Textos Reflexivos

Cerca de 66445 textos Reflexivos

Todos querem ser amados, mas não conseguem amar.
Amar não é colocar condições, disputas ou dúvidas.
Amar vem de dentro de nós.
Só ama quem compreende, quem confia e acredita de verdade no poder do amor. Somente assim podemos amar.
Aquele que desiste por um erro, aquele que julga, não consegue amar. Estes são os que mais temem em ser amados, pois não acreditam no amor.
Experimente amar.
Experimente recomeçar e confiar em seu amor antes de desistir de quem ama por uma bobagem mundana.
Experimente, ao invés de julgar e cobrar, pegar pela mão e mostrar o caminho.
Seu amor é o único capaz de mudar o mundo.
Não espere ser amado, Ame!

Inserida por GabrielCDuarte

Anjo da guarda
Eu sou a visão, eu sou a justiça
Eu te livrei dos fantasmas do passado
Eu te encontrei, quando nem você queria se encontrar
Por você dei varias voltas no mundo
Buscando as melhores formas de ser o que você precisa
Estarei sempre aqui pra você, não importa o que
Sempre que pensar em mim, minha alma encontrará a sua, serei sempre seu anjo da guarda, seu guardião
Não importa se você não ficar comigo, mas eu sempre ficarei contigo, mesmo que um dia do real me vá, onde quer que eu esteja espantarei todos os seus inimigos.

Inserida por elan_melo

Eu já chorei tanto nessa vida !
Ahh.. Tanto...

Chorei por amigos
Chorei por amor
Chorei de saudade
Chorei na solidão
Chorei por traição
Chorei de desilusão
Chorei da maldade humana
Chorei de tanto chorar..

Quisera voltar no tempo
Aquele tempo de quando
fui criança e minhas lágrimas
só faziam me regar de esperança.

Meu coração anda meio cansado
e um tanto amargado
com tanta maldade e injustiça no mundo.

Ao invés de sorrir .... chora
Ao invés de cantar ... a paz implora
Ao invés de vibrar ... anda adormecido ...

Mas como andorinha
tão pequenina
que acorda e adormece na espera
de uma nova aurora
Eu sigo assim ...
Com os olhos voltados para céu
Agradecendo a Deus pela vida
e com a alma ansiando
por manhãs mais floridas.

Inserida por Paulamonteiro

Mesmo com todos esses problemas no momento,mesmo com sensações de fracasso,frustração,tristeza,humilhação,simplicidade,desanimo, lembre-se das coisas que você conquistou até aqui, da força que teve sua vida inteira ,lembre-se dessa coisa misteriosa que lhe dá motivos para tentar,seguir adiante com tudo que tem, use essa força e jamais se esqueça de quem se tornou ao longo dessas frustrações e tristeza e tenha orgulho de si! Bata no peito e diga eu que consegui isso sozinha, eu que tentei, eu que sobrevivi, eu que estou aqui.

Honre a ti mesmo!

Inserida por rachellvidal

Oscilações


Oscilações:
É isso que eu sou!
Começo a indagar-me...
Mas do que adianta dizer quem ou o que sou agora?
Amanhã já não serei mais a mesma.

Fui o que quis ser
Fui o que não quis também
Fui o que minha mãe tanto temeu e odiou,
Fui Paul Sartre, Dalai Lama, Clarice. Lispector,
Fui tudo aquilo que admirei

Hoje eu mudei.
Sou Da Vinci, Van Gogh,
Sou as próprias obras dolorosas de Frida Kahlo,
Sou Mozart e Salieri,
Sou o caráter e a corrupção.
Este é o meu destino:
Ser o que não sei quem sou.
Continuo sendo o que minha mãe não quer
Mas amanhã posso ser o que ela mais ama.

O que sou hoje já não tem mais sentido,
Durmo tarde e acordo cedo,
Trabalho mais que me divirto.
E ainda assim,
Consigo achar-me a mais feliz de todas as mulheres!

