Textos Reflexivos

Cerca de 66434 textos Reflexivos

Passos

Decididos
Combalidos
Firmes
Apressados
Lentos
Vagos
Vacilantes

Passos de viajante
Cidadã errante
Busca constante

Firmeza que vem da incerteza
Uma vida que faz a certeza
Ser acariciada pela fraqueza
Despertando sua grandeza
Nos braços da natureza
Criando sua própria riqueza

Que cada passo meu
Faça meu destino cumprir
Meu legado construir
Meu espírito evoluir
Minha luz emergir

E assim... com meus passos como são
Enquanto caminho construo quem sou

Inserida por Iocabral

Já colori o céu de azul e já retirei o verde do mar,
Já passei dias debruçado na noite vendo o luar dissipar.
Vislumbrei a esperança perdida num olhar ofuscado e sombrio.
Encontrei reais razões para a vida e assim assumi desafios.

Quando me achei me perdi, porque ainda não tinha me achado.
Vagava dias a fio eternecidamente amargurado,
Confundido pelos próprios olhos que só enchergavam o passado.

Foi numa dessas que ouvi uma voz mansa e bravia,
Que me entregou uns minutos e me falou de alegrias.

Quando não tinha mais sonhos a voz me ensinou a sonhar.
Quando o amor me faltava ela ensinou-me a amar.
Dar esse amor inconsciente que deve estar escondido,
Acreditando que nada se aprende sem nunca se haver esquecido.

Agora mais pleno de mim,
Mais cheio da esperança inaudita,
Prossigo em passos mais firmes
Buscando as respostas da vida.

Desta feita não mais me perturbo,
Pois sei onde espero chegar.
E se em lugar nenhum estiver,
Estarei aqui, no mesmo lugar.

Inserida por franklincosta2

Escrevendo aos 70

Pode-se estar com setenta, mas nem por isso sessenta num velho e arcaico assento circunflexo, conquanto se tenha o respectivo reflexo de trinta. Mirando-se ao alvo duma cabeleira alva pode-se aplicar a tinta, que não vai atingir o alvo daquele que minta. Até se pode tingir a mente; tisnando a alma sem atingir o alvo. Tampouco, esclarecer o que já está claro e alvejado, e de branco acurado pela idade. Uns envelhecem aos vinte, outros encanecem aos trinta, outros aos oitenta continuam pelintras, haja vista à sua cega vista recheada de trincas, paridas pelo mal de sua ignávia vida malgrada, a qual será onusta de ferida robusta, enrubescida de muita burrice já quase na hora de sua triste partida.
É... Meu velho será cobrado pela sua própria vaidade num triste momento da eternidade, e ver-se-á escaravelho velho chafurdante no esterco abundante de seu adquirido tesouro à besouro folheado a ouro.
Envelheceu à penariz, sem ser feliz. Correu atrás do vento em seu empolgante evento, ensacou muita fumaça pra não desmentir à raça, e receberá por graciosa graça a sua taça intumescida de dejeto, bem merecida pela desgraça distribuída e pela qual estivesse imbuído em plena burrice clássica...

Sinto muito, meu velho você não passa de traça tracejada em quebrado espelho de vilanesca raça.

Ainda bem que esta vida passa tão rápida como ninguém...

Viver implica em saber, para o bem-viver!

jbcampos

Inserida por camposcampos

Atento a cada esquina
Com uma arma na mão
Não conseguindo controlar
O palpitar do coração

Vejo chão manchado de sangue
Caveiras ao calor do deserto
Nem uma pessoa por perto
E o sol não parece erguer

Caminhando sem rumo
Neste meu próprio mundo
Pensando na real vida
E na tua imagem sagrada

Com um sorriso na cara
Lembro os momentos
Em que tu estavas para
Me abraçar

A vida não é facil
Nem me deixa pensar
Deixa-me fragil
Sem saida a contornar

Mas com uma gota solitária
Crio em meu redor a memoria
Mais realista
Que me faz chorar

