Textos Reflexivos

Cerca de 66444 textos Reflexivos

⁠tipo um calor gelado
um frio quente
a gente se prende
preso na mente

uma liberdade impotente
uma escravidão transcendental
fingimos que ta tudo certo
o mal deu oi, o bem deu tchau

afinal, como diferenciar?
a dor que machuca também vem ensinar
a verdade é uma ilusão
é tudo vista de um ponto a se olhar

preferimos o ponto que nos convém
melhor que ninguém, é o que dizemos
mas sempre um passo a frente do outro
a desculpa é que nós merecemos

cordeiros quando expostos
lobos no anonimato
ser humano de aparências
nunca quer ser pego no ato

a questão não é nem é essa
o ponto é a hipocrisia
julgamos o próximo
como se vivêssemos nas mil maravilhas

a vida é sofrida
é uma lapidação sem dó
muitas vezes ardida
vivendo o resto dos dias até voltar ao pó

aqui todo mundo nasce morto
temos rédeas na mente
e quem ousa viver
acaba morrendo novamente

Inserida por marcus_aj

⁠Na verdade, sou toda remendos, me refiz para poder seguir... Coleciono cicatrizes, feridas porque elas são parte do que sou... Quem vê os meus sorrisos não cogita que já tenha chorado, mas de quem as lágrimas não são companheiras?
Projeto o melhor nas pessoas, sempre sabendo que elas podem me ferir e minar todas as expectativas, que fazer? Não posso mudar quem eu sou e o meu modo de enxergar o mundo pelas falhas alheias...
Os meus olhos e o meu coração são poesia, acreditam
em contos de fadas, mas meu cérebro me retoma a razão e me faz ver que eles não existem, a vida é dura e todos os dias nos apunhala de alguma forma, é para que não deixemos de ver a realidade.
Mas tudo tem os dois lados, a vida nos torna fortes, nos prepara ao longo da jornada para lidarmos com o nosso final, porque é depois do nosso fim aqui que inicia o melhor, nós sempre sabemos que no fim Deus já nos reservou algo bom... Por isso, independe das lutas e batalhas diárias, sigamos sem desviar os olhos do propósito...
Não seria tão forte se não tivesse passado pelo que passei, dou graças a Deus por ter me acompanhado, porque só Ele conhece verdadeiramente tudo aquilo que sou, tudo aquilo que me fez ser o que hoje sou...

Inserida por paty_souza

⁠Uma vida em uma palavra
Sonho.
Delírio.
Colírio.
Enfadonho.
Medo.
Tristonho.
Suspiro.
Pensamento.
Imaginário.
Contrário.
Sentimento.
Dor.
Solidão.
Sinal.
Direção.
Desamor.
Desilusão.
Infinito.
Montanhas.
Nada.
Deserto.
Aperto.
Diminutivo.
Frustração.
Poesia.
Fantasia.
Loucura.
Amargura.
Criatura.
Tudo, tudo verdade ilusão da verdade dos sonhos reais da van consciência vaidosa que trafegam entre os limites da mente, do que sente, do que mente, ou do que exatamente a vida é, um caixão que enterra o cidadão ainda de pé.