Sou os meus amigos
E os meus inimigos também.
Consigo dar mais voltas que o mundo,
Ter mais fases que a Lua,
Consigo brilhar mais que o Sol,
Pois eu sou Oscilações.

Amanhã... o que serei?
Lembro que muitos admirei
E hoje sou admirada
Mas assim como os esqueci
Serei esquecida
Ou pior...
Serei substituída.

Inserida por taissacazumba

📌A vida e a contagem dos anos vão nos ensinando a organizar os sentimentos e a estabelecer comportamentos que nos tiram da zona do ridículo da imaturidade. E isso é um processo natural, embora não aconteça com todos. Uma das coisas que eu mais gostei de aprender (e que antes me custava muito) é a arte de ser educada mesmo em situação adversa. Eu, sempre muito impulsiva, tinha o péssimo hábito de mandar logo a real para as pessoas, o que sempre voltava contra mim, pois vivemos num mundo onde a vítima é sempre quem ouve as verdades, porque certas verdades doem, não é mesmo?! 🎭
Mas, confesso que aprender a lidar com as coisas que não devo dizer me trouxe novas possibilidades, pois com a mente fria a gente reflete e, muitas vezes entende que não vale a pena. Quanta energia economizada! ⚛
Às vezes a gente precisa ser educado. E saber que ser educado não significa ser falso, mas sim condutor de um caminho menos espinhoso, afinal a sinceridade em certas ocasiões só serve para exaltar aquele que vem com o espírito prontinho para nos ferir.
O mais legal é ver que esse aprendizado não tem idade para acontecer, depende mais das experiências vividas do que do próprio tempo cronológico, e a gente entende isso quando vê pessoas mais "adiantadas" seguindo o caminho inverso. 📉🗑🗄
O bom da vida é que ela é dinâmica e nos cobra essa capacidade. Aquele que não consegue ir, voltar, fazer, desfazer e refazer acaba por ficar estagnado, não cresce, não evolui, não acrescenta. 🎡🎡🎡
🔏Aprenda a guardar para si. O mundo dá tantas voltas, e é numa dessas que as coisas vão para o devido lugar. Guardar energias para receber positividade e refleti-la, porque cada um dá a outrem um pouco daquilo que tem guardado dentro da sua alma. 🛐☯💗🎎🎍
⛓Não seja escravo do rancor alheio. ⛓

Inserida por marcia_lamas

Meu tipo de gente

Eu costumava aplaudir gente famosa. Ia a teatros para ver palhaços, via entrevistas para dar risadas, contava piadas para ser notado. Mas, de repente, eu mudei o meu tipo de gente. Não vejo mais graça em palhaços do twitter, reviro os olhos pras piadas levianas e prefiro as conversas sérias, aprofundadas, principalmente sobre assuntos que eu não domino.

Meu tipo de gente é quem me ensina. Quem faz com calma. Quem estende as mãos, sem pudor, e sorri se não há nada a dizer. Meu tipo de gente não tem motivos para palhaçadas. Pois já são trapezistas, mágicos e bailarinas, no dia a dia do espetáculo da vida. E eles não têm medo dizer o que pensam. Mas respeitam que existem os que sabem mais, e que ninguém no mundo pensa igual.

Gosto de gente bem resolvida. Que escolhe por si e não depende de conselhos. Gente que repensa a própria vida, os próprios erros, acertos, vitórias e derrotas. Meu tipo de gente conhece mais a si que aos outros. Por isso impõe limite entre a privacidade e a rodinha de bar. Compartilha, se quiser. Apenas se o assunto somar.

Meu tipo de gente é de verdade. Sente, chora, dança, cai, se levanta e sonha. Tudo numa mesma medida. Pode até chorar de menos, sentir de mais, mas não se deixa carregar pela incerteza de um sonho. Mantém um pé na realidade e trabalha para conquistar o que deseja. Quando não dá certo, a minha gente sorri, pois já sabe que o mundo não está aí para embalar ninguém.