Inserida por JoaoFigueiredo

A AMÉRICA LATINA PERDE MAIS UM ÍCONE

Se eu pudesse mensurar a grandeza de uma obra e de um autor que fez valer cada pensamento, cada palavra e cada ação eu diria que esse pensador foi Eduardo Galeano, não só pelas obras que escreveu e que embalou várias gerações, mas, pela coerência e visão de alcance em campo minado como foi e continua sendo até hoje a América Latina. É triste constatar que após mais cinco séculos a vida dos latino-americanos pouco mudou em sua condição de pobreza, exploração e falta de investimento.
Ninguém melhor que Eduardo Galeano no século XX conseguiu traduzir essa famigerada derrota em seu livro: “As veias abertas da América Latina”.
Logo na introdução dessa obra ele escreveu: “É a América Latina a região das veias abertas. Do descobrimento aos nossos dias tudo sempre se transformou em capital europeu, mais tarde em norte-americano, e como tal se acumulou e acumula nos distantes centros de poder. Tudo: a terra, seus frutos, e suas profundezas ricas em minerais, os homens e sua capacidade de trabalho e de consumo, os naturais e os recursos humanos. O modo de produção e a estrutura de classes de cada lugar foram sucessivamente determinados do exterior, por sua incorporação á engrenagem universal do capitalismo”.
Galeano exerceu e continuará a exercer um papel fundamental na conscientização dos jovens latino-americanos que buscam respostas para tanto sofrimento e discriminação perante o resto do mundo, é como se nascer na América Latina o indivíduo já carregasse uma cicatriz passível de investigação. Isso acontece porque segundo Galeno: “nos já nascemos perdendo”. E tudo isso resultou num fracasso, quando poucos ganham e a maioria perde ninguém ganha, porém, quem conta a história são os vencedores que por sua vez não precisam justificar “a ruina do pampa chileno do salitre, a floresta amazônica da borracha, o nordeste açucareiro do Brasil, as matas argentinas de quebrachos e certos povoados petrolíferos do lago Maracaibo”. Toda riqueza que Deus deu ao povo latino os espertalhões tomaram, mas não conseguiram minar totalmente a capacidade de luta desses povos. Perdemos uma grande preciosidade que se chama Eduardo Galeano, isso entristece a todos nós latino-americanos, contudo, ele nos indicou um caminho em suas obras, basta ler nas entrelinhas que as respostas estão todas lá, para que ele permaneça vivo em nosso meio devemos continuar estudando e pesquisando sua linha de pensamento, pois só manteremos nossa esperança de um dia ver a América Latina livre e independente. Eduardo Galeano escreveu vários livros e aqui citarei alguns são eles: “Bocas do Tempo”, “Os Nascimentos”, “Dias e noites e noites de amor e de guerra”, “Futebol ao sol e á sombra”, “O teatro do bem do mal”, “As veias abertas da América Latina”, “Os Filhos dos Dias”.
Sei que com a facilidade de consumo da atual conjuntura, dispersa o interesse dos homens em algo mais profundo, todavia, acredito que esse materialismo em excesso criará um vazio que levará os homens de volta á sua busca original que é o caminho do bem e do belo, e que o hedonismo moderno não é capaz de substituir. Essa nova era se esgotará em si mesma e os suicídios aumentarão cada vez mais até que o homem reencontre o Deus verdadeiro em estado puro e sem barganhas.

