Textos Reflexivos

Cerca de 66805 textos Reflexivos

Ontem na festa da Prima Vera, hoje na selva do Neris.

Todo mudo sabe, se tem uma coisa que eu não suporto é mariquices...

Ontem fui a uma festa pela primeira vez, com os meus amigos que conhecem bem a floresta encantada.
Logo que cheguei ,fiquei um pouco assustado, no meio de tantas mariposas, umas andavam, e outras quase chegavam a voar como o Peter Pan, em cima do trio elétrico. No primeiro momento a minha vontade era voltar correndo para casa, por que não me sinto bem no meio de multidões, porem, a companhia dos amigos estava agradabilíssima, e fui ficando... A segunda parte da festa foi a mais divertidas. Ao entrar na floresta colorida onde tinha arco-íris para todo lado, e a única chuva que lá tinha, era de poeira. Na hora que o sol se despediu com um grande espetáculo e deu a vez a lua que entrou em sena, comecei a caminhar e ouvir os cantos das cigarras ao fundo, e entres seres alegríssimos que cantarolavam e dançavam o tempo todo, esperando atração principal que vinha de longe, trazendo consigo o repertorio que todos aguardavam com expectativa. Adorei a festa da Prima Vera, me diverti imenso ao lado de pessoas muito queridas, e senti tantas coisas que me fizeram aperceber que de facto somos todos diferentes e todos iguais, e, que todos em comum querem nessa vida: respeito, um lugar ao sol, ser feliz de verdade, e, cada um com o seu tanquinho...

Uma noite. Uma única noite. Será que foi só isso? Talvez para você tenha sido, mas para mim não. Ah... pra mim significou muito mais. Aquela taça de vinho, aquela lua cheia (de vida), aquele olhar que sorria, as palavras que voavam... detalhes assim não saem da minha retina. Ficam cravados.
Eu ainda posso sentir o cheiro, a mão na nuca, sua boca na minha, o gosto de álcool e de desejo. Ainda posso sentir o coração pulsando acelerado, os pelos arrepiados e a cabeça perdida em pensamentos. Eu ainda posso sentir você aqui porque a intensidade de uma noite dura muito mais que doze horas. Foram toques que dançaram ao som de sussurros, beijos que gritaram em liberdade, sorrisos genuínos. Ainda que breve, foi real. E não posso acreditar que tenha sido unilateral. Seus olhos me contaram, seu corpo comprovou, as palavras não mentiram e um sorriso se abriu. Confessa, vai, você também sentiu.
Foi um espetáculo. Não, talvez só um ensaio, mas no palco da sorte. Não gosto de falar em sorte, mas não sou capaz de dizer o que aconteceu ali. Sorte, azar, acaso, destino, loucura... É foi uma loucura, mas não foi só uma noite. E ainda que não se repita, não foi só uma noite. Não foi.

VIVER

Viver, infinitivo
quem dera fosse infinito!
Viver é coisa bonita, mesmo havendo
os problemas e alguns momentos tristes
Afinal, ninguém disse que seria colheita de rosas, mas é como se fosse uma eterna plantação
Semeamos nossos sonhos e feitos e esperamos com aquele aperto no peito o resultado das nossas ações.
As vezes colhemos medos, dores e nãos,
mas viver é feito de tentativas, de recomeços e reconstruções.
Se não fosse assim, talvez não valesse a pena, não traria aprendizado e tanta satisfação.

Simples assim...
Harmonia e paz, incondicional é o princípio de viver e conviver - como é na natureza e em todo o universo - complica + quem tem muito ego e infinitas coisas para aprender. A estes, sem a humildade, reverencia e a gratidão, resta-nos o pesar pelo justo sofrimento no acelerar das lições particulares que a vida dá - na estrada da vida, no rumo, rota e prumo dos seus crescimentos e evoluções, + ou - até que haja de fato a sincronização com a harmonia de tudo o que se move e é sagrado ao seu redor, na Terra e no "uni-verso". Assim, nessa cosmovisão, seguirão a sorrir em vez de reclamar, aproveitando as lições que a escola da vida oportuniza. É com o coração de estudante, de eterno aprendiz, seguindo-se em harmonia & paz, que pode-se ver o sol por detrás das nuvens das ilusões transitórias. Pzornitta

Complexidade da Inspiração

Inspiração,
Vem, acontece do nada,
De simples momentos,
De atitudes tomadas.

Tem dias e dias,
Dias que não vem nada,
Dias que ela até fala,
Não da pra entender.

