Textos Reflexivos
Ah... as borboletas, como as admiro, livres e perfeitas com sua súplica singela no ar.
Medo, já sentiu medo? Medo de não realizar seus sonhos? Medo do dia seguinte? Medo de não estar vivo?
Será que as borboletas sentem medo?
Aprendi observando elas, em seus voos singelos mas precisos, que o tempo é inserto mas certo. Em outras palavras, percebi na incerteza a clareza de cada coincidência.
Existe tempo para nascer, tempo para crescer, tempo para transformar, tempo para voar e tempo para morrer. Essa é a vida de uma borboleta. Mas como ela sabe o tempo de cada etapa? É ela que controla as etapas ou o tempo?
Impressionante e intrigante como a imprecisão temporal é a precisão mais perfeita na vida. Será que esse é o segredo para uma transformação completa de realidade?
Realidade ou fantasia? Até onde a realidade pode ser considerada real? E se não for real, mas sim um ideal criado por nós mesmos?
►A Espera de Ti
Quis me abster de você
Pensava que não necessitaria mais escrever
Sobre amores, romances em fantasia, mas, me enganei
Pensei que conseguiria apenas viver feliz
Sem pensar nas tristezas e mágoas, mas, não foi assim
Prova disso é meu retorno para a escuridão
Sorte que não sofro de nictofobia, quanta sorte
De tantas e tantas vezes que visitei, me tornei quase consorte.
-
Passei os últimos meses tentando viver um conto
Porém, as dores do passado, e do presente,
Estavam escondidas, refugiadas pelos cantos
Confesso ter agido erroneamente em vários momentos, mas
Refletindo, uma indagação me ocorreu
Será que mereço tantos confrontos? Será?
-
Eu me fingi de cego para as feridas
Fingi que se encontravam cicatrizadas, curadas
Que mentira, elas continuavam a arder, sangrar sem parar
Para estancá-las, usei o meu amor pela princesa
Comecei a melhorar, com sutileza, sem nunca as esquecer
Fiz isso por dias, até que elas, enfim, vieram a gangrenar
Não teve jeito, amputei meus membros, pedaços do coração
A dor que senti no passado, não se compara com a que sinto agora
Graças a comprimidos de esperança, mantenho-me de pé, com a mente melancólica
Algumas horas estava chorando, de porta fechada e janela a mostra
Lágrimas antigas, mas que mesmo assim, me apavoram
Quem sabe eu chore até que a lua se vá embora?
-
Nestas páginas que escrevo tristonho,
Não quero que sua imagem seja manchada
Eu te amo, isto nunca será apenas uma fábula
Eu só queria viver contigo um romance simples
Nada muito chamativo, especial apenas, como um paraíso
Mas, mesmo que eu pensasse assim, não fora este o fim que se levou
Choramos juntos, brigamos juntos, duvidamos do nosso amor.
-
Talvez eu devesse ter me controlado
Cobrado menos, te abraçado sempre
Talvez te desejei tanto para mim, que não me contentei
Com os segundos, minutos, que passamos juntos, errei
Pudera perdão, resolver todos os problemas
Pudera paixão, de fato sarar feridas internas
Mas, não, o mundo real é feroz, o tempo, imparcial
Passará para todos de forma igual.
-
Queria que você estivesse livre para me amar,
Para me aceitar, para me deixar entrar em sua vida
Eu queria, mas, você ainda pertence ao passado, querida
Irei esperar, não sei por quanto tempo mais, mas, irei esperar
Quem sabe você se liberte? Quem sabe.
Simplifique a fórmula.
Nossa, fiz tanto, mas tanto, que não fiz nada.
Esse é o retrato de uma vida pequena, limitada em afazeres que poucos são seus e muito para os outros.
Se pararmos um momento para refletir sobre a vida, uma das coisas que não escapará é o pensamento de que o quanto é grande nossa vontade de viver e, quão próximos estamos da morte.
Pensamos em viver, mas vegetamos em um cotidiano que criamos para nós.
