Textos reflexivos para professores que renovam a paixão pelo ensino

Com o passar do tempo, você aprende que só se pode ser feliz com alguém, se não precisar dela.
Aprende que se você ama alguém, e esse alguém não tem sentimentos recíprocos. Ele (a) não é a pessoa da sua vida.
Primeiro, você tem que aprender a se amar, se cuidar e gostar de quem gosta de você.
É impossível prender borboletas e pássaros em um jardim medíocre, o segredo é fazer um belo jardim. Com flores, água, frutos. Daí as aves, borboletas virá até você e encantará seus olhos.
Quando você notar o seu próprio mundo, verá que não tem aquela pessoa que estava procurando e sim aquela que sempre esteve a sua procura. As vezes, passou na sua frente, mas você não viu.
Você aprenderá a enfrentar a tempestade da noite, mesmo que com lágrimas. E sorrir e se encantar com a bela manhã que te espera.

A doutrina existencialista de Sartre, Nietzsche, me ensina a cada dia que a liberdade não é o mar de rosas que a maioria pensam. Estou cada dia mais, concretizando idéias de que a liberdade é o poder que podemos ter em controlar nossos pensamentos, palavras e emoções. E o mais difícil, fazer escolhas. Cada escolha gera perdas, cada perda é acompanhada por desgostos e nos desgosto surge problemas mais graves. E é por isso que muitos não fazem escolhas e assim, não alcança a liberdade.
A liberdade está muito além de sair de casa e cometer atos defendido ou condenado pela lei do homem e a lei e Deus. É controlar nossa psique e comandar nossos sentimentos. Talvez seja a tarefa mais difícil da existência, uma luta eterna. Impossível? Ou o impossível, de fato, é só uma questão de opinião?

Aprende a abandonar aquele que já se abandonou.Quem não acredita em si mesmo jamais abraçará a mudança.Não se luta ao lado de quem já se declarou perdedor.
A diferença entre o guerreiro e o covarde é que o segundo prefere o fundo do poço porque ali é o único lugar onde a coragem do guerreiro jamais irá habitar.
O Guerreiro.... onde ele estiver nada o limita...

Descobri que é possivel voar qndo se acha alegria e vc aprende que amar nao significa apoiar-se, nossas historias sempre vão ser as melhores sendo os micos as alegrias por tds as risadas tds os segredos por tds os abraços por tds os momentos.Eu sei que um dia tudo isso vai acabar, e cada um vai pra um canto mais tenha sempre a certeza que tudo o que passamos juntos não será esquecido.Saber viver, é compreender que ninguém vive sozinho nossa vida se torna mais alegre quando temos um círculo de amizade, quando temos pessoas que nos ajudam a preencher espaços em nossas vidas.
Pode ser que um dia o tempo passe mas, se a amizade permanecer,um de outro se há-de lembrar pode ser que um dia nos afastemos mas,se formos amigos de verdade,
a amizade nos reaproximará pode ser que um dia não mais existamos mas, se ainda sobrar amizade,nasceremos de novo, um para o outro pode ser que um dia tudo acabe mas, com a amizade construiremos tudo novamente,cada vez de forma diferente sendo único e inesquecível cada momento que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.Existem amigos que entram na nossa vida sem nenhum aviso, sem frescuras e sem mentiras curando nossas feridas, alegrando nossos dias. Aparecem na hora em que mais precisamos, ou que nem esperamos. Entram pela porta da frente,fazendo pose de contente, com ar de quem ficará para sempre.
Que a sua feelicidade não deependa do tempo nem da sorte e sim unicamente de você !

Com o tempo você aprende que por mais que você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam...