Giovane Silva Santos

Inserida por giovanesilvasantos1

⁠Todos quando nascemos, nascemos em uma nascente de um rio, um pequeno rio a nossa vista. E sendo assim, começamos nossa descida por este rio. Alguns nascem em dias de sol, outros nascem em dias de trovoada, outros ainda nascem em dias nublados, alguns em dias frios e outros em dias quentes, porém a realidade mostra que todos nascem e todos são convidados a descer este rio.
Tudo começa (na maioria das vezes), em águas calmas, porém sem muito esperar e sem nada nos avisar, encontramos a primeira corredeira. Uma corredeira não muito forte porém, uma corredeira que devido ao nosso tamanho poderá parecer maior que é. Nesta corredeira encontraremos algumas pedras, alguns galhos e alguns lixos que estarão a margem ou no fundo. Isto poderá nos machucar e sendo assim, alguns decidirão ir para a margem e ficar ali para que não se machuquem mais e acreditarão que o rio é só isso.
Os outros, continuarão descendo.
A viagem continua e após esta corredeira virão águas calmas, assim como devido há algumas condições climáticas, o rio poderá criar grandes correntezas fazendo que você se depare com galhos, com entulhos que descem e quando você menos esperar estará em uma corredeira muito maior. Sua cabeça poderá bater em pedras, você poderá se machucar mais que esperava e eventualmente levar alguns "caldos". Algumas pessoas decidirão ir para a margem, se agarrar nos troncos que ali estão e passarão a viver ali acreditando que o rio todo é formado apenas de corredeiras e que em algumas horas poderão ficar calmas, mas em grande parte acontecerão fenômenos para que todos sejam machucados. Os outros que agora já são considerados um pequeno número de pessoas, decidirão ir descendo.
Neste momento, algumas pessoas da margem o chamarão de loucos, de sem juízo e tentarão provar que essas pessoas vão se ferrar, mas mesmo assim... eles vão.
Cada vez o rio vai ficando maior e vai se abrindo, as pessoas que continuam a descer conhecerão novos tipos de plantas, de fauna terrestre, de fauna aquática até que chegarão a uma ilha. Nesta ilha todos irão conhecer coisas novas, inclusive a novidade de se ver uma ilha a qual nunca foi vista. Alguns decidirão ficar por ali e fazerem sua vida ser aquilo, pois acreditam que já conheceram como é o rio por inteiro e já sabem que todo resto é igual. Os outros, já poucos, continuarão descendo.
Tudo parece muito normal, as surpresas parecem que acabaram e quando se menos espera, chegam a primeira cachoeira. Alta, frondosa, um novo som antes não ouvido, pássaros diferentes... Os olhos brilharão e alguns decidirão (por medo, insegurança ou outras circunstâncias), ficarem por ali, pois acreditarão entre outras coisas que o rio é aquilo e todas as surpresas já foram reveladas. Poderão até descer para ver como é lá embaixo, porém não decidirão continuar a viagem.
O número já diminuiu drasticamente e poucas pessoas decidirão continuar esta viagem. Como sempre ouvirão, como sempre serão julgados por algumas poucas pessoas, acharão que estão no caminho errado e alguns até voltarão. Porém a viagem continua.
Ainda no caminho encontrarão outras ilhas, outras corredeiras e outras cachoeiras. Irão se machucar, irão se mutilar, irão se achar otários, irão ver pessoas morrerem por este caminho. E exatamente neste percurso outros poucos que desciam com você por este rio, desistirão da viagem ficando cada um a margem, em seu lugar porém, alguns outros poucos, o mínimo dessas pessoas seguirão sua viagem que poderá demorar dias, aprenderão técnicas de como boiar, de como aproveitar as marés, de como não se cansarem, de como aproveitarem as corredeiras. Não digo que não irão se machucar porque vão. Não digo que não irão pensar em desistir porque vão. Não digo que será mil maravilhas porque poderá não ser mas inevitavelmente e quando menos esperarem, sentirão que as águas ficarão mais rebeldes, alguma coisa estará muito estranha, a ansiedade e o medo baterão fortemente em suas mentes e corações. Alguns procurarão a margem mais próxima para ficarem ali (pois acreditam que já viram tudo), mas os outros poucos decidirão ver onde isso vai dar. As críticas continuarão a vir, ouvirão vozes dos que falaram ecoando em suas mentes: " Não te avisei?", "Antes tivesse ficado na margem em segurança", " Agora vai se ferrar, não aprende mesmo"...
E de repente quando você pensar que é o fim, desembocará no mar!
E lá você verá que tudo é muito mais que tudo isso! E lá você conhecerá as inúmeras e inúmeras espécies diferentes de animais aquáticos, e lá você conhecerá a praia, e lá você descobrirá as ondas e através do mar ir para todos os cantos do mundo e descobrirá que a vida é um lugar de infinitas possibilidades e sentirá pena dos que ficaram a margem com suas "pseudo" seguranças. Descobrirá terras, outras ilhas, outras plantas, outras pessoas com inúmeras histórias para contar entre tantas outras coisas...
Eu espero que você não pare na margem mediante as dificuldades e espero muito em breve te encontrar no mar.
Foi um imenso prazer ter você aqui comigo nesta viagem, espero que estas reflexões tenham despertado qual o tipo de arte que você deseja continuar realizando nessa vida. Porque a vida é uma arte e nós, sem dúvidas, os artistas da vida!