Parece agir sozinho,
Parece ter sentimento,
Se tratar com carinho,
Nos dá valor ao momento.

Se tratado rancorosamente,
Não adianta nem tentar,
Desaparece de tua mente,
Não vem nem se chamar.

O jeito é ser gentil,
Assim vem sem pestanejar,
As ideias surgem à mil,
Não da nem pra segurar.

Como olhar a vida

Com certeza a visão de todo ciclo é uma ótica singular, as maneiras se divergem cada olhar, porém o intuito é generalizado, realização e aprendizado, conquistar, progredir, mas as mentes também flutuam pelo aborrecimento das ambições, o contentamento ausente, a chama das prisões, o dinheiro, o poder, o ter, o homem e a mulher escultural, a febre vaidosa, o erro natural, do que os olhos do interesse engana, a escolha marginal, a carência pela capacidade, de analisar a qualidade, a bagagem frenética do ego inflamado, o beijo da vida pode atrair, a malícia pode sucumbir, sim, é tanta fantasia que o senso perde a magia, de conhecer o fruto do espírito, deixa de saciar a doçura do semblante humilde, onde o orgulho é vencido, todos os dias separar joio do trigo, enfim, o olhar da vida, é uma mensagem leda pela maneira peculiar, a cada palavra interpretar e dá vazão a um contexto que cada um justifica, como conduzir e olhar a vida.

Giovane Silva Santos

É a vida

Hoje comparei minha vida com uma montanha russa, cheia de altos e baixos, percebi que as vezes no alto fico feliz,mais emocionado porém fico com medo,mas estando em baixo fico triste, não vejo a hora de subir, mesmo sabendo que ali andando devagar estou mais seguro, vai entender né... é a vida.

Nós aceitamos!
Aceitamos o último sorriso,
o último abraço,
o último beijo,
o último olhar.
Aceitamos a morte do tempo,
as perdas... enfim, aceitamos!
Todavia, não estamos preparados e por isso sofremos calados,
vivendo a eterna aceitação de que a vida aos poucos morre.
E o que resta? É aceitar!

"Você não pode imaginar a emoção que senti quando descobri a data (6 de junho) em que nos encontramos. Você me pareceu a última boia lançada no meio de uma vida já então vazia. Me agarrei a ela com todas as forças fechando voluntariamente os olhos a tudo que pudesse pôr em risco essa última esperança"

(16 de agosto de 1949, Maria Casarès a Albert Camus)

Levante-se o muro entre o passado e o amanhã;
Emoção e a razão;
Amor e o ódio;
Vingança e o perdão;
Saudade e o desapego;
Guerra e o sossego;
Medo e o certo...
Difícil é saber que a necessidade de isso acontecer é inevitável, imutável e irremediável
Os muros se levantam pra mostrar que ainda há algo a viver, mesmo se temer
o medo não pode reinar.

Meu peito está apertado
Meus pensamentos perdidos
Minha alma chora rios
No escuro daquele vazio
Não me acho quando olho
Tudo aqui é incolor
Esse sentimento me frustra
Meu coração grita em dor
Quero um espaço na vida
Ter chance de se mostrar
Observo o vasto mundo
Mas não acho meu lugar.

Cuidados com a vida
Sentimos a esperança presente em cada dia que surge, mas, as tarefas diárias sempre trazem preocupação.
Não deixemos que sejam excessivas.
Consideremos apenas o necessário.
Vejamos o lado positivo das coisas e cuidemos dos vínculos de afetos que nos trazem alegria.Valorizemos nossa vida-- é uma forma maravilhosa de ver o mundo com mais satisfação e agra_
dever a Deus!

A vida é feita de começos e recomeços
Dificuldades e tristezas atravessam nossos caminhos muitas vezes nos obrigando a mudar o rumo.
Faz parte do crescimento
Faz parte do aprendizado
A duração do período triste é determinada pela percepção de que nos tornamos mais fortes.
E também aprendemos a valorizar o tempo e consequentemente a vida.
Sol, Chuva, nuvens, tempestade
Vida que não é perfeita mas que podemos ter a certeza: vale a pena em qualquer tempo.

