Textos reflexivos para professores que renovam a paixão pelo ensino
Intercessão
Ensina-me, Senhor a (re)conhecer o Teu tempo
a preencher o vazio das horas infinitas de solidão
a ser boa companhia a quem necessita de alento
a ter olhos destemidos às incertezas sem razão.
Ensina-me também, Senhor, a entender o adiado
a entregar minh’alma a Teus ensinamentos
a levar alegria aos idosos na janela encostados
a auxiliar ser inteiro a quem está em fragmentos.
Ensina-me, por fim, Senhor, a ser forte no sofrer
a não desabar quando tudo parece interditado
a transformar o coração frio em benquerer
e a não deixar cair por terra o que foi conquistado.
(Bia Pardini)
NUNCA É TARDE
Nunca é tarde para aprender
Ninguém sabe tudo
Ninguém é mais inteligente que ninguém
Somos todos seres sabedores da vida
Adultos conscientes das nossas próprias
Capacidades ou limitações, uns mais que outros
Benditos sejam todos aqueles que nos ensinam
A despertar todas as capacidades escondidas
que possuímos. Neste tempo que dispomos
Pois todos temos gosto em aprender.
Lápis Cor de Pele
Apreciamos e precisamos ter sempre a intencionalidade de progredir, aprendendo com os contextos, com as dificuldades. Maturidade é justamente isso, quando queremos nos desenvolver positivamente ou será simplesmente passarmos pelo tempo.
O sábio procura sempre aprender, mas o tolo está satisfeito com a sua própria ignorância. O sábio esconde a sua sabedoria, mas o tolo, anuncia a sua ignorância. O homem deve ter uma mente aberta progressiva e atualizada. O ser humano têm que buscar sempre a proeminência do seu espírito.
Não podemos nos limitar. Achar que nosso modo de ser é o melhor, único e perfeito é uma forma de parar no tempo e não melhorar. Precisamos abrir a cabeça para aprender lições e aproveitar as oportunidades de crescimento e aprimoramento.
E na silhueta de um profeta
Se em determinado instante
De um mero dia qualquer
Dentro da velocidade discreta
Da minha breve vida inquieta
Eu aprender
Tornar-me poeta.
- educação-
Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo o que se aprendeu na escola. Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.
Doce Felicidade
Viver a sonhar
Viver a aprender
Viver com prazer
Prazer ao cantar
Viver é aproveitar o luar
Viver é se surpreender
Viver é ferver
Ferver a amar
Que a solidão tenha piedade
Quando vier me buscar
Não irei sobreviver
Não irei suportar
A dor de perder
Os meus laços de felicidade.
Detalhes
O que você aprendeu na escola?
Acabo de levar a minha filha na aula, Maria Eduarda estuda em uma escola do município, é uma ótima escola e eu a adoro. Quando o Luiz passou por lá foi muito bem acolhido, gostava dos professores e aprendeu muito. A proposta pedagógica na infância assim como a integração social foram um dos motivos, além de poder trabalhar, que me convenceram a colocar meus filhos cedo em um ambiente escolar.
Desço do carro conversando com ela sobre se comportar, colaborar, se alimentar, obedecer o que a professora falar e brincar bastante. Olho para o lado e vejo um casal com seu filho, dando praticamente a mesma orientação. Não sei de qual a é origem, mas sei que são imigrantes e isso me tocou, eles estavam muito felizes, a criança um pouco apreensiva. Pedi para a Duda dar a mão para o Andy, trocaram olhares se reconhecendo e entraram felizes, fiquei observando os dois assim como os pais do coleguinha. No retorno para casa, não me contive, chorei emocionada, me sensibilizei com aquelas pessoas e com aquele momento, com um misto de sentimentos em meu peito agradeci ao universo por ter a vida que tenho, com todas as alegrias e dificuldades. Não conheço a história deles e não nego que fiquei curiosa, vieram de longe por condições melhores de vida, acredito eu, e ali, naquele momento o suspiro aliviado dos pais ao verem seu pequeno entrando na escola e tendo uma oportunidade que talvez em seu país de origem a criança não viria a ter, mostrou-me o quanto eles estavam satisfeitos.