Inserida por JRRPEREIRA

⁠Na luta pela sobrevivência, muitos se esquecem de ser recíprocos, empáticos. Preferem aniquilar ao invés de buscar uma forma de ajudar a ambos.
A vida do outro pouco importa, quando se está com a corda no pescoço.
Para que pensar no próximo quando pode-se livrar-se as custas dele.
Um mundo sem esperança, sem amor, cria homens sem caráter sem expectativas, sem vontade de ser melhor.

Hoje eu não estou tão bem, e tenho motivos para isso, tenho sim. MAS, sabe! Tanta gente sem ter o que comer...eu tenho o que comer. Tanta gente sem ter onde morar...eu tenho até agasalho para me cobrir do frio. Tanta gente sem poder enxergar, escutar, sentir, andar e eu posso fazer tudo isso. Hoje...bem, hoje posso até não estar tão bem, mas amanhã é um novo dia em que tenho sorte de poder acordar, me levantar e viver.
Gratidão! Um dia de cada vez.
@keylak.holanda

Inserida por KKHolanda

PARA VOCÊ

Deus te fez do jeitinho que você é, valorize!
Você está podendo acordar mais um dia, valorize!
Você é a imagem e semelhança de um pai que te ama, valorize!
Faça gestos de amor para si mesmo e verá o amor que está dentro de você irradiar ao seu redor.
A vida não precisa ser triste, ser pesada ou de total desânimo. Eu sei, você pode estar em um momento muito ruim, mas a escolha entre um sorrir e um chorar é apenas sua! A escolha entre um pensar ruim e um pensar alegre, é sua! É exclusivamente sua! Então, se dê valor! Se ame! Porque, o maior antídoto para uma cura, para qualquer cura, está em suas mãos: o auto amor.
@keylak.holanda

Inserida por KKHolanda

⁠Tudo quanto o ser humano realize produz efeitos morais. Quando ele está bloqueado pela força do ego, os efeitos morais não alcançam a profunda realização e ele, então, não sente o sentido da vontade de Deus. Aprofunda, com isso, a ausência de sentido existencial.
Somos convidados a transmutar os sentimentos egoicos gradualmente, por meio do exercício das virtudes que trazemos ínsitas no Ser Essencial que somos, de modo a produzir sentido em nossas vidas.

Inserida por AlirioCerqueira

Amor, perdão, ódio, medo e conquista.

Cada uma dessas palavras estão ligadas à uma coisa: viver aprendendo a lidar com a vida!!

Pois é com o amor que cuidamos das pessoas ao nosso redor;

Pois é com o perdão que aprendemos a amar;

Pois é com o ódio que aprendemos a perdoar;

Pois é com o medo de perdermos alguém que amamos, que deixamos o ódio de lado;

E por fim, é com as conquistas que percebemos que o medo, foi como um cadeado, e sua chave foi perdida e só precisava ser achada!

Vamos tentar viver do jeito certo...

