Textos Reflexivos

Cerca de 66421 textos Reflexivos

Não importa, sempre terá alguém querendo puxar seu tapete! Não importa o lugar e o quanto você evite isso. Só basta alguém querer ser você ou estar no seu lugar. A vida tem dessas coisas, e nunca imaginamos passar por isso quando estamos de boa com ela. E, por mais que não merecemos passar por certas coisas ao longo dela, temos que aprender com os empecilhos dados. Uma coisa é certa, quem te fez mal, um dia pagará. Deus ver tudo!

- Lucas Barbosa

Inserida por lucasbarbosa

"Luz & Vida"

É de um grande amor assim
que eu necessito
Nem sempre me lanço ao encalço
cega e muda
mas sempre choro
grito por ele no meu travesseiro
canto por ele embaixo do chuveiro
e choro
carrego no peito a dor do mundo
e choro
choro um rio e três lagoas
nas madrugadas
abandonadas
nas manhãs envergonhadas
enojadas de pobreza
violência
impotência...

É preciso não matar esse amor
mesmo dilacerante
amor-pele
bordado intrigante
que revela
a poeta

Não posso perder a luz no meu olhar
Só ela mostra a vida a comungar...

Inserida por isabel_machado

A VIDA É TREM- BALA, MAS É BUMERANGUE TAMBÉM

A vida é sim esse “trem-bala” de que todos estão falando. Ela realmente passa assim, veloz, e se a gente bobear pode até ficar para trás. Mas ela é também um belo de um bumerangue, que nos trará de volta todo ato e palavra lançados. E olha que serão observadas as devidas proporções!


Talvez não nos devolva com essa mesma velocidade com que passa por nós, mas é certo que ela trará de volta todo amor ou desamor, respeito ou falta dele, caridade, perdão e o que mais tivermos oferecido a ela.
O fato é que pensamos pouco nas consequências que nossos atos terão sobre nós mesmos. Esse é um grande equívoco, já que tudo pesará sobre nós. Somos o que deixamos transparecer, e seremos avaliados e tratados de acordo com esse quesito. As pessoas conhecerão nosso íntimo pela forma como nos portarmos e interagirão conosco baseadas nesse mesmo critério.

E por melhores que sejam as outras pessoas, elas terão dificuldades em nos tratar bem se perceberem que não damos valor a isso; quando deixamos transparecer que não nos importamos com os outros, cedo ou tarde, é isso que receberemos de volta. A falta de empatia voltará, assim como voltarão as más intenções que tivermos nutrido.

Tem uma multidão se enganando ao achar que é só correr e entrar nesse trem da vida, sem parar na estação do bem-estar coletivo; bem como andam esquecidas as estações da educação e do bom senso; tem quem ache que o espaço é todo seu, e seu ego preenche sozinho um vagão inteiro; tem muitos se iludindo ao pensar que a vida é um embarque pra se fazer sozinho.


Todos viajam alheios ao fato de que a vida anda sempre atenta, e repara tintim por tintim.

Mesmo que a resposta não venha de forma imediata, um dia ela virá. Devolverá todo bem, ou o mal praticado, tudo perfeitamente medido. E por isso mesmo, a vida torna-se condutora de sucesso ou de fracassos, dependendo do que lhe é ofertado, cabendo a cada um escolher o tipo de retorno que pretende receber.

Leve-se em consideração que atitudes têm passagem de ida e volta garantidas.

E já que a vida é capaz desse reembolso inevitável, um aviso caberia bem aos passageiros de agora, antes que lhes chegue a hora de partir definitivamente:

Cuidado com a vida, parceiro. Ela é trem-bala sim, mas é um grande bumerangue também!

Inserida por AlessandraPiassarolo

O seu problema é pensar demais. Não viver. Contabilizar o que não tem de ser contado. Calar o que tem de ser dito.

Você tem medo? Então deixa eu te contar um segredo: todo mundo tem. Mas se existe alguma chance de ser feliz nessa vida, ela tá no risco. Quem fica ali parado, vendo a vida passar, não vai viver nada que realmente valha a pena. Arriscar ainda é a melhor maneira de fazer dar certo.

