Textos reflexivos para professores que renovam a paixão pelo ensino
Ensinar ao surdo é como soprar no vento,
Palavras se perdem em um espaço vazio.
Na mente que não escuta, não há entendimento,
E o esforço se desintegra em um silêncio frio.
"Sim" ao insensato é um eco sem retorno,
Onde a ignorância se ergue, altiva e sem paz.
O saber se perde no cansaço eterno,
E o fardo se torna um peso que o tempo não desfaz.
O diálogo se torna um grito no abismo,
A paciência se esgota onde não há um sim.
A luz se apaga no obstinado desatino,
E o saber se dissolve na luta sem fim.
Estamos entrando na "Década da Inclusão" - Novos Caminhos do Ensino Aprendizagem.
Professores, educadores, gestores em geral, têm que se conscientizar de que ninguém ensina mais apenas, sem aprender simultaneamente.
A internet criou a via expressa de mão dupla. Quem não aceita, vai ficando fora do mercado. A arrogância do "Senhor do Saber", que alguns mestres ostentavam, não existe mais.
As COISAS ÓBVIASsão as únicas que existem de forma inteligente.
Só precisamos aprender a tocá-las com os Olhos, ou, ouvi-las com as Mãos, ou, enxergá-las com o Coração, ou, senti-las pelo Cheiro, ou, reconhecê-las pelo Toque, ou, alcançá-las pela Alma.
Mas, só quem consegue entender plenamente a dimensão, generosidade e potência dos COISAS ÓBVIAS é a Intuição.
Toque seu violão,cante,selecione boas músicas para ouvir,assista boas séries,aprende idiomas,faça atividade física sem exagerar nos exercícios e se gosta de estudar pode estudar algo que tem aptidão.Respire ar puro e se for possível faça viagens de 72 horas,pois essas costumam ser as melhores viagens.Se for fazer viagens longas tome cuidado com falsas agências de viagens ,pois algumas têm ligações direta ou indireta com o tráfico de pessoas.Mantenha o amor próprio e queira ter por perto quem te faz bem.Logo,assim manterá uma boa saúde mental.
Não nos intitulamos Xamãs, nascemos Xamãs, honramos a ancestralidade e os ensinamentos. Reconhecemos a nossa parte curandeiro, o dom de elevar o espírito e agradecer a beleza da vida.
Não se torna um Xamã, não há escola que possa te tornar um Xamã, não se está Xamã, se É Xamã.
Filhos de Xamâ
Não se tornam Xamãs só porque nasceram desta energia.
Ser Xamã é uma responsabilidade imensa, é cuidar, é amar, é ajudar os outros na evolução sem medo, sem julgamentos, sem críticas. Ser Xamã é ouvir a voz interior, a voz dos seus ancestrais ensinando às vezes com duras palavras, outras de forma amorosa que o verdadeiro caminho é o da verdade e do Amor.
Ser Xamã é Ser Gaya em todos os aspectos não para agradar o outro ou para mostrar o quanto você é “salvador da natureza”, pois está beleza e do ego e a natureza não precisa ser salva.. É Ser Gaya em essência. E nutrir seu ventre de coisas boas e sair espalhando pela estrada que passar. E reconhecer o Ser que é... reverenciar, honrar e amar todos os Seres!!!
Ensinamentos Xamânicos - por Giovana Barbosa
Como Liberar das suas energias de PADRÕES NEGATIVOS da ANCESTRALIDADE. Siga estes passos por 21 dias.
* O primeiro passo é fazer um levantamento das crenças familiares, como medos, mentiras e atitudes de insegurança, vingança. Identificar comportamentos egoístico e raivosos, que possam trazer medo, culpa, e ou vergonha para si.
* O segundo passo será você descobrir a crença limitante Maior e ou a mentira Maior.
* Quando identificar, faça o seguinte exercício de sentimento: peça perdão à todas as pessoas que de alguma forma foram magoadas ou sofreram com este padrão de comportamento negativo da ancestralidade... não é necessário ir de pessoa a pessoa, nem mesmo saber quem são, basta a seguinte intenção de meditar e dizer: eu peço perdão por toda a ignorância da minha ancestralidade, peço perdão a todos que de alguma forma se sentiram ofendidos ou magoados.
