Textos Reflexivos

Cerca de 66393 textos Reflexivos

Uma pessoa de sucesso não é exclusivamente aquela que possui altos níveis de conhecimento, de estratégias, de criatividade e de condições financeiras, mas principalmente, é aquela que faz mais do que o suficiente, faz o melhor e o possível com o que tem disponível, não espera por milagres e possui a capacidade de suportar e transpor, com flexibilidade e determinação, as adversidades e os contratempos, sem sequer pensar em desistir de seus objetivos ou ser derrotada pelo desânimo e pela preguiça.

Esta sim, mesmo diante do fracasso, sempre será uma vencedora. Fracassados esperam por oportunidades, e na maioria das vezes, são derrotados por essa esperança. Vencedores levantam do sofá, correm atrás, as criam diariamente e fazem acontecer! Tem muita gente de sucesso que nasceu sem condições, assim como tem muita gente fracassada que nasceu em berço de ouro. Sucesso não tem a ver com condição social, mas sim com determinação e disposição!

Oi Deus,

Comecei meu diálogo assim. Há muito tempo não nos falamos, engraçado né?

Vivo no meio de tanta gente que diz te servir e não tem tempo pra te ouvir.

Meu coração com certa saudosismo anseia por aqueles altos papos pelas tardes que tínhamos, se lembra?

Onde eu ia de encontro no secreto buscar o Eterno, passava a chave no quarto e sai dali somente depois de falar contigo.

Saia quebrado, destruído por encontrar alguém tão perfeito se compadecendo de mim um pobre imperfeito.

O que aconteceu comigo?
Talvez indiferença?
Letargia?
Preguiça?
Ou descaso com tua presença?

É Deus...
Não retiro minha culpa, por saber, e assim dizer que sou um pobre mortal, tentando fazer tudo do meu jeito.

Procura-se tempo para ter tempo com alguém essencial.

"Gosto do simples, gosto do azul, gosto dos tons de laranja misturados com vermelho no pôr do sol, gosto do sorriso maroto, gosto do corpo quente e da voz ofegante, gosto do dia e do surgir do anoitecer, gosto do sonho e do sonhar, gosto do mar, do doce e da alegria, gosto de violetas e do som.

Gosto do simples que simplesmente vem..."

O mundo e sua mania de julgar as coisas. Então somos os bobos, prazer em conhece-lo! A partir de hoje serei seu bobo. O bobo que te ajuda. O bobo que se preocupa e ainda acha que deve pensar mais nos outros. O bobo que se você chamar, com certeza estará disponível, mesmo estando lotado de coisas para se fazer durante o dia, o bobo larga tudo por você sem pensar duas vezes na situação.

O bobo que não consegue se fingir de cego para não ajudar os outros com seus problemas. O bobo que passa por dificuldades e ninguém vê, mas sempre consegue ver as dificuldades de todos ao seu redor e insiste em ajudar sem pensar em receber algo em troca. O bobo que deixa de comer para dar de comer quem precisa. Somos os bobos, que ainda são julgados por não ir na igreja, julgados como metidos, antipáticos entre outros nomes que são definidos sem motivos ou só por ser a primeira impressão. Somos os cavalos, carregamos qualquer um como se fosse o ser mais importante do mundo.

Os bobos que não vão perder a salvação e que ainda acha ser um grande pecador, mesmo tendo um coração bom e cheio de amor. Somos os bobos e estamos perdidos no mundo e ainda seremos reconhecidos diante de Deus, mas achamos que não, e pedimos perdão mil vezes por um simples palavrão falado de forma diferente para ''não xingar'' ao bater o dedo mindinho do pé na mesa. Somos aqueles que não aprendem a ver que ninguém quer o nosso bem, mas que sempre quer o bem do próximo.

Somos os bobos e não conseguimos dizer ''não'' com tanta frequência. Somos os bobos e sabemos disso, sabemos que o esperto acha que nos engana, mas o esperto esta enganado. Sabemos que somos bobos e se sentirmos mal por isso, o máximo que iremos fazer é se afastar de você e começar a ser frio, mas mesmo assim continuaremos a ser bobos. Somos raros, somos os bobos! E felizmente vivemos disso, graças a Deus!