Porque estou admitindo a minha fraqueza ao lidar com os sentimentos. Que expectativa gera decepção, isso é fato. Fato é também que não podemos esperar nada das pessoas. Não podemos esperar que nos amem na mesma proporção, que retribuam o nosso amor. É preciso amar, e ponto. Estranho falar de amor quando já não acredito mais nele. O amor é um comércio, uma vitrine, um jogo.
No jogo do amor, colecionar perdas é admitir cicatrizes; ou feridas abertas, que insistem em não cicatrizarem nunca. Alguns dizem que é preciso tempo. Eu diria, que é preciso maturidade. É preciso admitir que nem sempre somos bons o bastante. No jogo do amor, é preciso saber perder.
Eu aprendi a perder, porque sei que cada vez que eu perco alguém, esse alguém também perdeu um pouco de mim... perdeu um pouco do meu amor tão silêncioso; quanto maior é, menos provas dá. Cultivo grandes amores, grandes admirações. Tenho ídolos anônimos que não sabem o quanto são essenciais. Faço questão de não dizer; o meu amor sempre cresceu no silêncio e se cala à medida em que cresce.

Admitir perdas é iniciar o processo doloroso da cicatrização de feridas abertas. Reconhecer fraquezas é crescer. Ter a humildade de reconhecer erros nos torna mais humanos.

Com o tempo você vai aprendendo coisas novas, vai amadurecendo, alimentando sua mente, seus conceitos, ideias, conhecimentos… Vai aprendendo a enxergar tudo de uma forma diferente e percebe que as pessoas pensam de modos diferentes, agem de modos/formas diferentes e tudo.
Você lembra suas atitudes passadas e as compara com as que têm hoje. Se mudou muito ou não é sempre sinal de progresso, evolução, sinal de mudança.

Preciso aprender...Aprender que nem sempre um olhar pode dizer mais que mil palavras...Aprender que existem pessoas que vivem só com a sina de colocar pedras em nosso caminho...Aprender que a vida é tão curta que os problemas que hoje me atormentam podem se tornar motivos de risadas amanhã...Aprender que quando você se aceita o mundo lhe respeita...Aprender que seria muito mais fácil acreditar apenas em si mas que também é necessário acreditar em alguém...Aprender que a vida não é pra ser vivida e sim desfrutada...Aprender que um sorriso pode curar feridas de alguém...Aprender que a magia da vida está nos sonhos e não nos contos de fadas...Aprender que os amigos nem sempre estão por perto e por isso temos que ser amigos de nós mesmos...Aprender que nossas ilusões muitas vezes são criadas por nós pra chamarmos atenção...Aprender que ás vezes destruímos o que mais queremos e conservamos o que precisamos destruir...Aprender que se alguém nos ama devemos respeitar esse amor mesmo que ele não seja recíproco...Aprender que é melhor ser um louco feliz do que o sensato triste...Aprender que quando choro o tempo não pára esperando eu me recompor...Aprender que só me pisam pois eu me fiz de tapete primeiro e que honra e orgulho não se compram ou se nasce ou não se nasce com eles...Aprender que é preciso dá o braço a torcer se se ´pretende ser feliz...Aprender que quem agente mais ama muitas vezes nunca vai sentir nem a metade por nós...Aprender que existem mil caminhos pra se seguir mas não há tempo pra experimentar todos por isso nosso alvo tem que ser certeiro...Aprender que ser leal aos seus valores é melhor que ser bom...Aprender que quando você decide não mais ouvir tudo calado a platéia esvazia...Aprender que quando se é humilhado as palavras são vãs mas tuas atitudes podem gritar por você...Aprender que ter um amigo que te defende é melhor que ter um que chora por você...Aprender que quando estamos vazios qualquer coisa nos preenche por isso é necessário reparar em quem nos rodeia...Aprender que fé é algo que se aprende a ter e que ela não sobrevive sem esperança...Aprender que sofrimento não se resolve com novas paixões ou ocupações e sim com o tempo...Aprender que é impossível viver sozinho e quando se está só nem uma multidão consegue nos tirar essa sensação...Aprender que há traumas que me acompanharão pelo resto da vida e preciso me acostumar com eles antes que eles me sufoquem...Aprender que não existe família perfeita e esse sentimento de peixe fora d’água não pertence só a mim...Aprender que existem pessoas que temos que matar de nós e conviver com elas vivas...
Mas preciso aprender que tenho que primeiro cuidar de mim antes de desejar ser o anjo da guarda de alguém...Que pensar em minha felicidade em primeiro lugar não é ser egoísta é da valor a vida...Essa mesma vida que se esvai por entre os dedos e não há poder pra fazê-la voltar atrás...