* O terceiro passo é querer limpar as energias negativas e se abrir energeticamente para isto, apenas determine firmemente: Determino que liberte o meu ser de toda a negatividade da minha ancestralidade.
* O quarto passo é ter a coragem de mudar este padrão de comportamento e trazer a seguinte afirmação crer efetivamente nela: Esta é a última geração que vibrará neste padrão de ações. Eu me sinto livre das energias negativas da minha ancestralidade.
* O quinto passo e mais importante é você desapegar-se destas crenças, perdoar sua ancestralidade. Você precisa também assumir a responsabilidade por seus erros e modificar de verdade sua forma de ver a vida com mudanças simples no dia a dia.
* Tome atitudes sempre contrário da crença negativa. Tenha paciência ... é um exercício que requer prática e muita atenção.
* Perceba que o objetivo maior é melhorar você, liberando energias e padrões negativos da sua ancestralidade, então por favor faça escolhas que te leve para uma vida mais saudável e feliz!
Depois destes passos, você estará aberto (a) a cura, ao autoperdão, ao perdão à todos os seres.
Vamos curar os padrões negativos?
Giovana Barbosa
Semear idéias, ensinar respeito, praticar empatia é tão importante quanto plantar árvores. As árvores nos dão oxigênio para a vida, mas são idéias semeadas, respeito praticado e empatia aprendida que ajuda a cuidar da Mãe Natureza como um todo. Então, aprenda que nosso planeta é vivo, cada Ser respira, e tem seu papel no meio ambiente. Tudo tem sua importância e seu valor! Respeite!
O que torna um Planeta limpo, não é fazer a limpeza, mas ter o cuidado e a consciência de não sujar.
Trance seus cabelos!
Assim já ensinavam as mães e as avós!
Para laçar os fios luminosos e sua coroa enfeitar,
Trance seus cabelos,
Para os pensamentos organizar, numa laçada branda e com a vida se conectar, com aquilo que há de mais bonito em sua ancestralidade a dançar.
Trance seus cabelos para celebrar o sorriso no rosto e a fita colorida que paira sobre o ar !
Não importa se você é neta, filha, mãe, avó, trance seus cabelos e sinta alinhar as energias no cosmo, fio a fio, assim cada uma a trançar! Honre sua força interna, ensine as mais jovens, aprenda com as mais velhas e conecte-se com a medicina e as energias do sagrado feminino que já há!
Trance seus cabelos!
Favela
Olho daqui de cima
Algo me ensina
A respeitar essa diferença
Aqui o acesso é limitado
O Preconceito é real
Vivem na sociedade desigual
Porque não serem visto de forma humana
Abre seus olhos e não se espanta
Eles tem sonhos
Imaginem, a favela não tem estrutura
A vida dura perpetua
Sou uma pessoa que penso no social
Isso me torna igual
Crianças ingênuas vivendo na pobreza
E o Brasil com tanta riqueza
Consegue me entender ?
Ou gosta de vê-los sofrer
Entre agora nessa luta
Ou prefere essa política esmagadora
Que não respeita as pessoas
Faço parte dessa cultura
Vamos nos unir pra ajudar essas pessoas
Minha voz não está aqui atoa
Não sou egoísta!
Então pensa nessas vidas !
Deixa de ser egoísta !
Minha voz é de igualdade
Mundo ! Chega de maldade
Pensem na favela
Algo nos revela
Precisamos nos unir
E fazer o Brasil evoluir .
Viajar é bom, pois sempre aprendemos algo,
que podemos usar em nosso beneficio...
Basta termos a humildade de entender que sempre
podemos aprender algo de alguém...E ensinar também...
Ósculos e amplexos,
Marcial
CERTAS LEMBRANÇAS DA ÁFRICA
Marcial Salaverry
É verdade que já se passaram muitos anos em que lá estive, mas como ainda tenho memória, posso dizer que rememorando os episódios que vivi no Congo, acabei me lembrando de algumas coisas além das aventuras vividas em meio aos "gatinhos" de lá, pois a África é toda ela um grande mistério, e não é feita só de leões, elefantes, alegres aventureiros, e claro, africanos.