Minha gente escuta boas histórias, assiste bons programas, lê o que lhes convém. São Marinas, Vivianes, Beatrizes e Isabellas, que, no fundo, nada tem a ver comigo. São só elas. Mas quem é muito diferente e me respeita como eu sou, essa é a minha gente.

Aplausos. Vocês merecem.

Inserida por gean_zanelato

21 (ou memórias limitadas)

Hoje eu completo 21 anos. Que maravilha. Vou confessar que nunca me imaginei com 21 antes. Já me imaginei com 70, aposentado, deitado numa cadeira de praia em Bahamas. E também com 30, estabelecido, quem sabe formando família e financiando um apartamento. Mas jamais pensei que chegaria aos 21. Que idade! Não sou tão jovem como quando tinha 20, nem mesmo um brotinho de adulto aprendendo a pagar contas. De repente pulei um degrau e caí no mundo real. Bum. Estou aqui. Tenho 21 anos e sou um adulto. Cem por cento consciente e responsável pela minha própria vida.

Com 17 eu olhava os de 21 e achava-os velhos demais. Pensava: “falta um cem anos até eu chegar aí”. Mas o século passou como um piscar de olhos. Olho ao redor e noto que o imaginar virou realidade. O tempo passou. A criança cresceu. Já não dá pra fingir que sou adolescente. Pela primeira vez eu percebo que cada uma das minhas idades, aniversários, velinhas sopradas e presentes abertos jamais voltarão. São só memórias limitadas (que com o correr dos anos vão se esticando, se rasgando e se perdendo no esquecimento).

Percebo que talvez eu não crie uma memória aos 22. São 365 dias que me separam do meu próximo aniversário. Nesse meio tempo eu posso ser atropelado, esquartejado, me afogar, levar uma bala perdida, ou ser vítima de um desastre natural. Até se o meu corpo falhar, o diagnóstico: “no máximo 3 meses” pode ser dito por um médico. Isso existe, não? Ou as doenças terminais afetam só os idosos? Não sejamos hipócritas.

Fazer 21 significa estar atento às mudanças do mundo. A própria idade é um alerta. É como se o calendário dissesse: “Agora perceba o quanto mudou. Nada jamais se repete” . E assim me dou conta que nenhum apego valeu a pena. Nem as aversões tiveram sentido algum. Pra quê me apeguei tanto a uma ideia, um sonho, ou um relacionamento se tudo acaba um dia? Pra quê me ceguei de ódio por aquela pessoa? Também de nada adiantou eu me frustrar demais pelas derrotas, ou estacionar nas minhas vitórias. As coisas mudaram. E a tal “estabilidade”, na realidade, nunca existiu. É um mito. Tudo nesta vida está em constante transformação.

Percebo agora que não existe um Gean criança, um Gean adulto e um Gean idoso. Somos vários tempos numa só pessoa. Sou o mesmo adolescente envergonhado por cantar em público. Sou a criança sensível que um dia observava as abelhas no jardim. A sensibilidade é a criança que já fui e ainda vive no meu interior. Reconheço outras idades em determinados medos, traumas, sensações, arrependimentos e aprendizados. O antigos eus continuam aqui. Alguns deles até estão mais presentes que outros – esses pode ser que me acompanhem até o definitivo fim.

Só me resta agora sorrir e agradecer. Que bom estar vivo. Que maravilha poder celebrar mais um ano de amizades, descobertas, tristezas, erros, lições, amores e temores. Que alegria entender que não pulamos de fases como num jogo. Mas deslizamos pelas idades feito o correr das águas de um rio. Por vezes mansa, por outras transbordando pelas margens. Enquanto houver água, que haja vida. Já se foram 21 anos da minha. Tempos que desaguaram em belos lagos cintilantes, oceanos profundos e em cachoeiras paradisíacas.

Inserida por gean_zanelato

Simplesmente... a vida !!