Estudei em muitos lugares ao longo da minha vida que até parei para contar, se não me engano são dez o número de escolas, municipais, estaduais, particulares, faculdade, curso técnico, cursinho preparatório (meu pai queria que eu fizesse parte do colégio militar quando eu tinha 10 anos), fora cursos rápidos e atividades extra classe. Percebi, e os meus amigos-leitores no qual compartilhei este espaço também irão perceber que o que mais aproveitei com certeza não foram os ensinamentos de português (e a medida que eu escrevo me sinto mais ignorante quanto a gramatica), também não foi de nem perto qualquer outra matéria da grade curricular. As vivências com inúmeras pessoas e essas trocas de escolas no decorrer da minha trajetória me levaram a ter a visão e sensibilidade voltada para o detalhe, e com este olhar aprendi mesmo foi a andar como um camaleão, me adaptando facilmente a diversas situações e lugares, e mesmo passando por experiências boas ou ruins, aprendi a viver com muita alegria.
Um amigo me perguntou certa vez se eu era feliz, e sem pensar exclamei: - Óbvio! Ele sempre respondia que ficava feliz em me ver feliz, mas não conseguia se sentir assim por mais que quisesse. Nós tínhamos uma troca enriquecedora e verdadeira, ele era um questionador nato assim como eu, e juntos questionávamos tudo e todos, porém me dói muito o fato dele não ter conseguido nesta vida enxergar os detalhes que poderiam ter dado outro rumo a sua história.
Por ter conhecido tantas pessoas cada qual com a sua realidade, aprendi a ser feliz com pouco e ver a dadiva da vida nos detalhes, vejam bem, não estou romantizando pobreza, e nem estou dizendo que não devemos ter ambição, sonhos e vontades, muito pelo contrário, mas é preciso estar atento aos detalhes e olhar com carinho para os lados, para nossa jornada, para o que somos e para onde estamos caminhando. Ao observar as infinitas possibilidades não só daquela criança na entrada da escola como as que a minha filha também irá encontrar no seu caminho, pude mais uma vez reafirmar este sentimento de felicidade. Aprendi a ser grata não só pelo pouco, mas pelo muito que consigo enxergar.
Olga Lago
Meu menino! Você quem me ensinou amar e amar sem culpa, então não a o que reclamar.
Que culpa eu teria se amasse duas? E hoje meu menino eu poderia amar você, sem culpas ou sofrer, como me ensinou basta esquecer. Mas hoje se te amasse eu te faria chorar, por que eu aprendi a te esquecer, mas você não aprendeu a deixar de me mar.
Não podemos esquecer .!!
A gente vai caminhando e aprendendo que o respeito é dado as pessoas nas suas escolhas .
Que tds nós temos o livre arbítrio . Que cada tem o seu jeito de ser e de sentir , de enxergar as coisas.
Que cada um tem seu jeito de viver , mais que tb não somos obrigados a compreende- los e acompanha - los nas suas posições , mais de respeita- los.
A gente vai caminhando e observando , aprendendo que
quem aprendeu a dizer não, tb deve aprender a ouvi- lo .
A gente vai caminhando e aprendendo que o carinho , a consideração e o cuidado são espontâneos , saem do coração com naturalidade , leveza aos que achamos merecedores ..
Que damos honra , autoridade a quem amamos e disso não fujimos, temos o direito de escolhermos .
Que no coração dos outros não temos a autoridade de adentrar sem autorização.
A gente vai caminhando e entendendo que o tempo é uma preciosidade , pois a unica certeza que temos é o hoje , e que damos esse tempo a quem a nós é importante , nos faz falta e sentimos amor , essa necessidade de estarmos juntos , abraçarmos de destilarmos carinho e atenção .
A gente vai caminhando e aprendendo , entendendo que o que não nos faz falta , deixamos para depois , para la , para mais tarde , so que esquecemos que amanhã pode não vir
Que o coração se alimenta de afetos de gestos acolhedores . Portanto :
Que possamos amanhã assumirmos com coragem , conscientemente as nossas posições , somos responsaveis por cada gesto e escolha .
Paz e luz .
Simone Vercosa .
Coisas que não me ensinaram na escola.
Lá me ensinaram que o coração é o órgão que bombeia sangue para o restante do corpo, mas esqueceram de dizer que é o baú de todos os sentimentos e é super sensível.
Me ensinaram que os olhos são os órgãos responsáveis pela visão, mas esqueceram de dizer que eles são a ponte para nossa alma.