Menina Mulher
Toda Menina cresce,
toda criança aprende...
Toda Menina vive
ansiosa pra se tornar
uma moçinha,
mas quando crescemos
e viramos Mulher,
queremos voltar a
ser aquela menina inocente
com pensamentos e visões
ingênuas sobre o mundo
e as pessoas.
Eu precisei sofrer para deixar de
ser menina e amadurecer.
Aprendi com meus erros,e
por isso meu passado jamais
vai me condenar.
Estou satisfeita por me tornar uma Mulher
que sabe onde anda,que sabe ser feliz
e amar de verdade. Uma mulher que
deu um grande salto,mas que
jamais deixará de ser menina
porque o amor pela liberdade
espiritual encontra-se
estampado em mim,
em minha presença.
Minha maior felicidade e o
bem de meu espírito é o
Homem que um dia
foi um menino,
e hoje somente Ele
basta para
me tornar completa,
Meu Amor Te quero e
ninguém muda o que
sentimos um pelo outro.

Quantas coisas aprendi...
Quantas coisas ainda aprenderei com Vocês.
Vocês são meus chão. Aqueles que sabem fazer você acreditar no seus sonhos, melhor, fizeram Eu viver a realidade.
Foi com Vocês que Aprendi que a vida é passo a passo. e para nos seguirmos em frente precisamos de vontade própria e perseverança.
Com Vocês que aprendi que a Vida é feita de Atitudes e Escolhas. Cada um tem que ter a sua.
Aprendi que apesar das pedradas que levamos na vida, muitas vezes servem para Nós construirmos nosso próprio castelo.
Pai, Mãe aprendi que apesar das broncas, o que Vocês querem é só meu bem !!!

Eu amo Vocês.

Sua Filha Amada...

Ame as pessoas,
Aprecie a natureza,
Observa uma criança,
Veja o quanto ela pode te ensinar
Viaje nas lembranças
Bons momentos valem à pena serem recordados
Escuta atentamente as outras histórias e outras experiências
As pessoas sempre aprendem umas com as outras
Seja educado,
Mesmo quando não encontrar motivos para ser
Seja fiel,
Principalmente contigo mesmo,
Pois a dor da consciência não tem cura
Seja mais do que as pessoas esperam
Seja melhor do que você acredita
Isso aumenta nosso potencial interior
Mas se falhar perdoe-se
As pessoas que falham e assumem seu fracasso
Tornam-se mais fortes
Do que aquelas que acreditam ser infalíveis
Acredite,
Nossos valores e qualidades sempre são reconhecidos pelos olhos de fora
Por isso nunca pense que você não é ninguém
Sempre existe alguém te admirando
Em algum lugar
Em alguns momentos
Mesmo que você não perceba!

Aprendendo com a vidaa...

_Quero um dia poder ter maturidade o suficiente p/ aceitar que as pessoas não são obrigadas a gostar de mim, e se gostarem não tem que ser do mesmo jeito ou da mesma intensidade que eu gosto...

_Quero um dia poder ser menos egoista, e achar que as coisas tem que ser do meu jeito, e que as pessoas tem que ser como eu penso ou quero que elas sejam...

_Quero um dia poder ter o Amor-proprio maior que o Amor pelos outros, pois assim saberei ser feliz mesmo estando sozinha... pois, Deus nos dar as pessoas para nos fazer feliz, e depois nos tira estas pessoas para saber se podemos ser feliz sozinhos, acredito que seja esta felicidade que Ele quer...

_Quero um dia poder ser menos infantil, e parar (ou que aconteça com menor frequencia) de agir por impulso, ciumes, raiva, desesperoo...

_Quero um dia poder ter discernimento para destinguir quando uma pessoa quer me ajudar, e quando quer despejar em mim suas frustações...

Sou uma meninaa num corpo de uma mulheer... quero sentir a vida, descobrir o amoor, acreditar nas amizades, saber oq eh responsabilidade...
por enquanto descobri 1 coisaa: desta vida nada sei, pois quando axo q encontrei as respostas, as perguntas mudam...