Sou perdida pra amar, todo mundo é. Só que é muito mais fácil criticar os outros que encarar a própria realidade.

É incrível como as pessoas são suscetíveis umas as outras. A opinião dos outros importa tanto que se baseiam no que os outros vão pensar. Você pensa que age por vontade própria, mas no fim das contas, não faz nada do que realmente gostaria de fazer.

Não se deixe levar pelo que os outros acham de você, das atitudes que toma, dos lugares que freqüenta, do curso que estuda, do local que trabalha, das viagens que faz, das pessoas que conversa, de como você gasta seu tempo livre.

A partir do momento em que você tiver uma visão totalmente sua da vida, você poderá partilhar de forma verdadeira e completa com as pessoas que o cerca.

Se você, que é o interessado, não fizer por onde e não der a cara a tapas, nada vai acontecer. Cada vida tem seu dono pra cada um poder cuidar da sua, e cuidar bem pra não se arrepender depois.

Já viu quantas pessoas não cuidam da própria vida e resolvem cuidar das nossas? Simplesmente porque a nossa é bem mais interessante que a deles. Simples e indolor. Se comentam de você, se você ouve críticas, elogios, parabéns! Você realmente vive, com seus erros e acertos.

E aí, quer ser platéia ou o protagonista?

Inserida por brunamotti

SOMOS MÃES PERFEITAS, ATÉ NOS TORNARMOS MÃES...

Quando somos crianças, somos presenteadas com lindas bonecas. Nossas brincadeiras são voltadas a como ser dona de casa e mãe. Somos induzidas desde a infância a acreditar que a nossa maior responsabilidade é ser uma dona de casa excelente e uma mãe excepcional. Com nossas bonecas, crescemos acreditando que tudo é mais fácil do que parece, afinal é simples cuidar de uma casa de mentirinha e de um bebê que não chora, não sente a necessidade de afeto , não possui necessidades reais.

Na adolescência, em meio a descoberta do mundo, perdidas em nossos conflitos, emoções e cobranças, achamos que nossas mães não sabem ou entendem o que estamos passando e sentindo. Como resultado, batemos de frente com as mesmas e ouvimos a clássica frase: "Quando você for mãe, você vai ver".

Determinamos, quase que unanimemente, que seremos diferentes de nossas mães. Que elas erraram por não acompanharem a evolução da sociedade e por sermos mais modernas, lidaremos muito melhor com as crises e problemas que os nossos filhos tiverem.

Observamos as mães conhecidas e determinamos o que não admitiremos que nossos filhos façam. Traçamos a metodologia perfeita , para uma educação perfeita, afinal, acreditamos que seremos mães perfeitas.

Um belo dia acordamos com um resultado de gravidez positivo. A dádiva de saber que um ser humano está se formando em nosso ventre. Passamos a ser um instrumento para gerar vida e isso é maravilhoso. Nossa única responsabilidade neste momento é se cuidar...

...Até que o bebê nasce e nossas convicções não parecem tão certas assim. Somos pressionadas o tempo todo e por todos a acertar, nossas mães, o companheiro, a pediatra, a avó, a vizinha, a amiga e se bobear até quem está passando na rua deseja opinar com uma teoria perfeita de como criar nossos filhos.

Nossas determinações e certezas vão ralo abaixo nos conflitos diários que enfrentamos. A incerteza de saber se a melhor opção é tirar da chupeta, mamadeira ou peito quando o pediatra diz? voltar a trabalhar ou ficar em casa com o filho? educar da forma que pensamos ou seguir os conselhos de nossos pais? colocar na escolinha ou deixar com os avós? Colocar de castigo ou bater? Encher de brinquedos ou regrar tais mimos? Tentar conversar ou se impor como mãe?

O fato é que independente da escolha, nos sempre iremos errar.

Nossos filhos vão crescendo e cada dia mais entendemos que estamos longe de ser mães perfeitas. Cada dia mais entendemos que por mais que diariamente possamos nos empenhar para fazer as melhores escolhas, podemos errar.