A Cada novo ano somos fartos de boas atitudes, de novos planos, novas histórias... Sendo que esses presságios funcionam como um combustível para nós humanos: Tomamos uma injeção na veia em busca de renovação ou algo que nos projete a um novo sentido para seguirmos em frente, algo para consolidar nossa existência e almejos. De nada vale toda a energia direcionada para objetivos infundados ou mascarados. As pessoas estão cada dia mais distantes de si mesmas - 'da realidade, da moral, do caráter e seus princípios'. Princípios básicos de bom senso foram deixados para trás e a cada dia estão mais escassos. Certos de que, desde o inicio do planeta, somos divergências ambulantes, afinal, temos o livre arbítrio que nos foi confiado, seja pela cobiça, desejos, raivas infundadas, ódios amargurados.
A Questão de tudo isso é: A que ponto estamos nos sabotando nesse jogo? A que ponto podemos ceder para não nos tornarmos mais distantes de nossa real essência. A que ponto vale inflar e exaltar o fajuto ego para não sermos influenciados pelo que o mundo está se tornando: Relacionamentos descartáveis, pessoas vazias, a banalização do sentimento alheio. Situações expostas às feridas diárias causadas pela prepotência nesse longo jogo que é a vida. Vale a Reflexão.
Guilherme Teixeira

OS SÁBIOS NÃO SABEM FALAR

Algumas vezes nos surpreendemos ao conversar com alguém. Talvez essa pessoa seja o padeiro que passa todos os dias pela rua. O vizinho que só te observa, esperando desesperadamente por um... BOM DIA!

Isso acontece o tempo inteiro e passa despercebido pela nova geração que venera a exclusão social. Desprezando o afeto, por medo de se aproximar.

Não julgue pela aparência, postura, ato ou pelo medo.
Se aproxime, converse. Essa pessoa que vê todos os dias e não puxa uma conversa, pode ter uma história incrível para te contar.

Só um lembrete: os sábios não sabem falar!

A Força de um Atleta.
- Não posso crer em Deus, cansei..
- Por que você diz isso? Perguntei.
- Não consigo superar meus problemas. São eles meus obstáculos. Já pedi muito a Deus e não vi melhoras nenhuma. A minha vida tá na mesma.
- Entendo... Então, todos os dias você pedia, pedia... e não se sentia ajudado por Deus.
- Exatamente. Tenho razões suficientes para não mais acredita-Lo.
- E o que está faltando em você para poder superar esses obstáculos? Ele me respondeu...
- Força.
- Ok então, agora ficou mais fácil de te entender...
- Olhe lá!!! Exclamei em bom tom.
- Olhar pra onde??
- Aquele atleta, veja como ele corre...
- Sim e daí?
- E daí... é que ele corre porque deseja vencer. Tenho certeza que ele quer chegar ao seu objetivo. Ele deve está muito exausto. Mas não para de correr.
Continuei falando...
- Se eu fosse ele, pederia a Deus asas para poder voar como pássaro, sem ter que se esforçar tanto para chegar aonde se deseja.
Ele complementou:
- É verdade! Seria ótimo.
E foi nesse exato momento que perguntei-lhe:
-Uma vitória sem sacrifícios, valeria a pena?
Sem esforço nenhum, será que valeria mesmo a pena? -Não.
- Aquele atleta vai vencer porque o trunfo dele se chama PERSEVERANÇA FORTALECIDA. Saber acreditar em sua sabedoria é saber não desistir jamais.
Garanto que se ele parar agora de correr, terá uma sensação de insatisfação e murmúrios. Para ele não importa se chegará em primeiro ou em último lugar. Mas chegará de qualquer forma, sem nunca desistir.
Caramba!! Voce está certo. Eu parei muito em minha vida. Deixei de acreditar em mim mesmo muitas vezes não confiei em minha própria sabedoria.
Respondi:
Exatamente! Deus não quer que voce confie Nele 100%. Não.
Ele quer que voce se esforce também. Aprenda a acreditar em si mesmo. Deus te deu ao nascer, a mesma força e sabedoria como deu para aquele atleta.
Por que não está usando?
E ele me respondeu...
-Sabe de uma coisa? Deus é realmente de fato, fantástico!
Vou correr também, a vida exige que eu me fortaleça e vença todos os meus obstáculos.
Eu finalizei dizendo-lhe:
É a Lei da Compensação. Se você se esforçar, terá o que deseja. Caso contrário, o desejo não chegará a você sem nenhum esforço.