"A vida é uma eterna primavera, sempre depois do inverno frio à caminho de verões intensos, nunca eternos.
Enfim meu bem, existir, qualquer um sabe, mas viver, viver é pra poucos.
A vida é uma fase de transição e entre altos e baixos vence aquele que vive de verdade, nem sempre quem sabe viver, mas sempre quem que tem coragem suficiente pra se arriscar nessa estrada rumo ao desconhecido que chamamos de viver"

Existe diferença entre viver a vida,
ou apenas, passar pela vida...
Quando feriados vão chegando, é que
podemos ver como é bom poder manter uma
BOA VIDA...
Osculos e amplexos,
Marcial

COMO MANTER UMA BOA VIDA
Marcial Salaverry

Principalmente quando os feriados vão aparecendo, é que podemos entender que com total e plena certeza, não poderá haver nada melhor do que conseguir viver de uma maneira amena, agradável, sem muitos problemas, sem dívidas, com a saúde perfeita, muitas e boas amizades, e mais algumas coisinhas que não me ocorrem agora. Só que nem sempre, e porque não dizer, dificilmente conseguimos chegar nesse estágio de beatitude total. Sempre existe uma peninha, ou um monte delas para atrapalhar o contexto.

É certo que por nossa maneira de encarar a vida, nunca estaremos totalmente satisfeitos com nossa situação atual, por melhor que ela esteja. E sempre estamos esperando uma ajuda de Alguém acima de nós, e muitas vezes sequer sabaremos dizer o que realmente queremos, mas queremos algo melhor, ainda que fique aquele pensamento de que, "se melhorar, pode estragar..."

Certamente poderemos facilitar um pouco a tarefa do Amigão. Basta um pouco de boa vontade de nossa parte, observando algumas atitudes que poderemos tomar, e que poderão aplainar nosso caminho, pois é certo que por vezes temos problemas de comunicação, e nos queixamos de não ser bem compreendidos, quando o certo é que somos nós que não conseguimos nos comunicar adequadamente.

E isso acontece porque precisamos saber falar com as pessoas, devemos saber expor claramente nossas idéias e ideais, procurando, se for o caso, amoldá-las à situação de momento, para que sejam exequíveis. Se não conseguirmos nos comunicar com clareza, tudo ficará mais difícil, e assim, é importante nos expressarmos claramente.

Muitas vezes, a busca do sucesso na vida, nos impede de vive-la adequadamente, pois na ânsia de conseguir atingir determinado status, abrimos mão de alguns prazeres, apenas nos dedicando ao trabalho, na insana busca do sucesso, sabendo que é importante chegar-se ao tôpo, mas de uma maneira racional, sem que sejamos obrigados a nos privar de muitos prazeres, ou pior ainda, atropelando quem estiver à nossa frente, derrubando por vezes quem merece nossa consideração.

L’Inconnu brinda-nos com uma mensagem aplicada aos “trabalhólatras” de plantão:
"Status é comprar coisas que você não quer com o dinheiro que você não tem, a fim de mostrar para gente de que você não gosta, uma pessoa que você não é."

Na realidade, é muito mais importante fazer as coisas que possam nos dar prazer, do que apenas as coisas que, apesar de melhorar nossa vida, poderão nos tirar o prazer de viver com prazer, pois, na realidade, nada tem graça se não for bom para o corpo, para o espírito e agradável para nosso coração, e assim sendo, não podemos ter muita pressa para conseguir as coisas, e devemos tentar sem querer que o sucesso venha logo da primeira vez. O que sempre deveremos manter é a disposição para tentar novamente, e para tanto, deveremos cuidar da saúde, para que não nos falte energia para continuar tentando, com paciência e determinação.

Devemos ter versatilidade para mudar nosso alvo se as coisas se complicarem, não desanimando com eventuais erros ou fracassos, que devem ser aproveitados para aprender e não mais cometer os mesmos erros, e certamente conservando sempre a idéia de que o simples fato de estarmos vivos já é uma vitória, devemos sempre ter como nossa meta manter a vida, procurando vive-la da melhor maneira possível, aproveitando a oportunidade que temos de ainda ter forças para tentar sempre algo a mais.

E isso só será conseguido, se, pelo menos em nosso interior conservarmos nossa alegria de viver. Por pior que esteja a situação, por maiores que sejam nossos problemas, somente poderemos resolve-los se não deixarmos que se apague nossa luz interior.

Nunca deveremos nos iludir, pensando que conseguiremos fazer tudo num dia só ou quando tivermos todos os recursos para tenta-lo. Devemos nos habituar a conseguir as coisas paulatinamente. Cada dia tem apenas 24 horas. Vivamos um dia de cada vez, sempre tendo presente que para manter nossa motivação, devemos sempre ter algum sonho para realizar. Algo em que pensar. Uma meta para ser atingida.

E para que não se perca a alegria de viver, vamos procurar fazer de todos nossos dias, sempre, UM LINDO DIA, aproveitando eventuais feriados para aquele relax de que nossa alma tanto precisa...