Entendemos que ser mãe está longe de ter poderes sobrenaturais, que nos façam saber de tudo e infelizmente não conseguiremos proteger os filhos o tempo todo.

Somente quando nos tornamos mães entendemos a dimensão de ser mãe. Entendemos o que não era compreendido. Entendemos que é impossível alcançar a perfeição e nos resta procurar fazer o nosso melhor , sempre, amando nossos filhos.

Inserida por luhmaraujo

As vezes gostaríamos de ouvir as palavras certas.
Mas no fim são sempre as erradas que te alcançam.
As vezes um simples "Eu te amo" te faria se sentir melhor.
Mas não é possível forçar alguem a fazer isso
Não deve se decepcionar com as desilusões da vida, um dia deus colocará alguém na sua frente é dirá: é ela! Mas para isso acontecer é preciso coragem e também força, pois na vida só os fortes prevalecem.
Quando seu coração apertar de decepção, pense nos bons momentos que teve com a pessoa amada.
Mesmo que não passe a sensação ruim de rejeição você sempre pode superar.
Procure um bom assunto, falar de coisas agradáveis, seja legal e engraçado mas também saiba ser sério nas horas certas. Um cara legal e engraçado pode facilmente conquistar uma mulher, já um cara legal e engraçado demais.. não

Inserida por cassio_costa

Um Mestre conhece outro Mestre, não há escapatória.

Hoje, pela manhã, fui com meu filho levar a guitarra dele para uma revisão e conserto em um luthier indicado por amigo.
Na hora das apresentações o luthier olhou para mim e disse, depois de ter cumprimentado meu filho: e o senhor é o Mestre, está na cara.

Pensei comigo, mestre em que? Só se for o fato de não temer a morte.

Essa experiência me faz lembrar a história de um soldado do exército japonês que procurou um mestre na Arte da Espada para aprender com ele. Quando chegou, cumprimentou o Mestre e o sábio lhe disse, de supetão: Você já é um mestre. O soldado ainda tentou convencer o sábio professor de que tal título não era verdadeiro, pois nunca aprendera nenhuma Arte, antes. O sábio insistiu: Que você é um Mestre não há dúvida, falta só saber por que. Vamos deixar o tempo passar e descobrirei a resposta para isso.

Belo dia, o sábio ensinou uma das praticas mais complexas da Arte da Espada a todos os alunos e, no final, pediu que alguém servisse como voluntário para mostrar a prática aos demais, com ele. Ninguém se mexeu até que o soldado foi a frente e se ofereceu, para surpresa geral. O sábio ficou perplexo e disse: É a primeira vez que um dos meus alunos se oferece para demonstrar essa prática. Então perguntou ao soldado: Você não tem medo de morrer? O jovem militar respondeu: Não, não tenho medo da morte.

Eu sabia, disse o sábio. Você já era um mestre, lembra que lhe disse isso no primeiro dia? Pois é, o fim último de toda Arte (marcial) é perder o medo da morte e ser declarado Mestre. Se você perdeu o medo da morte, então você é, sem dúvida, um mestre.

Só faltou dizer que o luthier é um Mestre, sem dúvida ele não tem medo de morrer. Como eu sei? Se você visse o orçamento que ele deu ao meu filho para o conserto da guitarra, saberia porque.
Tô brincando, claro.

Inserida por LOUHMELLO

O que o coração sente os lábios não conseguem pronunciar...
Fica o silencio da alma
e o brilho no fundo do olhar

O dias vão se passando... você se pergunta será que este sentimento vai acabar...
Posso eu fugir e fingir que não estou a olhar
e nem mesmo a me importar...

Mas como não me importar com algo que incendeia a alma
que transbordar e as vezes me tira ou traz a calma
Ah... amor... amor... amor...
Que da vida dá o sabor

Mas as vezes penso que este coração é de aço
e protege em seus músculos cárdicos
o sentimento mais belo e esmero
o amor simples e singelo

Inserida por niviarodrigues

"Não se arrependa do que está vivendo agora.
Não se arrependa por ter amado demais.
Não se arrependa por ter se esforçado demais.
Não se arrependa por ter demonstrado demais.
Se arrependa por ter tido a oportunidade e não ter aproveitado a mesma.
Somente se arrependa por não ter vivido."

