Textos reflexivos para professores que renovam a paixão pelo ensino

Vivenciando e aprendendo
Vou subindo
Os degraus da consciência
Lutando pelo objetivo
Sem ajuda da ciência
Toda a chama que reluz
Povo forte não reduz
Tem o vivo que se faz de tolo
E o tolo que se faz de vivo
Mas todo aquele que te faz penar
Se não paga aqui então vai pagar pra lá
Conforme a lei do homem lá de cima
Se batem em uma face de a outra pra apanhar.

Inserida por UmaPandaBaixinha

Aprende a ler e também a ser singular quantas vezes for preciso desce ao abismo, só não morra no conformismo do “achismo” ou do senso popular.
Pensando no vento onde vai parar? As folhas são levadas sem destino
Não há determinismos, depende da “maré”…As vezes um tsunami, um furacão
ou uma brisa leve, assim é a explosão que se chama inquietação.
Ela move os céus, os” mundos mais profundos” e o inconstante coração.

Inserida por KatianaSantiago

Talvez eu devesse ficar um pouco mais calma
Como é bom conhecer, como é bom aprender com outros.
Às vezes fico pensando que a errada seja eu
Mundo fácil com pessoas complicadas
Porque as pessoas complicam tanto o que é tão simples?
Eu só quero uma oportunidade, mas acho que pessoas como eu.
Não tem oportunidades... Pessoas como eu sonham...
Será esse o meu destino?
Será que um dia eu poderia mostrar ao povo que tudo pode ser bem simples?
Será que um dia eu poderei encher meus pais de orgulho?
Será que um dia o Mundo ouvirá o que eu tenho a dizer?
Ouviram a minha voz?
Eu penso que não fazem de propósito – sei lá...! Eu acho que é tanto coisa ao redor...
Você estar tão acomodado que não faz mais muita diferença se estar fazendo certo ou errado.

Inserida por AnaDantas

Quando a estrutura fracassa

Aprendemos deste o tempo de colégio, que todos participamos de uma democracia, temos hierarquias e nossos representantes são eleitos pelo voto popular. Aprendemos a respeitar leis e que de certa forma temos direitos e deveres, o que a principio no papel parece ser lindo e eficaz.
Passa o tempo e acabamos por descobrir, que é função do governo garantir bom atendimento na área de saúde, segurança para todos e educação de qualidade, inevitavelmente começamos a nos deparar com questionamentos, se é função do governo aplicar a pesada carga tributaria para o bem do povo, por que o povo não o recebe da forma correta?
Vemos com o passar das eleições que entra partido e sai partido, as ideologias nas propagandas são diferentes, mas as atitudes na realidade são as mesmas. Acusações de privatizações e corrupção.
O governo é uma estrutura que teoricamente não visa lucro, ele recolhe impostos e com estes impostos ele melhora a qualidade de vida de seu povo. Quando ele privatiza ou terceiriza um serviço, ou entrega um bem publico para ser dirigido por pessoas do núcleo privado o foco muda, passa-se a visar o lucro, pois diferente do governo empresas que assumem esse papel visam cifras e muitas vezes não o beneficio do povo.
Mas os impostos não diminuem mesmo essas estruturas estando administrados por terceiros, uma despesa a menos para o governo e uma carga tributaria a menos para o povo, um bom sonho. Mas não basta apenas demonstrar incapacidade de gerir a maquina publica, é necessário corrompe-la, desviar a verba publica.
Hoje em dia a politica é vista como uma forma de enriquecer, muitas pessoas entram nesse meio não para melhorar suas cidades e estados, mas porque sabem que os salários fora da realidade o faram mudar de patamar, ter melhor vida, já que o trabalhador comum pena com uma renda que beira o vexatório.
As manchetes de revistas e jornais são sempre as mesmas, denuncias e mais denuncias, apenas um reflexo das escolhas mal feitas e da cultura imposta no país. Mas em determinados momentos, raros momentos a estrutura racha, fica praticamente insuportável suporta-la, é quando os protestos começam a ganhar força.
Está escrito na história do mundo, grandes mudanças somente acontecem quando o povo se une por um ideal, não importa a nação, quando as pessoas chegam ao seu limite, quando elas saem do estado de letargia se dá inicio a mudanças significativas na estrutura e na cultura de um país.
Isto não é mais raro de acontecer, com o avanço da comunicação, do esclarecimento, da informação na velocidade da luz, está cada vez rápido tomar conhecimento da dilaceração que existe na politica. O que nos remete a varias perguntas como se estamos no modelo de economia certo, se estamos no modelo politico correto e se estamos no modelo de sociedade ideal.
Ter cidadania, ser justo e correto nem sempre é aceitar o que se apresenta como verdade, é questionar e buscar mais respostas, e se não encontra-las, exercer o direito legitimo de liberdade de expressão. Talvez as pessoas tenham confundido, pagar impostos, calar-se diante das indiferenças, estar confortável em seu sofá muitas vezes é estar tendo uma existência mecânica, viver muitas vezes exige riscos e sentir-se vivo é lutar pelos seus ideais, mesmo que muitas vezes sozinho.