Podemos chegar à conclusão de que os africanos tem uma filosofia de vida muito peculiar, onde ainda não chegou totalmente a maldade da chamada civilização. Sob certo ponto de vista, são de uma pureza d’alma enorme, principalmente nas aldeias mais afastadas, onde o contato com a civilização é mais restrito. Encaram a vida com tanta naturalidade, que podemos aprender muita coisa com eles. Pelo menos a não sermos tão maldosos. Também existe alguma sabedoria lá. De minhas lembranças, trago um provérbio africano muito interessante, que diz:
" Nunca são esquecidas as lições aprendidas na dor."
Palavras simples, como simples é a vida que vive a população africana, de modo geral, mas, quanta verdade existe nessas palavras... Realmente, ao "levarmos uma paulada na moleira", aprendemos que não devemos repetir o mesmo erro (errare humanum est, mas reincidirem em errum, burrarum est).
O interessante, é que dificilmente enxergamos que certas atitudes que tomamos naturalmente, podem magoar alguém que seja um pouco mais sensível que outros, e insistimos nesse erro, até que, por vezes ferimos esse alguém de uma forma tal que fica bem mais difícil consertar a besteira cometida. E não houve maldade, vontade de magoar ninguém, apenas não soubemos aquilatar o grau de sensibilidade de quem atingimos, mas que involuntariamente ou não, atingimos, e um problema pode estar criado. Muitas vezes, não reparamos, mas uma resposta brusca sem razão, uma brincadeira mal colocada, por vezes magoa muito. Agora, quando reparamos que o mal foi cometido e tratamos de corrigi-lo é sinal de bom senso e humildade, da mesma maneira que gostamos de ver uma mudança de atitude em quem nos magoa, e é sempre necessário entender que algo que nunca pode ser esquecido: "Pessoas diferentes... sensibilidades diferentes..." A mesma coisa que é aceita normalmente por alguém, outra pessoa poderá não gostar. Portanto, como vivemos numa sociedade, devemos ao menos tentar aprender a lidar com todos. E, errando, ter a humildade para consertar o erro. Um pedido de desculpas não arranca pedaço algum.
Quando sofremos algum revés, temos que ter a sabedoria de aprender a lição que a vida nos deu e, ao invés de apenas lamentar o azar que nos atingiu, devemos na verdade verificar se não fomos nós os errados, ao insistir num projeto, numa atitude inadequada. Sempre devemos fazer uma análise bem acurada sobre o que passamos na vida, e aproveitar cada percalço, cada problema, cada contratempo, e saber tirar proveito de tudo que aconteceu, pois é aí que reside nossa grande sabedoria. Fazer de cada insucesso, de cada acontecimento desagradável, um degrau para melhoria na vida, e assim, aproveitar os azares, e transformá-los em ponto de partida para o êxito. Utilizar os erros cometidos para os acertos futuros, jamais nos esquecendo das "lições aprendidas na dor..." Assim como devemos saber aproveitar os êxitos alcançados para bem direcionar nossa vida, nossos atos e atitudes...
Bem crianças, fica aqui a lição trazida da África: "nunca beije um leão(ou uma leoa) na boca", principalmente porque deve ter muito mau hálito...Na verdade, não é bem esta a lição, é aquela acima, que fala das lições, mas, esta também é útil... A lição verdadeira na verdade verdadeira é : "vejam a extensão de seus erros, e procurem não repeti-los."
Nesses provérbios populares, sempre encontramos muita sabedoria, pois eles são produtos de experiências vividas. A questão é saber interpretá-los e adequá-los a nossa vida...
Desejo a todos que hoje, amanhã, e todos os demais dias sejam sempre UM LINDO DIA, e que sempre saibamos ratificar os acertos, e retificar os erros, tendo o cuidado de não fazer ao contrário...
__________________________________
Falando em África, vem a pequena história do garoto que diz para a mãe:"Mas mamãe... você num disse que gostava do papai? E ela: Claro que gosto... dá mais um pedaço..."
A gente aprende...
Aprendi a não brigar mais...
Não me estressar por nada...
Não discutir sem motivos...
Prefiro ter paz do que razão.
Dar valor no que tem valor...