Inserida por LucasMorgado

Engraçado, como na vida a felicidade pra uns faz falta.
Simplista, como pra uns ñ falta.
Orgulhoso, aquele que diz que já tem e ñ quer mais.
Racional, aquele que diz que ñ precisa de muito pra ter.
Carente, aquele que a procura.
Normal aquele que ela falta, que ela ñ faz falta, que diz que ñ precisa muito pra ter mas que a procura.

Inserida por bianca_maria

Certamente todos temos direito à vida,
segundo nosso livre arbítrio, e desejamos
ter nossos direitos respeitados, desde que saibamos
igualmente respeitar os direitos alheios...
Ósculos e amplexos,
Marcial

TODOS TEMOS DIREITO À VIDA
Marcial Salaverry

É importante respeitar, para ser respeitado...
Saber ocupar o espaço que lhe é destinado, sem tentar invadir o que a outro pertence...
Os direitos são iguais, perante Deus...
Esta foi, é e sempre será uma das normas do bem viver.
Vivemos em comunidade, disso nunca podemos esquecer.
A vida é um espelho, que sempre nos devolve a imagem que passamos...
Para o ser civilizado, realmente ser civilizado, precisará agir solidariamente, e não solitariamente,
pensando somente em sua necessidade, esquecendo-se da fraternidade, da solidariedade,
lembrando de que vivemos em uma aldeia global, e nada deve ser feito pensando no mal,
praticando o bem, para o bem receber também...
Só pode viver em paz, quem disso for capaz...
Nossos semelhantes respeitando, melhor nossa vida iremos levando...
Assim agindo, certamente poderemos fazer de cada dia de nossa vida, sempre, UM LINDO DIA.

Inserida por Marcial1Salaverry

Às vezes eu penso na vida, como sempre ela se mostra de uma forma monótona e penal, será todos (sem exceção) estamos predestinados a isso a nascer crescer se é obrigado a escolher o que faz o que fará o resto da vida na adolescência e viver todo dia no anonimato da mesma. Queria que tudo fosse como um livro de ficção desses que costumam ler e ver onde tudo o que é diferente, coisas impressionantes acontecem.
Paro e penso realmente não pertence a esse mundo, na minha cabeça tudo acontece de uma forma diferente do que se passa na realidade. Meu mundo é visto com outros olhos, outras cores, outros formatos onde cada dia surgem perguntas novas que nunca podem ser respondidas.
Espero o dia que possa aflorar e conhecer uma pessoa que pense como eu, que não consigo se encaixar também a tudo que se é imposto pela nossa sociedade que preferirá se refugiar no mundo perdido de sua imaginação.

Inserida por DesconhecidoAR

" A vida deveria ser simples como nos filmes...
As decisões seriam fáceis...
As resposta seriam instantâneas...
Você não precisaria procurar a quem amar, simplesmente aconteceria...
Mas que graça teria?
Tudo que se conquista fácil se vai fácil...
Mas qual o sentido quando absolutamente tudo é difícil, complicado, arriscado...
Tudo que se conquista com dificuldade não se vai? É eterno?
Não é uma resposta simples demais?
A vida tem seus truques, cabe a você digerir, aceitar e tentar desvendar cada mistério, que a vida te impõe... "

" Me permita ficar triste.
Me permita ficar alegre.
Me permita ficar deprimido.
Me permita não esquecer.
Me permita esquecer.
Me permita relembrar.
Me permita fugir.
Me permita ficar.
Me permita ser livre.
Me permita sentir.
Me permita não sentir.
Me permita viver.
Me permita não viver.
ME PERMITA SER QUEM EU SOU. "

