Textos reflexivos para professores que renovam a paixão pelo ensino

“Você deve aprender que não pode ser amado por todas as pessoas. Isso é o ideal. No mundo dos homens, isso é raramente encontrado. Pode ser a melhor ameixa do mundo, madura, suculenta, doce, e oferecer-se a todos. Mas deve se lembrar de que existem pessoas que não gostam de ameixas.”
(Leo Buscaglia)

Quando eu era jovem recebi dois presentes
um anjo para me guiar e um demônio para me ensinar.
Meu anjo me deu um coração bom,
meu demônio uma mente maliciosa,
meu anjo me deu um sorriso,
meu demônio me deu pensamentos que não me deixavam sorrir,
meu anjo me deu uma vocação,
meu demônio me deu frieza,
meu anjo me ensinou sobre honra,
meu demônio sobre força.
Quando caí meu anjo ofereceu a mão,
meu demônio olhou nos meus olhos e me disse:
filho, cairás por toda a vida,
se não aprenderes a se levantar por si só,
acabarás como este anjo,
fraco como uma folha seca.
Quando me levantei meu demônio sorriu,
meu anjo então olhou nos meus olhos e me disse:
filho, sendo tu quem és cairás mil vezes e mil vezes se levantará sozinho,
mas não te esqueças daqueles que lhe ofereceram a mão,
ou se tornarás tão arrogante quanto este demônio.

Minha onda, meu oceano, me ensina como não te navegar!
Eu amo mais você do que eu...como não te amar?
A gente já falou muito por falar,
mas, de repente a gente sente que tudo vale à pena...que ainda valerá!
Sorriso lindo, um corpo divino,
oh, meu menino, me diz como não te amar...
Te quero aqui comigo, sentir teu carinho,
juntinho de teu afago, você tocar em mim...
Eu não tenho muito pra dizer, nem pra tentar explicar,
eu apenas amo mais você do que eu, mais do que sempre pude amar!
És uma continuação de mim, de tudo o que posso ser,
és meu começo sem fim, és minha vida e meu morrer,
és tudo para mim, sois o meu próprio "eu"...
Oh, tão pequena és tua boca, que à mim deixa louco,
que nada mais sabe falar...
Calo com teu olhar, me afogo em tua voz,
que ao teu beijo fico à esperar...e que não poderá ficar pra depois!
O toque de tua pele na minha, me alucina,
tua voz ao meu ouvido, me arrepia,
ao te ver, sou menino,
ao te beijar, um anjo, eu diria!
Não espero muito de ti,
somente o suficiente...
Te ter todo dia, ser dono de tua mente!
Quero poder acordar e te ver sempre ali,
poder deitar e saber que não vais partir,
sentir o teu abraço sempre que puder,
e provar o teu beijo, sempre que quiser!
Quero apenas sair por aí, sem destino,
e fazer de tua companhia,
o meu único caminho!
Quero segurar a tua mão, quando eu tiver medo,
olhar nos teus olhos, quando eu tiver inseguro,
guardar em ti, o meu maior segredo,
e me inspirar em tua beleza, quando quiser ser puro...
Quero beijar a tua boca,
cair no teu abraço,
contigo me sinto louco,
loucuras por ti faço!
Quero sempre dizer que te amo,
não como você se convenceu,
eu te amo muito mais que o muito,
eu te amo mais do que eu...
Minha vida sem você, não é um existir,
é um durar, apenas...
ainda que não esteja junto de ti,
creio que ainda assim, você me tenha...
És minha dona, és minha conselheira,
és a única pessoa com quem sonho o tempo inteiro!
~~ANJO ARREBATADOR~~

