Textos reflexivos para professores que renovam a paixão pelo ensino
Um dia iremos nos ver novamente
Cada dia a gente aprende
E com você aprendi
Diversas vezes com você me diverti
Muitas chorei, mas lembro apenas as vezes que sorri
No meu aniversário, esquecia do meu presente, lembra?
Te dizia que nenhum presente era melhor que sua presença
O corpo amorteceu, mas o espirito é imortal,
Pois você faz parte de mim
Pra quem tem fé, a vida nunca tem fim
Algo que é realmente nosso, nunca se vai
Hoje é seu dia, parabéns Pai.
Quando alguém aprende a ser autoconfiante surgem “estados emocionais” que provocam melhorias em sua vida. No entanto, a autoconfiança funciona diferente de aprender a andar de bicicleta (aprendizagem durável). Ela, muitas vezes, ocorre de forma irregular.
Desenvolver a autoconfiança demanda muito treinamento mental, no qual, o indivíduo busca no seu repertório de pensamentos as boas escolhas que fez no passado. Talvez seja como olhar uma gôndola cheia de sorvetes e degustar apenas aqueles que agradam ao paladar.
Escolha os seus “sorvetes” que provocam coisas boas e deixe os outros na “gôndola”.
Entendeu?
MÃE
Uma das palavras mais repetidas do mundo, desde o momento em que aprendemos a falar, seja lá qual for o idioma.
Mamã, manhê, mainha, mãezinha, maminha, mamãe, ou simplesmente mãe. Seja por um pedido de socorro, seja por ciumes, seja por exigir atenção, seja por protesto, por rebeldia, seja por amor, por saudades ou gratidão. Mas com certeza é a palavra mais pronunciada pelo pensamento e proferida pelos lábios.
Na infância, a dependência nos fazem mais agarrados, mais apaixonados, mais egoístas e ciumentos...
Na adolescência, a tentativa de auto afirmação, a rebeldia latente e inerente, a falta de noção nos tornam muitas vezes, mesmo que imperceptivelmente, cruéis com nossas mães. Por simplesmente pensarmos que somos donos da verdade, independentes, que o mundo é nosso...
Mas, apenas quando nos tornamos mães, ou até mesmo pais conscientes, é que descobriremos o que é AMOR INCONDICIONAL, o que é DOAÇÃO SEM RETRIBUIÇÃO, O que é aquele AMOR QUE NÃO SE PEDE E NÃO SE MEDE... Se antes, o espírito era destemido e aventureiro, uma trava se instala em nossos pensamentos. Aí, vem aquele MEDO DE MORRER, MEDO DE SER INCAPAZ, MEDO DE PERDER!!
Faz parte da vida, mas não há momento mais cruel que uma mãe SE DESPEDIR ETERNAMENTE DE UM FILHO!!!
Então, que sejamos mais filhos enquanto pudermos. Que as "FLORES" sejam oferecidas em VIDA e não em JAZIGOS. Pois, como disse Anne Frank: "Os MORTOS recebem mais flores do que os VIVOS, porque o REMORSO é mais FORTE que a GRATIDÃO."
Aprendi assim!
Desde pequena,
Mamãe me ensinou.
Pra abrir aquele sorriso,
Que hoje tanto me motivou.
Para refletir pelos meus atos,
Para ser otimista,
Pra vencer obstáculos,
Que já encarei na minha vida.
Para ter paciência,
Para ser positiva.
Para tentar ser
O máximo criativa.
Para ser amigável
Com aqueles amiguinhos maus.
Para respirar,
Para não virar um caos.
Que tinha que plantar,
E colher minha semente.
Que teria que estudar,
Para estruturar a minha mente.
Para dividir o meu lanche
Com o coleguinha.
Para esperar o tempo certo,
Pra matar a mosquinha.
Ser generosa,
E dividir o meu pão.
Escutar a voz dos mais velhos,
Depois dizer minha opinião.
Falar baixinho,
Para não se mal educada.
Amar os outros,
Para ser amada.
Que namoro,
Depende de maturidade.
Primeiro a consciência,
O amor e a idade.
Que mentir
É coisa muito feia.
Que antes de colocar o tênis,
Tinha que colocar a meia.
Por isso sou oque sou.
Sou aquilo que aprendi,
Aquilo que escutei.
Afinal minha mãe é minha mãe.
E é por ela que agradeço,
Pelo que me tornei.
Aprendi assim.
E quero ser igual a ela.
Ter uma filha,
E mostrar quem foi a
MÃE DELA!
Para atrair a atenção dos alunos precisamos mudar a concepção do modo de ensino atual.
O método de ensino deve utilizar o que existe na atualidade, o que faz parte do dia a dia do aluno, do modo que uma adaptação da matéria para a vida dos alunos.