Inserida por butterflysacred

Amorável lembrança

Amorável e velha lembrança de um velho que ainda ama a esperança de voltar à mocidade, àquela bela idade onde se encontra com a felicidade, porém, com certa idoneidade, recheada de vaidade ao enamorar-se loucamente de uma beldade de sua idade. Na realidade um ano mais velha; aquela centelha qual incendeia a ilusão visionária de um futuro imaginário, assim sonha o expedicionário do amor ordinário. A vida havida torna-se irreverente e completamente diferente, porém, sem abalar o amor de dois viventes quase inocentes. Aquela novela dura também, quase, para sempre. Dois jovens inexperientes casam-se contentes, e pensam tocar a vida para frente. A fila anda e atrás vem gente decente e inocente, logo aquele calor arrefece de repente, nasce o primeiro rebento, pra arrebentar aquela paixão estonteante, para nascer o amor verdadeiro de dois irmãos-companheiros na evolução de se aprender a ser gente. Bem, nasce o primeiro e começa a guerra da sobrevivência real, a responsabilidade apareceu mal, mas a grande verdade está no condicional da vida, e o casal tem de se virar, enquanto, o segundo vem para habitar aquele particular mundo de luta desigual. Assim é o aprendizado do amor, como uma flor que desabrocha e vai murchando, enquanto, o mundo vai caminhando. O tempo vai passando e forma-se uma bela família com três filhos a encerrando, porém, vêm os netos, tão discretos após décadas a segurar a peteca. Assim o casal se separa, mas não se precipite em pensar no azar, não, foi àquela foice fatal a qual a todos espera na hora mortal. Ficou o velho na fila, é... Na fila... Ficou a sós, morreu José, Joaquim e até a forte Dalila... O negócio é ter fé na ciência da paciência em esperar, sempre amando, sem parar, e ir aparando as arestas que restaram desse arresto de vidas, aumentando as feridas desferidas pela vida, mas o amor fica a calejar mais a dor tão doída movida pela lembrança querida, pela qual até parece uma ressurreição real a revivificar a vida do amor incondicional.

Apesar do velho até hoje nada entender desse amor, seja como for, continua a esperar...

Ei... Meu amor me espere, por favor, um dia hei de chegar para amá-la com ardor.

jbcampos

Inserida por camposcampos

O Bem maior.

E de volta o sorriso,
Que outrora perdido,
Que por "n" motivos,
Fez o sol de esconder.
E de volta a esperança,
No caminhar da criança,
Que me guia na dança,
Desta valsa que é vida.
E agora sem peso,
Com os mesmos desejos,
Eu me ponho em joelhos,
A espera do abraço.
Com sorriso de menina,
Frente a frente ao amor,
Quero sua vida a minha,
Em nome do bem maior.

Inserida por alexsanjeri

"Na Vida sempre nos esquecemos que é depois do inverno que somos abençoados com a PRIMAVERA...
Acontece que o frio é desesperador, falta-nos, ar, esperança, calor humano e na maioria das vezes os ventos são fortes e gélidos que nos impede de olhar além, então fixamos nossos olhos apenas nos espinhos. Nossa como somos tolos ao gastarmos todas nossas economias em algo tão passageiro, aliás enquanto estamos vivendo neste inverno, nos parece mesmo uma eternidade. Nos fragilizamos com muito pouco, roubam o nosso melhor, acabam como nossa auto-estima e,por fim acabamos cheios de cicatrizes. Quisera eu, ser tão sábio ao ponto de fazer como os ursos que hibernam e não se consomem . Ainda bem que tudo que vivemos é cíclico e, quando achamos que será nosso ultimo suspiro somos arrancados daquele estado de prostração e levados a um patamar debem estar supremo. Infelizmente cada um ver os acontecimentos pessoais por um prisma e, é neste diferencial que nos colocamos em invernos mais longos, para não dizer eternos. Dentro de cada um de nós existe uma seiva divina que esta estrategicamente guardada e nos momentos certos ela nos resgata e nos faz florescer. Somos parte da natureza e por mais que o tempo passe nunca deixaremos de ter nossas estações e vivermos uma por vez. Pare de viver tudo junto e misturado, pois assim nunca você conseguira atingir o equilíbrio perfeito. Pense no PARA QUE e não no PORQUE de tudo que acontece em sua vida, pois tenho certeza que será mais proveitoso do que ficar estocando suprimento que pode ser perecível."
(Hélia Michelin)