Inserida por KlausLira

⁠O tempo pode ser um inimigo ou seu amigo.
Tudo depende das escolhas que você faz hoje.
Escolha o Amor. Escolha tempo de qualidade com o Amor.
Esse tempo vira memória bonita lá na frente.
Cuide das pessoas que você ama, seja quem for.
Só o Amor trás verdadeiro significado... Só o Amor doado, vivido em sua essência e plenitude, é capaz de criar a melhor cápsula para viajar ao passado, passear no presente e seguir o futuro, em todas as esferas possíveis desse universo chamado vida.

Inserida por joelmassouza

NASCER DE NOVO

Nascer: findou o sono das entranhas.
Surge o concreto,
a dor de formas repartidas.
Tão doce era viver
sem alma, no regaço
do cofre maternal, sombrio e cálido.
Agora,
na revelação frontal do dia,
a consciência do limite,
o nervo exposto dos problemas.
Sondamos, inquirimos
sem resposta:
Nada se ajusta, deste lado,
à placidez do outro?
É tudo guerra, dúvida
no exílio?
O incerto e suas lajes
criptográficas?
Viver é torturar-se, consumir-se
à míngua de qualquer razão de vida?

Eis que um segundo nascimento,
não adivinhado, sem anúncio,
resgata o sofrimento do primeiro,
e o tempo se redoura.
Amor, este é o seu nome.
Amor, a descoberta
de sentido no absurdo de existir.
O real veste nova realidade,
a linguagem encontra seu motivo
até mesmo nos lances de silêncio.
A explicação rompe das nuvens, das águas, das mais vagas circunstâncias:
Não sou eu, sou o Outro
que em mim procurava seu destino.
Em outro alguém estou nascendo.
A minha festa,
o meu nascer poreja a cada instante
em cada gesto meu que se reduz
a ser retrato,
espelho,
semelhança
de gesto alheio aberto em rosa.

Inserida por MarthaDuarte

⁠O VALOR DE UM NOVO DIA

A vida vibra com a dança.
Sem medos, demasiados anseios, o apenas sentir.
O Segredo, a contradança com a esperança consentir…
A euforia, a alegria, absolve.
A vida as namora, sorri e com leveza as envolve.
Viva a ela, vida, doce primavera!
Possíveis encantos, sentimentos!
Um novo dia, uma nova chance…
Desmembrar-se do passado.
Num apagar da dolorosa mancha!
No novo dia, o bem o domine!
O lado bom de tudo ensine!
Se faz vibrar que seja o apego!
Amores, amigos, família, aconchego!
Da existência, a essência.
Bailar com o existir.
Permitir-se florir!
Ter em si todas as cores e sabores!
Troque alguns sorrisos. Todos os dias!
Por um dia mais leve. Por um novo dia!

Inserida por Jossana_Rocha

⁠Como eu sempre digo... A morte não existe, - existe transferência. Essa transferência pode ser interpretada de várias maneiras... depende do ponto de vista filosófico de cada um... A palavra morte é forte demais e maquia algo que é muito mais simples... Mas complicar a vida é o lema do ser humano. Betty Lago apenas deixou sua roupa aqui na terra e continua viva e muito mais viva do que nós! Siga sua nova vida #BettyLago #RIP
E gratidão por ter sido tão generosa no set de gravação... Foi um presente ter esbarrado com você na vida profissional... Nunca irei esquecer do seu abraço acolhedor, - Eu cheia de medo de contracenar com você e foi quando me surpreendeu com um baita abraço de boas vindas. Foi lindo!
Até breve flor!

Inserida por alexiagarcia

⁠Eis que já aponta no horizonte
a tão esperada primavera
que mesmo um tanto distante
põe no ar perfumes e quimeras
Te espero, primavera, te espero !
quero de ti um buquê de belas flores ,
sol e os passarinhos cantando boleros ,
enaltecendo todos os amores
Que as pessoas sejam mais felizes ,
recebam luzes e bençãos,
mesmo que a vida tenha deslizes,
renascerá a esperança junto à nova estação

Inserida por neusa_marilda_mucci

Certamente todos desejamos saber como podemos fazer para facilitar o que vai acontecendo em nossa vida... Creio que 12 em cada 10 pessoas adorariam saber como...
Ósculos e amplexos,
Marcial

É BOM SABER COMO FACILITAR A VIDA
Marcial Salaverry

É fácil entender que a tendência natural do ser humano, é procurar uma maneira mais fácil para fazer as coisas. Aliás, essa é uma tendência lógica e natural, seguindo o velho ditado que diz que se podemos simplificar, pra que complicar? Sempre haverá uma maneira mais simples de se fazer o que é difícil, ou que nos pareça complicado, embora nem sempre dá certo...