Uma dicotomia interessante que vivemos é que: Trabalhamos para nosso conforto. Ou seja, nossa vida está atrelada ao que fazemos dela e com ela. Olhando por esse prisma, as coisas não parecem ser tão simples assim. Mas, são.
Aprender a se satisfazer e entender suas reais necessidades, auxiliarão você a viver melhor consigo mesmo.
Se você quer algo, e aquilo irá lhe satisfazer, não é errado querer. O erro está em atropelar o processo para adquirir a coisa ou o bem. Por mais que algo lhe satisfaça, se você, por exemplo, entrar em uma dívida impagável, aquele objeto de satisfação lhe causará sofrimento financeiro, será que é correto? Seria como se você se destruísse para se satisfazer. O que não é certo.
Quanto a vida, neste ano, ficamos mais próximos da morte. Perdemos familiares, amigos, conhecidos. Diversas classe sociais e idades foram vitimadas, mostrando, a morte, uma ação heterogênea e equilibrada.
É fato que a morte nos cerca a todo momento, e nas mais variadas formas, mas, devido a pandemia, essa se tornou foco de acontecimentos e, pensamentos e reflexões sobre a vida.
Ora, a vida não pode ser mesquinha, não pode ser pequena, isso seria no mínimo, uma ofensa a si mesmo e a ela.
Mas, embora vivo, aonde posso encontrar o processo que me permitirá apreciar a vida? Resposta é simples, a vida está em todas as coisas, desde que você olhe com os olhos da vida.
Sem sentir, não há sentimentos.
Imaginemos que você acordou, levantou, tomou café de forma apressada e saiu correndo para trabalhar. Você apreciou a vida?
Se você acordou, agradeça, muitas pessoas morreram dormindo. Se você tem algo para alimentar , agradeça e saboreie o alimento que lhe sustentará, se você tem um trabalho e forças para trabalhar, faça dessa força o ânimo para uma boa jornada de trabalho.
Comece o dia como um ser vivo, não como uma máquina programada para repetir as mesmas ações como em uma linha de produção.
Simplifique sua vida, jogue os excessos emocionais fora, aprenda a valorizar as coisas que possui, aprenda a ser grato por suas conquistas. Faça das dificuldades a mola propulsora para lhe arremessar para o alto. Aprenda a ser feliz no ganho e a levantar a cabeça nas perdas. Você jamais será o dono da verdade, mas, cultive suas ideias e seus conceitos, se bons, viva-os.
A vida é simples, acredite nisso.
Ela se resume em dizer obrigado, e usar seus sentidos para apreciá-la.
Não basta olhar para uma flor e dizer que ela é bonita. Você tem que ser capaz de sentir a suavidade de suas pétalas, o seu perfume, aquecer seu coração em suas cores. Se for capaz de sentir isso, em uma flor, bem vindo a vida.
Lembre-se que a vida é finita, e que não temos controle do segundo seguinte, temos apenas, uma previsão ou na melhor das hipóteses, uma perspectiva. Sabendo disso, viva plena e grandiosamente. Como diria o filósofo: "A vida pode ser curta, mas, jamais deve ser pequena."
Pense nisso.
Ilumine seu dia.
Paz e bem.
Se hidrate.
Se uma vida sem amor não vale a pena ser vivida, e o amor nós encontramos em nós mesmos, e não necessariamente nos outros, mas também nas pequenas coisas, então... uma vida que vale a pena ser vivida é uma vida na qual você consegue ver o amor em tudo quanto é lugar, inclusive nas outras pessoas.
Assim, você pode eventualmente acabar decidindo por viver uma vida mais pautada em ver os outros felizes, e assim, você acaba, sem querer, trazendo para si a própria felicidade. Até que em dado momento você encontra uma outra pessoa, que não só você a faz feliz, como ela também te faz feliz, de uma maneira diferente. Não é como se ela fosse algo que estava em falta, mas sim como se fosse algo que soma em tal maneira, que parece que ela, enquanto uma "peça extra", se fosse retirada agora do tabuleiro de sua vida, te faria incompleto.