Ninguém é perfeito, quem quiser gostar de alguém tem que aprender a gostar das qualidades e tolerar os defeitos, tem que aprender a discursar sem ladainhas, entendendo que a vida vai piorando à medida que você cresce.
Eu não posso me contentar com ninharia, também não posso ter uma mente inquisitiva, uma mente que não aceita as coisas com facilidade, ou ser aparentemente superficial.
Eu nunca notei falta de interesse dos meus amigos, mesmo quando eu fazia um gesto vago, eu também entendi que algumas situações eu nunca poderei mudar, não cabe a mim escolher o que a vida me apresenta. Cabe a mim aceitar ou recuar.
Não sei confortar os outros, não tenho um estilo de vida certinho, com a saúde regrada, não cursei faculdade por superinteligência, não sei se demonstro interesse pelos outros e seus problemas, mas tenho muita força e sei assumir o controle da minha vida sem ficar pensando nos obstáculos.
Pois é! Ninguém é culpado de nada, o mundo muda, eu demonstro amor de um jeito diferente do que demonstrava no passado, nem por isso amo menos, eu acho que algumas coisas acontecem por força do puro e simples destino, eu gosto de valorizar o modo de ser de cada um.
Eu me sinto estranhamente nervosa quando julgo, as pessoas tem direito de errar, de dar um passo em falso, nem todo mundo é formado nos rigores da disciplina, nem todo amigo tem a atitude que se espera, a vida é um constante exercício.
As coisas às vezes ficam diferentes, sinto que alguma coisa mudou, outras perdem o senso do ridículo, as dúvidas sempre existem e no meio de tanta coisa tem frieza, conflitos emocionais, descontrole e coisas que põe em risco a continuidade da relação.
Às vezes a gente descobre verdades que abalam a estrutura, uma traição por exemplo, outras estamos cansados para amar, estamos sempre conectados, estamos sempre rodeados de amigos. No fundo eu sei que eu não poderia ser quem sou se você não fosse tão claramente quem é.
Eu já tive a incomoda sensação de ter nascido fora da época, eu já desisti de muita coisa, eu já deixei que o mundo discuta essa questão de certo e errado, de inferior, de hierarquia, de relacionamentos, de felicidade, coração...
Já roubaram me brilho especial dos olhos, já ganhei vantagem por ser branca do qual nadam e orgulho, já fiz coisas que pareciam impossíveis, já ouvi diversas vezes “ você não quer nada com ninguém porque tem o rei na barriga” depois daquele encontro que escapei.
Enfim, muitos dedos na cara, poucos sentimentos e a gente revendo a vida a cada instante.

A importância da família no processo ensinoaprendizagem da criança
A família exerce um papel de suma importância na construção dos saberes que serão incorporados pela criança. Quando ausente, contribui para o fracasso escolar, mas se participa efetivamente da educação dos filhos, motivando, elogiando seu crescimento, cria-se um clima positivo e gostoso, então a criança se desenvolve com segurança e autonomia.
Nos dias atuais, a família nem sempre exerce seu papel de educar e estar presente. Segundo Max Stiner, pseudônimo do pensador alemão Kaspar Schmett, escritor de O falso príncipe no livro O falso principio da nossa educação, Stiner condena o homem pratico que faz da ciência uma idéia fixa, que se torna seu escravo, que não sabe aproveitar a vida e que esta sempre atormentado por preocupações que acabam por sufocar sua personalidade.
Desta forma, muitos pais e mães estão atormentados por preocupações diversas, preocupações que a vida lhes impõe, então começam a pensar em educação por outros ângulos, delegando à escola a função de educar.
O ambiente escolar tem sem duvida a função de educar, mas a família precisa estar presente, acompanhando o processo de aprendizagem e provocando impactos para melhor desempenho de seus filhos.
É necessário que a família conheça a escola de seus filhos, a proposta pedagógica, as regras de convivência. É essencial que esteja presente, que perceba os avanços ou as dificuldades da criança, que incentive e estimule o bom rendimento e o comportamento escolar.
A tarefa de estar presente como incentivadores é contínua, participando efetivamente desse processo de modo que todos voltem seus olhos para a criança, sem duvida alguma, produz efeitos essenciais para a construção de uma aprendizagem significativa, capaz de transformar o espaço em que vive.
O filosofo inglês William Godwin cita: “o verdadeiro sentido da educação, como em qualquer outro processo moral, é produzir felicidade.” Só se produz felicidade quando se sonha junto, quando se traça metas, quando se conquista o saber com segurança, autonomia e amor.