Inserida por SementinhaDeLuz

A vida as vezes eh estranha neh? Procuramos entender o motivo de algumas coisas acontecerem, o pq algumas pessoas aparecem em nossas vidas, o razão por outras saírem. As vezes quando parecemos estar bem e pq queremos esconder as coisas que nos machucam pois sabemos a dor do sofrimento.
Já se perguntou pq passamos por tantas mudanças? Mudanças que acontecem do nada em um pequeno espaço de tempo...e sua vida muda completamente. Vc eh guiado para um novo mundo. Mas permanecer nele soh depende de si mesmo, a vida da oportunidade mostra o caminho certo, se vc aceitar ela vai te dar o trajeto. Escolhas e escolhas, temos tantas mas apenas uma certa e quando optamos pela errada nem sempre eh um erro mas um motivo para aprender mas persistir passa a ser opção. Tenha em sua mente que o cara lá de cima nos dá aquilo que merecemos e tira aquilo que nos faz mal, as pessoas que estão ao nosso lado nos dando apoio não são apenas amigos ou nosso companheiro(a), e sim nossos anjos nos dando luz para uma vida de paz... Reflita sobre a vida, sobre a escolha certa e sua felicidade... Amar eh construir uma vida de paz e harmonia, ser feliz eh estar realizados consigo mesmo, orgulhe-se do que você conquistou nada paga seu caráter e sua dignidade!!!!

Inserida por RennanLuiz

E sobre você.
A semana toda se trata sobre você.
Meus pensamentos.
Sonhos acordado.
Visões de nós dois.
Nós?
Bom, não existe nós.
Existe um eu, platônico mais uma vez.
Invento historias para nós dois.
Crio um mundo.
Compondo o nós, juntos.
Em um infinito invisível.
Invisível porque ainda sou só eu.
Pensando em você.
Platônico eu.

Inserida por DriuKilberg

Para Letícia Patrocínia.

Queixo pequeno, olhos famintos, cabelos radiantes, boca inteligentemente calada. Obvio que estou diante de minha cara-metade.

Caramba! Como posso ser assim? Estes pensamentos poderiam falar por mim.

Eu estava afim de escrever um livro tentando explicar como eu gosto de você... Loucura? Hehe pois é.. Nem tudo é o que parece. Eu pareço nem olhar para você... Pois é.. Eu pareço não querer te ver... Pois, é assim que me vejo: longe e desiludido, fraco e fingido.

Lembre-se de seus primcipios: viver e amar quem te ama. Eu te amo, caramba! Te amo pra caramba! Até mais, se duvidar...

Admirei quando tentou ser legal comigo. Eu, como sempre, mal pude me expressar, e deixei a vida te levar... Aonde vou eu assim? Morar por mim, até o fim?

Melhor deixar claro que estou frente a um problema que exige soluções. Daqueles que esquecem as leis da física e esquecem as leis de Deus. Juntem as leis da vida. Sério que serei ferida. Permanecerei, perecerei, perderei a fé na vida.

Só queria terminar de explicar como te amo tanto. Não tanto assim. Só um tanto assim, sabe? Não faço ideia... Esqueça a luz no fim do túnel. É só uma TV no fim do mundo.
Mundo esse que não me aceita. Que não me entende. Que não pensa duas vezes antes de nos separar. É verdade... Veremos o que farei...

Te amo, minha vida.

Inserida por 1vinonimo

Vivo para mais um dia,
Acreditando muito em mim e que tudo dará certo,
Sei e consigo perdoar os que foram injustos comigo,
Me perdoo também , me cobro,mas não me culpo,
Sou resultado do que foram pra mim, do tempo e do Criador,
Agradeço por tudo o que vivi e nessa gratidão eu consigo ainda me encher de amor.