Trata-se de uma grande verdade, só que por vezes isso nos vai levando a uma acomodação natural, tantas são as facilidades que vamos descobrindo para cumprir nossas obrigações, sempre procurando “dar um jeitinho” para acertar tudo, ao invés de tentar levar a coisa até o fim, resolvendo o problema de uma maneira mais acertada.

Muitas vezes essa simplificação termina por estragar a qualidade do trabalho apresentado, mas conseguimos terminá-lo, embora imperfeito, mas acabado. Não teria sido melhor um esforço maior para fazer a coisa bem feita? Mas que foi mais fácil, certamente foi...

Por vezes ficamos horas procurando uma saída que simplifique a solução, mas se tivéssemos ocupado esse tempo para efetuar o trabalho pela maneira convencional, ele já estaria pronto, enquanto ainda procuramos a bendita saída, que nem sempre é encontrada...

Contudo, há uma grande verdade, pois é graças à criatividade desses “buscadores de solução” que o progresso se baseia. São eles os responsáveis pelos inventos que hoje facilitam nossa vida. Sempre procurando a “melhor maneira” de se executar determinado trabalho... Eles perderam tempo, deixaram muitas vezes de cumprir suas obrigações, com suas idéias sempre avançadas para a época em que viviam, mas é verdade que hoje colhemos os frutos da “loucura” desses “malucos”, como certamente cada um deles foi chamado à sua época.

Todavia, existe um outro tipo de pessoa que busca facilidades para sua vida. São aqueles que sempre estão à espera de que alguém faça as coisas por si. Tudo para elas é “difícil”, e encontram imensas dificuldades para as mais simples tarefas, sempre esperando que alguém descubra como fazer...
Nesse caso, geralmente seus pais sempre lhes facilitaram tudo quando crianças. Preferiam fazer as lições de casa para elas do que ter o trabalho de as ensinar. Até mesmo as mais simples tarefas domésticas. Preferiam encarregar-se de tudo, para não sobrecarrega-las...
Sempre é mais fácil fazer as coisas por alguém, do que ensiná-la a fazer. Ensinar, sempre dá trabalho. Mas é a melhor maneira de fazer as coisas.

Muitas vezes as crianças pediam uma explicação e, para não perder tempo, faziam tudo, desobrigando-as de pensar nas soluções, esquecendo-se de que “é melhor ensinar a pescar, do que já dar o peixe pronto para comer”.
Como resultado, temos esses adultos incapazes de viver por si. Sua criatividade, seu espírito de iniciativa foram de tal maneira bitolados no sentido de esperar que outros resolvam seus problemas, que se recusam a pensar para soluciona-los. Recusam-se a viver.

Li uma frase de Philips Brooks, muito interessante, aplicando-se ao assunto:
“Nunca ore suplicando cargas mais leves, e sim ombros mais fortes.”

Uma grande verdade, pois se temos pela frente algo que precisamos fazer, ao invés de procurarmos quem o faça por nós, temos que ter a disposição para executar a tarefa, precisamos procurar dentro de nós os recursos que nos permitam ao menos tentar, e se conseguiremos ou não, é outro problema, mas devemos ao menos tentar, e se não for possível sozinhos, procurar uma ajuda é interessante. Alguém que nos ajude, que colabore conosco, que nos ensine, mas não alguém que faça por nós.