Mesmo ainda te amando, vou seguir enfrente, aprender a lidar com esse sentimento e deixar ele de lado, dá um sonifero eterno pra ele, que assim jamais ele desperta novamente, Sabe por quê?
-Porque existe uma coisa chamada amor próprio, e isso eu tenho, é maior do que esse amor por você. e eu mereço muito mais do que você tem para me oferecer, do que você não tem e do que você imaginaria que tinha para mim.
Então Adeus a esse amor que tenho por você ,tomou sonifero eterno. e eu vou ali me amar, me permitir e ser feliz, trazer de volta todos os sorrisos, e lagrimas que você me fez perder.

Só se aprende a amar amando...

Se você não sabe fazer alguma coisa você faz um curso técnico sobre aquilo e aprende como se faz o amor não é tão diferente você pode nunca ter amado mais uma dia você ira encontra alguém q te faça flutuar, quando este dia chegar esteja preparado não para ignorar e sim para começar um curso intensivo sobre aquilo que a humanidade mais teme o amor, porque com amor você muda o mundo, com amor você planta vida e colhe paz, com amor você salva vidas e essas vidas geram solidariedade, com amor você supera o que eles chamam de inteligência porque quando você ama esta em um estado diferente daqueles q tem o coração aquebrantado, com amor você se torna forte e pode superar as jornadas longas e árduas que a vida lhe faz seguir...
Amor é sinônimo de paz mais às vezes gera ódio o oposto de paz, por isso a humanidade o teme hoje você pode amar hoje e amanha odiar e então destruir... Com destruição você se esquece que pode amar novamente e se livrar do ódio que se instalou em seu coração... Por isso não tenha medo de amar procure as melhores escolas para fazer seu curso técnico de amor e aprender que amor é paz, amor é alegria, amor é se sentir bem, amor é enfrentar medos, amor é lindo, amor é claro e puro, amor é luz, amor é tudo de que precisamos hoje!

A gente se apaixona, a gente aprende a amar, a gente aprende aceitar os defeitos do outro, a gente aprende coisas, a gente se dedica, a gente se desgasta, a gente chora, a gente grita, a gente sofre...

... A gente promete coisas que não vai cumprir,
a gente jura amor eterno,
a gente planeja o futuro do lado de alguém,
a gente perde a direção,
a gente ultrapassa o próprio limite,
a gente faz poesia,
a gente faz canção,
a gente conta as estrelas,
a gente brinca de descobrir desenhos nas nuvens,
a gente presenteia,
a gente se faz presente,
a gente muda,
a gente passa a pensar mais no outro do que na gente,
a gente faz coisas que nunca faria,
a gente tem vontade de realizar nossos sonhos,
a gente tem vontade de viver,
a gente tem vontade de pular,
a gente tem vontade de sentir a vida,
a gente desperdiça tempos,
a gente briga com mundo,
a gente fala coisas que não devia falar,
a gente se olha no espelho e não se reconhece,
a gente não entende nem o que sente, e quando isso acaba?

Do que tudo isso valeu?

O fim de quem ama

To aprendendo a viver sem você
Você que era meu amanhecer
O meu cais em noites de tempestade
O amor que eu viveria por toda eternidade.

Mas caminho só como um palhaço sem circo
Como um romântico incompreendido
Minha razão disse para não amar ninguém
Mas meu coração mandou amar alguém.

Como tudo na vida tem um fim
Nos corações ficam só as lembranças
Más ou boas como simples esperanças
Esperanças de um ser que sofre de amor sem fim.

O poeta disse que a solidão é o fim de quem ama
Então todos um dia serão solitários e sem vida
Pois viveram sempre em dolorosa partida
Em um amor que sempre os jogaram na lama.