Significa fazer uma fusão da realidade deles com a escola.
O professor atual precisa sair do seu comodismo de passar tarefa no quadro e lançar prova no aluno.
Viajar é um momento em que nos traz conhecimento de muita coisa. Crescemos e aprendemos muito com os dias que se passam.
Oportunidades vêm para a gente viver e temos que viver.
É único o que acontece e tem que aproveitar.
O mundo que gira la fora, continua com seu ritmo... Sei como se encontra as estradas e os carros, o tempo... perfeito!
E sigo do meu jeito.
Sigo o Verde do meu semáforo.
Tirei o retrovisor...
...depois coloco!
E ele queria
Apenas viver
Embora não tivesse
Medo de sofrer
Porque aprendera
Em Deus crer
Por isso não tinha
Nada a temer
Quando criança
Teve de crescer
Fazendo companhia
Ao alvorecer
Responsabilidade
Teve de ter
Até sua infância
Ele perder
Adulto agora
Teve de ser
Desaprendera então
Em Deus crer
Pois em sua vida
Há de sofrer
E ele queria
Apenas viver
O SOFRIMENTO e a DECEPÇÃO nos ensinam a esperarmos menos das pessoas, diminuirmos nossas EXPECTATIVAS e com isto DECEPCIONARMOS menos!
O AMADURECIMENTO não está associado à QUANTIDADE de vida que vivemos, mas à INTENSIDADE de vida! Alguns períodos de nossas vidas acumulamos experiência equivalente a 50 anos em espaço de 05 anos, no caso inverso vemos pessoas passarem toda sua vida e adquirirem POUQUÍSSIMA experiência, comumente são pessoas que viveram ENGAIOLADAS, fugindo ao embate do COTIDIANO que machuca, mas AMADURECE!
Mais importante do que reclamar, seria aprendermos a votar. Pois pra eles é muito bom que o povo se mantenha leigo, e alienado a partidos políticos.
E quem não olha direito o caminho por onde veio, pode acabar quebrando a cara na volta dele.
Quando eles descem à rua da sua casa, eles não olham o caminho. E é por isso que eles não voltam pra quebrar a cara. E quem quebra a cara na volta é o povo, que confia que eles irão voltar.
Leia Atos 20.24
Eu agradeço ao meu Senhor e, Salvador que desceu e repousou; Aquele que me ensinou a transformar meus sofrimentos em pérolas com "o guardar das minhas sementes."
Hoje graças ao Cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo na minha árvore da vida florescem os frutos de Cristo e, trazem as novidades melhores. Nem sempre foi assim (antes que eu admirasse a doutrina) - eu tive uma cegueira espiritual que precisou de muita saliva e, muita sede que somente a água da vida pôde saciar... Com essa água pude me lavar e me tornar uma nova criatura! Graças a tal experiência, hoje, a cada dia mais, a cada segundo eu almejo a grandeza da salvação e, o meu agradecimento vai além de palavras pois tenho agora a responsabilidade diante dos demais de testemunhar o valor que cada alma possue para o Salvador.
APRENDEMOS QUE....
Nos tropeços do dia a dia é que nos fortalecemos para resistir as tempestades futuras,querendo ou não depois de dias de glorias virá momentos de caos,e para passarmos por eles só mesmo fortalecendo o nosso eu!!! interior se um sorriso já abre algumas portas e alegra corações imagine o poder de um abraço.....
Quero simplesmente aprender a trancar,
Todo sentimento que me faça sonhar,
ou cantar, ate mesmo sair do lugar...
Sentimentos assim que não nos permitem concentrar, ou respirar...
Que nos causam dor, que nos leva ao amor...
Que acelera o coração igual a um motor;
Sentimentos assim que é preciso depender,
Que necessitam de entrega total,
De fechar os olhos e pular,
Dentro de um precipício ou do mar,
Que nos ensinam a arte,
Seja de cantar, de dançar ou de sonhar,
Mas principalmente a arte de amar!!!
Idas e vindas,
Mostram com clareza os caminhos dos quais percorri.
Me ensina se devo caminhar ou se devo partir. O caminho é por nossa conta, mas cá entre nós, de tanto andar por aí, parei de cortar as esquinas, escolhendo o convêniente percurso. A ruas tem os seus perigos e as escolhas os seus castigos.
Quase vinte e tantos
Deus tem me ensinado...
Que cada pessoa que cruza o meu caminho não é em vão!
Cada pessoa tem uma coisa pra me ensinar,seja positiva ou negativamente!
