Textos Reflexivos

Cerca de 66454 textos Reflexivos

►Estou Cansado

Eu pensei que finalmente largaria a caneta
Que finalmente encerraria essa tal "carreira"
Que não escreveria mais essas poesias malfeitas
Estava enganado.

Meu querido caderno, eu confesso ter lhe abandonado
Por um certo tempo quis parar, estava desmotivado
E você se engana em pensar que agora estou excitado,
Pois não estou, fui novamente enganado
Não estou fragilizado ou chocado, apenas... cansado
Porque isso acontece sempre? Me responda
Já escrevi dedicatória, canções melosas
Já construí sonhos com musas majestosas
Então, porque, meu caderno? Por quê?

Talvez, no excesso de fúria, eu lhe queime
Para que as cinzas não me lembrem do tormento,
Lamento pelos tristes acontecimentos.

Eu quero te trair, mas não consigo
Meu corpo não me permiti
Quero esquecer de todos os textos que em ti gravei
Eu quero, mas não consigo
A loucura sussurra em meus ouvidos,
Que sou ridículo, um lixo não recolhido
Um menino que busca melodia onde não há
Que busca sinceridade onde não há
Que busca o amor para se agarrar e nunca mais soltar.

Inserida por AteopPensador

Transpassamos por tempos turbulentos, tempos de superficialidade, tempos de apologia ao desapego, ao desafeto... a falta de credibilidade ao próximo... onde os valores foram dragados pela soberba e pela falta de sensibilidade ao próximo. Tempos líquidos, onde nada é feito para durar. As Bases que deveriam ser sólidas e firmes, foram substituídas por caráter duvidoso, pelo desprezo, pela fragilidade, seja na entrega ou intensidade. O escudo envolto dessa nova geração é programado automaticamente a fim de repelir a qualquer sinal de sentimento real... São Tempos onde valem mais o 'ter do que o ser, o deixe para o amanhã, do que o hoje e o agora'.
Guilherme Teixeira

Inserida por GuilhermeCTeixeira

Às vezes...
Quando nos damos conta, já foi, fomos dragados por um turbilhão, pronto, nos vimos ali envoltos as armadilhas diárias criadas e fantasiadas pela mente e pelo destino, mas ora, como pode? A máquina imbatível, a maior das criações e tema de muito mistério envolto a tamanha de sua complexidade, a mente humana, nos lançar em tamanhas armadilhas.
Sim, somos responsáveis pela nossa felicidade, e este grande centro, em que muitas vezes não nos damos conta da sua importância, sim, este é responsável pelos seus anseios, angústias, paranoias, estresses, dentre centenas de dores incuradas impostas em cada um de nós seres humanos. Sim, meus caros, essa esfinge em que cada um de nós arrasta e carregamos misteriosamente em nossas cabeças, tanto no consciente quanto no inconsciente, nos sopra diariamente nos ouvidos ‘decifra-te, ou devoro-te’. Sim, e este questionamento interno, vai sussurrar, vai gritar, vai berrar, atrás de respostas, de significados, de teorias da conspiração e o que mais a força brutal dela desejar criar. Mas, voltemos ao questionamento, não vamos julgar apenas desta forma a nossa fonte central, que também é responsável pelo nosso funcionamento diário, que liga cada sistema e comunica ao nosso corpo,sim, ‘ela tem lá suas loucuras, seus charmes, suas desconfianças’ e ela também, será responsável pelas suas razões e decisões.
Porém, aí você terá um duelo pronto, a ‘fúria de titãns’ uma explosão de indecisões, de questionamentos, de dúvidas, já que em segundo plano entra o tão e quão importante, o derretido, aquele que lhe levará a suspirar, a rir de amor, entra em cena o ‘meloso’, coração. O rei da cena, o rei do drama, o impulsivo, o apaixonado, aquele, sim, aquele que irá fazer lhe sentir o arrepio na nuca, o frio na espinha, aquele, sim, aquele que desconcertará o seu sorriso, que irá marejar o seu olhar, que irá lhe fazer pensar na pessoa, às 10:58h da manhã de uma terça feira, pré-feriado, sim, aquele que lhe fará escutar a música que vocês se conheceram por 10 vezes ao dia, aquele que você se pegará sorrindo para as paredes, sim, volto a repetir exaustivamente, é aquele que após feito as pazes com a razão, conectará automaticamente o seu subconsciente e até em sonhos, fará reviver cada momento de alegria e prazer vivido ao lado de quem se ama.
Então vamos lá, com o tempo, você vai percebendo que estes dois ‘(razão e emoção)’, quando vão entrando em fusão, unindo-se, adequando-se, ambientando-se, quando ‘olham entre si’, e você o mediador de tamanha personalidade e ego desses dois, os entrelaçam, os ensinam a fazer as pazes, a caminhar juntos e se bem administrados e dosados, são o ‘casal perfeito’. Razão e emoção. Mente e coração, dupla inseparável e se juntas, são a combinação perfeita para a sua harmonia. Ensine e aprenda a dosa-las, alimente uma, não desalimentando a outra, afague uma, não esquecendo-se da outra, as nutra por igual, diariamente, tenha, pense e haja como a suntuosa razão, mas, alimente os seus dias, a sua vida, o seu caminho, preenchendo -se com a dose da ‘deslumbrante’, emoção.
‘Sim, meus caros. Não há segredos, a vida nos ensina, ela nos da ‘porradas diárias’, ela é fugas, é visceral é ardente. Mas, com essa dupla mencionada em harmonia, seus passos e caminhos serão vindouros.