Temos apenas que conhecer nossos limites, e fazer aquilo que estiver dentro de nossa capacidade. Precisamos conhecer nossas limitações, e procurar na medida do possível, ir ampliando nossos conhecimentos, conseguindo assim, os “ombros mais fortes”, que nos permitirão abrir novos caminhos.

Para facilitar tudo, espero que consigam fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, sem esperar que as coisas “caiam do céu...”

Inserida por Marcial1Salaverry

⁠quem sou ?
A não ser o que penso,
O que está a tão pouco tempo ou muito a virar nada, como o pó que pisamos,
Se penso isso, tão insignificante sou, a me comparar a nada, não é mesmo ?
O nada que é, como o tudo, a balança do eterno movimento da ambiguidade e dualidade que se movem simétrica e linear ao infinito.

Inserida por Zandrek

Parabéns agora!
O melhor momento de ser feliz, que passa tão rápido na vida da gente, chama-se presente. E tem apenas a duração do instante que passa. Tão fugaz, que quando nos damos conta, ele já partiu para nunca mais!

Desejo a você vários momentos plenos de amor e de alegrias.
Portanto, não perca a chance de fazer novos amigos, de ajudar mais pessoas, de aprender e ensinar novas lições, de vivenciar outras dores, suportar velhos problemas, sorrir por vários motivos e chorar se tiver vontade.

Aproveite agora para mais uma vez ser grato, reconhecido, forte, destemido e olhar a vida como uma dádiva de Deus.

Parabéns a você nesse dia e que você consiga se aperceber do todo maravilhoso que te cerca, nesse instante tão grandioso.

Inserida por zedeavila


DESESPERO OU DISPARATE?
Nos dias em que o desespero bate
Até um cão que late
Com a boca como um alicate
Vai atrás do meu abacate
Pensando que é chocolate
Fujo antes que ele me cate
Entro no carro e me quebra o engate
Tento fingir que estou num iate
Ou em alguma boate.
Será a vida um disparate?

Inserida por zedeavila

JAMAIS DESISTIR DA LUTA PELA VIDA
Sou,
Sobrevivente náufrago à procura
de sinais de terra,
Combatente assustado, atrás de abrigo,
em meio à guerra
Enquanto luto,
O tempo parece parar.
Me desespero, mas me agarro à vida,
não importa se feliz ou sofrida.
Mais forte!
Como parar de lutar, não contra o homem,
mas contra o desconhecido?
Forças brutais, desconhecidas até então,
se agigantam.
Chamo a Deus repetidas vezes e as venço.
O corpo abalado, com novas e indeléveis marcas;
O espírito, porém, mais forte ainda.
Vivo!
Jamais me entregar, conscientemente, à própria sorte.

(2009 - depois de cair entre as pedras da costeira)

Inserida por zedeavila

⁠A jibóia sufocou a jararaca enquanto a jararaca a mordia; ambas morreram, uma por asfixia e a outra por causa do veneno.
É assim que as pessoas se destroem, amizades acabam, relacionamento terminam do nada, famílias acabam se dizimando, simplesmente pelo fato de um querer ser melhor que outro, uns “abafando” as pessoas com o seu ego de superioridade, outras acabam envenenando com fofocas, calúnias, falsidades, invejas e falta de caráter, até destruírem uns aos outros. Não seja um envenenador de vidas e não aceite ser envenenado, barra no momento certo, ou no mínimo apenas ouça e se cale, talvez às vezes é até melhor ouvir, assim fica conhecendo melhor as pessoas, só em ouvir e não aceitar ou alimentar você já está provando que É DIFERENTE DOS IGUAIS.

MORAL DA HISTÓRIA:
ninguém deve ser subestimado, UM PODE TER O VENENO, MAS O OUTRO PODE TER MUITA FORÇA.

UM PODE TER MUITA FORÇA NA MENTE, MAS O OUTRO PODE SER MAIS VENENOSO.

Inserida por dedydualecrim