MAX FRANÇA DA PAZ

Eu não quero perder nada
dos meus erros e acertos
é com muito tropeços
que se aprende a ser grande;
que em muito há de ser tolerante
que a fé sozinha não é o bastante;
quero passa por tudo, em tudo
aprendendo de todos;
calando mais meus impulsos
escutando mais de meu Deus;
porque daí eu sei
que eu vou estar pronta
e que amadurecer não é somente
uma questão se ter sorte,
que embora assim pequena
eu vou ter aprendido a ser forte.

De tanto observar acabe-se aprendendo…
Aprende-se que nem tudo deve ser apenas observado.
Alguns momentos da vida não acontecem para serem assistidos eles acontecem pressupondo uma participação.

Apenas observar é ver passar os momentos que se tem a viver.
Apenas observar é ser um mero espectador da sua própria historia, é apenas repetir as falas por deixar a boca mexer é sentir o vento que encontra outro rosto, é não ter a lagrima para enxugar antes de tocar sua boca.


Atitudes, quantas destas faltam a quem se quer, hão de querer deixar a vida passar?

O medo de quem observa seria o medo de quem não quer “estragar” o momento são esses medos que se deixam por poupar, o medo de errar?


Um medo de “atrapalhar”, mesmo de longe, mesmo discretamente, momentos apreciáveis de se observar.

Observe, quantos medos os tem…
Frustra só pensar…
A hora de parar de observar…
a hora de andar…
de ser e estar…

A escola não ensina que crianças são rejeitadas
e sofrem tentativas de homicício durante toda a sua gestação…
E que já no ventre recebem drogas, socos e gritos…
A escola não ensina que crianças são rejeitadas ao nascer,jogadas no lixo, afogadas, abandonadas em praças…
Ela não ensina que são maltratadas, abusadas sexualmente
e agreditas com palavras olhares e gestos todos os dias…
A escola não ensina que essas mães são crianças mal preparadas e revoltadas com a própria sorte, muitas vezes…

A escola não ensina que o poder é do mais forte,
seja pelo dinheiro que possui ou pela arma que carrega
e pelo silêncio que me obrigada a fazer…

A escola não ensina que a fome,
a raiva e a revolta fazem bandidos…
A escola não ensina que pessoas são cruéis, mentirosas,
preconceituosas e humilham o seu semelhante…

A escola não ensina…

Aprender para fazer diferente:

Todo mundo tem o poder de mudar e fazer diferente. Mesmo quando experiências passadas não funcionaram, podemos aprender com nossos "erros" e mudar nossas vidas.

Não existem fracassos, apenas resultados.

Tudo o que nos acontece na vida é apenas resultado dos nossos pensamentos, emoções e atitudes.
A partir de um erro, podemos alcançar vitórias e conseguir o que não imaginávamos ser possível. Tudo o que precisamos é sair do papel da vítima e assumir o comando dos nossos atos.

APRENDENDO A AMAR


Uma gruta de águas cristalinas repleta de toda magia e mansidão é apenas uma gruta, calada, quieta e virgem, intocada pela crueldade humana, mais que por ser tão calada, tão quieta é muito exuberante em forma e conteúdo, pois a beleza de uma casta e imaculada gruta é exatamente a simplicidade com que existe, e em que cativa a rocha
que ao longo dos tempos foi ganhando lugar no coração rochoso das montanhas, que também a confere um grande apresso ,senão não haveria encanto nas águas onde reflete suas curvas delicadas, e esculpidas ao toque e embaladas a cada banho que a suas águas o banha.
Apesar de que a beleza é tão simplesmente, sem retoque, sem tanta exigência, basta que se saiba admirar, perceber a beleza que esconde cada pedacinho da rocha, a cada gota de água que compõe a gruta, a gruta da felicidade, da conquista, do respeito pelas diferenças que é exatamente a base de uma vida a dois, repleta de entrega, de conformismo e mais de esperança naquilo que os dois juntos desejam.
Afinal, do que seriam as águas de uma gruta, sem uma rocha pra contornar seus caminhos; para acolher suas amarguras e amar seus mistérios? E uma rocha do que seria sem as águas de uma gruta sem a pureza do lugar, sem a força e o dengo das águas para deslizar maliciosa e vivaz em suas curvas descobrindo todas tuas fraquezas, roubando- as para se? Carta na manga na hora da conquista, elo primordial do amor, pois são as diferença que os dão prazer, que os faz querer sempre ser possuído pelas águas e pelas rochas da vida.
E eu, fico apenas de longe, observando cada movimento, cada palavra e logo me vem um desejo; o de sempre querer estar perdido na realidade e ser encontrado pelos meus devaneios na ilusão,onde eu possa mergulhar nos olhos das grutas e das rochas e bem lá no fundo buscar o sentido da vida: a certeza da felicidade e do prazer que é amar a vida com todas as suas diferenças, e tudo isso pode até cair no esquecimento, mais o amor, há ele prevalece.