Guilherme Teixeira

Inserida por GuilhermeCTeixeira

Tua semente

Hoje, coloquei teu filho a terra.
Apesar da fragilidade, depositei como esperança.
São somente sementes que estão crescendo.
A terra foi suave e rica de amor.
O triste, é ver que foi depositado sob o sepulcro de teus irmãos e irmãs.
Só me restou o consolo, deles serem a própria terra fértil.
Ainda viverão nos teus.
Observarão o crescimento e ajudarão no caminho.
Todos os dias são de recomeço.
Todos os diasbsão de deixar para trás o que não se pode mudar.
Todos os dias são de construir em cima do passado.
Assim seguiremos, se quisermos fazer valer a pena a dádiva da vida.
As águas que embelezam o rio, nunca são as mesmas de ontem.
Contudo, mesmo assim, será aquele o mesmo rio.
Assim, também é a vida.

Ivan Madeira
Mai 2019

Inserida por marciacristtiane

Tempo eterno muso, inspiração, poesia. “Tempo Rei” . Rei para Rei.
Tempo ninho, único intransponível caminho para saber do Amor.
Um amigo com mais “tempo” contou que o tempo só passa. Segundos, relógio, física. Tempo é como Einstein explicou. Que nós pegamos o tempo que é nosso e vivemos a vida, arbítrio. O tempo? Segundos. Coadjuvante.Tempo? Só Passa. Passou..
Trago o tempo que me faz jus ( já que o sabido afirmou), transmuto segundos em luz. Poeto meu Tempo Senhor. Tempo onipresente em cada pedaço que sou. Me lembro “ faz tempo” . Tempo ruim que passou.. A mágoa dolorosa sóTempo que levou. As rugas? São coisas do Tempo! Ou fui eu quem as riscou? Tempo é força, entidade. Tempo é o que fui, o que sou. Quem dera ser dona do Tempo, como o doutor acredita. Fiz um trato assim que o Tempo assoprou... Quero o tempo do meu lado. Gentil, delicado. Pedi me levar ao Amor. Tempo cumpriu o seu lado. Eu hoje conheço o Amor. As rugas é fato, legado. Ser velho só quem não morreu. Tempo Só o tempo é velho sem ruga. O tempo Quem morre não fica marcado. Eu prometo poesia. Idolatrar, braços abertos. Alegria mais que tristeza. Meu tempo gosta de alegria.

