Textos reflexivos para professores que renovam a paixão pelo ensino
O mundo é simples. Complexo é quem nele vive.
O conhecimento é simples. Complexo é aprender.
O dinheiro é simples. Complexo é saber gastar.
A Saúde é simples. Complexo é prevenir a doença.
A família é simples. Complexo é participar dela.
A felicidade é simples. Complexo é senti-la.
O amor é simples. Complexo é aceitar a pessoa amada.
A morte é simples. Complexo é descobrir o depois.
Enfim a vida é simples. Complexo é saber viver.
Você me ensinou tanta coisa, entre essas coisas, me ensinou a arte da espera, por que pra ficar um pouco com você, algumas poucas vezes, eu tive que esperar tanto, sem nem saber, por vezes se chegaria o tal momento pra gente ficar junto.
Você me ensinou a ser mais calma, paciente, por que eu sei que em uma relação onde nenhuma das duas pessoas consegue se controlar, não dura muito, e uma certeza que eu levo comigo, é que eu quero que dure pra sempre nós dois.
Você me ensinou a ser confiante, por que me mostrou que o primeiro passo pra poder te conquistar, era eu confiar em mim, e confiar que eu podia, e por você eu aprendi.
Você me ensinou a arte do riso fácil, e eu também aprendi, por que eu sabia que não dava pra ficar com você se eu não fosse tão palhaça e dada aos sorrisos como você, e quer saber ? de todas as lições, foi a que eu mais gostei.
Você me ensinou a ser dura, sim, dura .. por que depois de um tempo, eu notei que algumas vezes eu precisava ser assim, para que você visse que poderia me perder algum momento.
Você me ensinou a ser espontânea, eu sempre tive total liberdade pra falar o que penso, dizer o que eu quero, cantar o que eu gosto, rir do que me faz bem, chorar quando me desse vontade, e eu vi que isso também era importante pra você ficar do meu lado, afinal, ninguém convive muito tempo com uma pessoa meio de plástico!
Você me ensinou tanta coisa, me mostrou tantas novas dimensões sem se quer se mover na cadeira, você me mostrou novos caminhos, novas palhaçadas, novas piadas, novos jeitos de encarar certas realidades, novas formas pra se amar.
.. más quer saber um requisito básico que você deixou em aberto? Quer saber o que você deixou de me ensinar, e hoje eu vejo que ta fazendo falta?
Você não me ensinou a não chorar de saudade quando você some, não dá noticias.
Você não me ensinou a não me desesperar quando te vejo indo embora, e sabe lá Deus quando eu vou te ver de novo.
Você não me ensinou a pensar em você sem sentir cada milímetro do meu corpo se arrepiar inteiro.
Você não me ensinou a não querer te comparar com outras pessoas, pra não chegar a conclusão de que são todas básicas demais, chatas demais, normais demais.
Você não me ensinou a não ter medo do amanhã desde que não seja ao seu lado.
Você não me ensinou a ouvir musicas sem pensar a cada nova frase do cantor um jeito novo de me declarar.
Você não me ensinou a me manter firme quando eu vejo seu carro virando a esquina, quando eu paro de ver o farol iluminando a rua deserta e escura.
Você não me ensinou um jeito de ser feliz, quando você não puder estar comigo, de eu ser completa, quando você estiver ocupado demais pra me completar.
Você me mostrou vários caminhos, más esqueceu de me dizer qual deles me traria a felicidade se você não pudesse seguir comigo, e eu fico pensando hoje, se existe algum caminho pra eu seguir sem você, que me traga algum tipo de felicidade.
Você me ensinou sim, muitas e muitas coisas, e eu aprendi que aprender sozinha é muito chato, e depois de tantas falhas suas na minha reeducação, eu mereço que você fique comigo, pelo menos por mais uns 100 anos, pra que eu possa aprender tudo que você ainda não pode me ensinar, e pra que eu possa te ensinar também, que o que eu sinto por você, 100 anos, ainda é muito pouco pra eu te mostrar.