Nada é em vão,se cruzou meu caminho eu procuro aprender,a olhar ela com os olhos de Deus,eu tento me colocar no lugar dela,na situação que ela está vivendo,e aprendo que tudo tem um proposito! Não desprezo ninguém,procuro ser humilde e mesmo que me maltratem eu ainda assim vou tentar entender a vontade de Deus e o porque dessa situação!Claro que tem vezes que explodo e questiono,sou carne,sou humana,mas Deus tem me ensinado e aos poucos eu vou sendo moldada conforme a vontade do Pai, vou me transformando e logo vou ser um vaso novo!
Amar sempre...
Viver é aprender a cada dia uma coisa nova.
Sempre aprendemos de tudo um pouco, às vezes não estamos preparados para as feridas que o mundo nos causa.
Independentemente da forma em que vivemos, devemos sempre levar no coração algo assim:
Amarei sempre meu próximo e serei feliz, pois a recompensa do amor que você dá, não vem dos homens, mas sim de Deus.
Então ame todos e espere de Deus a sua maior Vitória!
Deus está me ensinando devagar que as melhores coisas vêm com o tempo.
Que as vezes precisamos sofrer muito para tirar proveito depois.
Que nada é por acaso, ou por culpa Dele.
Fases difíceis e ruins, solidão, desespero, saudades, medo, angustia e outros males da alma, com o tempo vai abrandando no peito.
Estamos aqui para aprender.
E se não é com o amor é com a dor.
Então, não dê ouvidos ao lado ruim da vida.
Tenha calma.
Procure respostas em suas perguntas e aceite seu destino sem lastimar.
Deus está preparando o melhor para mim e para você.
Sei que tenho uma missão terrena e mesmo com todos os meus tropeços e erros não vou deixar o inimigo me derrubar.
Sei que as vezes vou ficar triste ou chorar, mas desanimar jamais.
Deus está comigo e não contra mim.
Nem todas as perdas são dores.
Há aquelas que servem de ensinamentos.
E cada perda que tive na vida, trago no peito, como sinal de que posso superar, posso ir além.
Nenhuma perda me deixará prostrada ao chão.
Nenhuma perda me fará sentir menos do que sou.
Porque sei que mereço o melhor.
E se o melhor é deixar para trás certas coisas, e seguir, é para lá que vou.
Jô Bessa
Escuridão...
Quando aprendemos a caminhar sem medo, nenhuma escuridão impedirá nossa visão e andaremos pela noite com a certeza e a firmeza de alguém que conhece o caminho porque os olhos que direcionam, são os olhos que aprenderam a enxergar, mesmo quando o sol se põe.
by/erotildes vittória
Quantos exemplos a natureza nos dá ensinando através das estações que sem ciclos não existe renovação. É necessária a seleção natural do inverno para que surja resplandecente a primavera. Assim somos nós, precisamos aprender esquecer e aceitar o que não realizamos para que possamos nos renovar. Quando permitimos que algemas invisíveis cerceiem novos sonhos, prendendo-nos no passado, morremos lentamente. Plante um canteiro em seu coração e regue as sementes com amor para que novas flores brotem e preencham de beleza sua vida.
Luiz Machado
Com o tempo a gente aprende.
Aprende a não depender de prestígio de qualquer pessoa pra então iniciar um projeto e seguir em frente.
Aprende a sobreviver as contrariedades se dando o direito de raciocinar por si só e fazer suas escolhas, assim como todos, decidir pelo que te faz bem.
Aprende a não se viciar em afetos pois um dia vc poderá ficar sem eles daí não saberá como sobreviver.
Aprende que você tem valor e capacidade de contribuir para o bem de outros e portanto se imuniza contra os que tentam te convencer do contrário.
Aprende que não é tão importante justificar-se para os outros tão pouco explicar o que não querem entender.
Aprende que aqueles que te deixam, deixam porque não quiseram fazer parte da sua vida então deixo-os ir, é deles esse direito e o benefício é nosso.
Aprende que nos relacionamos com todos os outros mas a intimidade é para poucos, que a porta deve ser guardada para que não entre aqueles que só pretendem bagunçar e sair.
Aprende a se calar ignorando as pequenas distrações que vem desviar do foco e a falar quando preciso.
Aprende a amar o outro com suas limitações, retribuindo o afeto e considerando que somos imperfeitos mas necessitamos de amor.
Aprende a aprender com todos o que de melhor eles tem a ensinar, contudo observa os sensatos pois eles conhecem melhor o caminho.
Enfim, a gente aprende. Aprende tanta coisa que a vida passa a ser instigante ao ponto que já ansiamos pelo que ainda há para aprender pois a vida é um escola e ensinar é o propósito dela.
- Relacionados
- 27 mensagens de boas-vindas para professores no início do ano letivo
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- Mensagem de reflexão para Professor
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Aprendendo a Gostar de você
- Um dia a gente aprende