Textos reflexivos para professores que renovam a paixão pelo ensino

É acabou. Você me fez sentir a melhor mulher do mundo, é eu fui. Você me ensinou o que é amar. Eu amei. Você me trouxe paz, é eu tinha. Você me mostrou um caminho com flores, com emoção e com carinho. Eu vivia em uma alegria que irritava muita gente. E fui, fui feliz em todos os dias. Mas você jogou fora. Você acendeu e apagou tudo. Toda essa alegria se transformou em dor. E no fundo, por mais que eu tenha o amor próprio maior do que todos que eu já vi, eu sinto sua falta. Sim, eu sinto. Porque gostar de homem que não presta é meu lema. Meu dedo podre, já até caiu de tanto apontar para o cara errado. Mas no fundo, bem lá no fundo eu digo: Ainda sinto sua falta.

Joyce Xavier

Inserida por JoyXavier

Ai você cansa de apanhar e aprende a bater..
E de tantas brigas ou de tantos sufocos..
Você começa a se adaptar e a se acostumar com aquilo..
Você acaba pegando paixão pelo que faz..
E que se um dia parar, você sente falta..
E é nessas horas que você acaba dando o braço a torcer..
E até mesmo erguendo a bandeira branca..
Ai vem a paz e o conforto..
E começa sua paixão de outra forma,
Que se você conviver sem,
Vai sentir falta da mesma forma..
Sabe o que é isso ? é amor.
Mas como é amor, se só houve brigas ?
O amor nem sempre é do jeito que a gente quer.
Mas é sempre do jeito que a gente sente.

Por: Silvia Godoi

Inserida por SilviaGodoi

A gratidão nasce no coração daquele que aprendeu que nada pode fazer sem ajuda de Deus.
Daquele que reconhece que cada benção recebida é uma dádiva divina...
Daquele que valoriza detalhes, pois, por menor que seja, sempre haverá alguém que não tenha alcançado aquilo que para o outro pareça sem valor...
Daquele que sabe que agradecer a Deus por tudo adoça a vida e ilumina o coração...

Inserida por Deboraggio

Ao que pedir, darei. Ao que ensinar, farei.

A filosofia é a maior projeção demente na face da terra, insistente apenas em ensinar o homem a pensar e não a ouvir. O oposto, possivelmente mudaria algo enquanto nada muda, porque o homem, é comicamente mais inteligente para não ceder ao que não lhe foi ensinado. Logo, a filosofia − seja ela de qual época foi ou for −, se faz ineficiente.
Estamos no primeiro século do terceiro milênio (XXI), dizendo-se ser o século da Era Cristã... mas, se os outros (XX) em nada mudou, o que me faz pensar que nos próximos mudaria?... "A natureza do homem não permite a ciência."

Inserida por vantofilli

Perdi meu pai aos 12 anos, mas sempre levei comigo um ensinamento que ele me legou:

- Fale sempre a verdade, pois se ela doer, doerá apenas uma vez.
Ao contrário da mentira, que segue aumentando a ferida.

Não posso dizer que segui totalmente essa filosofia, mas pude constatar que a premissa é totalmente válida.

Inserida por IranAndrade

ATUALIDADE MENTAL
Tudo que se aprende agora, neste exato momento, esta lição começa a ficar antiga ou antiquada... E, no amanhã, tudo voltará ao zero da existência material. O homem está sempre sendo vitimado por toda sorte dos inconstantes pensamentos do próprio processamento mental, especialmente porque está condicionado
no erro, e sofre porque pensa que é o dono da “verdade”!
(Aforismo do Agenor)
www.agenoralves.com.br

Inserida por Agenor-escritor

Me enlouquecendo com seu sorriso
seu jeito de falar
me levando ao paraíso
me ensinando a amar
me fazendo feliz,calmo
e me ensinando
assim como eu sempre quis

assim , vendo as paisagens e comendo queijo
passos os dias cantando, vivendo
tendo a certeza que eu te desejo.

vamos brilhar, vamos meu diamante
vamos viver, seguir adiante
para sempre juntos como dois jovens amantes
vivendo intensamente cada instante..

vamos, ao seu lado eu devo estar
para sempre poder te amar...

Inserida por JoaoVictorCustodio

Nunca é tarde, para recomeçar
Nunca é tarde, para aprender a caminhar
Nunca é tarde, para a ajudar
Nunca é tarde, para amar.
É sempre cedo, para se arrepender
É sempre cedo, para começar a viver
Ainda há tempo de perceber
Que a vida é curta, mas vale a pena viver
Nunca é tarde, para pedir perdão
Nunca é tarde, para estender as mãos
Nunca é tarde, para voltar atras
Nunca é tarde!!! mas nem sempre é cedo demais...