Inserida por pablodanielli

Oh linda rainha angelical, és tu que nos ensina, súditos como nós a sermos leais com o nosso coração;
És tu que conhece a nossa vontade, sabe quem tem caráter e amor por você para cortejar e tanto te agradar;
Tu que és bela e formosa e aos meus olhos e ao meu coração tão graciosa no qual se faz tão exaltado;

Inserida por JULIOAUKAY

Aprende a ler e também a ser singular quantas vezes for preciso desce ao abismo, só não morra no conformismo do “achismo” ou do senso popular.
...Pensando no vento onde vai parar? As folhas são levadas sem destino
Não há determinismos, depende da “maré”…As vezes um tsunami, um furacão
ou uma brisa leve, assim é a explosão que se chama inquietação.
Ela move os céus, os” mundos mais profundos” e o inconstante coração...

Inserida por KatianaSantiago

E você se torna mais forte depois de aprender a lidar com a ira, com o orgulho, com as contradições, com a fofoca do povo, com os momentos difíceis, depois de ver suas expectativas frustradas, de ver seus sonhos sendo desfeitos, de se decepcionar.
Você passa a ver o mundo de um jeito diferente, e reconhece que o maior valor da vida está naquilo que não se compra.

Inserida por amandaemilia

Foi-nos insistentemente ensinado: "Conhece-te a ti mesmo".
Têm-nos insistentemente repetido que a "verdade que liberta" nos salvará.
Mas, até agora não aceitamos.
E o escapismo universal segue devastando o homem e tudo.
A procura de si mesmo - em silêncio e só - é a esperança.
E a minha esperança é que se voltem para ela todos os
homens.

Inserida por DavidFrancisco

Era uma vez uma jovem criança que estava no começo de aprender sobre o q é viver , era uma criança cheia de duvidas,e sempre havia uma novidade para ela sobre este mundo , ela foi crescendo e ela cometia muitos erros e revoltada ela disse : -Odeio cometer erros sem a minha vontade !! É muito ruim cometer um erro sem a minha vontade eas pessoas acharem que foi da minha vontade E é muito ruim cometer erros , sendo q na verdade , ao cometer não reconheci q era um erro e logo me arrependo !!
Cheia de decepção , ela vive isolada , com medo de magoar as pessoas e de passar vergonha, ou seja, se tornou uma jovem timida , com medo de cometer erros , Quase entrando em depressão , ela via as pessoas ao redor dela (a maioria) sem este problema,e ela se perguntava : -Porque essas pessoas não estam passando a mesma situação na qual estou?
E ela pensava, tentando descobrir o porque desta pergunta , e pensou : -Será que essas pessoas acharam uma solução ou se isso nunca aconteceu com elas? Se uma dessas pessoas passaram por isso e acharam solução , qual será ? Poxa , ouço tanto as pessoas orientando as outras falando Nao Desista pois para conquistar a vitoria tem q haver determinação !!!
Ela tentou encaixar este conselho q ela ouvia , sem motivo , sempre falavam isto : NAO DESISTA !
E ela novamente pensou : Perai , Deus é perfeito , entao , como q o ser humano tbm vai ser perfeito ? Será q o ser humano deixou de ser perfeito após pecar contra Deus ?
Se for isso mesmo o q estou pensando entao é normal errar , mas tbm acho q deve ser necessario evitar ao maximo , Ah SENHOR quao bom foi achar a solução para esta situação ! Muito obrigada ! Agora irei crescer cometendo erros SEM a minha vontade mas ,tentando concerta-los , pois ali-as errando q se aprende !
E assim esta jovem passou a combater a timidez , á concertar seus erros , e tbm aprendeu q devemos pensar muito bem antes de agir ! E assim ela prossegue a vida , concertando os erros , e assim se edificando , ela fica cada vez mais proxima de Deus fazendo a vontade do SENHOR , segundo está escrito em sua Palavra