Inserida por claricejunqueira

Sem falsidade, pseudo-nobreza equivocada ou negações tolas. Vejo os espiritualistas ou socialistas mais exaltados fazendo discursos sobre um mundo deteriorado pelo dinheiro, sobre coisas ruins atreladas a ele, etc. Bla bla bla.

Tudo nesta vida é sobre o dinheiro. Engana-se quem pensa que pode negá-lo. Tudo gira em torno dele. E isso não é necessariamente ruim ou menos nobre.

Além disso, ricos não são ruins e pobres bons. Há rico bom e pobre de todo tipo.

Saúde pode ser melhorada e estendida, viagens e novos lugares serão possíveis, tédio pode ser diminuído, carro confortável é melhor que carroça, relações são amenizadas por um bom programa, cinema para distrair não é de graça, música com qualidade custa, almoço gostoso em família tem seu preço, proporcionar qualidade de vida melhor para as pessoas que você ama, eliminar sofrimento e, enfim, tudo isso depende de dinheiro. Até arte. Fazer uma mera tatuagem com um símbolo de significado nobre para você, custará dinheiro para pagar o tatuador. Para aprender yôga ou práticas espirituais com algum orientador, custa também.

O capitalismo não é responsável pela miséria, mas a ganância e o egoísmo de cada um. Socialistas não são menos egoístas por suas ideologias, apenas substituíram a sede de consumo pela sede intelectual. Mesmo assim consumir livros, estudo, conhecimento e nutrir ideologias, exigem dinheiro.

Por isso, o dinheiro não é a coisa mais importante. É essencial, necessário, fundamental e uma ferramenta para a vida. Importante é como você utiliza e compreende, e é como todos os sentimentos que ele promove em seu comportamento e essência irão torna-lo melhor ou pior.

Dinheiro é uma das coisas mais poderosas já criadas pelos seres humanos, não para dar valor, mas para expressar "valor" aos sentimentos, expressões e forma de existência.

Por fim, espiritualizados, artistas, pessoas menos ou mais evoluídas, garis, médicos, socialistas e até monges budistas. Ninguém vive sem dinheiro. Negá-lo porque você tem ou não, significa viver em um mundo irreal e menos sincero com você.

Inserida por AndreSFernandes

Melhor que amar outra pessoa é nos amar primeiro, conhecer todos os nossos defeitos e qualidades antes de entregá-los aos cuidados alheios. Mas se é pra não ser cuidado e respeitado, melhor que sejamos egoístas, pois sabemos que é mais útil e eficaz o trabalho feito por nós mesmos.
Porque dá muito trabalho construir nossa personalidade diante de tantos desafios que a vida nos dá, que não é tão simples deixar que outra pessoa venha e destrua tudo por puro egocentrismo ou por qualquer outro motivo.
Nem pode ser normal as pessoas destruindo sentimentos de outras ao invés de somente amar e respeitar. Dentro de cada limite podemos ser felizes e mudar o mundo, basta vontade, basta querer.

Inserida por SuelenCardosoFranca

Saudade de tudo

Um choro preso na garganta
Não adianta gritar, nem falar, não adianta

Meu corpo quente precisando de carinho
É meu coração com febre se sentindo sozinho

Meu pensamento voa pra bem longe e pra bem perto
Dizendo que tudo que é errado pode estar certo

A minha solidão saliva o sabor de saudade de festa familiar
Tenho na mente cada momento que deixamos de fotografar

Um dia desses lembrei de tudo que eu queria fazer
Também lembrei que uma criança eu não queria deixar de ser

Me pergunto se vale a pena saber do futuro
Se é bom conhecer o caminho em frente, se é seguro

É difícil não ver as imperfeições que o mundo apresenta
Calculo como seria se todos optassem pelo amor, por uma vida menos pirracenta