Mergulho da alma

Minha alma imerge na profundidade do oceano dentro de mim ao adormecer todos as noites, e sempre vejo as pegadas de meus passos num caminho de barcos ancorados, onde o farol são os vaga-lumes que iluminam a escuridão para eu passar, instantes esses que as estrelas parecem me acenar... na areia observo os moluscos brincando com a maresia... e nesse cenário inglório e intangível cheio de magia, suspiro profundo ao despertar para a vida todos os dias...

AUSÊNCIA DE MÃE

Perder a mãe é ter uma lápide no coração que germina ramificações que pulsam vida que o cordão umbilical ainda prende a alma dela em você, aí quando a lembrança vem em sua memória, o líquido amniótico inunda seu mundo em lágrimas...por mais paradoxal que seja esse sentimento de morte o vazio se torna vácuo e a saudade implode, paralisa e chega assim de repente trazendo a doçura do seu semblante nessa hora, exatamente como agora, nessa ausência que silencia e chora.

Se uma vida sem amor não vale a pena ser vivida, e o amor nós encontramos em nós mesmos, e não necessariamente nos outros, mas também nas pequenas coisas, então... uma vida que vale a pena ser vivida é uma vida na qual você consegue ver o amor em tudo quanto é lugar, inclusive nas outras pessoas.
Assim, você pode eventualmente acabar decidindo por viver uma vida mais pautada em ver os outros felizes, e assim, você acaba, sem querer, trazendo para si a própria felicidade. Até que em dado momento você encontra uma outra pessoa, que não só você a faz feliz, como ela também te faz feliz, de uma maneira diferente. Não é como se ela fosse algo que estava em falta, mas sim como se fosse algo que soma em tal maneira, que parece que ela, enquanto uma "peça extra", se fosse retirada agora do tabuleiro de sua vida, te faria incompleto.
Desta maneira, você fica com essa pessoa, até onde for possível. E se um dia ela partir, você a mantém no coração, pois uma pessoa só morre quando é esquecida, e no seu coração, ela jamais morrerá. Seu coração continuará aceso, com a chama que aquela pessoa acendeu.

⁠"Passam os anos e a eles vão se somando nossas experiências, os desafios, os amores, as descobertas, os dissabores, as alegrias e os momentos de tristes.
E nesse ritmo, em meio a todo esse mistério, vamos nos apercebendo de nossa diminuta condição humana e finitude.
Mas haverá sempre um sorriso guardado no peito dos que se dão conta do milagre que há, apenas por, generosamente, estarmos aqui."

⁠Foi fazendo muita merda que adubei a vida! 🤭 hoje dou risada, mas não recomendo seguir esse caminho.
Sábio é quem se coloca a aprender.
Queria ter aprendido mais, mas eu era tão cheias de certezas que precisei me lascar para entender que na vida, tudo que sei serve para esse momento, que estou me construindo e desconstruindo para ser mais eu no amanhã, sem me deixar no hoje.
Tive que chorar muito, para entender que está tudo bem não saber de tudo, que não existe isso de vida "certinha".
Tive que deixar de ser tão: "o que os outros esperavam de mim", para ser mais: "eu como eu quero ser".
Tive que ter humildade para aprender com quem sabe mais, tive que ser forte para deixar de ouvir quem se desviou de valores.
Tive que ser eu para conhecer meus limites e principalmente entender quem em minha vida sou DONA e senhora dos meus dias.
Não é fazendo SÓ MERDA que a gente aduba a vida, a terra fértil e bem cuidada dará melhores resultados.
Cuide de si, e não deixe de viver.
Reflexão e vida de Deborah Surian

⁠O marco da vida adulta

Infelizmente, o marco da vida adulta se revelou,
Quando percebi que a maldade muitas vezes triunfou.
A dura lição de que o bem nem sempre vence,
E que a virtude nem sempre alcança a recompensa que merece.