Inserida por suellenservadedeus

Com o passar dos anos aprendemos que não é
importante a quantidade de pessoas que dizem serem amigos, e sim a qualidade da amizade que cada um oferece. É nas horas incertas que conhecemos os amigos certos, a maioria não quer saber do problema do outro (isso é fato). Então não vejo motivo para manter as aparências, aprendi (e recomendo) a ser mais seletiva com pessoas que me
relaciono e as que mantenho em minha vida.

Inserida por Elce-Rocha

Aprendemos com o tempo que:
Viver não é apenas contar os anos ou os meses...
Que ser feliz não é estar alegre...
Aprendemos que:
Falar a verdade quase sempre dói mais faz bem e é preciso...
Que amar não é apossar-se de quem se ama...
Que embora não queiramos, maus amigos nos cercam, mas eles nos ajudam a crescer...
Aprendemos que:
Quantidade nem sempre vem acompanhada de qualidade e que é devagar que se vai ao longe...
Por isso viva, mas viva com qualidade e sem medo do novo.

Inserida por Cleosantos

MARIA SEM VERGONHA!

Acredito que estou aprendendo a olhar nos olhos o mundo.
Não que antes não o via, mas, agora vejo realçado.
Enxergando o que foi visto e não olhado, pois, olhar demanda tempo, paciência e vontade de apreciar suas singularidades.

Sem aprisionar, apenas enxergando o profundo a margem e contemplando a paisagem.
Se há uma flor que tenho admirado é a Maria sem vergonha, uma planta que produz flores da mais variadas cores.
É encontrada de forma espontânea em trechos de estrada, canteiros ou mesmo em vasos e jardineiras.
Porém, precisa de solo fértil e úmido, multiplicando em profusão.

Só quem vê, consegue enxergar sua profundidade.
Tenho deparado com essas belezas. Acho que antes nunca tinha utilizado tanto do olhar, estou aprendendo a comunicar-me.
Redescobrindo esse sentido, reparando as minudências, estou mais sensível enxergando detalhes que nunca tinha visto.
E como é bom tudo isso!

Nunca pensei que poderia comunicar tanto, horas e horas com os olhos. Tenho sentido uma energia muito forte aproximando-se da presença da lua, não sei explicar só sentir e olhar!
Lágrimas, brilhos, intensidades, penetrantes, reconhecendo-se, reparando e olhando!
Há momento na vida em que precisamos saltar, entrando em contato com o vento e há momentos que apenas precisamos olhar.

O olhar é mediato, mediado, lento é reparando no que nos rodeia é ver amor no seu olhar é desabituar a ver o que é essencial.
Estabelecendo uma relação de conhecimento com o real!
E como já dizia José Saramago: "Se puderes olhar, vê. Se podes ver, repara". Apreciando a Maria sem vergonha e reparando na beleza de suas cores!

Inserida por aleaguiar

"Depois de um tempo, alguém aprende a sutil diferencia
entre sustentar uma mão
e encadear uma alma;
E alguém aprende que o amor não significa deitar juntos,
e que uma companhia não significa segurança,
e alguém começa a aprender…
... Que os beijos não são contratos e os presentes não são promessas,
e alguém começa a aceitar suas derrotas com a cabeça alta
e os olhos abertos,
e alguém aprende a construir todos seus caminhos no hoje,
porque o terreno de manhã é demasiado inseguro para planos…
e os futuros tem sua forma de cair por a metade.