Na estrada da vida as desilusões são fatais.
As vezes nós despedaçamos por quem não merece.
Choramos por quem nos feriram
perdoamos quem não merecia perdão.
por outro lado, ferimos a quem não devia
Maltratamos a quem nos ama
Erramos ,pedimos perdão e não fomos perdoados
Moral da historia: somos todos errados...
Por isso só quem mim julga é DEUS .E pronto👊 não aceito ninguém ficar apontando meus erros na minha cara todo dia. até parece q não já errou cm eu🤫 Se não tem algo para acrescentar, então não mim diminui. Hoje sou quem eu sou por quer aprendi com os meus a ser uma pessoa fiel acima de tudo a DEUS e a mim mesma.

Inserida por wanda_gomes_1

Sempre vivi a beira do abismo...
Sempre me jogo dele quando desejo...

Nunca vivi para ser metade... nunca fui peça... sempre fui completo,completamente insano!

Não me cative,você nunca não será responsável por min, é um peso muito grande!

Vivo como um cometa, quando você olha para o céu e pede vida, estou eu no céu caindo do abismo, eu te fascino, eu te entretendo... eu entro em você...
Eu fui... você lembra?

Me faça do que você precisa, me molde tua triste face, sinta a dualidade da sua alma, dps deixe se desfazer quando descobrir que não sou você....

Não digo que não sofro ao ver bem de longe tudo certo, tudo em seu lugar e eu queimando na atmosfera... mas devemos aceitar a nossa natureza... e quando quiser pegue sua rede e viaje comigo, estarei por ai sozinho no céu...

Inserida por arcanjozer0

Eu queria dizer o quanto as coisas são fáceis na vida... Espera! fáceis? Não,não. Isto é engano. Não é e nunca vai ser. A cada passo dado, há derrotas, conquistas, um passado deixado para trás. Dores, consequências que ainda irão para o presente e futuro. Sendo elas boas ou ruins. Aprendizagens, prudência, amadurecimento.
São desafios contínuos. A vontade de seguir em frente é cansativa, em certos momentos, é inevitável o choro, a fraqueza e tristeza. Se reerguer sozinho torna-se um dos maiores desafios que poderá enfrentar. Terá dias que o vento estará ao seu favor, enquanto outros, pedras tornarão seu caminho mais angustiante e prolongado.
Vale lembrar que cada derrota é a consequência de uma vitória.
Basta dedicar-se para obter este triunfo. Não será o primeiro nem último troféu que levará para sua vida. Cada degrau é escalado no seu devido tempo. Em cada topo uma história a se contar.

E no final de tudo...

Inserida por ConteiSegredosps

Ninguém é de ninguém, todas a pessoas que gostamos vão nos deixar um dia. Nascemos sozinhos, compartilhamos a nossa solidão em grupo e um dia morreremos sozinhos.
O negócio é aproveitar a viagem, o sorriso dos amigos que estão em nossa volta e viver intensamente cada momento feliz!!!!!
Entenda quem vc é, procure alimentar a sua mente de coisas boas e cerque-se de boas amizades. Porque isso vai refletir nas atitudes que construíram o seu futuro.

Inserida por heldercruzh

Querido Deus, obrigado por me amar incondicionalmente

. Por mais que os lugares e os acontecimentos tenham algo em comum, nossa trajetória diária necessariamente não precisa ser repetitiva, nem monótona; principalmente se seguirmos os preceitos de Cristo Jesus. A sua luz e poder ilimitado são o suficiente que necessitamos para termos um viver dinamicamente profícuo. “Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e é luz que clareia o meu caminho” Salmo 119:105.
. Enfim, todo o dia Deus coloca a nossa disposição recursos infinitos e a altura de nossas necessidades. Por isso, é importante, todos os dias, conferirmos quanto de Cristo estamos permitindo atuar em nosso viver. Amem!