" Em um domingo qualquer você acordará, olhará para o lugar vazio ao seu lado e pensará:
- O que fiz até agora?
- Valeu a pena tudo que sacrifiquei para chegar até aqui?
- Esse é o único lugar em que vou chegar?
- Nada irá mudar?
- E se eu tivesse feito diferente? Acho que hoje eu estaria melhor..
- E se eu tivesse trabalhado mais? Acho que poderia estar ganhando mais...
- E se eu tivesse me empenhado mais em meus projetos? Acho que hoje poderia ter um baita nome...
- E se eu tivesse escolhido diferente? Acho que hoje não teria dúvidas do que sou..
- E se eu tivesse trabalhado menos? Acho que hoje ao menos teria alguns amigos, quem sabe até alguém ao meu lado...
- E se eu...???
Então se dará conta de que essas dúvidas são mais frequentes do que gostaria de admitir... "

" E quando começamos a viver nos demos conta de quanto tempo se passou até aprender-mos...
Não existe "viver certo ou viver errado", apenas viva...
Apesar de alguém falar para você: " Você não está vivendo certo, você tem que sair mais, tem que conhecer mais pessoas." Ou tantas outras frases do gênero, entenda o seguinte; a maneira que você vive, depende unicamente de você, ninguém é igual a ninguém...
"Viver é fácil, nós que complicamos... " Uma das frases mais verdadeiras e auto explicativa, que dispensa interpretação...
Viver sobre limitação auto imposta não é viver...
Viva se arriscando, sempre indo até o limite, mas nunca ultrapassando-o...
Viva sem ter medo de errar, pois é com o erro que se aprende a acertar...
Viva amando, pois o amor é a base da vida...
Viva sem rancor, pois o rancor não o faz evoluir...
Viva absorvendo o que é bom e aprenda a saber a diferença entre o que é bom e o que é ruim, pois o que é bom para você pode não ser para o outro. ( você não é igual a ninguém ). Gostos variam...
Viva sem arrependimentos...
Viva respeitando o próximo...
Viva com educação, pois no mundo já existe pessoas demais que não tiveram a oportunidade ou o interesse de ser educado...
Viva fazendo a diferença, mesmo que pareça ser minima, cada ação é mais relevante do que parece...
E por fim, VIVA A VIDA, pois nós só temos uma e não podemos desperdiça-la. "

" E em cada personalidade é possível encontrar uma desvantagem...
Quando uma pessoa é mais inteligente do que as pessoas que estão próximas a ela, alguns consideram tal pessoa arrogante...
Quando se começa a pensar, pode ser que não consiga parar...
Quando você tenta entender a realidade pode não querer voltar ao mundo da fantasia...
Para se ganhar algo, alguém tem que perder... "

Muitos dizem: ah, a vida deveria vir com um manual de instrução.
Mas, porque? Pois, se das coisas que compramos nós não usamos, então, provavelmente na vida não seria diferente.
Pois o bom de não usar o manual e ter aquela sensação de conquista, de ser foda quando conseguimos fazer o que pretendíamos. Claro que apanhamos um pouco, mas com a persistência conseguimos.
Então, não desista da vida, você vai apanhar um pouquinho, mas vai conseguir obter êxito.