Desta maneira, você fica com essa pessoa, até onde for possível. E se um dia ela partir, você a mantém no coração, pois uma pessoa só morre quando é esquecida, e no seu coração, ela jamais morrerá. Seu coração continuará aceso, com a chama que aquela pessoa acendeu.
O que esperar de amigo? O que significa a palavra amizade? A quem confunda amizade com abdicação, quer ter a quem deseja para si, só para si, e há aqueles que não aceitam opiniões e não despejam confiança alguma em ninguém.
Contudo tanto a palavra amigo quanto a palavra amizade derivam de um prefixo bem conhecido, tomado de um sentimento próximo a tudo que o significa, "amor", amizade significa depositar em alguém a confiança de seus segredos, é espalhar sorriso de alegria, abraços de conforto e apoio, ser leal, companheiro e acima de tudo ser prudente.
A quem tenha amigos divertidos, brincalhões, mas nas horas difíceis falam sério e te apoiam se você estiver certo e lhe aconselham, não lhe abandonam, quando você está errado.
Somos muito presos a intolerâncias, mas muito poucas vezes somos tolerantes, somos mais capazes de julgar do que se por na condição do próximo.
Amizade traz você a para o amor, todos nós precisamos de alguém, e toda relação por mais categórica que seja tem seu primeiro passo pautado em um companheirismo, em uma parceria, em uma amizade.
Pense nas suas amizades, e conserve aquelas que você tem certeza que são seus amigos, já aquelas outras que não lhe dão importância ou que estão do seu lado somente por algum interesse comum, mostre-as que para ter sua atenção elas terão que mudar o seu conceito sobre ser ou não ser seu amigo, não despreze-as, transforme-as!
Pense nisso
Não é a ausência que mata o sentimento, é o estar por estar, é o tanto faz, é o acho que quero, mas não quero, não é o frio nem o quente demais, é o morno! O que mata mesmo é a indecisão de quem não sabe o que quer da vida! A vida passa, as oportunidades também!
Quem um dia realmente te quiz, amanhã pode não querer mais também. Nesse caso não é indecisão, é a coragem de abrir mão de quem gostamos por não gostarem da gente!
Mergulho da alma
Minha alma imerge na profundidade do oceano dentro de mim ao adormecer todos as noites, e sempre vejo as pegadas de meus passos num caminho de barcos ancorados, onde o farol são os vaga-lumes que iluminam a escuridão para eu passar, instantes esses que as estrelas parecem me acenar... na areia observo os moluscos brincando com a maresia... e nesse cenário inglório e intangível cheio de magia, suspiro profundo ao despertar para a vida todos os dias...
AUSÊNCIA DE MÃE
Perder a mãe é ter uma lápide no coração que germina ramificações que pulsam vida que o cordão umbilical ainda prende a alma dela em você, aí quando a lembrança vem em sua memória, o líquido amniótico inunda seu mundo em lágrimas...por mais paradoxal que seja esse sentimento de morte o vazio se torna vácuo e a saudade implode, paralisa e chega assim de repente trazendo a doçura do seu semblante nessa hora, exatamente como agora, nessa ausência que silencia e chora.
O Relógio da vida.
Quando estamos diante de uma perda , conseguimos perceber que o relógio da vida não se atrasa nem se adianta. É aquele momento exacto. E é no exacto momento que percebemos profundamente o quão valioso é o nosso tempo. Não se arrependa de um abraço que ficou por dar, de um beijo, de um carinho ou de um simples " oi, tudo bem? ". Faça valer a razão de ainda respirar, porque quando ele resolver parar, quer para nós ou para algum ser vivo que amamos, vai doer. A dor será inevitável porém amenizada com todos os bons e maus tempos passados junto daquele que cujo o tempo parou. Chore, chore bastante mas chore com a certeza de que não foste relapso ao tempo.
Quem nunca ouviu falar que a vida é como uma roda gigante, e também é como andar de bicicleta, se parar você cai, essas expressões realmente são muito conhecidas, mas são apenas palavras, de nada valem se não nós fazem refletir.