Inserida por SuelenCardosoFranca

Caminhos

Tento encontrar
a vida mais fácil pra ter
O dia mais lindo pra ser
Sinto saudade de mim

Fico a pensar
se o mundo pudesse amar
Sem choro de tanto sofrer
Seria correto assim

Eu juro
Que sou parte do bem
E não maltrato ninguém
Mas sofro o terror na minh'alma

Meu mundo
Está mais perto do mau
Não ter vida é normal
Não há nada que acalma

Animais morrem todo dia
Já não tem paz nem harmonia
O futuro bom já não existe

E nós, só ficamos sem voz
Por mais difícil que seja
O passado errôneo ainda insiste

Inserida por SuelenCardosoFranca

Dizem que na vida ninguém passa pelo que temos que passar. Isso soa assustador.
No entanto, quando entendemos que na vida tudo é aprendizado, que tudo é para nosso crescimento, entendemos que a entrega é a chave de tudo.
Para nos entregarmos precisamos confiar, assim como na infância em que confiamos em nossos pais, temos que confiar na vida, nos entregarmos e ter a certeza que tudo irá passar e que de que nunca estaremos sozinhos.
A única coisa que precisamos fazer para isso é manter nosso coração sincero conosco e com o outro.

Inserida por PaulaManfredo

Ok! Nós mulheres devemos ser independentes, revolucionárias e logicamente esquecermos definitivamente o príncipe encantado.
Mas o que fazemos com as doses cavalares que nos foram introduzidas de romance durante toda nossa vida.
Tudo bem a gente casou, separou, ou seja lá como esteja sua vida, mas quem se esqueceu de "Uma linda mulher", "Diário de uma Paixão", "A culpa é das estrelas", o príncipe de "Como eu era antes de você" e dos vampiros lindos Damon e Stefan Salvatore, Edward Cullen.
A culpa não é nossa, não importa a sua idade, não param de criar Contos de Fadas e de produzirem apenas Homens-sapos que nunca viram príncipes.

Inserida por PaulaManfredo

Já tive tantos Domingos de carnaval em lugares, onde na verdade não sabia o que estava fazendo, mentira sabia sim!
Eu estava "curtindo a vida", ou seja, dormia pouco, ria muito, com ou sem vontade, beijava razoavelmente muito e achava que estava fazendo o certo. Se era certo ou errado até hoje não sei, tudo foi experiência. Na época seguia o dilema não era de ninguém e ninguém era meu também.
Mas, diga-se de passagem eu queria mesmo era dar de cara com um príncipe encantado...

Inserida por PaulaManfredo

Existem pessoas que nos ferem tão profundamente que perdoa-las ou não parece um detalhe hipócrita.
O mau que nos causaram foi tão devastador que na verdade simplesmente deixamos de nos importar com sua existência.
Não é um caso ao qual temos que nos policiar pelo que lhes desejamos ou não.
Na verdade, essas pessoas deixam de existir e só nos lembramos delas quando sentimos dor, e então lembramos que ainda devem estar vivas em algum lugar e que um dia passaram por nossas vidas.

Inserida por PaulaManfredo

A verdade é que nos pregamos peças o tempo todo.
Um copo de cerveja a mais, um dia de sol, uma noite estrelada, tudo pode ser motivo para nos inspirar a uma ligação inusitada ao passado sem calcular as consequências no presente.
E aí então somente após todos os resultados definidos, culparemos ou agradeceremos aos anjos e ao destino pelo acontecido, ou não.
Mas até esses resultados, claro redesenharemos todos nossos caminhos e dos a nossa volta, sem nem de longe assumirmos a responsabilidade por isso.