Gente ruim se dá bem, sim, quase sempre,
E essa verdade corta fundo, como um punhal que fere.
Mas no silêncio da minha alma, encontro a força,
Para resistir e persistir, mesmo diante da adversidade densa.

A luz da esperança ainda brilha em meu peito,
E ergo-me em dignidade, mesmo diante do despeito.
Pois a verdadeira grandeza reside na bondade e na compaixão,
E é nesse legado que construo minha própria redenção.


Ajuda-me

Eu quero calar o meu ego
Eu desejo tomar decisões
Não quero ficar em cima do muro
Por favor não me tire a razão

Preciso de repostas
Para acalmar o meu coração
São tantas incertezas
Sufocando as emoções

Olhos lacrimejando
Palavras vazias
Dores no peito
Sem alegria

Doença da alma
Parando o meu ser
Só desejo nesta vida
O direito de viver

Não me cale a boca
Não me negue o meu falar
Gritar liberta a alma
A prisão não é o meu lar

⁠A falsa felicidade

Sorrir o tempo todo
Enganar a si mesmo e aos outros
Sabendo que tudo é passageiro
O silêncio é o segredo
Sempre esperar a noite chegar
Para que no quarto escuro
Seus olhos possam desaguar
São lágrimas oceânicas
Que teimam a rolar
A dor é tremenda
Que emenda neste chorar
Nada é tão triste do que
A certeza do lamentar
Ninguém irá te escutar
Sozinho seus anseios vem lhe importunar
Caindo na velha rotina do viva para amar
E quem ama a esse ser
Que todos notam sem perceber
Que o acalento do choro
É o abraço de quem sozinha está a padecer

sobre o luar
lembranças me vêem
e lágrimas rolam
sobre o sol
lembro do seu sorriso
quando percebo que choro
lembro do seu abraço
quando dizem que o tempo cicatriza
sei que nunca irá
se for sobre você
não quero me esquecer
quero me lembrar
daqueles dias
que estávamos em desacordo
dos que brigamos
mas também quando sorrimos
principalmente do seu
do seu sorrisos á lágrimas
de seus momentos importantes e embaraçosos
de sua vida que acompanhei de perto
e quando te vê de novo
te contarei o quanto falta me fez
e darei um abraço com lágrimas no rosto.

⁠Engana-se quem pensa que o amor se resume somente a doçura, até porque o excesso de açúcar faz mal.
Porém todos os sabores do amor são bons ao paladar do coração.

Afinal quem pode ser indigesto ao sabor da justiça, da verdade, da transparência, da entrega sincera, da doação e da dedicação.

Esses e alguns outros são ingredientes da fórmula do amor!

⁠A vida é muito breve!

E nessa brevidade, a gente começa a refletir sobre o que teria feito diferente se soubesse que aquele seria seu último dia com uma pessoa que a gente tanto amava/gostava ver partir.

Fica o vazio: a dor de não ter falado o que o coração pedia, o perdão necessário, porque simplesmente deixou para amanhã aquilo que poderia ter feito hoje. O remorso, a garganta fechada de tristeza nos faz refletir e nos faz ver que “de repente”, aquela pessoa que a gente tanto ama deixou essa terra e que nunca mais conseguiremos expressar o que tanto queríamos.

Não deixe para amanhã, a atenção que você poderia dar a uma pessoa que tanto necessitava.
Não deixe para amanhã, o sorriso junto com uma palavra aconchegante.
Não deixe para amanhã, o encontro que tanto queria que acontecesse com aquela pessoa que você tanto gosta.
Não deixe para amanhã, o almoço com as pessoas que te fazem bem e te tornam uma pessoa melhor.
Não deixe para amanhã, o abraço de despedida com desejos sinceros de sucesso.
Não deixe para amanhã, as flores que poderia ter enviado em um dia tão lindo e especial.
Não deixe para amanhã, o café da tarde tão desejado, tão esperado.
Não deixe para amanhã, o perdão que tanto você sabia que precisaria liberar.
Não deixe para amanhã!
Não deixe para amanhã!
Não deixe para amanhã!

A vida é breve...