Imperdoável para todos
Arrasta-nos como uma onda gigante
Aprendemos coisas
Vivemos como se fosse para sempre
E de repente acaba
Tão rápido
Não virmos passar
Olhes no espelho
Olhes no espelho
Veja que as coisas boas
Não duram para sempre
Mais serão lembrados eternamente
Quando achamos que é maravilhoso
Algo vem é destrói
Curta cada segundo dele
Pois ele não escolher
Beleza nem riqueza
Simplesmente como uma chuva inesperada
Molha a todos.
A natureza se dividiu em quatro estações, pois aprendeu que pra ser forte não se pode ser e agir sempre da mesma forma, mas nunca deixou de ser “natureza”, aprenda com a natureza seja flexível.
Kairo Nunes 18/06/2009.
Descobri que é possivel voar qndo se acha alegria e vc aprende que amar nao significa apoiar-se, nossas historias sempre vão ser as melhores sendo os micos as alegrias por tds as risadas tds os segredos por tds os abraços por tds os momentos.Eu sei que um dia tudo isso vai acabar, e cada um vai pra um canto mais tenha sempre a certeza que tudo o que passamos juntos não será esquecido.Saber viver, é compreender que ninguém vive sozinho nossa vida se torna mais alegre quando temos um círculo de amizade, quando temos pessoas que nos ajudam a preencher espaços em nossas vidas.
Pode ser que um dia o tempo passe mas, se a amizade permanecer,um de outro se há-de lembrar pode ser que um dia nos afastemos mas,se formos amigos de verdade,
a amizade nos reaproximará pode ser que um dia não mais existamos mas, se ainda sobrar amizade,nasceremos de novo, um para o outro pode ser que um dia tudo acabe mas, com a amizade construiremos tudo novamente,cada vez de forma diferente sendo único e inesquecível cada momento que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.Existem amigos que entram na nossa vida sem nenhum aviso, sem frescuras e sem mentiras curando nossas feridas, alegrando nossos dias. Aparecem na hora em que mais precisamos, ou que nem esperamos. Entram pela porta da frente,fazendo pose de contente, com ar de quem ficará para sempre.
Que a sua feelicidade não deependa do tempo nem da sorte e sim unicamente de você !
Senhor, me ensina a esperar pelo teu tempo.Segura nas minhas mãos, sempre me amparando e me conduzindo pelo caminho do bem... renova as minhas forças na caminhada, e que as pedras que eu encontre pelo caminho eu possa usa-las para minha própria edificação.Aumenta minha fé e renova minhas esperanças a cada dia. Senhor eu confio em ti, obrigado por mais um dia!
Amém!!!
"O silêncio ensina-nos mais acerca de nós próprios do que todos os nossos conhecimentos, o que pensamos, achamos ou afirmamos sobre nós, ou as tais opiniões alheias, que insistem em nos rotular.
É no silêncio, no seu silêncio, que os mistérios da sua alma se revelam, e você descobre as grandes verdades da vida, mergulhando no mais profundo do seu ser, e finalmente, se reconhece e conhece o seu papel, diante do universo
Ao falarmos de afeto, temos que aprender a respeitar antes de tudo a natureza genética do outro. A biologia humana difere em particularidades consideráveis no que diz respeito a percepção de gêneros.
Existe uma forma de entendimento distinta e variável entre o homem e a mulher...
O conflito nas relações acontece principalmente pela incapacidade de tolerar essa diferença.
O respeito de fato se torna efetivo quando deixamos de fazer comparações em busca de igualdade e passamos e entender e a aceitar as necessidade individuais de cada um. É importante buscar um alinhamento harmonioso entre os desejos um do outro, sem exigências de uma reciprocidade "gêmea" idêntica ou parecida. Lembre-se que nem toda proporção se mede pela semelhança, mas pela compatibilidade...