Ensinaram que o cérebro coordena todo nosso corpo, mas não citaram que lá moram todas nossas lembranças e mágoas e que devemos cuidar bem desse lugar.
Uma vez disseram que a nossa alma é intangível e que só as pessoas boas conseguem levar suas almas para o céu, eu acreditava nisso até arrancarem um pedaço dela.
Me disseram que a saudade é um sentimento abstrato, mas não falaram que ela machuca tão quanto algo que não é.
Talvez a escola te ensine um pouco como sobreviver, mas nunca te ensinará realmente Viver.
Marcello_Silva
Apocalipse
Há quem diga e ensine, que os acontecimentos do livro de Apocalipse, têm o seu acontecimento , ou melhor cumprimento, todos, numa perspectiva passada. Com isto quero dizer, que já tiveram o seu cumprimento. Dizem ainda as várias escolas, que todo o livro é simbólico e figurativo. Mas no meu ponto de vista, não se trata de algo passado, mas algo tão real, tão literal, tão somente, algo futurista, algo que na sua essência ainda vai acontecer. O livro de Apocalipse é uma escatologia do futuro, todos os eventos terão a sua ocorrência no futuro. O apóstolo João, recebeu do anjo, que recebeu de Jesus Cristo, que recebeu de Deus, a revelação do que ia acontecer. João transmitiu está revelação às sete igrejas da Ásia Menor (Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia, Laodicéia).
Os acontecimentos que vão ocorrer ainda, são todos os acontecimentos apartir do capítulo 6 de Apocalipse. No capítulo 6, vai acontecer o conteúdo dos 7 selos que foram abertos, por Jesus Cristo. No capítulo 7, fala-nos sobre os 144 mil e continua tudo numa perspectiva futurista até ao capítulo 22. Tudo isto vai acontecer como está escrito. Podem acreditar que o Apocalipse vai ocorrer todo, num futuro breve. Se preparem para o que aí vem! Ora vem Senhor Jesus Cristo! Amém!
A decepção também é algo bom, ela vai te ensina a ter um caráter mais forte e firme... Vai fazer com que você saiba como lidar com as pessoas e vai te ensina a não confiar de mais!
Você vai aprender que, oque tem torna conhecedor de alguém e dar poder a ele(a)...
Quer conhecer alguém? De poder e verá que ali nunca existiu amizade!
A decepção é algo que está e sempre teve na história, '𝚙𝚘𝚛é𝚖 𝚗𝚊𝚍𝚊 𝚖𝚎𝚕𝚑𝚘𝚛 𝚚𝚞𝚎 𝚞𝚖 𝚋𝚊𝚗𝚑𝚘 𝚙𝚊𝚛𝚊 𝚕𝚒𝚖𝚙𝚊𝚛 𝚊 𝚜𝚞𝚓𝚎𝚒𝚛𝚊... Melhor dizer 🫴🏻(Relaxa, respire e siga em frente).
A religião ensina sobre a condenação, o evangelho mostra o caminho da salvação;
A religião prega sobre tremor, o evangelho fala sobre amor;
A religião aponta os atos, o evangelho nos mostra os cravos;
A religião nos aperta, oevangelho nos liberta;
A religião nos apavora, o evangelho nos transforma!
As vezes é necessário aprender a viver sob ataques, não se acostuma, pois percebe-se que os ataques são movidos a preconceito, ódio, talvez inveja, mentiras... . Mas pelo bem maior, por acreditar em dias melhores para pessoas através da educação, pela confiança da maioria e de pessoas instituídas, se aprende a lidar com as pessoas, supostamente desprovidas de carinho, de atenção, de amor. Platão nos orienta da seguinte forma para esse tipo de ser: "Pessoas normais falam sobre coisas, pessoas inteligentes falam sobre ideias, pessoas mesquinhas falam sobre pessoas."
Se importar apenas com os bons e com os recuperáveis!
Me ensina a confiar.
Chamar a ti meu eterno amado pai.
É a racional serenidade.
Me ensina a confiar mais e mais.
Na fé, seguir em frente, ficar de pé.
O senhor que tudo fez e que tudo faz.
Me ensina a confiar, essa é a sanidade.
Me chamam de louco, maluco, doido.
Eu sei que sou mesmo afoito.
Fale comigo, fale ao meu coração.