Nossa vida passa tão rápido que as vezes até confundimos fatos que aconteceram há muito tempo atrás com algo recente, quem já se espantou com algo do tipo "Nossa, parece que foi ontem" sabe o que estou dizendo, para nós, jovens da Geração Z, somos conhecidos como as pessoas que não sabem esperar, querem tudo da maneira mais rápido possível, aspectos equivalente a esse mundo tão conectado em que vivemos, pode-se entender como um defeito nosso, porém não tivemos a oportunidade de viver ou compartilhar das mesmas coisas que nossos antepassados, as vezes me pego pensando como era esse mundo que minhas avós, mãe, pai e outras pessoas mais velhas sempre dizem, e realmente me bate uma saudade mesmo sem ter passado por essa experiência com eles, quando ouço essas histórias tento mergulho totalmente na época que a caso se passa, como é bom ter alguém para te contar suas experiências passadas de uma forma descontraída, ou então algum velho amigo que te faça relembrar dos momentos compartilhados há um tempo atrás, quem não gosta de ouvir "Você lembra daquele dia?", ouvir essas palavras sair de um bom amigo, automaticamente você sabe que vai vim algo inesquecível que aconteceu com vocês, e essas memórias são algo bem precioso para o ser humano, pois são as únicas coisa que resistem ao nosso majestoso tempo, serão delas que um dia vamos viver, quando estivermos no fim da vida, lembrando de tudo que já fizemos, ou deixamos de fazer, pensando se tinha outra maneira de aproveitar melhor a vida, mas no final você será somente as consequências de suas atitudes tomadas durante toda sua vida, então não tem como pensarmos se tivéssemos feito algo ontem, como estaríamos hoje, de uma forma ou de outra, tudo são efeitos dos nossos atos.
Me baseio muito na expressão que a vida é como andar de bicicleta, para você aprender andar de bicicleta não é fácil nem é do dia para noite, leva persistência, coragem e determinação, e essa é nossa vida, ninguém nasce com um manual das coisas a serem feitas na vida, aprendemos com tempo, e quando achamos que já sabemos de tudo, algo nos demonstra que ainda temos muito o que aprender, e para cada aprendizado também temos que ter persistência, coragem e determinação, acordar todos os dias e enfrentar os problemas não é fácil, mas ao finalizar o dia e ver que você conseguiu vencer é tão gratificante, dizer que conseguiu superar seus medo ou ter feito algo para ajudar o outro, quando digo vencer não quer dizer que alguém perdeu, pois quem está em jogo é só você contra você, essa competição é pessoal, é sempre buscar ser um pouco melhor do que ontem, se fortalecer aos poucos, assim se formaram as grandes construções, aos poucos e debaixo, colabore para a construção do seu corpo, sua mente e seu espírito todos os dias, no dia que pensar que acabou, já fez tudo que deveria, ai vem as reformas, permita-se mudar, encontrar outras formas se reinventar e recomece do 0 se preciso, só se lembre que o tempo não será mais o mesmo.
Viva, essa é uma palavra muito forte mas é confundida com "sobreviva", viver e diferente de está vivo, está sobrevivendo vendo o tempo passar perante aos seus olhos, pensando sempre que se fosse diferente seria tudo mais fácil, mas uma coisa que alguns não sabem, se você não fizer, ninguém fará por você, seja essa mudança que você quer para o mundo.
Diga-me com quem andas, que te direi quem tu és.
Primeiramente devo explicar que este dito popular, não está contido na Bíblia, como muitos acreditam.
Mas, é um dito popular que reflete uma realidade inconteste. O meio em que vivemos, que frequentamos, as pessoas de nossa convivência, dizem muito sobre o nosso caráter.
Se você quer avaliar o caráter de alguém, basta ver as pessoas que a cercam. Isso, lhe dará uma pista sobre essa pessoa.
Que as amizades influenciam nossos hábitos e comportamentos, isso é fato. Pois serão através destas novas amizades que começaremos a frequentar ambientes, aprender novas palavras e replicar novos conhecimentos.