Meu coração de mulher
num constante pulsar
busca equilíbrio
aprende a amar.

coração que ama
coração que vibra
coração que clama
e silencia.

No silêncio encontra
a paz que tanto quer
olha pra dentro
desse coração de mulher.

encontra barreiras
encontra dor
encontra sonhos
encontra amor.

ALGUNS CONSELHOS DE PROVÉRBIOS PARA QUEM É ENSINÁVEL:

Se você ama a Palavra, então ama a instrução, o conhecimento e aceita a repreensão:
“O que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido”.
(Provérbios 12:1)

Pratique o silêncio quando necessário:
“O que despreza o seu próximo carece de entendimento, mas o homem entendido se mantém calado”.
(Provérbios 11:12)

Para a saúde do seu corpo físico e espiritual:
“Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido.
Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração.
Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo.
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.
(Provérbios 4:20-23)

Temperamento ruim, tire isso de você:
"A pessoa de mau gênio sempre causa algum tipo de problema e discórdia".
(Provérbios 29, 22)

Confie somente no entendimento de Deus:
"Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te apóies no teu próprio entendimento".
(Provérbios 3, 5)

Seu caminho está de acordo com o caminho de Deus?
"Os caminhos do homem estão diante dos olhos do SENHOR, e Ele examina atentamente todos os seus passos"!
(Provérbios 5, 21)

Nosso caráter é revelado quando estamos sozinhos. Qual o seu caráter?
"O caráter do perverso é maligno. Caminha de um lado para o outro murmurando atrocidades,
comunica-se sorrateiramente com os olhos, arrasta os pés e faz sinais com os dedos.
Em seu coração habita o engano; todo o tempo planeja o mal; anda semeando perversidades e discórdias".
(Provérbios 6, 12-14)

Se for preciso mude atitudes ruins, você decide:
"Há seis atitudes que o SENHOR odeia, sete atitudes que ele detesta:
olhos arrogantes, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
coração que maquina planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal,
a testemunha falsa que espalha difamações e aquele que provoca contendas entre irmãos"!
(Provérbios 6, 16-19)

Princípios de quem tem o temor do Senhor:
"O temor do SENHOR consiste em odiar o mal; rejeitar todo orgulho, arrogância, o mau comportamento e o falar perverso".
(Provérbios 8, 13)

A Deus pertence toda a sabedoria!
"Eu sou a Sabedoria! Em mim habita todo o conhecimento, o discernimento e o ensino!
O temor do SENHOR consiste em odiar o mal; rejeitar todo orgulho, arrogância, o mau comportamento e o falar perverso.
Meu é o conselho sábio; a mim pertencem o entendimento e o poder"!
(Provérbios 8, 12-14)

Orientação e conselhos :
"Orienta a pessoa que tem sabedoria, e ela será ainda mais sábia; ensina o homem justo, e ele aumentará em muito o seu saber".
(Provérbios 9, 9)

Procure não só falar de amor, mais a exercer e praticá-lo:
“O ódio excita contendas, mas o amor cobre todos os pecados”.
(Provérbios 10,12)

Isso é riqueza de Deus para nós.