E alguém aprende que se é demasiado
até o calor do sol pode queimar.

Assim que alguém planta seu próprio jardim e decora sua própria alma,
em lugar de que alguém lhe traga flores.

E alguém aprende que realmente pode suportar,
que alguém é realmente forte,
que alguém realmente vale,
e alguém aprende e aprende… e assim cada dia.

Com o tempo aprendes que estar com alguém
porque te oferece um bom futuro,
significa que tarde o cedo desejarás voltar a teu passado.

Com o tempo compreendes que só quem é capaz
de amar-te com teus defeitos e sem pretender te mudar
pode brindar-te toda a felicidade

Com o tempo aprendes que si estás com uma pessoa
só por acompanhar tua solidão,
irremediavelmente acabarás não desejando voltar a vê-la.

Com o tempo aprendes que os verdadeiros amigos são contados
e quem não luta por eles, tarde ou cedo,
se verá rodeado só de falsas amizades.

Com o tempo aprendes que as palavras ditas em momentos de ira
seguem ferindo durante toda a vida.

Com o tempo aprendes que desculpar qualquer um o faz,
mas perdoar é atributo só de almas grandes.

Com o tempo compreendes que si hás ferido a um amigo duramente
é muito provável que a amizade nunca seja igual.

Com o tempo te darás conta que ainda sendo feliz com teus amigos,
choras por aqueles que deixaste ir.

Com o tempo te darás conta de que cada experiência vivida,
com cada pessoa, é irrepetível.

Com o tempo te darás conta que o que humilha
ou despreza a um ser humano, tarde ou cedo
sofrerá multiplicadas as mesmas humilhações ou desprezos.

Com o tempo aprendes a construir todos teus caminhos no hoje,
porque o sendeiro da manhã não existe.

Com o tempo compreendes que apressar as coisas e forçá-las a que passem
ocasiona que no final não sejam como esperavas.

Com o tempo te darás conta de que em realidade o melhor não era o futuro,
senão o momento que estavas vivendo justo nesse instante.

Com o tempo verás que ainda que sejas feliz com os que estão ao teu lado,
ansiarás pelos que se marcharam.

Com o tempo aprenderás a perdoar ou pedir perdão,
dizer que amas, dizer que sente saudades, dizer que necessitas,
dizer que queres ser amigo, pois ante
uma tumba, já não tem sentido.

Inserida por lucijordan

“Não me tire a vontade de tentar acertar e aprender dos meus errores; cada um tem seu momento e seu tempo.
Erros e acertos são feitos pra motivações do crescimento pessoal. Arrepender somente do que não comete. Se acerto arquivamento pro meu ego.
E se erro? Ah, arquiva ai como experiência.”

—By Coelhinha

Inserida por ByCoelhinha

"Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio.” Salmo 90.12
Este salmo, ou esta canção, ou oração, me ensina muito. Quero primeiramente agradecer a Deus, porque eu devo minha vida a Ele e pra Ele eu a entrego.Ontem completei mais um ano de vida. Peço a Deus que me ensine a contar os meus dias, ou seja, a saber vivê-los, pois eles são um sopro, que eu possa aprender com a vida, até que alcance um coração sábio com a graça de Deus. Que eu possa crescer sempre na graça de Deus, que meu eu, possa diminuir e Jesus aparecer mais através da minha vida. Tenho muito a agradecer ao Pai e sei que quem está lendo isso, também tem, pois mesmo nas dificuldades, mesmo com tudo, você ainda tem vida, então aproveite-a. Faça o bem às pessoas, isso te satisfará mais do que se preocupares mais com seu próprio nariz. Deus abençoe muito a vida de cada um que ler este texto."

Inserida por haloana

Meu Santo Destino, por que me amaldiçoaste com estes vários amores?
Por que não me ensinaste somente o nome das flores,
Para poder com uma, somente uma, em momentos belos compartilhar?

Por que não me guiaste pelo saudável caminho,
De uma mulher, Meu Santo Destino,
Para mostrá-la a importância que portas; e assim conquistar?