Ester Carvalho

Com o tempo a gente aprende que teria sido melhor se me calasse ....
Que ficaria tudo bem se eu tivesse ligado, que as lágrimas seriam poucas se eu não tivesse chorado. Aprende que não se deve insistir e ao mesmo tempo persistir mesmo que em silencio , naquilo que deseja!
Com você aprendi que o tempo é um remédio infalível, que de cabeça quente não se resolve nada, mesmo que seja uma questão de vida ou morte. Aprendi que guardar mágoas de uma(o) amiga(o) só faz com que num futuro próximo a gente se arrepende e pede perdão. Aprendi que devemos viver cada instante como se fosse o ultimo, pois ninguém entende e nem sabe até onde o ser humano aguenta!
Com você aprendi a correr atráz; olhar pra tráz; e seguir em frente!
Aprendi a fortalecer minhas vontades , e não deixar que a preguiça atrapalhe meus sonhos.
Aprendi a aceitar as perdas, corrigir tudo que há de errado, voltar e mostrar: ó, eu aprendi...!

Entre os erros aprendemos, entre o certo penssamos,entre o penssamento agimos,entre o agir encontramos pessoas desconhecidas q passas por nós sem conhecermos,se penssarmos que em cada parte do mundo existem pessoasa em cada continho,penssando,correndo,fugindo,chorando...ou até mesmo fazendo a mesma coisa do que eu...No nosso
dia-a-dia estamos acustumados a tratar os outros de forma que não que não gostariamos que fossemos tratados, cada um com o seu jeito,seu rosto,seu pé, sua mão, sewu cabelo, seu interior...temos que aprendser a aceitar as pessoas como elas são...ja estou cansada de pessoas com sorrissos infeitando um rosto de pedra...mesmo pra convenser toda a pateia...mais lembre-se ninguem é igual a ninguem.

UM DIA DEPOIS DO OUTRO

Um dia depois do outro,
É assim que to aprendendo a viver
É assim que preciso viver agora

Às vezes até sei o que quero
Ai eu espero mais um dia
E já não quero mais aquilo...

E assim, um dia depois do outro
To aprendendo a viver sem você
To aprendendo a viver...
To aprendendo...
...A morrer mais devagar...

Se você não me ama mais,
deixe-me deixar de querer você,
ensine-me a não mais amar você,
mostre-me como é possível viver sem você.

Quero dizer adeus, mas você não deixa...
quer sempre tentar mais uma vez... e uma vez mais.
E você sabe que eu faço qualquer coisa por você,
então, é só pedir pra eu partir...
eu parto, com o coração partido, eu parto
porque você não me ama mais.

No ensino fundamental, tinha um garoto no meu ônibus que sempre corria o mais rápido possível para casa, tropeçando. Nós ríamos dele todos os dias. Nós não sabíamos que ele corria porque ele queria ter certeza de que sua irmã não tinha se suicidado enquanto ele estava na escola. Um dia, ele faltou na escola. Uma semana depois, ele voltou. Ele tinha parado de correr.
Não caçoe, não ria, você não sabe nada da vida de uma pessoa, às vezes o que parece ridículo pra você é exemplo de dedicação na vida de outros.

Devemos aprender a dar prioridade ao que realmente vale a pena, parar de importar-se com o que não importa e tentar seguir o melhor caminho.
Bom, não se sabe bem, sobre o certo ou o errado. Mas somos capazes de saber sobre o bom e o ruim.
Alguns evoluem rápido, outros não. Gostaríamos por diversas vezes, pegar pelas mãos quem amamos e guiar por um caminho do bem. Mas não há como exigir que os outros enxerguem através dos nossos olhos.
Então, o jeito é seguir em frente e torcer para que ninguém erre a passada durante sua caminhada."

Um dia aprendemos a dar sem querer nada em troca,
aprendemos a amar sem esperar ser amado com a mesma intensidade.
aprendemos a viver a vida um dia de cada vez.
e entendemos porque isso é necessário.
Um dia aprendemos a sonhar, mas com os nossos pés no chão.
aprendemos a querer tudo aquilo que nos pertence, e deixamos de desejar
aquilo que no fundo nunca foi nosso.
Aprendemos a ser feliz pelo simples fato de respirar,
e aprendemos a agradecer por todo o bem que nos é feito.