Inserida por ErickFonseca

A gente acorda, planeja o dia, coloca lembretes e post-its por todo canto para nos lembrar de executar esses planos sem nenhuma falha, sem nenhum esquecimento.
O fato é que a gente nunca anota ou faz um lembrete de que talvez esses planos não cheguem ao final, que deveremos estar preparados para sermos bruscamente interrompidos pelo eventos naturais da vida.
Eu nunca colei um bilhete na geladeira para me lembrar que tal dia meu mundo desabaria, assim como eu fazia com as consultas médicas.
Eu nunca saí de casa para trabalhar, preparada para não almoçar sabendo que meu estômago se contorceria dentro do corpo por medo, dor, fadiga...
O que eu quero dizer é que a gente nunca está preparada para que o mundo desabe em nossas cabeças, mas ele desaba e nos quebra em pedacinhos!
Ao longo dos anos perdemos pessoas importantes, que nunca estivemos preparadas para perder, mesmo sabendo que um dia todo mundo se vai.
Veja aqui a vida nos tornando caquinhos diante das fatalidades.
Ao longo dos anos erramos e erramos muito, mesmo que esses erros sejam consequências das tentativa de acertos.
A gente perde amizades, perde amores, perde laços, afetos que fazem muita falta quando a gente para pensar, mas não dá pra voltar no tempo, não é mesmo?
Infelizmente ou felizmente não sei bem ao certo, depende do dia, não dá pra voltar e consertar os erros, mas da pra ajeitar o "daqui pra frente", da pra arrumar o "de hoje em diante".
Eu como todo ser humano já errei, errei inúmeras vezes, cometi erros irreparáveis, cometi erros que nem o perdão é capaz de amenizar.
Não, eu não matei ninguém, nem roubei ninguém, nem cometi qualquer ato criminal perante a lei dos homens.
Mas na lei do bom senso eu passei dos limites! Eu me descontrolei, doeu, eu não soube agir. Eu matei os meus afetos, eu roubei os meus próprios sonhos. Não eu também não culpo a vida, o destino, a Deus, nem a ninguém. A culpa dos meus erros são só minhas.
Quando eu fechei as portas, joguei minha mala nos ombros e caminhando lentamente em direção aquele ônibus que me levaria a certo destino, um novo rumo, fui derramando lágrimas pelo caminho, como as migalhas de pão naquele conto infantil, em cada passo carregado de medos, incertezas e esperanças, eu me sentia uma criança perdida, acuada, desprotegida em busca de qualquer coisa mínima que eu pudesse agarrar como um porto seguro, em busca de um conforto sentimental.
Tudo que eu encontrei foi um caminho novamente cheio de erros.
Quando olho tudo que perdi, tudo que poderia ter e não tive, tudo que eu deveria ser e não fui, eu lamento, dói, eu me entristeço.
O fato que ninguém nunca vai saber no íntimo as dores que fazer alguém tomar um certo rumo, nem passando pelas mesmas. Porque cada pessoa é diferente, agem distintamente, não dá pra julgar, aliás nem devemos, isso é algo que não cabe a nós.
Apesar de ter voltado para a mesma cidade, não encontrei nada da maneira como eu deixei, apesar do pouco tempo.
A casa já não era mais minha, meus móveis já não eram meus, o emprego promissor já havia encontrado substituta, meus amigos já não eram meus. A única coisa que ainda me pertecia nesse lugar, era a culpa.
A culpa por não ter mais nada.
Mas caramba, que droga! Eles me fazem falta, só que a quatro anos atrás não existia um manual para sabermos como agir quando nosso coração fosse estraçalhado, eu aprendi sozinha!!! E a novidade é que hoje esse manual ainda não existe, é só o tempo mesmo.
Mês passado meu mundo explodiu novamente e eu nem tinha deixado um lembrete na geladeira que aconteceria, mas dessa vez doeu bem menos! Porque hoje eu vejo que eu amadureci, como uma frase que eu li uma vez "Amadureci com o passar dos (d)anos."
De tudo eu conclui que: O tempo vai passar e a gente vai continuar errando. As decepções serão as mesmas ou até maiores, mas elas irão doer cada vez menos e você estará cada vez mais forte!
E o coração, ah, o coração! Esse tem que ser tipo fênix: renascer das cinzas e aprender a voar de novo.

Inserida por tabatac

Vou lhes contar uma pequena história que aconteceu comigo.

Ja tive amizades que achei que duraria pra sempre, e amigos que nao vejo a anos mas sei que quando encontro parece que nao se passaram mais que algumas horas.

O ser humano tem uma defesa automática, chamada de instinto, necessario para sua sobrevivência.

No reino animal, Lobos nao andam com Hienas, muito menos caçam juntos, pois sabem que se assim o fizerem, apenas um lado saira lucrando com isso.

Da mesma forma, levando isso para a vida real, amizade verdadeira é para poucos, nao confunda piedade, com amizade.

Quando vc recebe um afago, nao pense que está recebendo o melhor que o outro poderia lhe oferecer, e sim que ele apenas lhe deu um pouco do seu tempo, migalhas, para que vc nao morra de fome.

Inserida por lusandro