Assim sendo, estes novos conhecimentos e/ou comportamentos, acabam interferindo nas suas ações e no seu ser.
Somos seres influenciáveis, copiamos ou replicamos, tendências, modas, palavras, gestos, comportamento sexual, enfim.
Entenda que somos como um quadro branco, pronto para ser pintado, e a pintura após colocada, será vista, apreciada e julgada por outras pessoas.
Muitas destas poderão alegar que não, que o ambiente e as decisões, são de caráter individual, logo, apenas uma questão de escolha. Estão erradas, pois se você vive em um ambiente em que seus conceitos são contraditórios ao grupo, a conclusão é simples, ou você não pertence ao grupo, ou é alguém que trabalha em um prostíbulo e jura que é virgem.
No primeiro caso, a solução é simples, saia deste grupo e evolua. No segundo caso, assuma sua condição e pare de sofrer.
Em ambos verá que o grupo lhe influenciou na tomada de decisões.
Veja que até mesmo de uma forma inocente, copiamos algumas manias cotidianas. Uma palavra, um corte de cabelo, uma tatuagem, e outros tantos exemplos. Acreditamos que queremos, mas, na verdade, fomos influenciados. E, para mostrar que pertencemos aquele grupo, de pessoas legais e bacanas, acabamos replicando o hábito, e negamos, dizendo que foi uma opção de livre escolha. Afinal, gostamos de mentir para nós mesmos.
A frase, me diga com quem andas, que te direi quem tu és, como disse, não é bíblica, mas ela tem escora em alguns versículos bíblicos, a exemplo: Aquele que anda com homens sábios, será sábio, mas, um companheiro de tolos, será destruído. Outro exemplo: Abençoado é o homem que não anda no conselho dos ímpios, nem fica no caminho dos pecadores, nem se assenta na cadeia dos escarnecedores. Outro versículo: As más companhias, corrompem os bons costumes.
Em resumo, um abismo atrai outro abismo.
Apenas para refletir lhe pergunto: Com quem andas?
Pense e reflita.
Paz e luz.
Ilumine seu dia.
A vida é um sopro.
Por isso deve ser vivida com sabedoria. Devemos ser gentis e humildes com os outros, valorizar nosso amigos, respeitar as pessoas...
Amanhã pode ser tarde demais, e teremos apenas arrependimentos para guardar em nossas lembranças!
Então aproxime-se de tudo o que te faz feliz e afaste-se de tudo que te deixa triste, pois a vida…
"a vida não espera você enxugar as lágrimas"
Gilson Castilho
Foi fazendo muita merda que adubei a vida! 🤭 hoje dou risada, mas não recomendo seguir esse caminho.
Sábio é quem se coloca a aprender.
Queria ter aprendido mais, mas eu era tão cheias de certezas que precisei me lascar para entender que na vida, tudo que sei serve para esse momento, que estou me construindo e desconstruindo para ser mais eu no amanhã, sem me deixar no hoje.
Tive que chorar muito, para entender que está tudo bem não saber de tudo, que não existe isso de vida "certinha".
Tive que deixar de ser tão: "o que os outros esperavam de mim", para ser mais: "eu como eu quero ser".
Tive que ter humildade para aprender com quem sabe mais, tive que ser forte para deixar de ouvir quem se desviou de valores.
Tive que ser eu para conhecer meus limites e principalmente entender quem em minha vida sou DONA e senhora dos meus dias.
Não é fazendo SÓ MERDA que a gente aduba a vida, a terra fértil e bem cuidada dará melhores resultados.
Cuide de si, e não deixe de viver.
Reflexão e vida de Deborah Surian
O universo pessoal e cada um é único o grande problema é que muitos não conseguem, cuidar da sua própria existência. Sabe o melhor lugar pra você procurar coisa errada é no seu próprio coração, daí se você encontra você poderá escolher intender ou não o ser imperfeito que você é. E se quiser, poderá aprender a respeitar a imperfeição do próximo. Olha é fácil julgar os outros difícil é condenar a sí mesmo quando você percebe que não é perfeito.