Inserida por paulosantos7303

As adversidades nos ensinam a ser mais sensíveis perante o sofrimento alheio. Essas lições são interiorizadas: nós as guardaremos para sempre.
Na verdade, as dificuldades são advertências que a vida nos apresenta, alertas sobre nossas atitudes perante o próximo.
Se algo ruim nos ocorre, vale a pena se perguntar: O que posso aprender com isso? Como posso melhorar a partir desse episódio?
Pensem nisso... Não que eu seja um “DONO” da verdade, não é isso, é apenas a forma que podemos sentir.! Pense nas possibilidades que o (TEMPO) pode lhe atribui...

Inserida por Sommelier25

Eu tive que aprender da maneira mais impiedosa o que é amar alguém e o que é não ser amada por alguém. Eu tive aque aprender da maneira mais doída a se doar pra alguém e a se desapegar de alguém. Eu tive que aprender da maneira mais triste que o meu valor era bem superior a qualquer desprezo que eu recebia, eu tive que aprender e confesso que nem tudo ainda sei, mas boa parte do que me entristecia eu me desapeguei. O que quero que você entenda é que as vezes precisamos sim de certos ventos fortes, de certos momentos difíceis , de certas indiferenças pra nos olharmos no espelho e acordar pra vida. De saber que embora a dor que sentimos há uma chance de prosseguirmos, que quando nos desapegamos daquilo que nos tortura, daquilo que anula o nosso sorriso, abrimos portas pra tudo aquilo de novo que vem pela frente, ao qual o Senhor nos preparou.

"se desapegue daquilo que te faz sofre

Inserida por Ceciliasfalsin

Engaiolada

Ás vezes, sinto-me como um pássaro
que aprendeu a morar na gaiola
o mundo é grande demais
para meus desejos de vida.

La fora chove...
Tudo é tão amplo
E eu...?
Sou pequena e frágil.
Tenho frio

Tem ventos fortes
La fora...!
E eu...?
Não saberei em que me apoiar.
Tenho medo.

Belos e fortes sons
Tanto calor, tantos tons.
Caminhos e estradas
Escuras e enluaradas

E eu aqui engaiolada.
25/12/13

Inserida por EnideSantos

Saber lidar com a instabilidade do ser humano ainda é uma arte que temos que aprender
Tudo muda em questão de segundos....
E vamos vivendo, tentando nos adaptar .
Mais quais são os verdadeiros valores ?
O que realmente importa pra cada um ?
Palavras são jogadas ao vento, mas as atitudes definem quem nos somos !

Inserida por TatiSalvino

E assim o ano se vai...

Um ano em que com tudo que passei Deus me ensinou tanto...
Que confiar Nele é um caminho seguro, mesmo com as pedras da ansiedade e inquietação que quiseram me fazer parar quando olhei para o alto e vi Nele razão para prosseguir...
Houveram dias de deserto onde a dúvida parecia querer secar dentro de mim a esperança mas então me voltei para Sua Palavra que é Agua viva que me saciou renovando meu ser....
Mas também muitos foram os dias em que a Vitória do Senhor sorriu para mim e me convidou a festejar as conquistas que Ele me deu...
E então me despeço de 2013 deixando para trás o que é vellho, os pesos e bagagens que Deus tirou do meu coração... e dando graças a Deus por ter sido Tudo o que eu precisei e por continuar comigo na caminhada a este Novo Ano....
.... Débora Aggio

Inserida por Deboraggio

Tenho certeza agora que nós podemos aprender muito a cada dia, esse fim de semana não foi o melhor, mas ta muito longe de "estar entre os piores".

Aprender coisas novas ou qualificar sua compreenção do mundo pode ser feito por meio de presenciar novos fatos, novos projetos, disponibilidade para absorvernovos conceitos e explorar um outro ponto de vista, conhecendo e somando novos valores em terronos próximos (você).
Agregar novos valores, Se permitir errar as vezes, pois muito do aprender é consequência do errar. Compreenda que todo mundo acredita em algo e isso deve ser respeitado, reflita, a verdade só é absoluta pra você. Reconheça um pouco as suas virtudes e tenha orgulho das suas conquistas, temos a mania de querer passar uma falsa humildade aos demais, com o tempo a gente acaba perdendo de vista qualidades que temos e que nunca demos oportunidade de apresentar ao mundo.