Respeitar quem me respeita...
Gostar de quem gosta...
Aprendi que senão estiver bem...
Nada faço por ninguém.
Aprendi que minha felicidade depende
Mais de mim do que dos outros.
Aprendi que quem gosta de mim.... Fica.
Quem não gosta... Pouco importa
Aprendi que para aprender mais...
Preciso melhorar.
Marcelo Martins
Quando você vai aprender que o tudo não é nada
E que o nada é tudo o que temos
Aquilo que você dá tanta importância é poeira no vento
Não significa nada
A um primeiro instante é fantástico
15 segundos depois não passa de um acaso, uma aleatoriedade
Que se esvai com o tempo
O agora é a única coisa que importa
O que você tem de mais extraordinário
Porque não volta
Porque ele pode ser tudo o que você quiser e também nada
O presente é a única coisa que vale nessa vida
Que constrói os dois lados da mesma moeda na história de alguém: o passado e o futuro
A vida é sempre incerta
Mas, a morte é certa
E nela nos apoiamos
Pois com ela nada temos
O nada de agora é tudo o que temos
Por isso, ele significa tudo
Mesmo sendo nada
Ele constrói a insignificância do ser
E isso o torna valioso
Eu Sou...
Essa afirmação nos ensina que nada é mais poderoso do que a Palavra de Deus e o Santo Espírito de Deus nos trás o entendimento necessário para que possamos ouvir e entender o que Ele está dizendo sobre Ele mesmo, sua obra na revelação da vontade do Pai para vida de cada cristão e sobretudo nos ensina a fazer o que é correto e justo de maneiro que sozinhos não somos capazes, somente o Espírito de Deus nos constrange a sermos santos. "Sede santos porque Eu sou Santo"
Segue o blog Devocionando.blospot
"Você me ensinou a ter um coração
Eu não sabia o que era ter um "coração" porque afinal eu nunca soube que eu tinha um
Eu não sabia que eu tinha um coração até você anunciar a sua partida
Então eu soube que eu tinha um coração e que eu era capaz de amar alguem
E quando achei que meu coração fosse parar de bater assim que você se foi
Percebi que ele sempre esteve aqui
Mas não sabia como sentir, ate pensar que eu perderia você...
Ja era óbvio que não duraria-mos para sempre
E eu via esse dia chegar de longe
Espero que em algum dia ou em outra vida poderíamos nos resolver e concertar tudo
Porém, se não pudermos...
Saiba que eu sempre te amei e sempre vou te amar
Obrigada por fazer perceber que eu tenho um coraçãozinho
e obrigada por fazer eu sentir alguma coisa quando eu ja achava que eu estava fria por dentro".
É tempo de aprender
Que tenhamos a leveza
E o alívio ao começar...
Mais um tantinho de coragem,
Fé e amor para saber perseverar
Que não nos falte saúde
E a vontade de recomeçar,
Reaprender e relembrar
O que nos move a melhorar...
E quem sabe a esperança
Para que o conhecimento
Possamos construir e compartilhar
Seja a máquina que nos
Leva todos os dias a trabalhar!
Que a resiliência e a sabedoria
Embalem o nosso pensar...
A ponto de conhecermos
o que nos fortalece a ensinar.
E que estejamos firmes e fortes
Quando a coisa desandar...
Atentos ao ponto de
Respirar...
Fechar os olhos...
Sorrir...
E nos reconectar...
Que não nos falte a gratidão
Para reconhecer o que construímos
Até aqui...
E que nenhuma desilusão nos permita desistir...
Que tenhamos coragem!!!
É tempo de aprender
E se permitir caminhar!
Reconhecer-se em seu saber,
Pois seu conhecimento é o seu lar
Nos caminhos da educação
É preciso confiança
E, se preferir, não deixar de sonhar
Que tenhamos paz
e mais amor
Em nosso ato de ensinar...
Que tenhamos coragem!!!
Pois,
É tempo de aprender
O doce e fel dos nossos dias...
O sim e o não de cada via...
As decisões e indecisão que nos guiam...
E, acima de tudo,
Aprender que o melhor
É ter os amigos que não
Soltam a nossa mão...
Por isso...
Coragem!!!