UM DIA DE CADA VEZ✌🏾
Qual o sentido de amar ?
Amor é um fraqueza, não se apegue a ninguém e você não se machucará.
O amor é uma droga, tão perigosa quanto a cocaína, ele vicía, te mata pouco a pouco. Você pode tentar se livrar, mas ele já vai está consumado em suas entranhas, o amor é uma droga alucenógena,
Ajuda-me
Eu quero calar o meu ego
Eu desejo tomar decisões
Não quero ficar em cima do muro
Por favor não me tire a razão
Preciso de repostas
Para acalmar o meu coração
São tantas incertezas
Sufocando as emoções
Olhos lacrimejando
Palavras vazias
Dores no peito
Sem alegria
Doença da alma
Parando o meu ser
Só desejo nesta vida
O direito de viver
Não me cale a boca
Não me negue o meu falar
Gritar liberta a alma
A prisão não é o meu lar
A falsa felicidade
Sorrir o tempo todo
Enganar a si mesmo e aos outros
Sabendo que tudo é passageiro
O silêncio é o segredo
Sempre esperar a noite chegar
Para que no quarto escuro
Seus olhos possam desaguar
São lágrimas oceânicas
Que teimam a rolar
A dor é tremenda
Que emenda neste chorar
Nada é tão triste do que
A certeza do lamentar
Ninguém irá te escutar
Sozinho seus anseios vem lhe importunar
Caindo na velha rotina do viva para amar
E quem ama a esse ser
Que todos notam sem perceber
Que o acalento do choro
É o abraço de quem sozinha está a padecer
"Passam os anos e a eles vão se somando nossas experiências, os desafios, os amores, as descobertas, os dissabores, as alegrias e os momentos de tristes.
E nesse ritmo, em meio a todo esse mistério, vamos nos apercebendo de nossa diminuta condição humana e finitude.
Mas haverá sempre um sorriso guardado no peito dos que se dão conta do milagre que há, apenas por, generosamente, estarmos aqui."
A vida é muito breve!
E nessa brevidade, a gente começa a refletir sobre o que teria feito diferente se soubesse que aquele seria seu último dia com uma pessoa que a gente tanto amava/gostava ver partir.
Fica o vazio: a dor de não ter falado o que o coração pedia, o perdão necessário, porque simplesmente deixou para amanhã aquilo que poderia ter feito hoje. O remorso, a garganta fechada de tristeza nos faz refletir e nos faz ver que “de repente”, aquela pessoa que a gente tanto ama deixou essa terra e que nunca mais conseguiremos expressar o que tanto queríamos.
Não deixe para amanhã, a atenção que você poderia dar a uma pessoa que tanto necessitava.
Não deixe para amanhã, o sorriso junto com uma palavra aconchegante.
Não deixe para amanhã, o encontro que tanto queria que acontecesse com aquela pessoa que você tanto gosta.
Não deixe para amanhã, o almoço com as pessoas que te fazem bem e te tornam uma pessoa melhor.
Não deixe para amanhã, o abraço de despedida com desejos sinceros de sucesso.
Não deixe para amanhã, as flores que poderia ter enviado em um dia tão lindo e especial.
Não deixe para amanhã, o café da tarde tão desejado, tão esperado.
Não deixe para amanhã, o perdão que tanto você sabia que precisaria liberar.
Não deixe para amanhã!
Não deixe para amanhã!
Não deixe para amanhã!
A vida é breve...
Jarleide Souza
sobre o luar
lembranças me vêem
e lágrimas rolam
sobre o sol
lembro do seu sorriso
quando percebo que choro
lembro do seu abraço
quando dizem que o tempo cicatriza
sei que nunca irá
se for sobre você
não quero me esquecer
quero me lembrar
daqueles dias
que estávamos em desacordo
dos que brigamos
mas também quando sorrimos
principalmente do seu
do seu sorrisos á lágrimas
de seus momentos importantes e embaraçosos
de sua vida que acompanhei de perto
e quando te vê de novo
te contarei o quanto falta me fez
e darei um abraço com lágrimas no rosto.