Aprender a enfrentar os desafios é um exercício constante, requer paciência, determinação, confiança em si mesmo e muita fé. Todos nós temos armazenada em nosso ser uma reserva de forças fantástica, força que não imaginávamos possuir e que vêm a tona quando nos encontramos em dificuldades. Ninguém encontra-se isento(a) de problemas, alguns bem complicados que nos derrubam e nos deixa perdidos. É exatamente aí que que essa força entra em ação, nos ajudando a levantar após os tombos mais fortalecidos e preparados para superar os obstáculos que tentam travar a nossa caminhada. Então quando passar por situações difíceis não desanime, mergulhe dentro de você, acalme-se, levante-se, volte a superfície da vida e ressurja das cinzas como a Fênix!!
Quem mergulha nas profundezas de si próprio não teme os desafios!!

Aos poucos fui aprendendo a viver e hoje posso dizer que sou a melhor versão de mim mesma. Não foi barato, me custou muita paciência, tolerância, otimismo, fé, coragem e perdão, mas consegui despir as roupas velhas que não mais me cabiam e vestir uma nova roupagem, hoje a minha vestimenta é como uma couraça que me protege contra inveja, sentimentos negativos, impulsos de raiva de gente desavisada, egoísmo e maldade, se algo do gênero for emitido em minha direção não encontra mais acesso, bate e volta, não porque sou boa demais, mas pelo fato de ter aprendido a me conectar em outra frequência, vibro em outra sintonia, então essas coisas ruins não mais me atingem porque não dou poder a elas. Não retruco, não devolvo nada, simplesmente ignoro. Não existe briga de energia porque cada um permanece onde se põe, então me coloco em outra sintonia, me ponho no bem.
Ao invés de viver se estapeando energeticamente as pessoas deviam procurar vibrar paz, amor e harmonia, assim teríamos um mundo mais ameno e feliz.
Fica a dica!!

Socorra minha alma

Ergue-me com tua mão
Ensina me novamente a amar
O frio congelou meu coração
Estou prestes a desabar

Ergue-me com tua mão
Ensina me a sorrir
Depois de tanta tristeza assistir
Conheci a depressão

Ergue-me com tua mão
Fala me palavras de sabedoria
Não encontrei ainda discernimento

Atingiu o meu coração
Minha mente não compreenderia
O tamanho do meu sofrimento

MINHA MADRINHA

Ela sempre me ensinava que não devia aceitar a responsabilidade de fazer algo, que não fosse capaz de desenvolver. Algo que estivesse além de nossas forças, e o gozado, muitas vezes me pegou fazendo castelo de cartas de sonhos, sem saber que na primeira lufada de realidade tudo iria a chão, e aquilo que era realidade, não passava de mais nada do que ilusão, então só restaria estórias para escrever
Até hoje não sei se escrevo poesia, verso, prosa poética ou o que, só sei que sou um poeta, pois vivo com um pé na realidade, outra na ilusão e a cabeça buscando a perfeição.
São curtas e pequenas minhas estórias, um pouco intensas demais, pois levam a pensar em tudo que está aí, e muito mais... Algumas vezes no que serão outras no sentir, questiono a mim e a vida, pergunto-me não se é sofrida, mas se é bem vivida. Está no meu escrever a razão e o fim do meu viver, sei que não escrevo poesia, mas pura filosofia, esta que um dia me disseram ser a ciência tal, que o mundo sem a qual, viveria tal e qual.
No começo gostei da frase, mas não gosto do sentido dela, e vi que tinha que construir não mais um castelo de sonhos, mas uma casa, cujos tijolos fossem palavras, que exprimissem sonhos, desejos e ilusões, analisadas pelos sentimentos e pela razão!
No começo procurei assunto, achei que a solução estava no mundo exterior, na vida dos outros, no viver em sociedade, e outras coisas mais que são tantas, que me cansa até em pensar nelas. Hoje sei que a minha realidade está em mim, na minha casa, na rua em que moro, no meu pequeno mundo, que todo tem igual: aí sou universal!