Inserida por PaulaManfredo

Já ouviu a frase:
Nunca duvide que pode ficar pior...
No governo brasileiro, isso vem sendo a única certeza...
Não aprendi na faculdade, na pós graduação, em cursos de qualificação, nem em conversas sobre "Marxismo Cultural", talvez só conheça pessoas ignorantes, talvez só tenha amigos ignorantes, talvez eu seja extremamente ignorante, e só o ex ministro da educação, o atual ministro da educação, o excelentíssimo senhor Olavo de Carvalho, e os governantes que os apoiam sejam realmente preparados e estejam mais preocupados em lutar contra esse terrível inimigo que fui procurar e descubrir quem era hoje no Google, o Marxismo Cultural.
É que eu na minha ignorância ainda estou aprendendo a como vencer o analfabetismo, as dificuldades da inclusão, as dificuldades de aprendizagem, as inclusões sociais, a falta de formação continuada aos professores, a falta de estímulo aos professores em apenas continuar ou começar nessa profissão, mas como disse sou ignorante e devo viver em Nárnia onde esse Marxismo Cultural que transforma pessoas em massa e não respeita a individualidade das mesmas ainda não é o principal problema! Até por que aqui em Nárnia as pessoas são bem individualistas, talvez só ainda não aprenderam o que é cultura.

Inserida por PaulaManfredo

Verdades que nem sempre queremos saber. Mentiras que talvez não sejam tão más assim.
É que o coração depois de certo tempo de vida já não é mais o mesmo, e os "mas" se tornam demais para ele.
E na incerteza, melhor mais um dia de felicidade plena, do que muitos mais sob a ameaça do "mas".

Inserida por PaulaManfredo

Pessoas passam por nossas vidas.
Algumas deixam uma saudade gostosa, uma lembrança que provoca sorrisos.
Algumas, quando lembramos fechamos os olhos, por que na verdade queríamos poder esquecer.
Por que essas pessoas deixaram espaços, vazios que não conseguimos preencher.
Não entendemos por que partiram, nos perguntamos o porquê, o que fizemos ou não, ou o que poderíamos ter feito ou não.

Inserida por PaulaManfredo

Não é simples viver.
Encarar a vida, se entregar a cada desafio, a cada oportunidade.
Depois de ter caído, errado e se machucado, abrir o coração é muito difícil.
Não é simples confiar novamente.
A gente até diz que é melhor ser sozinho, que está se auto-conhecendo, e assim tenta se proteger de mil maneiras.
Mas, o problema é que não conseguimos ser felizes assim por muito tempo, por que, por mais auto-suficientes que nos tornemos, nunca seremos uma ilha.
Sempre precisaremos de alguém com quem partilhar, o dia, a noite, as alegrias, as tristezas, enfim a nossa vida.
Então mesmo sem perceber, nosso coração volta a procurar por alguém que o faça bater de verdade novamente.

Inserida por PaulaManfredo

Os homens ensinam as mulheres a tocarem a bola pra frente após um termino, e as mulheres lhes ensinam que é preciso sofrer a dor do termino pois romper dói, e dói muitíssimo, porém chega o momento em que a dor começa a aliviar e então elas podem tocar sim a bola pra frente, não dar para sofrer a vida toda, afinal ela continua e novas experiencias estão por vir, e os homens deviam aprender que as mulheres ainda estão nesse processo de luto e que respeitá-las é essencial.
Homens e mulheres, seres tão distintos, mas que tanto tem a oferecer de bom um ao outro.

Inserida por Jucivania95santos

Ouro

Em cada esquina, cada rua...
Sinto no ar
Outra chance, um novo despertar...
Aquelas lembranças da infância

O piso que ando, as paredes e as plantas...
Fazem meu coração de abrigo
Para as memórias profundas
Que trago comigo...

Todo hoje é um novo começo...
Pra uns é apenas uma manhã...
Pra mim é a liberdade
Cantando em mente sã

Os tempos são outros, mas o lar é o mesmo...
Conheci o valor do outro e não parei de lutar...
Mergulhei em águas profundas
Pra aprender a me renovar...
E assim sigo...
Brindando à vida.

Inserida por alinepalmarosa