Inserida por Professormauricio

Se abra para uma vida nova

O uma grande esfera de ilusão, ai chega alguém entra penetra com uma agulha igual no
balão de gás explode, você não consegue ver ele some vira nada vira uma borrachinha que se joga no lixo era um balão bonito né...
Grande bonito subindo leve de repente ele se torna NADA...
isso acontece quando você gosta de ilusões...
E aquela agulha que furou seu balão de gás xingamos por que veio estragar nosso balão...
mais na verdade veio mostrar que o balão era vazio, veio de alguma forma fazer você viver seus sonhos, não ficar sonhando só.
Mesmo que errar que der cabeçada tentou, veja se o que você tem na sua vida hoje é Paz ou acomodação.
Saia do quartinho da sua mente da escuridão
Se abra para uma vida nova, queira lembrar da sua historia elembrar como foi bacana o que viveu,
até o que passou e esta passando é bacana,tudo faz parte de um processo da vida.

Inserida por vaniaAssuncao

Vida
"As pessoas não querem que você evolua, nem espiritualmente nem materialmente. E do ser humano ser egoista, a maioria querem lhe ver bem, mas, não melhor do que elas.. A primeira vez que me conectei com Deus de alma pura, que abri a biblia e li tentando compreender o real sentido de minha existência nesse mundo surreal, Deus com sua magnifica compaixão me fez ter uma retrospectiva em um segundo, me mostrou o 'porque' das confusões mentais, das tristezas sem motivo, dos ataques de ansiedade, Deus me levou ao êxtase, me iluminou e me guiou, mesmo me deixando livre para minhas escolhas. Hoje eu sei que quero para me, somente DEUS como meu conselheiro, amigo e guia. #‎ObrigadaSenhor

Inserida por SMatias

Estou pensando em uma coisa boa que me deixa feliz, que me da força mas que também tira minhas forças, que me enche d coragem mas que também me deixa totalmente sem jeito.

Estou pensando em algo que não é perfeito mas é suficiente pra fazer meu mundo ficar perfeito. Estou pensando em você!

Inserida por Rafvsk

Que me perdoe quem duvida ou desacredita
Mas de que valeria a vida se não houvesse amor?
Há quem diga que a dor é sua grande sina
E que ele nada ensina, só nos traz amarguras
Se bem soubessem, amariam em demasia
E veriam no fim das contas que o amor só traz alegria
Mas só o conhece quem se entrega totalmente
Tal qual numa grande enchente que arrasta até afogar
E quem um dia se afoga, falo sem medo de errar
Prefere morrer de amores que pensar em se salvar

Inserida por arthurbelarmino

Família...Nosso Primeiro Laço!

Viver
em família
é uma arte difícil,
que exige de nós,
renúncias e
maturidade.
Porém...
O que se aprende
nela é que nos faz
seguros dante dos
obstáculos da vida!
E quem não aprende
nada com a família.
É preciso criar a sua...
Para então,
entender a que
o deu origem!

Inserida por daysesene

Quando Tudo Passa!

Passa o tempo.
Passam os sonhos.
Os amores.
Mas não passa
o meu desejo de viver!
Viver ardentemente.
Por que a vida...
É o bem mais
precioso que eu tenho.
Eu tendo vida...
Tudo posso alcançar.
Só vai depender
da minha vontade.
Da minha força.
Da minha coragem.
E acima de tudo...
Da minha fé!

Inserida por daysesene

eu bebi da esperança
de eternidade
e me soube amarga.

eu quero mesmo é a
realidade:

comer a vida
beber o minuto feliz.
o minuto feliz e o outro.

e mais uma vez
comer a vida
beber o minuto feliz.
o minuto feliz e o outro.

e mais uma vez...

isso é maior
que a promessa
do para sempre.


“o fantástico da felicidade é ela não ser futura”

Inserida por 52517

GRAÇAS À VIDA.
Não espero nenhum milagre da vida.
Espero, apenas, continuar recebendo as benesses que ela ,bondosamente, tem me concedido.
Isso me é suficiente e me basta!
A cada dia de vida é uma dádiva de Deus!
Sou FELIZ... e agradeço a Deus e à Vida, pela simples condições de VIVER!

Inserida por marsouza42