É possivél também conhecer lugares, pessoas e criar a sua opnião sobre tudo. Afinal, dar a sua opinião, dar seu parecer ou expressar sua compreensão dos fatos é tudo a mesma coisa e você tem a liberdade de manifestar sua opinião, mas eu nao consigo acreditar que é possivél compreender algo que você não conhece, mas é possível, e muito comum, mudar de opinião conforme você se aprofunda no tema e tem o direito de falar o que você entende, da forma que você entende só não seja refém do seu discurso, não continue defendendo algo que você acha mais que é o correto.


"Reis morrem todos os dias e novos reis podem nascer todos os dias." Alguns dos nossos herois podem de uma hora pra outrar virar vilão, as vezes é uma fato isolado e as vezes esse herói sempre foi um vilão que fingia ser bom (qual seria o pior? um cachorro grande que late ou um cachorro pequeno que morde?).

Nos dias de hoje as pessoas usam mascaras dentro da própria casa, tem pessoas que se acostuma com a mascara que ninguém tem lembranças do seu rosto sem ela.

Inserida por WillFlauberth

E mesmo que muito cedo , eu tive que aprender a ser forte.
Tive que aprender da maneira mais dolorosa e amarga , que o mundo não é um conto de fadas , e que não vai aparecer nenhum príncipe encantado num cavalo branco , para me salvar.
E no final disso tudo o que importa é que eu aprendi, cresci , vivi , mesmo que de uma forma torta e inconseqüente , e o mais importante , amadureci .

Inserida por Aniellyc

A imagino ensinando-lhe os primeiros passos, as primeiras palavras, sua angústia a cada joelho ralado, os abraços apertados antes de dormir...
O imagino na fase dos "porquês", dizendo "mamãe!", a admiração a cada nova coisa aprendida, ao tocar a carpintaria pela primeira vez...
A imagino vendo-o cair sem poder ajudar-lhe nesses passos, tão ferido que não fala, joelhos em carne viva, sem poder abraçar-lhe...
O imagino vendo sua mãe e já aceitando todos os "porquês", sem poder falar "mamãe!", tão certo da missão que a admiração foi-se ficando no caminho, tocando a carpintaria pela última vez...
A imagino Mãe...
O imagino Filho...

Inserida por rogmedeiros

De mim esse mundo tem pouco,
e terá menos a cada alvorecer,
aprendendo dose certa do egoismo,
pra não me barganhar por bananas,
digo adeus ao altruísmo, abandono minha mãe,
abandono meu velho e enrugado lar,
um druida barbado, digo adeus e viro as costas,
desejando consistentemente que o destino traga forças,
esse menino de rua precisa caminhar sozinho,
pego minha bolça, e pros amores digo adeus!

Inserida por HelomHeSo

conceito de “cada um colhe o que semeia”, é uma lei científica, apesar de sua expressão de ensino moral ou de advertência espiritual.

reafirma esseentendimento que é o conceito de Jesus de “cada um colhe o que semeia” em equivalência com outras máximas tais como, “a cada um segundo as suas obras”, “quem com ferro fere, com ferro será ferido”, ou, ainda, “pagarás até o último ceitil”, o que evidenciam a presença de um princípio legislativo de “causa” e “efeito”,que decorre da própria lei Única de “ação” e “reação” do Cosmo.

Inserida por lubaffa

O destino brinca tanto com as pessoas, tanto brinca como ensina, muda, transforma e regenera. Mesmo sendo "outra pessoa aqui agora", você, mocinha querida está no meu coração!!!

Não sei porque você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar...

Você marcou em minha vida
Viveu, morreu
Na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão
Que em minha porta bate...

E eu!
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você...

Inserida por Ranier13

É preciso aprender ser só

É preciso aprender
Ser só
Estar só
Não é o que queremos
Não é o que sonhamos
Mas se temos que passar por isso
Então façamos ser da melhor forma possível.

Em meus dias de ilha
Em tempos repletos de abismos
Visto a minha fragilidade do avesso
Para que a vida retorne aos meus olhos
Isso com muita sutileza
Para não ferir meu silêncio.

Careço também dele
Mas demarco fronteiras
Enclausuro a dor em lembranças.
E na brusquidão destes dias
Dou-me o direito de ser imensidão
Dou-me o direito der ser fenda
Para que escoe de mim
A aversão que sinto pela solidão.

Enide Santos 01/01/15

Inserida por EnideSantos