Eis que o homem sem passado disse ao homem sem futuro que o presente já se foi...

Quem somos nós senão detalhes...
Uns vem outros ignoram mas no fim ninguém liga, pois somos apenas detalhes.

Somos a centelha divina, o sumo produto da criação, temos tudo somos o todo.

Mesmo assim somos tão sós... tão frágeis... no final ser tudo as vezes se confunde com ser nada...

O mundo hoje esta muito doente. A carência fez com que a busca por relacionamento, encontrasse caminhos duvidosos.
A internet virou ponto de encontro .. ..em salas de bate papo, Face book ou sites de relacionamento. Ela facilitou as coisas para quem busca aprendizado,porém,a insatisfação tomou de vez o lugar da emoção quando o assunto é relacionamento.
Iniciando uma conversa os individuos acreditam estar fazendo algo muito bom!
O numero de pessoas e os motivos são bem grandes. “sexo virtual”é a potencia que predomina. A tela aceita tudo, .e a falsidade ganhou um numero absurdo de adeptos.
O nome, como a idade, as descrições do físico, fotos....nada são verdadeiros nesta terra de ninguém,a Zumbilandia.
O maior problema é que,o computador não dá condições de desenvolver os sentidos que ajudam em relacionamentos que realmente impulsionam a vida.
Palavras são importantes na conquista, no jogo da sedução, mas o olfato, o toque, os beijos, são de extrema importância para se iniciar um relacionamento bacana.
A webcam nos permite a visão, mas ainda assim, estamos na ilusão de que apenas isso nos satisfaz e vamos protelando a vida ,sem lembrar que o tempo passa.
Computador e internet com toda certeza fazem parte do progresso, mas ter relacionamento intima com eles, ao contrario do que se pensa,isso,não é progresso e sim decadência!
Somos seres humanos criados para o amor e não podemos nos acostumar a viver pela metade. Merecemos mais que isso.
Precisamos nos valorizar, nos respeitar....ter discernimento. A vida é um convite a olhar para frente, para o que impulsiona,é para frente que estaremos bem no presente e só vamos saber se estamos no caminho certo quando perdemos o interesse de olhar para trás.

Se eu ficar...

Entre dois elos eu estou
Um duelo meu e da morte
A vida em mim clama
A morte por mim espera
Juro que não quero esquecer
Da vida que nem percebi
Se eu pudesse resgatá-la
E vive-la
Intensamente...
Impossível?
Tenho fé
Se eu ficar tudo vai ser diferente
Mesmo que carregue a dor dos que se foram
Prefiro viver a saudade
Do que morrer sem rever à luz
Conjugaria todos os verbos do carinho:
Abraçaria
Beijaria
Acalentaria
Acariciaria
Cantaria cantigas de amor
Amor à sagrada vida
Detalhes seriam odisséias de esplendor
Se eu ficar
Sorriria por bobagem
Gargalharia à toa
Choraria de felicidade
Pela brisa que toca o rosto
Pelo sol que aquece o coração frio...
Se eu não ficar?
Quero ficar de qualquer jeito nos corações desesperançados
Sondando, pulsando... renascendo

Redação da minha vida

Minha vida é uma redação
Começou com parágrafos e organização
Mas ao longo do tempo isso mudou
O autor simplesmente quis colocar as ideias no papel
E letras maiúsculas foram esquecidas
Acentuação foi perdida
E as frases não chegam mais ao final da linha
Já foi tempo cronológico
Mas se perdeu no meu psicológico
Parágrafos viraram estrofes
Ou simplesmente frases
E os pensamentos não tem mais conclusões

Acordei hoje e vi o mundo por uma janela diferente, mas ainda estava no mesmo quarto da mesma casa em que acordo quase todas as manhãs. Deixei o leve toque do sol me aquecer enquanto filosofava na razão por trás de tamanha mudança. Eu certamente não fui arrebatado, nem abduzido. É algo diferente embora o mundo ainda seja o mesmo. Talvez seja mais simples do que eu queria que fosse.
Só uma coisa mudou e não foi a janela por onde olhei e nem o que eu via através dela. Somente eu mudei, estou diferente e por isso eu vejo mais luz agora, não por ter aberto os olhos, mas sim, por libertar minha alma dos medos e inseguranças. Ingenuamente eu acreditava que aquilo tudo me protegia.
Não sou mais um fruto rígido e insosso. Amadureci!
Vejo tudo diferente agora e gosto do que vejo!