Jarleide Souza

A incerteza paira, porém, é necessário continuar acreditando

Viver é a tarefa mais árdua que carregamos em nossa trajetória. Porém, viver não é apenas ficar sentado e acomodado esperando que as coisas aconteçam, é necessário constantemente sair da zona de conforto, ir em busca dos objetivos e saltar as barreiras. Até mesmo o mais desmotivado e pessimista tem diversos anseios que pretende realizar, mas devido a situações anteriores e a baixa autoestima interferem na capacidade de continuar acreditando e lutando para realizar novos sonhos.

A vida e o tempo são implacáveis, eles não se comovem com a sua dor nem com as suas lamentações. A terra continuará girando e os dias continuarão passando mesmo que no seu eu mais íntimo a sensação seja de um stand by constante.

Momentos de felicidade serão arremessados em seu peito, assim como os de tristeza que irão diminuir a sua energia vital, causando em você uma monstruosa incerteza e falta de ânimo para continuar vivendo e não vegetando. Mas é necessário continuar acreditando, porque a sua motivação em continuar seguindo em frente apesar dos problemas funcionará como um verdadeiro trampolim que o lançará para bem longe da areia movediça causada pelas mágoas e tristezas.

►Semana Vazia

Eu quero ser feliz, viver do jeito que sempre quis
Não tendo nada para me impedir, os degraus da fama eu vou subir
Eu sei que vou conseguir, não quero mais me iludir, só quero me divertir
Vou resistir, com tudo que está por vir
Os maus olhares eu vou destruir, e tudo só depende de mim
E não chegará tão cedo o meu fim.

Buscando sempre me entreter, qualquer coisa para fazer
O sucesso eu quero merecer e, ao amanhecer, no papel os versos vou escrever
E ao entardecer, antes de ir-me deitar, vou sentar-me e pensar
Refletir, sobre tudo o que escrevi
Um futuro próspero eu vou construir, e também quero me sentir livre
A capacidade para ter algo eu sei que existe
Não deixarei qualquer coisa interferir
Não deixarei ninguém me deprimir.

Quero lotar as folhas do caderno de ideias
Mesmo sabendo que as palavras não estarão corretas
Ter o prazer de lê-las no dia seguinte
Jogar nelas o que eu consigo sentir
Um hobby que me envolve e a satisfação que me devolve
Quero fazer sentido, assim como o personagem daquele livro
Escrever sobre tudo, sobre isso, sobre aquilo
Todos os dias, da caneta preciso, para escrever sobre um ocorrido
E a cada palavra, cada frase rimada, deixa minha mente mais motivada
Com isso eu tento expressá-la, tento apresentá-la
Nem sempre consigo mostrá-la da maneira que gostaria
Tentar decifrar minha mente tornou-se rotina
Mas sempre dou a atenção devida
Não permito que nenhuma ideia seja esquecida.

Na maioria das vezes imagino como escrever o que penso
Mas sempre me perco, não compreendo como posso ser tão lento
Existe um propósito no meu pensamento
Mas a dificuldade é deixá-lo "legível", compreensível, aceitável
Porém, a busca pelo resultado final se torna implacável
Passei dos cem textos escritos no meu cantinho
Mais textos hoje pressinto que irão surgir
Agora possuo um novo caderno para usufruir
Com ele irei me divertir e irei me distrair
Tantas palavras eu ainda posso escrever
Que mal posso me conter, mas não irei me abster
Penso sempre em escrever sobre tudo que aconteceu
Que chamou minha atenção, algo que me surpreendeu
Confesso que muitas rimas são de amor
Outras, que são feitas por causa de alguma dor
Cego estou em crer que ano que vem eu ficarei bem
Não estou dizendo que estou sem motivação
Mas tantos fatos deixaram meus sentimentos abalados
Que muitas vezes me encontrava no precipício da depressão
Mas encontrei a salvação nas minhas rimas escritas a mão.

Porém, por algum motivo, estava sem "assunto"
E aí, deixei essa rima no escuro
A semana que passou eu não estava me sentindo seguro
Mas a caneta não me abandonou, me sentei e as rimas soltei.

Restam apenas poucas palavras
Inspecionando as frases que foram selecionadas
Melhorando cada uma
Até que a última suma, essa é minha postura.