé.
Senhor, meu redentor.
Quero crescer no seu amor!
- Relacionados
- Textos de motivação para comunidade educacional
- 27 mensagens de boas-vindas para professores no início do ano letivo
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- Mensagem de reflexão para Professor
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Aprendendo a Gostar de você
- Um dia a gente aprende