Todos os dias é dia de renascer!!!
Então,
“Ninguém solta a mão de ninguém”...
Para alguns, não há esperança
Mas, vamos na contramão
Juntos podemos fazer o melhor
Pelos frutos da educação.
Maisha Mandisa
(texto destinado ao CEP: Semana Pedagógica)
Gestores que se recusam a ouvir críticas
escolhem automaticamente por não aprender, por não evoluir.
Quanto mais alto você sobe, mais as pessoas hesitam em te desafiar.
Compreenda que uma das coisas mais poderosas da vida é a troca de experiências, é comunicar, falar e ouvir. Porém, se você incentiva o clima do silêncio, você também incentiva as pessoas a se fecharem, a não falarem, a não contribuírem de verdade.
Líderes que praticam essa gestão autoritária dão um passo em direção a criar um ambiente ruim e, em consequência disso, aumentam as probabilidades de seu negócio ficar obsoleto.
Pratique a cultura da inclusão, a cultura do time com voz ativa.
O primeiro passo? Comece primeiro por admitir as lacunas de conhecimento existentes em você.
Em seguida recompense aqueles que falam.
Você precisa aprender a viver
Você só vai aprender a viver quando aprender a olhar com os olhos do amor
É um olhar diferente
Contemplativo
Porque aprecia as coisas mais belas da vida nos seus mínimos detalhes
Quando digo as coisas mais belas não é nada tangível, superficial ou palpável
São as coisas que permeiam o sentir
Que só podemos enxergar com os olhos do amor
Quando sentimos o despertar
Quando despertarmos para o que realmente importa na vida
Quando dormimos para o que representa o mal ou que adoece a nossa rotina e atrapalha a nossa estrada
Acordamos desse sono profundo
Passamos a apreciar o que é nosso
O amor passa a fazer parte não só do nosso contato com os outros, da forma que a gente lida com si próprio,
Mas da nossa existência
O amor passa a ser o sentido da nossa existência
Passamos a nos doar incassavelmente como alguém que percebe que veio ao mundo para servir
Que cada um tem um papel
e juntos tentamos trabalhar pra construir um lugar melhor para se viver
Para a comunidade
Para as próximas gerações
Nada exclui ou excede
Mas se une para um bem maior
E sentimentos sórdidos como a inveja, ganância, arrogância
Vão ficando para trás
Vão se tornando coisas secundárias
Até sumirem de cena
Porque você compreende que cada um tem um papel
Porém, não é esse papel que nos é o mais importante
E sim esta vida que nos permite cumprir esse papel
Misteriosa joia rara que ultrapassa o nosso mero entendimento
Aquele que trai pela sensação de prazer deve aprender a controlar seus desejos, aquele que trai por ego deve aprender a ter caráter.
A traição são dois homens; um está em uma corda fina e sempre cai ao tentar atravessar e o outro está em uma larga tábua e sempre pula pela sensação de cair, a maior semelhança entre eles é que outro alguém se machuca a cada queda.
Na nossa caminhada sempre vamos encontrar um pouco de tudo e aprender também.
Desde pessoas rasas e sem caráter. Como também pessoas maravilhosas que surgem em um momento que você não espera.
Entenda; quem sempre erra vai por defeitos no outro por não querer viver de maneira correta. E quem sempre age de maneira correta é tachado de errado por não se enquadrar a tantas mentiras e coisas encobertas.
Mas não mude seja você, a verdade ela apanha e apanha, até em apenas um único golpe derrubar toda a mentira.
Ricardo Baeta.
Seja Feliz!
Feliz daquele que é capaz de ir se renovando.
Aprendendo a estar com os olhos abertos,
ouvidos atentos, com uma boa palavra temperada.
Essa é a diferença, a essência da vida.
O que pensam de você, é problema deles.
Não seu.
Cuide-se!
Você é Única.
________
©Aline Hikelme
©Textos de autoria de Aline Hikelme
Direitos reservados conforme artigo (Lei 9610/98)
AlinneH / Ano 2022
- Relacionados
- 27 mensagens de boas-vindas para professores no início do ano letivo
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Mensagem de reflexão para Professor
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Aprendendo a Gostar de você
- Um dia a gente aprende