Tome minha mente, meu sentir, minha, cada ação.
Tome me por inteiro Senhor.
Diante de décadas, o inimigo me escandalizou.
Forte é o confronto.
O inimigo está para abater de apronto.
Confio na tua benignidade, pai amado de amor.
Tire me dos laços do passarinheiro.
Cercaram me como sanguinários formigueiros.
Ensina me a confiar, sei que vai operar, mudará todo sabor.
Me ensina a confiar.
Quando o cenário parecer adverso.
Quando vier o ataque do perverso.
Quando este mundo vier desdenhar.
A minha fé é esta, está de pé.
Tenho este fôlego, este sangue remido com teu nome.
Opere Senhor, na minha vida, venha a ti exaltar.
No monte, no joelho, no altar.
Já me joguei, harmonize minha vontade e meu tempo.
A condição eu sei, da tua maneira vai agir, vai operar.
Mude minha história, minha vida, renovo, rebuliço.
Ainda hoje, eu creio sim.
Me ensine a persistir, me ensine a confiar.
Giovane Silva Santos.
05/09/2022 15:16hs.
INGRATIDÃO
Aprendi que ingratidão não se combate querendo ensinar o outro a ser grato, basta ter a consciência de que o que não recebes aqui, receberá no Reino dos Céu
Infelizmente as pessoas não tem noção de que o pecado da ingratidão é pior que o da vingança. Ingratidão a pessoa paga o bem com o mal e este problema é dela, devemos aprender a não sofrer quando recebemos a ingratidão. Ação cura, inação adoece.
Enfim, a ingratidão é uma prova para você persistir em fazer o bem!
Como disse Jesus: 'Há maior felicidade em dar do que em receber'.
Exerça a gratidão sempre, sem esperar algo em troca.
Os maiores ensinamentos são tirados dos momentos difíceis. Situações das quais não temos controle são as que mais nos exigem raciocínio. Nessas condições nossa mente é treinada, elevando nossa capacidade de enxergar possibilidades que não víamos.
A adversidade gera condições favoráveis para quem deseja crescimento.
-EU TIVE QUE APRENDER
Eu precisei de tempo, muito tempo pra poder te superar, precisei simplesmente me desapegar.
Eu tive que me desprender de alguém como você, e foi doloroso, não foi algo doce que me diriam que seria.
Eu tive que aprender, a conviver todos os dias sem a sua companhia, de ouvir sua risada que contagia .
Tive que aprender a dormir sem você ao meu lado.
Com esses seus olhos castanhos que me deixaram admirado.
Eu tive que conviver sem sua pessoa, tive que te deixar partir.
E acredite, eu nunca quis te deixar ir.
Mas finalmente, hoje posso dizer, que te superei. E superei, mas não significa que jamais te amarei.
Tu me ensinou...
... A não te esperar
... A não te procurar
... A não te entender
... A elouquecer
Tu matastes...
... Meu amor
... Meu ardor
... Meu explendor
... Meu furor
Não me suportaste mais
Não me tolerastes mais
Não me querias mais
Agora vens criar em mim uma necessidade de ti
Agora vens abraçar minhas excentricidades que autrora foram motivo de condenação
Quem tem Cristo como Senhor aprende a amar e a servir.
Não fico surpreso com mais nada nos dias de hoje, ver as pessoas distorcendo a verdade e usando-a para ferir e até mesmo conquistar algo as custas da vida de alguém. Isso é tão antigo que até a bíblia relata.
Mas o que mais dói nisso tudo é ver pessoas dentro da igreja dizendo que são o que ainda não se permitiram ser, servos de Deus.
Ricardo Baeta.
Se todo mundo diz a mesma coisa, ninguém aprende nada com o que ouve fora da conveniência e da acomodação da sua audição.
Se tudo mundo escreve a mesma coisa, ninguém aprende nada com o que lê, sequer é estimulado a refletir. Impossível a extensão do conhecimento. Do crescimento intelectual.
Se todo mundo faz a mesma coisa, ninguém experimenta o novo. A manutenção do mais do mesmo esta garantida. Todos seguem como cordeiros felizes por estarem alimentados.
- Relacionados
- Mensagens para o Dia do Professor (para reconhecer sua importância)
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Mensagem de reflexão para Professor
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Aprendendo a Gostar de você
- Um dia a gente aprende