Eu tive que aprender da maneira mais impiedosa o que é amar alguém e o que é não ser amada por alguém. Eu tive aque aprender da maneira mais doída a se doar pra alguém e a se desapegar de alguém. Eu tive que aprender da maneira mais triste que o meu valor era bem superior a qualquer desprezo que eu recebia, eu tive que aprender e confesso que nem tudo ainda sei, mas boa parte do que me entristecia eu me desapeguei. O que quero que você entenda é que as vezes precisamos sim de certos ventos fortes, de certos momentos difíceis , de certas indiferenças pra nos olharmos no espelho e acordar pra vida. De saber que embora a dor que sentimos há uma chance de prosseguirmos, que quando nos desapegamos daquilo que nos tortura, daquilo que anula o nosso sorriso, abrimos portas pra tudo aquilo de novo que vem pela frente, ao qual o Senhor nos preparou.
"se desapegue daquilo que te faz sofreR
Cecilia sfalsin
Sempre tem um portal aberto!
A gente tem o privilegio quando encarnados de aprender tudo o que queremos,tudo o que precisamos ,tudo o que nós esforçamos.
Aprendemos e desenvolvemos papéis de; filhos, Pais,Mães,mulheres,homens,maridos,esposas,aprendemos a como trabalhar nossa comunicação,a trabalhar nossa sexualidade e sensualidade,amar e perdoar,em fim e assim vai.........
Más não podemos esquecer antes de tudo isso que somos seres humanos em aprendizagem e crescimento.
É dele que vamos nós elevar espiritualmente,vamos transformar nossas duvidas em certezas,,é assim que permitiremos que a vida nós auxilie na ampliação da nossa consciência!
LFB!
Pensemos !!!!Qual é seu valor?
Do mesmo jeito que aprendemos a ter culpa podemos viver sem ela,é só uma questão de escolha!
A dica que eu pelo menos acho principal é a gente se aceitar tal como somos!
Somo diferentes por natureza e únicos dentro do universo.
O que vai diferenciar são as nossas crenças,nossos valores!
LFB.
A gente aprende,
... sim, a gente aprende que muitos sentimentos e intenções que temos não serão o tempo todo compreendidos, que nosso esforço para certas coisas darem certo, nem sempre serão notados e valorizados, nem tudo depende só da gente, e muitas coisas se escoam por entrem nossos dedos. Interessante é pensar que somente coisas muito pequenas passam por eles, mas o que é realmente grande, as mãos conseguem segurar.
Alessandra Gonçalves
Com o tempo a gente aprende.
Agora, estou em busca de condições favoráveis.
Para que algo dê certo: o primeiro passo deve ser meu.
Depois Deus intervém segundo o seu propósito.
Pois a escolha é minha – a atitude, a fé, o risco;
A possibilidade de perder ou ganhar - sou eu quem faz.
E se algo dê errado: que eu tenha responsabilidade para lidar com a consequência.
No fundo, creio que não existam pessoas sortudas.
E sim pessoas corajosas e que sabem o que querem.
Às vezes o conselho não basta, temos que fazer para aprende, às vezes até sofremos por causa das nossas atitudes, bom quando se tem volta e da para concerta os nossos erros, mas é difícil quando o mesmo não tem volta, não há como concertar, só o que pode se fazer é esperar as consequências do erro. Pois Deus é justo, deixa nos plantar o que bem queremos e colher o que plantamos. E muita das vezes é dolorida a colheita, pois não machuca somente nossas mãos, mas todo o nosso corpo e às vezes vai mais além, machuca também o nosso coração.
Mas estou aprendendo com os meus erros. Olhando diferente para o que eu achava que era bom. Às vezes temos que passar mesmo por certas coisas, para aprendemos, aprender a do valor nas pessoas, nas coisas e a agradecer pelo o que temos e não ficar desejando o que não temos. Que bom que Deus é Pai e nos da à oportunidade de começa de novo, e nesta nova oportunidade quero fazer diferente.
Hoje percebo que tudo que eu tinha é tudo o que eu preciso, abri mão pra viver um momento. O momento que se foi, e junto com ele tudo o que eu tinha se foi. Tentando recuperar o que eu tinha viver como vivia, aliás, não viver como vivia, pois os meus olhos se abriram e agora eu estou vendo tudo com clareza. E tudo será melhor por que os olhos se abriram para a realidade a utopia se desfez, coloquei o pé no chão erguer a cabeça e estou disposta a começar de novo e agora vou vencer!