Inserida por FCNOBREGA

Saudade

"O que é saudade? Por que a sentimos? Por que nos permitimos sentir? A saudade é nada mais do que sentir a ausência de algo ou alguém. Não importa quanto tempo passe, nós ainda a sentiremos. Para que posamos sentir falta precisamos sentir algo pela coisa ou alguém. Geralmente, quando amamos, gostamos ou esse alguém fez uma participação muito significativa em nossa vida e este alguém já não está mais presente, sentimos a saudade.
A sentimos por razões óbvias: gostaríamos que essa pessoa ainda estivesse presente. Gostaríamos que ainda tivéssemos chance de ter mais momentos com a tal pessoa. Gostaríamos de ouvir mais a pessoa. Gostaríamos de fazer tudo o que, sem ela, é impossível. E nos permitimos a sentir por querer que esta pessoa ainda influencie e participe da nossa vida para que sentíssemos a pessoa ainda presente de alguma forma.
A saudade para o amor é algo quase que eterno. Ficará sempre presente, pois não importa o tempo que passar o amor não acaba. Para a dor, a saudade é uma ótima forma para fortalecer nosso vazio. Para a alegria, a saudade é uma oportunidade para reviver momentos felizes. Para o ódio, a saudade é uma oportunidade para perguntas do tipo: “Por que me deixou?”; “Por que me abandonou?”; Perguntas da qual nos dói muito.
A saudade é necessária, inicialmente, para que possamos, dentro de nós, nos despedirmos da pessoa. Para que passe um filme que só há nós mesmos e a pessoa. É uma organização de nosso cérebro para transmitir todas as boas lembranças e momentos em que nos conforta para nosso coração.
Mas tenha cuidado. Por mais que seja saudável inicialmente, depois de um tempo vai nos prejudicar, pois nunca é uma escolha saudável viver do passado. Se permitir sentir a dor é o mesmo que se acostumar a ela e, mais tarde, se sentir vazio sem ela. A saudade é boa, pois significa que realmente amávamos aquela pessoa, mas não devemos deixar esse sentimento nos dominar. A quantidade de amor que sentíamos, não significa a quantidade de saudade que vamos sentir sem essa pessoa. Precisamos nos manter no pressente e pensar no futuro.
Precisamos deixar tudo que nos prejudica no passado, não importando o quanto a desejamos, e deixar com que o coração fique responsável para lembrar somente as coisas boas de que, não nos faz chorar, mas sorrir e sentirmos grato por tudo que a pessoa fez por nós. Acha que ela queria que você parasse de pensar em si mesmo e de seguir em frente? Que se perdesse por causa dela? Você já sabe a resposta... A vida é dolorosa, mas fica pior se a deixarmos ela nos machucar ainda mais sem o nosso autocontrole."

Inserida por nathanbartzen

Chance da vida

Você deve estar pronto para a hora
O momento aguardado para brilhar
Não deixe passar tal oportunidade
Sob risco de ela nunca mais voltar

É a chance da vida, o grande lance
Nada pode ser tão impressionante
Dia em que o guri se torna homem
E a mulher dele está deslumbrante

Todos encontram a situação ideal
Não afirme que a sua não chegou
Eu vim ao mundo há algum tempo
Não foi um pastor que me mostrou

Se conheça para saber o seu valor
Cada um aceita o que crê merecer
A vitória bate na porta pela manhã
Porém muitos escolhem adormecer

Sem autoajuda ou conversa bonita
A questão decisiva é querer evoluir
Tem que sair da comodidade banal
Para uma nova realidade poder vir.

Inserida por PensadorRS

Meu segredo!

Meu pobre coração é tarde!
Durma eternamente dentro do meu peito,
infelizmente, fui covarde,
agora não há outro jeito!
Meus olhos tristes se fechem logo!

Preciso dormir um sono sem fim.
Ao menos, enquanto durmo, sonho,
é quando te tenho aqui comigo!
Posso tocar-te, beijar-te, amar-te...
Por alguns momentos, viver faz sentido
e meus sentimentos, enfim, são correspondidos!
Quando a vida acorda, nos meus olhos,
não ouso te fitar, tenho medo!
Teu nome?
Não digo, é o meu segredo!