O mundo é simples. Complexo é quem nele vive.
O conhecimento é simples. Complexo é aprender.
O dinheiro é simples. Complexo é saber gastar.
A Saúde é simples. Complexo é prevenir a doença.
A família é simples. Complexo é participar dela.
A felicidade é simples. Complexo é senti-la.
O amor é simples. Complexo é aceitar a pessoa amada.
A morte é simples. Complexo é descobrir o depois.

Enfim a vida é simples. Complexo é saber viver.

Você me ensinou tanta coisa, entre essas coisas, me ensinou a arte da espera, por que pra ficar um pouco com você, algumas poucas vezes, eu tive que esperar tanto, sem nem saber, por vezes se chegaria o tal momento pra gente ficar junto.
Você me ensinou a ser mais calma, paciente, por que eu sei que em uma relação onde nenhuma das duas pessoas consegue se controlar, não dura muito, e uma certeza que eu levo comigo, é que eu quero que dure pra sempre nós dois.
Você me ensinou a ser confiante, por que me mostrou que o primeiro passo pra poder te conquistar, era eu confiar em mim, e confiar que eu podia, e por você eu aprendi.
Você me ensinou a arte do riso fácil, e eu também aprendi, por que eu sabia que não dava pra ficar com você se eu não fosse tão palhaça e dada aos sorrisos como você, e quer saber ? de todas as lições, foi a que eu mais gostei.
Você me ensinou a ser dura, sim, dura .. por que depois de um tempo, eu notei que algumas vezes eu precisava ser assim, para que você visse que poderia me perder algum momento.
Você me ensinou a ser espontânea, eu sempre tive total liberdade pra falar o que penso, dizer o que eu quero, cantar o que eu gosto, rir do que me faz bem, chorar quando me desse vontade, e eu vi que isso também era importante pra você ficar do meu lado, afinal, ninguém convive muito tempo com uma pessoa meio de plástico!
Você me ensinou tanta coisa, me mostrou tantas novas dimensões sem se quer se mover na cadeira, você me mostrou novos caminhos, novas palhaçadas, novas piadas, novos jeitos de encarar certas realidades, novas formas pra se amar.
.. más quer saber um requisito básico que você deixou em aberto? Quer saber o que você deixou de me ensinar, e hoje eu vejo que ta fazendo falta?
Você não me ensinou a não chorar de saudade quando você some, não dá noticias.
Você não me ensinou a não me desesperar quando te vejo indo embora, e sabe lá Deus quando eu vou te ver de novo.
Você não me ensinou a pensar em você sem sentir cada milímetro do meu corpo se arrepiar inteiro.
Você não me ensinou a não querer te comparar com outras pessoas, pra não chegar a conclusão de que são todas básicas demais, chatas demais, normais demais.
Você não me ensinou a não ter medo do amanhã desde que não seja ao seu lado.
Você não me ensinou a ouvir musicas sem pensar a cada nova frase do cantor um jeito novo de me declarar.
Você não me ensinou a me manter firme quando eu vejo seu carro virando a esquina, quando eu paro de ver o farol iluminando a rua deserta e escura.
Você não me ensinou um jeito de ser feliz, quando você não puder estar comigo, de eu ser completa, quando você estiver ocupado demais pra me completar.
Você me mostrou vários caminhos, más esqueceu de me dizer qual deles me traria a felicidade se você não pudesse seguir comigo, e eu fico pensando hoje, se existe algum caminho pra eu seguir sem você, que me traga algum tipo de felicidade.
Você me ensinou sim, muitas e muitas coisas, e eu aprendi que aprender sozinha é muito chato, e depois de tantas falhas suas na minha reeducação, eu mereço que você fique comigo, pelo menos por mais uns 100 anos, pra que eu possa aprender tudo que você ainda não pode me ensinar, e pra que eu possa te ensinar também, que o que eu sinto por você, 100 anos, ainda é muito pouco pra eu te mostrar.