O tempo nos ensina a sonhar, muito além do abismo do mundo, mas se não formos fortes e persistentes, paramos no caminho sem direção a seguir. Seja como estrela e siga a sua luz, irradie com teu brilho os que te cercam como uma estrela guia e estarás a um passo da felicidade.
Profª Lourdes Duarte
Tá doendo, mas tá valendo porque estou aprendendo
Tá me faltando ainda muita sabedoria, mas isso não quer dizer que estou no caminho certo.
Certo para a minha essência, meu caminho é único não posso comparar a mais ninguém
Eu sigo meu coração, a sorte e o aparente azar faz parte do aprendizado
Tudo tem um caminho para superar, transpassar
Estou identificando a chave do aprendizado de cada lição que a vida propõe
Qual é a chave cármica... porque tudo pode ser visto como oportunidade
Não existe sorte ou azar tem consequência de causas pregressas, você causou alguma coisa, a consequência vem!
"Ela nos ensina que podemos despertar nossa sabedoria para não sofrer com o sofrimento".
A causa principal do sofrimento é ter uma visão incorreta da realidade: pensar que tudo pode durar para sempre. É não aceitar a impermanência da vida e das coisas.
Interpretamos a realidade como positiva ou negativa de acordo com nossas projeções mentais. O mecanismo da projeção interfere nas circunstâncias de nossa vida e no modo como vemos as situações e pessoas.
A nossa aversão ao sofrimento atrai negatividades e obstáculos
Uma coisa é a gente ter dor, e outra é ter sofrimento. Você pode ter a dor e não achar que ela é algo ruim, pode transformá-la”.
Assim, surge o apego, a raiva e a ignorância, que são três venenos mentais
“O sofrimento aumenta nossa força interior”.
DEZ COISAS QUE MANDELA ENSINA
1. As distinções de raça, gênero e religião que caracterizam os seres humanos são menores do que seu estatuto comum de seres criados à imagem e semelhança de Deus
2. É possível sofrer o mal sem se tornar malvado
3. Valores como integridade, humildade e generosidade andam na contramão do mundo, mas apontam o norte verdadeiro
4. O amor é maior que o ódio, o perdão é maior que a vingança
5. A dignidade de um ser humano é seu patrimônio inalienável
6. Grandes mudanças políticas podem acontecer sem derramamento de sangue, e extraordinárias transformações sociais podem ser conquistadas pacificamente
7. O sofrimento se apequena diante de um coração alegre
8. Um espírito livre jamais pode ser encarcerado
9. O cuidado do pobre, do fraco e do que sofre não é um gesto de caridade, é um ato de justiça
10. O amor ao poder é maligno e promove a morte, o poder do amor é divino e promove a vida
Cercado de amigos, aprendendo dia e noite, construindo e desconstruindo idéias, para alguns um afastamento inexplicável, para outros, um grudamento absurdo.
Mais cara hoje eu me deparei comigo mesmo, e percebi que muitas coisas aconteceram, e independente de momentos ruins, ou alegres vocês foram meus, e sempre serão.
Eu não troco vocês por nada nesse mundo, só pelo meu Toddynho kkk, (brincadeira). Desculpa é o que resta, pela atitudes que não foram bem vista por vocês.
ORAÇÃO DE UM SOLITÁRIO
Ensina- me a sonhar
Quando a madrugada se estender feito sangria
Trazendo a agonia de estar só
Faz-me acreditar no amor
Quando a saudade remoendo
Depõe contra a insanidade de querer amar
Ensina-me a conviver com essa loucura
Que fragiliza, mas nos dá a leveza
Insustentável das libélulas...
Ensina-me a aceitar
A insegurança como pilar,
A incerteza como esperança,
A loucura como refúgio...
Ensina-me a querer incondicionalmente
Com a dor dos que se sacrificaram,
Com a amargura dos mártires ;
Ensina-me a amar.
- Relacionados
- 27 mensagens de boas-vindas para professores no início do ano letivo
- Textos de motivação para comunidade educacional
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- Mensagem de reflexão para Professor
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Aprendendo a Gostar de você
- Um dia a gente aprende