Inserida por mateus_dahmer

Poderia passar meus dias escrevendo,
Lembro quando minha mãe me viu sofrendo.
Lembro das lágrimas do meu pai,
Quando me viu desistir da paz.
Lembro de minha irmã me ouvindo,
Aquele fim de tarde, todos os meus gritos.
Lembro das pessoas que deixei,
Histórias que nem mesmo sei...

Lembro das frases que foram ditas,
Lembro de levar marcas sem deixar pistas.
Foi no momento que joguei fora minha podridão,
Larguei marcas escuras no meu coração.
E quando o mundo enfim me derrubar,
Ainda tenho motivos pra outra vez sonhar.
E hoje me considero um vencedor,
Eu misturei a inteligência com o amor.

Ouvi pra não ter esperança,
Mas o tempo gira como uma dança.
Eu fui mesmo quando estive aqui,
Lembrei dos bons momentos e apenas sorri.
As frases que escrevi nunca saíram do papel,
E as da minha cabeça estão no céu.
E quando achei que ia cair,
Minha alma disse: "estou aqui".

O forte não é aquele que esta sempre de pé,
Mas aqueles que levanta quantas vezes puder.
E se alguém ouvir essa canção,
Saiba que em mim nao existe mais escuridão.
E quando o mundo enfim me derrubar,
Ainda tenho motivos pra outra vez sonhar.
E hoje me considero um vencedor,
Eu misturei a inteligência com o amor.

Talvez você saiba a melhor coisa que existe,
Mas assim mesmo minha duvida persiste.
Queria voltar no tempo, mas não posso,
Iria aproveitar esse tempo nosso.

Inserida por guilherme_lisboa

Tento me encontrar em cada frase que expresso
Tento buscar nas memórias quem eu sou
Tento olhar para trás e ver os caminhos que trilhei
Apesar de não descobrir nada, ainda tento...

Lembro-me de quando era pequeno
De quando tudo era ingênuo
Épocas passadas onde ainda não sabia o peso da angústia
Sem sentir essas dores de ansiar o futuro

Não aguento mais esse fardo de incertezas
Desse sofrimento de viver e não saber quem sou
Sou o homem que vive sem saber viver
Mas vivo querendo não morrer

Em um mundo visto de uma única perspectiva
A mais simples que eu mesmo criei
Parto rumo a qualquer coisa que eu possa crer ser real
Pois de um ponto chega-se a outro, e desse parte de mim!

Apesar de tudo, não encontrei minha doença...
Não conheço a minha cura...
Não consigo dizer nada sobre mim...
Esvaio-me então no que poderia me tornar...

Pois bem!
Contei a todos presentes como os homens são
O quão desamparado e só estão
E digo que não só a mim, todos somos iguais nesse mundo

Como cegos andarilhos sem destino traçado
Como barcos sem vela a navegar no mar aberto
Mas não se assolem! Pois ainda dizem...
Que alguém compreenderá a nossa mente, e poderá nos tirar desse paradigma!

Então respire e relaxe
Sente-se e reflita
Escute sua mente e diga o que te aflige
Pois como eu, te mostrarei como viver no seu próprio mundo...

Inserida por vitorminetto

Quando fazemos de nossas experiências apenas um meio para alcançar determinado fim, tornamos a felicidade algo fora de alcance.
No “arco-íris da felicidade” o pote de ouro não está no fim dele, mas sim no caminho, em cada cor.
Ter uma meta é bom, fazer dessa meta uma obsessão é perigoso. Pois a obsessão cega, e cegos não veremos o melhor de nossas vidas, que é o caminho.

Inserida por beckerema

Procuro um amor que me remeta à infância;
Que seja doce como mel e transparente como o cristal;
E que de tão gostoso me faça criança;
Suave como velas queimando em castiçal.

Aquele amor que incendeia a paixão que trago na lembrança,
Surgirá quem sabe em um negro olhar,
Fulminante como um raio, Enchendo-me de toda esperança,

Inserida por AdeciodeSousa