Por que, meu Santo, as falas tornam-se-me traço-invisível?
Quando amar uma, somente uma, para mim será possível?
Não mais suporto a dor de enganar...

Quero uma, quero duas, quero três
Ou então dê-me todas de uma vez;
Antes que eu desista de todas e viva a lamuriar.

Mas, contudo, vamos única e intensamente viver
Vamos todos as flores destes vários amores colher
Antes que elas murchem e venham a secar.

Não vou desistir de uma e todas buscar
Tampouco de amá-las deixar
Agora, naturalmente permitirei que tudo possa acontecer.

Inserida por RenanPF

Precisamos aprender a enfrentar nossas deficiencias e assumir com bravura, os fracassos que ocorreram por escolhas nossas.
Estamos sozinhos em nossas decisões! Essa é a verdade!!! A vida vai cobrar de nós, e não do outro, a quem insistimos em imputar a responsabilidade pelo caminho que escolhemos.

Inserida por Priscillaleao

Aprendendo com o tempo

Tudo que passei contribuiu para que eu tornasse o que sou hoje.
Já sofri e fiz sofrer, menti pouco contando tudo o que menti.
Fui necessário para quem nunca se orgulhou de mim, mas já fui desnecessário em alguns pontos da minha vida.
Já chorei por quem não presta, já fui frio com quem amava.
Tudo que fiz e sofri não foi em vão.
Hoje sei quem é real e quem não passa de uma casca vazia, sei onde ir e quem acompanhar.
Hoje não sou troféu e não deixo nenhum em minha estante, hoje sou mais forte, mais sábio, mais vivo e feliz.
Compreendo que até os que choram são felizes, que tudo tem sentido, mas aprendi que os fins não justificam os meios, sempre temos escolhas.
Aprendi que esperança não é o ultimo sentimento a morrer, pois o amor nos permite renascer a cada novo instante, vivemos morrendo e nascendo novamente, o que é velho deixa de existe abrindo sempre espaço para algo melhor.
O garoto que alguns conheceram morreu para que existisse o novo homem que sou.
As lembranças do que fui são as únicas coisas que lembro e com orgulho de tudo que já vivi, pois fui sincero.
Tornei-me um ser de luz, com uma chama grandiosa de saber.
Sou feliz pelo que sou, sou feliz por tudo que pude aprender.

Inserida por jucsom

Há mistura entre nossos passados
O seu se foi...
O meu ficou perdido no tempo
Aprendemos com nossos erros
E das mentiras que vivemos
Fizemos chão firme
Das palavras que nos feriram
Escrevemos poemas do ventre
Da alma
Viscerais...
Descrevendo a paz de um amor
De um amor em paz...
Cruzamos caminhos ditos impossíveis
Fizemos um mundo que nos faltava
Uma conquista dia a dia
E sobre ele
Difundimos-nos em mil pedaços
Ocupamos os espaços
Preenchemos as lacunas
Colamos os cacos
Espanamos as poeiras
Varremos as cinzas
Que ainda pairavam no ar...
E dos tempos vencidos
Tornamo-nos vencedores
Das cicatrizes marcadas em pele
E coração
Fizemos lembrete de paz
Nós
Que castigados pela dor causada
Respiramos aliviados
Nós
Que bravamente resistimos
Sob as tempestades mais cruéis
Entre sorrisos e lágrimas
Conquistamos o abrigo perfeito
Nós
Que um dia sonhamos
Seríamos...
...eternamente felizes
De novo
Mais uma vez
Novamente
Ficaram as marcas na pele
Os arranhões na alma
As dores no coração
E um lindo amor esquecido.

Inserida por maylu

Foi difícil entender
Multiplicação e divisão
Mas é preciso aprender
É só prestar atenção

E com cuidado e muito amor
A matemática é uma expressão
Eu te peço por favor
Ela é pro seu futuro preste mais atenção

Estaremos sempre aprendendo
Fração ou divisão
Matemática é uma surpresa (2x)
Preste muita atenção .

Inserida por RafaellaTaliban